JACK REACHER – O ÚLTIMO TIRO – Trailer Oficial
Em uma cidade inocente no interior, cinco são mortos a tiros por um atirador especialista. A polícia rapidamente identifica e prende o culpado e monta uma caixa forte. Mas, em vez de confessar, o acusado escreve as palavras: “Pegue Jack Reacher.” O próprio Reacher vê a notícia e aparece na cidade. A defesa está imensamente aliviada, mas Reacher veio enterrar o cara. Chocado com o pedido do acusado, Reacher se propõe a confirmar por si mesmo a certeza absoluta da culpa do homem, mas apresenta mais do que esperava.
Jack Reacher (bra: Jack Reacher – O Último Tiro; prt: Jack Reacher) é um filme estadunidense de 2012, dos gêneros ação, suspense e policial, escrito e dirigido por Christopher McQuarrie, com roteiro baseado no romance de Lee Child One Shot.
Informações Gerais
“A lei tem limites. Ele não”, avisa o cartaz do filme, que destaca Tom Cruise
No Brasil: Jack Reacher – O Último Tiro
Em Portugal: Jack Reacher
Estados Unidos: 2012
Duração: 130 min
Direção: Christopher McQuarrie
Produção: Tom Cruise
Paula Wagner
Gary Levinsohn
Dana Goldberg
Roteiro: Christopher McQuarrie
Baseado em: One Shot, de Lee Child
Elenco: Tom Cruise
Rosamund Pike
Richard Jenkins
Werner Herzog
David Oyelowo
Robert Duvall
Gênero: ação,suspense, policial
Música: Joe Kraemer
Cinematografia: Caleb Deschanel
Edição: Kevin Stitt
Companhia(s) produtora(s): TC Productions
Skydance Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Lançamento: Estados Unidos 21 de dezembro de 2012
Portugal: 27 de dezembro de 2012
Brasil: 11 de janeiro de 2013
Idioma: inglês
Orçamento: US$60 milhões
Receita: US$218,3 milhões
Sinopse
Em Pittsburgh, Pensilvânia, um homem dirige uma van em um estacionamento do outro lado do Rio Allegheny do PNC Park (casa dos Pittsburgh Pirates) e estaciona em uma vaga que foi bloqueada para evitar que os carros estacionem muito perto de alguns materiais de construção. Ele estranhamente coloca uma moeda de 25 centavos no parquímetro por trinta minutos estacionando, então posiciona a si mesmo e seu rifle de precisão atrás da parede frontal da garagem. Ele sobe pela borda da parede e começa a vasculhar a área ao longo da trilha North Shore (entre o estádio e o rio Allegheny) com a mira do rifle. Por fim, ele mira e começa a atirar, matando um homem sentado em um banco, depois uma mulher de terno carregando uma pasta escada acima, uma loira carregando uma sacola de compras na trilha, outra mulher que viu os outros caírem e está simplesmente tentando fugir e, finalmente, uma jovem também apressada para fugir carregando uma menina. O atirador então pula de volta para a van e foge.
A polícia chega, chefiada pelo detetive Emerson (David Oyelowo), e depois de determinar que não há suspeitos por perto, eles começam a avaliar a cena do crime. Emerson descobre uma cápsula em uma rachadura no chão da garagem e também decide esvaziar o parquímetro. Uma impressão digital retirada de um quarto do medidor é determinada como pertencente a James Barr (Joseph Sikora), um ex-atirador do Exército dos EUA. A polícia invade a casa de Barr e o encontra dormindo. Eles também encontram a van (gravada em uma câmera de segurança entrando e saindo do estacionamento), equipamento para carregamento manual de munição com precisão (não fazendo balas como afirmado no filme) e um rifle de precisão.
Quando Barr é encorajado a confessar durante seu interrogatório por Emerson e o promotor público, Alex Rodin (Richard Jenkins), ele escreve em um bloco de notas as palavras, “Pegue Jack Reacher.” Está determinado que Reacher é um ex-oficial da Polícia Militar do Exército dos EUA que não tem contato com o mundo há dois anos. Rodin pergunta a Emerson como eles podem encontrar Reacher. Emerson responde que não, se Reacher não quiser ser encontrado. Naquele momento, a secretária de Rodin anuncia que há um Jack Reacher lá para vê-lo.
Reacher tinha visto as notícias da televisão sobre o tiroteio, incluindo uma fotografia de James Barr, então ele imediatamente interrompeu seu namoro com uma mulher na Flórida e embarcou em um ônibus para Pittsburgh.
Rodin e Emerson levam Reacher ao hospital, onde Barr está em coma. Barr não foi colocado sob custódia protetora, provavelmente de propósito, e foi brutalmente atacado por outros prisioneiros enquanto era transportado para a prisão. Reacher pede para ver as evidências contra Barr e Rodin se recusa. O único interesse de Rodin é saber por que Barr teria pedido a Reacher para ser uma testemunha dele.
Cena do Filme: Jack Reacher – O Último Tiro (2012) – Cena do Bar
Como ele não tem permissão para ver as evidências, Reacher decide ir embora. Rodin o agarra e exige que ele primeiro diga a eles o que sabe sobre Barr. Reacher não acredita que Barr pediu para ele vir. Rodin diz a Reacher que Barr perguntou por ele pelo nome. Emerson quer saber por que Reacher estava preparado para simplesmente abandonar seu amigo. Reacher diz a eles que Barr não é seu amigo, e se ele de fato perguntou por Reacher pelo nome, foi pelo mesmo motivo que ele atirou em cinco pessoas, que ele é louco.
Naquele momento, o advogado de defesa nomeado por Barr, conselheiro Helen Rodin (Rosamund Pike), aparece. Helen é filha do promotor, o que surpreende Reacher. Ele pensou que poderia ter sido antiético ou algo assim. Seu trabalho será tentar salvar Barr da pena de morte. Ela castiga seu pai e Emerson por tentar interrogar Barr sem primeiro notificá-la. Eles explicam que não estavam tentando interrogar Barr. Ela também está chateada por eles terem encontrado Reacher e não terem contado a ela. Eles explicaram que não haviam encontrado Reacher, que ele foi até eles.
Helen quer depor Reacher no caso, mas ele explica a ela que não é uma testemunha de defesa, não é amigo de Barr, e veio a Pittsburgh para enterrar Barr, não para ajudá-lo, o que sem dúvida a surpreendeu. Ele concorda em responder às perguntas dela antes de sair da cidade. Eles vão a um café, onde Reacher come enquanto Helen grava a conversa. Reacher descobre que Helen não é uma defensora pública, mas representa uma empresa que ela acredita que seu pai condenou injustamente outros criminosos por crimes que eles não cometeram, e que ela e a empresa só querem garantir que Barr receba um julgamento justo.
