Coringa (2019)

Coringa – Trailer Final

Globo play - acessar site

Coringa é um filme de suspense psicológico americano de 2019dirigido e produzido por Todd Phillips , que co-escreveu o roteiro com Scott Silver . O filme, baseado em personagens da DC Comics , é estrelado por Joaquin Phoenix como o Coringa e fornece uma possível história de origem para o personagem. Situado em 1981, segue Arthur Fleck, um palhaço fracassado e aspirante a comediante cuja queda na insanidade e no niilismo inspira uma violenta revolução contracultural contra os ricos em uma Gotham City decadente . Robert De Niro , Zazie Beetz , Frances Conroy, Brett Cullen , Glenn Fleshler , Bill Camp , Shea Whigham e Marc Maron aparecem em papéis coadjuvantes. Distribuído pela Warner Bros. Pictures , Coringa foi produzido pela Warner Bros. Pictures e DC Films em associação com a Village Roadshow Pictures , Bron Creative e Joint Effort.

Phillips concebeu Coringa em 2016 e escreveu o roteiro com Silver ao longo de 2017. Os dois se inspiraram nos estudos de personagens dos anos 1970 e nos filmes de Martin Scorsese (particularmente Taxi Driver e The King of Comedy ), que inicialmente estava ligado ao projeto como produtor. O filme adapta vagamente elementos da trama de Batman: The Killing Joke (1988), mas Phillips e Silver não buscaram inspiração em quadrinhos específicos. Phoenix foi contratado em fevereiro de 2018 e foi escalado em julho, enquanto a maioria do elenco assinou em agosto. A fotografia principal ocorreu em Nova York, Jersey City e Newark, de setembro a dezembro de 2018. Coringa é o primeiro filme de ação ao vivo do Batman a receber uma classificação R da Motion Picture Association .

Coringa estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2019, onde ganhou o Leão de Ouro , e foi lançado nos Estados Unidos em 4 de outubro de 2019. O filme recebeu críticas geralmente positivas dos críticos, que elogiaram o desempenho de Phoenix, direção de Phillips, o estilo visual, edição, trilha sonora e cinematografia, embora tenham sido divididos em seu tom sombrio e retrato de doença mental. O filme foi um sucesso de bilheteria e estabeleceu recordes para um lançamento em outubro. Ele arrecadou mais de US $ 1 bilhão, o primeiro filme com classificação R a fazê-lo, e se tornou o sexto filme de maior bilheteria de 2019 durante sua exibição nos cinemas. O filme também recebeu vários elogios .

Uma sequência musical , intitulada Joker: Folie à Deux ( trad.  ”Madness for Two” ), está programada para ser lançada em 4 de outubro de 2024, com o retorno de Phillips e Phoenix.

Joker
Joker

Informações Gerais

Dirigido por: Todd Phillips
Escrito por:
Todd Phillips
Scott Silver
Baseado em: Personagens que aparecem em histórias em quadrinhos publicadas
pela DC Comics
Produzido por:
Todd Phillips
Bradley Cooper
Emma Tillinger Koskoff
Estrelando:
Joaquin Phoenix
Robert de Niro
Zazie Beetz
Frances Conroy
Cinematografia: Lawrence Sher
Editado por: Jeff Groth
Música por: Hildur Guðnadóttir

Empresas de produção:
Imagens da Warner Bros.
Filmes DC
Fotos do: Village Roadshow
Bron Criativo
Esforço conjunto
Distribuído por: Imagens da Warner Bros.
Datas de lançamento:
31 de agosto de 2019 ( Veneza )
4 de outubro de 2019 (Estados Unidos)
Tempo de execução: 122 minutos
País Estados Unidos
Linguagem: Inglês
Orçamento: $ 55-70 milhões
Bilheteria: US$ 1,074 bilhão

Trama

Em 1981, o palhaço do partido e aspirante a comediante Arthur Fleck vive e cuida de sua mãe, Penny, em Gotham City , dominada pelo crime e economicamente estagnada . Arthur sofre de um distúrbio neurológicoque o faz rir incontrolavelmente em momentos inapropriados, necessitando de medicação, para a qual depende dos serviços sociais. Depois que Arthur é atacado por delinquentes juvenis, seu colega de trabalho Randall lhe dá um revólver para autodefesa. Arthur busca um relacionamento com sua vizinha, a mãe solteira Sophie, e a convida para ver sua rotina no clube de comédia de Pogo. Em um hospital infantil, o revólver de Arthur cai do casaco à vista das crianças. Randall mente para seu gerente, afirmando que a arma era de Arthur, e Arthur é posteriormente demitido. Deprimido no metrô, ainda com maquiagem de palhaço, Arthur testemunha três empresários bêbados assediando uma mulher e tem um episódio de riso, e depois é espancado pelo grupo, que trabalha para a Wayne Investments ; ele atira e mata dois deles emlegítima defesa e mata o terceiro enquanto ele tenta fugir. Os assassinatos são condenados pelo bilionário candidato a prefeito Thomas Wayne , que chama seus oponentes políticos de “palhaços”. Os manifestantes reagem vestindo máscaras de palhaço à imagem de Arthur. Cortes no orçamento encerraram o programa de assistência social, deixando Arthur sem medicação.

Sophie frequenta a rotina de stand-up de Arthur, que vai mal; ele ri incontrolavelmente, e suas piadas caem por terra. Arthur intercepta uma carta de Penny para Thomas, alegando que ele é filho ilegítimo de Thomas, e repreende sua mãe por esconder a verdade. Ele vai para Wayne Manor , onde conhece o filho de Thomas, Bruce , mas foge após uma briga com o mordomo da família Alfred Pennyworth . Penny sofre um derrame e é hospitalizada. O ídolo de Arthur, o popular apresentador de talk show noturno Murray Franklin, zomba de Arthur mostrando clipes de seu desempenho fracassado, chamando-o de “coringa”, irritando Arthur. Arthur se infiltra em um evento privado de cinemae confronta Thomas, que lhe diz que ele não é seu pai e que Penny não é sua mãe biológica. Em negação, Arthur visita o Arkham State Hospital e rouba o arquivo de Penny, que afirma que ela era uma narcisista que adotou Arthur enquanto trabalhava como governanta para os Waynes na década de 1950 . Penny então criou Arthur com seu namorado abusivo, que mais tarde morreu na prisão. Por permitir o abuso, Penny foi enviada para Arkham.

Atormentado, Arthur entra no apartamento de Sophie sem avisar. Assustada, Sophie fala com Arthur como se os dois nunca tivessem se conhecido, dizendo que ela apenas o reconhece do fundo do corredor, então pede para ele ir embora. O filme relembra momentos em que Arthur viu Sophie, revelando que Sophie não estava realmente lá, confirmando que os dois eram estranhos e sua presença em sua vida era uma ilusão. No dia seguinte, Arthur sufoca Penny no hospital, matando-a por seu engano. Arthur é convidado a aparecer no programa de Murray devido à popularidade de seus clipes de stand-up. Ele é visitado pelos ex-colegas Randall e Gary. Arthur mata Randall por vingança enquanto poupa Gary por tratá-lo bem no passado. Dois detetivesperseguir Arthur, agora em um traje colorido, em um metrô cheio de manifestantes palhaços. Um detetive acidentalmente atira e mata um manifestante, incitando assim um motim , enquanto Arthur escapa durante o caos, indo para o estúdio de TV.

Antes do show ir ao vivo, Arthur pede a Murray para apresentá-lo como Coringa , uma referência à zombaria anterior de Murray. No palco, Arthur conta piadas mórbidas antes de confessar os assassinatos do metrô, reclamando sobre como a sociedade abandona os oprimidos e doentes mentais e repreendendo Murray por zombar dele. Murray discute com Arthur, que fica furioso e o assassina na TV ao vivo antes que o público horrorizado fuja. Ele é preso quando os tumultos eclodem em Gotham. Um dos desordeiros encurrala a família Wayne em um beco e mata Thomas e sua esposa , poupando Bruce. Desordeiros em uma ambulância colidir com o carro da polícia que transportava Arthur, libertando-o; ele fica em cima do carro, começa a dançar para os aplausos da multidão e mancha o rosto com sangue em forma de sorriso. Mais tarde, no Arkham State Hospital, Arthur ri ameaçadoramente consigo mesmo sobre uma piada durante uma sessão com um terapeuta, mas se recusa a contar, alegando que ela não entenderia. Ele escapa, deixando para trás pegadas ensanguentadas enquanto um ordenança o persegue pelos corredores.

Coringa – Cena do Metrô

Elenco

Joaquin Phoenix como Arthur Fleck / Coringa : Um palhaço festeiro empobrecido e mentalmente doente e comediante desconsiderado pela sociedade,  cuja história de abuso faz com que ele se torne um criminoso niilista com um motivo de palhaço.  Phoenix estava interessado em um “estudo de personagem” de baixo orçamento de um personagem de quadrinhos, e disse que o filme “parece único, é seu próprio mundo de algumas maneiras, e talvez […] seja a coisa que mais te assusta.”
Robert De Niro como Murray Franklin:  Um apresentador de talk show que desempenha um papel na queda de Arthur. De Niro disse que seu papel em Coringa é uma homenagem ao seu personagem de O Rei da Comédia (1983), Rupert Pupkin, que é um comediante obcecado por um apresentador de talk show.
Zazie Beetz como Sophie Dumond:  Uma mãe solteira cínica e o “interesse amoroso” de Arthur. Beetz, uma “grande fã” de Phoenix, disse que foi “uma honra” co-estrelar com ele e que ela aprendeu muito trabalhando com ele no set.
Frances Conroy como Penny Fleck: a mãe mental e fisicamente doente de Arthur, que anteriormente trabalhou para Thomas Wayne .  A atriz canadense Hannah Gross interpreta uma jovem Penny.
Além disso, Brett Cullen interpreta Thomas Wayne , um bilionário candidato a prefeito de Gotham. Alec Baldwin foi inicialmente escalado para o papel, mas desistiu devido a conflitos de agenda.  Carrie Louise Putrello interpreta a esposa de Thomas, Martha , embora o personagem não tenha falas e nunca seja referido pelo nome. Douglas Hodge interpreta Alfred Pennyworth , o mordomo e zelador da família Wayne,  e Dante Pereira-Olson interpreta Bruce Wayne , filho de Thomas, que se torna o arqui-inimigo do Coringa, Batman, quando adulto.

Os membros adicionais do elenco incluem Glenn Fleshler e Leigh Gill como Randall e Gary, os colegas palhaços de Arthur; Bill Camp e Shea Whigham como detetives Garrity e Burke no Departamento de Polícia de Gotham City ; Marc Maron como Gene Ufland, produtor do programa de Franklin; Sharon Washington como assistente social de Arthur; Josh Pais como Hoyt Vaughn, agente de Arthur; Brian Tyree Henry como Clark, um funcionário do Arkham State Hospital;  Ben Warheit , Michael Benz, e Carl Lundstedt como banqueiros que assediam Arthur;  Gary Gulman e Sam Morril como comediantes em um microfone aberto onde Arthur se apresenta; e Bryan Callen como Javier, um colega de trabalho de Arthur. Justin Theroux tem uma participação não creditada como Ethan Chase, uma celebridade convidada no programa de Franklin.

Produção

Desenvolvimento

Entre 2014 e 2015, Joaquin Phoenix manifestou interesse ao seu agente em atuar em um tipo de filme de “estudo de personagem” de baixo orçamento sobre um vilão de quadrinhos , como o personagem da DC Comics , o Coringa . Phoenix já havia se recusado a atuar no Universo Cinematográfico da Marvel porque ele teria que reprisar um papel, como o Hulk (inicialmente interpretado por Edward Norton antes de ser reformulado por Mark Ruffalo ) ou Doutor Estranho , em vários filmes. . Phoenix descartou o Coringa por sua ideia de “estudo de personagem” e tentou pensar em um diferente. “Eu pensei: ‘Você não pode fazer o Coringa, porque, você sabe, é só que você não pode fazer esse personagem, acabou de ser feito.'” O agente de Phoenix sugeriu marcar uma reunião exploratória com a Warner Bros., mas ele recusou e desistiu da ideia.  Da mesma forma, Todd Phillips foi oferecido para dirigir filmes baseados em quadrinhos várias vezes, mas recusou porque achava que eles eram “barulhentos” e não o interessavam. De acordo com Phillips, o Coringa foi criado a partir de sua ideia de criar um filme de quadrinhos diferente e mais fundamentado. Ele se sentiu atraído pelo Coringa porque não achava que houvesse um retrato definitivo do personagem, que ele sabia que proporcionaria considerável liberdade criativa.

Phillips lançou a ideia de Joker para a Warner Bros. depois que seu filme War Dogs estreou em agosto de 2016. Antes de War Dogs , Phillips era conhecido principalmente por seus filmes de comédia , como Road Trip (2000), Old School (2003) , e A Ressaca (2009); War Dogs marcou um empreendimento em território mais inquietante.  Durante a estreia, Phillips percebeu que ” War Dogs não ia incendiar o mundo e eu estava pensando: ‘O que as pessoas realmente querem ver?'” Além disso, ele descobriu que era difícil fazer filmes de comédia na “cultura acordada”, em meio à oposição de “30 milhões de pessoas no Twitter”. Ele finalmente pensou: “Como eu faço algo irreverente, mas foda-se a comédia? Ah, eu sei, vamos pegar o universo dos quadrinhos e transformá-lo em sua cabeça com isso”.  Ele propôs que a DC Films diferenciasse sua lista dos concorrentes da Marvel Studios , produzindo filmes independentes e de baixo orçamento .  Após o lançamento bem-sucedido de Mulher Maravilha (2017), a DC Films decidiu não enfatizar a natureza compartilhada de sua franquia de filmes baseada em DC, o DC Extended Universe (DCEU). Em agosto de 2017, a Warner Bros. e a DC Films revelaram planos para o filme, com Phillips dirigindo e co-escrevendo com Scott Silver , e Martin Scorsese definido para co-produzir com Phillips.  De acordo com Tatiana Siegel do The Hollywood Reporter , Scorsese considerou dirigir Coringa antes de Phillips ser escolhido, embora uma fonte da Warner Bros. disse que ele só se envolveu porque o filme precisava de um produtor baseado em Nova York . 

