James Horner

James Horner posando para foto imagoi
James Horner posando para foto

Nome: James Roy Horner
Nasceu: 14 de agosto de 1953 – Los Angeles, Califórnia, EUA
Signo: Leão
Altura: 1,70 m Aprox.
Peso: 70kg Aprox
Fortuna: Patrimônio líquido de US $ 15 milhões.
Olhos: Castanho claro
Calçado: 41 Aprox.
Nacionalidade: Americano
Criança: 2
Cônjuge/Esposa: Sara Elizabeth Nelson
Ocupações: Compositor, condutor e orquestrador
Faleceu: 22 de junho de 2015 (61 anos) por uma queda de avião na Floresta Nacional de Los Padres perto de Ventucopa, Califórnia.

 

Início da vida

James Horner nasceu no dia 14 de agosto de 1953, em Los Angeles, Califórnia. Sua mãe (Joan Ruth) nasceu em uma família do Canadense. Harry Horner (seu pai), nasceu em Holice, Bohermia e emigrou para os Estados Unidas no ano de 1935 onde trabalhou como cenógrafo e diretor de arte. Seu irmão, Christopher é documentarista e escritor. Desde muito cedo, aos cincos anos, Horner já tocava violino e começou a tocar piano. Seus primeiros anos de vida foram vividos em Londres, onde estudou com Gyorgy Ligeti no Royal College of Music. James retornou para a América onde começou a frequentar a Verde Valley School, Arizona.

Logo mais tarde, receberia seu diploma de bacharel em música pela University of Southern California. Após concluir seu mestrado, Horner trabalhou em seu doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) e estudou com Paul Reale, entre outros. Após muitos deveres de pontuação com o American Film Institutena no ano de 1970,  James termina de lecionar o curso de teoria musical na UCLA, logo após, volta-se para a trilha sonora de filmes. Além disso, James também era um piloto muito bom e possuía vários aviões de porte pequeno.

Carreira

James Roy Horner, compositor de longas-metragens, concedeu seus  primeiros créditos para o produtor e diretor de filmes B Roger Corman . “The Lady in Red”, de 1979 , foi seguido por “Humanoids from the Deep e Battle Beyond the Stars”, de 1980.  James Horner foi convidado para liderar projetos maiores, uma vez que se trabalho ganhou notabilidade em Hollywood.

Em 1982, Horner foi convidado a fazer a trilha sonora de “Star Trek II: The Wrath of Khan” onde o determinou como um compositor renomado de Hollywood. Nicholas Meyer (diretor) brincou que James havia sido contratado pois o estúdio não podia mais pagar o compositor Jerry Goldsmith, do primeiro filme de “Trek”; porém, quando Meyer voltou à franquia com “Star Trek VI: The Undiscovered Country”, o estúdio também não tinha como pagar por James Horner.

Ele continuo escrevendo trilhas sonoras de filmes em destaque na década de 80, englobando “48hrs” (1982), “Krull” (1983), “Star Trek III: The Search for Spock” (1984), “Commando” (1985), “Cocoon” (1985), “Aliens” (1986), “Captain EO” (1986), “Pilhas não incluídas” (1987), “Salgueiro” (1988), “Glória e Campo dos Sonhos” (ambos de 1989). “Cocoon” foi apenas uma de muitas coparticipações com o diretor Ron Howard . No ano de 1987, a trilha sonora de James para “Aliens” trouxe sua indicação ao Oscar.

“Somewhere Out There”, onde ele co-compôs e coo-escreveu com o compositor Barry Mann e a compositora Cynthia Weil para An American Tail , onde também foi reconhecida naquele ano como a melhor canção original.

Horner sorrindo para foto imagoi
Horner sorrindo para foto

 

No decorrer dos 80, 90 e 2000, James Horner compôs partituras orquestrais para filmes familiares, produzidos pela produtora Amblin Entertainment do cineasta Steven Spielberg com os créditos em An American Tail (1986); A Terra Antes do Tempo (1988); The Rocketeer, Once Around e An American Tail: Fievel Goes West (1991); Era uma vez uma floresta e estamos de volta! A história de um dinossauro (1993); O Pagemaster (1994); Casper , Jumanji e Balto (1995), Poderoso Joe Young (1998) e Como o Grinch roubou o Natal (2000).

James Horner ficou reconhecido em seis filmes no ano de 1995 sendo dois deles (Braveheart e Apollo 13) indicados ao Oscar. Seu maior sucesso veio no ano de 1997, tanto financeiro como crítico com sua trilha para o clássico filme Titanic, de James Cameron.