Reacher diz a Helen que não há dúvida de que Barr cometeu o crime e ela pergunta como ele poderia saber disso se não tivesse visto as evidências. Jack então desliga o pequeno gravador de voz que Helen estava usando e diz a ela que ele investigou um caso envolvendo Barr no Exército, e que Barr confessou ter atirado até a morte quatro funcionários contratados do Departamento de Defesa. Barr não foi processado pelos assassinatos porque o Exército e o empreiteiro não queriam que revelasse que as quatro vítimas, e muitas outras, haviam se envolvido em um “ato de estupro” ilegal que proporcionou às mulheres e crianças locais para alívio sexual dos homens.
Reacher disse que Barr executou os tiroteios no Iraque simplesmente para aliviar sua própria tensão acumulada por ter treinado como atirador por dois anos, mas nunca recebeu uma ordem para matar ninguém. Reacher explica que algumas pessoas entram para o exército como forma de matar pessoas legalmente e Barr era um deles. Reacher disse a Barr que se ele ouvisse falar dele fazendo algo assim novamente, ele o encontraria e o mataria.
Acreditando em Helen quando ela lhe diz que seu pai nunca perdeu um caso e nunca aceita um caso que ele não pode ganhar, Reacher determina que não há necessidade de ele derrubar Barr, afinal. Ele se prepara para embarcar em um ônibus e seguir seu caminho. Helen ainda está preocupada que Barr não tenha um julgamento justo e ela pode ver que Reacher está curioso para saber por que Barr pediu por ele. Ela diz a Reacher que seu investigador principal tem acesso a todas as evidências. Quando Jack pergunta quem é seu investigador principal, ela diz que “ele está prestes a embarcar em um ônibus para fora da cidade”. Jack agradece pelo café e entra no ônibus mesmo assim. Quando Helen está saindo do estacionamento, Jack desce do ônibus e está parado na frente do carro dela.
Reacher concorda em ajudar a investigar o caso se Helen concordar em visitar as famílias das vítimas para aprender mais sobre as vítimas. As visitas de Helen às famílias da vítima não são bem recebidas e ela realmente teme por sua vida quando Rob Farrior (James Martin Kelly), pai de Chrissie, uma jovem que trabalhava como babá, que foi baleada enquanto tentava escapar com o pequeno garota que ela estava cuidando. O Sr. Farrior ficou chateado com Helen por escolher defender Barr, e quando Helen viu que ele tinha uma pistola em uma mesa ao lado de sua cadeira, ela rapidamente se desculpou e saiu correndo de casa.
Jack Reacher: O Último Tiro – Clipe Five Against One
Alex Rodin confronta sua filha do lado de fora da casa do Sr. Farrior e exige saber o que ela está fazendo. Ele a aconselha que ela está cometendo um grande erro, tanto ao enfrentar a defesa do Sr. Barr quanto na maneira como está conduzindo sua investigação, especialmente por se associar com Jack Reacher. Ele diz a ela que ela vai arruinar sua carreira e diz que não vale a pena se ela apenas tentar mudá-lo ou machucá-lo no processo. Ele quer saber se ela disse a Reacher que não tem dinheiro para pagá-lo e que sua empresa desaprova o que ela está fazendo. Ela pula em seu carro e sai furiosa.
Reacher visita a cena do crime e está sendo vigiado por um homem chamado Linsky (Michael Raymond-James), que havia estado em uma empresa chamada Brookseal Construction,
Enquanto Reacher caminha e examina a trilha North Shore perto do estádio, do estacionamento e da ponte Fort Duquesne, ele percebe que as evidências contra Barr são quase perfeitas. Ele não acredita que um atirador treinado como Barr teria escolhido o estacionamento para atirar, mas que provavelmente teria parado sua van na ponte, aberto a porta e atirado em pessoas que estariam mais em uma posição perpendicular linha em vez de se mover paralelamente a ele, então fugiu.
Entre os itens em evidência estava uma bala de um tiro perdido que entrou em três jarros de plástico com líquidos aromatizados perto de uma barraca de concessão, o cartucho de latão que Emerson encontrou em uma rachadura no estacionamento, a moeda no parquímetro que tinha a impressão digital de Barr nele, e o vídeo mostrando sua van entrando e saindo da garagem. Na mente de Reacher, tudo indicava alguém que era descuidado ou não estava interessado em fugir.
Reacher vai até a delegacia e examina as evidências lá. O detetive Emerson se pergunta por que ele não fez nenhuma anotação sobre o que olhou. Reacher disse que ele não precisava, o que implica que ele tem consciência e memória perfeitas. Reacher pede a opinião de Emerson sobre por que Barr pagou pelo estacionamento naquele dia. Emerson especula que Barr fez isso como um reflexo, sem perceber que ele estava fazendo isso.
Reacher vai a um bar local muito movimentado para tomar um café e é abordado por uma jovem chamada Sandy (Alexia Fast) que lhe pergunta se ele gostaria de ir para um lugar mais tranquilo, que ela tenha um carro. Reacher diz a ela que não pode pagar por ela. Ela diz a ele que não é prostituta. Ele esclarece que não pode se dar ao luxo de se envolver com ela. Sandy de repente se levanta e proclama em voz alta que não é uma prostituta. Cinco homens aparecem imediatamente, um deles alegando que são irmãos da garota. Cético quanto a isso, Reacher sarcasticamente pergunta ao homem se Sandy beija bem.
Jack reacher último tiro cena no bar
O maior dos cinco homens, Jeb Oliver (Josh Helman) diz a Reacher para sair. Reacher diz a ele para pagar o cheque primeiro. Jeb diz que vai pagar mais tarde. Reacher diz “você não conseguirá”. Jeb então diz a Reacher que ele vai bater na própria bunda, mas é escolha dele fazer isso dentro do bar ou fora do estacionamento. Reacher diz resignadamente, “fora”. Jeb diz a Sandy para ficar dentro de casa, mas ela diz que não se importa em ver sangue, ao que Reacher responde: “Bem, isso significa que você não está grávida de qualquer maneira.”
Lá fora, Reacher diz a Jeb que é sua última chance de ir embora, até mesmo dizendo a Jeb e os outros de antemão como a luta seria. Ele diz que vai derrotar o líder (Jeb) primeiro, então dois dos quatro “alas” provavelmente terão a coragem de tentar por conta própria, enquanto os dois restantes correrão. Jeb pergunta a Reacher se ele já fez isso antes. Reacher dá uma espécie de aceno com a cabeça sim-seu-idiota e diz a Jeb que está ficando tarde. Então, conforme Jeb avança, preparando-se para dar seu primeiro soco, Jack diz: “lembre-se, você queria isso”.
Jeb dá uma tacada de direita em que Jack se enfia. Jack então se vira e levanta o cotovelo esquerdo, conectando-se firmemente ao rosto de Jeb. Jeb cai no chão e Jack o coloca de pé. Enquanto Jeb está curvado, lutando para não cair de novo, Jack o chuta por trás, entre as pernas. Isso cuida de Jeb.