Segundo Kim Masters e Borys Kit do The Hollywood Reporter , Jared Leto , que interpretou o Coringa no DCEU, ficou descontente com a existência de um projeto separado de sua interpretação. Em outubro de 2019, Masters relatou que Leto “se sentiu ‘alienado e chateado'” quando soube que a Warner Bros. – que havia prometido a ele um filme independente do DCEU Joker – deixou Phillips prosseguir com Joker , indo tão longe quanto pedir a seu empresário musical Irving Azoff que cancelasse o projeto. Masters acrescentou que a irritação de Leto foi o que o levou a encerrar sua associação com a Creative Artists Agency(CAA), pois ele acreditava que “seus agentes deveriam ter lhe contado sobre o projeto Phillips mais cedo e lutado mais por sua versão do Coringa“. No entanto, fontes associadas a Leto negam que ele tenha tentado cancelar o Coringa e deixou a CAA por causa disso.

A Warner Bros. pressionou para que Phillips escalasse Leonardo DiCaprio como o Coringa,  esperando usar o envolvimento de seu colaborador frequente Scorsese para atraí-lo.  No entanto, Phillips disse que Phoenix era o único ator que ele considerava, e que ele e Silver escreveram o roteiro com Phoenix em mente: “O objetivo nunca foi introduzir Joaquin Phoenix no universo dos quadrinhos. era introduzir filmes de quadrinhos no universo de Joaquin Phoenix.” Phoenix disse que quando soube do filme, ficou empolgado porque era o tipo que ele queria fazer, descrevendo-o como único e afirmando que não parecia um típico “filme de estúdio”. Demorou algum tempo para se comprometer com o papel, pois o intimidava e ele disse “muitas vezes, nesses filmes, temos esses arquétipos simplificados, redutores, e isso permite que o público fique distante do personagem, assim como faríamos fazer na vida real, onde é fácil rotular alguém como mau e, portanto, dizer: ‘Bem, eu não sou isso.

Escrita

Phillips e Silver escreveram Coringa ao longo de 2017, e o processo de escrita levou cerca de um ano.  De acordo com a produtora Emma Tillinger Koskoff , levou algum tempo para obter a aprovação do roteiro da Warner Bros., em parte devido a preocupações com o conteúdo. Da mesma forma, Phillips comentou que havia “um zilhão de obstáculos” durante o processo de escrita de um ano devido à visibilidade do personagem.  Phillips disse que, embora os temas do roteiro possam refletir a sociedade moderna, o filme não pretendia ser político. Ele também observou que Joker é uma história sobre trauma infantil e doença mental. Em seu roteiro, Phillips falou sobre como é difícil para os pacientes revelarem seus diagnósticos, referindo-se a uma frase do filme: “A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não o fizesse”.

Foi um processo de um ano desde quando terminamos o roteiro apenas para colocar as novas pessoas a bordo dessa visão, porque eu a apresentei para uma equipe totalmente diferente da que a fez. Havia e-mails sobre: ​​’Você percebe que vendemos pijamas do Coringa na Target .‘ Havia um zilhão de obstáculos, e você meio que tinha que navegar por eles um de cada vez […] Na época, eu os xingava na minha cabeça todos os dias. Mas então eu tenho que colocar isso em perspectiva e dizer, ‘Eles são bem ousados ​​por terem feito isso.’

– Todd Phillips

O roteiro é inspirado em filmes de Scorsese, como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e O Rei da Comédia (1983), além da Trilogia Ressaca de Phillips .  Outros filmes que Phillips citou como inspiração incluem estudos de personagens lançados na década de 1970 – como Serpico (1973) e One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975) – o filme mudo The Man Who Laughs (1928). ), e vários musicais . Phillips disse que, além do tom, ele não considerou Joker tão diferente de seus trabalhos anteriores, como Ressaca Filmes.A premissa do filme foi inspirada na graphic novel de Alan Moore e Brian Bolland , Batman: The Killing Joke (1988), que retrata o Coringa como um comediante fracassado,  enquanto a cena climática do talk show foi inspirada por uma cena semelhante em The Dark Knight Returns de Frank Miller (1986). No entanto, Phillips disse que o filme não “segue nada dos quadrinhos… Isso é o que foi interessante para mim. Nós nem estamos fazendo Coringa, mas a história de se tornar Coringa.” Phillips mais tarde esclareceu que ele queria dizer que eles não buscavam inspiração em um quadrinho específico, mas sim “escolheram o que gostamos” da história do personagem. Tendo crescido em Nova York, Phillips também se inspirou na vida na cidade de Nova York durante o início dos anos 1980. A cena do tiroteio no metrô e suas consequências foram inspiradas no tiroteio no metrô de Nova York em 1984 , enquanto Arthur Fleck é parcialmente baseado no autor do tiroteio, Bernhard Goetz. 

Phillips e Silver acharam a história de origem mais comum do Coringa, na qual o personagem fica desfigurado após cair em um tonel de ácido, muito irreal. Em vez disso, eles usaram certos elementos do folclore do Coringa para produzir uma história original,  que Phillips queria sentir o mais autêntico possível.  Como o Coringa não tem uma história de origem definitiva nos quadrinhos, Phillips e Silver receberam considerável liberdade criativa e “se empurraram todos os dias para criar algo totalmente insano”. Embora o Coringa tenha aparecido em vários filmes antes, Phillips achou que era possível produzir uma nova história com o personagem. “É apenas outra interpretação, como as pessoas fazem interpretações de Macbeth”, disse ele ao The New York Times . No entanto, eles tentaram manter a natureza ambígua de “múltipla escolha” do passado do Coringa, posicionando o personagem como um narrador não confiável – com histórias inteiras simplesmente sendo suas ilusões  – e não ficou claro quais doenças mentais ele sofre. Como tal, Phillips disse que todo o filme está aberto a interpretações. 

Quando um rascunho do roteiro do filme, escrito em abril de 2018, vazou e se espalhou na internet, Phillips afirmou que era uma versão antiga de seis meses antes do início das filmagens.  Phillips também se recusou a tomar medidas legais contra a disseminação do roteiro, afirmando que gostava de ter uma versão antiga circulando.

Pré-produção

Após o decepcionante desempenho crítico e financeiro de Liga da Justiça (2017), em janeiro de 2018, Walter Hamada substituiu Jon Berg como chefe de produção de filmes baseados em DC na Warner Bros. Hamada classificou os vários filmes da DC em desenvolvimento, cancelando alguns enquanto avança o trabalho em outros; o filme estava programado para começar a ser filmado no final de 2018 com um pequeno orçamento de US$ 55 milhões. Kim Masters, do The Hollywood Reporter , disse que a Warner Bros. estava relutante em deixar Joker seguir em frente e deu um pequeno orçamento em um esforço para dissuadir Phillips. Phillips disse que Hamada não entendia o que estava tentando fazer. Em junho, Robert De Niro estava sendo considerado para um papel coadjuvante no filme.  O acordo com a Phoenix foi finalizado em julho de 2018,  após quatro meses de persuasão de Phillips.  Imediatamente depois, a Warner Bros. deu luz verde para o filme,  o intitulou Joker e deu-lhe uma data de lançamento em 4 de outubro de 2019.  A Warner Bros. descreveu o filme como “uma exploração de um homem desconsiderado pela sociedade [que] não é apenas um estudo de personagem corajoso, mas também um conto de advertência mais amplo “.

O associado de longa data de Scorsese, Koskoff, juntou-se para produzir, embora Scorsese tenha deixado suas funções de produção devido a outras obrigações.  Scorsese considerou servir como produtor executivo, mas estava preocupado com seu filme O Irlandês .  Também foi confirmado que o filme não teria efeito sobre o Coringa de Leto e seria o primeiro de uma nova série de filmes da DC não relacionados ao DCEU. Em julho, Zazie Beetz foi escalado para um papel coadjuvante, e De Niro entrou em negociações em agosto. Frances McDormand recusou uma oferta para retratar a mãe do Coringa, e Frances Conroy foi lançado. No final de julho, Marc Maron, e Bryan Callen se juntaram ao elenco.  Alec Baldwin foi escalado como Thomas Wayne em 27 de agosto, mas desistiu dois dias depois devido a conflitos de agenda. Baldwin também observou a descrição do personagem como uma razão para sua saída, que chamou Thomas Wayne de “um empresário brega e bronzeado que está mais nos moldes de um Donald Trump dos anos 1980 “.

Filmando

A fotografia principal começou em setembro de 2018 na cidade de Nova York, [a] sob o título de trabalho Romeo . Logo após o início das filmagens, De Niro, Brett Cullen, Shea Whigham, Glenn Fleshler, Bill Camp, Josh Pais e Douglas Hodge foram anunciados para se juntar ao filme, com Cullen substituindo Baldwin.  Bradley Cooper juntou-se ao filme como produtor, e o diretor de fotografia foi Lawrence Sher , com quem Phillips já havia colaborado.  Em 22 de setembro, uma cena representando um protesto violento foi filmada na estação Church Avenue emKensington, Brooklyn ,  embora a estação tenha sido modificada para se parecer com a estação Bedford Park Boulevard no Bronx .  As filmagens de cenas violentas também ocorreram na plataforma inferior abandonada da estação da Nona Avenida em Sunset Park, Brooklyn .

De acordo com Beetz, Phillips reescreveu todo o roteiro durante a produção; como Phoenix perdeu tanto peso para o filme, não haveria oportunidade para refilmagens. Ela lembrou, “nós íamos para o trailer de Todd e escrevíamos a cena para a noite e depois fazíamos. Durante o cabelo e a maquiagem, decorávamos essas falas e as fazíamos e depois refilávamos três semanas depois”.  Phillips lembrou que Phoenix às vezes saía do set durante as filmagens porque ele perdeu o autocontrole e precisava se recompor – para a confusão de outros atores, que sentiam que tinham feito algo errado. De Niro foi um dos poucos que Phoenix nunca abandonou, e De Niro disse que era “muito intenso no que estava fazendo, como deveria ser, como deveria ser”. 

As filmagens em Jersey City começaram em 30 de setembro e fecharam a Avenida Newark , enquanto as filmagens em novembro, começando em 9 de novembro, fecharam o Kennedy Boulevard . As filmagens em Newark começaram em 13 de outubro e duraram até 16 de outubro. Pouco antes das filmagens de Newark, SAG-AFTRA recebeu uma reclamação de que extras foram trancados em vagões de metrô por mais de três horas durante as filmagens em Brooklyn, uma violação de intervalo. O problema foi rapidamente resolvido depois que um representante visitou o set. Naquele mês, Dante Pereira-Olson se juntou ao elenco como um jovem Bruce Wayne.]Whigham disse que no final de outubro o filme estava “no meio” de produção, acrescentando que foi uma experiência “intensa” e “incrível”.  Em meados de novembro, as filmagens voltaram para Nova York.  As filmagens terminaram em 3 de dezembro de 2018,  com Phillips postando uma foto em seu feed do Instagram no final do mês para comemorar a ocasião.

Na entrevista ao The Hollywood Reporter , Emma Tillinger Koskoff disse que a filmagem mais estressante foi a cena de ” Stair Dance “; porque não havia leis sobre paparazzi na cidade de Nova York , as filmagens foram interrompidas por eles. Inicialmente, Lawrence Sher e Phillips queriam filmar em 70mm , mas a Warner Bros. rejeitou devido ao custo.

Pós-produção

Phillips confirmou que estava no processo de edição do Coringa em março de 2019. No CinemaCon no mês seguinte, ele afirmou que o filme “ainda estava tomando forma” e era difícil discutir, pois esperava manter o sigilo.  Phillips também negou a maioria dos relatos em torno do filme, que ele sentiu porque é “uma história de origem sobre um personagem que não tem uma origem definitiva”.  Brian Tyree Henry também foi confirmado para ter um papel no filme.  Os efeitos visuais foram fornecidos pela Scanline VFX e Shade VFX e supervisionados por Matthew Giampa e Bryan Godwin, com Erwin Rivera servindo como supervisor geral.  Coringausou menos trabalho de efeitos visuais do que outros filmes de quadrinhos, exceto algumas cenas, incluindo aquela que Arthur borrou o sorriso com seu sangue na multidão.

Uma cena que foi cortada do filme mostrava Sophie assistindo a aparição de Arthur no programa de Franklin. A cena pretendia mostrar ao público que ela ainda está viva (já que o filme implica que Arthur a mata), mas Phillips decidiu que isso atrapalharia a narrativa, que é retratada do ponto de vista de Arthur. Em outra cena deletada, Arthur revela seus crimes a um colega de trabalho; a cena acabou sendo removida porque fornecia “muita informação” na forma de exposição.

O orçamento final do filme foi de US$ 55 a 70 milhões, considerado pelo The Hollywood Reporter “uma fração” do custo de um típico filme baseado em quadrinhos. Em comparação, o filme anterior da DC centrado no vilão, Esquadrão Suicida (2016), custou US$ 175 milhões. $ 25 milhões do orçamento de Joker foi coberto pela empresa de financiamento Creative Wealth Media, com sede em Toronto, enquanto a Village Roadshow Pictures e a Bron Studios contribuíram com 25%.   Coringa também foi o primeiro filme de ação ao vivo da franquia de filmes do Batman a receber uma classificação R da Motion Picture Association of America , devido à “forte violência sangrenta, comportamento perturbador, linguagem e breves imagens sexuais”. No Reino Unido , o BBFC deu ao filme um certificado de 15 por “forte violência sangrenta [e] linguagem”.

Coringa – Arthur Mata Randall

Projeto

Definir 

Gotham City in Joker foi ambientado na cidade de Nova York dos anos 80 , de acordo com Todd Phillips, “para separá-lo, francamente, do universo DC”.  Mark Friedberg, o designer de produção deste filme, disse que estabeleceu o local de filmagem de Gotham Square em Newark como um set de filmagem porque ainda havia pobreza.  Ele queria que Gotham parecesse uma cidade arenosa, como descrito em Taxi Driver , portanto nomeou todas as estruturas e linhas neste filme e desenhou um mapa específico da cidade de Gotham.  Ele exibiu muscle cars coloridos dos anos 1970no set, “transmitindo dissonância e sendo horrível e bonito ao mesmo tempo”. Ele também tentou descrever Gotham como uma cidade decadente por meio de pichações, lixo na estrada e calçadas rachadas.  A equipe de efeitos visuais adicionou edifícios fictícios, mudando o horizonte da cidade para dar a sensação de que a cidade estava pressionando Arthur.  Lawrence Sher disse que luzes de vapor de sódio foram usadas neste filme, representando o isolamento de Arthur e seu lado mais esperançoso.

