Abertura da Novela
Verão 90 é uma telenovela brasileira criada pela Rede Globo, exibida inicialmente de 29 de janeiro a 26 de julho de 2019, em 154 capítulos, com reexibição do último capítulo em 27 de julho de 2019. Substituiu O Tempo Não Para e foi substituída por Bom Sucesso, sendo a 93.ª “novela das sete” exibida pela emissora.
Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com ajuda de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão e Luciane Reis, foi dirigida por Ana Paula Guimarães, Diego Morais e Bia Coelho. A direção geral foi de Jorge Fernando e Marcelo Zambelli e a direção artística de Jorge Fernando.
Teve as participações de Rafael Vitti, Isabelle Drummond, Jesuíta Barbosa, Dira Paes, Cláudia Raia, Humberto Martins, Camila Queiroz e Totia Meireles.
Informações Gerais
Formato: Telenovela
Gênero: Comédia romântica
Duração: 50 minutos
Criador(es): Izabel de Oliveira/ Paula Amaral
País de origem: Brasil
Idioma original: Português
Diretor(es): Jorge Fernando
Câmera: Multicâmera
Roteirista(s): Daisy Chaves /Isabel Muniz/ João Brandão/ Luciane Reis
Tema de abertura: “Pump Up the Jam”, Technotronic
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 29 de janeiro – 26 de julho de 2019
Episódios: 154
Programas relacionados: Samantha!/ Segundo Sol/ Cheias de Charme
Produção
Inicialmente nomeada Anos Incríveis, a novela começou a ser desenvolvida por Izabel de Oliveira e Paula Amaral no segundo semestre de 2015 e teve a sinopse aprovada em março de 2016. A decisão de Izabel de formar uma coautoria com Paula em vez de Filipe Miguez – com quem havia escrito Cheias de Charme e Geração Brasil – deu-se pelas divergências artísticas entre os dois que culminaram no rompimento da parceria e nos inúmeros problemas enfrentados pela segunda trama. Em agosto de 2017 a trama mudou de nome para Verão 90 Graus e, posteriormente, encurtado para Verão 90, uma vez que Anos Incríveis pertencia à ABC como título do seriado The Wonder Years no Brasil. A previsão era de que a trama fosse dirigida por Natália Grimberg e Allan Fiterman, porém, após seu adiamento, os dois profissionais foram deslocados para colaborarem em Malhação: Vidas Brasileiras e O Sétimo Guardião, respectivamente, e a direção ficou oficialmente a cargo de Jorge Fernando e Marcelo Zambelli. Verão 90 foi a última novela dirigida por Jorge Fernando, que morreria em 27 de outubro de 2019, exatamente três meses após a exibição do último capítulo.
A cenografia da trama foi desenvolvida pelo cenógrafo José Claudio Ferreira, que levou seis meses para produzi-la por completo. A principal dificuldade da equipe foi reproduzir fielmente a cidade do Rio de Janeiro na década de 1990, incluindo locais famosos frequentados pelos jovens, como a Galeria Alaska e a boate Dr. Smith, além de elementos típicos como os orelhões amarelos e as placas de rua da época. As gravações externas contaram com diversos figurantes utilizando roupas da época e carros noventistas, além dos protagonistas dirigirem veículos símbolos da época. Na cidade cenográfica pontos comerciais novos foram criados, como a ZZ Lanches, o restaurante Real Astral, a Galeria Sibéria de música e a boate Dr. Spock, onde acontecem as principais cenas Alexandre Borges. As primeiras gravações externas ocorreram em Guarda do Embaú, em Santa Catarina, onde se iniciava a trama dos irmãos João e Jerônimo.
Referências e comparação com Samantha!
A principal inspiração para a trama principal do trio infantil veio dos grupos reais Turma do Balão Mágico e Trem da Alegria. A referência para a trama jovem como um todo, segundo as autoras, veio do seriado Confissões de Adolescente, da TV Cultura, que expressava de forma fiel a realidade e dilemas dos jovens da década de 1990, além de alguns filmes da época como Caçadoras de Aventuras e As Patricinhas de Beverly Hills – este último especialmente para o visual da personagem Larissa. O personagem Jofre Cachorrão, o boneco que acompanhava o trio infantil protagonista no programa e nos shows na infância, teve como inspiração o personagem Fofão, que desempenhava o mesmo papel no Balão Mágico. Outra referência utilizada foi o fato do personagem João dirigir uma brasília amarela, em homenagem à música “Pelados em Santos”, do Mamonas Assassinas, que tornou o veículo um simbolo da banda. Já o fato do personagem Quinzinho abrir uma televisão musical, embalado pelo sucesso dos videoclipes nos Estados Unidos e Europa, é uma referência à MTV Brasil, que chegou ao Brasil na década de 1990 trazendo o visual às músicas de sucesso do momento.
