As Aventuras de Tintim | Trailer 2 Legendado
The Adventures of Tintin é um filme americano de 2011 baseado na série de quadrinhos As Aventuras de Tintim criada pelo autor belga Hergé. O longa é dirigido por Steven Spielberg, produzido por Peter Jackson e Kathleen Kennedy e escrito por Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish. O roteiro é baseado em três histórias: O Caranguejo das Tenazes de Ouro (1941), O Segredo do Licorne/Unicórnio (1943) e O Tesouro de Rackham (1944).
Spielberg adquiriu os direitos de Tintim pouco tempo depois da morte de Hergé em 1983, renovando a compra em 2002. Além disso, é também o primeiro filme em animação (Captura de movimentos) dirigido por Steven Spielberg, que sonhava com sua realização há anos, logo após ter falado em certa ocasião com Hergé por telefone. As filmagens deveriam começar em em outubro de 2008 para um lançamento em 2010, porém a estréia foi adiada para 2011 quando a Universal Pictures saiu da produção. A Sony Pictures Entertainment decidiu co-produzir o filme, junto com a Paramount Pictures, através da Columbia Pictures. O atraso fez com que Thomas Sangster, que havia sido escolhido para interpretar Tintim, saísse do projeto. O produtor Peter Jackson, cuja companhia Weta Digital está criando a animação computadorizada, planeja dirigir a sequência. Spielberg e Jackson tem a esperança de co-dirigirem um terceiro filme. O filme estreou na Europa cerca de dois meses antes dos Estados Unidos, porque o personagem de Tintim é mais conhecido nos países europeus, e a boa repercussão poderia ajudar na propaganda do filme nos cinemas americanos
Informações Gerais
Estados Unidos: Nova Zelândia Ano:2011
Duração: 107 min
Direção: Steven Spielberg
Produção: Peter Jackson
Steven Spielberg
Kathleen Kennedy
Roteiro: Steven Moffat
Edgar Wright
Joe Cornish
Baseado em: As Aventuras de Tintim de Hergé
Elenco: Jamie Bell
Andy Serkis
Simon Pegg
Nick Frost
Daniel Craig
Gênero: aventura
mistério
Música: John Williams
Cinematografia: Janusz Kamiński
Edição: Michael Kahn
Companhia(s) produtora(s): Amblin Entertainment:
The Kennedy/Marshall Company
WingNut Films
Nickelodeon Movies
Distribuição: Paramount Pictures
Columbia Pictures
Lançamento: Portugal 27 de outubro de 2011
Estados Unidos 21 de dezembro de 2011
Brasil 20 de janeiro de 2012
Idioma: inglês
Orçamento: US$ 135 milhões[2]
Receita: US$ 373.966.157
Sinopse
Ambientada na Bélgica em 1955 e abre em uma venda na praça da cidade. Depois de ter um retrato caricatural pintado de si mesmo por um artista local chamado Georges Prosper Remi, um jovem repórter e jornalista curioso, sábio, elegante e corajosamente inteligente chamado Tintin (Jamie Bell) vagueia pela praça da cidade. Ao fazê-lo, ele vê um modelo de veleiro pirata em miniatura em uma caixa de vidro, sendo vendido por um comerciante local. O navio em miniatura é chamado de “O Unicórnio”, e o comerciante diz a Tintim que foi adquirido na venda de uma propriedade de um velho marinheiro.
Tintim compra o navio por uma libra, mas assim que toma posse dele começa a chamar muita atenção, aparece um homem grande de bigode com sotaque americano, querendo comprar o barco. Ele se oferece para pagar a Tintim o dobro do que pagou, mas Tintim se recusa. O homem parece abalado, como se estivesse preocupado com Tintim, e sai correndo, dizendo a Tintim para ‘sair enquanto ainda pode’. como se Tintin estivesse em perigo.
Assim que ele sai, um homem magro com uma barba preta pontiaguda e casaco vermelho aparece, e também tenta comprar o navio em miniatura. Ele diz a Tintim que o navio foi comprado do vizinho Marlinspike Hall, que ele adquiriu, e deseja comprar o navio para devolvê-lo à sua antiga casa. Mesmo que ele diga a Tintim para “nomear seu preço”, o jovem novamente se recusa novamente e vai embora. Ao sair, o homem magro pergunta ao comerciante se ele sabe quem é o jovem. “Todo mundo sabe quem ele é”, diz o comerciante. “Isso é Tintim.”
