Abertura da Novela
Ti Ti Ti é uma telenovela brasileira criada pela Rede Globo, exibida inicialmente de 19 de julho de 2010 a 18 de março de 2011, em 209 capítulos, com o último capítulo reexibido em 19 de março de 2011. Foi a 77ª “novela das sete” da emissora, passando no lugar de Tempos Modernos e sendo substituída por Morde & Assopra.
É um remake de duas novelas escritas por Cassiano Gabus Mendes: Plumas e Paetês (1980), de onde veio a história de Marcela, e a própria Ti Ti Ti (1985), de onde saiu a trama principal e o restante das paralelas, tendo mantido o nome da segunda na versão.
Foi adaptada por Maria Adelaide Amaral, com ajuda de Vincent Villari, Álvaro Ramos, Letícia Mey, Rodrigo Amaral e Marta Nehring, com direção de Marcelo Zambelli, Maria de Médicis, Fred Mayrink e Ary Coslov, e direção geral e de núcleo de Jorge Fernando.
Contou com as participações de Murilo Benício, Alexandre Borges, Cláudia Raia, Isis Valverde, Guilherme Winter, Caio Castro, Guilhermina Guinle e Malu Mader.
Informações Gerais
Formato: Telenovela
Gênero: Comédia romântica
Duração: 60 minutos
Criador(es): Maria Adelaide Amaral
Baseado em: Ti Ti Ti e Plumas e Paetês, de Cassiano Gabus Mendes
País de origem: Brasil
Idioma original: português
Diretor(es): Jorge Fernando
Câmera: multicâmera
Roteirista(s): Vincent Villari / Álvaro Ramos / Letícia Mey / Rodrigo Amaral / Marta Nehring
Tema de abertura: “Ti Ti Ti”, Rita Lee
Tema de encerramento: “Ti Ti Ti”, Rita Lee
Localização: Rio de Janeiro / Belo Horizonte
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 19 de julho de 2010 – 18 de março de 2011
Episódios: 209
Produção
Em 2008 Maria Adelaide Amaral admitiu que não tinha vontade de voltar a escrever novelas – ela foi autora do remake de Anjo Mau, em 1997, após vinte anos como colaboradora de outras tramas – e que seu foco desde 1999 era produzir apenas minisséries. Em agosto de 2009 foi anunciado que a emissora faria um remake de Ti Ti Ti, originalmente criada por Cassiano Gabus Mendes em 1985, e Maria Adelaide foi convocada para escrever a nova versão, aceitando o posto por ser admiradora do autor. A autora, no entanto, considerou que Ti Ti Ti precisava de outras histórias paralelas marcantes e que pudessem atrair os jovens, tendo aval da emissora para adicionar na nova versão a trama da personagem Marcela da novela Plumas e Paetês, também escrita por Cassiano e inicialmente interpretada por Elizabeth Savalla.
Na trama original, Marcela pegava uma carona com Osmar e sua noiva Julia, que estavam indo à São Paulo apresentá-la para a família, porém o casal vem a falecer em um acidente e ela decide assumir o posto de falsa noiva para não ficar desamparada. No entanto, Maria Adelaide decidiu modernizar a história, apostando em um casal gay, Julinho e Osmar, no qual o segundo morria no acidente e Marcela assumia o posto de noiva à pedido de Julinho, que temia que a família de seu falecido noivo não aceitasse a sexualidade dele logo após o luto. Originalmente planejada para 2011, e que iria tomar o lugar de Morde & Assopra, no entanto a obra foi adiantada e passou a figurar antes desta, entrando no ar após Tempos Modernos, uma vez que a emissora não queria emendar duas tramas que abordassem tecnologia. As gravações tiveram início em 28 de abril de 2010 em Belo Horizonte, para onde viajaram Isis Valverde, André Arteche e Gustavo Leão para registrar as cenas iniciais de seus personagens antes da mudança para São Paulo.
Cláudia Raia teve que mudar diversas vezes de visual durante a telenovela, iniciando-a de cabelos pretos e mudando para o loiro e um corte mais curto em seguida. Já Murilo Benício teve que emagrecer 11 quilos, uma vez que havia engordado após A Favorita dois anos antes. Guilherme Winter participou dos primeiros capítulos e ficou fora da trama durante o primeiro mês para se recuperar de um problema de saúde. Maria Adelaide ficou satisfeita com o trabalho de diversos atores, escalando boa parte do elenco para sua próxima trama, Sangue Bom, incluindo Malu Mader, Giulia Gam, Marco Ricca, Armando Babaioff, Mayana Neiva, Maria Helena Chira, além de Humberto Carrão, Sophie Charlotte e Marco Pigossi como protagonistas.
