Salve-se Quem Puder é uma telenovela brasileira criada e transmitida pela TV Globo. Passou no lugar de Bom Sucesso e será sucedida pela reprise de Pega Pega (2017). A trama estreou em 27 de janeiro de 2020 e sua transmissão foi interrompida em 28 de março de 2020, depois de 54 capítulos exibidos, devido à pandemia de COVID-19.
Escrita por Daniel Ortiz, com a ajuda de Flávia Bessone, Nilton Braga, Pedro Neschling, Gabriela Miranda, Bruno Segadilha e Victor Atherino, tem direção de Alexandre Klemperer, Bia Coelho, Hugo de Sousa, João Bolthauser e João Paulo Jabur. A direção geral é de Marcelo Travesso, com direção artística de Fred Mayrink. É a 95.ª “novela das sete” transmitida pela Globo.
Conta com as atuações de Deborah Secco, Juliana Paiva, Vitória Strada, Rafael Cardoso, João Baldasserini, Felipe Simas, Thiago Fragoso e Guilhermina Guinle.
Informações Gerais
Formato – Telenovela
Gênero – comédia romântica
Duração – 50 minutos
Estado – Em exibição – junho/2021
Criador(es) – Daniel Ortiz
País de origem – Brasil
Idioma original – português
Diretor(es) – Marcelo Travesso / Fred Mayrink
Câmera – multicâmera
Roteirista(s) – Flávia Bessone / Nilton Braga / Pedro Neschling / Gabriela Miranda / Bruno Segadilha / Victor Atherino
Tema de abertura – “Beija-me”, Ludmilla
Composto por – Mário Rossi / Roberto Martins
Emissora original – TV Globo
Formato de exibição – 1080i (HDTV)
Transmissão original – 1ª parte: 27 de janeiro – 28 de março de 2020 / 2ª parte: 17 de maio de 2021 – presente
Produção
Daniel Ortiz começou a escrever a novela em novembro de 2017. A sinopse foi aprovada em abril de 2018 e entrou na fila de “novelas das sete” para ir ao ar apenas no início de 2020 Em setembro de 2018, Daniel já havia entregue seis capítulos completos e começou a dar os primeiros detalhes sobre a história, que traria três protagonistas com o mesmo peso e importância, além de se passar no interior de São Paulo. Originalmente, a novela se chamaria Adrenalina, porém o título foi alterado depois para Salve-se Quem Puder para soar mais divertido por se tratar de uma comédia.
Foi a primeira novela original escrita por Daniel, uma vez que Alto Astral era um desenvolvimento da história deixada por Andréa Maltarolli antes de falecer, enquanto Haja Coração era um remake de Sassaricando, de Silvio de Abreu. Segundo o autor, Salve-se Quem Puder é inspirada pelas telenovelas das décadas de 1980 e 1990 que misturavam comédia e aventura, citando A Gata Comeu e Quatro por Quatro. Além disso, o diretor Fred Mayrink disse que o perfil da trama era uma homenagem a Jorge Fernando, que se tornou célebre por dirigir novelas de comédia. Para a preparação de seus personagens, que praticavam ginástica artística na obra, Daniel Rangel, Valentina Bulc, Lívia Inhudes, Andressa Robles, Cláudio Olegário e Bárbara Sut passaram por treinamentos e workshop com o ginasta Arthur Zanetti. Para interpretar Alexia, Deborah Secco alegou que se inspirou em Cláudia Raia pelo perfil naturalmente cômico e extravagante. Enquanto para interpretar Luna, Juliana Paiva se inspirou no papel que Jennifer Lopez desempenhou no filme, Encontro de Amor (2002).