Ponte em arco no Brooklyn Army Terminal, usada para descrever o exterior do Arkham State Hospital.
O Arkham State Hospital é baseado no Arkham Asylum . A Warner Bros. Korea explicou que é um nome mais realista no mundo real. O exterior do hospital Arkham State foi filmado no Brooklyn Army Terminal , enquanto o interior foi retratado no Metropolitan Hospital Center of Harlem . Ao longo do filme, duas paredes são mostradas dentro do Arkham State Hospital; um é claramente branco nas primeiras e últimas cenas, o outro é amarelo sujo na cena em que Arthur corre com um laudo médico. Essa diferença pretendia deixar o público confuso e questionar a possibilidade de Arthur estar no hospital o tempo todo.

Design de personagens 

Uma das inspirações mais importantes do comportamento de Arthur é Little Tramp in Modern Times . Phillips confirmou que seu movimento ridículo foi referido por Charlie Chaplin , em vídeo de comentário da Vanity Fair .  Phoenix revelou que a dança de Arthur foi inspirada na de Ray Bolger , enquanto o gesto de fazer sorrir por dois dedos foi do espantalho em O Mágico de Oz .  Em preparação, Phoenix perdeu 52 libras (24 kg) para parecer “como um lobo, desnutrido e faminto”,  e baseou sua risada em “vídeos de pessoas que sofrem deriso patológico .” Ele também procurou retratar um personagem com o qual o público não conseguia se identificar e não procurava inspiração em atores anteriores do Coringa; em vez disso, ele leu um livro sobre assassinatos políticos para que pudesse entender assassinos e motivações. 

Em um vídeo dos bastidores, Phillips explicou que o rosto normal de Arthur é a máscara real, e o Coringa é a verdadeira personalidade. Ele também disse, em entrevista ao LA Times , que a risada genuína de Arthur está apenas na última cena. O diretor Todd Phillips disse que intencionalmente deixou ambíguo se Arthur se torna o Coringa das histórias tradicionais do Batman ou inspira um personagem separado,  embora Phoenix acredite que Arthur seja o primeiro.

Maquiagem e figurino 

Nicki Ledermann e Kay Georgiou, a maquiadora e cabeleireira, tentaram mostrar a Arthur Fleck “ser feito à mão e realista”. Georgiou designou Arthur como um homem com cabelo sujo. Os figurinos de Arthur, desenhados por Mark Bridges , foram combinados para parecerem “envelhecidos, tingidos e angustiados”, vestindo-o com calças de poliéster baratas e suéter acrílico. Sua paleta de cores foi definida nos anos 80; azul, marrom, marrom, malva e cinza.  Na entrevista ao Deadline Hollywood , Bridges explicou que a cor do traje de Arthur começou para o modo juvenil, ficando mais escura com o tom da história. Na primeira cena, o casaco com capuz “muito pequeno” de Arthur e as meias brancas enfatizam o conceito infantil. Era um reflexo dele vivendo com sua mãe Penny, com ela chamando-o de “meu garotinho”,  e a influência de Charlie Chaplin . No entanto, ele usava um suéter de carvão na entrevista com o assistente social e, finalmente, estava em um “top de malha cor de crosta” no Hospital Estadual de Arkham. Uma linha representando seu terno antigo por muitos anos foi interpretada como um colete em tons de mostarda e uma camisa estampada verde-garrafa.  Enquanto isso, Arthur em traje de médico é a homenagem do Coringa em O Cavaleiro das Trevas , vestindo uniforme de enfermeira para atender Harvey Dent no Hospital de Gotham.

Depois de transformar Arthur em Coringa, seu design também foi alterado. Seu cabelo era tingido de verde “brócolis”, e ele usava um terno semelhante ao da série original do Batman .  No entanto, o traje do Coringa neste filme tinha cores diferentes em comparação com os filmes anteriores (terno roxo com camisa verde ou amarela). Mark Bridges observou que foi resultado da intenção de Phillips de não querer estar “conectado a mais nada”. Inicialmente, a cor do traje no roteiro foi definida para terracota, mas Bridges mudou isso para vermelho para dar emoção “mais expressiva”. Além disso, as cores de seu traje (verde, amarelo, roxo e vermelho) foram comparadas com as de seus antagonistas, incluindo Thomas Wayne, dando-lhes cinza e azul como Batman. A maquiagem de palhaço foi desenhada com um toque clássico e antigo, com cores e tons mais escuros e sobrancelhas ameaçadoras. Devido às leis de direitos autorais afirmando que dois palhaços não podem ser iguais, Ledermann enfrentou um desafio.

Música 

Em agosto de 2018, Hildur Guðnadóttir foi contratado para compor a trilha sonora do filme.  Hildur começou a escrever música depois de ler o roteiro e se encontrar com Phillips, que “tinha muitas idéias fortes” sobre como ele achava que a partitura deveria soar. Ela trabalhou na trilha sonora do Coringa ao lado da trilha sonora da minissérie dramática Chernobyl ; Hildur disse ao The Hindu ‘s Divya-Kala Bhavani que alternar entre os dois foi um desafio porque as pontuações eram muito diferentes.

Além disso, o filme apresenta as músicas “ That’s Life “, ” Send In the Clowns “, ” White Room ” e ” Rock and Roll Part 2 “.  O uso de “Rock and Roll Part 2″ gerou controvérsia quando foi relatado que seu cantor, o criminoso sexual infantil condenado Gary Glitter , receberia royalties, mas mais tarde foi confirmado que ele não receberia.  A partitura foi lançada em 2 de outubro de 2019, pela WaterTower Music .  A música de Hildur ganhou vários prêmios, incluindo um Oscar , um Satellite Award , um Saturn Award ,Hollywood Music in Media Awards (HMMA) e o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original , com este último fazendo dela a primeira mulher a vencer como compositora solo nessa categoria.

Coringa: trilha sonora original do filme

Joker: Original Motion Picture Soundtrack é o álbum da trilha sonora original do filme Joker de 2019 , baseado no personagem da DC Comics de mesmo nome , estrelado por Joaquin Phoenix , Robert De Niro , Zazie Beetz e Frances Conroy . O disco consiste em dezessete faixas de uma trilha sonora escrita e composta por Hildur Guðnadóttir que recebeu elogios da crítica da indústria cinematográfica.  A partitura de Hildur foi lançada digitalmente pela WaterTower Music em 27 de setembro de 2019, com uma edição em vinil lançada posteriormente em 13 de dezembro.

Depois de ler o roteiro do filme, Hildur foi convidado pelo diretor Todd Phillips para escrever algumas músicas com base em seus sentimentos sobre o roteiro do Coringa , que ela se inspirou a fazê-lo, pois ressoou com ela.  Ela enviou a Phillips uma amostra de sua composição que incluía melodias que eram muito simplistas e monótonas como um meio de confundir o tom corajoso do filme com o do protagonista Arthur Fleck.  Hildur então tentou expandir – dentro dessa simplicidade – a orquestração em torno do personagem de Phoenix sem acordes ou música complicada,  mas em vez disso com uma textura que ela sentiu ressoar com a melancolia do personagem.

A trilha sonora de Coringa ganhou vários prêmios, incluindo o Premio Soundtrack Stars Award no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza , um Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original , um Prêmio BAFTA de Melhor Música Original e um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original .

Informações Gerais

Álbum de trilha sonora: deHildur Guðnadóttir
Lançado: 4 de outubro de 2019
Gravado: Junho de 2019
Estúdio: Downtown Music
( Nova York, Nova York )
The DiMenna Center
(Nova York, Nova York)
Comprimento: 36 : 26
Etiqueta: Torre de água
Produtor:
Hildur Guðnadóttir – Sam Slater

Plano de fundo 

Todd Phillips assinou contrato para dirigir o filme Joker para a Warner Bros. em agosto de 2017,  e insistiu em trazer Hildur Guðnadóttir para trabalhar em Joker depois que ele ouviu sua trilha para Sicario: Day of the Soldado (2018), do qual ele achei lindo. Hildur foi mais tarde anunciado como o compositor de Joker .  Para interpretar os muitos temas explorados em Joker , o diretor Phillips muito cedo se voltou para Guðnadóttir: “[Guðnadóttir] estava escrevendo música desde a pré-produção.. Eu estava enviando as páginas do roteiro e ela estava escrevendo músicas antes mesmo de filmarmos […]”.  Hildur estava muito curiosa com a opinião de Phillips sobre a história de origem do Coringa, em que Phillips então lhe enviou o roteiro, para o qual ele declarou: “Foi apenas um estudo de personagem interessante e profundo e é um personagem muito fascinante sobre o qual não tínhamos idéia“.  Ela descreveu seu trabalho com Phillips como “um processo muito bonito”, em que Phillips curiosa para ouvir como ela achava que a história soava; pedindo que ela compusesse com base em seus sentimentos sobre o roteiro, ao que ela disse:”Às vezes pode demorar um pouco para chegar à mesma página quando você está trabalhando em um projeto, mas desta vez estávamos em um acordo tão forte desde o início. Foi um diálogo realmente adorável, direto e não violento”.

Partitura original

Pesquisa 

Ao contrário de suas colaborações anteriores, Hildur começou a compor o tema de Arthur durante a pré-produção de Coringa , com Phillips inicialmente a contratando simplesmente para voltar a ele com algumas ideias em vez de uma partitura completa. Phillips perguntou se ela estava interessada em escrever alguma música apenas com base em seus sentimentos sobre o roteiro: “Ele realmente não me deu nenhuma instrução, como tal, ele estava apenas curioso para ouvir o que eu sentia”. Em entrevista ao Deadline Hollywood , Hildur comentou que o roteiro ressoou com ela e que Phillips acreditava que ela capturou a atmosfera do Coringa , com base na amostra que ela enviou a ele. Ela foi estruturada pela “simplicidade multidimensional, tão aberta e infantil” características do Arthur de Phoenix, assim tentou expandir dentro dessa simplicidade a orquestração em torno dela, não com acordes ou qualquer música complicada, mas em vez disso: “[…] com textura que eu senti ressoou com a melancolia de seu personagem”.  Sua composição de Joker apresenta o violoncelo como peça central da partitura, conduzindo as melodias muito baseadas em cordas. Hildur revelou que muitas vezes há uma orquestra sinfônica inteira de 90 músicos tocando a mesma coisa; destacando a importância de tal coisa estar escondida atrás do violoncelo, no qual ela sentiu que Arthur é espelhado de maneira semelhante: “Há muitas camadas de complicação por trás [Arthur], mas ele não vê”.  Ela também acrescentou que: “Pensei em orquestrar dessa maneira, para que os instrumentos nem sempre sejam audíveis, você pensará que está apenas ouvindo um violoncelo, mas, como Arthur, há camadas por trás disso”.

Hildur disse que sua pontuação seria “completamente diferente” de outras pontuações dela.  Ela começou a trabalhar em Joker concomitantemente com Chernobyl (2019), em que adotou uma abordagem mais tradicional e instrumental em sua composição: das decisões que ele me permitiu enlouquecer”.  Ela falou em enfatizar com Arthur e destacou a tentativa da música de se conectar com sua palavra pessoal interior, acrescentando que: “[…] o tema principal veio antes da performance [de Phoenix] e teve um papel importante na informando sua performance. É definitivamente mais lírico e musical do que Chernobyl “.Hildur foi capaz de apresentar sua música durante a produção do filme e trouxe uma peça para Phoenix algumas semanas depois das filmagens como forma de inspirar seu trabalho em uma cena crucial. O diretor Phillips falou de como Phoenix e ele estavam parados no set – incapazes de descobrir uma cena em particular – embora se referisse a Hildur, pelo qual ele falou: “[…] Peguei essa grande música de [Hildur] que eu estava ouvindo na noite anterior. Eu toquei para ele, ele adorou, e ele começou a fazer essa dança lenta, e do nada essa graciosidade aparece de Artur […]”. Phoenix atestou que sua partitura foi muito eficaz, acrescentando que a preparação estava no estudo do movimento e da dança durante os ensaios, mas o que saiu dessa partitura foi um ponto de virada para a compreensão de Arthur.

Ao ir e voltar entre Chernobyl e Joker , Hildur observou que não foi um processo fácil devido às diferenças de tonalidade, mundos e estrutura das duas peças, observando que Joker é a partitura mais “clássica” ela é escrita, pois é muito melódica, e segue uma estrutura de trilha sonora com o desenvolvimento de temas repetidamente.  Ela reconheceu que desejava manter elementos da trilha sonora da velha escola – como o filme era, daí a abordagem temática;  ela também falou em tomar cuidado para não ser influenciada por nenhuma das aparições anteriores do Coringa ou pela música que o seguiu, sentindo uma maior liberdade criativa ao evitar influências externas. Além disso, Hildur falou de sentir que havia mais espaço para trabalhar tanto tematicamente quanto imaginativamente, com base no fato de Joker ser ficção, na qual ela acrescentou: “Foi mais uma busca emocional e, acima de tudo, surpreendente pelo personagem, alguém com quem todos da minha geração cresceram, mas cujos motivos são desconhecidos para todos. E esta versão foi surpreendente para todos”.

Composição

O Coringa de Phillips permitiu que a imaginação de Hildur “corresse um pouco mais”, na medida em que ela decidiu escrever algo liderado por uma orquestra, embora desta vez tenha sido o processo não convencional. Suas composições ressoaram com ele, o que resultou nele filmando muito material: “[….] Eu acho que, para a música que eu já tinha escrito [a maioria das trilhas sonoras de filmes são escritas para filmagens]. maravilhoso porque a música e o filme realmente cresceram juntos como um todo”. Depois de ler e responder ao roteiro, Hildur escreveu um réquiem terno e melancólico para o qual ela canalizou o Arthur de Phoenix, no qual ela afirmou que: “Eu sentei com o violoncelo para encontrar meu caminho em sua voz e em sua cabeça […] E eu estou meio que segurando esse sentimento que eu tive depois de ler o roteiro. toquei aquelas primeiras notas, isso realmente me atingiu no peito de alguma forma, e foi uma reação física muito forte que eu tive. E eu fiquei tipo, sim, é isso”.

A partitura é liderada pelo violoncelo, mas – de acordo com Hildur – a música parece surpreendentemente sinfônica, pois o violoncelo é carregado por uma orquestra de cem peças ao longo do filme. Ela queria que esse sentimento de energia viesse de trás dele, como um sentimento de seu passado que ele não conhece, mas ainda o influencia: “Então a orquestra é mantida em segundo plano no início da partitura […] como Arthur percebe mais e mais sobre seu passado, a orquestra dá um passo à frente . Ela falou de sentar com seu violoncelo e tentar encontrar seu caminho na voz de Arthur e em sua cabeça, eventualmente fazendo isso: “[…] foi uma reação física muito forte que eu tive. E eu fiquei tipo, sim , é isso”. Como Hildur começou a compor para o Coringa tão cedo, sua música influenciou outros aspectos das produções, incluindo a atuação e a cinematografia, ao que mais tarde ela afirma: “É um luxo enorme e muito mais criativo […] Claro, é um processo muito mais longo – trabalhei no Coringa por um ano e meio – mas dá a você a oportunidade de criar uma obra de arte mais holística”. 

