Máquina Mortífera (Lethal Weapon)

Capa do filme Máquina Mortífera (Lethal Weapon) imagoi
Capa do filme Máquina Mortífera (Lethal Weapon)

Dirigido por: Ricardo Donner
Roteiro: Shane Black
Produzido por: Richard DonnerJoel
Estrelando: Mel Gibson, Danny Glover e Gary Busey
Cinematografia: Stephen Goldblatt
Editado por: Stuart Baird
Música por: Michael Kamen e Eric Clapton
Produtora: Imagens Prateadas
Distribuído por Imagens: Warner Bros
Data de lançamento: 6 de março de 1987
Tempo de execução: 112 minutos
País: Estados Unidos
Línguas: Inglês
Bilheteria: $120,2 milhões

 

 

 

Lethal Weapon é um filme do gênero comédia com ação policial americano do ano de 1987, o filme foi coproduzido e dirigido por Richard Donner, roteiro feito por Shane Black e coproduzido por Joel Silver. O filme é estrelado por Mel Gibson e Danny Glover acompanhado por Gary Busey, Tom Atkins, Darlene Love e Mitchell Ryan.

Em Máquina Mortífera (Lethal Weapon), é apresentada a história de uma dupla de detetives do LAPD incompatíveis, Martin Riggs (Gibson), um ex -boina verde que se tornou autodestrutivo logo depois da de sua esposa, pai de família e oficial veterano Roger Murtaugh (Glover), trabalham juntos como filiados.

O filme foi divulgado no dia 6 de março de 1987. Logo após a divulgação, Lethal Weapon obteve mais de $ 120 milhões com um estimativa produção de $ 15 milhões e também recebeu a indicação ao Oscar de melhor som. A produção concebeu uma franquia onde possuem três sequências e uma série na televisão e uma quarta sequência sendo produzida.

Plotagem

Depois da morte de sua morte, o sargento Martin Riggs do departamento de polícia de Los Angeles (LAPD), ex -soldado das forças especiais, se tornou suicida e nômade. Mesmo com as manifestações do terapeuta da polícia, o capitão considera que Riggs está forjando sua psicopatologia para se aposentar com uma pensão recheada e o compara com seu colega veterano de guerra e sargento de homicídios Roger Murtaugh. Riggs e Murtaugh não possuem uma relação muito boa, pois Murtaugh também subestima o estado mental de Riggs, mas se convence de que Riggs é mesmo autodestrutivo.

Contratado por Michael Hunsaker, ex-amigo de gerra do VietnãMurtaugh tem a missão de ajudar sua filha Amanda a sair da vida de prostituição e pornografia, mas ela acaba se matando pulando da varanda de um prédio antes se encontrarem. No laudo da autópsia de Amanda, filha de Michael Hunsaker, apresentou que ela havia sido morta envenenada com drogas contaminadas, que aponta que ela foi potencialmente assassinada. Riggs e Murtaugh tentam interrogar seu cafetão, mas são atacados após encontrar drogas no lugar, obrigando Riggs a matá-lo para salvar a vida de Murtaugh.

A última pista do processo é Dixie, uma prostituta que foi testemunha da morte de Amanda e o dueto confia ela poderia tê-la envenenado. Subitamente, a casa de Dixie explode assim que eles chegam e seu cadáver é recuperado. Riggs encontra peças de um interruptor de mercúrio explosivo entre os escombros, um explosivo que ele lembra ter sido usado por mercenários da Agência Central de Inteligência (CIA) no Vietnã. O suspeito é especificado por crianças que moram ao lado e que repararam que ele tinha uma tatuagem das forças especiais de elite, igual à de Riggs.

Com suspeita de que Hunsaker estava encobrindo informações, Riggs e Murtaugh lhe fazem uma visita durante o funeral de Amanda. Ele aponta que durante a Guerra do Vietnã trabalhou para a “Shadow Company”, uma unidade paramilitar que já não existe mais, da CIA responsável por abalar o comércio local de heroína.  Posterior a guerra, os mercenários, ex-agentes e soldados envolvidos da CIA fizeram uma reforma na Shadow Company para ser uma organização criminosa e iniciaram envios de enormes quantidades de heroína da Ásia para os Estados Unidos, com a liderança do general aposentado Peter McAllister e seu fiel braço direito, Sr. Josué.

