
Nome: Lawrence Gordon
Nasceu: 25 de Março de 1936
Signo: Aries
Altura: 1.80
Peso: 70kg
Olhos: Verde Folha
Calçado: 40
Nacionalidade: Americano
Ocupações: Produtor
Cônjuge/Esposa: –
Crianças: –
Vida Pessoal
Nascido em Yazoo City, Mississippi, em 1936, Gordon formou-se na Tulane University em administração de empresas. No início dos anos 1960 Gordon mudou-se para Los Angeles, ele trabalhou como assistente executivo de Aaron Spelling na Four Star Television e rápido se tornou um escritor e produtor associado de programas de Spelling. Ele seguiu com uma passagem como chefe de desenvolvimento de talentos da Costa Oeste para a ABC Television e mais tarde como executivo da Bob Banner Associates. Lawrence Gordon é um dos produtores mais bem-sucedidos da indústria do entretenimento com uma carreira de seis décadas no mercado.
Carreira
Gordon, está por trás de filmes atemporais como o drama “Field of Dreams”, pelo qual ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme; o marco do filme de ação “Die Hard”; e o melhor filme de amigos “48 Hrs.”, estrelado por Nick Nolte e Eddie Murphy. Em 1968, ele se juntou a Sam Arkoff e Jim Nicholson na American International Pictures (AIP) no cargo como editor de histórias e foi promovido a vice-presidente responsável pelo desenvolvimento. Ele então foi vice-presidente da Screen Gems, a divisão de televisão da Columbia Pictures, onde auxiliou na montagem do clássico filme para televisão “Brian’s Song”, bem como o primeiro “romance para a televisão”, a adaptação de Leon Uris’ QB VII .
Lawrence aceitou uma proposta para se tornar o primeiro executivo na história da empresa a comandar a produção mundial, Gordon voltou para a AIP. Seus vários projetos estão “Coffy”, “Foxy Brown”, “Hell’s Angels ’69”, “Wild in the Streets”, “Dillinger” de John Milius e o inovador e controverso sucesso de animação de Ralph Bakshi, “Heavy Traffic”, que foi titulado como um dos 10 melhores filmes do The New York Times em 1973. Ele então criou a Lawrence Gordon Productions e deu início a uma duradoura associação de sucesso com o diretor Walter Hill. Entre os títulos memoráveis dessa parceria estão “Hard Times”, estrelado por Charles Bronson; “The Driver”, com Ryan O’Neal e Isabelle Adjani; o clássico cult “The Warriors”; “48 Hrs.”, ao lado de Nick Nolte e Eddie Murphy, em sua estreia no cinema; a fábula do rock and roll “Streets of Fire”; “Milhões de Brewster”, com Richard Pryor e John Candy; e “Another 48 Hrs.”, que agrupou as estrelas do original.
O Produtor também criou a comédia de sucesso “The End”, estrelada por Burt Reynolds, e ajudou ele mais uma vez no sucesso de bilheteria “Hooper”. Nesse tempo, Gordon também produziu “Rolling Thunder”, escrito por Paul Schrader, e o agora cult musical “Xanadu”, estrelado por Olivia Newton-John e Gene Kelly. Em 1977, ele assinou contrato com a Paramount Pictures como produtor geral. Em 1982, ele se reuniu com seu antigo chefe, Aaron Spelling, para criar e produzir a série de televisão da ABC “Matt Houston”. Já em 1984, Gordon conquistou presidência e diretoria da operação da 20th Century Fox, onde supervisionou títulos de sucesso como “Aliens”, de James Cameron; “Broadcast News” de James L. Brooks; “Commando”, estrelado por Arnold Schwarzenegger; e “Jóia do Nilo”, estrelado por Michael Douglas, Kathleen Turner e Danny DeVito.
Em sua gestão, a série de televisão “Os Simpsons” foi criada por Matt Groening e James L. Brooks, assim como as séries de Stephen Bochco e David E. Kelley. Após sua atuação na Fox, em 1986, Gordon produziu o aclamado “Lucas”, marcando a estreia na direção de David Seltzer; e “Jumpin’ Jack Flash”, estrelado por Whoopi Goldberg, que foi o primeiro filme de Penny Marshall como diretora. Durante a década de 1980, Gordon também produziu para o palco. Para a Broadway, ele produziu o musical “Smile”, de 1986, com música do vencedor do Tony, do Grammy e do Oscar, Marvin Hamlisch, e livro e letras do vencedor do Tony e do Oscar, Howard Ashman.