A protagonista de Verão 90 foi intensamente comparada por diversos veículos de imprensa à mesma do seriado Samantha!, lançado na Netflix em 2018. Ambas as personagens são ex-estrelas mirins da década de 1980 que apresentavam um programa infantil e faziam parte de um grupo musical, embora fossem extremamente mais famosas que os demais, tendo a carreira afundada e se tornando subcelebridades que fazem tudo para retomar a fama de forma cômica, acompanhadas por um ex-assistente de palco que se vestia como algum personagem — Zé Cigarrinho em Samantha! e Jofre Cachorrão em Verão 90. A principal diferença é o fato de que Verão 90 se passa na década de 1990, com a protagonista com 20 anos, enquanto Samantha! é ambientada nos dias atuais com a personagem aos 45.
Escolha do elenco
Isabelle Drummond foi o primeiro nome reservado para a novela em agosto de 2017, quando ainda estava em Novo Mundo, uma vez que já havia trabalhado com Izabel em suas duas produções anteriores. Escalado para interpretar Patrick, Klebber Toledo foi deslocado para o protagonista de O Tempo Não Para após o adiamento de Verão 90, sendo substituído por Nando Rodrigues. Porém o ator teve que deixar O Tempo Não Para por estar envolvido nas gravações do seriado Ilha de Ferro e foi realocado como Patrick novamente. O mesmo aconteceu com Débora Nascimento, que teve que abrir mão do papel de Gisela em um primeiro momento ao descobrir estar grávida, sendo substituída por Vanessa Giácomo. Também pelo adiamento da trama, Vanessa decidiu aceitar o convite para O Sétimo Guardião e Débora retomou o papel após a gestação. Jéssica Ellen interpretaria Dandara, porém foi substituída por Dandara Mariana sem explicações.
Nicolas Prattes estava escalado para interpretar Quinzinho, mas, também pelo adiamento, aceitou o convite para protagonizar O Tempo Não Para, sendo substituído por Caio Paduan. Christiane Torloni também foi remanejada para O Tempo Não Para devido ao adiamento, sendo substituída por Totia Meireles – curiosamente a troca de novelas fez com que a atriz continuasse interpretando a mãe de Nicolas na nova trama, assim como interpretaria em Verão 90. Convidada para interpretar Madá, Monica Iozzi declinou do convite, e o papel ficou com Fabiana Karla. Luma Costa interpretaria Nicole, mas por conta de sua gravidez teve que deixar o elenco. Juliana Silveira, Isabella Santoni e a ex-BBB Ana Clara Lima, fizeram testes para o papel, mais nenhuma foi escolhida, então Barbara França ficou com a personagem. Thomaz Costa fez teste para viver Louro, um dos capangas de Jerônimo, no início da trama. Mas perdeu o papel, para Fabio Beltrão.
Titina Medeiros foi reservada para uma participação como Celestine, mais preferiu participar de Onde Nascem os Fortes. Bel Kutner, acabou sendo escolhida para o papel. Nívea Stelmann e Mário Frias foram convidados para fazer uma participação nos primeiros capítulos após anos sem participar de novelas da Rede Globo – a última dele na emissora foi Senhora do Destino, em 2004, enquanto a última dela foi Morde & Assopra, em 2011. Priscila Fantin e Ney Latorraca interpretariam os personagens Luana e Duque, mas ambos tiveram que recusar por causa de outros compromissos de trabalho, sendo substituídos por Juliane Araújo e Tarcísio Filho.
