Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos do Imperador é uma telenovela brasileira criada pela TV Globo e transmitida desde 9 de agosto de 2021, passando no lugar de a reprise de A Vida da Gente. Inicialmente estrearia em 30 de março de 2020, passando no lugar de Éramos Seis, porém foi adiada devido à pandemia de COVID-19. É a 95.ª “novela das seis” transmitida pela Globo.
Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com ajuda de Júlio Fischer, Duba Elia, Lalo Homrich, Mônica Sanches e Wendell Bendelack, tem direção de Alexandre Macedo, Caio Campos, Guto Arruda Botelho, Joana Antonaccio e Pablo Müller. A direção geral é de João Paulo Jabur, com direção artística de Vinícius Coimbra.
Conta com as atuações de Selton Mello, Letícia Sabatella, Mariana Ximenes, Gabriela Medvedovski, Michel Gomes, Alexandre Nero, e Daphne Bozaski.

Informações Gerais

Formato  – Telenovela
Gênero  – drama histórico
Duração – 45 minutos
Estado – em exibição (09/09/2021)
Criador(es) –  Thereza Falcão / Alessandro Marson
País de origem  – Brasil
Idioma original –  português
Diretor(es) –  João Paulo Jabur / Vinícius Coimbra
Produtor(es) –  Claudio Dager
Câmera  – multicâmera
Roteirista(s) – Duba Elia / Júlio Fischer / Lalo Homrich / Mônica Sanches / Wendell Bendelack
Tema de abertura  – “Cais”, Milton Nascimento
Composto por  – Ronaldo Bastos / Milton Nascimento
Empresa(s) produtora(s) –  TV Globo
Localização – Chapada Diamantina / Barra do Piraí / Rio das Flores / Petrópolis
Emissora original –  TV Globo
Formato de exibição –  1080i (HDTV)
Formato de áudio –  estéreo
Transmissão original – 9 de agosto de 2021 – presente

Produção

Thereza Falcão e Alessandro Marson começaram a desenvolver a sinopse em setembro de 2017, quando ainda estavam finalizando Novo Mundo. Em dezembro foi revelado que a nova novela seria uma continuação da trama anterior e que continuaria centralizada no Brasil Império porém se passando 40 anos depois do encerramento de Novo Mundo, abordando o período em que Dom Pedro II estava na chefia de estado do Brasil como Imperador. A sinopse foi entregue e aprovada em maio de 2018 e substituiria originalmente Órfãos da Terra em setembro de 2019, o que acabou não ocorrendo após ser adiada.
As gravações começaram em janeiro de 2020, utilizando como cenários a Chapada Diamantina, na Bahia, e cidades do interior fluminense Barra do Piraí, Rio das Flores e Petrópolis – conhecida como “Cidade de Dom Pedro II” exatamente por ser uma das cidades onde o imperador tinha residência – incluindo o antigo Palácio Imperial. A cidade cenográfica foi idealizada pelos cenógrafos Paula Salles Paulo Renato e construída em uma área de 8,2 mil metros quadrados, reproduzindo locais do Rio de Janeiro como o Cais do Valongo, a Rua do Ouvidor, o Passeio Público e o antigo bairro da Pequena África, além do interior do palácio e das casas. A maior parte foi reaproveitada do cenário de Novo Mundo. Algumas imagens e gravações foram feitas, com a ajuda do ator Max Fercondini, a partir de uma aeronave de pequeno porte usada exclusivamente pela produção da trama.
Entre os temas históricos escolhidos para abordar na nova trama, foram selecionados a luta abolicionista, os primeiros atos dos direitos da mulher e as causas que levaram a Guerra do Paraguai.