Escolha do elenco
Cássio Gabus Mendes foi o primeiro chamado para interpretar o protagonista Victor Valentim, porém o ator alegou que se sentiria abalado em estar em uma trama inicialmente escrita por seu pai, sendo que o papel ficou para Murilo Benício. Fábio Assunção foi o primeiro nome cotado para interpretar o outro protagonista, Jacques Leclair, porém o ator foi considerado inexperiente na comédia e a produção temeu que isso pudesse prejudicar o andamento da trama. Eduardo Moscovis foi chamado para o papel, no entanto ele recusou por não desejar mais fazer novelas, apenas seriados – o ator só voltaria para uma em A Regra do Jogo, em 2015, dez anos após sua última. Alexandre Borges foi chamado na sequência após ser sugerido por Cláudia Raia. Inicialmente Drica Moraes foi confirmada como Susana, porém a atriz teve que deixar os primeiros ensaios por problemas de saúde e foi substituída por Malu Mader.
Mariana Rios foi escalada para interpretar Desirée, porém logo depois a atriz foi deslocada para Araguaia sem maiores explicações e substituída por Mayana Neiva. Deborah Evelyn, Ângela Vieira e Christiane Torloni eram as opções da direção para viver Rebeca, sendo que a terceira foi escolhida por sugestão de Eva Wilma, a interprete original da personagem. Caio Castro foi convidado pela autora enquanto ainda estava em Malhação, tendo que deixar a trama para aceitar o papel. Juliana Alves foi a primeira antagonista negra de uma telenovela contemporânea da Rede Globo. Armando Babaioff entrou na trama em 28 de dezembro interpretando um surfista que se envolvia com Jaqueline, mas se apaixonaria mesmo por Julinho.
Participações especiais
A modelo Luíza Brunet fez algumas participações na trama. A primeira delas no dia 7 de setembro de 2010, quando foi conhecer os ateliês de Victor Valentim e Jacques Leclair. No capítulo do dia 20 de setembro, onde ela comanda um desfile de moda e usou dois vestidos diferentes e também no último capítulo. Débora Falabella também fez uma participação decisiva na novela. Ela interpretou Isabel, a antiga namorada de Renato (Guilherme Winter) e que veio disposta a disputá-lo com Marcela (Isis Valverde). A atriz entrou na trama no dia 1 de fevereiro de 2011. A apresentadora Xuxa fez uma participação especial no capítulo do dia 12 de fevereiro de 2011. A Rainha foi o “presente” de aniversário que Ariclenes (Murilo Benício) deu a Jaqueline (Cláudia Raia), juntas elas cantaram o hit “Ilariê”. Drica Moraes após se recuperar, fez uma participação na reta final da novela, interpretando Teresa Batalha, uma fisioterapeuta e antiga amiga de Jaqueline (Cláudia Raia). As cenas dela começaram a ir ao ar a partir de 2 de março de 2011.
Chamada de Elenco
Enredo
Alexandre Borges e Murilo Benício interpretam os rivais da história, respectivamente Jacques Leclair e Victor Valentim, que passam a novela inteira a se digladiar para ver quem se destaca no mundo na moda como estilista bem-sucedido, com o nome transformado em grife e as coleções desfiladas nas grandes semanas de moda e fotografadas para as revistas de celebridades. Seus nomes, no entanto, não são verdadeiros. Sob a personalidade espalhafatosa, afetada e sedutora de Jacques Leclair se esconde o divertido e cafona André Spina, pai de quatro filhos, que trabalha com o segmento de vestidos para festas. Victor Valentim, por sua vez, é uma figura inventada por Ariclenes Martins, o Ari, para disputar os holofotes com André.
Nascidos no mesmo bairro do Belenzinho, na zona leste da cidade de São Paulo, e inimigos desde a infância, Ariclenes Martins e André Spina sempre disputaram tudo: brinquedos, amigos e garotas. André é dono de um ateliê no bairro do Tatuapé, também na zona leste da cidade, onde atende pelo nome de Jacques Leclair, sendo muito prestigiado pela elite da região.