Elenco da Novela
Enredo
Em 1981, aos nove anos, Manuzita já apresentava seu próprio programa, porém se viu obrigada a criar um concurso para revelar uma criança para dividir a atração com ela, por causa da queda na audiência. Os irmãos João e Jerônimo foram escolhidos, formando o grupo Patotinha Mágica, que se tornou um grande sucesso nacional. No entanto, enquanto Manuzita e João ganharam atenção como o “casal patotinha“, Jerônimo foi deixado de lado pela imprensa, passando a nutrir ódio pelo irmão. Durante um grande show, João desmaiou no palco e foi internado com pneumonia. Sua mãe, Janaína, foi acusada de negligência, e o caso acabou estampado nos principais jornais, gerando o cancelamento dos contratos publicitários e a extinção do grupo. Nove anos se passaram, e, em 1990, Manu tornou-se uma subcelebridade que fazia de tudo para tentar retomar a fama, aceitando qualquer trabalho de gosto duvidoso para isso. Ela contava com a ajuda da mãe, Lidiane, uma espalhafatosa ex-atriz da pornochanchada que vivia inflando o ego da filha, e de Jofre, seu ex-assistente de palco.
Também buscando fama, Jerônimo voltou ao Rio de Janeiro, mentindo que era filho de diplomatas, para conquistar a amizade de Quinzinho, Candé e Tobé, milionários que viviam estampados em colunas sociais, contando com a ajuda do golpista Galdino e da amante Vanessa. Enquanto isso, Manu e João reencontraram-se e descobriram um intenso amor a contragosto do irmão dele e também de Lidiane e Janaína, que se detestam. Apesar de a farsa vir à tona, Jerônimo conseguiu um alto cargo na PopTV, como compensação quando ajudou a livrar Quinzinho da cadeia, após ele causar acidentalmente a morte da VJ Nicole, armando para João ser preso em seu lugar. Três anos se passaram e, em 1993, João teve a chance de provar sua inocência ao ser solto, para desespero de Jerônimo, que conseguira não só manter o padrão de vida, como também ficar com Manu. Além disso, Vanessa retornou do exterior para se vingar do ex-amante, após ele largá-la no passado.
Ainda há outras histórias, como a da implacável Mercedes, casada com o fanfarrão Quinzão e que comandava não só as empresas de comunicação da família com pulso firme, mas também a vida dos dois filhos, Quinzinho e Gisela. Ela pressionava o rapaz para se casar com Larissa, embora os dois sequer pensassem nisso e mantivessem o relacionamento apenas por gosto dos pais, estando mais interessados em seus casos — ele com a dançarina Dandara e ela com o estudante Diego. Já Gisela abusava do álcool, por viver um casamento fracassado com um homem mais velho, Herculano, tornando-se insustentável quando ele se apaixonou por Janaína e decidiu disputá-la com Raimundo. Já o faz-tudo Patrick era obcecado pela musa de adolescência Lidi Pantera e, ao descobrir que ela é Lidiane, passou a fazer de tudo para conquistá-la e viver uma fogosa e humorada relação.
Exibição
Adiamentos
Originalmente Verão 90 estava planejada para estrear em janeiro de 2018, substituindo Pega Pega. Em fevereiro de 2017, no entanto, foi definido que a trama entraria no ar apenas no segundo semestre, dando lugar a Deus Salve o Rei. A estratégia, segundo noticiado, era barrar o crescimento de tramas épicas e com guerrilha da RecordTV – como O Rico e Lázaro naquele momento – ao produzir uma novela nos mesmos moldes na própria Rede Globo, atraindo o público interessado em guerras épicas da concorrência. Apesar dos planos, em março de 2018 foi anunciado que Verão 90 seria adiada novamente, dando lugar a O Tempo Não Para, que até então seria sua substituta. O novo adiamento deu-se pelo fato de a trama abordar as consequências do congelamento das contas do Plano Collor, porém esbarrava na possível candidatura de Fernando Collor de Mello nas eleições de 2018, o que poderia ser visto como propaganda negativa.
Além disso, a emissora estava com problemas para conseguir os direitos autorais de diversos videoclipes da década de 1990, uma vez que pretendia exibir parte deles constantemente durante a trama, que trazia como um dos núcleos uma emissora musical em homenagem à MTV Brasil. Como consequência dos adiamentos, diversos atores acabaram sendo deslocados para outros trabalhos na emissora, como O Sétimo Guardião e a própria O Tempo Não Para, além de a trama estrear com a maior parte dos capítulos já escritos.