AS AVENTURAS DE TINTIM 1
Voltando ao seu apartamento, a curiosidade de Tintim em torno do navio em miniatura é despertada e ele tenta encontrar uma lupa para examiná-lo. No entanto, um feroz gato cinza siamês entra no apartamento, fazendo com que seu cão fox terrier branco inteligente, mas travesso, chamado Snowy, o persiga pela sala. Durante a perseguição, Snowy acidentalmente derruba o navio no chão, quebrando seus mastros. Quando Tintim o pega, ele não vê um pequeno cilindro de metal cair do buraco do mastro e rolar para baixo da mesa próxima.
Querendo mais informações, os dois visitam uma biblioteca do museu marítimo, onde Tintim lê em um livro que o navio afundou no mar, carregando rum e tabaco, mas se supunha que o navio (capitado pelo lendário cavaleiro marinheiro histórico capitão Sir Francis Haddock) , pode ter tido uma carga secreta a bordo. Também observa que após a perda de seu navio, o capitão alegou que sua linhagem familiar agora estava amaldiçoada. enquanto ele lê durante a noite tempestuosa, ele descobre que é um mistério absoluto o que aconteceu no navio e muitas fontes, exploradores, teóricos e cientistas tentaram muito descobrir o que aconteceu e todos falharam. apenas um verdadeiro descendente de Haddock seria capaz de descobrir o segredo do unicórnio.
Voltando ao seu apartamento, Tintim fica chocado ao descobrir que o modelo de nave se foi! Assumindo que pode ter sido roubado pelo homem magro na praça da cidade, Tintim entra sorrateiramente no Marlinspike Hall. Em uma caixa de vidro em um quarto escuro, ele encontra uma nave idêntica, mas fica inconsciente. Quando ele acorda, ele encontra o homem magro e seu mordomo, Nester. Tintim solicita a devolução de sua propriedade, mas logo fica surpreso ao descobrir que, embora o navio em miniatura seja do Unicórnio, é um modelo diferente, ininterrupto como seu navio.
Enquanto é escoltado para fora, o mordomo diz a Tintim que ele deve verificar “todas as peças” do navio que ele tinha.
Voltando ao seu apartamento, Tintim fica ainda mais chocado ao encontrar seu lugar devastado e saqueado em uma bagunça! Procurando perto da cômoda onde ele colocou o navio, ele encontra o cilindro de metal embaixo. Ele logo descobre que ele contém um pergaminho, com uma mensagem de dica de poema secreto escondido e marcações estranhas. ele descobre que a razão pela qual quem roubou o apartamento foi para encontrar o pergaminho secreto escondido, mas felizmente não o fizeram.
Roman Cooperman – Escape from the Karaboudjan
Ao colocar o papel estranho na carteira, ele ouve sua senhoria, a Sra. Finch no andar de baixo, discutindo com um homem que quer entrar. Tintim desce e, pela porta da frente acorrentada, descobre que era o americano que queria comprar o navio no início do dia. O homem parece mais nervoso do que antes, alegando que alguém está matando outros para obter informações. Quando Tintim pergunta quem, balas são disparadas e rasgam a porta, e o homem cai no vestíbulo, sangrando até a morte. Tintim sai correndo para a rua, bem a tempo de ver um carro sedan azul se afastando.
Voltando ao foyer, ele encontra o homem ainda, mas um jornal próximo tem impressões digitais ensanguentadas destacando várias letras.
No dia seguinte, Tintim conversa com os dois desajeitados irmãos gêmeos detetives da polícia do assassinato, Thompson e Thomson. Eles afirmam que o homem se chama Barnaby Dawes e estava trabalhando para o FBI. Tintim também fala do jornal que encontrou, e que as letras destacadas parecem soletrar “Karaboudjan”.