Abertura da Novela
Gravações
As gravações dos primeiros capítulos, que se passavam no México, ocorreram entre 25 de outubro e 3 de novembro, envolvendo uma equipe de 50 profissionais da técnica, além dos atores Deborah Secco, Juliana Paiva, Vitória Strada, Rafael Cardoso, Felipe Simas, Guilhermina Guinle e José Condessa. Fred Mayrink começou a estudar a probabilidade de reproduzir o furacão do primeiro capítulo ainda no começo de 2019, uma vez que o diretor queria algo mais realista, que pudesse recorrer a efeitos especiais apenas para formar a fenômeno natural e não para mostrar a devastação ao redor, como era comum nas novelas, desejando que a destruição fosse feita em cenários reais e não computadorizados. A gravação do furacão durou cinco dias, envolveu 60 profissionais e utilizou uma área de 450 m², contando com piscinas artificiais para formar as ondas do mar e a destruição de um restaurante real. A equipe gravou cenas no Retiro dos Artistas, o local foi transformado em uma vila do México. Uma das cenas iniciais da novela se passou na boate Doutor Spock, que originalmente fazia parte de Verão 90, como homenagem à Jorge Fernando por ter sido sua última telenovela dirigida.
Escolha do elenco
Bianca Bin foi escalada como uma das protagonistas, Kyra, porém a atriz pediu dispensa da novela e foi substituída por Vitória Strada. Por já ser o segundo trabalho que Bianca recusava, a TV Globo decidiu não renovar o contrato com a atriz, alegando que estava mantendo apenas atores disponíveis. Isis Valverde e Tatá Werneck também recusaram os papéis de Luna e Alexia, respectivamente. A primeira preferiu integrar Amor de Mãe, enquanto a segunda quis estender a licença-maternidade e os papéis ficaram para Juliana Paiva e Deborah Secco. Gabriela Duarte recusou a antagonista Dominique, e Guilhermina Guinle foi escalada. Convidado para interpretar Hugo, Murilo Benício preferiu a “novela das nove” Amor de Mãe e o papel passou para Murilo Rosa, que foi realocado para o posto de Mário na mesma trama, e o personagem ficou enfim para Leopoldo Pacheco.
Elizabeth Savalla abriu mão de interpretar Ermelinda para dedicar-se ao teatro e Grace Gianoukas ficou em seu lugar. Já Patrícya Travassos interpretaria Graziela, porém as gravações da novela coincidiam com a segunda temporada do seriado O Dono do Lar, do Multishow, e foi trocada por Débora Olivieri. Viviane Araújo foi trocada por Juliana Alves como Renatinha, uma vez que foi considerada velha demais para formar um triângulo com Vitória Strada e Bruno Ferrari. Talita Younan e Pâmela Tomé fizeram os testes para interpretar Úrsula, mas Aline Dias foi escolhida. Ricardo Rathsam estava escalado para interpretar Mantovani, mas teve que deixar o elenco para se dedicar a uma peça teatral, sendo substituído por Ricardo Duque.
Chamada de Elenco
Pandemia de COVID-19 e mudanças no elenco
Em 28 de março de 2020, as gravações da novela foram interrompidas por conta da pandemia de COVID-19, e no seu horário foram exibidas as reprises de Totalmente Demais (2015) e Haja Coração (2016), a partir de 30 de março de 2020 até 19 de março de 2021.
Em 11 de junho de 2020, José Condessa, que interpretava um dos protagonistas, pediu desligamento da novela, uma vez que já tinha acertado com o canal português TVI desde o final de 2019 que protagonizaria uma novela no segundo semestre de 2020, logo após finalizar os trabalhos em Salve-se Quem Puder – que antes da pandemia de COVID-19 no Brasil tinha previsão de terminar em julho e não iria conflitar as gravações até então. A emissora brasileira já sabia do compromisso e, por questão contratual, liberou o ator. Um dia depois foi anunciado que Rodrigo Simas entraria no elenco para disputar a personagem de Juliana Paiva com Felipe Simas, seu irmão na vida real. Ainda em junho, Sabrina Petraglia, intérprete da personagem Micaela, anunciou que estava grávida de seu segundo filho e que deixaria a trama para não prejudicar a gravidez por conta da pandemia. Como justificativa, foi anunciado que sua personagem receberia uma proposta de emprego no exterior, mas que Sabrina iria gravar as últimas cenas da personagem em setembro, mês anunciado para retornar as gravações.