Horner, no 70° Oscar, foi premiado como melhor trilha sonora original e dividiu o Oscar de melhor canção original com o co-roteirista Will Jennings por ” My Heart Will Go On “. A trilha e a música do filme também foi recebeu o Grammy e dois Globos de Ouro. James, dez anos antes, havia jurado que nunca mais trabalharia com Cameron, referindo-se às sessões de pontuação altamente estressantes para Aliens como “um pesadelo”.

Logo após o filme  Titanic , James Horner continuou a escrever  para grandes produções, incluindo The Perfect Storm , A Beautiful Mind , Enemy at the Gates , The Mask of Zorro , The Legend of Zorro , House of Sand and Fog e Bicentennial Man. James trabalhou também em projetos menores, como Iris , Radio e Bobby Jones: Stroke of Genius, recebendo sua 8ª e 9ª indicação ao Oscar por A Beautiful Mind (2001) e House of Sand and Fog (2003), contudo, perdeu em ambas para o compositor Howard Shore.

Seu feito para o CBS Evening News  foi a composição do tema de 2006 – 2011 onde foi apresentado durante a abertura como da âncora Katie Couric no dia 5 de setembro de 2006. Ele escreveu vários técnicas do tema, explicando: “Uma noite, o show pode começar com os iranianos obtendo um dispositivo nuclear, e outro pode ser algo sobre uma exposição de flores … O tom precisa corresponder às notícias”.  James coadjuvou novamente com James Cameron o filme Avatar no ano de 2009, que se tornou o filme de maior bilheteria de vários tempos, superando seu próprio filme Titanic (filme de Cameron).

Por mais de dois anos, Horner trabalhou exclusivamente em Avatar,  dizia que: ” Avatar foi o filme mais difícil em que trabalhei e o maior trabalho que empreendi … Trabalho das quatro da manhã às dez da noite e esse tem sido meu modo de vida desde março. Esse é o mundo em que estou agora, e isso faz você se sentir distante de tudo. Vou ter que me recuperar disso e tirar minha cabeça disso”. O filme Avatar foi o motivo de Horner receber sua décima indicação ao Oscar, assim como indicações ao Globo de Ouro, ao British Academy Film Award e ao Grammy, contudo, todos ele perdeu para Michael Giacchino por Up.

Horner em premiação do Oscar imagoi
Horner em premiação do Oscar

 

Posteriormente ao filme “Avatar”, James compôs a trilha sonora para a versão de 2010 de “The Karate Kid”, substituindo Atli Orvarsson. No ano de 2011, marcou o drama “Cristiada” (conhecida também como “For Greater Glory” ),  lançada um ano depois e em 2012 fez a trilha sonora de “The Amazing Spider-Man”, onde é estrelado por Andrew Garfield. Na entrevista em um site, James Horner relatou que não havia voltou para compor a trilha sonora da sequência porque não gostou do resultado do filme em comparação com o primeiro filme, validando-se com “terrível”.

James então é substituído por Hans Zimmer. O tema de Horner para o filme de ação “The Amazing Spider-Man” viria a ser acrescentado ao filme “Spider-Man: No Way Home”, escrito pelo compositor por Michael Giacchino. Após um tempo de três anos, já no início de 2015, James compôs a música para o filme Wolf Totem, firmando assim sua 4ª colaboração com o diretor Jean – Jacques Annaud.

Já na fase de sua morte, James Horner havia marcado dois filmes que ainda seriam lançados: “Southpaw”, um drama de boxe com a direção de Antoine Fuqua, sendo estrelado por Jake Gyllenhaal e Rachel McAdams (Horner escreveu a trilha sonora porém não recebeu nada devido ao seu apreço pelo filme) e o drama “Os 33”, da diretora Patrícia Riggen. Um mês após sua morte, no ano de 2015, descobriu-se que Horner  havia escrito a trilha sonora para o remake de 2016 de “The Magnificent Seven”, arquitetando como uma surpresa. Suas partituras também são ouvidas em trailers de outros filmes.

O clímax de “Bishop’s Countdown”, sua trilha para “Aliens”, ficou classificada como a quinta trilha sonora mais usada em trailers. Horner também escreveu a música tema para “Horsemen P-51 Aerobatic Team” e aparece no documentário sobre a equipe e o caça P-51 Mustang, “The Horsemen Cometh”, o tema é ouvido nas apresentações aéreas da equipe.