Em parte como Jack havia previsto, dois dos outros homens se posicionam para atacar, mas os outros dois ainda estão lá e não fugiram. Enquanto Jack está lidando com o segundo e o terceiro caras, o quarto homem dá um soco rápido. O quarto e o quinto caras finalmente decidem correr depois de ver o que Reacher fez com os outros três. Curiosamente, a polícia veio rugindo ao local quase imediatamente. Reacher é obrigado a deitar no chão com a face voltada para baixo. Enquanto ele está deitado esperando para ser algemado, ele se vira e pergunta a Jeb quem o contratou. Jeb não responde.
Na delegacia, Emerson e Helen entram na cela de Reacher. Emerson tem que admitir que não pode segurar Reacher, pois ninguém estava apresentando queixa. Jack diz a Helen que quando estava no bar, a garota Sandy esperava que seu nome fosse Jack Reacher, não o nome que ele deu a ela, Jimmie Reese (Reese era um ex-jogador de segunda base do NY Yankees – os apelidos de Jack são sempre ex-jogadores de segunda base dos Yankees ) Ele também disse a ela que a polícia estava rolando antes mesmo de a luta começar e que alguém obviamente enviou os cinco homens para colocá-lo no chão. Ele também diz a ela que alguém o estava seguindo. Helen especula sobre quem pode ter sido, mas nem ela nem Jack têm boas pistas sobre quem pode ser, ou por quê.
Reacher pergunta a Helen como foi seu dia (visitando as famílias das vítimas) e ela diz, “exatamente como você esperava que fosse”. Assim que ele confirma que ela está bem após a experiência, ele pergunta o que ela aprendeu. Helen relata suas descobertas sobre as vítimas, que eram Chrissie Farrior, Rita Coronado, Nancy Holt, Oline Archer e Darren Sawyer.
No Three Rivers Motel, onde Reacher está hospedado, ele pede a Helen que descubra nos registros de cartão de crédito de Barr todos os lugares que ele frequentava, incluindo bares, pistas de boliche, clubes de strip e, particularmente, campos de tiro. Ele quer encontrar alguém, qualquer um, que se associe ou se lembre de Barr.
Linsky se encontra com Charlie (Jai Courtney – o atirador de verdade) em um beco escuro e entrega a ele a sacola com o dinheiro que ele havia recolhido do homem da Construção Brookseal. Ele também lhe dá um arquivo policial sobre Jack Reacher. Linsky é a pessoa local de quem Charlie depende para gerenciar as operações iniciais de seu grupo, enquanto Charlie e seu grupo fornecem a manutenção dos bastidores. Linsky explica como contratou cinco caras locais para acabar com Reacher, mas não deu certo. Ele também diz a Charlie que ele matou e “distribuiu” o corpo do único dos cinco homens que o conheciam (que era Jeb). Charlie não gostou de nenhum desses desenvolvimentos. Linsky não deveria estar fazendo esse tipo de coisa, especialmente sem primeiro discutir isso com Charlie.
Também no beco, parado nas sombras, está um homem chamado Zec (Werner Herzog). O Zec se apresenta e deixa claro para Linsky que ele realmente estragou tudo. Linsky promete fazer melhor e compensar, que eles só precisam dizer a ele o que fazer. O Zec conta a Linsky sobre seu tempo em uma prisão na Sibéria, como durante o inverno era tão frio, e ele tinha tão pouca roupa, que ele teve que mastigar alguns dedos congelados de sua mão esquerda para não perder sua mão inteira. Ele também mastigou alguns dedos da mão direita para evitar ter que trabalhar em uma mina de enxofre.
O Zec diz a Linsky que a decisão de mastigar seus próprios dedos foi o que ele teve que fazer para sobreviver. Ele se perguntou o que Linsky faria para sobreviver, para provar que ele está entre aquelas pessoas que são tão “raras” que fariam qualquer coisa para sobreviver e, portanto, sempre provariam que são de alguma forma úteis no mundo. Ele então ordena que Linsky prove seu valor mastigando os dedos de sua mão esquerda. Linsky fica horrorizado. Ele não pode acreditar no que está ouvindo, mas ao ver a arma na mão de Charlie, ele percebe que levará um tiro se não fizer isso.
Por algum motivo, Linsky coloca o polegar esquerdo na boca e parece estar mastigando. Ele se contorce e cai de joelhos, uivando de dor, mas depois de alguns segundos, ele grita que não pode fazer isso. Zec faz um gesto para Charlie e Charlie atira em Linsky na cabeça. Charlie então pega uma pequena serra manual e parece ter a intenção de fazer algo com o corpo de Linsky.
Helen não dá nenhuma pista no relatório de cartão de crédito de Barr. Ela diz a Reacher que Barr comprava principalmente mantimentos e gasolina. Reacher acha que Barr provavelmente fazia viagens para um campo de tiro todos os sábados, com base em suas compras de gás. Ele pede a Helen para encontrar qualquer alcance dentro de 150 milhas que tenha alcance de até 700 metros de comprimento.
Reacher pede que Helen o deixe na loja de peças de automóveis DeFault, onde Sandy disse a ele que trabalhava. Ele encontra o gerente da loja, Gary (Dylan Kussman), que exige ver alguma identificação e ouvir um bom motivo para Reacher querer falar com Sandy. Reacher ameaça ferir o gerente, então força seu caminho para o back office, onde Sandy está trabalhando. Sandy pede a Gary para deixá-los sozinhos um pouco.
Sandy está obviamente preocupada que Jack esteja ali para machucá-la. Ela diz a Reacher que foi tudo culpa de Jeb, que ele disse a ela no bar que Reacher era um pervertido e iria começar a apalpá-la. Ela recebeu $ 100 por sua parte. Ela diz a Reacher que ela praticamente fez tudo o que Jeb disse para ela fazer. Ela disse que Jeb deveria ser um empregado da mesma loja de peças de automóveis (ele não tinha vindo trabalhar naquele dia), mas ela disse que ele realmente ganhava dinheiro com metanfetamina. Reacher faz Sandy anotar o endereço de Jeb e promete que não vai causar problemas se ela lhe emprestar o carro. Ela diz que o carro que está dirigindo é na verdade de Jeb, então ela fica relutante, mas pensa melhor e entrega as chaves para Reacher.
Quando Reacher se vira para sair da loja de peças de automóveis, Sandy diz a ele que sai às seis e sugere que eles podem ficar juntos. É aparente que ela preferia estar com um homem como Reacher do que com os vilões com os quais ela geralmente se associa. Jack acha que ela é doce e diz a ela que ela não tem que fazer o que aqueles caras dizem para ela fazer. Ele pergunta se ela tem dinheiro e a aconselha a sair da cidade por alguns dias.