Abertura da Novela 

Escolha do elenco

Emilio Dantas foi o primeiro nome confirmado como o protagonista Dom Pedro II, porém foi trocado por Selton Mello, que aceitou o convite para integrar a trama – já que a emissora tentava convence-lo a voltar às novelas há duas décadas – sendo que Emílio foi realocado para o papel central da série Todas as Mulheres do Mundo. Apesar de ter alegado que jamais voltaria às novelas e ter focado a carreira no cinema, Selton decidiu aceitar o convite por se interessar pela temática imperialista, sendo esta sua primeira novela em vinte e um anos, desde Força de um Desejo (1999). Andreia Horta interpretaria a imperatriz Teresa Cristina e chegou a dar detalhes sobre a personagem, porém, com o primeiro adiamento da novela em 2019, a atriz decidiu aceitar o convite para protagonizar a novela Um Lugar ao Sol – o qual também foi adiada – e foi substituída por Renata Gaspar. Renata, no entanto, foi considerada muito inexperiente na área do drama após as primeiras leituras do roteiro e transferida para o humorístico Fora de Hora, enquanto o papel passou para Letícia Sabatella.
A ideia inicial era de que Nathalia Dill Bruno Cabrerizo interpretassem a protagonista Luísa e seu marido Eugênio, porém com o primeiro adiamento em 2019 ambos foram deslocados para outros trabalhos – ela para A Dona do Pedaço e ele para Órfãos da Terra – e os personagens foram assumidos por Mariana Ximenes e Thierry Tremouroux, respectivamente. Matheus Nachtergaele interpretaria Tonico, porém abriu mão para focar na série Cine Holliúdy. Na sequência, Lúcio Mauro Filho foi convidado, mas preferiu o personagem de Bom Sucesso e Alexandre Nero ficou com o papel. Leopoldo Pacheco foi convidado para interpretar Coronel Eudoro, porém preferiu o papel em Salve-se Quem Puder e José Dumont foi escalado. Gabriela Medvedovski, Daphne Bozaski e Heslaine Vieira foram escaladas para papéis de destaque na trama após a boa repercussão de seus trabalhos em Malhação: Viva a Diferença.
Devido a pandemia, Vera Holtz Luís Melo, que já haviam gravado diversas cenas como Lota e Batista, pediram para deixar o elenco temendo contágio, sendo substituídos por Paula Cohen e Ernani Moraes. O ator luso-angolano Hoji Fortuna, interpretaria Dom Olu, mais foi substituído sem explicações por Rogério Brito.

Retorno de personagens de Novo Mundo

Como Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo, os autores aproveitaram para incorporar cinco personagens da trama anterior. Quinzinho e Vitória, que eram os bebês filhos do casal protagonista na primeira trama, passam a ser interpretados por Augusto Madeira e Maria Clara Gueiros, enquanto Lurdes, a governanta do palácio, que era interpretada por Bia Guedes, retorna agora aos 60 anos sendo interpretada por Lu Grimaldi. Já Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva, destaques cômicos da primeira parte retornam com seus personagens originais, porém, agora com 80 anos. Para que isso acontecesse, os dois receberam uma caracterização especial. A Princesa Maria Leopoldina e seu marido Dom Pedro I, nas interpretações de Letícia Colin e Caio Castro, também apareceram em cenas de flashback. O casal de indígenas, Jacira e Piatã que foram vividos por Giullia Buscacio e Rodrigo Simas, farão uma participação especial, agora com interpretação de Valéria Alencar e Clovys Torres.

Pandemia de COVID-19, interrupções e retomadas das gravações

Em 16 de março de 2020 as gravações da novela foram suspensas e a estreia adiada, devido à pandemia de COVID-19. Em substituição no horário, após o término de Éramos Seis, foi exibida de 30 de março a 28 de agosto a edição especial de Novo Mundo. A reapresentação serviria de “ponto de partida” para a próxima novela das 18h, mas a ideia não foi levada adiante devido ao movimento de retomada das gravações das novelas interrompidas, uma vez que a Globo deu prioridade na volta das gravações de Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder (que estavam no ar antes da suspensão). Por conta disso, Flor do Caribe foi escolhida como nova edição especial e passou a ser reapresentada a partir de 31 de agosto.
Em 24 de novembro, Nos Tempos do Imperador teve suas gravações retomadas, sendo a última novela da Globo a retornar a sua produção devido a complexidade da trama de época aliada as medidas sanitárias adotadas pela emissora. Apenas os atores que não pertencem ao grupo de risco retornaram aos estúdios. Apesar da retomada, a trama tinha pouca frente de capítulos prontos e o ritmo de gravação passou a ser mais lento. Temendo que o agravamento da pandemia de COVID-19 pudesse interromper novamente os trabalhos com a novela em exibição, optou-se por escalar uma nova reprise na faixa das seis, sendo escolhida A Vida da Gente (2011-12), que reestreou em 1.º de março de 2021.
Em 23 de março, as gravações são novamente interrompidas por conta do agravamento da pandemia e por força do decreto municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, o retorno das gravações aconteceria no dia 4 de abril, mas as gravações só foram reiniciadas no dia 19, com novos protocolos de segurança. Em 30 de junho, a TV Globo confirmou que a estreia da trama será em 9 de agosto de 2021.