Grande parte de seu sucesso vem de seu irresistível poder de sedução, que ele disfarça assumindo um comportamento afetado, como se fosse gay, para não despertar os ciúmes dos maridos de suas clientes. Ele começou a carreira ao lado da costureira Marta (Dira Paes), sua vizinha no Belenzinho, que confeccionou suas primeiras criações e o incentivou a investir em roupas de festa. Abandonou-a quando conheceu Ana Maria, filha de um grande atacadista e que tinha o dinheiro necessário para ele montar seu primeiro ateliê. Com Ana Maria, teve quatro filhos: Pedro (Marco Pigossi), Valquíria (Juliana Paiva) e os gêmeos Maria Beatriz, a Mabi (Clara Tiezzi), e Luis Felipe, o Lipe (David Lucas). Bem de vida, morando num duplex do Jardim Anália Franco com os filhos e a tia, Júlia (Nicette Bruno), que o criou como filho, André sonha transformar-se em um estilista de elite, e é nesse contexto que conhece Jaqueline (Cláudia Raia).
Jaqueline mora em um amplo apartamento no bairro dos Jardins. Elegante e de indiscutível bom gosto, vive um casamento falido com Breno (Tato Gabus Mendes), com quem tem uma filha, Thaísa (Fernanda Souza), que em nada se parece com a mãe. Por sugestão de uma amiga de Thaísa, que precisa comprar um vestido para uma festa, Jaqueline chega ao ateliê de Jacques Leclair e se encanta pelo jeito sedutor do estilista. Assim como outras clientes, ela não resiste ao charme de Jacques e se torna sua amante.
Com seu extremo bom gosto, Jaqueline percebe que o problema dos vestidos de Jacques Leclair é o excesso de informação: as roupas são bem cortadas, mas há muitos brilhos e babados. Ela começa a editar as criações, fazendo pequenas adaptações nos croquis originais e transformando os vestidos em peças sofisticadas, levando o estilista a se dar conta de que precisa daquela mulher como seu braço direito. Além disso, Jaqueline é a chave das portas do high society que Jacques tanto almeja, graças a sua rede de relações sociais. Ela é grande amiga de Stela (Mila Moreira), personal stylist que dá consultoria a empresas e personalidades, e que tem uma coluna na conceituada revista Moda Brasil. Com Jaqueline a seu lado, o nome de Jacques Leclair finalmente começa a aparecer.
Apaixonada pelo estilista, Jaqueline resolve se separar de Breno e dá início a uma guerra pelo patrimônio familiar. Breno contrata o detetive particular Mário Fofoca (Luis Gustavo) para que ele comprove a infidelidade da esposa, de acordo com o contrato pré-nupcial assinado pelos dois, ele pode expulsá-la de casa só com a roupa do corpo caso comprove que ela é infiel. Jaqueline sai de casa certa de que vai se casar com Jacques Leclair, mas o estilista, que não está apaixonado, dá a desculpa esfarrapada de que seus filhos não o perdoariam se ele tentasse substituir a falecida mãe deles.
Jaqueline passa a viver na esperança de se casar com Jacques quando os filhos se emanciparem, e não se importa de ajudá-lo a brilhar no mundo da moda. Mas o estilista, vaidoso, seduz as clientes e sai com várias delas, sempre escondido da ciumenta Jaqueline. Até que Jaqueline contrata Clotilde (Juliana Alves) para trabalhar no ateliê, sem imaginar que o objetivo da moça de aparência humilde é conquistar e casar-se com Jacques Leclair. Apaixonado, André se rende aos encantos da ardilosa moça. Quando Jaqueline descobre o envolvimento dos dois, jura vingança.
Ari, por sua vez, chegou a ganhar muito dinheiro na loteria. Casou-se com a namorada, Suzana (Malu Mader), com quem teve um filho, Luti (Humberto Carrão), e foi morar com a família no bairro nobre dos Jardins. Por não saber administrar seu dinheiro, perdeu tudo depois de apostar em negócios incertos. O casamento acabou, já que Ari e Suzana descobriram ter personalidades e estilos incompatíveis. Suzana se dedicou aos estudos, conquistou seu espaço no mercado e chegou a chefe da revista Moda Brasil. Com o fim da fortuna de Ari, viu-se obrigada a sustentar o ex-marido para não prejudicar os estudos do filho, que decidiu morar com o pai. É Suzana quem paga o aluguel dos dois. Sensato, Luti sabia que Ari precisava mais dele do que sua mãe, e optou por ajudá-lo a pagar as contas da casa. O rapaz se divide entre a faculdade de belas artes e trabalhos como garçom.
