
Dirigido por: Walter Colina
Roteiro: Walter Colina, Harry Kleiner e Troy Kennedy Martin
História por: Walter Colina
Produzido por: Walter Colina, Gordon Carroll e Mario Kassar
Estrelando: Arnold Schwarzenegger, James Belushi, Peter Boyle e Ed O’Ross
Cinematografia: Mateus F. Leonetti
Editado por: Donn Aron, Carmel Davies e Freeman A. Davies
Música por: James Horner
Produtora: Carolco Pictures
Distribuído por Imagens: Tri-Star
Data de lançamento: 17 de junho de 1988 (Los Angeles e Nova York)
Tempo de execução: 103 minutos ( 1h43min )
País: Estados Unidos
línguas inglês: russo
Bilheteria: US$ 34,9 milhões (EUA)
Red Heat é um filme americano de 1988 de ação policial dirigido, co-escrito e co-produzido por Walter Hill e estrelado por Arnold Schwarzenegger como o policial soviético Ivan Danko e como o detetive da polícia de Chicago Art Ridzik, Jim Belushi. Danko e Ridzik trabalham como parceiros no mesmo casopara pegar um astuto e mortal chefão do tráfico georgiano, Viktor Rostavili ( Ed O’Ross ), que matou Danko o seu parceiro anterior. Foi filmada na Hungria a maioria das cenas ambientadas na União Soviética. Schwarzenegger recebeu pelo seu papel no filme um salário de $ 8 milhões.
Trailer do filme Red Heat de 198 por Walter Hill
Plotagem
O tenente Yuri Ogarkov e o capitão Ivan Danko, da Militsiya de Moscou, lideram uma operação policial contra o narcotraficante georgiano Viktor Rostavili. orém Rostavili mata Ogarkov e consegue escapar da captura e, foge para os Estados Unidos. Durante a recuperação de Damkp dos ferimentos, Rostavili é preso por uma infração de trânsito menor em Chicago, e Danko é posteriormente despachado para a América para resgatar o criminoso, sob ordens estritas de não revelar a verdadeira natureza da extradição de Rostavili.
Em Chicago o detetive de polícia Sargento Art Ridzik e o detetive Max Gallagher recebe Danko. Enquanto interrogam Rostavili, Danko confisca uma chave misteriosa escondida em sua pessoa. Enquanto Viktor ele estava sendo transportado para o aeroporto, os policiais são encurralados por homens e Gallagher é baleado e morto, conseguindo assim se escapar. Contra a vontade das autoridades locais, Danko estava determinado permanecer em Chicago para prender Rostavili, e Ridzik é designado para ser seu guardião.
Danko e Ridzik descobrem for meio de um informante que Rostavili está trabalhando com gangues de rua locais para comprar e contrabandear cocaína bruta para a União Soviética. A dupla confronta Cat Manzetti, a esposa americana de Rostavili, mas são levados a uma emboscada onde Rostavili exige que Danko devolva sua chave, forçando os dois a fugir.
A dupla decide ir ao hospital interrogar um dos homens de Rostavili que estavam feridos pelo confronto anterior, porém um cúmplice de Rostavili entra no hospital de enfermeiro disfarçado e o mata. Danko consegue matar o assassino, masi suas arma foi confiscada pelos superiores de Ridzik, pelo fato de ele não ter licença para portar uma nos EUA, e decidem que ele deve encerrar a investigação. Mas o Sargento Ridzik ainda queria se vingar da morte do seu parceiro, e ajuda a Ivan secretamente dando sua arma sobressalente a ele.
Danko é atacado pelos homens de Rostavili ao voltar ao hotel. Enquanto Danko luta contra eles, Rostavili entra em seu quarto e rouba a chave. Ridzik leva Danko para visitar um serralheiro, onde eles combinam a chave com as produzidas para armários em um terminal de ônibus. No momento em que Danko e Ridzik chegam no momento em que Rostavili usa a chave para recuperar seu carregamento de drogas e rouba um ônibus vazio. Rostavili bate em um trem, por estar sendo perseguindo por Danko e Ridzik. Danko consegue matar Rostavili enquanto ele se rastejava para fora do ônibus. Mais tarde, Ridzik leva Danko ao aeroporto. Como símbolo de sua nova amizade, eles trocam relógios de pulso.

Elenco
– Arnold Schwarzenegger como Capitão Ivan Danko
– James Belushi como Detetive Sargento Art Ridzik
– Peter Boyle como Comandante Lou Donnelly
– Ed O’Ross como Viktor Rostavili / Viktor Rosta
– Larry Fishburne como tenente Charlie Stobbs
– Gina Gershon como Catherine “Cat” Manzetti
– Richard Bright como Sargento Max Gallagher
– JW Smith como Salim
– Brent Jennings como Abdul Elijah
– Gretchen Palmer como Prostituta
– Pruitt Taylor Vince como Escriturário Noturno
– Michael Hagerty como Pat Nunn
– Brion James como “Streak”
– Gloria Delaney como estagiária
– Peter Jason como locutor de TV
– Oleg Vidov como Yuri Ogarkov
– Savely Kramarov como Gregor Moussorsky