Enredo

Em 1856, o imperador Dom Pedro II (Selton Mello) vive um casamento de aparências com Teresa Cristina (Letícia Sabatella), com quem foi obrigado a se casar ainda jovem por aliança política de seus pais, tendo com ela duas filhas: as princesas Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao). Ele ama verdadeiramente a condessa Luísa (Mariana Ximenes), uma mulher culta e a frente do seu tempo, que luta pela causa abolicionista e pelos direitos das mulheres, casada com Eugênio (Thierry Tremouroux), primo do imperador. O maior beneficiado com a descoberta do romance é Tonico Rocha (Alexandre Nero), um fazendeiro e político mau-caráter que planeja voltar o povo contra Dom Pedro II para aplicar um golpe da república.

Paralelamente há as irmãs Pilar (Gabriela Medvedovski) e Dolores (Daphne Bozaski): a primeira foi para um convento após a morte da mãe e cresceu com uma fina educação, enquanto a segunda ficou em casa para cuidar do pai, o coronel Eudoro (José Dumont), crescendo reprimida, analfabeta e sem vaidade. Ao retornar para casa e descobrir que foi prometida em casamento para Tonico, Pilar foge e se apaixona pelo escravo Jorge (Michel Gomes), que nem imagina ser filho ilegítimo do Coronel Ambrósio (Roberto Bonfim) e meio-irmão de Tonico. Com a fuga, Dolores é dada em casamento para Tonico no lugar de Pilar, sofrendo diversos maus-tratos por ser considerada “feia” por ele, que não desiste de perseguir obsessivamente a antiga prometida. O casal ainda tem como empecilho Zayla (Heslaine Vieira), que também gosta de Samuel e está disposta a tudo para prejudicar a rival.
Os cafeicultores Lota (Paula Cohen) e Batista (Ernani Moraes) sonham em subir na vida e, para isso, usam os filhos: o ambicioso Nélio (João Pedro Zappa), que é cúmplice de Tonico e obtém vantagens disso, e o bon vivant Bernardo (Gabriel Fuentes), cujos pais querem obrigar a seduzir Isabel ou Leopoldina para entrar na realeza, embora ele ame Lupita (Roberta Rodrigues), sem imaginar que ela é amante do pai. Ainda há Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), um cômico casal de trambiqueiros, que estão idosos e moram de favor na Taberna dos Porcos, agora administrada por Quinzinho (Augusto Madeira) e sua esposa Clemência (Dani Barros). Já os pais de Zayla, Cândida (Dani Ornellas) e Olu (Rogério Brito), fundaram o bairro de Pequena África, que acolhe negros alforriados para dar-lhe a oportunidade de crescimento.

Cenas da Novela 

Exibição

Inicialmente Nos Tempos do Imperador estrearia em setembro de 2019, substituindo Órfãos da Terra. Em janeiro daquele ano, no entanto, foi anunciado que a produção havia trocado de lugar com Éramos Seis, que seria sua substituta, e transferida para o primeiro semestre de 2020, uma vez que a produção enfrentou dificuldades para adequar na trama os fatos históricos. Posteriormente a data de estreia foi anunciada para 30 de março de 2020 e o trailer foi liberado em 27 de fevereiro. No entanto, o lançamento foi cancelado devido ao impacto da pandemia de COVID-19 no Brasil e, posteriormente, adiado para 9 de agosto de 2021. Em 12 de julho de 2021, a TV Globo anunciou novamente a estreia da trama com um segundo trailer para o dia 9 de agosto.