Cena de filme Lethal Weapon imagoi
Cena de filme Lethal Weapon

O personagem de Hunsaker como um banqueiro lhe permitiu fazer com que os fundos ilícitos aparentasse como algo legal. A princípio, ele liga para Murtaugh para testemunhar e confessar contra a Shadow Company e é o momento em que McAllister manda matar Amanda como forma de vingança.

Chegando em um helicóptero, Joshua mata Hunsaker antes de uma possível fuga. Depois, ele tenta matar Riggs em uma cena de tiroteio, mas acaba sendo salvo pelo colete à prova de balas; Riggs forja sua morte como forma de beneficiar a dupla.

Murtaugh sabendo de muita coisa, é alvo de ataque da Shadow Company que sequestram sua filha Rianne, forçando Murtaugh a ir ao lago El Mirage para um encontro com a companhia. Riggs se dispõe no suporte de atirador ajudando Murtaugh e Rianne a escapar, mas eles acabam sendo capturados e recuperados no porão de uma boate, uma espécie de fachada da Shadow Company.

A dupla é torturada para obterem  informações até que Riggs consiga escapar, matar o máximo de membros possível da Shadow Company e soltar Murtaugh e Rianne. Mesmo que Joshua consiga escapar, Murtaugh mata McAllister. Cogitando a possibilidade de Joshua buscar vingança na residência de Murtaugh, Riggs e Murtaugh armam uma emboscada.

Riggs
ganha de Joshua em uma batalha, mas prefere não matá-lo. Os agentes Joshua sob custódia, mas ele consegue alcançar a arma de um dos policiais e tenta atirar em Riggs e Murtaugh; a dueto acaba matando Joshua.

Mais tarde, após uma visita ao túmulo de sua esposa, Riggs partilha uma refeição natalina com Murtaugh e toda sua família. Riggs dá de presente ao seu parceiro Murtaugh uma bala de ponta oca que ele guardava para cometer suicídio mas não precisava mais dela.

Elenco

  • Mel Gibson como Sargento Martin Riggs
  • Danny Glover como Sargento Roger Murtaugh
  • Gary Busey como Sr. Joshua
  • Mitchell Ryan como General Peter McAllister
  • Tom Atkins como Michael Hunsaker
  • Darlene Love como Trish Murtaugh
  • Jackie Swanson como Amanda Hunsaker
  • Traci Wolfe como Rianne Murtaugh
  • Damon Hines como Nick Murtaugh
  • Ebonie Smith como Carrie Murtaugh
  • Steve Kahan como Capitão Ed Murphy
  • Mary Ellen Trainor como Dra. Stephanie Woods
  • Ed O’Ross como Mendez
  • Lycia Naff como Dixie
  • Jimmie F. Skaggs como traficante de drogas #1
  • Jason Ronard como traficante de drogas #2
  • Blackie Dammett como traficante de drogas #3
  • Al Leong como Endo
  • Jack Thibeau como sargento Rick McCaskey
  • Grand Bush como detetive Dan Boyette
  • Henry Brown como policial à paisana
  • Paul Tuerpe como mercenário
  • SvenOle Thorsen como mercenário
  • Chad Hayes como mercenário
  • Selma Archerd como policial
  • Don Gordon como policial
  • Donald Gooden como Alfred
Elenco do filme Lethal Weapon imagoi
Elenco do filme Lethal Weapon

Produção

Desenvolvimento 

Shane Black, recém -formado da UCLA, desenvolveu o roteiro do filme em meados de 1985. Black declarou que sua ideia seria fazer uma espécie de “faroeste urbano” com inspiração em Dirty Harry, onde um personagem mais agressivo “injuriado pelo que fez, pelo que é capaz, pelas coisas em que acreditava” é recrutado por ser o responsável pela resolução de um problema.

Os protagonistas seriam civis comuns, “caras se arrastando em uma cidade como Los Angeles em busca de algo nobre como a justiça quando são apenas caras de terno lavado e gasto em busca de um contracheque”.

Conforme Black, seu rascunho original incipiente do roteiro era diferente e bem mais macabro do que o enredo final. Apresentava 140 páginas e os personagens e enredo eram totalmente diferentes; as cenas de ação também eram mais extensas.

O desfecho da história incluía uma cena de perseguição com helicópteros e um caminhão encorpado de cocaína que explode sobre Hollywood Hills com o entorpecente nevando sobre o letreiro de Hollywood.