O diretor Phillips decidiu tocar a música de Hildur no set durante uma cena crucial. O diretor de fotografia Lawrence Sher revelou que uma cena totalmente diferente deveria ser filmada: “[Antes] era muito mais como uma cena de filme. Tinha a ver com ele chegando, digerindo essa coisa que acabou de acontecer, o que ele tinha acabado de fazer. Ele ia esconder uma arma. [Era] muito mais convencional”.  Phillips mudou de ideia – tocando a composição de Hildur em cada tomada, na qual Arthur de Phoenix começa sua dança de metamorfose, pelo qual Sher acrescentou: “A pontuação foi uma parte tão instrumental, não apenas para a performance de Joaquin, mas para a operação da câmera, para o tipo de energia na sala e para fazer aquela cena realmente ganhar vida”. Ela também afirmou que Phoenix tinha um fone de ouvido que alimentava sua música para ele para que ele pudesse moldar sua performance a partir da música no local.  Hildur deu sua avaliação do poder da cena, revelando que essa peça foi realmente a primeira escrita para o filme, na qual ela comentou: “Foi a primeira música que escrevi, e essa peça foi a mais forte , a reação mais física que tive com a história […] O que [Phoenix] está fazendo na cena, estava vindo exatamente do mesmo lugar”. Em relação ao violoncelo, Hildur continuou: “Claro que cresci com o instrumento e tenho uma ligação física e emocional muito forte com ele. Tendo isso como ponto de partida, levei quase um choque elétrico quando encontrei seu tema”.

Phillips falou de como Phoenix começou a dançar a música de Hildur, acrescentando: “Era apenas eu e ele sozinhos no banheiro, havia 250 pessoas na equipe esperando do lado de fora. Ele apenas começa a fazer essa dança, e nós dois meio que parecemos um para o outro e disseram “ok, essa é a cena”  Phoenix, na gênese de Bathroom Dance, destacou a música de Hildur: “[Phillips] começou a tocar essa música de violoncelo, e foi realmente eficaz. Eu disse: ‘Então, talvez haja um movimento’, e ele disse: ‘Bem, eu começaria no seu pé – esse é o seu movimento ‘. Isso é tudo o que ele disse e tudo o que tínhamos. A preparação foi estudar movimento e dança durante os ensaios, mas o que saiu dessa partitura foi um ponto de virada para o personagem, e para mim e [Phillips] trabalhando juntos [. ..] e entendendo Arthur”.  Phillips – ao discutir pela primeira vez os temas de Joker com Phoenix – mencionou que esta versão do icônico vilão era “uma daquelas pessoas que tem música nele“. Em relação ao tratamento musical que ela criou, Hildur mencionou como foi uma grande parte do processo de crescimento do filme, já que foi tocado tanto no set quanto para Phoenix ouvir no ouvido, com o compositor afirmando: “A música parecia afetar seus movimentos e sua atuação, bem como o ritmo. Esta foi uma abordagem muito inspiradora e divertida, porque então você trabalha em conjunto, criando o mundo musical do filme em conjunto” .

Coringa – Arthur Descobre a Verdade Sobre a Sua Mãe Adotiva

Gravação 

Hildur desejava expandir melodias simples e monotônicas dentro da orquestração em torno da evolução de Joker não com acordes ou qualquer música complicada, mas com texturas que ela sentia ressoar com a melancolia desse Arthur. Ela descreveu sua reação à dança da metamorfose de Arthur como sendo semelhante a quando ela encontrou suas notas e tonalidade, acrescentando que o tema – Dança do Banheiro foi executado em um instrumento de violoncelo elétrico chamado halldorophone , que Hildur ajudou a desenvolver: “É um instrumento de feedback […] Muitos dos sons eletrônicos que você ouve na partitura, é tudo ao vivo, e tudo vem daquele instrumento e da conexão com os amplificadores“. Além disso, ela também cunhou o conceito de que a orquestra representaria a loucura crescendo dentro da mente de Arthur:  “A peça inicial, você quase só ouve o violoncelo […] À medida que avançamos no filme, a orquestra fica cada vez mais alta, e então meio que sufoca o violoncelo. É quase como se a empatia que temos por seu personagem fosse liderada pelo violoncelo, e então seu lado mais sombrio, sua turbulência interna, é a orquestra [que é] quase inaudível, e então lentamente assume o controle à medida que avançamos”.

Ela lentamente construiu a orquestração em torno do violoncelo, deixando-o vagamente no fundo como um fantasma antes de vir à tona quando a persona do Coringa assume o comando, no DiMenna Center por uma semana com inicialmente 36 músicos, depois gravando com 72 músicos. A percussão começou devagar em duas notas e depois se fortalece, a partir das palavras de Hildur: “[…] batendo como o coração dele. Então eu não poderia usar nenhuma batida legal e complicada. Isso era muito simples e para o ponto e então fica cada vez mais alto”. Enquanto gravava a orquestra, Hildur sentiu a energia da sala muito tensa e conectada. Ela falou dos músicos terem que tocar tão baixinho, assim durante boa parte da gravação, podia-se ouvir sons muito delicados quase inaudíveis, no qual ela afirma: “Você teria 100 pessoas, tipo, prendendo a respiração enquanto tocavam [ …] Foi incrível, incrível. A energia de uma performance ou música é muito mais importante do que a música sendo tocada ou refinada perfeitamente. Mesmo que você não ouça 100 pessoas prendendo a respiração, há tanta energia invisível que entra na gravação que está muito presente […] É meio que a magia da música: todas essas coisas invisíveis que você não consegue identificar ou saber”. Hildur concluiu que desejava que o ato final fosse grande, grandioso e cinematográfico, no qual sentiu que Arthur precisava dessa grande saída do filme – incluindo variações nos temas que estão acontecendo ao longo do filme. Ela fez menção à orquestra de 100 peças, e que muitas pessoas não percebem que a orquestra estava tocando durante todo o filme, mesmo no início: “Você ouve principalmente um violoncelo tocando quando ele está perto das caixas com o crianças, mas na verdade é uma orquestra inteira tocando atrás do violoncelo. É misturado de uma forma que você ouve a presença fantasma da orquestra”. Murray falou de sua colaboração com o diretor Phillips e o editor de filmes Jeff Groth, como eles usaram efeitos em conjunto com a trilha do compositor Hildur Guðnadóttir para aumentar a tensão no filme e como Foley, gravações de campo e grupo de loop adicionaram textura distinta à trilha sonora.

Liberação 

A WaterTower Music lançou o álbum oficial da trilha sonora de Joker , como um download digital em 27 de setembro de 2019. Mais tarde, eles lançaram um disco de imagem e edições em vinil colorido da trilha sonora em 13 de dezembro. a cor de assinatura do personagem e o segundo apresenta um disco de imagem que mostra Joaquin Phoenix em sua maquiagem de palhaço completa. No dia do lançamento do álbum, Hildur postou o lançamento no Twitter, no qual ela comentou: “Mundo da Internet, acabou!! Depois de viver com o Coringa por mais de um ano e meio, sua música finalmente está pronta, venha conhecer vocês! Do fundo do meu coração eu gostaria de agradecer a todos que emprestaram seus talentos a essa música, é preciso uma vila para concluir um projeto desse tamanho!”

Lista de faixas

Não. / Título / Comprimento
1.“Escritório de Hoyt” / 1:24
2.“Palhaço Derrotado” / 2:39
3.“Seguindo Sofia” / 1:33
4.“Peny no Hospital” / 1:18
5.“Jovem Penny” / 2:01
6.“Conhecendo Bruce Wayne” / 4:35
7.“Escondido na Geladeira” / 1:23
8.“Um mau comediante” / 1:28
9.“Arthur vem para Sophie” / 1:39
10.”À procura de respostas” / 0:51
11.“Penny levado para o hospital” / 1:49
12.“Metrô” / 3:33
13.“Dança do Banheiro” / 2:08
14.“Aprendendo a agir normalmente” / 1:17
15.“Confissão” / 1:29
16.“Fuga do Trem” / 2:31
17.“Me Chame de Coringa” / 4:48
Comprimento total: 36:26

Músicas da Live! Com Murray Franklin 

Todas as faixas são executadas por Ellis Drane and His Jazz Orchestra.

Disco 1

Não. / Título / Comprimento
1.“The Live! with Murray Franklin Theme” (Judson Crane, Mark Hollingsworth, Bill O’Connell) / 0:51
2.“Se você está feliz e você sabe disso” ( Joe Raposo feat: Chaim Tenenbaum ) / 1:23
3.”That’s Life [Versão Instrumental]” ( Kelly Gordon e Dean K. Thompson) / 2:49
4.”Smile [Versão Instrumental]” ( Charlie Chaplin , Geoffrey Parsons , James Turner ) / 0:33
Comprimento total:4:56

Música de filme não incluída no álbum 

Título / Intérpretes/Escritores / Principais Cenas/Notas
1 / ” Envie os Palhaços “ /  Frank Sinatra / Os três empresários da Wayne Enterprise cantam essa música no metrô, e a interpretação de Frank Sinatra toca nos créditos finais do Coringa.
2 / ” Todo mundo se faz de bobo “ / O ingrediente principal / Randall empresta a Arthur sua arma no trabalho.
3 / ” Se você está feliz e você sabe disso “ / Chaim Tenenbaum / Arthur diverte as crianças no hospital.
4 / “Aqui vem o rei” /  Steve Karmen / Tocando na TV quando Arthur chega em casa.
5 / ” Slap That Bass “ / Fred Astaire / O filme Shall We Dance (1937) está passando na TV enquanto Arthur brinca com a arma.
6 / “Meu nome é carnaval”  / Jackson C. Frank / Arthur arruma suas coisas do trabalho enquanto diz aos colegas de trabalho que a arma pertence a Randall.
7 / “Telhado” / Hildur Guðnadóttir e Jóhann Jóhannsson de Maria Madalena (2018) / Arthur se vê na platéia de Murray.
8 / “A Lua é um dólar de prata” / Lawrence Welk e sua orquestra / Arthur volta para seu apartamento depois de conhecer Sophie e continua tocando no rádio enquanto Arthur lava Penny na banheira.
9 / “Trapo da Tentação” / Claude Bolling / Um homem toca essa música no piano nas ruas enquanto Arthur gira a placa.
10 / ” Sorriso “ / Jimmy Durante / Após a primeira apresentação de Arthur como comediante de stand up.
11 / “ Isso é Vida “ / Frank Sinatra / Toca enquanto Arthur está tingindo o cabelo daquele tom icônico de verde, e aparece quando Arthur corre pelos corredores de Arkham.
12 / ” Rock and Roll Parte 2 “ / Gary Glitter / Ouvido como Arthur, em seu conjunto completo de Coringa, desfila e dança por uma grande escadaria em seu caminho para fazer sua estréia tarde da noite.
13 / ” Pulga Espanhola “ / Ray Davies e seu latão abotoado / A composição brinca com o padrão de teste da cabeça de índio quando a transmissão do Murray Franklin Show é retirada do ar.
14 / ” Sala Branca “ / Creme / Coringa é levado pelo carro da polícia e conduzido pelas ruas da cidade, antes do acidente de carro, onde é resgatado pela máfia.
15 / “Tema de Murray” / Judson Crane e Mark S. Hollingsworth / Murray Franklin entra em cena, ao vivo na televisão.
16 / “Noite de Murray” / Bill O’Connell / O tema para o show noturno de Murray Franklin.

Uma versão editada de The Guess Who ‘s Laughing em um post no Instagram do diretor de cinema Todd Phillips como música de primeiro plano de um teste de câmera para Joker , que ofereceu o primeiro olhar de Phoenix em maquiagem.

Créditos de pessoal 

Créditos adaptados do encarte do CD.