Exibição internacional

Nos Tempos do Imperador estava confirmada para exibição em Portugal a partir de abril de 2020, substituindo Éramos Seis tal qual a sua exibição no Brasil. O impacto da pandemia do coronavírus provocou as mesmas mudanças, com a edição especial de Novo Mundo entrando na faixa das 18h. Sem a estreia de Nos Tempos do Imperador, o canal escalou Paraíso (2009) como substituta.

Elenco

  • Selton Mello –  Imperador Dom Pedro II do Brasil
  • Letícia Sabatella –  Teresa Cristina de Bragança, Imperatriz do Brasil
  • Mariana Ximenes –  Luísa Margarida de Barros, Condessa de Barral
  • Gabriela Medvedovski  – Maria do Pilar Cavalcanti Mendes (Pilar)
  • Michel Gomes –  Jorge de Sá Rocha / Samuel dos Anjos
  • Alexandre Nero –  Antônio Carlos Rocha (Tonico)
  • Daphne Bozaski  – Dolores Cavalcanti Mendes
  • Heslaine Vieira –  Zayla Maquemba
  • José Dumont – Coronel Eudoro Mendes
  • João Pedro Zappa –  Nélio Pindaíba
  • Vivianne Pasmanter –  Germana Ferreira
  • Guilherme Piva  – Licurgo Ferreira
  • Thierry Tremouroux –  Eugênio de Barros, Conde de Barral
  • Maria Clara Gueiros –  Vitória Milmann Martinho
  • Giulia Gayoso –  Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil
  • Bruna Griphao –  Leopoldina de Bragança, Princesa do Brasil
  • Ernani Moraes –  João Batista Pindaíba (Batista)
  • Paula Cohen –  Carlota Maria Pindaíba (Lota)
  • Gabriel Fuentes  – Bernardo Pindaíba (Bernardinho)
  • Roberta Rodrigues –  Lupita / Isaura
  • Dani Ornellas  – Cândida Maquemba
  • Rogério Brito  – Olu Maquemba (Dom Olu)
  • Augusto Madeira –  Joaquim Matamouros Martinho Filho (Quinzinho)
  • Dani Barros –  Clemência Martinho
  • Lu Grimaldi  – Lurdes
  • Bel Kutner  – Celestina
  • Cassio Pandolfi  – Nicolau
  • Jackson Antunes –  Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias
  • Mary Sheila –  Abena Nilaja
  • Alan Rocha  – Balthazar Nilaja
  • Cinnara Leal –  Justina
  • Maicon Rodrigues  – Guebo Nilaja
  • Danilo Dal Farra –  Lupicínio Borges (Capitão Borges)
  • Jeferson Souza  – Cariri
  • Raffaele Casuccio – Nino Sorrento
  • Thor Becker  – Dominique de Barros
  • Theo de Almeida Lopes – Hilário Martinho
  • Maria Carolina Basílio  – Prisca Martinho