Enquanto espera ser novamente agraciado pela sorte, e certo de que uma ideia genial o fará recuperar a fortuna que teve um dia, Ari inventa projetos que nunca dão certo, sempre com a ajuda do amigo Chico (Rodrigo Lopéz), um tipo mais atrapalhado do que ele. Até que sua atenção é atraída por uma senhora maltrapilha, uma moradora de rua que carrega consigo uma coleção de bonecas para as quais cria diversos modelos de vestidos. Entre seus pertences, está um boneco que ela apresenta como Victor Valentim, “o mais belo e corajoso príncipe da Espanha”. Ari não perde tempo e, diante da oportunidade que tem em mãos, abriga a senhora em uma casa de repouso, providencia tecidos e a estimula a criar novos e originais modelos. Em seguida, pede ao filho desenhista para transformá-los em croquis.
Ari leva os desenhos feitos por Luti para as costureiras Marta e Nicole (Elizângela), suas vizinhas no Belenzinho, confeccionarem os modelos, e revela o seu plano de se transformar em um famoso costureiro espanhol. Marta, que foi abandonada por Jacques Leclair no início da carreira, não acredita que o plano possa dar certo, mas aceita o risco. Eles convocam Desirée (Mayana Neiva), filha de Nicole, para desfilar o primeiro modelito, um deslumbrante vestido vermelho, em uma festa da revista Moda Brasil, diante de uma multidão de fotógrafos e convidados importantes do mundo fashion. O vestido faz enorme sucesso e todos querem saber o nome do estilista responsável pelo modelo, gerando um ti-ti-ti em torno da identidade de Victor Valentim, que Ari consegue manter em segredo até a reta final da trama.
Caracterizado como Valentim, com um figurino semelhante a de um toureiro, Ari é sedutor com as clientes, alimentando o mito do falso estilista espanhol. A certa altura, Jaqueline, que jurara vingar-se de Jacques, passa para o lado de Ari, para depois romper também com ele e criar sua própria grife.
O que Ari ignora é que a doce criadora original que costura os vestidos de bonecas, fonte de seu sucesso, é na verdade Cecília (Regina Braga), a mãe desaparecida de André. Logo após ser mãe, ela deixou o filho aos cuidados da irmã, Júlia, e fugiu com o novo namorado. Abandonada e sem coragem de voltar para casa, Cecília deixou que a culpa a consumisse de tal forma que afetou sua sanidade, a ponto de nem se lembrar do seu verdadeiro nome.
A rivalidade entre Ari e André se mantém durante toda a trama, sendo acirrada quando seus filhos, Luti e Valquíria, apaixonam-se, vivendo um namoro conturbado. A certa altura, Jaqueline, que havia até virado freira ao longo da trama, casa-se com o surfista Thales (Armando Babaioff), dono de uma confecção. O casamento, na verdade, é forjado, para que Thales possa resgatar a sua herança, retida por sua avó. O enlace, por sua vez, permite a Jaqueline se vingar de Jacques, fazendo-o assinar um contrato de sociedade com Thales. Na hora de assinar os papéis, Thales troca os documentos e Jacques acaba vendendo a sua marca para Thales, perdendo a autonomia de seus negócios. Jaqueline vira a diretora criativa da marca de Jacques Leclair.
Após muitas trocas de farpas, alfinetadas, sabotagens e altos e baixos de ambas as partes, os estilistas acabam concordando em fazer as pazes, ainda que a contragosto, depois que a história de Cecília é descoberta. Com os cuidados e o tratamento recebidos na clínica onde a Ari a deixou, a mãe de André recupera a memória e a sanidade, e volta para a família, exigindo uma trégua entre os dois.
Ari, que passou a novela inteira tentando reconquistar a ex-mulher, Suzana, descobre que Marta é a mulher de sua vida, e pede a costureira em casamento. Suzana encontra um novo amor, o escritor de novelas Fernando Flores (Fábio Assunção). E André continua com Clotilde.