Todas as músicas compostas por Hildur Guðnadóttir

Produtores: Hildur Guðnadóttir, Sam Slater
Produtor executivo do álbum: Todd Phillips
Executivo responsável pela música da Warner Bros. Pictures: Niki Sherrod
Executivo responsável pela WaterTower Music: Jason Linn
Supervisores musicais: Randall Poster , George Drakoulias
Produção adicional: Gunnar Tynes
Arranjos adicionais: Þórarinn Guðnason
Produtor executivo da trilha sonora: Jason Ruder
Executivo de negócios de música: Ray Gonzalez
Direção de arte: Sandeep Sriram
Coordenação da trilha sonora: Linda Christie
Orquestradores: Andrew Kinney, Phillip Klein, Carl Rydlund
Orquestra dirigida por Jeff Atmajian
Pontuação registrada no The DiMenna Center
Pontuação mixada por Daniel Kresco
Engenheiro assistente: Jeff Citron
Assistente de estúdio de Nate “NV” Eaton: Juan Simon Fernández
Transcrição por Black Ribbon Pro
Pontuação mixada no Downtown Music, New York City, New York
Assistentes de Berlim: Rick Vincent Will, Henrik Havelka
Engenheiros de gravação de Nova York: Alex Vengeur, Tim Machiafava
Engenheiro de gravação de Nova York: Alex Vengeur, Tim Machiafava, Neal Shaw, Matt Soares, Brandon Chevere
Engenheiros assistentes de Nova York: Neal Shaw, Matt Soares, Brandon Chevere, Carlos Mora, Phil Weinrobe
Instrumentistas em destaque
Halldorophone : Hildur Guðnadóttir
Voz: Hildur Guðnadóttir
Violoncelo: Hildur Guðnadóttir
Percussão: Hildur Guðnadóttir
Design de som musical: Sam Slater
Percussão: Sam Slater
Programação: Sam Slater
Design de som musical adicional: Gunnar Tynes
Sintetizadores: Gunnar Tynes
Programação: Gunnar Tynes
Design de som musical adicional: Þórarinn Guðnason
Viola: Viktor Orri Árnason
Violino: Viktor Orri Árnason
Viola: Eyvind Kang
Violino: Eyvind Kang
Violoncelo: Clarice Jenson
Contrabaixo: Yair Elazar Glotman
Contrabaixo: Miller Wrenn
Percussão: Ólafur Björn Ólafsson
Polyend: Simon Goff, Antonio Pulli:
Sopro de madeira
Flauta: Diva Goodfriend, Mindy Kaufman, Kathleen Nester, Tara Helen O’Connor, Tanya Witek
Clarinete: Liam Burke, David Gould, Bohdan Hilash, Dean LeBlanc, Pavel Vinnitsky
Fagote: Gil DeJean, Billy Hestand, Harrison Miller, Damian Primis, Mark Romatz, Dan Shelly
Trompa: Barbara Jöstlein, Will de Vos, Javier Gandara, Brad Gemeinhardt, Kyle Hoyt, Aaron Korn, Jenny Ney, Theo Primis, Erik Ralske, Anne Scharer, Leelanee Sterrett, Dan Wions, Chad Yarbrough
Cordas
Violino: Peter Bahng, Tallie Brunfelt, Kelly Cho, Julia Choi, Daniel Constant, Monica Davis, Katherine Fong, Laura Frautschi, Margaret Gould, Kristi Helberg, Ming Hsin, Nanae Iwata, Dasol Jeong, Amy Kauffman, Sarah Kenner, Lisa Kim, Lisa G. Kim, Krzysztof Kuznik, Lisa Lee, Ann Lehmann, Francis Liu, Kuan Cheng Lu, Joanna Maurer, Yuri Namkung, Suzanne Ornstein, Cecee Pantikian, Jessica Park, Ragga Petursdottir, Annaliesa Place, Emily Popham, Sarah Pratt, Wen Qian , Derek Ratzenboeck, Theresa Salomon, Gabriel Schaff, Cathy Sim, David Southorn, Na Sun, Emma Sutton, Henry Wang, Savion Washington, Sharon Yamada, Jung Sun Yoo, Robin Zeh
Viola: Matthew Beaugé, Caleb Burhans, Junah Chung, Desiree Elsevier, Danielle Farina, Nikki Federman, Will Frampton, Mary Hammann, Celia Hatton, Hung-Wei Huang, Conway Kuo, Natalia Lipkina, Todd Low, Jessica Meyer, Ken Mirkin, Nick Revel, Dov Scheindlin, Alissa Smith, Arnie Tanimoto, Jessica Troy
Violoncelo: Robert Burkhart, Gabriel Cabezas, Amanda Gookin, Clarice Jensen, Ana Kim, Christine Kim, Maureen McDermott, Joel Noyes, Sarah Seiver, Sophie Shao, Aaron Stokes, Caitlin Sullivan, Wendy Sutter, Oliver Weston, Allen Whear
Baixo: Gregg August, David Grossman, Lou Kosma, Daniel Krekeler, Jeremy McCoy, Satoshi Okamoto, John Patitucci, Troy Rinker, Dave Romano, Rion Wentworth
Latão
Trombone baixo: Marco Gomez, Kyle Mendiguchia
Trombone: Demian Austin, Richard Harris, John Romero, Brian Santero
Tuba: Andy Bovev
Agradecimento especial
Peter Axelrad, Maria Belli, Paul Broucek, Rocco Carrozza, Vincenzo De La Rosa, Joe Kara, Kevin Kertes, Katie Lambert, Genevieve Morris, Ari Taitz, Robert Zick

Coringa – Arthur se torna o Coringa

Recepção

Recepção imediata 

A trilha foi amplamente admirada e considerada como uma candidata ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original no 92º Oscar ,  com a Warner Bros. lançando a trilha de Guðnadóttir como parte do For Your Campanha de consideração destinada a membros de grupos de votação de prêmios, como o do Oscar , e a Hollywood Foreign Press do Globo de Ouro .

Recepção crítica

A pontuação recebeu elogios da crítica.  Mark Kermode , do The Observer , falou muito bem da partitura de Joker , afirmando que “[…] a partitura brilhantemente pensativa de Guðnadóttir parece pulsar das calçadas dessas ruas malvadas, cheias de cordas graves sinistras e rosnados graves – vozes carregadas de desgraça profetizando guerra”. David Rooney, do The Hollywood Reporter , escreveu que “tudo isso é tornado ainda mais sombrio pelo clima inquietantemente melancólico da trilha sonora de Hildur Gudnadóttir, que se transforma em drama estrondoso à medida que o caos aumenta”.Kyle Smith do The National Review descreveu a pontuação como ” Kayleigh Donaldson, do Syfy , descreveu a trilha de Gudnadóttir como “lindamente assombrosa”, enquanto comentava: “[…] uma mudança tão refrescante da música frequentemente derivada ouvida em filmes de quadrinhos”.  Terri White do Empire escreveu: “Deve ser feita menção à partitura para violoncelo do Coringa por [Guðnadóttir] – triste, sombria e fraturada […]” The Economic Times comentou que “acompanhar o visual é um som incrível design, a trilha sonora comovente de Hildur Guðnadóttir e peças musicais poderosas”.

Antonio Morales, do The Santa Barbara Independent , elogiou a partitura, ao qual comentou: “A partitura complementa os imensos níveis de suspense, paralelamente à deterioração do bem-estar de Fleck”.  Adam Chitwood do Collider.com elogiou a partitura: “A partitura original [de Guðnadóttir] é assombrosa, bonita e às vezes francamente aterrorizante – é uma das melhores do ano”.

John Lewis, do The Guardian , escreveu: “A trilha sonora do filme Joker é uma bela vitrine para o compositor islandês [Guðnadóttir]. Embora não seja tão formalmente inovador quanto sua trilha claustrofóbica para Chernobyl da HBO (que manipulou habilmente os ruídos do ambiente que ela gravou em um poder abandonado planta), esta coleção aterrorizante funciona como um concerto para violoncelo não ortodoxo, o violoncelo rosnando contra violinos arrastados no estilo de Bollywood e vocais dissonantes”.  James Morton do Impact escreveu: “A partitura de [Guðnadóttir] é uma reminiscência da música de Jocelyn Pook para Eyes Wide Shut de Kubrick(1999), embora com queima mais profunda e lenta. Ambos os filmes envolvem uma forma de realidade alterada: sonho e psicose ” . um dos personagens mais importantes do filme e faz muito trabalho pesado em termos de contar a história real por trás do olhar de Phoenix” .

Para Film Ireland , Michael Lee afirmou: “[…] tudo isso é elevado pela pontuação ameaçadora de Hildur Guonadottir, que aparentemente acende as brasas no coração de Arthur”. No The East Bay Express , Kelly Vance descreveu a composição de Guðnadóttir como uma “[…] partitura musical hipnoticamente evocativa”. O crítico James Verniere do The Boston Herald escreveu: “A música melancólica do filme de [Guðnadóttir], outra saída do habitual, é uma grande parte do impacto do Coringa “. André Hereford na Metro Weekly afirmou que “não há uma performance vagabunda no filme, e a trilha sonora carregada de cordas do compositor […] Guðnadóttir soa especialmente sintonizada com cada uma delas. Há até um mini-tema para o industrial bilionário de Gotham e potencial candidato a prefeito , Thomas Wayne , pai de Bruce”. Chuck Koplinski, do Illinois Times , elogiou o uso de Phillips da “pontuação estrondosa” de Guðnadóttir, permitindo que ele ressaltasse os indícios óbvios de que não há grande fé na capacidade do público de acompanhar.

Reconhecimentos 

Prêmio / Data da cerimônia / Categoria / Destinatário(s) / Resultado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor / Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor pontuação / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2019 / Melhor pontuação / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor pontuação / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmio Grammy / 14 de março de 2021 /  Melhor trilha sonora para mídia visual / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmio Grammy / 14 de março de 2021 / Melhor Arranjo, Instrumental ou A Cappella / Hildur Guðnadóttir (para “Dança do Banheiro”) / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Hollywood Music in Media Awards / 20 de novembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora em Longa-Metragem / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Trilha Sonora do Ano / Palhaço / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Compositor de Cinema do Ano / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original para Filme de Drama Palhaço / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Composição Musical do Ano / Me Chame de Coringa / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 9 de dezembro de 2019 / Melhor uso da música / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Festival de Cinema de Veneza / 7 de setembro de 2019 / Prêmio Premio Soundtrack Stars / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor pontuação / Hildur Guðnadóttir / Nomeado

Marketing 

Phillips promoveu o filme postando fotos do set em sua conta do Instagram.  Em 21 de setembro de 2018, ele lançou imagens de teste de Phoenix fantasiado como o Coringa, com ” Laughing ” de The Guess Who acompanhando a filmagem. No CinemaCon em 2 de abril de 2019, Phillips revelou o primeiro trailer do filme, que foi lançado online no dia seguinte.  O trailer, com destaque para a música ” Smile ” interpretada por Jimmy Durante , gerou respostas positivas, com alguns comentaristas comparando-o com Taxi Driver e Requiem for a Dream e elogiando o desempenho de Phoenix. Os escritores descreveram o trailer como sombrio e corajoso, com Jenna Anderson do ComicBook.com sentindo que parecia mais um thriller psicológico do que um filme de quadrinhos.  O ator Mark Hamill , que dublou o Coringa desde o desenho animado de 1992 Batman: The Animated Series , expressou entusiasmo no Twitter .  Por outro lado, Germain Lussier, do io9 , disse que o trailer revelou muito pouco e que era muito semelhante às fotos que Phillips havia postado no Instagram. Embora ele ainda acreditasse que exibia potencial, Lussier achava que o trailer não era “um home run”. O trailer recebeu mais de oito milhões de visualizações nas primeiras horas de lançamento. 

Em 25 de agosto de 2019, Phillips lançou seis breves teasers que continham flashes de escrita, revelando que o segundo trailer seria lançado em 28 de agosto.  O cineasta Kevin Smith elogiou o trailer, afirmando que achava que o filme “ainda funcionaria mesmo se [ DC Comics] não existia” e elogiando sua singularidade.  No geral, o Deadline Hollywood estimou que a Warner Bros. gastou US$ 120 milhões em promoção e propaganda.

Após o lançamento nos cinemas, a Warner Bros. usou críticas negativas neste filme para promoção.

Liberação 

Teatral

Coringa teve sua estreia mundial no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2019, onde foi aplaudido de pé por oito minutos e ganhou o prêmio Leão de Ouro .  Ele também foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 9 de setembro de 2019.  O filme foi lançado nos cinemas pela Warner Bros. Pictures em 4 de outubro de 2019, nos Estados Unidos, e um dia antes em Austrália e vários outros mercados internacionais.  Em 16 de novembro de 2019, foi exibido na Casa Branca para o presidente Donald Trump, que supostamente gostou do filme. Alguns cinemas lançaram esses filmes na versão 70mm, por intenção original do diretor. Após suas indicações em várias premiações , o filme foi programado para ser relançado nos cinemas da América do Norte, a partir de 17 de janeiro de 2020.

Preocupações de segurança

Em 18 de setembro de 2019, o Exército dos Estados Unidos distribuiu um e-mail avisando os membros do serviço de violência potencial nos cinemas exibindo o filme e observando a popularidade do personagem Coringa entre a comunidade incel . Um memorando separado revelou que o Exército recebeu informações “credíveis” da polícia do Texas “sobre o ataque a um cinema desconhecido durante o lançamento”.  No entanto, de acordo com o Deadline Hollywood , o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos não encontraram ameaças críveis em torno do lançamento do filme.

Em entrevista ao TheWrap , Phillips expressou surpresa com as críticas ao tom sombrio do filme, afirmando que “é porque a indignação é uma mercadoria” e chamando os críticos do filme de ” extrema esquerda “.  Phoenix saiu de uma entrevista ao The Telegraph quando perguntado se o filme poderia inspirar atiradores em massa. Mais tarde, ele voltou para terminar a entrevista, mas não respondeu à pergunta. Após isso, os jornalistas foram desconvidados da estreia no TCL Chinese Theatre , com apenas fotógrafos sendo autorizados a interagir com os cineastas e escalar o tapete. Em um comunicado à Variety , a Warner Bros. disse que “muito foi dito sobre o Coringa, e sentimos que é hora das pessoas verem o filme.”

O filme não foi exibido no cinema Aurora, Colorado , onde ocorreu o tiroteio em massa de 2012 durante uma exibição de O Cavaleiro das Trevas Ressurge . Três famílias de vítimas, bem como a mãe de uma testemunha, assinaram uma carta à Warner Bros. com o pedido.  Além disso, os Landmark Theatres proibiram os espectadores de usarem fantasias de Coringa durante sua exibição, enquanto os Departamentos de Polícia de Los Angeles e Nova York aumentaram a visibilidade da polícia nos cinemas da área, embora não tenham recebido “nenhuma ameaça específica”.

Mídia doméstica

Coringa foi lançado em Digital HD em 17 de dezembro de 2019 e em DVD , Blu-ray e Blu-ray Ultra HD em 7 de janeiro de 2020.  Ele estreou na HBO em 16 de maio de 2020 e na HBO Max quando foi lançado. lançado em 27 de maio de 2020.

Recepção 

Bilheteria 

Coringa arrecadou US$ 335,5 milhões nos Estados Unidos e Canadá e US$ 738,5 milhões em outros territórios, para um total mundial de US$ 1,074 bilhão. É o sexto filme de maior bilheteria de 2019 e o filme com classificação R de maior bilheteria de todos os tempos, bem como o primeiro filme com classificação R a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares. Em termos de relação entre orçamento e bruto, Coringa também é o filme mais lucrativo baseado em uma história em quadrinhos,  devido ao seu pequeno orçamento e pouco declínio nas receitas semanais durante sua exibição teatral, superando o recorde anteriormente detido por Deadpool .  Deadline Hollywood estimou que o filme teve um lucro líquido de US$ 437 milhões, ao somar todas as despesas e receitas.

Em agosto de 2019, o analista da revista BoxOffice , Shawn Robbins, escreveu que esperava que Coringa arrecadasse US $ 60 a 90 milhões durante seu fim de semana de estreia na América do Norte.  Após a estreia do filme, o BoxOffice previu que Coringa poderia arrecadar US$ 70–95 milhões no mercado interno.  Mais tarde, atualizando para US$ 85-105 milhões, Robbins sugeriu que poderia se tornar o primeiro lançamento de outubro a abrir para mais de US$ 100 milhões e superar o recorde estabelecido por Venom em 2018.  No entanto, o analista de mídia sênior da Comscore , Paul Dergarabedian pensou que o filme chegaria perto de US $ 50 milhões porque não é um “típico filme de quadrinhos”. Três semanas antes de seu lançamento, o rastreamento oficial da indústria projetou que o filme estrearia em US$ 65-80 milhões, com algumas estimativas chegando a US$ 90 milhões.  Na semana de seu lançamento, a Atom Tickets anunciou que os totais de pré-venda do filme estavam superando os de Venom e It Chapter Two (estreia de US$ 91,1 milhões), e que Joker foi seu segundo filme com classificação R mais vendido de 2019, atrás de John . Wick: Capítulo 3 – Parabellum . 