Cenas Inéditas
Prévias e estréia
Em 5 de setembro de 2018 foi anunciado oficialmente que a trama estrearia em 29 de janeiro de 2019, uma terça-feira, dando seguimento à estratégia adotada desde Haja Coração. Em 30 de novembro, foi realizado um evento de pré-lançamento da trama com jornalistas e influenciadores digitais, onde estiveram presentes Isabelle Drummond, Jesuíta Barbosa, Rafael Vitti, Cláudia Raia e Dira Paes, além das autoras e diretores respondendo questões sobre a trama e apresentando algumas cenas gravadas. Em 28 de dezembro, foi liberado um teaser da novela, onde os cinco atores principais aparecem dançando o tema de abertura em fundos sobrepostos, simbolizando os videoclipes que marcaram época na década de 1990, além de chamarem o público para assistir-lhe sob o slogan “a novela de época que marcou época”.
Inicialmente o Ministério da Justiça classificou a novela como “inadequada para menores de 10 anos”, por apresentar linguagem imprópria e violência. Em 20 de março, o Ministério da Justiça reclassificou a novela como “inadequada para menores de 12 anos”, por apresentar conteúdo sexual, drogas lícitas e violência.
Vinheta de abertura
Como tema de abertura de Verão 90 foi escolhida “Pump Up the Jam”, do grupo belga Technotronic, uma das faixas mais conhecidas de eurodance. Ao todo, a vinheta de abertura apresentou 25 referências diferentes que marcaram a década de 1990. Na música, foram incorporadas as recriações do videoclipe de “Lambada (Chorando se Foi)”, do grupo franco-brasileiro Kaoma, “Macarena“, da dupla espanhola Los Del Río, e “Smells Like Teen Spirit“, da banda estadunidense Nirvana, além da referência às boybands de sucesso, como New Kids on the Block e Backstreet Boys. Na televisão foram referenciadas as aberturas do seriado estadunidense Um Maluco no Pedaço e das novelas brasileiras Pedra sobre Pedra e Roda de Fogo, uma sósia de Pamela Anderson usando seu famoso maiô vermelho do seriado SOS Malibu e um homem girando o Pião da Casa Própria, quadro que marcou o Programa Silvio Santos.
Dentre os produtos que surgiram ou se popularizaram na década, estiveram os patins de quatro rodas, o skate, o banana boat, a mola maluca, o videogame Mega Drive, a fita VHS, a faca Ginsu, os bronzeadores Cenoura e Bronze, o telefone sem fio, o jet-ski, o fliperama, os primeiros CDs e a televisão de tubo com lã de aço na antena. Já entre os vestuários, aparecem as bijuterias de plástico, as calças de vinil e a moda de vestir-se ao estilo patricinha e mauricinho, inspirado pelo filme As Patricinhas de Beverly Hills. Além disso, também mostrou a febre dos exercícios aeróbicos, que tornaram famosas profissionais como Ala Szerman e Solange Frazão no TV Mulher. Todas as danças mostradas durante as cenas foram criadas pelo coreógrafo Júlio Molina.
Elenco
- Isabelle Drummond – Manuela Renata de Andrade (Manu / Manuzita)
- Rafael Vitti – João Guerreiro
- Jesuíta Barbosa – Jerônimo Guerreiro / Rojê Guerreiro
- Cláudia Raia – Lidiane Andrade (Lidi Pantera)
- Dira Paes – Janaína Guerreiro
- Totia Meireles – Mercedes Ferreira Lima (Cedéte)
- Camila Queiroz – Vanessa Dias
- Humberto Martins – Herculano Mendes / Hércules Gatão
- Flávio Tolezani – Raimundo dos Reis
- Caio Paduan – Joaquim Ferreira Lima Filho (Quinzinho / Joca)
- Dandara Mariana – Dandara Brasil
- Marina Moschen – Larissa de Almeida Castro Gomes
- Alexandre Borges – Joaquim Ferreira Lima (Quinzão)
- Klebber Toledo – Patrick Vandenbergh Brasil
- Débora Nascimento – Gisela Ferreira Lima Mendes (Gigi)