No final da trama, Ari, Jaqueline e Jacques, após uma derrota de suas respectivas grifes em um concurso de moda, unem suas forças, incentivados por Clotilde, e criam uma sociedade para brilhar no mundo da moda.
Nicole da tapa na Stefany e é expulsa de casa
Exibição
Inicialmente, a trama era exibida com classificação livre para todos os públicos. Mas o Ministério da Justiça interveio e, a partir de 22 de setembro de 2010, a telenovela passou a ser não recomendada para menores de dez anos. A justificativa foi que eram exibidas cenas de consumo de drogas e agressões físicas e verbais, além de linguagem de conteúdo sexual.
Reprises
Foi reexibida pelo Vídeo Show, no quadro Novelão, de 4 a 17 de outubro de 2016, substituindo Celebridade e sendo substituída por Paraíso, em dez capítulos.
Será reexibida no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 29 de março de 2021, substituindo Laços de Família. É a primeira novela das 19h a ser reexibida na faixa durante a década de 2020, além de marcar a volta de Maria Adelaide Amaral no horário das 16h30 desde a re-reprise de Anjo Mau em 2016.
Elenco
- Murilo Benício – Ariclenes Martins (Ari) / Victor Valentim
- Alexandre Borges – André Spina / Jacques Leclair
- Cláudia Raia – Jaqueline Maldonado (Jaque) / Irmã Desgosto
- Isis Valverde – Marcela de Andrade
- Caio Castro – Edgar Sampaio
- Guilherme Winter – Lucas Renatto Villa Sanches
- Juliana Alves – Clotilde Matoso
- Guilhermina Guinle – Luísa Salgado
- Dira Paes – Marta Moura
- Malu Mader – Suzana Martins
- Humberto Carrão – Luis Otávio Martins (Luti)
- Maria Helena Chira – Camila Bianchi
- Juliana Paiva – Valquíria Spina (Val)
- Rafael Cardoso – Jorgito Bianchi
- Mayana Neiva – Desirée Oliveira
- Alexandre Slaviero – Armando das Cruzes Maragoli (Armandinho)
- Sophie Charlotte – Stéfany Oliveira
- Marco Pigossi – Pedro Luis Spina
- Carolina Oliveira – Gabriela Moura (Gabi)
- Christiane Torloni – Rebeca Bianchi
- Marco Ricca – Higino Oliveira (Gino)
- Giulia Gam – Bruna Soares Sampaio
- Leopoldo Pacheco – Gustavo Sampaio
- André Arteche – Júlio Santana (Julinho)
- Armando Babaioff – Thales Salmerón
- Thaila Ayala – Amanda Moura Spina
- Regina Braga – Cecília Spina
- Tato Gabus Mendes – Breno Rodrigues
- Elizângela – Daguijane Oliveira (Nicole)
- Rodrigo Lopéz – Francisco da Silva (Chico)
- Betty Gofman – Maria do Socorro / Miss Help Adams
- Fernanda Souza – Thaísa Maldonado Rodrigues
- Josafá Filho – Dr. Eduardo Rezende
- Mônica Martelli – Dorinha Bacelar
- Mila Moreira – Stela Sanches
- Nicette Bruno – Júlia Spina
- Luis Gustavo – Mário Fofoca
- Maria Célia Camargo – Dona Mocinha Maragoli / Alaíde Pimenta
- Marcos Frota – Luís Carlos Massa (Massa) / Joel
- Kika Kalache – Graça Diniz
- Ricardo Duque – Francis Fiúza
- Rafael Zulu – Adriano Novaes
- Cacau Protásio – Fátima
- Yaçanã Martins – Penha Mesquita
- Thiago Picchi – Helinho
- Carolinie Figueiredo – Maria Eduarda Macedo (Madu)
- Izabella Bicalho – Irina
- Hilda Rebello – Olga Franco
- Marcelo Barros – Wagner
- Marcos Tumura – Vicky
- Felipe Luhan – Fábio Mendes (Fabinho)
- Ana Paula Pedro – Teca
- Viviane Netto – Paula
- Lúcia Bronstein – Magali
- Luís André Alvim – Alex
- Rosanna Viegas – Rosário
- David Lucas – Luís Felipe Spina (Lipe)