Jack Reacher melhor cena de tiro e luta
Reacher se dirige para a casa de Jeb e, desta vez, ele é seguido por outro camarada de Zec, Vlad (Vladimir Sizov). Jack pega um papel do porta-luvas do carro e mostra para uma mulher (a mãe de Jeb) sentada na varanda, dizendo que tem um mandado para fazer uma busca no local. A mulher está olhando fixamente para o vazio e não fala. Reacher nota uma parafernália de drogas em uma mesa próxima e imagina que a mulher está sob influência. Ele segue em frente e abre a porta e entra na casa. A mulher então puxa um celular de debaixo de um cobertor em seu colo e faz uma ligação.
Reacher verifica cada cômodo da casa. Um quarto parece ter sido saqueado. Ele pega o receptor do telefone no corredor e está prestes a fazer uma ligação quando muda de ideia, desliga o telefone e limpa suas impressões digitais. Então ele entra no banheiro e fica curioso para saber por que a cortina do chuveiro parece ter sido arrancada dos ganchos. Enquanto ele fica parado perto da porta, pensando nas coisas, dois homens se aproximam sorrateiramente dele por trás. Um deles tem um taco de beisebol e o usa contra a nuca de Reacher, jogando-o na banheira.
Os dois homens atacantes então lutam para entrar no banheiro e serem os primeiros a chegar até Reacher na banheira. O homem com o bastão balança novamente, mas erra Reacher e acerta a parede. Ele recua para outra tentativa e seu amigo o empurra por trás e joga o morcego contra a janela do banheiro. O segundo homem empurra o homem com o taco para fora do caminho e traz um pé-de-cabra na direção de Jack, mas ele erra o alvo também. O homem com o bastão grita para o cara com o pé de cabra recuar. Enquanto ele puxa o taco para trás para uma espécie de ataque de facada, a pequena extremidade atinge o cara do pé-de-cabra na testa e o joga escada abaixo.
A próxima tentativa do morcego dá errado, quando Reacher se abaixa e agarra o cara pela cabeça e o joga contra a parede de azulejos, em seguida, arranca seu olho esquerdo com o polegar, fazendo o homem gritar de dor. O cara do pé-de-cabra se recuperou e sobe as escadas balançando, então Reacher puxa o corpo do morcego para a sua frente e o pé-de-cabra acerta o morcego nas costas. Jack então empurra o morcego contra o cara do pé-de-cabra e os joga no chão. Ele então agarra a cabeça do morcego e a esmaga repetidamente contra o rosto do morcego, até que ambos sejam nocauteados.
Jack está fazendo uma pausa para se recuperar de seus esforços quando um terceiro homem surge por trás, apontando uma arma de mão para a cabeça de Jack e dizendo-lhe para não se mover. Jack faz um movimento rápido de qualquer maneira, agarrando e torcendo a mão da arma do homem, seu dedo no gatilho preso no guarda-mato e dolorosamente dobrado para trás. O homem cai de joelhos. Reacher pergunta ao homem onde está Jeb. Ele não sabe, dizendo que Jeb parecia ter sumido, que sua mãe havia contado que Jeb havia tirado todas as suas coisas do quarto e ido embora. Reacher exige as chaves do carro do homem. Ele pergunta ao homem se ele acha que Jack está roubando seu carro. O homem, depois de olhar para seus dois amigos esparramados no chão, diz a Reacher para usar o carro pelo tempo que quiser.
Reacher diz a Helen que Jeb Oliver foi assassinado e alguém tentou fazer parecer que ele apenas saiu da cidade. Jack então explica a Helen todas as suas últimas teorias sobre as evidências contra Barr e como tudo é muito completo e muito conveniente, especialmente a bala imaculada presa nos recipientes de líquido com sabor no tiro que falhou. Foi aquela bala que amarrou o rifle de Barr aos assassinatos. Jack está convencido de que Barr perguntou por ele porque sabia que Reacher daria uma boa olhada nas evidências, mesmo que outros simplesmente aceitassem tudo pelo que aparentava. Ele diz a Helen que Barr é inocente.
Helen tem um breve momento em que parece convencida de que Reacher está delirando, que seu pai estava certo em avisá-la sobre ela contratá-lo sem saber nada sobre ele. Reacher torna-se filosófico por um tempo, enquanto explica a ela por que ele é assim, então de repente ele pede a ela para verificar o número da placa de um Audi prata que o tem seguido o dia todo.
Zec recebe um telefonema e depois faz um para Charlie. Charlie está sentado no Audi com Vlad. Charlie diz a Vlad que seu disfarce foi descoberto, que a advogada havia verificado a placa do carro. Zec dá novas ordens aos homens.
Helen está tendo dificuldade em entender ou acreditar que haja algum tipo de conspiração envolvida nas mortes aparentemente aleatórias. Ela não consegue ver qual seria o motivo. Reacher escreve algo em um pequeno pedaço de papel, dizendo a Helen que é um motivo e que ela deveria apenas se agarrar a ele. Helen recebe uma ligação informando que o Audi está registrado na Lebenhauer Enterprises, empresa envolvida no processo contra os Arqueiros. Helen então desdobra o pedaço de papel que Jack deu a ela. Ele escreveu “Oline Archer” nele.
Em sua análise das vítimas, Helen determinou que o Sr. Archer havia passado por alguns momentos difíceis com o negócio, o que, em combinação com sua saúde em declínio e um processo judicial entre ele e a Lebendauer Enterprises, o forçou a fazer acordos para vender sua empresa , Construção Brookseal. No entanto, depois que o Sr. Archer morreu em sua mesa de escritório, a Sra. Archer decidiu que queria manter a empresa.
Reacher então explica a Helen que a Sra. Archer, que assumiu a propried
ade dos negócios de seu marido, era a única vítima pretendida e que o assassinato das outras quatro pessoas tinha como objetivo simplesmente encobrir esse fato. Embora a sra. Archer tivesse chegado a um acordo com a Lebendauer Enterprises, ela foi baleada no dia em que estava a caminho para obter um empréstimo para o negócio.
Reacher ainda explica a Helen como o tempo maior entre o primeiro e o segundo tiros disparados pelo atirador (em comparação com o tempo mais curto entre os outros tiros) foi para que o atirador pudesse ter certeza absoluta do segundo alvo, o único alvo realmente pretendido. Ele diz a ela que o atirador precisava saber sobre a história de Barr e Barr no Iraque para incriminá-lo pelos assassinatos. Ele diz a Helen que se ela encontrar a pessoa que é amiga ou associada de Barr, ela encontrará o atirador de verdade. Helen diz a Jack que ela é apenas uma advogada, não uma policial, e encontrar o verdadeiro assassino não é seu trabalho. Ela diz que não pode mais fazer isso. Reacher sai.
Sandy está arrumada para ir encontrar alguns amigos quando ela é abordada do lado de fora de seu prédio por Charlie. Ela não se lembra de Charlie, então Charlie a lembra de que ele é amigo de Jeb e que eles se conheceram uma vez, embora ambos estivessem bêbados. Ele finge que acabou de se mudar para um apartamento próximo. Ele a convida para ir buscar uma bebida, mas ela recusa. Vlad se esgueirou por trás de Sandy e a um sinal de Charlie, Vlad dá um soco enorme na lateral da cabeça de Sandy, nocauteando-a. Charlie então se abaixa e coloca os dedos em seu nariz e boca, sufocando-a.