Quando os dois investigadores se afastam, eles alertam Tintim sobre um batedor de carteiras que está circulando e, depois de se despedirem do apartamento de Tintim, eles têm um pequeno desentendimento com o batedor de carteiras. Ele também esbarra em Tintim, e o jovem entra em pânico ao perceber que o papel estranho que ele tinha agora se foi e o ladrão está fora de vista! Thompson e Thomson prometem recuperar sua carteira.
Voltando ao seu apartamento, vários homens grandes estão esperando por Tintim, eles o sequestram e o enfiam em um caixote. Snowy segue seu mestre a bordo de um grande navio de carga, chamado Karaboudjan.
Tintim é procurado pelo papel e encontra o homem magro, que revela que seu nome é o capitão Ivanovitch Sakharine. Sakharine afirma que está procurando o papel que Tintim tinha e revela que tem outro igual. Tintim afirma que não tem o papel, e ele e Snowy estão presos, enquanto Sakharine e seus homens decidem o que fazer a seguir.
Eventualmente, Tintin consegue escapar por uma vigia externa no navio, para outra sala. Lá, ele encontra o marinheiro escocês Capitão Archibald Haddock (Andy Serkis). O capitão parece estar em um estupor bêbado e rabugento, mas raivoso, devido ao motim de sua tripulação para Sakharine. Tintim concorda em ajudar o Capitão a escapar, e fica surpreso ao descobrir que ele está relacionado ao salão Haddocks of Marlinspike.
The Adventures Of Tintin (2011)
Tintim conta a Haddock sobre o pergaminho que encontrou e o boato de que apenas um Haddock pode desvendar os segredos do Unicórnio. Haddock afirma que seu avô lhe contou uma história em seu leito de morte, mas desde então a esqueceu. Quando Tintim pergunta sobre outros parentes, Haddock afirma que dos três irmãos, ele é o último dos membros da família. Isso fica na mente de Tintim enquanto eles escapam do navio.
Na saída, Tintim passa pela sala de rádio e ouve falar de ‘The Milanese Nightingale’, e obtém as coordenadas para o próximo local do navio: Bagghar.
Fazendo sua fuga em um bote salva-vidas, Sakharine envia dois de seus homens em um hidroavião para encontrá-los. Tintin consegue atirar no avião, danificando seu motor, fazendo com que eles pousem. Os dois pilotos são amarrados e Tintin consegue consertar o avião, antes que ele, Haddock e Snowy pilotem o avião em direção a Bagghar. No entanto, uma tempestade sobre uma área desértica faz com que o avião caia, e os três se encontram abandonados andando pelo deserto.
Nos últimos espasmos de seu estupor alcoólico, Haddock começa a ter alucinações, e a memória enterrada da história de seu avô ganha vida em sua mente.
Haddock então começa a relatar a história de seu ancestral, Sir Francis Haddock, Capitão do Unicórnio. O navio foi ultrapassado por piratas, liderados por um capitão-chefe de lenço vermelho escuro e malvado conhecido como Red Rackham. Embora se diga que o Unicorn transportava carga padrão, Rackham tem certeza de que há mais no navio.
Sir Francis permitiu que Rackham entrasse no porão secreto que continha tesouros e joias de ouro escondidos, mas ficou furioso quando Rackham voltou atrás em sua palavra e permitiu que a tripulação fosse devorada por tubarões. Sir Francis então explodiu o Unicórnio para evitar que Rackham pegasse o tesouro. Escapando do naufrágio, Sir Francis foi amaldiçoado por Rackham, que alegou que eles se encontrariam novamente, “em outra época, em outro lugar”. É agora que Haddock percebe que Sakharine é parente de Red Rackham.
Em seu último suspiro no deserto, eles são tropeçados e resgatados por soldados de patrulha que os levam de volta à sua fortaleza no deserto de Afghar. Lá eles se recuperam e depois de beber um pouco mais de álcool, Haddock relembra a parte final da história.
