48 Horas

48 Horas – 1982

Tele cine - acessar site  Globo play - acessar site

48 Horas. (48 Horas PT/BR) é um filme de comédia de ação de 1982, realizado por Walter Hill. Protagonizam este filme, Nick Nolte, Eddie Murphy, Annette O´Toole, Frank McRae, James Remar, Brion James, e David Patrick Kelly. Foi a estreia de Eddie Murphy no cinema, tendo sido nomeado nesse ano para o “Globo de Ouro” para Melhor Revelação. É também o primeiro filme de Joel Silver como produtor de filmes. O roteiro foi escrito por Hill, Roger Spottiswoode, Larry Gross, Steven E. de Souza e Jeb Stuart. O filme teve uma sequência em 1990, 48 Horas – Parte II, com a mesma dupla de atores protagonistas. O filme é estrelado por Nick Nolte e Eddie Murphy como policial Jack Cates e condenado Reggie Hammond, respectivamente, que se juntam para pegar dois assassinos, Albert Ganz e Billy Bear, interpretados por James Remar e Sonny Landham. O título refere-se à quantidade de tempo que eles têm para resolver o crime.

48 Hrs. recebeu elogios da crítica e é considerado por muitos como um dos melhores filmes de 1982. Em Rotten Tomatoes, o filme tem uma classificação de 93% “fresh”, com base em 40 comentários, com uma classificação média de 7.3/10. Em Metacritic, o filme tem uma pontuação de 71 em 100, baseado em 8 críticos, indicando “geralmente favorável comentários”. Em 2007, a equipe da IGN nomeou o filme o terceiro maior filme do gênero buddy cop.

Muitas vezes é creditado como sendo o primeiro filme do gênero “buddy cop”, que incluiu os filmes subsequentes Beverly Hills Cop, Lethal Weapon, Red Heat, Tango & Cash, Bad Boys e Rush Hour.

O filme foi refeito em língua hindi em 1984 como Andar Baahar e em língua canaresa em 1992 como Police File. Em 2017, os irmãos Safdie anunciaram que irão dirigir o remake do filme e co-escrever o roteiro com Jerrod Carmichael.

Informações Gerais

Estados Unidos: 1982
Duração: 96 min
Direção: Walter Hill
Produção: Lawrence Gordon
Joel Silver
Roteiro: Roger Spottiswoode
Walter Hill
Larry Gross
Steven E. de Souza
Elenco: Nick Nolte
Eddie Murphy
Gênero: ação
comédia
Música: James Horner
Cinematografia: Ric Waite
Edição: Freeman A. Davies
Mark Warner
Billy Weber
Companhia(s) produtora(s): Muse Entertainment Production
Head First Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Lançamento: Estados Unidos 8 de dezembro de 1982
Idioma: inglês
Orçamento: US$ 12 milhões
Receita: US$ 78.868.508
Cronologia: Another 48 Hours

 

Sinopse

O ladrão condenado Albert Ganz está trabalhando como parte de uma gangue de estrada na Califórnia, quando um grande homem nativo americano chamado Billy Bear chega em uma caminhonete e pede água para resfriar o radiador superaquecido de sua caminhonete. Ganz e Billy acabam brigando um com o outro, e quando os guardas tentam interromper a luta, Billy desliza uma arma para Ganz, e Billy e Ganz matam dois dos três guardas. Billy é um dos parceiros de Ganz em uma gangue de ladrões e ajudou Ganz a escapar da prisão. Dois dias depois, Ganz e Billy matam Henry Wong, que era um de seus parceiros.

Filmes Antigos: 48 horas. parte 1

Mais tarde, naquele mesmo dia, o policial alcoólatra Jack Cates (Nick Nolte) se junta a dois de seus amigos e colegas de trabalho – o detetive Algren e o detetive VanZant – no Walden Hotel para verificar um homem chamado GP Polson, que está na sala 27. Jack espera no andar de baixo enquanto Algren e VanZant vão para a Sala 27, onde descobre-se que GP Polson é Ganz usando um nome falso. Ganz imediatamente mata VanZant e atira em Algren, enquanto Billy cuida de algum outro assunto na sala ao lado da sala 27. Jack ouve os tiros e corre escada acima, onde Algren diz a ele para descer e encontrar Ganz e Billy. Jack confronta Ganz e Billy lá embaixo. Quando Algren desce as escadas, Ganz pega a arma de Jack e a usa para matar Algren, e então Ganz e Billy escapam com a arma de Jack.