Coringa estreou em 4.374 cinemas na América do Norte e faturou US$ 39,9 milhões em seu primeiro dia, incluindo US$ 13,3 milhões nas prévias de quinta-feira à noite, superando os respectivos recordes de outubro de Venom .  O filme também teve o maior dia de estreia em outubro de todos os filmes, superando o Halloween . Ele quebrou o recorde de Venom para o maior fim de semana de estreia em outubro, terminando com um total doméstico de US$ 96,2 milhões. O filme estabeleceu recordes de carreira para Phoenix, Phillips e De Niro, e foi a quarta maior estreia de um filme R-rated de todos os tempos.  Este disco passaria por The Matrix Reloaded , ficando para trásDeadpool , Deadpool 2 e Ele . Além disso, o filme bateu o recorde de Logan por ter o maior fim de semana de estreia de um filme de quadrinhos com classificação R. Foi também a Warner Bros.’ maior abertura doméstica em dois anos. Em seu segundo fim de semana, o filme caiu apenas 41,8%, para US$ 55,9 milhões, permanecendo em primeiro e marcando o melhor total do segundo fim de semana de outubro (superando os US$ 43,1 milhões da Gravity em 2013).  Ele fez $ 29,2 milhões em seu terceiro fim de semana e $ 19,2 milhões em seu quarto, terminando em segundo lugar atrás de Malévola: Dona do Mal nas duas vezes. Após 155 dias, a corrida teatral americana de Coringa terminou em 5 de março de 2020 com um faturamento final de US $ 355,5 milhões, tornando-se o quarto maior faturamento doméstico para um filme classificado como R, atrás de A Paixão de Cristo , Deadpool e American . Atirador .

Em todo o mundo, o filme foi projetado para estrear em cerca de US$ 155 milhões, incluindo US$ 75 milhões de 73 territórios no exterior.  Ele fez $ 5,4 milhões de quatro países em seu primeiro dia e $ 18,7 milhões de 47 no segundo, para um total de dois dias de $ 24,6 milhões. Ele superou em muito as expectativas, faturando US$ 140,5 milhões em territórios ultramarinos e um total de US$ 234 milhões em todo o mundo. Seus maiores mercados foram Coréia do Sul (um recorde da Warner Bros. $ 16,3 milhões), Reino Unido ($ 14,8 milhões), México ($ 13,1 milhões) e Japão ($ 7 milhões).  Com isso, tornou-se a maior abertura mundial para um filme de outubro.  Durante seu segundo fim de semana, o filme arrecadou mais US$ 125,7 milhões em todo o mundo, e US$ 77,9 milhões em seu terceiro. A essa altura, os analistas da indústria esperavam que Coringa se tornasse o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com alguns sugerindo que poderia terminar sua temporada com mais de US $ 1 bilhão.  O filme se tornou o filme com classificação R de maior bilheteria em seu quarto fim de semana, durante o qual arrecadou US $ 47,8 milhões internacionalmente,  e ultrapassou a marca de um bilhão de dólares cerca de um mês em seu lançamento nos cinemas.

Resposta crítica

No agregador de avaliações Rotten Tomatoes , Joker possui um índice de aprovação de 68% com base em 592 avaliações, com uma classificação média de 7,3/10. O consenso crítico do site diz: ” Joker dá ao seu infame personagem central uma história de origem assustadoramente plausível que serve como uma vitrine brilhante para sua estrela – e uma evolução sombria para o cinema inspirado em quadrinhos”. ​​Metacritic , que usa uma média ponderada, atribuiu ao filme uma pontuação de 59 em 100 com base em 60 críticos, indicando “críticas mistas ou médias”.  O público pesquisado pelo CinemaScore deu ao filme uma nota média de “B+” em uma escala de A+ a F, enquanto os do PostTrakdeu uma pontuação geral positiva de 84% (com uma média de 4 de 5 estrelas) e uma “recomendação definitiva” de 60%.

Mark Kermode , do The Observer , avaliou o filme com 4 de 5 estrelas, afirmando que ” Joker tem uma carta de ás na forma do retrato hipnotizante de Joaquin Phoenix de um homem que seria rei”.  Escrevendo para a IGN , Jim Vejvoda deu a Joker uma pontuação perfeita, dizendo que o filme “funcionaria tão bem quanto um estudo de personagem cativante sem nenhuma de suas armadilhas da DC Comics; que por acaso é um brilhante universo do Batman filme é a cereja do bolo Batfan.” Ele achou uma alegoria poderosa e inquietante de negligência e violência contemporânea, e descreveu a atuação de Phoenix como o Coringa como cativante e ” digna de Oscar “.Da mesma forma, Xan Brooks do The Observer – que também deu ao filme uma pontuação perfeita – chamou-o de “gloriosamente ousado e explosivo” e apreciou como Phillips usou elementos dos filmes de Scorsese para criar uma história original. Owen Gleiberman , da Variety , escreveu: “Phoenix é surpreendente como um geek mentalmente doente que se torna o palhaço assassino Coringa no nocaute neo- Taxi Driver de Todd Phillips : o raro filme de quadrinhos que expressa o que está acontecendo no mundo real .”

Brandon Davis , do ComicBook.com , aclamou Coringa como uma adaptação inovadora de quadrinhos que ele achou mais assustadora do que a maioria dos filmes de terror de 2019 . Davis o comparou favoravelmente ao filme de Batman de 2008, O Cavaleiro das Trevas , elogiou a cinematografia e as performances e o chamou de um filme que precisava ser visto para acreditar. Deadline Hollywood ‘ s Pete Hammond acredita que o filme redefine o Coringa, e é “impossível se livrar”. Hammond também elogiou a história e as performances e resumiu o filme como “uma bravura de cinema que fala ao mundo em que estamos vivendo hoje de uma maneira que poucos filmes fazem”. Peter Traversda Rolling Stone disse que ficou sem palavras ao descrever o desempenho de Phoenix, chamando o filme de “revoltante” e “simplesmente estupendo”.

David Ehrlich do IndieWire foi mais misturado e deu ao filme um “C+”. Ele sentiu que, embora ” Coringa seja o filme de super-herói mais ousado e emocionante desde O Cavaleiro das Trevas “, também era “incendiário, confuso e potencialmente tóxico“. Ehrlich achou que o filme deixaria os fãs da DC felizes e elogiou o desempenho de Phoenix, mas criticou a direção de Phillips e a falta de originalidade. Uma revisão crítica veio de Glenn Kenny de RogerEbert.com, que deu ao filme duas estrelas de quatro. Embora ele tenha elogiado as performances e pensado que a história funcionou, Kenny criticou o comentário social e a direção de Phillips, achando o filme muito derivado e acreditando que seu foco era “menos no entretenimento do que na geração de auto-importância”.  Em uma análise do personagem Coringa, Sajesh Mohan, de Onmanorama, escreveu que o filme era cheio de clichês, sendo a única parte original a atuação de Joaquin Phoenix. “O filme, com muita dor e em detalhes, explica como Arthur Fleck se transforma em Coringa abatido pela forma como o mundo o trata. Graças a Phillips e Silver, Phoenix conseguiu trazer o rei entre os Coringas”, dizia a análise.

Stephanie Zacharek , da revista Time , em uma crítica negativa, classificou o desempenho de Phoenix como exagerado e sentiu que, enquanto Phillips tentava “[nos dar] um filme sobre o vazio de nossa cultura… isto.” Ela argumentou que o enredo era inexistente, “sombrio apenas de uma maneira estupidamente adolescente” e “recheado de filosofia falsa”.  Enquanto isso, Glen Weldon da NPR achou que o filme carecia de inovação e disse que sua visão simpática do Coringa era “descontroladamente pouco convincente e mundanamente desinteressante”. Weldon também descreveu Joker como se esforçando demais para se desviar dos quadrinhos e, como resultado, Peter Bradshaw do The Guardian o chamou de “o filme mais decepcionante do ano”. Ao elogiar o desempenho de Phoenix e o primeiro ato, ele criticou os desenvolvimentos da trama política do filme e, em geral, achou-o muito derivado de vários filmes de Scorsese.

Coringa – Arthur Fleck Conhece Bruce Wayne

Resposta do setor

Coringa gerou respostas positivas de figuras da indústria. O diretor criativo da DC Comics, Jim Lee , elogiou-o como “intenso, cru e com alma”, e afirmou que permaneceu fiel ao personagem, apesar de se desviar do material de origem. O ator Mark Hamill , que dublou o Coringa em animação e videogames, achou que o filme havia “brilhantemente” reinventado o personagem e deu “[dois] polegares para cima”. Superman (1978) diretor Richard Donner chamou o filme de “brilhante”, “fascinante”, “muito bem escrito” e afirmou que o desempenho de Phoenix foi “gênio”.uma “obra-prima cinematográfica” e afirmou que era um “perigo para a sociedade” se as pessoas não o vissem.  O ator Josh Brolin achou o filme poderoso: “Para apreciar o Coringa , acredito que você deve ter passado por algo traumático em sua vida (e acredito que a maioria de nós tenha passado) ou entender em algum lugar de sua psique o que é a verdadeira compaixão”.  O ator Vincent D’Onofrio elogiou vocalmente o desempenho de Phoenix no filme no Twitter, afirmando que ele “merece [d] reconhecimento por esse desempenho”, enquanto a atriz Jessica Chastain concordou, respondendo: “É uma das maiores peças de atuação que eu já vi.”Phoebe Waller-Bridge também elogiou o filme, afirmando: “Acho que a razão pela qual as pessoas ficaram tão desconfortáveis ​​[com o filme] é porque parece muito verdadeiro, muito cru. Eu estava assistindo e pensando comigo mesmo, Deus, se isso saísse um ano após o mandato de Obama , não acho que estaríamos tão preocupados com isso.”  O cineasta David Fincher disse sobre o sucesso inesperado do filme: “Ninguém teria pensado que eles teriam uma chance de um sucesso gigante com o Coringa se O Cavaleiro das Trevas não fosse tão grande quanto era. Eu não acho que alguém teria olhado para aquele material e pensei: ‘Sim, vamos pegar [ Taxi Driver ‘ s] Travis Bickle e [Rupert Pupkin, do Rei da Comédia , e os confunda, depois o aprisiona em uma traição aos doentes mentais, e trota por um bilhão de dólares.'”

Reconhecimentos

A atuação de Joaquin Phoenix no filme lhe rendeu vários prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Ator , um Prêmio BAFTA de Melhor Ator em um Papel Principal , um Critics’ Choice Movie Award de Melhor Ator , um Globo de Ouro de Melhor Ator – Filme Drama , e um Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de um Ator em um Papel Principal .

Coringa ganhou os prêmios de Melhor Ator (Phoenix) e Melhor Trilha Sonora Original no 92º Oscar . Ele recebeu no total onze indicações (incluindo Melhor Filme ) da cerimônia, quebrando o recorde de oito de O Cavaleiro das Trevas para o maior número de indicações recebidas por um filme baseado em uma história em quadrinhos, história em quadrinhos ou novela gráfica .  Hildur Guðnadóttir também se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar de trilha sonora original desde The Full Monty em 1998.  No 73º British Academy Film Awards , o filme ganhou Melhor Ator em Papel Principal (Phoenix), Melhor Elenco eMelhor Música Original de onze indicações, incluindo Melhor Filme . O filme foi indicado a quatro Globos de Ouro pela 77ª cerimônia , ganhando os prêmios de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Ator (Phoenix). O filme foi indicado a sete prêmios no 25º Critics’ Choice Awards , vencendo Melhor Ator (Phoenix) e Melhor Trilha Sonora , e foi incluído nos 10 melhores filmes de 2019 do American Film Institute e Cahiers du Cinéma .

Tendo ganho um prêmio no 26º Screen Actors Guild Awards pela atuação de Phoenix, Joker também recebeu indicações de outras guildas, incluindo o Writers Guild of America Awards e o Producers Guild of America . Ganhou o prêmio de Melhor Período e/ou Maquiagem de Personagem em Longa-Metragem do Make-Up Artists and Hair Stylists Guild . Uma produção americana, o filme ganhou o Leão de Ouro no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Lista de elogios recebidos por Joker (filme de 2019)

Coringa é um filme de suspense psicológico americano de 2019 dirigido e produzido por Todd Phillips , que co-escreveu o roteiro com Scott Silver . O filme foi produzido pela Warner Bros. Pictures , DC Films e Joint Effort, em associação com Bron Creative e Village Roadshow Pictures , e distribuído pela Warner Bros. Baseado em personagens da DC Comics , o filme é estrelado por Joaquin Phoenix como o Coringa .. Situado em 1981, segue Arthur Fleck, um comediante fracassado cuja queda na insanidade e no niilismo inspira uma violenta revolução contracultural contra os ricos em uma Gotham City decadente . Robert De Niro , Zazie Beetz , Frances Conroy , Brett Cullen , Glenn Fleshler , Bill Camp , Shea Whigham e Marc Maron aparecem em papéis coadjuvantes.

Coringa estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2019, onde ganhou o Leão de Ouro , e foi lançado nos Estados Unidos em 4 de outubro de 2019. O filme polarizou os críticos; enquanto os valores de performance, trilha musical, cinematografia e produção de Phoenix foram elogiados, o tom sombrio, o retrato da doença mental e o manuseio da violência dividiram as respostas.  O filme se tornou um grande sucesso de bilheteria, estabelecendo recordes de lançamento em outubro e arrecadando mais de US$ 1 bilhão, tornando-se o primeiro filme com classificação R a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares nas bilheterias mundiais, a sexta maior bilheteria. filme de maior bilheteria de 2019 e o 31º filme de maior bilheteriade todos os tempos. No 92º Oscar , o filme recebeu 11 indicações (incluindo Melhor Filme ), ganhando Melhor Ator por Phoenix e Melhor Trilha Sonora Original por Hildur Guðnadóttir . Phoenix e Guðnadóttir também ganharam nas cerimônias do Globo de Ouro e do BAFTA . O American Film Institute selecionou Coringa como um dos 10 melhores filmes de 2019 . Embora a opinião crítica estivesse dividida, Coringa foi amplamente considerado um dos melhores filmes do ano pelo público.