Ainda em junho, Manu Gavassi foi convidada pelo autor para interpretar Júlia, personagem criada especialmente para cobrir a falta de Micaela (Sabrina Petraglia). Mas por conta de outros compromissos profissionais, a atriz recusou o convite e Sophia Abrahão acabou assumindo o papel.
As gravações foram retomadas em 10 de agosto sob critérios rígidos, para cumprir os protocolos de segurança, com camarins exclusivos e montagem de novas cidades cenográficas. Os roteiros foram elaborados de forma que apenas dois atores participam de cada cena gravada. Mesmo assim, a Globo informou que os novos capítulos deveriam ir ao ar apenas em 2021.
Segundo o colunista Flavio Ricco, os atores Babu Santana e Gabriela Moreyra seriam integrados à trama na retomada das gravações. Babu seria o policial Nanico, enquanto Gabriela viveria Aurora. Pedro Carvalho, chegou a ser sondado para participar na retomada das gravações da novela, mas recusou do convite; para tocar projetos artísticos em Portugal.
Em 1° de setembro, Rodrigo Simas foi diagnosticado com COVID-19 e teve que se afastar do trabalho, mesmo estando assintomático. As gravações das cenas com o ator foram adiadas e o roteiro alterado. Outros atores do elenco, como Felipe Simas, Deborah Secco e Aline Dias também já haviam sido contaminados pelo vírus, mas todos se curaram antes do reinício das gravações. Em setembro, o ator Rafael Cardoso também foi diagnosticado com COVID-19, assintomático, e ficou em isolamento por alguns dias. Apesar do afastamento do ator a produção não sofreu mudanças em suas gravações. No dia 28 de setembro, Juliana Paiva sentiu uma pequena queda de pressão, e acabou não comparecendo aos Estúdios Globo para gravar as cenas com Flávia Alessandra, que estavam previstas para aquele dia. O roteiro sofreu uma leve modificação; e a atriz retornou aos estúdios no dia 29. No dia 30 de outubro, Sophia Abrahão pediu para se ausentar das gravações. A atriz teve contato com uma pessoa contaminada pelo coronavírus. A produção autorizou que ela ficasse em quarentena até sair o resultado do teste.
No dia 25 de novembro, Flávia Alessandra foi afastada das gravações, após ser diagnosticada com o novo coronavírus, apesar de estar assintomática. Segundo a atriz, ela deve voltar em breve às gravações, depois de cumprir o período de isolamento. Por ser do grupo de risco, Otávio Augusto passou a gravar de casa as suas cenas como Ignácio. O ator contracena com a esposa Cristina Mullins, que interpreta Nair; irmã de seu personagem.
Enredo
Após se conhecerem em Cancún e presenciarem o assassinato do poderoso juiz Vitório (Aílton Graça), Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada) entram no Programa de Proteção à Testemunha e são enviadas para o interior de São Paulo, mudando os nomes para Josimara, Fiona e Cleyde e sendo dadas como mortas para protegê-las dos assassinos. Quem deseja a morte delas é a inescrupulosa Dominique (Guilhermina Guinle), uma das líderes da facção envolvida em corrupção e tia de Renzo (Rafael Cardoso), que teve um tórrido romance com Alexia no México, embora viva um dilema ético por não compactuar com as ilegalidades da família. Alexia é uma atriz azarada que ia estrelar sua primeira novela e sempre foi preterida pela mãe, Graziela (Débora Olivieri), que nunca escondeu o favoritismo pela caçula, a ambiciosa Petra (Bruna Guerin), que tenta conquistar Alan (Thiago Fragoso), seu primo rico e viúvo. Kyra estava prestes a se casar com Rafael (Bruno Ferrari). Já Luna foi abandonada pela mãe, Helena (Flávia Alessandra), no México aos quatro anos de idade com seu pai, Mário (Murilo Rosa), quando ela atravessou a fronteira americana prometendo juntar dinheiro e nunca voltou.