Depois de ouvir essa história, os três finalmente chegam a Bagghar, onde ficam surpresos ao encontrar os Thompsons disfarçados, que recuperaram a carteira de Tintim, junto com o papel especial.
e entre no palácio de Omar Ben Salaad, que dizem ter uma miniatura do Unicórnio. Também está disponível uma apresentação da cantora de ópera Bianca Castafiore, também conhecida como ‘The Milanese Nightingale’. Enquanto sua voz operística enche o ar, a caixa de vidro especial do modelo Unicórnio é quebrada em fraturas e pedacinhos, e Sakharine reage, enviando seu falcão de estimação para quebrar o mastro do navio e roubar o último dos pergaminhos.
Captain Haddock Conquers The Sea
Segue-se uma perseguição em alta velocidade pela cidade, com Tintin eventualmente cedendo às exigências de Sakharine de lhe dar os pergaminhos para evitar que ele afogue Haddock e Snowy.
Após o incidente, Sakharine e seus homens partem no Karaboudjan. Tintim está prestes a desistir, quando percebe que estando na sala de mensagens da nave, ele conhece o sinal, e eles podem denunciá-lo à Interpol, ajudando-os a rastrear para onde está indo.
O navio finalmente entra no porto de volta onde a aventura começou. É aqui (através do uso de outro hidroavião), Tintin, Haddock, Snowy e os Thompsons estão esperando para prender Sakharine.
No entanto, Sakharine aponta uma arma para o grupo, antes de entrar em um guindaste nas proximidades, e lutar contra Haddock em outro, eles lutam como dois homens empunhando cutelos. No final, Sakharine ganha vantagem e tenta queimar os três pergaminhos, antes que Tintim consiga recuperá-los.
À medida que o sol nasce sobre as docas, Tintim e Haddock alinham os pergaminhos e verificam se eles contêm coordenadas. Seguindo-os, eles acabam no salão Marlinspike. Lá, Haddock menciona um certo porão de que ele se lembrava quando era menino. Eles acabam descobrindo que o porão foi murado por Sir Francis Haddock quando ele perdeu a casa. Eles arrombam o porão falso da casa e entram no segundo porão.
Eles encontram uma estátua de São João Evangelista, e Tintim se lembra de uma linha do poema – “E então brilha a cruz da águia”. Ele deduz que São João, além de ser representado com uma águia, também é chamado de Águia de Patmos, e então ele É a águia.
Perto da estátua, eles encontram um globo, no qual Haddock olha para ele e observa que contém uma ilha extra e que deve ter sido um erro. Tintim diz que não foi um engano, e que Sir Francis apostou em seu descendente, um homem que podia olhar para um globo e descobrir se até mesmo uma pequena ilha estava fora do lugar; um homem que conhecia os mares como a palma de sua mão, poderia entender a pista.
Haddock pressiona a pequena ilha no globo, e ela se desfaz, revelando que era um botão aberto e o tesouro de Red Rackham estava escondido dentro dele, junto com o chapéu de Sir Francis. Enquanto o capitão usa o chapéu e diz que tudo acabou, Tintim encontra outra pista no fundo do globo oco, com uma pista de onde está localizado o tesouro restante. Assim, Tintim e Haddock se preparam para sua próxima grande aventura. uma busca oceânica pelo tesouro perdido secreto de Red Rackham.
Elenco
- Jamie Bell como Tintim. Bell substituiu Thomas Sangster, que saiu do projeto quando as filmagens foram adiadas em outubro de 2008. Jackson sugeriu dar o papel à Bell, tendo trabalhado com ele em King Kong.
- Andy Serkis como Capitão Haddock. Serkis interpretou Gollum nos filmes O Senhor dos Anéis e em King Kong, todos de Peter Jackson, sendo ambos papéis que requeriam captura de movimento. Serkis brincou dizendo que ele estava preocupado que Jackson queria que ele interpretasse Milu, o cachorro de Tintim, que será animado tradicionalmente. Serkis disse que ao reler os quadrinhos para o papel, ele achou que eles tinham uma qualidade surreal Monty Python. Serkis também interpreta o ancestral de Haddock, Sir Francis Haddock, nos flashbacks.
- Simon Pegg e Nick Frost como Dupond e Dupont, atrapalhados detetives que são quase completamente idênticos. Spielberg convidou Pegg para visitar os cenários e ofereceu o papel depois dele ter completado How to Lose Friends & Alienate People.