Elenco da Novela 

Participações especiais

  • Roberto Birindelli –  Francisco Solano López
  • Roberto Bonfim  – Coronel Ambrósio Rocha
  • Charles Fricks –  Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá
  • Letícia Colin –  Leopoldina de Habsburgo-Lorena, Imperatriz do Brasil
  • Caio Castro – Dom Pedro I, Imperador do Brasil
  • Mouhamed Harfouch  – Diego Valente
  • Raymundo de Souza –  Reitor Serafim do Amaral
  • Carlos Bonow – Alberto
  • Gil Coelho –  Luís Augusto, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
  • Daniel Torres –  Gastão de Orléans, Conde d’Eu
  • Blaise Musipere  – Jamil
  • Helga Nemeczyk  – Giusepinna Sant’angel
  • Lana Rhodes –  Elisa Lynch
  • Guilherme Weber –  William Dougal Christie
  • Bruno Garcia
  • Lucci Ferreira  – Coronel Floriano
  • Susana Ribeiro – Ana Néri
  • Valéria Alencar  – Jacira
  • Clovys Torres –  Piatã Millman
  • Rodrigo Simas –  Piatã Millman (jovem no flashback)
  • Renan Monteiro  – Machado de Assis
  • Rafael  – Delgado Joaquim Nabuco
  • Mário Cardona  – Jr. Marc Ferrez
  • Déo Garcez –  Luís Gama
  • Marcelo Valle  – General Dumas
  • Alcemar Vieira  – José de Alencar
  • Bruna Chiaradia  – Mariquinha Guedes
  • Carolina Ferman –  Jerusa
  • Juliane Cruz  – Naiza
  • Elizia Gomes –  Avelina
  • Alexandre Mofati –  Delegado Aragão
  • Natállia Lorran – Ayana
  • Renato Macedo – Victor Meirelles
  • Nayara Fernandes  – Francine
  • Leandro Santanna –  Realejo
  • Flávia Guedes –  Madre Zoé
  • Nonarica
  • Aramis Trindade – Tabelião Nonato
  • Joice Marinho – Alberica
  • Ariane Souza – Minervina
  • Carlos Rosário – Simão
  • Alexandre Zacchia – Salustiano
  • Ângela Rabelo –  Madame Magaly
  • Lorena da Silva  – Madame Lambert
  • Bia Guedes  – Lurdes (jovem)
  • Gabriel Vidal –  Dom Pedro II (criança)
  • Enzo Diniz –  Tonico (criança)
  • Alana Cabra – l Zayla (criança)
  • Julia Freitas – Dolores (criança)
  • Any Maia – Isabel (criança)
  • Melissa Nóbrega –  Leopoldina (criança)
  • João Victor Menezes –  Guebo (criança)
  • Antônio Guilherme
  • Davi Lucca Amorim
  • Ellen Novais
  • Jullia Roque
  • Igor Cruz
  • Theo Atay

Música

Lista de faixas divulgadas pelo site oficial.

  • “Cais” – Milton Nascimento (tema de abertura)
  • “Sabiá” – Elis Regina
  • Eu Sei Que Vou Te Amar” – Tom Jobim
  • “Amor” – Ney Matogrosso e Nação Zumbi
  • “Era Pra Ser” – Adriana Calcanhotto
  • “Odekomorodé” – Alcione e Grupo Ofa
  • “Crossroads Blues” – Jake Matson

Recepção

Audiência

Estreou com média de 19,1 pontos, com picos de 21,7 em São Paulo, sendo a pior estreia de uma novela das seis desde Meu Pedacinho de Chão (2014). Em seu terceiro capítulo teve um relativo crescimento e anotou 22,4 pontos. A partir da segunda semana, no entanto, a novela teve uma queda gradativa na audiência, chegando a registrar apenas 14 pontos em 25 de agosto, números que só haviam sido registrados antes por Espelho da Vida (2018). No dia 7 de setembro de 2021, devido ao dia da Independência do Brasil, anotou o pior ibope do horário das seis com 12,9 pontos.

Crítica

A trama teve boa aceitação nas redes sociais, apesar do contexto histórico e o andamento das cenas ter dividido opiniões durante a estreia e nas chamadas. Os atores Selton Mello, Mariana Ximenes, Alexandre Nero, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes foram citados e elogiados pelos críticos.

Fotos da Novela e Elenco

Nos tempos do imperador
Ator de Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador – 2021
Nos tempos do imperador
as filhas do Imperador na novela Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Nova novela da Globo Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Tonico ( Alexandre Nero ) e Nélio ( João Pedro Zappa )
Nos tempos do imperador
Luis Melo em Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Cenas com Giullia em Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Mariana e Theo em Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Selton Melo gravando para a novela Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Cenas com Selton Mello
Nos tempos do imperador
Novela Global Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Elenco de Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Selton, Mariana e Letícia em Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
Letícia e Senton em Nos tempos do imperador
Nos tempos do imperador
elenco de Nos tempos do imperador novela da Globo
Nos tempos do imperador
Atrizes de Nos tempos do imperador
nos tempos do imperador
Mariana Ximenes
nos tempos do imperador
Caio Castro
nos tempos do imperador
Selton Mello
nos tempos do imperador
Vivianne Pasmanter

Fontes / Referências: WikipédiaImdb e busca do site Imagoi.