Na delegacia, Jack recebe uma nova arma, uma Colt .45, e seu colega policial Ben Kehoe conta a Jack sobre o ex-parceiro de Ganz, Reggie Hammond (Eddie Murphy), que está na prisão com 6 meses para cumprir uma sentença de três anos por armado roubo. Jack diz a seu chefe, Haden, que quer trabalhar sozinho na busca por Ganz, e então Jack visita Reggie na prisão.

Jack dá a Reggie uma licença de 48 horas da prisão para que Reggie possa ajudar Jack a encontrar Ganz e Billy. Reggie leva Jack a um apartamento onde o único outro parceiro de Ganz, Luther, mora.

Jack e Reggie não sabem que há alguns dias, Ganz e Billy sequestraram a namorada de Luther, Rosalie. Quando Jack entra no apartamento de Luther e começa a olhar ao redor, Luther sobe as escadas correndo para o apartamento e atira em Jack. Jack persegue Luther até o carro de Jack, onde ele deixou Reggie algemado ao volante. Reggie abre a porta do carro para Luther, derrubando-o e pegando sua arma. Jack força Reggie a desistir da pistola e começa a interrogar Luther. Depois de não conseguir nada de Luther, Jack o coloca na prisão. Naquela noite, Reggie leva Jack ao Torchy’s, um ponto de encontro de caipiras onde Billy costumava ser bartender.

Depois de Reggie assediar os clientes no bar com Jack assistindo, até que o barman finalmente diz a Reggie onde encontrar o apartamento em que a namorada de Ganz, Sally, e a namorada de Billy, Casey, moram. O apartamento fica no topo da joalheria Win Sun na seção de Chinatown de São Francisco. Jack e Reggie visitam Casey e Sally, mas não conseguem nada com eles, quase sendo espancados por eles quando são confundidos com intrusos.

De volta ao carro, Jack, que sabe que Ganz está atrás de alguma coisa, exige que Reggie diga a ele o que Ganz está atrás. Como Reggie se recusou a contar a Jack, Jack começa uma briga com Reggie. Após a luta, Reggie diz a Jack que Ganz e Billy estão atrás de $ 500.000 que estão no porta-malas do carro de Reggie, que está em um estacionamento. Reggie e seus sócios – Ganz, Billy, Luther e Henry – roubaram US $ 500.000 de um traficante durante uma venda de drogas, e então Ganz se virou e traiu Reggie.

48 Horas (1982)

Jack e Reggie dirigem-se ao estacionamento, estacionando do outro lado da rua para vigiar a entrada. Na manhã seguinte, Jack e Reggie veem Luther, que foi libertado da prisão, entrando no estacionamento. Poucos minutos depois, Luther surge com o carro de Reggie. Parece que Ganz prometeu que Rosalie estará segura se Luther conseguir o dinheiro para Ganz. Jack e Reggie perseguem Luther até uma estação de metrô, onde Ganz e Billy estão esperando. Embora Reggie e Jack os encontrem lá, Luther ainda foge com o dinheiro e Rosalie e Billy matam um policial.

Naquela noite, Jack está em sua mesa na delegacia de polícia, e Reggie está no Vroman’s, um lugar onde as pessoas vão dançar. Quando Jack liga para Reggie, que atende em um telefone público, Reggie diz a Jack onde ele está, e Jack corre para Vroman para falar com Reggie, que está com uma mulher chamada Candy.

Jack dá a Reggie $ 20 para que Reggie possa ir para o hotel do outro lado da rua e fazer sexo com Candy. Assim que Reggie e Candy saem pela porta da frente do Vroman’s, Reggie vê Luther embarcar em um ônibus dirigido por Billy. Reggie corre de volta para dentro e diz a Jack. Jack e Reggie entram no carro de Jack e, no ônibus, Luther dá o dinheiro a Ganz, e então Ganz atira em Luther e mata-o.