- Clara Tiezzi – Maria Beatriz Spina (Mabi) / Beatrice
- Júlio Oliveira – Ângelo Moura (Anjinho)
- Maria Carol Rebello – Lourdes Mesquita (Lurdinha)
Cenas da Novela
Participações Especiais
- Débora Falabella – Isabel Souto Farias
- Gustavo Leão – Osmar Sampaio
- Rodrigo Lombardi – Ricardo Prado
- Fábio Assunção – Fernando Flores
- Drica Moraes – Teresa Batalha
- Vera Zimmerman – Magda Costa Correia, Divina Magda
- Marília Pêra – Rafaela Alvaray
- Mauro Mendonça – Giancarlo Villa
- Daniela Escobar – Daguilene Oliveira (Pâmela)
- Débora Olivieri – Irmã Tormento / Esmeralda
- Giordanna Forte – Irmã Martírio
- Beth Lamas – Irmã Flagelo
- Maria Regina Caldas – Irmã Suplício
- Rosa Marya Colin – Irmã Calvário
- Maria Zilda Bethlem – Gildete Malta (Madame Gigi)
- Nuno Leal Maia – Cassiano Guedes / Victor Valentim
- Paulo Goulart – Orlando Bianchi
- Berta Loran – Dona Soledad Salmerón
- Theodoro Cochrane – Dr. Queiroz
- Jaime Leibovitch – Dr. Augusto Lemos
- Gisele Fraga – Suellen Machado (Su)
- Eva Todor – Maria Josefina Cabral / Madame Kiki Blanche
- Kátia d’Angelo – Madame D’Angelo
- Vera Gimenez – Madame Cantanutti
- Stella Miranda – Madame Latiffa
- Xuxa Lopes – Madame Carneiro
- Bia Nunnes – Madame Clérry Benetazi
- Sura Berditchevsky – Madame Resende
- Cláudia Netto – Madame Perraux
- Gottsha – Madame Linda Ferguson
- Cristina Amadeo – Madame Lacerda
- Daniela Dinn – Madame Clara
- Adriana Quadros – Madame Isabela
- Mara Carvalho – Arianne
- Christiana Guinle – Lídia Macedo
- Danton Jardim – José Mendonça
- Dudu Cury – Evandro
- Priscila Camargo – Valdete
- Alcione Mazzeo – Jezebel
- Alexandre Dacosta – Elias
- Alexia Dechamps – Allana
- Alice Borges – Cristiana
- Júlio Levy – Adolfo Aragão
- Luciano Vianna – José
- Lui Mendes – Péricles
- Michel Max – Ricky
- Daiany Cristian – Cida
- Sophia Raia – Laurita (Laura K.)
- Ana Borges – Oriana
- Cris Rabelo – Kátia
- Isabel Wilker – Graziela
- Sílvio Pozzato – Antônio
- Dorival Carper – Ed Silveira
- Jessika Alves – Cecília (jovem)
- Vanessa Goulart – Júlia (jovem)
- Rafael Gevú – Ariclenes (criança)
- José Victor Pires – André (criança)
- Xuxa – Ela mesma
- Ana Furtado – Ela mesma
- Ana Maria Braga – Ela mesma
- Rita Lee – Ela mesma
- Luíza Brunet – Ela mesma
- Flávia Alessandra – Ela mesma
- Sheron Menezzes – Ela mesma
- Ellen Rocche – Ela mesma
- Preta Gil – Ela mesma
- Eduardo Dussek – Ele mesmo
- Jorge Fernando – Ele mesmo
- Silvio de Abreu – Ele mesmo
Audiência
Ti Ti Ti estreou com média de 29 pontos e picos de 32. Logo na primeira semana a trama estabilizou-se em índices entre 28 e 31 pontos, representando um grande aumento em relação à antecessora, Tempos Modernos, que constantemente ficava abaixo dos 20 e saiu do ar com a menor média da história das “novelas das sete”, derrubando em 7 a audiência de Caras & Bocas. Sua menor audiência foi de 20 pontos, registrada no dia 4 de setembro, um sábado. Três dias depois, em 7, a trama atingiu 33 pontos. Já em 11 de janeiro bateu seu recorde ao conquistar 35 pontos e picos de 42, audiência não vista em toda exibição da novela anterior. Em fevereiro a trama se tornou a mais assistida da emissora, ultrapassando a audiência da “novela das oito” Insensato Coração.