 

Horner em entrevista imagoi
Horner em entrevista

Pas de Deux , um concerto duplo para violino, violoncelo e orquestra (Pas de Deux) com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, foi em estreia no dia 12 de novembro de 2014, pelos artistas Mari e Hakon Samuelsen, orquestra dirigida pelo maestro Vasily Petrenko. “Collage”, concerto para quatro trompas onde teve sua estreia em 27 de março de 2015,  também teve a composição de James, o local seria o Royal Festival Hall de Londres pela London Philharmonic Orchestra regida pelo maestro Jaime Martín e com os solistas David Pyatt, John Ryan, James Thatcher e Ricardo Watkins. Pela primeira vez, duas primeiras obras, “Spectral Shimmers” (1978) e ” The Forest Passage” (2000), foram tocadas e gravadas no ano de 2021.

Musical “empréstimo”

Horner foi criticado várias vezes  por reutilizar algumas passagens de suas composições anteriores e por exibir breves trechos e temas retrabalhados de compositores clássicos como, por exemplo, suas partituras de “Star Trek II: The Wrath of Khan” e “Star Trek III: The Search for Spock” que contêm trechos de Alexander Nevsky e “Romeu e Julieta” de Prokofiev; “O ostinato” de ação de “Aliens” é originalmente de Wolfen e o título principal é quase idêntico ao “Gayane Ballet Suite “(Adagio) de Aram Khachaturian , já usado em uma circunstância de espaço sideral em 2001: “A Space Odyssey”, James Roy Horner iria voltar a usar na pontuação dos Patriot Game.

O tema de Willow é baseado no da Sinfonia Renana de Robert Schumann; Field of Dreams engloba pistas da parte “Saturday Night Waltz” do balé Rodeo de Aaron Copland e a partitura de Copland de Our Town; James concilia parte de um tema inicial do terceiro movimento da Sinfonia número um de Shostakovich em uma cena de ação no filme “Patriot Games” e a cena de batalha climática em “Glory” inclui trechos de Wagner e Orff.

Vários críticos sentiram que essas tendências fizeram com que as criações de Horner fossem taxadas como inautênticas ou não originais. Na edição da Film Score Monthly de 1997, uma revisão editorial do Titanic disse que James Horner era “hábil na adaptação de música existente em filmes com variação suficiente para evitar problemas legais”. Esses críticos notaram que havia uma semelhança entre o “tema principal” de Braveheart e uma música-tema anterior, “Pai Longing” de Kaoru Wada do anime “3 × 3 Eyes”, de 1991. Seu “empréstimo musical” quase o levou a um litígio.

O principal título de James para Honey, “I Shrunk the Kids” (1989) incorpora pistas da trilha sonora de Nino Rota do filme “Amarcord” (1973) de Federico Fellini e da peça de Raymond Scott ” Powerhouse B ” (1937), a trilha foi referenciada nos desenhos animados da Warner Bros. de Carl Stalling. A peça de Scott foi usada porém não contendo o pagamento, levando seu espólio a intimidar com uma ação contra a Disney. A Disney pagou uma quantia que não foi revelada diante de um acordo extrajudicial e mudou os créditos para Scott.

Compositor James trabalhando em uma trilha sonora imagoi
Compositor James trabalhando em uma trilha sonora

Morte

James Horner faleceu no dia 22 de junho de 2015. A ocasião ocorreu por sua aeronave turboélice, um short tucano com matrícula N206PZ, cair na Floresta Nacional de Los Padres, Califórnia. Ele era o único passageiro da aeronave depois de abastecer no aeroporto de Camarillho e decolar.  O ocorrido foi considerado com um acidente, três dias depois, em 25 de junho, pelo médico legista do condado de Ventura. Honey deixou sua esposa, Sara Elizabeth Horner  e duas filhas.

A investigação após o acidente pelo National Transportation Safety Board (NTSB) relatou que a causa principal do acidente foi a imperícia de Horner de manter a distância do terreno voo aéreo de baixo nível. Durante o transporte, James Horner entrou em contato com o Centro de Controle de Tráfego da Rota Aérea do Sul da Califórnia, de onde recebeu vários avisos enquanto sobrevoava a área de Chumash Wilderness.

O conselho nacional NTSB esteve em entrevista com duas testemunhas do voo que estavam em suas casas quando o compositor os sobrevoou; uma das testemunhas relatou que o avião estava voando entre 500 e 750 pés (150 e 230 m). Os dados do radar da FAA mostraram que a aeronave fez muitas curvas de baixa altitude e manobras rápidas de mudança de altitude, sobrevoando muito baixo através do Quatal Canyon e resvalando pelos cumes das montanhas em menos de 100 pés (30 m).