- Daniel Craig como Sakharine e Rackham, o Terrível, o pirata que atacou o Unicórnio, o navio capitaneado por Sir Francis Haddock. Craig já havia trabalhado com Spielberg em Munich.
- Tony Curran como Tenente Delacourt, um aliado de Tintim.
- Toby Jones como Aristides Silk, um abatedor de carteiras.
- Gad Elmaleh como Omar Ben Salaad.
- Mackenzie Crook como Ernie
- Daniel Mays como Allan
Produção
Desenvolvimento
Spielberg era um ávido fã dos quadrinhos As Aventuras de Tintim, descobrindo-os em 1981 quando uma resenha comparou Raiders of the Lost Ark a Tintim. Sua secretária lhe trouxe as edições em francês de cada livro; apesar dele não entender nada no que estava sendo dito, ele se apaixonou pela sua arte. Enquanto isso, o criador dos quadrinhos, Hergé, que não havia gostado dos filmes anteriores com atores de verdade, se tornou um fã de Spielberg. Michael Farr, autor de Tintin: The Complete Companion, lembra que Hergé “achou que Spielberg era a única pessoa que poderia fazer justiça a Tintim”.Spielberg e sua parceira de produção Kathleen Kennedy, da Amblin Entertainment, deveriam se encontrar com Hergé em 1983 durante as filmagens de Indiana Jones and the Temple of Doom em Londres. Hergé morreu naquela semana, porém sua viúva decidiu dár-lhes os direitos do personagem. Uma opção de três anos para os filmes foi completada em 1985, com a Universal Pictures como distribuídora.
Spielberg pediu para a roteirista de E.T. the Extra-Terrestrial, Melissa Mathison, escrever um roteiro onde Tintim batalharia com caçadores de marfim na África. Spielberg viu Tintim como “Indiana Jones para as crianças” e que que Jack Nicholson interpretasse o Capitão Haddock. Insatisfeito com o roteiro, Spielberg continuou com a produção de Indiana Jones and the Last Crusade. Os direitos retornaram para a Hergé Foundation. Claude Berri e Roman Polanski ficaram interessados em filmar os quadrinhos, apesar da Warner Bros. ter negociado por muito tempo pela aquisição dos direitos, eles não conseguiram garantir a “integridade criativa” que a Foundation tinha encontrado em Spielberg. Em 2001, Spielberg revelou seu interesse em fazer Tintim como uma animação computadorizada. Em novembro de 2002, a DreamWorks restabeleceu a opção para uma série de filmes, com Spielberg dizendo que ele apenas produziria os filme. Em 2004, a revista francesa Capital reportou que Spielberg estava planejando uma trilogia baseada em Le Secret de la Licorne/Le Trésor de Rackham le Rouge, Les Sept Boules de Cristal/Le Temple du Soleil e Le Lotus Bleu/Tintin au Tibet (que não são uma história única, porém ambas possuem o personagem Tchang Chong-Chen). Nessa época, Spielberg tinha mudado de ideia sobre uma adaptação com atores reais, e chamou Peter Jackson para perguntar se Weta Digital poderia criar um Milu gerado por computador.
The.Adventures.of.Tintin.2011
Jackson, um fã de longa data dos quadrinhos, já tinha usado captura de movimento em O Senhor dos Anéis e King Kong. Ele sugeriu que uma adaptação com atores reais não faria justiça aos quadrinhos e que a captura de movimento era o melhor modo de representar o mundo de Tintim. Uma semana de filmagens ocorreu em novembro de 2006 em Los Angeles, Califórnia, no mesmo estúdio que James Cameron filmou Avatar. Andy Serkis já havia sido contratado, enquanto Jackson interpretou Tintim. Cameron e Robert Zemeckis estavam presentes na gravação. As imagens foram transmitidas para a Weta Digital, que produziu um teste de vinte minutos que demonstrava uma apresentação fotorealista dos personagens. Spielberg disse que não viu nenhum problema em filmar digitalmente já que ele encarava o filme como uma animação, e reiterou que seu trabalho normal sempre seria filmado tradicionalmente.