Gordon produziu a remontagem de 1982 de “Entertaining Mr. Sloane”, de Joe Orton e que ganhou o Drama Desk Award de Melhor Revitalização de uma Peça. Para as telas, ele produziu o sucesso de verão de 1987 “Predador”, estrelado por Arnold Schwarzenegger e, mais tarde, sua sequência. Em 1988, ele produziu o mega-blockbuster “Die Hard”, que apresentou Bruce Willis como um herói de ação e renovou para sempre o gênero de ação. O filme rendeu três sequências de sucesso, além de se tornar uma das franquias mais bem-sucedidas e imitadas do cinema.
No ano posterior, Gordon produziu mais um sucesso seminal, “Field of Dreams”, interpretado por Kevin Costner sob a direção de Phil Alden Robinson. O adorado filme ganhou três indicações ao Oscar, inclusive o de Melhor Filme, o título e a famosa frase “If you build it…” tornou-se parte do léxico cultural. Gordon em seguida produziu “Family Business”, dirigido por Sidney Lumet e estrelado por Sean Connery, Dustin Hoffman e Matthew Broderick; a comédia de sucesso “K-9”, estrelada por James Belushi; “The Rocketeer”, dirigido por Joe Johnston; e “Lock Up”, estrelado por Sylvester Stallone.
No ano de 1989, Gordon criou a Largo Entertainment com o apoio da JVC Entertainment, Inc. do Japão, tornando o primeiro e valioso investimento japonês na indústria do entretenimento. Como presidente e CEO da empresa, Gordon foi responsável pela criação de filmes como “Point Break”, estrelado por Patrick Swayze and Keanu Reeves; e Keanu Reeves; “Entrada ilegal”, estrelado por Kurt Russell, Ray Liotta e Madeleine Stowe; “Used People”, estrelado por Shirley MacLaine, Jessica Tandy, Kathy Bates, Marcia Gay Harden e Marcello Mastroianni; e “Timecop”, estrelado por Jean-Claude Van Damme. Largo também co-financiou e foi responsável por ajudar da distribuição internacional do grande sucesso filme biográfico “Malcolm X”, dirigido por Spike Lee e estrelado por Denzel Washington no papel-título. Gordon se afastou de Largo em 1994 em preferência de um contrato de produção de longo prazo com a Universal Pictures.
Durante sua atuação na Universal Pictures, sua primeira produção foi o filme estrelado por Kevin Costner, “Waterworld”, que rendeu US$ 300 milhões em todo o mundo. Nas produções de Lawrence Gordon estão “The Devil’s Own”, estrelado por Harrison Ford e Brad Pitt; o atacado pela crítica “Boogie Nights”, dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Mark Wahlberg, Burt Reynolds, Heather Graham e Julianne Moore; e “Homens Misteriosos”, estrelado por Ben Stiller. Já em 2001, Gordon produziu dois filmes que ocuparam o primeiro lugar nas bilheterias: o sucesso de verão “Lara Croft: Tomb Raider”, estrelado por Angelina Jolie, e o “K-PAX”, estrelado por Kevin Spacey e Jeff Bridges. No verão de 2003, “Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life” foi estreado, com Angelina Jolie de volta como Lara Croft.
No seguinte ano, Gordon produziu “Hellboy”, de Guillermo del Toro, inspirado na popular série de quadrinhos de Mike Mignola. e estrelado por Ron Perlman e Selma Blair. No verão de 2008, ele atingiu um sucesso duas vezes maior com sua sequência, “Hellboy II: The Golden Army”, reunindo o elenco original e os cineastas. “Watchmen”, de Gordon, dirigido por Zack Snyder (“300”), foi lançado em março de 2009 como uma das aberturas mais alta de todos os tempos. Gordon está produzindo também um documentário para a Netflix sobre o ícone jogador de basquete Bill Russell. Ele também é produtor executivo de uma replica adaptada de “Field Of Dreams” para Peacock, e produtor executivo do spin-off “Predator” “Prey” no Hulu.
Gordon trabalhou por muitos anos como membro do Conselho de Administração do Producers Guild of America (PGA) e do Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, bem como do Conselho do American Film Institute. Ele foi prestigiado no ShoWest Lifetime Achievement Award, o prêmio David O. Selznick Lifetime Achievement Award da PGA, o Distinguished Alumni Award da Tulane University e, mais recente, o Mississippi Governor’s Arts Award.








Referencia
IMDB, Imagoi