
Nome: Howard Ellsworth Rollins Jr
Nasceu: 17 de outubro de 1950 – Baltimore , Maryland, EUA
Signo: Libra
Altura: 1,83 m
Peso: 82kg Aprox.
Fortuna: Aprox.
Olhos: Pretos
Calçado: 44 Aprox.
Nacionalidade: Americano
Criança:
Cônjuge/Esposa:
Ocupações: Ator
Faleceu: 8 de dezembro de 1996 (46 anos), na Cidade de Nova York , EUA causado por um linfoma
Início da vida
Nascido no ano de 1950, no dia 17 de outubro, filho de Ruth e Howard Ellsworth Rollins Sr., Rollins era o caçula de quatro filhos. Seu pai era um metalúrgico, que morreu no ano de 1980 e sua mãe era empregada doméstica. Posteriormente de sua formação no ensino médio, Howard estudou teatro na Towson University.
Foi um ator americano de teatro, cinema e televisão e ficou mais conhecido pelos seus papéis como Andrew Young em “King”, de 1978, George Haley na minissérie “Roots: The next generations”,de 1979, Coalhouse Walker Jr. Tibbs no drama policial da tv em “In the Heat of the Night”.
Foi no ano de 1996 que Rollins teria sido diagnosticado com AIDS. Logo depois de seis semanas depois, aos 46 anos, ele morreu no Hospital St. Luke’s-Roosevelt, em Nova York, causado pelas complicações de um linfoma. Howard Jr. foi enterrado no cemitério woodlawn em sua cidade natal, Baltimore. O ator foi indicado ao Oscar, globo de ouro e para o emmy, ao longo de sua carreira.
Vida pessoal
Questões legais
No ano de 1988, o ator se declarou culpado de porte de cocaína no estado da Louisiana e em 1992 e 1993, ele foi preso três vezes por dirigir embriagado. Em 1994, Howard Jr. cumpre um mês de prisão por direção imprudente e dirigir alcoolizado. Devido seus problemas legais, o ator foi retirado de “In the heat of the night”. Logo após idas para a reabilitação de drogas, ele voltou para “In the heat of the night” como um ator convidado.

Carreira
Howard Jr. deixou a faculdade em 1970, para o papel de “Slick” na novela da PBS Our Street. Em 1974, ele muda para a cidade de Nova York, onde começou a aparecer em produções da Broadway de “We interrupt this program” (1975), “The mighty gents” (1978) e “GR point” (1979). Rolins apareceu também na minissérie de tv “King and Roots: The Next Generations”.
Em 1981, ele fez sua estreia no cinema com o filme Ragtime de Dino De Laurentiis / Milos Forman. Seu desempenho no filme rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante e indicações ao globo de ouro de melhor ator coadjuvante em filme; também recebeu como nova estrela do ano. Posteriormente, foi indicado ao Daytime Emmy pelo papelem “Another World”.
No ano de 1984, Rollins estrelou no filme de Norman Jewison, “A Soldier’s Story”, que por consequência o levou a atuar Virgil Tibbs em “In the heat of the night”, uma série baseada no filme do ano de 1967 de Jewison com o mesmo nome. Durante a atração do programa “In the heat of the” transmitido na NBC no ano de 1988, o ator lutou contra o vício em álcool e outras drogas.
Rollins Jr foi preso quatro vezes por crimes diretamente ligados a drogas onde ele passou um mês na prisão por dirigir imprudentemente e dirigir após ingerir bebida alcoólica. Por consequência de problemas pessoais e legais em tramite, Howard acabou sendo demitido da série logo no final da 6ª temporada mas volta com participações especiais na 7ª temporada do show em 1993-1994.
Após ser demitido de “In the heat of the night”, ele alcança a sobriedade e trabalha para reconstruir sua carreira e reputação e aparece como convidado em New York Undercover, em 1995 acompanhado por um papel no filme “Drunks”. Já em 1996, Rollins aparece como convidado em “Remember WENN”. O seu último papel foi no filme para televisão “Harambee!”, de 1996.

Morte
Howard Ellsworth Rollins Jr morreu em 8 de dezembro de 1996, aos 46 anos, na cidade de Nova York no St. Luke’s-Roosevelt Hospital Center. O motivo teria sido por complicações relacionadas ao linfoma. O funeral do ator aconteceu em 13 de dezembro em Baltimore.
Legado
Howard possui um parentesco distante de Jimmy Rollins, do Philadelphia Phillies. O ator Rollins ganhou uma estátua de cera que foi inaugurada no Senator Theatre em Baltimore no dia 25 de outubro de 2006. Atualmente a estátua se encontra no Great Blacks in Wax Museum de Baltimore.
Filmografia
Ano / Título / Função / Notas
1981 / Ragtime / Coalhouse Walker Jr. / Indicado – Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
/ Indicado – Globo de ouro de melhor ator coadjuvante – Filme
/ Indicado – Globo de ouro de nova estrela do ano – Ator
/ Indicado – NYFCC de melhor ator coadjuvante (4º lugar)
1984 / A história de um soldado / Capitão Davenport / –
1984 / A casa de deus / Chuck Johnston / –
1990 / No bloco Clay Beasley / –
1995 / Bêbados / Joseph / –
1978 / O Julgamento do Moke / Filme de televisão
1978 / Rei / André Young / Minissérie, creditada como Howard Rollins
1979 / Raízes: as próximas gerações / George Haley / Minissérie
1979 / Meu velho homem / Doutor / Filme de televisão
1981 / Thornwell / Carson / Filme de televisão
1982 / A vizinhança / Allen Campbell / Filme de televisão
1982 / O membro do casamento / Mel marrom / Filme de televisão
1982 / Outro mundo Ed Harding / Episódios desconhecidos / Indicado – Daytime Emmy Award de melhor ator coadjuvante em série dramática
1983 / Para nós, os vivos: a história de Medgar Evers / Medgar Evers / Filme para televisão / Vencedor – NAACP Image Award de Melhor Ator em Série Dramática
1983 / Seguindo em frente / Episódios desconhecidos
1984 / Casa de Dies Dear / Walter Pequeno / Filme de televisão
1984 / A história de um médico / Dr. Zack Williams / Filme de televisão
1984 / Ele está demitido, ela está contratada / Raul / Filme de televisão
1985 / Lado selvagem / Faíscas do corrimão / 6 episódios
1986 / O menino rei Martin Luther King Sr. / Filme de televisão
1986 / Os filhos da Times Square / Otis Travis / Filme de televisão
1986 / Johnnie Mae Gibson: FBI / TC Russel / Filme de televisão
1988-1994 / No calor da Noite Chefe dos Detetives Virgil Tibbs /121 episódios, creditado Howard Rollins / Winner – NAACP Image Award de Melhor Ator em Série Dramática, 1989
1992 / Com assassinato em mente / Samuel Carver / Filme de televisão
1995 / Disfarçado de Nova York / Reverendo Hundley Episódio: “A Seção de Fumar”
1996 / Lembre-se de WENN / George Smith / Episódio: “O Imperador Smith”
1996 / Harambee! / Chimbuko Filme para televisão, (último papel no cinema)







Fonte: Wikipédia, IMDB e Imagoi