Sheron Mancilha Menezes (Porto Alegre, 26 de novembro de 1983) é uma atriz brasileira.
- Nascimento: Sheron Mancilha Menezes
26 de novembro de 1983 (37 anos)
Porto Alegre, RS - Nacionalidade: brasileira
- Altura: 1,67m
- Peso:55 kg
- Ocupação: Atriz
- Período de atividade: 2002–presente
- Instagram: @sheronmenezzes
- Twitter:@sheronmenezzes
- Assinatura
Sherom Menezes Autógrafo.jpg - Página oficial
http://www.sheronmenezes.com.br/
Lázaro entrevista Sheron Menezes, Juliana Alves e Roberta Rodrigues
Biografia
A atriz estreou na Rede Globo na novela Esperança, em abril de 2002, com o aval do diretor Luiz Fernando Carvalho que se impressionou com seu teste e sugeriu ao autor, Benedito Ruy Barbosa, a mudança da idade da personagem, Júlia, inicialmente mais velha, para que pudesse ser interpretada pela então novata.
Sheron então ganhou o papel da doce e altiva Júlia, filha bastarda do barão do café, marido falecido de Francisca mão de ferro, personagem de Lúcia Veríssimo, que vivia na fazenda como empregada da família. Júlia acaba casando-se com um forasteiro, Zangão, interpretado por Jackson Antunes. Júlia foi bem recebida pelo público e acabou rendendo para Sheron três prêmios pelo seu trabalho e um convite do diretor Luiz Antonio Pilar para atuar no teatro.
Sheron Menezzes e o resgate dos cachorros presos |Que História É Essa, Porchat?
Em 21 de agosto de 2003, estreou no Teatro Glória como uma das protagonistas do drama Nunca Pensei Que Ia Ver Esse Dia, tradução de Iron, texto da autora escocesa Rona Munro, com a direção de Luiz Antonio Pilar e supervisão de Antônio Abujamra. Na peça Sheron interpretou Josie, uma executiva bem sucedida que busca junto a mãe, uma presidiária, interpretada por Iléa Ferraz, as lembranças da infância apagadas de sua memória.
Atuou como apresentadora no seriado Fábulas Modernas, produção da RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, em oito episódios entre junho e agosto de 2003. O seriado foi uma releitura de fábulas conhecidas, com personagens reais, sob a direção de Gilberto Perin.
Ainda durante a temporada da peça, Sheron fez testes para a novela Celebridade. Sheron estava cotada para viver Jaqueline (que acabou sendo vivida por Juliana Paes), porém, foi escolhida pelo autor Gilberto Braga para viver Lara, a belíssima copeira da casa de Maria Clara Diniz (vivida por Malu Mader), que mantinha um caso amoroso com o vilão Marcos (interpretado por Márcio Garcia). Uma de suas cenas mais marcantes foi no final da novela, quando apareceu chorando no último capítulo após ter sido agredida por Laura durante o sequestro da pequena Nina.
No intervalo entre as gravações de celebridades, Sheron participou da série “City of Men”. Sheron interpreta a jovem cafetina Quirina no episódio “Sábado” do produtor Fernando Meirelles, responsável por levar as meninas para alguns homens que controlam o funk. Ainda na gravação do programa de TV Celebridade, Jorge Furtado fez sua primeira aparição no cinema no filme “O Homem que Copiava“, lá participou do show como uma “garota esperta”, ela era namorada do papel de Lázaro Ramos.
Encontro com Fátima Bernardes 18/01/2019 – Sheron Menezzes fala sobre o conflito da maternidade
Sheron participou ainda do curta metragem São João do Carneirinho, dirigido por Tarcísio Lara Puiati, que integra o projeto Curta Criança da TVE/MinC, exibido na programação de dezembro de 2004 na TVE e Rede Brasil. No curta, Sheron vive a noiva do casamento caipira e Marcos Breda vive um bacamarteiro, personagens típicos de festas juninas, ao lado de atores mirins.