Prêmio / Data da cerimônia / Categoria / Destinatário(s) / Resultado
Prêmios AACTA / 3 de janeiro de 2020 Melhor Filme Internacional / Palhaço / Nomeado
Prêmios AACTA / 3 de janeiro de 2020 / Melhor Direção Internacional / Todd Phillips / Nomeado
Prêmios AACTA / 3 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Internacional / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Prêmios AACTA / 3 de janeiro de 2020 / Melhor Ator Internacional / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios de Filmes para Adultos da AARP / 11 de janeiro de 2020 / Escolha dos Leitores / Palhaço / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor foto / Bradley Cooper , Todd Phillips, Emma Tillinger Koskoff / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor / Todd Phillips / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de / fevereiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro Adaptado / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Figurino / Marcar Pontes / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor edição de filme / Jeff Groth / Nomeado
Prêmios da Academia
/ 9 de fevereiro de 2020 / Melhor maquiagem e penteado / Nicki Ledermann , Kay Georgiou / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor edição de som / Alan Robert Murray / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Mixagem de Som Tom Ozanich , Dean Zupancic , Tod Maitland / Nomeado
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios Amanda / 14 de agosto de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Ganhou
Editores de cinema americano / 17 de janeiro de 2020 / Melhor Longa-Metragem Editado – Dramático / Jeff Groth / Nomeado
Sociedade Americana de Cinematógrafos / 25 de janeiro de 2020 / Realização excepcional em cinematografia em lançamentos teatrais / Lawrence Sher / Nomeado
Prêmios do Art Directors Guild / 1º de fevereiro de 2020 / Excelência em design de produção para um filme de época / Mark Friedberg / Nomeado
Associação Australiana de Críticos de Cinema / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Internacional (Inglês) / Palhaço / Nomeado
Associação Belga de Críticos de Cinema / 4 de janeiro de 2020 / grande Prêmio / Palhaço / Nomeado
Prêmios Faixa Azul / 18 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Ganhou
Prêmios IMC / 15 de junho de 2020 / Música do filme BMI / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios IMC / 15 de junho de 2020 / Reconhecimento especial para a vitória do Oscar / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios Bodil / 29 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Americano / Palhaço / Nomeado
Prêmios Bogey / 14 de outubro de 2019 / Prêmio Bogey / Palhaço / Ganhou
Prêmios Bogey / 14 de outubro de 2019 / Bronze Palhaço / Ganhou
Premios Bogey / 14 de outubro de 2019 / Prata Palhaço / Ganhou
Prêmios Bogey / 14 de outubro de 2019 / Ouro Palhaço / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Boston / 15 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Vice-campeão
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme / Bradley Cooper, Todd Phillips, Emma Tillinger Koskoff / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor direção / Todd Phillips / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro Adaptado / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor ator em um papel principal / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor elenco / Shayna Markowitz / Ganhou
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor edição / Jeff Groth / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Mark Friedberg, Kris Moran / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor maquiagem e cabelo / Kay GeorgiouNicki Ledermann / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor som / Tod Maitland, Alan Robert Murray, Tom Ozanich, Dean Zupancic / Nomeado
Sociedade Britânica de Cinematógrafos / 16 de fevereiro de 2020 / Melhor Fotografia em Longa-Metragem / Lawrence Sher / Nomeado
Sociedade Britânica de Cinematógrafos / 16 de fevereiro de 2020 / Prêmio Operadores de Recursos / Geoffrey Haley / Ganhou                                                                                                                        Cahiers du cinema / 6 de janeiro de 2020 10 melhores listas / Palhaço / 9º lugar
Imagem da câmera / 16 de novembro de 2019 / Sapo Dourado / Lawrence Sher / Ganhou
Imagem da câmera / 16 de novembro de 2019 / Prêmio do Público / Lawrence Sher / Ganhou
Festival Internacional de Cinema de Capri Hollywood / 2 de janeiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Ganhou
Sociedade de Casting da América / 30 de janeiro de 2020 / Longa-metragem Grande Orçamento – Drama / Shayna Markowitz / Nomeado
Prêmios César / 28 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios Cinema Audio Society /  25 de janeiro de 2020 / Filme – ação ao vivo / Palhaço / Nomeado
Círculo de Escritores Cinematográficos / 20 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Nomeado
Prêmios Clio / 21 de novembro de 2019 / Teatral: Teaser JAX / Ganhou
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Palhaço / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix Ganhou
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Adaptado Scott SilverTodd Phillips / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Mark Friedberg, Kris Moran / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor cabelo e maquiagem / Palhaço / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor pontuação / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth / 16 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Vice-campeão
Prêmios David di Donatello / 3 de abril de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit / 9 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Performance de Filme do Ano – Ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios do Dragão / 7 de setembro de 2020 / Melhor Filme de Ficção Científica ou Fantasia / Palhaço / Nomeado
Círculo dos Críticos de Cinema de Dublin / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Palhaço / 4º lugar
Círculo dos Críticos de Cinema de Dublin / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Todd Phillips / 5º lugar
Círculo dos Críticos de Cinema de Dublin / 17 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Vice-campeão
Círculo dos Críticos de Cinema de Dublin / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher / 3º lugar
Prêmios ETC Bollywood Business / 11 de fevereiro de 2020 / Filme estrangeiro de maior sucesso / Palhaço / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2019 / Melhor pontuação Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Adaptado / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Revisão de Cinema e Mídia Alemã / 12 de março de 2020 / Selo de Aprovação “Altamente Recomendado” / Palhaço / Ganhou
Prêmio Globo de Cristal ? / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Filme – Drama / Palhaço / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Ator – Filme Drama / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Todd Phillips / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / / Hildur Guðnadóttir Ganhou
Prêmios Framboesa de Ouro / 16 de março de 2020 / Pior Desrespeito Imprudente à Vida Humana e à Propriedade Pública / Palhaço / Nomeado
Prêmios Carretel de Ouro / 19 de janeiro de 2020 / Outstanding Achievement in Sound Editing – Diálogo e ADR Alan Robert Murray, Kira Roessler, Carmeron Steenhagen / Nomeado
Prêmios Carretel de Ouro / 19 de janeiro de 2020 / Outstanding Achievement em Edição de Som – Efeitos e Foley / Alan Robert Murray, Tom Ozanich, Darren Maynard, John Joseph Thomas, Christian Wenger, Michael Dressel, Kevin RW Murray, Willard Overstreet, John T. Cucci, Dan O’Connell / Nomeado
Prêmios Carretel de Ouro / 19 de janeiro de 2020 / Outstanding Achievement in Sound Editing – Music Underscore / Lena Glikson, Daniel Waldman / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Filme favorito do ano / Palhaço / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor do Ano / Todd Phillips / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro do Ano / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado                                                                                                                                       Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020/ Filme mais superestimado do ano / Palhaço / Vice-campeão
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / O Filme Mais Trippie do Ano Palhaço / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro  / 7 de fevereiro de 2020 / Maior surpresa do ano / Palhaço / Ganhou
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Ator do Ano / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Personagem mais legal do ano / Coringa/Arthur Fleck / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor música em um filme / Hildur Guðnadóttir / Vice-campeão
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Cartaz de filme favorito do ano / Palhaço / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor trailer do ano / Palhaço / Vice-campeão
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor DVD/Blu-ray do ano / Palhaço / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Cena mais memorável de um filme / Entrevista com Murray Franklin / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor linha do ano / “Eu costumava pensar que minha vida era uma tragédia, mas agora percebo que é uma comédia.” / Nomeado
Prêmios Tela Dourada / 10 de outubro de 2019 / Tela Dourada / Palhaço / Ganhou
Prêmios Tomate Dourado / 18 de fevereiro de 2020 / Ator favorito dos fãs / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios Tomate Dourado / 18 de fevereiro de 2020 / História em quadrinhos/filme de novela gráfica com melhor resenha / Palhaço / 5º lugar
Prêmios de trailers de ouro / 29 de maio de 2019 / Melhor teaser Warner Bros. , JAX / Nomeado
Prêmios de reboques de ouro / 22 de julho de 2021 / Melhor Trailer de Ação/Suspense para um Longa-Metragem / Warner Bros. , JAX / Nomeado
Prêmios de reboques de ouro  / 22 de julho de 2021 / Melhores gráficos em um comercial de TV (para um longa-metragem) / Warner Bros. , JAX / Nomeado
Prêmios de reboques de ouro  / 22 de julho de 2021 / Spot de TV mais original (para um longa-metragem) / Warner Bros. , JAX / Nomeado
Prêmios de reboques de ouro / 22 de julho de 2021 / Melhor Suspense Warner Bros. , JAX / Ganhou
Prêmio Grammy / 14 de março de 2021 / Melhor trilha sonora para mídia visual / Hildur Guðnadóttir Ganhou
Prêmio Grammy / 14 de março de 2021 Melhor Arranjo, Instrumental ou A Cappella / Hildur Guðnadóttir (para ” Banho de Dança “) / Nomeado
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / 10 de outubro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Nomeado
Prêmios da Guilda dos Supervisores de Música / 6 de fevereiro de 2020 / Melhor supervisão musical para trailers / Anny Colvin / Ganhou
Recordes Mundiais do Guinness / 9 de dezembro de 2019 / Primeiro filme com classificação R a arrecadar US$ 1 bilhão / Palhaço / Ganhou
Recordes Mundiais do Guinness /  9 de dezembro de 2019 / Filme com classificação R de maior bilheteria / Palhaço / Ganhou
Prêmio Harvey / 11 de outubro de 2020 / Melhor Adaptação de Quadrinhos / Palhaço / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor foto Palhaço / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor ator Joaquin Phoenix / Ganhou
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Adaptado / Scott SilverTodd Phillips / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Fotografia Lawrence Sher / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Figurino Marcar Pontes / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor cabelo e maquiagem / Nicki Ledermann, Kay Georgiou / Nomeado
Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Hollywood Music in Media Awards / 20 de novembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora em Longa-Metragem / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Associação Profissional de Hollywood / 19 de novembro de 2020 / Excelente gradação de cores / Palhaço / Ganhou
Associação Profissional de Hollywood / 19 de novembro de 2020 / Edição excepcional Palhaço / Nomeado
Associação Profissional de Hollywood / 19 de novembro de 2020 / Som excepcional / Palhaço / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Palhaço / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Prêmios Huading / 29 de outubro de 2020 / Melhor Filme Global / Palhaço / Nomeado
Prêmios Huading / 29 de outubro de 2020 / Melhor Diretor Global de Filme / Todd Phillips / Nomeado
Prêmios Huading  / 29 de outubro de 2020 / Melhor Ator Global em Filme / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Melhor filme do ano / Palhaço / Nomeado
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Vencedor do People’s Choice / Palhaço / Ganhou
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Melhor Filme de Quadrinhos do Ano / Palhaço / Nomeado
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Melhor Intérprete Principal / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Vencedor do People’s Choice / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor Todd Phillips / Nomeado
Prêmios IGN / 31 de dezembro de 2019 / Vencedor do People’s Choice / Todd Phillips / Ganhou  Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Palhaço / 9º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Todd Phillips / 10º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Todd Phillips / 20º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor ator Joaquin Phoenix / 4º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Robert de Niro / 23º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia Lawrence Sher / 13º lugar
Associação Internacional de Cinematógrafos / 7 de fevereiro de 2020 / Prêmio Maxwell Weinberg Publicista Showmanship / Palhaço / Ganhou
Sociedade Internacional de Cinéfilos / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Sociedade Internacional de Cinéfilos/ 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original/ Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Trilha Sonora do Ano / Palhaço/ Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Compositor de Cinema do Ano/ Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original para Filme de Drama / Palhaço / Nomeado
Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema / 20 de fevereiro de 2020 / Composição Musical do Ano / Me Chame de Coringa / Nomeado
Prêmio de Cinema da Academia do Japão / 6 de março de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço/ Ganhou
Prêmio Júpiter / 19 de março de 2020 / Melhor Filme Internacional / Palhaço / Nomeado
Prêmio Júpiter / 19 de março de 2020 / Melhor Ator Internacional / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios Kinema Junpo / 19 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Ganhou
Prêmios Kinema Junpo / 19 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor de Filme Estrangeiro / Todd Phillips / Ganhou
Prêmios Kinema Junpo / 19 de fevereiro de 2020/ Readers’ Choice Award – Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Ganhou
Prêmios Kinema Junpo / 19 de fevereiro de 2020 / Readers’ Choice Award – Melhor Diretor de Filme Estrangeiro / Todd Phillips / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Londres/ 30 de janeiro de 2020 / Filme do ano / Palhaço / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema de Londres / 30 de janeiro de 2020 / Ator do Ano / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios Mainichi Film / 13 de fevereiro de 2020 / Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Ganhou
Prêmios Mainichi Film / 13 de fevereiro de 2020 / Prêmio Escolha dos Leitores / Palhaço / Ganhou
Associação de Maquiadores e Cabeleireiros / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Período e/ou Maquiagem de Personagem Nicki Ledermann, Tania Ribalow, Sunday Englis / Ganhou
Associação de Maquiadores e Cabeleireiros / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Penteado Contemporâneo / Kay Georgiou, Vanessa Anderson / Nomeado
Editores de som de filmes / 19 de janeiro de 2020 Longa-Metragem – Diálogo / ADR / Alan Robert Murray, Kira Roessler , Carmeron Stenhagen / Nomeado
Editores de som de filmes / 19 de janeiro de 2020 Longa-Metragem – Efeitos Sonoros / Foley Palhaço Nomeado
Editores de som de filmes / 19 de janeiro de 2020 / Recurso – Sublinhado de música / Lena GilksonDaniel Waldman / Nomeado
Prêmios Nacionais de Cinema e TV / 3 de dezembro de 2019 / Melhor Longa-Metragem / Palhaço / Nomeado
Prêmios Nacionais de Cinema e TV / 3 de dezembro de 2019 / Melhor filme de ação / Palhaço / Nomeado
Prêmios Nacionais de Cinema e TV / 3 de dezembro de 2019 / Melhor Performance em um Filme / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios Nacionais de Cinema e TV / 3 de dezembro de 2019 Melhor / Performance em um Filme / Robert de Niro / Ganhou
Críticos de cinema de Nova York on-line / 7 de dezembro de 2019 / Os 10 melhores filmes do ano / Palhaço / Ganhou
Críticos de cinema de Nova York online / 7 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmio Nikkan de Cinema Esportivo / 12 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / Nomeado
Prêmios NME / 12 de fevereiro de 202 / Melhor Filme / Palhaço / Nomeado
Prêmios NME / 12 de fevereiro de 2020 / Melhor Ator de Cinema / Joaquin Phoenix / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Festival Internacional de Cinema de Palm Springs /2 de janeiro de 2020 / Prêmio do Presidente / Joaquin Phoenix / Ganhou
Festival Internacional de Cinema de Palm Springs / 2 de janeiro de 2020 / Prêmio Impacto Criativo na Direção Todd Phillips / Ganhou
Prêmios do Sindicato dos Produtores da América / 18 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Teatral / Palhaço / Nomeado
Prêmios Robert / 26 de janeiro de 2020 / Melhor filme em inglês / Palhaço / Ganhou
Prêmio de Terror Clássico Rondo Hatton / 6 de abril de 2020 / Melhor Filme de 2019 / Palhaço / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Palhaço / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego/ 9 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix [b] / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Adaptado / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 9 de dezembro de 2019 / Melhor uso da música / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor ator Joaquin Phoenix / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019/ Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Filme/ Palhaço / Nomeado
Prêmios de Satélite/ 19 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Adaptado / Todd Phillips, Scott Silver / Ganhou
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / ganhou
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhores efeitos visuais / Edwin RiveraMathew GiampaBryan Godwin / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor edição / Jeff Groth / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor som / Alan Robert Murray, Tom Ozanich, Dean Zupancic / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Direção de Arte e Design de Produção / Mark Friedberg, Laura Ballinger / Nomeado
Prêmios de Satélite / 19 de dezembro de 2019 / Melhor Figurino / Marcar Pontes / Nomeado
Prêmios Saturno /  26 de outubro de 2021 / Melhor Lançamento de Quadrinhos para Cinema / Palhaço / Ganhou
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor Ator em um Filme / Joaquin Phoenix / Nomeado
Prêmios Saturno / 26 de outuubro de 2021 / Melhor Atriz Coadjuvante em um Filme Zazie Beetz / Nomeado
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor Roteiro de Filme / Palhaço / Nomeado
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor Design de Produção de Filme / Palhaço / Nomeado
Prêmios do Screen Actors Guild / 19 de janeiro de 2020 / Desempenho excepcional de um ator masculino em um papel principal / Joaquin Phoenix / Ganhou
Prêmios do Screen Actors Guild / 19 de janeiro de 2020 / Desempenho excepcional de um conjunto de dublês em um filme / O conjunto de dublês do Coringa / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora Original / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de / dezembro de 2019 / Melhor vilão do ano / Joaquin Phoenix/ Nomeado
Sociedade de Operadores de Câmera / 18 de janeiro de 2020 / Operador de Câmera do Ano – Filme / Geoff Haley / Ganhou
Sociedade de Compositores e Letristas/ 7 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original para um Filme de Estúdio / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis/ 15 de dezembro de 2019 / Melhor ator/ Joaquin Phoenix / Vice-campeão
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Adaptado/ Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis/ 15 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia / Lawrence Sher / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Pior Filme / Palhaço / Vice-campeão
Prêmio Mundial de Acrobacias Taurus / 21 de novembro de 2020/ Golpe mais difícil / Palhaço / Ganhou
Prêmios TEC/ 22 de janeiro de 2021 / Produção de som para filmes / Palhaço / Nomeado
Festival Internacional de Cinema de Toronto  / 10 de setembro de 2019 Prêmio de Ator / Tributo TIFF / Joaquin Phoenix / Ganhou
Associação Turca de Críticos de Cinema / 7 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Palhaço / 5º lugar
Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 16 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Festival de Cinema de Veneza / 7 de setembro de 2019 / Leão dourado / Palhaço / Ganhou
Festival de Cinema de Veneza /  7 de setembro de 2019 / Graffeta d’Oro / Palhaço / Ganhou
Festival de Cinema de Veneza / 7 de setembro de 2019 / Premio Soundtrack Stars / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Festival de Cinema de Veneza / 5 de setembro de 2020 / Prêmio Internacional Kinéo Melhor Filme / Palhaço / Ganhou
Sociedade de Efeitos Visuais  / 29 de janeiro de 2020 / Excelentes efeitos visuais de apoio em um recurso fotorrealista / Edwin Rivera, Brice Parker, Mathew Giampa, Bryan Godwin, Jeff Brink / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 Melhor ator / Joaquin Phoenix / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Adaptado Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor pontuação / Hildur Guðnadóttir / Nomeado
Círculo de Críticas de Cinema Feminino / 9 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Joaquin Phoenix / Vice-campeão
Círculo de Críticas de Cinema Feminino / 9 de dezembro de 2019 / Mommie Dearest Worst Worst Mom of the Year Award Frances Conroy / Ganhou
Prêmios Mundiais de Trilha Sonora / 24 de outubro de 2020 / Compositor de Cinema do Ano / Hildur Guðnadóttir / Ganhou
Prêmios do Writers Guild of America / 1º de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro Adaptado / Todd Phillips, Scott Silver / Nomeado