- Gabriel Godoy – Galdino Camargo / Madame Adelaide / Andreas Moratti / Gertrudes Camargo
- Kayky Brito – Carlos André Almeida de Castro Gomes (Candé)
- Miguel Rômulo – Leonardo Farias / Sabrina
- Fabiana Karla – Madalena Sampaio (Madá) / Freda Mercúrio
- Marcos Veras – Álamo Sampaio
- Sérgio Malheiros – Diego Guerreiro Pereira
- Ícaro Silva – Ticiano
- Giovana Cordeiro – Moana Aguiar
- Marcelo Valle – Murilo Fraga
- Lucas Domso – Figueirinha
- Cláudia Ohana – Janice Guerreiro Pereira
- Val Perré – Otoniel Pereira
- Luiz Henrique – Nogueira Jofre Araújo
- Jeniffer Nascimento – Cristina Moura (Kika)
- Bernardo Marinho – Alberto Marques (Tobé)
- Maria Carol Rebello – Diana Mendes
- Marcela Siqueira – Tânia
- Orlando Caldeira – Catraca
- André Junqueira – Lacerda
- Renata Motta Lima – Vera Regina
- Felippe Luhan – Manjubinha
- Ivo Gandra – Codorna
- Alexandre David – Floriano
- Marília Martins – Dirce
- Renata Imbriani – Marta
- Duda Wendling – Isadora Ferreira Lima Mendes
- Alana Cabral – Clarissa Guerreiro Pereira
Participações Especiais
- Barbara França – Nicole Ferraz
- Danni Carlos – La Donna
- Zezeh Barbosa – Cleyde Brasil (Mainha)
- Emilio Dantas – Beto Falcão
- Cláudia Abreu – Chayene
- Tony Ramos – Figueirinha (apenas voz)
- Tarcísio Filho – Alexander Hall, Duque de Kiev
- Ricardo Vianna – Magaiver
- Fabio Beltrão – Louro
- Nívea Stelmann – Sandra Coutinho
- Mário Frias – Guilherme Coutinho
- Jorge Fernando – Mendoncinha
- Mariah de Moraes – Rafaela Stor
- Bernardo Mendes – Tutano
- Bel Kutner – Celestine
- Tarciana Saad – Drª. Giovanna
- Jorge Gonçalves – Garçom Pedro
- Ricardo Martins – Horácio
- Lana Guelero – Odélia
- Alessandra Verney – Tamara
- Cleiton Morais – Vinícius Oliver
- Élida Muniz – Andressa
- Pedro Garcia Netto – Lopes
- Pedro Henrique Lopes – Ari
- Ary Coslov – Emílio Ribeiro (diretor do Patotinha Mágica)
- Eunice Bráulio – Zulmira (Mãe de Dirce)
- Gláucio Gomes – Roberto Talma
- Lionel Fischer – Wladimir Munhoz
- Yana Sardenberg – Catiele
- Francisco Fortes – Jorge Fernando
- Paulo Campini – Silvio de Abreu
- Victor Sávios – Tim Maia
- Ruben Gabira – Eloína (Elô)
- Ronan Horta – Mauricio Medeiros
- Mabel Cezar – Juíza
- Rodrigo Rangel – Delegado
- Antônio Carlos Feio – Fernando
- Beto Vandesteen – Policial Carvalho
- Bijú Martins – PM Alvarez
- Giselle Prates – Isabela
- Marcos Acher – Pavão
- Marcos Holanda – Calixto
- Maksin Oliveira – Mansur
- Murilo Alves – Emer
- Juliane Araújo – Luana Lyra
- Lazuli Barbosa – Adriana
- Carlos Fonte Boa – Daniel
- Pamela Côto – Flavinha
- Paula Frascari – Naiara Cândido
- Lucas Malvacini – Edinho
- Adriana Machado – Marina
- Ruan Aguiar – Fã da Freda Mercúrio
- Drayson Menezzes – Repórter
- Sergio Monte – Morvan
- Ana Isabela Godinho – Agenciadora
- Rose Brant – Filippa
- Melissa Nóbrega – Manuzita (criança)
- João Bravo – João (criança)
- Diogo Caruso – Jerônimo (criança)
- Jorge Gonçalves – Diego (criança)
- Cristian Locatelli – Patrick (criança)
Participações em fatos reais
No decorrer da novela, foram exibidos trechos reais de programas da Rede Globo como parte do contexto histórico da época, além de pronunciamentos do então presidente Fernando Collor de Mello. Foram mostrados alguns trechos, como:
- Fernando Collor de Mello – Pronunciamentos como Presidente da República em 1990
- Zélia Cardoso de Mello -Pronunciamento no dia do confisco
- Fátima Bernardes – Apresentando o Jornal da Globo
- Cid Moreira – Apresentando o Jornal Nacional
- William Bonner – Apresentando o Jornal Nacional