No interior, em Judas do Norte, elas vão morar no sítio de Ermelinda (Grace Gianoukas) e do filho Zezinho (João Baldasserini), também parte do Programa de Proteção, porém as três os convencem a fugir para São Paulo e aproveitam as novas identidades para se infiltrarem em suas reais vidas. Alexia se torna secretária de Rafael para afastá-lo da ex, Renatinha (Juliana Alves), que aproveitou a falsa morte de Kyra para tentar reconquistá-lo, além de viver uma relação de “amor e ódio” com Zezinho, que é disputado também por Bel (Dandara Mariana). Kyra vai trabalhar para Alan como babá para fazer com que Ignácio (Otávio Augusto), avô de Alexia que tem Alzheimer, não se esqueça da neta, porém aos poucos se aproxima do viúvo, sendo vista como inimiga por Petra. Já Luna se infiltra na vida da própria mãe, que se tornou uma empresária poderosa e se casou com o milionário Hugo (Leopoldo Pacheco), sendo madrasta de Téo (Felipe Simas) e Micaela (Sabrina Petraglia). Como sua assistente, Luna tenta investigar o abandono e vive um romance com Téo, para despeito da namorada dele, Úrsula (Aline Dias), embora nem imagine que seu namorado mexicano Juan (José Condessa) – o único que sabe a verdade – está a sua procura.
O mais velho dos três filhos adotivos de Alan, Tarantino (Daniel Rangel), não se sente amado pelo pai e quer se tornar um ginasta campeão olímpico para impressioná-lo, além de viver um romance com Bia (Valentina Bulc), que é infernizada por Thammy (Lívia Inhudes), também interessada nele. Já Micaela sempre foi subestimada pelo pai por ser mulher e tenta provar sua capacidade nos negócios, sendo disputada pelos irmãos Bruno (Marcos Pitombo) e Gael (Cirillo Luna), manipulados pela prima Verônica (Marianna Armellini) em seu golpe na empresa.
Exibição
As primeiras prévias começaram a serem divulgadas na televisão e nas redes sociais no final de dezembro de 2019, apresentando as protagonistas e suas sinopses sob o slogan “O destino nunca arrumou tanta confusão”. Os teasers fizeram sucesso na internet e logo vários atores do elenco fizeram versões próprias do teaser. As chamadas começaram a ser veiculadas em 3 de janeiro de 2020.
Pausa e retorno
Devido ao fechamento dos Estúdios Globo como medida preventiva para evitar a proliferação da COVID-19, a trama saiu do ar temporariamente em 28 de março de 2020 na metade da história. Após a gravação completa de toda a segunda metade da história, a novela voltou ao ar em 22 de março de 2021 com a reexibição dos capítulos da primeira parte até 15 de maio. Os 53 capítulos inéditos começaram a ser exibidos em 17 de maio de 2021.
Cenas da Novela
Capítulos
Parte 01 – 54 capítulos = 27 de janeiro de 2020 28 de março de 2020
Parte 02 – 53 capítulos = 17 de maio de 2021 16 de julho de 2021
Elenco
- Deborah Secco – Alexia Máximo / Josimara dos Santos
- Juliana Paiva – Luna Furtado / Fiona Matteuchi
- Vitória Strada – Kyra Romantini / Cleyde Ferreira
- Rafael Cardoso – Renzo Machado de Alencar
- João Baldasserini – José Prazeroso (Zezinho)
- Felipe Simas – Téo Santamarina
- Thiago Fragoso – Alan Máximo
- Bruno Ferrari – Rafael Guimarães
- Guilhermina Guinle – Dominique Machado de Alencar
- Flávia Alessandra – Helena Furtado Santamarina
- Leopoldo Pacheco – Hugo Santamarina
- Dandara Mariana – Maribel Apolinário (Bel)
- Aline Dias – Úrsula Gomes
- Juliana Alves – Renata Modesto (Renatinha)