Black acabou descartando seu primeiro rascunho inicial por não gostar tanto, mas o pegou novamente e reescreveu novos rascunhos que foram usados para as filmagens.

Seu agente Lethal Weapon, enviou o roteiro de para vários estúdios que foi recusado antes que Mark Canton, executivo da Warner Bros., apreciasse ele.

Canton convidou o produtor Joel Silver, que gostou e trabalhou com Black ajudando no progresso do roteiro. Richard Donner, diretor do filme, também convidou o escritor Jeffrey Boam para reescrever algumas partes sem créditos no roteiro de Black após saber que partes dele eram tenebrosos.

Boam deixou o roteiro com um pouco mais cómico e, mais tarde, reescreveu por completo o roteiro que havia sido rejeitado de Shane Black e Warren Murphy para a segunda longa-metragem. Jeffrey Boam escreveu também o roteiro do terceiro filme e rascunhou do quarto filme também porém, não foi utilizado.

Após o roteiro ser comprado por $ 250.000, os executivos de produção do estúdio oferecem ao diretor Richard Donner, que gostou muito. Leonard Nimoy foi uma das opções estimada para a direção, mas não se sentia apito para filmes do gênero ação e já estava desenvolvendo seu trabalho em “Três homens e um bebê” na época. Com todos os elementos já firmados, a próxima busca seria na associação da dupla certa de atores para viver o papel de Riggs e Murtaugh.

Danny Glover e Mel Gibson, protagosnistas no filme Lethal Weapon imagoi
Danny Glover e Mel Gibson, protagonistas em filme Lethal Weapon

Elenco

Foi convidado por Richard Donner o ator Mel Gibson, pois já havia o interesse em trabalhar com ele depois de Ladyhawke. A diretora de elenco Marion Dougherty deu a ideia juntar os atores Gibson e Danny Glover, já que Murtaugh não tinha um grupo específico já definido no roteiro.

Ela promoveu o voo de Gibson de sua casa em Sydney ao mesmo tempo que Glover vinha de Chicago, que estava em uma peça, para a leitura do roteiro. Segundo o artigo da revista Vanity Fair de junho de 2007, Bruce Willis foi um dos cogitados para o papel de Riggs. Encontramos essa referencia na paródia dos filmes Lethal Weapon, Loaded Weapon 1.

Bruce, como John McClane tem sua aparição depois de vilões invadirem a residência de praia errada a procura pelo protagonista. Christopher Lambert, Stephen Lang e Christopher Reeve foram cogitados também para o papel.

Conforme Donner: “Demorou cerca de duas horas e, quando terminamos, eu estava no sétimo céu. Eles encontraram insinuações; encontraram risos onde nunca vi; encontraram lágrimas onde não existiam antes; e, mais importante, eles encontraram um relacionamento – tudo em apenas uma leitura. Então, se você perguntar sobre o elenco … foi mágico, apenas dinamite total”.

Gibson afirmou que “esta história em particular foi um corte acima de outras que eu havia passado, porque a ação é realmente uma linha lateral que aumenta a história desses dois grandes personagens. Imagino Riggs como uma figura quase chaplinesca, um cara que não espera qualquer coisa da vida e até mesmo brinquedos com a ideia de tirar o seu próprio. Ele não é como esses valentes que descem do monte olimpo e causam estragos e vão embora. Ele é alguém que não parece que está pronto para explodir até que realmente o faça”.

O empate para Glover foi igualmente forte. Ausentado a pouco tempo de seu sucesso como Mister in The Color Purple, ele notou que o papel de Roger Murtaugh transmitia toda uma gama nova de expressão e história de personagem: “Além da chance de trabalhar com Mel, que acabou sendo puro prazer, um dos As razões pelas quais eu aceitei este projeto foi o aspecto familiar. A chance de interpretar relacionamentos intrincados e o humor sutil que existe em cada grupo familiar próximo foi um desafio intrigante, assim como interpretar um cara que está fazendo 50 anos. ama está ameaçado. Seu despertar é paralelo ao de Riggs“.

Os atores firmaram o contrato no começo da primavera de 1986. Gibson e Glover então retornaram para casa para fazer as malas e no retorno para Los Angeles, iniciaram dois meses intensos de preparação e treinamento físico. No entretanto, o papel definitivo de Joshua foi determinado quando Gary Busey pediu uma chance para conhecer mais sobre o papel.