Ao terminar as gravações da novela Celebridade, Sheron embarcou para Nova Iorque para passear e conhecer a família do namorado. Enquanto passeava Sheron recebeu a notícia de que estava sendo chamada para fazer testes para a novela de Walter Negrão e ficou muito triste pois não tinha como voltar a tempo de fazer o teste. Mas sua tristeza durou somente até voltar ao Brasil, quando soube que o diretor Dennis Carvalho e o autor Walter Negrão haviam reservado para ela o papel da bela Rosário.
Sheron esteve no elenco da novela Como uma Onda (2004-2005) como Rosário, namorada de Floriano, personagem de Cauã Reymond, que sonha em se casar virgem e para isso tem que frear o tempo todo as investidas do apaixonado namorado. Em 2005, ainda participa da novela Belíssima, onde interpreta a sensual garçonete Dagmar. Entre 2007 e 2008, Sheron viveu, na novela Duas Caras, a patricinha Solange Couto Ferreira dos Santos Maciel, filha do líder comunitário Juvenal Antena (vivido por Antônio Fagundes). De início, pai e filha mantinham uma relação complicada, devido ao fato de Juvenal ter descoberto a existência da filha apenas após 20 anos. Porém, as diferenças iniciais deram lugar à alegria e ao carinho mútuo entre os dois.
Sheron Menezzes conta como será seu papel de vilã na novela ‘Bom Sucesso’
A atriz vive na doce e inocente Milena na série de TV “Caras & Bocas” (2009-2010) às 19h. Em outubro de 2010, Sheron foi coroada Rainha da Bateria da Portela. Em novembro, ela anunciou que começaria a assinar com Sheron Menezzes em seu nome, adicionando um “z” à letra. Em 2011, estrelou a novela Acelle Beijo produzida por Miguel Falabella como Sarita, uma jovem rechonchuda e esforçada. De 2012 a 2013, interpretou a malvada Berenice na primeira vilã de sua carreira, Lado a Lado, e em 2012, na atriz “Inventor of Dreams” (Inventor of Dreams) estrelou na atriz, este é o primeiro filme em a carreira de uma atriz. A doce Keila é uma mulher rica e bem intencionada que não confia no marido criminoso da novela “Horizon” (Alémdo Horizon).
A atriz possui ascendência afro-brasileira, indígena e portuguesa.
Todas As Novelas de Sheron Menezes, A Diara de Novo Mundo.
Filmografia
Televisão
- 2002: Esperança / Júlia de Silve
- 2003: Celebridade / Lara Marins Oliveira
- 2004: Como uma Onda / Rosário Gonçalves
- 2005: Juntos Somos Mais Fortes / Clarice
Belíssima / Dagmar de Sousa - 2007: Amazônia, de Galvez a Chico Mendes / Verônica
A Diarista / Lucilene / Episódio: “O Teu Cabelo Não Nega”
Duas Caras / Solange Couto Ferreira - 2008: Casos e Acasos / Júlia / Rafaela Mendes / Episódio: “O Celular” / Episódio: “A Câmera Escondida”
- 2009: Caras & Bocas / Milena Nunes Conti
- 2010: Dança dos Famosos / Participante /Temporada 7
Ti Ti Ti / Ela mesma / Episódio: “31 de agosto” - 2011: Aquele Beijo / Sarita de Souza
- 2012: Lado a Lado / Berenice
- 2013: Além do Horizonte / Keila Machado de Lima
- 2015: Babilônia / Paula de Souza
- 2016: Liberdade, Liberdade / Bertoleza Raposa Viegas
- 2017: Novo Mundo / Diara Matumba Schwarz, Baronesa de Paciência
- 2019: Bom Sucesso / Gisele CavalcanteCinema
- 2003: O Homem que Copiava / Guria esperta
- 2009: Pseudo / Marla / Curta-metragem
- 2012: O Inventor de Sonhos / Iaínha
- 2018: Bio / Habitante de EnceladoDublagem
- 2019: Meu Nome é Liberdade / Aminata Diallo
Teatro
- 2010: Açaí e Dedos / Alice
- 2013: Adão, Eva e mais uns Caras / Eva
- 2017: Ivanov / Anna
Prêmios e Indicações
- 2003: Prêmio Master / Melhor Atriz Revelação / Esperança/ Venceu
- 2007: Troféu Raça Negra / Homenagem Especial / Duas Caras Venceu