O anuncio oficial da colaboração foi feito em maio de 2007, apesar dos dois cineastas terem de esperar para iniciar as gravações: Spielberg estava preparando Indiana Jones and the Kingdom of the Crystall Skull e Jackson planejando The Lovely Bones. Em outubro de 2007, Steven Moffat foi anunciado como roteirista para dois filmes de Tintim, dizendo que foi persuadido por Spielberg a aceitar o trabalho e que o diretor prometeu protegê-lo de interferências do estúdio. Moffat terminou seu primeiro roteiro, porém não conseguiu completar o segundo devido a Greve dos Roteiristas dos Estados Undios. Ele então se tornou produtor executivo de Doctor Who, forçando Spielberg e Jackson, o segundo um fã da série, a permitir que ele cumprisse suas obrigações no programa. Edgar Wright e Joe Cornish reescreveram o roteiro.
Mais filmagens testes ocorreram em março de 2008. Porém em agosto de 2008, um mês antes do início das filmagens principais, a Universal desistiu de co-produzir o filme, citando os baixos resultados de bilheteria de Monster House e Beowulf como também o pedido usual dos diretores de 30% da arrecadação total. A Paramount Pictures, distribuidora da DreamWorks, esperava se juntar com a Universal no projeto, já tendo gasto US$ 30 milhões em pré-produção. Spielberg apresentou imagens testes de dez minutos de duração, esperando que eles aprovassem as filmagens para outubro. A Paramount se ofereceu para produzir se os diretores optassem por não receber nenhuma porcentagem da arrecadação, Spielberg e Jackson se recusaram, e então negociaram com a Sony para co-financiar e distribuir o primeiro filme ao final de outubro. A Sony concordou em financiar dois filmes, apesar de Jackson dizer em um terceiro filme ainda pode acontecer.
Sequência
Dependendo do sucesso do filme, mais dois filmes de Tintim poderão ser produzidos. A primeira delas já tem um escritor, Anthony Horowitz, seria dirigido por Jackson e baseia-se em Les Sept Boules de Cristal e Le Temple du Soleil. O segundo seria co-dirigido por Jackson e Spielberg.
Prêmios e indicações
Prêmios
- Estados Unidos Globo de OuroMelhor filme de animação: 2011
Estados Unidos Satellite AwardsMelhor filme de animação: 2011
Estados Unidos Florida Film Critics CircleMelhor filme de animação: 2011
Estados Unidos New York Film Critics OnlineMelhor filme de animação: 2011
Canadá Toronto Film Critics AssociationMelhor filme de animação: 2011
Estados Unidos Oklahoma Film Critics CircleMelhor filme de animação: 2011
Estados Unidos St. Louis Gateway Film Critics AssociationMelhor filme de animação: 2011
Indicações
- Estados Unidos Satellite AwardsMelhor roteiro adaptado: 2011
Estados Unidos Los Angeles Film Critics AssociationMelhor filme de animação: 2011
Estados Unidos IGN AwardsMelhor filme de animação: 2011
Melhor ator: Andy Serkis – 2011
Estados Unidos BAFTAMelhor Filme de Animação: 2011
Estados Unidos OscarMelhor trilha sonora: 2011
Crítica
De um modo geral, o filme foi bem recebido pela crítica especializada. O jornalista Inácio Araújo, do periódico brasileiro Folha de S.Paulo, disse que o filme é “fiel à HQ”. “As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne” conseguiu 74% de aprovação dos críticos, segundo o Rotten Tomatoes. Já no IMDb, a animação tem 7.7 de aprovação, em um total de 10. No site MetaCritic, o filme conseguiu uma avaliação de 68%, num total de 100.
As Aventuras de Tintim (perseguição)
Bilheteria
De um modo geral, o filme tem ido bem nas bilheterias. No Brasil, o filme arrecadou um seu primeiro fim-de-semana em cartaz R$ 5 milhões, superando Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, o seu mais próximo concorrente.
Fora do Oscar e indicação ao BAFTA
As aventuras de Tintim foi indicado para o Oscar de melhor trilha sonora mas, surpreendentemente, não foi indicado para melhor filme de animação devido à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não aceitar animações em M.O.C.A.P., técnica que utiliza um ator de verdade e depois na pós-produção ele é substituído por uma animação. Em compensação, foi indicado ao BAFTA na mesma última categoria.