Em seu último capítulo registrou um novo recorde e marcou 37 pontos, com picos de 41 e 64% de participação dos televisores ligados. Sua média geral foi de 30 pontos, a segunda maior audiência em seis anos. Ti Ti Ti foi considerada pelos jornalistas especializados um um grande exemplo de como reverter uma situação de crise, uma vez que recuperou 6 pontos de média geral perdida pela trama anterior.
Entrevista com Gustavo Leao da Novela TiTiTi
Exibição internacional
O nome da novela em sua versão espanhola é Cuchicheos, onde a abertura sofre modificações no nome e nas letras dos créditos.
- Brasil
- Portugal
- República de El Salvador
- Bolívia
- Uruguai
- República Dominicana
- Nicarágua
- Chile
- Equador
- Argentina
- Moçambique
- Paraguai
- Coréia do Sul
- Angola
Trilha Sonora
A trilha sonora nacional da telenovela brasileira Ti Ti Ti foi lançada em agosto de 2010 pela Som Livre e foi dividida em dois CDs, e a internacional já foi lançada e também foi dividida em dois CDs.
Capa com: Tesouras da abertura
- “Rapte-me, Camaleoa” – Maria Gadú (tema de Jaqueline)
- “Teus Olhos” – Ivete Sangalo (Participação especial de Marcelo Camelo) (tema de Desirée e Armandinho)
- “Go Back” – Titãs (tema de Suzana)
- “Quem Eu Sou” – Sandy (tema de Thaísa)
- “Décadence Avec Élégance” – Zélia Duncan (tema geral)
- “Ti-Ti-Ti” – Rita Lee (tema de abertura)
- “Nature Boy” – Caetano Veloso (tema de Edgar)
- “Fala” – Gottsha (tema de Bruna)
- “You and I (Muito Obrigado, Axé)” – Sérgio Mendes, Carlinhos Brown e Nayanna Holley (tema geral)
- “Seu Tipo” – Ney Matogrosso (tema de Jacques Leclair)
- “Você Vai Lembrar de Mim” – Milton Guedes (tema de Renato)
- “Vestígios” – Jorge Guilherme (tema de Jorgito)
- “Agora é Moda” – Biquini Cavadão (tema geral)
- “Primeiro Beijo” – sim sou eu
Nacional Vol. 2
Capa com: Manequim da abertura
Nota: a música “Aventura” aparece no disco na versão original, mas a que tocava na novela era uma versão diferente.
- “O Que Eu Não Conheço” – Maria Bethânia (tema de Rebeca)
- “A Linha e o Linho” – Andrea Dutra e Marcus Nabuco (tema de Cecília)
- “Sei Lá” – Ricky Vallen (tema de Marcela)
- “Soldier of Love” – João Pinheiro (tema geral)
- “Como Eu Vou Viver (How Do I Live)” – Tânia Mara (tema de Marta)
- “Overjoyed” – Alcione (tema de Edgar e Luísa)
- “Cala a Boca e Me Beija” – Karla Sabah (tema de Stéfany)
- “Crença” – Dudu Falcão part. esp. Lenine (tema de Gino)
- “Não Se Apavore” – Luca Mundaca (tema de Valquíria)
- “Quando a Gente Ama Pra Valer” – Ana e Mú (tema de Valquíria e Luti)
- “Aventura” – Eduardo Dussek (tema de Luti)
- “Um Filme com Final Feliz” – The Originals (tema de Nicole e Chico)
- “Quizás, Quizás” – Jussara Silveira (tema de Victor Valentim)
- “Ele Vai Dar Pinta” – João Sabiá (tema de Adriano)
- “A Vida é Dura” – Benito Di Paula e Demônios da Garoa (tema de Ari)
Internacional Vol. 1
Capa com: Alexandre Borges (Jacques Leclair)
- “Gypsy (canção de Shakira)” – Shakira (tema de Clotilde )
- “Put It in a Love Song” – Alicia Keys feat. Beyoncé (tema geral)
- “Blah Blah Blah” – Ke$ha feat. 3OH!3 (tema das festas)
- “Glam” – Christina Aguilera (tema das festas)
- “Nothin’ on You” – B.o.B feat. Bruno Mars (tema de Thaísa e Eduardo)
- “Paris Nights/New York Mornings” – Corinne Bailey Rae (tema de locação)
- “Hey, Soul Sister” – Train (tema de locação)
- “Friend” – Lowrider (tema geral)
- “Heartbreak Warfare” – John Mayer (tema de Thales)
- “Need You Now” – Lady Antebellum (tema de Desireé e Jorgito)