Helen corre atrás de Reacher, entrega a ele as chaves de seu carro e conta a ele sobre um campo de tiro em Ohio que atende aos requisitos declarados para o tipo de campo que Barr teria usado. Ela diz a Reacher que ela iria pesquisar a história legal de Oline Archer. Reacher a avisa para não fazer isso, pois atrairia a atenção e a colocaria em perigo.
Emerson examina o corpo de Sandy, que foi jogado perto do motel onde Reacher estava hospedado. Emerson pergunta ao recepcionista o nome de todos os convidados que parecem capazes de matar a garota com um soco. Ela lhe dá o nome de “Ernie Johnson” (outro homem da segunda base do NY Yankee). Reacher retorna ao motel para passar a noite e vê a polícia parada na frente. Ele observa quando dois homens do escritório do legista colocam um corpo em sua van e ele pode ver que é Sandy. Isso o preocupa. Então ele vê Emerson sair e eles fazem contato visual. Enquanto Emerson pega sua arma, Jack dá ré no carro e sai, girando o veículo e decolando. A polícia luta para chegar até seus carros e sair atrás dele.
Enquanto ele está fugindo dos policiais, Reacher se depara com o Audi, com Charlie e Vlad dentro. Eles estavam observando de perto. Jack começa a persegui-los. Com a ajuda de um helicóptero da polícia, a polícia logo fecha as rotas de fuga de Jack. Percebendo isso, ele engatinha o carro e calmamente sai e caminha para se juntar a um grupo de pessoas em um ponto de ônibus. O carro continua rodando até que colide suavemente com um carro da polícia e pare. Um homem negro no ponto de ônibus aparentemente acha que vale a pena ajudar Jack (ou, mais provavelmente, que a polícia não deve ser assistida), então ele entrega a Reacher seu boné, permitindo que Jack esconda o rosto dos policiais que estão passando. . Outro homem no ponto de ônibus passa então na frente de Jack, protegendo seu corpo. Jack então entra no ônibus com os outros e foge.
Emerson e Alex Rodin vão ver Helen e perguntam onde Reacher está. Eles explicam a suspeita de Helen Jack no assassinato de Sandy, ele dirigindo o carro de Jeb Oliver, e que ele colocou mais três homens no hospital depois de uma briga na casa de Jeb. Jack liga para Helen enquanto ela está conversando com Emerson e seu pai. Ele diz a ela que quem matou Sandy quer que ele corra e ele não vai a lugar nenhum. Ele oferece a Helen uma saída de toda a bagunça, dizendo a ela que ele roubou seu carro e que ela pode querer denunciar o desaparecimento. Ele também diz a ela para ter cuidado com o que ela diz para Emerson e seu pai, pois um deles pode ser parte da conspiração, lembrando-a de que apenas Emerson, seu pai e ela sabiam que ele estava na cidade naquele primeiro dia, e ele tinha sido seguido pela cidade desde o primeiro dia.
No dia seguinte, Jack dirige até o Hinge Creek Gun Club e conversa com o proprietário, o Sr. Martin Cash (Robert Duvall), um ex-sargento da artilharia da Marinha. Cash nega conhecer James Barr, mas Jack não quer saber disso, percebendo que Cash provavelmente está preocupado com o fato de que, se ele está associado ao homem acusado dos tiroteios em Pittsburgh, isso pode ser o fim de seu negócio. Os homens trocam algumas ameaças, mas Jack tem a vantagem. Mesmo assim, Cash decide fazer outra exigência antes de concordar em falar sobre Barr. Ele diz a Jack que se ele conseguir dar três tiros no centro de um alvo, talvez eles falem.
Eles vão para o campo. Jack pode dar um tiro para praticar. São quinze centímetros certos. Ele faz um ajuste de dois cliques no escopo e coloca os próximos três tiros dentro da faixa externa do anel central do alvo. Cash olha para o alvo e diz: “Você está um pouco enferrujado, Sr. Reacher.” Cash então explica que viu um homem com maneirismos semelhantes atirar como Jack fez em uma competição 10 anos atrás, e ele tinha certeza que Jack não tinha jogado como segunda base para os Yankees em 1925, então é assim que ele imaginou que ele fosse Reacher.
Cena do filme jack reacher último tiro
Cash diz a Jack que ele responderá a apenas uma pergunta. Jack pergunta a ele quem é seu melhor atirador. Cash disse que era James Barr. Ele mostra a Jack os alvos que Barr havia usado. Eles eram os melhores que ele tinha visto fora do exército. Jack diz a Cash que Barr não poderia atirar assim em seus melhores dias no Exército. Jack quer saber se alguém veio ao campo com Barr. Cash não consegue se lembrar, então ele pega suas fitas de vídeo, e com certeza, há o homem mau Charlie chegando ao alcance com Barr. Jack imagina que Charlie atirou e permitiu que Barr reivindicasse os alvos como seus, para se gabar. Aparentemente, Barr também confidenciou a Charlie sobre sua história no Iraque.
Jack liga para Helen e conta o que descobriu e que estará de volta a Pittsburgh em três horas. Helen está conversando com seu pai na época, contando a ele o que ela aprendeu sobre a Lebenhauer Enterprises. Ela diz a ele que Lebenhauer tem uma empresa de fachada na Geórgia (Rússia) e trabalha seu sistema tortuoso em uma cidade de cada vez. A empresa adquire empreendimentos de construção locais, pouco antes de grandes projetos que estão sendo licitados. Eles sempre ganham os lances. Eles haviam se mudado para novas cidades 12 vezes em 15 anos, e cada movimento foi cercado por denúncias de corrupção e foi acompanhado por milhões de dólares em fundos públicos perdidos, mas nunca houve uma investigação, ou mesmo um inquérito. Alex Rodin sugere que pode ser apenas amargura por parte das empresas que perderam as licitações, já que foram elas que fizeram as denúncias.
Helen diz ao pai que, se Reacher estiver certo, sua vida está em perigo porque ela assinou em seu nome todos os documentos relativos a Lebenhauer. Ela diz ao pai que seu próximo passo, como promotor público, indicará de que lado ele está. O Sr. Rodin acha que é um absurdo, mas concorda em investigar por ela. Ele então pega o telefone para providenciar a custódia protetora para ela, mas ela diz que não, percebendo que ela estaria ainda menos segura se seu pai ou Emerson fossem realmente parte da conspiração.
Enquanto Helen entra no elevador do tribunal, o detetive Emerson aparece e entra no elevador com ela. Ela fica agitada e tenta parar o elevador e descer. Emerson produz um bastão elétrico e dá um choque em seu inconsciente. Quando a porta do elevador se abre, Charlie e Vlad estão lá. Eles pegam Helen e a levam embora.