Produção
Desenvolvimento e redação
Baseado em uma história original de Walter Hill. Ele conta que teve a ideia de Red Heat porque ele já fazia muito tempo que queria trabalhar com Arnold Schwarzenegger.
Schwarzenegger, dia que quando Hill o abordou ele não tinha um roteiro completo – tinha apenas a premissa básica e a cena em que Danko arranca a perna de um capanga para descobrir que é de madeira e contém cocaína. Mas Schwarzenegger concordou em fazer o filme, conhecia o hstórico de Hill em particular em sua comédia de ação anterior 48 Hours.
Hill pagou pela cena da perna de pau que veio originalmente de um roteiro de Harry Kleiner.
Hill escolheu suavizar a personalidade de Schwarzenegger, tornando-o mais realista e menos propenso a piadas.
Para Schwarzenegger entender como o seu personagem Danko deveria reagir como um soviético leal no Ocidente, Hill disse a ele para assistir à atuação de Greta Garbo em Ninotchka de 1939.
Hill queria a trilha sonora como algo semelhante ao acabar de ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas, algo que ar heróico, e foi assim que Jame Horner o fez.
Para Hill usar ônibus em vez de carros na cena de ação climática porque seria mais interessante.
Ele descreveu o filme como “de uma forma estranha, é uma história de amor tradicional entre esses dois caras”.
O roteiro foi constantemente reescrito durante as filmagens. Entre os escritores que trabalharam nele estavam o próprio Hill, Harry Kleiner, Troy Kennedy Martin, Steven Meerson e Peter Krikes e John Mankiewicz e Daniel Pyne. Walter é um tipo que gosta de criar a medida que avança, foi um projeto montado rapidamente com base na ideia de Walter – um policial russo em Chicago.
Cenas do filme Red Heat
Filmando
Na cidade de Termas de Rudas, em Budapeste foi filmada a primeira metade da cena de abertura. Com uma cena de dois homens nus, sendo um deles Schwarzenegger. Ele aprovou a cena dizendo que “Sempre que a cena pede nudez e se encaixa no filme, não me importo .. Mas se está explorando toda a ideia e é jogada sem motivo, então me incomoda e eu fique longe disso.”
Como Budapeste não tinha neve, então foram gravar o segundo tempo na Áustria. Devido ao rápido aquecimento das relações culturais e políticas entre a União Soviética e os Estados Unidos, ofilme foi rodado em Moscou por quatro dias. Apesar da permissão para filmar em Moscou, a equipe de filmagem não tinha certeza sobre exatamente onde poderiam filmar; portanto, muitas cenas de “Moscou” acabaram sendo filmadas em Budapeste. Por exemplo, o Castelo de Buda foi usado como Ministério Soviético de Assuntos Internos.
Armas
No filme, Danko está usando “a melhor arma soviética de calibre 9,2 mm projetada por Podbyrin”. Hill queria que fosse uma arma extraordinariamente grande e ameaçadora, semelhante a Walther P38 . Tim LaFrance projetou a arma em sua oficina em San Diego, começando com Desert Eagle como inspiração; portanto, a arma foi apelidada de “Hollywood Eagle“. Após o lançamento do filme, suas cópias foram vendidas nos Estados Unidos como “Pistola Pobyrin”.
Já a arma do vilão Viktor Rostavili, Hill queria que fosse uma arma escondida no estilo da máfia. LaFrance o projetou como um derringer modificado, que foi amarrado a um antebraço usando um sistema baseado em mola. A arma estava escondida em uma manga e deslizou para a mão após um certo movimento da mão.

Lançamento
Teatral
Estreado em Los Angeles e Nova York em 17 de junho de 1988. Foi distribuído pela TriStar Pictures.
Recepção
Bilheteria
Foi estreado em primeiro lugar nas bilheterias, arrecadou $ 35 milhões nos Estados Unidos, porém foi superado em muito pelo outro filme de comédia Twins de 1988 de Schwarzenegger.
Schwarzenegger escreveu mais tarde que o filme “não foi o sucesso que eu esperava. Por que é difícil adivinhar. Pode ser que o público não estivesse pronto para a Rússia, ou que minhas performances e de Jim Belushi não fossem engraçadas o suficiente, ou que o diretor não ‘não fez um trabalho bom o suficiente. Por qualquer motivo, simplesmente não fechou o negócio.
Walter Hill disse que o filme “foi muito bem nas bilheterias domésticas, mas não tão bem quanto esperávamos. Foi um grande sucesso estrangeiro. Vendeu muito bem em fita cassete. O filme foi mal, médio ou bom? ”

Resposta crítica
No Rotten Tomatoes, a taxa de aprovação de 68% com base nas críticas de 25 críticos, classificação média de 5,5/10. O consenso do site afirma: ” A confiança excessiva de Red Heat na fórmula de gênero é reforçada pela direção áspera de Walter Hill e um forte toque de humor.” No Metacritic, pontuação de 61% com base nas críticas de 13 críticos, sendo “críticas geralmente favoráveis”. Já o público consultado pelo CinemaScore deu ao filme uma nota média de “B” em uma escala de A+ a F.
Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, deu 3 de 4 e escreveu: “O filme é pontuado por violência, muita violência, embora a maior parte seja exagerada no estilo de quadrinhos em vez de ser verdadeiramente horrível. linha fina é uma especialidade da Hill.” A Variety deu uma crítica positiva, afirmando que “Schwarzenegger […] acerta no alvo com sua caracterização do soldado obstinado, e Belushi prova ser uma folha de mercúrio.
Hal Hinson, do The Washington Post, criticou o filme: “ Red Heat é mal, ou mesmo indiferente, feito. É um exercício sem alegria, e muita resignação raivosa se infiltra para que seja muito engraçado ou muito divertido.” O historiador de cinema Leonard Maltin parecia concordar com Hinson, chamando o filme de “…triste e desbocado, com dois dos personagens menos atraentes imagináveis como os mocinhos”.

Um pouco sobre o filme Red Heat