Uma artista adorada pelo pública e estrela definida pela sua atuação em The Buddy Holly Story, sendo indicada ao Oscar, Busey não estava fora dos testes para um filme há muitos anos. Busey disse: “Eu tive frio na barriga, nunca interpretei um cara mau. E ninguém me viu desde que perdi 60 quilos e voltei à forma. Mas decidi tomar a iniciativa para ter a oportunidade para trabalhar com Dick, Joel, Mel e Danny. Estou constantemente procurando alguém para tirar o melhor desempenho de mim e qualquer um desses caras poderia. Eles até me convenceram a pintar meu cabelo!”

Em seu E! True Hollywood Story (série de documentários na televisão americana), Busey diz ter sido contratado para a atuação no papel de Joshua pois eles estavam a procura de alguém grande e feroz para ser um inimigo plausível de Mel Gibson. Busey também dá importância ao filme pela oportunidade de reviver sua fracassada carreira no cinema.

Personagens do filme Lethal Weapon em cena imagoi
Personagens do filme Lethal Weapon em cena

Pré-produção

Bobby Bass, coordenador de dublês, supervisionou e idealizou todas as etapas do treinamento intenso de pré-produção de Gibson e Glover; musculação, condicionamento físico, manuseio e segurança de armas. Bass usou também suas experiências como militar trazendo um entendimento mais profundo para a atuação de Riggs.

Para uma familiarização maior dos atores com as sensibilidades e habilidades obtidas pelos policiais disfarçados, foram feitos projetos para que Gibson e Glover ficassem algum tempo no campo acompanhando os oficiais da polícia de Los Angeles.

No processo de filmagem, os consultores técnicos do LAPD e do departamento do xerife do comando de LA, fizeram um trabalho com a colaboração de Donner e dos atores para garantir uma realidade e autenticidade maior. O primeiro mentor técnico a ser contrato foi Cedric Adams. Donner enunciou que “Adams pensou que a melhor maneira possível de mostrar o quão letal Riggs realmente é – é mostrar seu domínio de uma forma de arte marcial nunca antes vista na tela”.

Donner desejava que a maneira de lutar de Riggs fosse exclusivo com o segundo assistente de direção Willie Simmons, que tinha como interesse nas formas excepcionais de artes marciais, optando por três estilos de artes marciais. Gibson e Busey foram capacitados em capoeira por Adams, Jailhouse Rock por Dennis Newsome e Brazilian JiuJitsu por Rorion Gracie.

O coordenador de dublês, Bobby Bass, que já havia feito parte das forças especiais do exército dos EUA e também campeão de judô, foi também uns dos instrutores de treinamento em várias técnicas. Os atores tinham uma rotina de treinamento entre as filmagens de quatro horas por dia ao longo de seis semanas e fizeram aulas de coreografia também.

Protagonistas de Lethal Weapon imagoi
Protagonistas de Lethal Weapon

Música

Michael Kamen , que havia acabado de finalizar  o trabalho em Highlander, construiu a trilha sonora de Lethal Weapon. Stuart Baird, editor do filme, fez bastante uso de Edge of Darkness como uma trilha sonora durante algum tempo para o filme, o que resultou no recrutamento de Kamen para a criação da trilha. O momento da guitarra que se faz o tema de Riggs foi realizada por Eric Clapton.

Kamen e Clapton trabalharam e elaboraram juntos a música para a série de tv da BBC de 1985, Edge of Darkness ( onde a adaptação foi estrelada, mais tarde, por Mel Gibson). O fragmento onde possui o saxofone do tema de Murtaugh foi feita por David Sanborn. A cântico famoso de Natal “Jingle Bell Rock”, que foi interpretada por Bobby Helms, é executada durante a abertura do filme. A canção de Honeymoon Suite, “Lethal Weapon”, toca durante os créditos finais do filme sem receber crédito.

Lançamento

Prêmios

Com o lançamento em 6 de março de 1987, Lethal Weapon se tornou o número 1 nas bilheterias durante três semanas antes de Blind Date suplantá-lo. O filme teve por consequência a arrecadação de $ 120,2 milhões no mundo todo e teve a indicação ao Oscar de melhor mixagem de som (por Les Fresholtz, Dick Alexander, Vern Poore e Bill Nelson) onde perdeu para “O Último Imperador”. É considerado fortemente um dos melhores filmes policial, que foi influencia de vários outros filmes de  “policial camarada” como “Samurai Cop”, “Hot Fuzz”, “Tango & Cash”, “Bad Boys” e a série “Rush Hour”.