A National Transportation Safety Board determinou que além da falha da vítima em manter a autorização, havia outros fatores importantes que levaram ao acidente. Um dos principais motivos foi o uso de medicamentos prescritos ao Horner para alívio da dor e dores de cabeça. Os testes toxicológicos encontraram butalbital , codeína e etanol no corpo de James.

James Roy Horner, compositor de Titanic e Coração Valente imagoi
James Roy Horner, compositor de Titanic e Coração Valente

 

Homenagens

Artistas atuais e  cooperadores de toda parte homenagearam o compositor Horner, entre eles estão inclusos os compositores Hans Zimmer, John Williams, Paul Williams e Alan Menken e os diretores Ron Howard e James Cameron. O compositor teria se aplicado com a franquia de “Avatar”, o diretor do filme havia dito que ele e Horner “estavam ansiosos para nosso próximo show”.  Sua assistente, Sylvia Patrycja, publicou em sua rede social: “Perdemos uma pessoa incrível com um coração enorme e um talento inacreditável que morreu fazendo o que amava.”

Vários famosos, incluindo Russell Crowe, Diane Warren e Celine Dion se disporá também para suas condolências. A cantora, Céline Dion, que cantou um de seus arranjos mais famosos, ” My Heart Will Go On “, marcada também como canção de assinatura da cantora, publicou em seu site que ela e seu marido René Angélil foram “abalados pela trágica morte” do amigo e “sempre se lembrará de sua bondade e grande talento que mudou sua carreira.”

Leona Lewis, cantora e compositora que gravou ” I See You ” de James para Avatar , disse que trabalhar com ele “foi um dos maiores momentos da minha vida”. Horner recebeu dedicatória à sua memória de diversos filmes, alguns deles são “Os 33” e “The Magnificent Seven”, assim como o filme “Hacksaw Ridge”.

Filmes dedicados
Ano / Título / Lugar / Notas

2013 / O Mundo de James Horner / Hollywood em Viena / Direção de Sandra Tomek

Prêmios e indicações

Horner ganhou dois Oscars, de Melhor Trilha Sonora Original ( Titanic ) e Melhor Canção Original (” My Heart Will Go On “) em 1998, e foi indicado a mais oito Oscars. Ele também ganhou dois Globos de Ouro, três Satellite Awards , três Saturn Awards, seis Grammys e foi indicado a três British Academy Film Awards. Em outubro de 2013, Horner recebeu o Prêmio Max Steiner no Hollywood in Vienna Gala, um prêmio concedido por conquistas extraordinárias no campo da música para cinema.

AFI (American Film Institute)

O American Film Institute (Instituto de Cinema Americano), em 2005, publicou uma lista das vinte e cinco melhores trilhas sonoras de filmes americanos, entre elas, estavam cinco das partituras de James Horner, diante dos 250 indicados, findando-se como o compositor mais indicado, contudo, a não chegar entre vinte e cinco primeiros.

    • Campo dos Sonhos (1989)
    • Glória (1989)
    • Apolo 13 (1995)
    • Coração Valente (1995)
    • Titanic (1997)

Lista de prêmios
Ano / Projeto / Categoria / Resultado

Prêmios da Academia 
1987 / Alienígenas / Melhor trilha sonora original / Nomeado
1987 / “Somewhere Out There” (de An American Tail; compartilhado com Cynthia Weil e Barry Mann) / Melhor canção original / Nomeado
1990 / Campo dos sonhos / Melhor trilha sonora originall / Nomeado
1996 / Apolo 13 / Melhor trilha sonora original / Nomeado
1996 / Coração Valente / Melhor trilha sonora original / Nomeado
1998 / Titânico / Melhor trilha sonora original / Ganhou
1998 / “My Heart Will Go On” (do Titanic; compartilhado com Will Jennings) / Melhor canção original / Ganhou
2002 / Uma mente brilhante / Melhor trilha sonora original / Nomeado
2004 / Casa de areia e Nevoeiro / Melhor trilha sonora original / Nomeado
2010 / Avatar / Melhor trilha sonora original / Nomeado

Prêmios BAFTA
1996 / Coração Valente / Melhor música de filme / Nomeado
1998 / Titânico / Melhor música de filme / Nomeado
2010 / Avatar / Melhor música de filme / Nomeado

Associação de Críticos de Cinema de Chicago
1997 / Titânico / Melhor trilha sonora original / Ganhou
2001 / Uma mente brilhante / Melhor trilha sonora original / Nomeado
2009 / Avatar / Melhor trilha sonora original / Nomeado