- Bruna Guerin – Petra Máximo
- Grace Gianoukas – Ermelinda Prazeroso (Ermê)
- Murilo Rosa – Mário Furtado
- Rodrigo Simas – Alejandro García Morales
- José Condessa – Juan de La Piedra
- Sophia Abrahão – Júlia Santamarina / Ela mesma
- Gabriela Moreyra – Aurora Machado de Alencar
- Sabrina Petraglia – Micaela Santamarina
- Marcos Pitombo – Bruno Andrade
- Cirillo Luna – Gael Andrade
- Marianna Armellini – Verônica Andrade / Marlene Andrade
- Otávio Augusto – Ignácio Máximo
- Débora Olivieri – Graziela Máximo
- Carolina Kasting – Agnes Romantini
- Babu Santana – Policial Nanico
- Ricardo Duque – Detetive Ivo Mantovani
- Daniel Rangel – Tarantino Máximo
- Valentina Bulc – Beatriz Romantini (Bia)
- Lívia Inhudes – Thammy Freitas
- Cristina Pereira – Lúcia Machado de Alencar
- Cosme dos Santos – Edgard Apolinário
- Marilu Bueno – Dulce Sampaio
- Nina Frosi – Gabriela Sampaio (Gabi)
- Bernardo de Assis – Catatau
- Igor Cosso – Antônio Romantini Júnior (Júnior)
- Conrado Caputto – Treinador Isaac Bittencourt
- Ana Carbatti – Consulesa Adriana Regiano
- Giordano Becheleni – Enéas
- Cláudio Olegário – Erick
- Andressa Robles – Carol
- Bárbara Sut – Dionice
- Prazeres Barbosa – Marieta
- Gil Hernandez – Pancho
- Jerônimo Martins – Eduardo (Edu)
- Jaedson Bahia – Vanderlei
- Mila Carmo – Vicky
- Amauri Reis – Baggio
- Ygor Marçal – Nicolas Máximo (Nico / Mosquito)
- Alice Palmar – Sandra Máximo (Queen)
Participações especiais
- Aílton Graça – Juiz Vitório Albuquerque
- Jacqueline Laurence – Gracita Romantini
- Zezé Motta – Neusa Gomes
- Cristina Mullins – Nair Máximo
- Déo Garcez – Dr. Emir Guedes
- Bruno Dubeux – Dr. Luciano Fernandes
- Ana Paula Botelho – Cidinha
- Manuela Duarte – Marisa
- Vanessa Pascale – Drª. Magda
- Wal Schneider – Escobar
- Luka Ribeiro – Diretor Jorge
- Werles Pajero – Robson
- Cláudio Galvan – Taxista
- Daniel Satti – Donato Camargo
- João Villa – Giba
- Simon Petracchi – Vinícius
- Christina Rodrigues – Yara
- Juliana Betti – Mônica
- Jack Berraquero – Fabrício
- Evelyn Montesano – Zuleika
- Chao Chen – Deolindo Santiago
- Karina Marthin – Lupita
- Márcio Rosário – Policial Colunga
- Paula Frascari – Jurema
- Hélady Araújo – Solange
- Cris Probba – Roberta
- William Vita – Gumercindo (G.G)
- Adriano Petermann – Jacinto (J.J)
- André Dale – Sr. Martinez
- Fernanda Ribeiro – Gertrudes
- Rafa Vachaud – Fred
- Aline Marques – Patty
- João Vitor Madrug – Cirilo
- Sônia Zagury – Dona Frida
- Pablo Uranga – Padre Oziel
- Biju Martins – Assecla de Pancho
- Marcelo Aquino – Botelho
- Ricardo Gimenez – Heitor
- Leandro Santanna – Motorista do ônibus
- Maria Flor Secco – Alexia Máximo (criança) / Juju
- Sophia de Carvalho – Luna Furtado (criança)
- Marina Loggia – Kyra Romantini (criança)
- Mariana Ximenes – Ela mesma
- Patricia Pillar – Ela mesma
- Thiago Lacerda – Ele mesmo
- Betty Faria – Ela mesma
- Lília Cabral – Ela mesma
- Francisco Cuoco – Ele mesmo
- Ary Fontoura – Ele mesmo
- Eduardo Sterblitch – Ele mesmo
- Maria Eduarda de Carvalho – Ela mesma
- Marcelo Mello Jr. – Ele mesmo
- Mumuzinho – Ele mesmo
- Narcisa Tamborindeguy – Ela mesma
- Ana Botafogo – Ela mesma
- Fátima Bernardes – Ela mesma
- Patrícia Poeta – Ela mesma
- Marcelo & Ryan – Eles mesmos
- Raffa Torres – Ele mesmo
- Carol Sampaio – Ela mesma
- Dudu Bertholini – Ele mesmo
Música
Volume 1
- Capa: Deborah Secco, Juliana Paiva e Vitória Strada.