Coringa – Coringa dançando nas escadas

Temas e análise 

Coringa trata dos temas da doença mental e seus efeitos.  Embora sua representação do Coringa tenha sido descrita como uma reminiscência daqueles que cometem tiroteios em massa nos Estados Unidos , bem como membros da comunidade incel, Christina Newland do The Guardian conclui que Fleck não é um incel, mas escreveu que os incels provavelmente se relacionam com ele. Vejvoda, Hammond e Newland interpretaram o filme como um conto preventivo – o descaso da sociedade com aqueles que são menos afortunados criará uma pessoa como o Coringa.  Stephen Kent, escrevendo para o Washington Examiner, descreveu Arthur Fleck como uma mistura de aspectos compartilhados de atiradores em massa e interpretou sua mensagem como um lembrete de que a sociedade está repleta de homens como o Coringa. Escrevendo em People’s World , Chauncey K. Robinson disse que o filme “caminha uma linha tênue entre exploração e validação” do personagem de Joker, e é “em última análise, um exame direto de um sistema quebrado que cria seus próprios monstros. ”

Alguns escritores expressaram preocupação de que o retrato simpático de Joker de um maníaco homicida possa inspirar violência no mundo real. Richard Lawson da Vanity Fair achou que o filme era muito simpático com “homens brancos que cometem crimes hediondos” e que as ideologias sociopolíticas representadas no filme são “males que são muito mais facilmente identificáveis” para pessoas “que atiram escolas e concertos e igrejas, que abatem as mulheres e homens que cobiçam e invejam, que soltam algum espírito de animosidade anárquica sobre o mundo – há quase um mito deplorável colocado sobre eles na busca por respostas.”  Jim Geraghty da National Review escreveu que estava “preocupado com o fato de um certo segmento de jovens raivosos, paranóicos e emocionalmente instáveis ​​da América assistirem Joaquin Phoenix caindo na loucura e com o desejo de se vingar da sociedade machucando o maior número possível de pessoas e exclamando: ‘finalmente, alguém me entende ! ‘ ” Contrariamente, Michael Shindler, revisando o filme em Mere Orthodoxy , concordando que Coringa retrata uma fantasia de realização de desejo simpática, afirma (com base em insights de Sigmund Freud e Jacques Lacan ) que é precisamente por essa razão que o O filme irá, se alguma coisa, reprimir preventivamente a violência do mundo real ao transformar “as Manchas do mundo em mansos sonâmbulos.”

O neurocriminologista britânico Adrian Raine ficou impressionado com a precisão da descrição do filme sobre a psicologia de um assassino. Em entrevista à Vanity Fair , ele o descreveu como “uma ótima ferramenta educacional” e afirmou que planejava apresentar clipes de filmes durante suas aulas. O psiquiatra Kamran Ahmed destacou os fatores na infância de Arthur, como abuso e perda dos pais, e histórico familiar de doença mental na gênese de sua condição.  A psiquiatra americana Imani Walker, que é conhecida por sua série de televisão Bravo Married to Medicine Los Angeles e trabalhando com criminosos violentos com transtornos mentais, analisou os aparentes distúrbios e circunstâncias mentais do Coringa e observou que Arthur tenta encontrar ajuda antes de sua queda, apenas para ser abandonado. Ela diz sobre Arthur e outros pobres que têm doenças mentais: “Nós, como sociedade, nem mesmo fingimos que são pessoas reais. E é sobre isso que esse filme trata. Ele nunca teve uma chance.” O psiquiatra forense Ziv Cohen criticou o filme por deturpar os doentes mentais como violentos. Ele argumentou que o filme confunde psicopatia (falta de consciência) com doença mental, criando assim uma falsa impressão de que os doentes mentais são perigosos.

Micah Uetricht, diretor-gerente da Jacobin , opinou em uma crítica publicada pelo The Guardian que ficou chocado com o fato de a mídia não entender a mensagem do filme: “recebemos uma condenação bastante direta da austeridade americana : como ela deixa os vulneráveis ​​​​sofrerem sem a recursos de que necessitam e as consequências horríveis para o resto da sociedade que podem resultar”; Uetricht declara assim que Joker apresenta um mundo que se transformou em ” barbárie “. Uetricht afirma que esses temas não são sutis na medida em que era surpreendente que a maioria dos meios de comunicação não os identificasse. Ahmed também destaca a falta de financiamento para serviços de saúde mental já sobrecarregados em todo o mundo.

Impacto cultural

Durante um evento do Movimento Cinco Estrelas em outubro de 2019, o comediante e político italiano Beppe Grillo fez um discurso usando a maquiagem do Coringa.  Yusuke Kawai, o governador da província de Chiba , apareceu na NHK com uma fantasia de Coringa em 2021.  Referências ao personagem também foram encontradas em protestos contra o governo em todo o mundo.  Durante a Revolução de 17 de Outubro , um grupo de grafiteiros chamado Ashekm pintou um mural do Coringa segurando um coquetel Molotov, e também foi relatado que havia uma estação de pintura facial do Coringa nos protestos em Beirute . EmLos Angeles, Chile , durante os protestos chilenos de 2019-2022 , a frase “Somos todos palhaços”, que é adotada pelos manifestantes de Gotham City no filme, foi escrita ao pé de uma estátua.  Em Hong Kong , os manifestantes contestaram um decreto de emergência que proíbe o uso de máscaras ao usar as de personagens fictícios como o Coringa.  Na França , durante os protestos dos coletes amarelos , os bombeiros usaram maquiagem de Coringa segurando cartazes. Em 2020, durante os protestos de George Floyd , o presidente argentino Alberto Fernández comparou as fotos dos protestos com as vistas no filme.

Um dos locais vistos no filme, um conjunto de escadas no Bronx, em Nova York, foi apelidado de Joker Stairs . As escadas se tornaram um destino turístico e assunto de memes na internet , com os visitantes muitas vezes reencenando a cena do filme em que Fleck dança pelas escadas em seu traje de Coringa. O campeão de boxe ucraniano Oleksandr Usyk usava um terno parecido com o do Coringa em uma conferência de imprensa pré-luta que antecedeu sua luta com Anthony Joshua.

Sequência 

Enquanto Coringa pretendia ser um filme independente sem sequências, a Warner Bros. Entertainment também pretendia lançar uma nova franquia chamada DC Black , que incluiria filmes baseados em DC Comics não relacionados ao DCEU com mais sombrio e experimental. material. Em agosto de 2019, Phillips afirmou que estaria interessado em fazer uma sequência, dependendo do desempenho do filme e do interesse de Phoenix. O cineasta afirmou que o filme foi lançado e criado para ser autônomo, “um filme, e é isso.” Em outubro de 2019, em uma entrevista, Phoenix declarou: “Não consigo parar de pensar nisso… para trabalhar neste filme. Eu não sei se há [mais a fazer] … Porque parecia interminável, as possibilidades de onde podemos ir com o personagem.” 

Em novembro de 2019, o The Hollywood Reporter anunciou que uma sequência estava em desenvolvimento, embora isso tenha sido posteriormente contestado pelo Deadline Hollywood . Phillips respondeu a esses relatórios, dizendo que havia discussão com a Warner Bros. para uma sequência, mas que não estava atualmente em desenvolvimento. O cineasta mais tarde esclareceu que, apesar dos rumores em andamento, o então próximo filme dirigido por Matt Reeves centrado em Batman não estava relacionado ao Coringa .  Mais tarde, ele expressou interesse em um potencial filme spin-off centrado em torno de Batman em seu Coringa .-universe continuidade, afirmando: “Eu gostaria de ver alguém enfrentar é como o Batman se parece naquela Gotham. Não estou dizendo que vou fazer isso.”

Em maio de 2021, foi declarado que uma sequência do Coringa estava em desenvolvimento.  Mais tarde naquele mês, Phillips entrou em negociações para atuar como roteirista.  Em janeiro de 2022, Willem Dafoe manifestou interesse em aparecer na sequência.  Em junho, a sequência foi oficialmente confirmada para estar em desenvolvimento com Phillips atuando como diretor com um roteiro que ele co-escreveu com Silver. O título provisório do projeto foi revelado como Joker: Folie à Deux . Lady Gaga supostamente estava em negociações para estrelar ao lado de Phoenix como Harley Quinn , e também foi relatado que o filme seria um filme musical .. O salário de Phoenix, como resultado do sucesso comercial do primeiro filme, aumentou de US$ 4,5 milhões para US$ 20 milhões para a sequência. Em 3 de agosto, a Warner Bros. Pictures anunciou que o filme será lançado em 4 de outubro de 2024.  Gaga confirmou no dia seguinte que ela iria estrelar. Pouco depois, Beetz estava em negociações para reprisar seu papel como Sophie Dumond na sequência.  Ela foi confirmada em 1 de setembro de 2022, ao lado de Brendan Gleeson . Em 7 de setembro e 13 de setembro, respectivamente, Catherine Keener e Jacob Lofland foram escalados para papéis não revelados.

Fotos:

Sophie Dumond
Sophie Dumond
Sophie Dumond e Coringa
Sophie Dumond e Coringa
Sophie Dumond e Coringa se beijando
Sophie Dumond e Coringa se beijando
Social Worker
Social Worker
Penny Fleck
Penny Fleck
Murray Franklin
Murray Franklin
Martha Wayne em desenho
Martha Wayne em desenho
Hoyt Vaughn
Hoyt Vaughn
Gene Ufland
Gene Ufland
Gene Ufland e Murray
Gene Ufland e Murray
Figurino do coringa
Figurino do coringa
Coringa
Coringa
Coringa no onibus
Coringa no onibus
Coringa e Murray Franklin
Coringa e Murray Franklin
Coringa cuidando da Penny Fleck
Coringa cuidando da Penny Fleck
Coringa cena da escada
Coringa cena da escada

Referências:Wikipédia , IMDB além do site Imagoi.