Prêmios Globo de Ouro
1987 / “Somewhere Out There” (de An American Tail; compartilhado com Cynthia Weil e Barry Mann ) / Melhor canção original / Nomeado
1990 / Glória / Melhor trilha sonora original / Nomeado
1992 / “Dreams to Dream” (de An American Tail: Fievel Goes West; compartilhado com Will Jennings ) / Melhor canção original / Nomeado
1995 / Lendas da queda / Melhor trilha sonora original / Nomeado
1996 / Coração Valente / Melhor trilha sonora original / Nomeado
1998 / Titânico / Melhor trilha sonora original / Ganhou
1998 / “My Heart Will Go On” (do Titanic; compartilhado com Will Jennings ) / Melhor canção original / Ganhou
2002 / Uma Mente Brilhante / Melhor trilha sonora original / Nomeado
2010 / Avatar / Melhor trilha sonora original / Nomeado
2010 / “I See You” (de Avatar; compartilhado com Kuk Harrell e Simon Franglen ) / Melhor canção original / Nomeado

Prêmios Satélite
1997 / Titânico / Melhor trilha sonora original / Ganhou
1997 / “My Heart Will Go On” (do Titanic; compartilhado com Will Jennings ) / Melhor canção original / Ganhou
2001 / Uma Mente Brilhante / Melhor trilha sonora original / Nomeado
2001 / “All Love Can Be” (de A Beautiful Mind; compartilhado com Will Jennings ) / Melhor canção original / Ganhou
2003 / Os desaparecidos / Melhor trilha sonora original / Nomeado

Prêmios Saturno
1983 / Chuva de ideias / Melhor música / Ganhou
1983 / Krull / Melhor música / Nomeado
1983 / Algo maléfico vem nesta direção / Melhor música / Nomeado
1985 / Casulo / Melhor música / Nomeado
1986 / Uma cauda americana / Melhor música / Nomeado
1989 / Querida, encolhi as crianças / Melhor música / Nomeado
1995 / Coração Valente / Melhor música / Nomeado
2000 / Como o Grinch roubou o Natal / Melhor música /Ganhou
2009 / Avatar / Melhor música / Ganhou

Prêmio Grammy

1988 / An American Tail  / Melhor álbum de trilha sonora instrumental original escrita para um filme ou televisão
1988 / “Somewhere Out There” (de: An American Tail  / Vencedor / Canção do ano
1988 / “Somewhere Out There” (de: An American Tail / Vencedor / Melhor canção escrita especificamente para um filme ou televisão
1990 / Field of Dreams / Melhor álbum de trilha sonora instrumental original escrita para um filme ou televisão
1991 / Glory / Vencedor / Melhor composição instrumental escrita para um filme ou para a televisão
1996 / “Whatever You Imagine” (de: The Pagemaster ) / Melhor canção escrita especificamente para um filme ou televisão
1999 / “My Heart Will Go On” (de: Titanic , Winner) / Gravação do ano
1999 / “My Heart Will Go On” (de: Titanic , Winner) / Canção do ano
1999 / “My Heart Will Go On” (de: Titanic , Vencedor) / Melhor canção escrita para filme ou televisão
2003 / A Beautiful Mind / Melhor álbum de trilha sonora para filme, televisão ou outra mídia visual
2011 / Avatar / Melhor álbum de trilha sonora para filme, televisão ou outra mídia visual
2011 / “I See You” (de: Avatar ) / Melhor canção escrita para filme, televisão ou outra mídia visual

 

James no início de sua carreira imagoi
James no início de sua carreira

 

Horner em ensaio imagoi
Horner em ensaio

 

Cantora Celine Dion e James Horner imagoi
Cantora Celine Dion e James Horner

 

 

Compositor James posa no estúdio de gravação Todd-AO imagoi
Compositor James posa no estúdio de gravação Todd-AO

 

James em entrevista para o youtube imagoi
James em entrevista para o youtube

 

James Horner, Gale Anne Hurd e James Cameron discutindo filme Aliens em estúdio imagoi
James Horner, Gale Anne Hurd e James Cameron discutindo filme “Aliens” em estúdio

 

Compositor Horner e a cantora Madonna em premiação imagoi
Compositor Horner e a cantora Madonna em premiação

 

James Horner trabalhando em uma compositor imagoi
James Horner trabalhando em uma compositor

 

Fonte: Wikipédia, IMDB e Imagoi