- Sérgio Chapelin – Apresentando o Jornal Nacional
- Lilian Witte Fibe – Apresentando o Jornal Hoje
- Betty Faria – Como Tieta na novela Tieta
- Joana Fomm – Como Perpétua na novela Tieta
- Regina Duarte – Como Maria do Carmo em Rainha da Sucata
- Tony Ramos – Como Edu em Rainha da Sucata
- João Vitti – Como Xampu em Despedida de Solteiro
- Fausto Silva – Como ele mesmo no Domingão do Faustão
- Zagallo – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Pelé – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Galvão Bueno – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Taffarel – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Dunga – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Romário Faria – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Bebeto – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
- Márcio Santos – Como ele mesmos na Copa do Mundo FIFA de 1994
Trilha sonora
Volume 1 – A primeira trilha sonora da telenovela foi lançada em 13 de março de 2019, em formatos download digital e CD pela gravadora Som Livre. A capa apresenta os protagonistas Rafael Vitti, Isabelle Drummond, e Jesuíta Barbosa, caracterizados como João, Manu e Jerônimo, respectivamente.
1. “Pump Up the Jam” (Abertura) Technotronic
2. “Salve Simpatia” Jorge Ben Jor
3. “Acelerou” Djavan
4. “Toda Forma de Amor” Lulu Santos
5. “Preta” (Tema de Dandara) Beto Barbosa
6. “Your Love” The Outfield
7. “Uma Noite e Meia” (Tema de Jerônimo e Vanessa) Marina Lima
8. “Do Leme ao Pontal” Tim Maia
9. “The Best” Tina Turner
10. “Menino do Rio” (Tema de João) Baby do Brasil
11. “Zanzibar” A Cor do Som
12. “Freak Le Boom Boom” (Tema de Lidiane) Gretchen
13. “Good Vibrations” Marky Mark
14. “Rio 40 Graus” Fernanda Abreu
15. “A Leveza do Amor” Melissa Nóbrega
Volume 2 – A segunda trilha sonora da telenovela foi lançada em 5 de abril de 2019, em formatos download digital e CD pela gravadora Som Livre. A capa apresenta Claudia Raia e Dira Paes, caracterizadas como Lidiane e Janaína, respectivamente.
1. “Saideira” (Tema de Galdino) Skank
2. “Flores” Titãs
3. “Nós Vamos Invadir Sua Praia” Ultraje a Rigor
4. “Óculos” Paralamas do Sucesso
5. “Olhos Coloridos” (Tema de Diego) Sandra de Sá
6. “Please Don’t Go” Double You
7. “Step By Step” New Kids on the Block
8. “It Must Have Been Love” Roxette
9. “Esotérico” (Tema de Madá) Gilberto Gil
10. “As Canções que Você Fez pra Mim” (Tema de Janaína e Herculano) Maria Bethânia
11. “Bem que se Quis” Marisa Monte
12. “Você” (Tema de João e Manuzita) Tim Maia
13. “Repetition” Information Society
14. “The Rhythm of the Night” Corona
-
Outras canções não incluídas nos álbuns
- “Boy (Why You Wanna Make Me Blue)” – Deborah Blando
- “The Look” – Roxette (tema de Vanessa)
- “Spending My Time” – Roxette(tema de Manu e Jerônimo)
- “Me Chama Que Eu Vou” – Sidney Magal
- “Unbelievable” – EMF
- “Mania De Você” – Rita Lee
- “Grand’ Hotel” – Kid Abelha
- “Joyride” – Roxette
- “Fading Like a Flower (Every Time You Leave)” – Roxette
- “Puro Êxtase” – Barão Vermelho
- “Wipe Out” – The Surfaris
- “Pro Dia Nascer Feliz” – Barão Vermelho
- “Your Song – Elton John
- “Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop) – Scatman John
- “What’s on Your Mind (Pure Energy)” – Information Society
- “Partido Alto” – Cássia Eller
- “Retrato de um Playboy (Juventude Perdida) – Gabriel O Pensador
Instrumental
A trilha sonora instrumental da novela foi lançada em 23 de maio de 2019, e foram produzidas por Mú Carvalho e Márcio Lomiranda. Ao todo são 69 faixas instrumentais.