- “Hold On” – Michael Bublé (tema de Rebeca e Gino)
- “Not the Right Day” – Lu Alone (tema de Camila e Luti)
- “Falling For U” – Mister Jam feat. Wanessa (tema das festas)
- “If a Song Could Get Me You” – Marit Larsen (tema de Lipe)
Internacional Vol. 2
Capa com: Murilo Benício (Victor Valentim)
- “Desde Cuando” – Alejandro Sanz (tema de Pedro e Gabriela)
- “True Colors” – Alessandra Maestrini (tema de Julinho)
- “Cry Me a River” – Diana Krall (tema romântico geral)
- “Rock and Roll Lullaby” – Pato Fu (tema de Thaísa)
- “Es Una Historia / I Am Singing” – Jon Secada (tema de Suzana e Ari)
- “That’s Life” – Westlife (tema de Jaqueline e Jacques Leclair)
- “Begin the Beguine” – Dan Torres (tema romântico geral)
- “You’ll See” – Susan Boyle (tema de Marcela e Edgar)
- “La Vie en Rose” – Martina Engel (tema das festas)
- “The Greatest Love of All” – Rosana Fiengo (tema de Marcela)
- “S’wonderful” – Pery Ribeiro (tema de locação: São Paulo)
- “Let’s Face the Music and Dance” – Ronaldo Canto e Mello (tema geral)
- “Volver a Empezar” – Parayzo (tema geral)
Prêmios
Prêmio Arte Qualidade Brasil (2010)
- Melhor novela
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
- Melhor atriz revelação – Mayana Neiva (Desirée)
- Melhor ator revelação – Caio Castro (Edgar)
- Melhor atriz infantil/juvenil – Clara Tiezzi (Mabi)
- Melhor ator infantil/juvenil – David Lucas (Lipe)
- Melhor autora – Maria Adelaide Amaral
- Melhor diretor – Jorge Fernando
Prêmio Extra de Televisão (2010)
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
APCA (2010)
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
Prêmio Paulistanos do Ano (2010)
- Ator – Alexandre Borges (André/Jacques)
Capricho Awards (2010)
- Melhor ator – Caio Castro (Edgar)
- Melhor atriz – Ísis Valverde (Marcela)
PopTevê – site “UOL”
- Melhor novela
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
Prêmio TV Press (2010)
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
Prêmio Melhores da Revista da TV (2010)
- Melhor novela
- Melhor atriz – Cláudia Raia (Jaqueline)
- Revelação do ano – Clara Tiezzi (Mabi)
Melhores do ano – site “Portal O Planeta TV”
- Melhor novela
- Melhor ator de telenovela: Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
- Melhor autor de telenovela: Maria Adelaide Amaral
- Melhor abertura de telenovela
- Melhor par romântico de telenovela: Marcela (Ísis Valverde) e Edgar (Caio Castro)
- Destaque do ano: André Arteche (Julinho)
Melhores do ano – site “MdeMulher” (Ed. Abril)
- Melhor novela
- Atriz revelação – Mayana Neiva (Desirée)
- Melhor mocinha – Ísis Valverde (Marcela)
- Gato do ano – Caio Castro (Edgar)
Melhores do Ano – Domingão do Faustão (2010)
- Melhor ator ou atriz mirim – Clara Tiezzi (Mabi)
- Melhor atriz revelação – Mayana Neiva (Desirée)
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
- Melhor atriz – Cláudia Raia (Jaqueline)
Prêmio Minha Novela
- Melhor novela
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
- Atriz infantil – Clara Tiezzi (Mabi))
- Revelação do ano – Clara Tiezzi (Mabi)
- Casal do ano – Marcela (Ísis Valverde) e Edgar (Caio Castro)
Troféu Imprensa (SBT)
- Melhor novela
Troféu Internet (SBT)
- Melhor novela
Prêmio Contigo! de TV (2010)
- Melhor novela
- Melhor ator – Murilo Benício (Ariclenes/Victor Valentim)
- Melhor atriz – Cláudia Raia (Jaqueline)
- Melhor atriz infantil – Clara Tiezzi (Mabi)
- Melhor autora – Maria Adelaide Amaral
- Melhor diretor – Jorge Fernando
Top Of Business (2011)
- André Arteche