Sequências
Originalmente, o segundo filme de Tintin seria baseado nos álbuns Les sept boules de cristal e Le temple du soleil. No entanto, o roteirista Anthony Horowitz mais tarde afirmou que esses álbuns seriam adaptados em uma segunda sequência e outra história serviria de base para a primeira sequência.
Peter Jackson anunciou que iria dirigir a sequência assim que terminasse a trilogia O Hobbit. Dois anos antes de Le secret de la Licorne, Jackson mencionou que suas histórias favoritas de Tintin eram Les sept boules de cristal, Le temple du soleil, L’île noire e L’Affaire Tournesol, mas ele ainda não havia decidido quais histórias seriam a base da história para o segundo filme. Ele acrescentou que “seria ótimo” usar Objectif Lune e On a marché sur la Lune para um terceiro ou quarto filme da série.
Na época em que o filme foi lançado, Spielberg disse que álbum que formaria a sequência foi escolhido e que os detetives Dupond e Dupont teriam “um papel muito maior”. A sequência seria produzida por Spielberg e dirigida por Jackson. Kathleen Kennedy disse que o roteiro pode ser concluído em fevereiro ou março de 2012 e com a captura de movimento realizada durante o verão de 2012, para que o filme estivesse para ser lançado até o Natal de 2014 ou meados de 2015.
Nos meses que se seguiram ao lançamento do filme, Spielberg revelou que um esboço da história da sequência havia sido completado e que foi baseado em dois álbuns. Horowitz twittou que o Professor Girassol seria apresentado na sequência. Durante uma coletiva de imprensa na Bélgica por The Hobbit: An Unexpected Journey, Jackson disse que pretendia realizar a captura de movimento em 2013, visando uma data de lançamento em 2015.
AS AVENTURAS DE TINTIM final
Em março de 2013, Spielberg disse: “Não me envolva nisso, mas esperamos que o filme seja lançado na época do Natal de 2015. Sabemos quais álbuns estamos fazendo, não podemos compartilhar isso agora, mas estamos combinando dois álbuns que sempre foram planejados para serem combinados por Hergé. ” Ele se recusou a confirmar os nomes dos álbuns, mas disse que o Le lotus bleu provavelmente seria o terceiro filme de Tintin. Em dezembro de 2014, quando perguntado se a sequência de Tintin seria seu próximo projeto depois da trilogia O Hobbit, Jackson disse que ela seria feita “em algum momento em breve”. No entanto, ele acrescentou que queria dirigir dois filmes da Nova Zelândia antes disso.
Em junho de 2015, Jamie Bell afirmou que a sequência foi intitulada Tintin and the Temple of the Sun e que ele esperava que as filmagens começassem no início de 2016 para uma possível divulgação até o final de 2017 ou início de 2018. Em novembro de 2015, Horowitz afirmou que não estava mais trabalhando na sequência, e não sabia se ainda estava sendo feito, e em março de 2016, ele confirmou que o roteiro que ele havia escrito para a sequência foi descartado.
Em 19 de novembro de 2015, Polygon anunciou que a sequência foi intitulada The Adventures of Tintin: Prisoners of the Sun e que seria lançada em dezembro de 2016. Em 18 de março de 2016, Scout.co.nz anunciou que Jackson iria produzir a sequência em vez de direta, e que seria lançado em 16 de dezembro. Eles também anunciaram que um terceiro filme de Tintin estava em desenvolvimento, com Jackson atuando como produtor executivo. Jamie Bell e Andy Serkis foram relatados para reprisar seus papéis em ambos os filmes, mas Serkis afirmou no final do mês que ele não sabia quando a sequência ia entrar em produção, apesar de afirmar que Jackson ainda estava interessado em fazer isso.
Em março de 2018, Spielberg reiterou o texto acima dizendo “Peter Jackson tem que fazer a segunda parte. Normalmente, se tudo correr bem, ele logo começará a trabalhar no roteiro. Como são necessários dois anos de animação no filme, para você Eu não esperaria vê-lo por cerca de três anos. Mas Peter vai cumpri-lo. Tintim não está morto!”