- “60’S 7 Moo” / “A Correnteza 2 Moo” /”Baiao De Dois Moo” / “Baiao De Dois Moo (Slow)” / “Beijo Roubado Slow Moo” / “Chase 3 Moo” / “Chase 8 Moo” / “Drama Beijo Roubado Moo”/ “Drama Novela Moo” / “Drama V90 Moo” / “Emotiva 4 Gtr Moo” / “Emotiva 8 Leslie Moo” / “Emotiva 15 Moo” / “Outubro Triste” / “Eng 1 V90 Moo” / “Eng 2 V90 Moo (Vazia)” / “Eng 2 V90 Moo” / “Eng 3 V90 Moo” / “Eng 4 V90 Moo” / “Eng 4 V90 Moo (Vazia)” / “Eng 5 V90 Moo” / “Eng 5 V90 Moo (Vazia)” / “Eng 6 V90 Moo” / “Eng 7 V90 Moo” / “Eng 8 V90 Moo” / “Eng 10 V90 Moo” / “Feliz V90 Moo” / “Flower Power Moo” / “Mada Exotérica Moo” / “Manuzita 1 Moo” / “Manuzitriste V90 Moo” / “Melancolico 1 V90 Moo” /”Minimalista 2 Moo” / “Misterioso V90 Moo” / “Suspense No Rio” / “Nervoso 2 Moo” / “Nervoso 3 Moo” / “Nervoso Moo” / “Quem Tem Um Amigo (Romântico)” / “Romantico 3 V90 Moo” / “Leveza Do Amor (Romântico)” / “Romantico Novela Emotiva” / “Romanticona 90” / “Suscomico Fuckin Boots Moo / “Susp Leve 1 V90” / “Susp Leve 2 V90” / “Susp Leve 3 V90” / “Susp Leve 4 V90” / “Susp Leve 5 V90” / “Tenso Deep 3 Moo” / “Tenso Forca Moo” / “Tenso Mov 1 V90 Moo” / “Tenso Mov 2 V90 Moo” / “Verão Tenso Anos 90” / “Verão Tenso No Rio 2” / “Supertensa 90 Graus” / “Triste 1 V90 Moo” / “Triste 4 V90 Moo” /”Triste 5 V90″ / “Triste 6 V90” / “Triste 7 V90” / “V90 Funky 1 Moo” / “V90 Funky 2 Moo” / “V90 Hardcore 1 Moo” / “V90 Hardcore 2 Moo” / “V90 Hardcore 3 Moo” /”Veneno Mercedes” / “Western Moo” / “Lambada Em Cuba”.
Recepção
Audiência
Apesar da boa repercussão nas redes sociais, Verão 90 estreou com apenas 24 pontos de média, tornando-se a pior audiência da história no primeiro capítulo de uma novela das 19 horas junto com Além do Horizonte e Geração Brasil, que também marcaram o mesmo índice no primeiro dia. Durante a primeira semana, a novela perdeu audiência sucessivamente, até atingir dezenove pontos. O baixo desempenho do início deveu-se ao fato de a antecessora, O Tempo Não Para, ter saído do ar com uma média de apenas 25 pontos — nove a menos que Deus Salve o Rei — e recordes negativos que chegaram a catorze pontos, a pior da história das “novelas das sete”, entregando para Verão 90 uma das maiores crises de audiência do horário.
Após as primeiras semanas instáveis, a trama conseguiu reagir na audiência a partir de fevereiro, estabilizando-se entre 23 e 27 pontos, o melhor resultado desde Pega Pega, dois anos antes, e elevando em cinco pontos a média inicial. Em 18 de fevereiro, bateu o recorde do horário das 19 horas, com 31 pontos no Rio de Janeiro e 27 pontos em São Paulo. A partir de sua reta final, a novela passou a ficar na casa dos trinta pontos, apresentando o melhor resultado na faixa desde Haja Coração. O último capítulo de Verão 90 registrou 31,2 pontos na Grande São Paulo. Teve média geral de 26,1 pontos.
Prêmios e indicações
2019 – Melhores do Ano
- Melhor Ator de Novela – Jesuíta Barbosa
- Personagem do Ano – Cláudia Raia