- “Beija-me“, Ludmilla
- “Good as Hell“, Lizzo
- “Meu Talismã“, Iza
- “Devil May Dance Tonight“, Ina Forsman
- “Change”, The Revivalists
- “Caminhos”, Scarcéus
- “A Tal Canção pra Lua”, Vitor Kley part. Samuel Rosa
- “Una Flor”, Juanes
- “Cielito Lindo“, Luiza Possi
- “Meu Bem“, Cai Sahra
- “Você Vai Ouvir Sobre Ela”, Olívia
- “Gente Faz“, Clara Valverde e Josefe
- “Thinking of You“, Simply Red
Outras canções
Lista de faixas divulgadas pelo site oficial.
- “A Vida é Um Rio“, Raffa Torres
- “Medo de Amar“, Karinah
- “Desejo Danado“, Marcelo & Ryan
- “Honey Bee“, The Kooks
- “You and Me“, James TW
- “Unchained Melody”, The Righteous Brothers
- “Un Año“, Sebastián Yatra
- “Muito Calor“, Ozuna e Anitta
- “Cama e Mesa“, Roberto Carlos
- “Can’t Get Enough of Your Love Baby“, Barry White
Repercussão
Audiência
Primeira parte
Salve-se Quem Puder marcou 28 pontos de média no primeiro capítulo, três a menos que a estreia da antecessora, Bom Sucesso. Em 17 de março, registrou 33.6 pontos. O final da primeira parte, exibido em 28 de março, obteve 28.8 pontos.
Reapresentação da primeira parte
Em sua reestreia, registrou 26.9 pontos. No sexto capítulo, registrou até então a sua menor média desde a estreia da primeira parte com 21.5 pontos. Em 10 de maio de 2021, registrou 27.9 pontos, sendo essa a sua maior audiência. O último capítulo da reprise registrou 22.9 pontos.
Cenas da Novela
Segunda parte
O primeiro capítulo, exibido em 17 de maio de 2021, registrou 27.6 pontos. Em 24 de junho, alcançou seu pior índice com 20.1 pontos. Ao longo de sua exibição, a novela passou a superar e empatar algumas vezes com a edição especial da novela das nove, no caso Império, com médias de 25 a 27 pontos. Em 29 de junho, bate recorde com 28.4 pontos.
Prêmios e indicações
2020 Prêmio Contigo! Online
- Melhor Novela Salve-se Quem Puder Indicado
- Melhor Ator de Novela João Baldasserini Indicado / Rafael Cardoso Indicado
- Revelação da TV Igor Cosso Indicado / José Condessa Indicado
- Melhor Ator/Atriz Mirim Alice Palmar Venceu
2021 Prêmio Área VIP – Melhores da Mídia 2020
- Melhor Ator de 2020 João Baldasserini Indicado
- Melhor Novela de 2020 Salve-se Quem Puder Indicado
- Personagem do Ano de 2020 Alexia Máximo (Deborah Secco) Indicado / Kyra Romantini (Vitória Strada) Indicado
Troféu Internet
- Melhor Novela Salve-se Quem Puder Pendente
- Melhor Atriz Deborah Secco Pendente / Juliana Paiva Pendente / Vitória Strada Pendente
- Melhor Ator Felipe Simas Pendente / Rafael Cardoso Pendente
Fotos da Novela e Elenco
Fontes / Referências: Wikipédia, Imdb e busca do site Imagoi