Reacher liga para o celular de Helen. Charlie responde. Reacher descobre que ele está com o número errado, mas então o reconhece como o homem no Audi. Charlie coloca Helen para demonstrar a Reacher que ela está com ele e tudo bem. Ele então diz a Reacher que Helen não ficará bem se ele não chegar onde eles estão dentro de uma hora. Reacher decide contar a Charlie sobre sua viagem para o Hinge Gun Range e como ele tem as impressões e fotos de Charlie e irá levá-las aos federais. Ele diz a Charlie que o advogado é todo seu, então ele desliga. Isso não era o que Charlie esperava ouvir e ele diz a um dos homens para ir buscar o Zec. Reacher então liga de volta e diz: “Pensando bem, gostaria de matar você. Digamos que o vencedor leva tudo”.
Charlie chama Jack de idiota e ameaça matar a vadia Helen se Reacher não estiver lá em uma hora. Jack novamente bate o telefone, mas rapidamente liga pela terceira vez e diz a Charlie que não está feliz por Charlie ter matado Sandy apenas para incriminá-lo. Ele diz a Charlie que pretende espancá-lo até a morte e beber seu sangue com uma bota. Reacher concorda em ir para onde quer que Charlie e Helen estejam, mas ele o fará em seu próprio ritmo e se ele mesmo suspeitar que Helen foi ferida, ele irá desaparecer e tomar o seu tempo para rastrear e matar Charlie.
Naquela noite, Helen, o Zec, Emerson, Charlie, Vlad e três outros homens estão todos em alerta máximo em uma grande pedreira, esperando Reacher aparecer. Reacher está na beira da pedreira, examinando as coisas quando Cash chega dirigindo. Cash trouxe um rifle de precisão e Jack esperava poder usá-lo ou outra arma. Em vez disso, Cash entrega a Jack uma grande faca, dizendo a Reacher que ele não quer que ele atire em ninguém com uma de suas armas. Reacher está incrédulo, mas pelo menos feliz por ter Cash para ajudar.
Enquanto Reacher e Cash discutem seu plano de ataque, Jack está tendo dúvidas sobre o quanto Cash pode ser de ajuda. Cash diz a Jack que ele não vai começar a atirar até que os homens abaixo atirem primeiro. Seu plano é fazer com que Jack dirija até lá e faça com que Charlie e os outros comecem a atirar nele, enquanto Cash permanece no alto, retornando o fogo assim que localizar os atiradores abaixo.
No escritório, Helen pergunta a Zec como ele pode matar tantas pessoas só por dinheiro. Zec responde que é apenas o que eles fazem, porque podem. Ela então se vira para Emerson e pergunta por que ele está envolvido. Ele diz que não teve escolha no assunto, dizendo a Helen que ela entenderia o que ele quis dizer em pouco tempo. Helen diz aos homens que já tomou providências para o caso de algo acontecer com ela. Zec diz a ela que se alguma coisa acontecer com ela, acontecerá com ela na frente de seu pai, enquanto ele implora por sua vida. É claro que o Zec não pode permitir quaisquer “pontas soltas” em qualquer nível, e se alguém se recusar a aceitar isso, ou não puder demonstrar sua “raridade” para fazer o que é necessário para sobreviver, então eles serão mortos.
O Ultimo Tiro – Jack Reacher | Cena Filme –
Reacher liga para o telefone de Helen e diz que está vindo buscá-la, que eles não vão machucá-la até que o tenham, e isso não vai acontecer. Jack entra no belo carro Mercedes de Helen, reclina o banco do motorista e sai correndo pela estrada em marcha à ré, usando a câmera retrovisora para orientação. Ele diz a si mesmo, “isso foi uma má ideia”, pouco antes de Charlie e os outros abrirem o carro. Eles atiram nos espelhos, no teto solar, nas janelas e, eventualmente, na câmera retrovisora. Jack não consegue ver para onde está indo e centraliza o carro em uma pedra.
Gunny Cash ainda não respondeu ao fogo, sentado na borda da pedreira com os olhos fechados, aparentemente tendo uma noção de onde os tiros estão vindo. Reacher está pirando, se perguntando por que Cash não está atirando. O dinheiro finalmente se levanta e começa a atirar, localizando rapidamente onde cada um dos três atiradores está localizado. Isso os faz parar por tempo suficiente para Reacher pular do carro e correr atrás de uma grande pedra. Cash continua disparando, dando tempo a Reacher para correr para outra pedra. O Gunny é então capaz de dar um tiro no final de uma casa de trailer e acertar e acertar um dos atiradores escondido na esquina.
Vlad decide partir para o ataque e se aproxima da rocha atrás da qual Reacher está se escondendo, atirando alternadamente na rocha e em Gunny Cash. Reacher deixou cair sua faca, então ele só pode pegar uma pedra para se defender. Ele foge de trás de seu esconderijo no momento em que Vlad está direcionando o fogo para Cash. Ele acerta Vlad no rosto com a pedra, então novamente rente contra a parte de trás da cabeça de Vlad, ou o nocauteando ou matando.
O terceiro atirador revive e dá a volta no trailer se preparando para atirar em Reacher, mas Reacher já está com a arma de Vlad em mãos e atira no homem.
Charlie foi até um grande farol de busca portátil e o ligou, o feixe direcionado para a localização de Gunny Cash. Ele então atira e faz com que alguns fragmentos de pedra cortem o rosto de Cash. Antes que Charlie possa atirar em Cash novamente, Reacher atira e apaga a luz de busca. Enquanto Charlie ataca Reacher, Cash se recupera e atira novamente, colocando uma bala na lateral da arma de Charlie, tornando-a inútil.
Jack corre até o escritório da pedreira e abre a porta com um chute. Ninguém está dentro, mas ele vê um gráfico na parede mostrando que também há um prédio de escritórios da mina principal. Ele pega as chaves de um grande caminhão basculante e sai do trailer.
Charlie vai para o prédio principal e manda os dois últimos homens para fora para continuar a luta, deixando ele, Zec, Emerson e Helen no escritório. O caminhão basculante vem rugindo pela estrada e os dois atiradores estão prontos, mas ficam chocados quando o caminhão passa rugindo. Quando eles saem de sua cobertura, Reacher aparece e os atira. No caminhão está Gunny Cash, proporcionando distração e rindo de como aqueles dois caras eram idiotas.
Charlie aconselha o Zec a sair de lá, então ele abre a porta do escritório e sai para descobrir o que aconteceu, embora ele provavelmente tenha uma boa ideia. Está chovendo forte agora e Charlie está se esgueirando à procura de Reacher quando sente o cano de uma arma em sua cabeça. Reacher ordena que ele abaixe a arma, então Jack dá um passo para trás, encarando Charlie. Jack joga sua arma de lado e os dois homens se preparam para o combate corpo a corpo.