Jack e Reggie então param ao lado do ônibus e um tiroteio começa na rua. Depois que Billy faz com que Jack e Reggie colidam com o showroom de uma concessionária de automóveis, Haden dá uma bronca em Jack e Reggie. Jack defende suas ações e Reggie, dizendo que ele tem mais coração do que a maioria dos policiais. Mais tarde, Jack liga para Kehoe, que não sabe onde Ganz pode estar.

48 Horas (1982)

Jack entra no beco e dispara um tiro que mata Ganz, e então quando Ganz começa a atacar Jack, Jack dispara mais seis tiros, matando Ganz. Mais tarde, Jack permite que Reggie faça sexo com Candy em seu apartamento. Jack mostra a Reggie seu dinheiro em seu carro e diz a ele que estará lá esperando por ele quando ele sair. Ele então vai embora, provavelmente para levar Reggie de volta para a prisão.

Elenco

  • Nick Nolte como Jack Cates
  • Eddie Murphy como Reggie Hammond
  • James Remar como Albert Ganz
  • David Patrick Kelly como Luther
  • Sonny Landham como Billy Bear
  • Brion James como Ben Kehoe
  • Annette O’Toole como Elaine Marshall
  • Frank McRae como Captain Haden
  • Kerry Sherman como Rosalie
  • Jonathan Banks como Detective Algren
  • Margot Rose como Casey
  • Denise Crosby como Sally
  • Olivia Brown como Candy

Produção

Roteiro e elenco

Lawrence Gordon surgiu com a ideia original do filme. A premissa teve a filha do governador da Louisiana raptada por um criminoso, que prendeu dinamite em sua cabeça e ameaçou explodi-la em 48 horas se o resgate não fosse cumprido. O policial mais malvado vai para a pior prisão do estado e pega o criminoso mais cruel por ter conhecimento do sequestrador que era seu companheiro de cela. Walter Hill diz que Gordon pode ter tido a idéia já em 1971 e alguns escritores trabalharam no projeto. Em 1975, Gordon estava fazendo Hard Times com o roteirista-diretor Walter Hill e o editor Roger Spottiswoode. Spottiswoode queria dirigir e Hill sugeriu que ele escrevesse um roteiro. Ele fez um rascunho de 48 Hours supervisionado por Hill para a Columbia Pictures, que havia financiado 48 Hours. Mais tarde, Tracy Keenan Wynn trabalhou no roteiro.

O filme mudou de Columbia para a Paramount Pictures, que queria fazer um rascunho para Clint Eastwood. Eles contrataram Hill para reescrever o roteiro com Eastwood como o criminoso. Ele fez isso “mas quando eu entreguei, disse que não achava que funcionaria”, disse Hill, acrescentando que “a melhor idéia seria transformar Richard Pryor no criminoso e fazer com que alguém como Eastwood interprete o policial. Voltar em 78 ou 79, ninguém parecia pensar que isso era uma boa ideia”. Eastwood acabou interpretando um criminoso em Escape from Alcatraz. Mickey Rourke, Jeff Bridges e Kris Kristofferson também foram cogitados. Como resultado, 48 Hrs. entrou no limbo por dois anos. No entanto, Gordon e seu coprodutor Joel Silver não esqueceram o projeto. Gordon ligou para Hill e perguntou se ele faria o filme com Nick Nolte como Cates, “A Paramount achava que a combinação de Nick Nolte e um bom ator negro seria comercial” disse Hill.

Desde o início, Hill imaginou um filme mais improvisado do que ele jamais havia criado. “A história é um thriller urbano tradicional: dois caras terríveis estão por aí e precisam ser derrubados”, disse ele. A primeira escolha de Hill depois de Richard Pryor foi Gregory Hines. Quando ele não estava disponível devido ao filme The Cotton Club, outros atores cotados para o personagem foram Howard Ellsworth Rollins Jr. e Denzel Washington. Hildy Gottlieb, então namorada de Hill, recomendou seu cliente, Eddie Murphy, mais conhecido por seu trabalho no Saturday Night Live. O personagem de Reggie Hammond foi originalmente chamado Willie Biggs, mas Eddie Murphy sentiu que era muito estereotipado do nome de um homem negro e mudou para Reggie Hammond.