Corte do filme Máquina Mortífera imagoi
Corte do filme Máquina Mortífera

Recepção crítica

O filme possui a taxa de aprovação de 80% baseado em 56 críticas, com uma classificação média de 6,90/10 em Rotten Tomatoes. O senso comum crítico do site diz: “O capítulo de maior sucesso em uma franquia de sucesso fenomenal, máquina mortífera ajudou a redefinir os filmes de ação das décadas de 1980 e 1990“. Já no Metacritic, o filme a média ponderada de 68 em 100, com base em 23 críticos, apontando “críticas geralmente favoráveis”. Pelo CinemaScore, o público deu ao flme nota média de “A” em uma escala de A + a F.

A Variety escreveu: ” Máquina Mortífera é um filme que oscila à beira do absurdo quando fica sério, mas graças à sua energia implacável e impulso insistente, nunca cai totalmente”. Richard Schickel of Time nomeou de “Mad Max encontra The Cosby Show”, dizendo que funciona melhor do que o esperado.

Richard Harrington descreveu para o The Washington Post como: “um lembrete vívido e visceral de quão excitante um filme de ação pode ser”. No The New York Times, Janet Maslin disse: “O filme é todo de ação rápida, acrobacias barulhentas e close-ups enormes, muitas vezes nada lisonjeiros, mas dá uma pancada inegável”. O crítico Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, avaliou o filme com quatro de quatro estrelas e disse que Donner “supera a si mesmo”.

Mídia doméstica

O lançamento de Lethal Weapon foi em Betamax , VHS e DVD por muitas vezes, acrescentado com só um lançamento em Blu-ray Disc. O primeiro DVD teve o lançamento em 1997 e era uma versão mais teatral do filme. A mesma versão que o do diretor foi lançada em 2000. Daí em diante, vários grupos foram lançados que obtinham os quatro filmes da série (com os mesmos DVDs).  A versão teatral foi lançada também em Blu-ray em 2006.

Rene Russo em Lethal Weapon imagoi
Rene Russo em Lethal Weapon

Versões alternativas

Foram filmados uma abertura e um desfeche alternativos e são vistos no DVD Lethal Weapon 4.  A abertura apresentava Martin Riggs tomando uma bebida sozinho em um bar onde é abordado por dois sujeitos bem suspeitos que o atacam na intensão de roubar seu dinheiro, mas são facilmente pegos por Riggs. Donner percebeu que o filme tinha que começar com uma visão mais brilhante de Riggs e troca a cena do bar ela cena em que Riggs amanhece em seu trailer.

O final alternativo mostrava Riggs dizendo a Murtaugh para não se aposentar. Não pensando em sequencias para o final, o diretor, decide que a relação de Riggs e Murtaugh é apenas de amizade e a consequência foi o final que aparece no filme completo. Uma versão estendida do Director’s Cut também foi lançada logo após em DVD. Essa versão é mais longa, com cerca de 117 minutos, enquanto a versão teatral original têm cerca de 110 minutos e contêm cenas adicionais.

Em uma cena estendida mostra Riggs despachando um atirador que fazia crianças em um parquinho como alvos. Possui também outra cena em que Riggs leva uma prostituta para casa mas, ao invés de fazerem sexo, os dois vão assistir “Os Três Patetas” na tv, mostrando assim uma solidão após o falecimento de sua esposa.

Reiniciar

No ano de 2011, a Warner Bros. mencionou e anunciou a reinicialização da franquia Lethal Weapon sem Gibson e Glover. A nova franquia foi definida com um elenco completamente novo porém apresentando os mesmos personagens. Will Beall foi o responsável pelo roteiro, mas foi cancelado. Surgiu em setembro de 2016 uma nova versão para televisão pelo canal Fox, estrelando Clayne Crawford como Martin Riggs, Damon Wayans como Roger Murtaugh e Thomas Lennon como Leo Getz.

Rene Russo, Mel Gibson e Danny Glover em cena de máquina mortífera imagoi
Rene Russo, Mel Gibson e Danny Glover em cena de máquina mortífera

 

 

Mel Gibson como Martin Riggs em filme Lethal Weapon imagoi
Mel Gibson como Martin Riggs em filme Lethal Weapon

Referências: Wikipédia, IMDB e Imagoi.