Os golpes são brutais em ambos os lados e Charlie finalmente tira uma faca, que Jack afasta. Ele derruba Charlie com um soco violento, então agarra o braço de Charlie pelo pulso e o torce, quebrando-o. Zec, Emerson e Helen podem todos ouvir os gritos de Charlie de dentro do escritório. Reacher então coloca o pé na cabeça de Charlie e o empurra com firmeza no chão. Então ele levanta o pé e desce a bota com força, esmagando a cabeça de Charlie.
Dentro do escritório, Emerson se prepara, pegando duas pistolas e se posicionando atrás de Helen, uma arma em cada mão, uma apontada para a porta, a outra na cabeça de Helen. Jack chega até a porta e diz a Emerson que sabe que está lá. Ele diz a Emerson que ninguém teria pensado em jogar fora as moedas daquele parquímetro, nem mesmo ele, e isso o fez suspeitar de Emerson. Jack então pula para a porta, Emerson atira duas vezes e erra, então Jack atira uma vez e acerta Emerson na cabeça, matando-o.
Helen está sentada petrificada e Jack caminha lentamente até ela e coloca a mão em seu ombro. Ela relaxa e lhe entrega a pistola de Emerson. Ela diz: “você estava errado sobre meu pai”, e então revira os olhos quando Jack diz: “Eu não faria um grande alarde.”
Jack se aproxima do Zec e pergunta a Helen quem ele é. Ela conta a ele. Ele pergunta a Zec qual é seu nome verdadeiro. Quando o Zec fica em silêncio, Jack aponta a arma para ele e diz ao Zec que ele nasceu em outubro e quando ele conta até o número daquele mês, ele vai matar o Zec. O Zec então diz que seu nome é Zec Chilovek. Jack fala russo o suficiente para saber que as palavras significam “ser humano prisioneiro”. Zec diz que é o único nome de que se lembra de ter sido chamado em vida.
Jack Reacher: O último tiro – Acidente na gravação
Jack diz a Helen para chamar a polícia. Ela é colocada em espera. Enquanto espera a resposta da polícia, Jack diz a Zec que deve se sentir em casa na prisão. Zec infere que consideraria uma prisão americana um clube de campo em comparação com o que ele experimentou, mas ele imagina que provavelmente nem irá para a prisão, porque Jack, já procurado pelo assassinato de Sandy, matou todas as pessoas que poderiam provar que Zec era um criminoso. Quando Zec diz “vamos ver qual deles vai para a prisão”, Jack responde, “minha aposta, nenhum dos dois”, e ele atira na cabeça de Zec.
Helen fica chocada e pergunta a Jack sobre revelar a verdade e fazer justiça àqueles que a merecem. Jack diz: “Acabei de fazer”. Jack está se preparando para partir novamente e Helen está preocupada em livrar ele e Barr de quaisquer acusações de assassinato. Jack diz a ela que acha que ela e seu pai serão capazes de resolver isso. Jack e Cash entram no caminhão de Cash e decolam quando a polícia chega. Helen está chateada porque Jack está indo embora, que ele irá desaparecer novamente e ela não será capaz de encontrá-lo.
Helen vai ver Jack Barr, que saiu do coma. Ele não se lembra dos tiroteios, mas ouviu as enfermeiras e policiais falando sobre isso. Ele imagina que se eles disseram que ele fez isso, então ele fez, porque ele fez algo semelhante antes e saiu impune. Com Alex Rodin por perto ouvindo, Helen mostra a Barr fotos do estádio, do estacionamento e da ponte e pergunta como ele teria feito o trabalho. Sua avaliação é exatamente o que Reacher disse que seria.
Helen diz a Barr que ele vai ficar bem, que ela vai cuidar dele, mas ele está se lembrando da promessa de Jack Reacher de vir buscá-lo. Ele acha que é um homem morto. Helen sem dúvida explicará isso a ele mais tarde. Enquanto isso, Jack está viajando novamente em um ônibus e ele ouve um homem na parte de trás do ônibus gritando com uma mulher, ameaçando-a. Jack se levanta da cadeira e se vira para caminhar de volta para onde o casal está sentado.
Elenco
- Tom Cruise como Jack Reacher
- Rosamund Pike como Helen Rodin
- Richard Jenkins como Alex Rodin
- David Oyelowo como Emerson
- Werner Herzog como Zec Chelovek, “The Zec”, o proprietário da maior empresa alemã “Lebendauer Enterprises”.
- Jai Courtney como Charlie
- Vladimir Sizov como Vlad
- Joseph Sikora como James Barr
- Michael Raymond-James como Linsky
- Alexia Fast como Sandy
- Josh Helman como Jeb Oliver
- Robert Duvall como Martin Cash
- James Martin Kelly como Rob Farrior
- Nicole Forester como Nancy Holt
Produção
As tentativas de se adaptar a série Jack Reacher do autor Lee Child para o cinema tem sido feitas desde que o personagem estreou em Killing Floor de 1997. Depois de ser uma opção sem sucesso junto a PolyGram e mais tarde New Line Cinema, Paramount Pictures e Cruise/Wagner Productions adquiriram os direitos do filme em 2005. O roteirista Josh Olson foi então contratado para adaptar o então mais recente romance de Child na série Reacher, One Shot (2005). Em julho de 2010, Christopher McQuarrie, que já havia trabalhado com Cruise/Wagner Productions no filme de 2008 Valkyrie, assinou contrato para refazer o roteiro de Olson e, finalmente, dirigir o filme.
Bastidores de Jack Reacher: O Último Tiro – A Perseguição
Elenco
Em junho de 2011, Tom Cruise estava em negociações para desempenhar o papel de Jack Reacher. No mês seguinte, Cruise fechou um acordo com os estúdios e assinou contrato para o papel. Os fãs da série de romance falaram sobre a escolha de Cruise devido a baixa estatura do ator não corresponder à descrição de Reacher nos romances. Explicando a decisão de elenco, o autor Lee Child afirmou que seria impossível encontrar um ator adequado para interpretar o gigante militar e loiro Reacher e recriar a sensação do livro na tela, e que Cruise tinha o talento para fazer um Reacher eficaz. Child também disse: “O tamanho de Reacher nos livros é uma metáfora para uma força imparável, que Cruise interpreta à sua maneira”. É relativa a pequena estatura de Cruise, Child disse: “Com outro ator você pode obter 100% da altura, mas apenas 90% de Reacher. Com Tom, você terá 100% de Reacher e 90% da altura”.
Após o vazamento da escolha de Cruise, Rosamund Pike foi escalada para o papel feminino. Outras atrizes que estavam na disputa para o papel incluem Hayley Atwell e Alexa Davalos. Em setembro de 2011, o elenco principal estava fechado com a contratação de David Oyelowo, Richard Jenkins, Jai Courtney, e Robert Duvall. Werner Herzog, principalmente conhecido por seu trabalho como diretor, completa o elenco em outubro de 2011, assinando para interpretar o vilão do filme.