Stephen De Souza trabalhou no roteiro por algumas semanas depois que Eddie Murphy foi escalado. O crítico Michael Sragow diz: “Os produtores recomendaram de Souza para Hill porque eles acharam que ele seria bom em adicionar um leve toque à ação. Hill não achou de Souza rápido o suficiente ou seu estilo de escrita cômico apropriado para o filme; ele pensou que o escritor contribuiu com piadas em vez de toques de personalidade (muito poucos dos quais foram usados), e ele simplesmente não desenvolveu o relacionamento com de Souza que ele teria depois com Gross”. Hill trouxe Larry Gross para trabalhar no roteiro três semanas antes de filmar.

48 Hrs Redneck Bar Scene

Sragow diz, “Hill tem sido conhecido ao longo de sua carreira por definir caráter através de ação ao invés de insensato psicológico, mas ele sabia que esse filme seria mais uma peça do que um enredo, e ele queria um escritor que desafiasse seus próprios personagens. Hill brincou ao dizer que agitava a bandeira chamada “mito e arquétipo”- tentando superar as expectativas folclóricas que um público poderia ter para um grande herói loiro como Nick Nolte-enquanto Larry Gross acenava com uma bandeira chamada “social e realismo psicológico”. O relacionamento dos roteiristas tornou-se tão simbiótico que Gross frequentemente encontrou Hill defendendo a ideia de mito e arquétipo e Gross defendendo as prerrogativas de social e realismo psicológico”.

Filmagem

As filmagens começaram em 17 de maio de 1982.

Murphy começou algumas semanas após o início da filmagem principal porque ele estava terminando uma temporada de Saturday Night Live. As filmagens correram bem, mas Hill teve problemas com os executivos do estúdio. Michael Eisner, então chefe da Paramount, estava preocupado que o filme não fosse engraçado o suficiente. Hill e seu co-roteirista, Larry Gross escreveram mais material adaptado às personalidades de Nolte e Murphy. Por conta de Hill, eles reescreveram o personagem de Murphy até o último dia de filmagem. Os executivos também descobriram que a filmagem do tiroteio no hotel era violenta demais e estavam preocupados que isso mataria o humor do filme. Eles disseram a Hill que ele nunca iria trabalhar para a Paramount novamente como resultado. Eddie Murphy revelou em entrevista que, na época das filmagens, não sabia como se portar com uma arma em punho. Foi quando ele decidiu copiar a expressão facial usada por Bruce Lee, quando está pronto para a luta. A banda vista no Vroman’s é a The BusBoys, que abria as apresentações cômicas de Eddie Murphy na época das filmagens. A palavra “fuck” e suas variações aparecem 48 vezes ao longo do filme. A quantidade nada tem a ver com o título do filme. David Patrick Kelly também interpretou um personagem chamado Luther em The Warrions de 1979, também dirigido por Walter Hill.

Em 2008, o diário contemporâneo de seus dias no set do co-roteirista Larry Gross foi publicado no site MovieCityNews.

Recepção

48 Hrs. foi o sétimo filme de maior bilheteria de 1982. Ele arrecadou US$4,369,868 em seu fim de semana de estreia e US$78,868,508 em geral nas bilheterias domésticas

Fotos

48 horas 1982
foto impressa da galeria
foto impressa cena do filme
gravação do filme
gravação do set
48 horas com Nick Nolte
48 horas
cena do filme
classico dos anos 1980
Eddi Murphy e Nick Nolte
estilo de eddie murphy e nick nolte
filme 48 horas
foto da cena
foto Eddie Murphy e Nick Nolte na gravação
fotografia do album
gravação Eddi Murphy e Nick Nolte
gravação

ReferênciasWikipediaImdb e pesquisa do site Imagoi.