Filmagem
A produção do filme começou em outubro de 2011. Cruise realizou todas as suas próprias cenas de ação sem dublê durante a principal seqüência de perseguição de carro do filme. “Ação, para mim, é algo muito divertido de filmar. O desafio, na maioria das vezes, é disfarçar o fato de que não é o ator que está ao volante”, afirmou McQuarrie. “O desafio aqui foi exatamente o oposto. Nós estávamos tentando encontrar uma maneira de mostrar que era sempre Tom dirigindo. Ele está literalmente dirigindo em cada seqüência de manobras e acrobacias”.
Em fevereiro de 2012, Kevin Messick, um dos produtores do filme, processou Don Granger e Gary Levinsohn, dois outros produtores, por quebra de contrato dos termos de um Acordo de Joint Venture, alegando que ele tinha “ajudado a desenvolver o filme, renovar as opções da Paramount pelos direitos com o livro, e participou na busca de um roteirista”. Mas a partir de julho de 2010, tinha sido deixado de fora das reuniões com o roteirista e o estúdio e não lhe foi dado certos rascunhos do roteiro enquanto estava em desenvolvimento. Messick processa por “danos não especificados, honorários de seu produtor e do direito de participar em quaisquer futuras sequências”.
Música
Trilha sonora do filme foi composta por Joe Kraemer, que é diretor previamente da trilha de The Way of the Gun (2000) de Chris McQuarrie. Kraemer foi anunciado como o compositor do filme em Julho de 2012, tendo já começado a trabalhar sobre ele. Depois de passar oito semanas trabalhando com McQuarrie em materiais para apresentar aos produtores, a contratação de Kraemer foi aprovada e ele diretamente começou a trabalhar na abertura do filme de oito minutos. “Eu tenho uma série de truques que uso para desencadear o processo criativo”, disse Kraemer em seu processo de composição depois de ter visto o filme. ” Às vezes eu vou usar a minha compreensão matemática da música para elaborar um tema (como os quintos abertas do tema de Reacher), às vezes eu vou ter uma cor orquestral em mente (ou seja, a música para o vilão “The Zec”). O processo de composição real provavelmente assemelha-se a Max Steiner mais do que ninguém que eu conheço. Eu começo na primeira imagem do filme e trabalho até o final, em ordem cronológica, em ordem”.
O filme é conhecido por seu equilíbrio entre som e silêncio, com a música, principalmente ausente ou contida durante a maioria das seqüências de ação do filme. Discutindo a sua abordagem a este equilíbrio, Kraemer descreveu: “A música pode causar muito impacto quando entra uma cena e, obviamente, a única maneira de fazer isso é ter silêncio de antemão. Também gosto de geralmente ter caudas longas em minhas sugestões para que eles a usem desaparecendo em vez de terminar abruptamente. Desta forma, eu tento tecer música dentro e fora com muito cuidado para que o público fique tão inconsciente quanto possível das entradas e saídas. Costumo citar Patton como um excelente exemplo de grande mancha – uma biografia de três horas e meia com, que, 28 minutos de trilha? Isso é inédito hoje. Mas funcionou!”
A trilha foi realizada pela Hollywood Studio Symphony e gravado no Sony Scoring Stage, em Culver City, Califórnia. A trilha sonora para o filme foi lançado em 18 de dezembro de 2012 por La-La Land Records.
Lista de faixas
Nº Título / Artista(s)
1. “Main Title” Joe Kraemer
2. “Who Is Jack Reacher?” Joe Kraemer
3. “The Investigation” Joe Kraemer
4. “Barr and Helen” Joe Kraemer
5. “Farrier and the Zec” Joe Kraemer
6. “The Riverwalk” Joe Kraemer
7. “Helen’s Story” Joe Kraemer
8. “Evidence” Joe Kraemer
9. “Helen in Jeopardy” Joe Kraemer
10. “The Quarry Sequence” Joe Kraemer
11. “Showdown” Joe Kraemer
12. “Finale & End Credits” Joe Kraemer
Jack Reacher: O Último Tiro – Clipe Jack Reacher is Here
Distribuição
Marketing
O trailer de Jack Reacher foi lançado oficialmente no dia do aniversário de Cruise, 3 de julho de 2012.
Versão para o cinema
Jack Reacher, então intitulado One Shot, foi originalmente programado para ser lançado em fevereiro de 2013. Em março de 2012, a data de lançamento foi antecipada pela Paramount Pictures a 21 de dezembro de 2012, na esperança de capitalizar sobre o sucesso de bilheteria de Cruise Mission: Impossible – Ghost Protocol, que foi lançado em um momento semelhante em 2011. Nova data de lançamento do filme deslocado o lançamento de World War Z de volta para seis meses.
O filme foi lançado no mercado norte-americano em 21 de dezembro de 2012, com uma estreia inicialmente prevista para SouthSide Works megaplex de Pittsburgh em 15 de dezembro de 2012, que era para ser a presença de estrelas do filme, e o Sr. Child.
Em 15 de dezembro de 2012, a Paramount Pictures anunciou que estava adiando indefinidamente triagem estréia do filme em Pittsburgh, Pensilvânia, por respeito para as famílias das vítimas do Tiroteio na escola primária de Sandy Hook que havia ocorrido no dia anterior. A cena de abertura mostra um franco-atirador a disparar contra pessoas, incluindo uma mulher segurando uma criança pequena, e um ponto de mira a cruz diretamente para ela. O roteirista e diretor McQuarrie endossou a decisão, dizendo que ele e Cruise “Insistiu ele. Ninguém devem estar comemorando alguma coisa de 24 horas após um acontecimento trágico como esse. Nós pensamos muito sobre isso. Este não era um julgamento apressado, porque queríamos dar a volta por toda a cidade de Pittsburgh [por ser a estréia lá], porque eles eram tão grande para nós”.
O filme teve a sua estreia no Reino Unido em 10 de dezembro de 2012 no Odeon Leicester Square, em Londres. Foi lançado em 26 de dezembro de 2012 no Reino Unido.
Jack Reacher – O Último Tiro
Home media
Jack Reacher foi lançado em formatos de Blu-ray e DVD no Reino Unido em 22 de abril e em territórios da América do Norte em 7 de maio de 2013 pelo Paramount Home Media Distribution. A versão Blu-ray contém duas faixas de comentários e três por trás das características das cenas.
Sequência
Enquanto Jack Reacher estava destinado a ser uma série de filmes, foi inicialmente relatado que uma sequência seria improvável devido a sua temporada sem brilho nas bilheterias da América do Norte. No entanto, em fevereiro de 2013, a possibilidade de uma sequência tornou-se mais provável após o filme superar um faturamento bruto de 200 milhões de dólares no mundo inteiro. Em 9 de dezembro de 2013, foi anunciado que a Paramount Pictures e Skydance Productions estão a avançar com o desenvolvimento de uma sequência supostamente baseada no romance de 2013 de Jack Reacher, Never Go Back.