A Força do Querer

 

A Força do Querer é uma telenovela brasileira exibida e produzida pela Rede Globo, de 3 de abril a 21 de outubro de 2017, em 172 capítulos, substituindo A Lei do Amor e sendo substituída por O Outro Lado do Paraíso. É a 12.ª “novela das nove” exibida pela emissora. Escrita por Glória Perez, com  direção de Cláudio Boeckel, Davi Lacerda, Fábio Strazzer, Luciana Oliveira, Allan Fitterman e Roberta Richard, direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos. Diferente do tradicional nas telenovelas da emissora, a trama não contou com colaboradores de texto.

Teve a participação de Juliana Paes, Emilio Dantas, Rodrigo Lombardi, Paolla Oliveira, Marco Pigossi, Isis Valverde, Fiuk e Carol Duarte.

A novela  A Força do Querer tratou de temas como Tráfico de Drogas, Tráfico de Armas,  Cosplay,  Identidade de gênero, Transexualidade, Transformismo, Homofobia,  Vício Em Internet, Baleia Azul(Jogo) , Vício em Jogo, Psicopatia e Sereísmo.

Informações Gerais

Resumo A Força do Querer: capítulos da novela de 13/01 a 30/01/2021

Formato: Telenovela
Gênero: drama – romance
Duração: 70 minutos
Estado: Finalizada
Criador(es): Glória Perez
País origem: Brasil
Idioma original: português

 

Abertura da Novela a Força do Querer

                                           

 

Equipe de Produção

Diretor(es): Pedro Vasconcelos (Direção Geral) / Rogério Gomes (Direção Artística)
Câmera: multicâmera

Elenco Principal: Juliana Paes / Emilio Dantas / Rodrigo Lombardi / Paolla Oliveira / Marco Pigossi / Isis Valverde / Fiuk / Carol Duarte / Dan Stulbach / Maria Fernanda Cândido / Lília Cabral / Humberto Martins / Débora Falabella / Elizãngela / Zezé Polessa / Tonico Pereira / Edson Celulari / Elizângela / Luci Pereira / Gisele Fróes / Maria Clara Spinelli / Jonathan Azevedo / Carla Diaz / Betty Faria / Othon Bastos / Silvero Pereira / Totia Meirelles / João Camargo / Cláudia Mello / Dandara Mariana / Antônio Carlos / Karla Karenina / Betty Gofman /
Hylka Maria / Gabriel Stauffer / Mariana Xavier / Raul Gazolla / Michelle Martins / Clarice Derzié Luz / Pedro Nercessian / Eline Porto / Lua Blanco / Daniel Zettel / Marcos Junqueira / Gustavo Machado / Thaty Taranto / Dig Dutra / Bruno Barbosa / Caroline Verban / João Bravo / Adriano Alves / Lorenzo Sousa

Tema de Abertura: “O Quereres”, Caetano Veloso
Empresa(s) produtora(s): Estúdios Globo
Localização: Rio de Janeiro / Belém / Manaus / Iranduba

Exibição

Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão Original: 3 de abril – 21 de outubro de 2017
Episódios: 172

Produção

As primeiras cenas da novela  A Força do Querer foram gravadas em Belém, que utilizou locais tradicionais como cenário como o Mercado Ver-o-Peso, o Parque Mangal das Garças e a Baía do Guajará.

A escolha da cidade foi uma estratégia para elevar a audiência da emissora no Pará, uma vez que as tramas da RecordTV apresentavam altos índices no estado, muitas vezes chegando ao primeiro lugar. Outras gravações também ocorreram nas cidades amazonenses de Manaus e Iranduba, na qual o da Vila de Acajatuba serviu como locação para a fictícia cidade de Parazinho, de onde vinha a personagem de Isis Valverde  que, na história, ficava no Pará, embora as cenas foram gravadas na cidade amazonense.

Durante as gravações na região norte, o elenco sofreu com diversos problemas de saúde, Fiuk contraiu Influenza A subtipo H1N1, Marco Pigossi e Zezé Polessa tiveram infecção intestinal e Tonico Pereira foi internado por pneumonia. Para serem mais verdadeiras as cenas de competição de MMA da personagem Jeiza as mesmas foram gravadas em disputas  no Rio de Janeiro durante toda exibição da trama, utilizando o público presente em cada uma delas como espectadores reais.

Elenco da Novela A Força do Querer

 

Escolha de Elenco

A Atriz Paolla Oliveira foi o primeiro nome cotado para o elenco, em março de 2016. Fábio Assunção foi escalado para interpretar Eugênio, mas se desligou da produção ao optar participar da série A Fórmula. Dan Stulbach foi convidado para assumir o personagem. Leopoldo Pacheco foi convidado para interpretar Junqueira. O ator inclusive, tinha saído do elenco de Haja Coração para interpretar o personagem, porém o ator integrou o elenco de Novo Mundo antes e João Camargo assumiu o papel. Chay Suede chegou a ser cotado para a novela em 2014 a pedido da autora, porém acabou entrando também para o elenco de Novo Mundo. Daniel Rocha fez teste para interpretar o protagonista Ruy, porém Fiuk teve melhor desempenho e ficou com o papel de protagonista. Vera Fischer foi cogitada para interpretar Elvira, visando a parceria que tinha com a autora em suas outras novelas, porém a atriz havia reclamado para a imprensa sobre o pouco destaque de seu personagem em Salve Jorge, em 2012, trama também escrita por Glória Perez, e acabou ficando de fora  da novela. A personagem ficou para Betty Faria. Paulo Vilhena interpretaria Rubinho, porém o ator abriu mão para atuar em Pega Pega. Gottsha realizou teste para a personagem Biga, porém perdeu o papel para Mariana Xavier. Deborah Secco foi anunciada para o elenco em 2016, porém foi realocada para Malhação: Pro Dia Nascer Feliz.

Thammy Miranda foi anunciada para o papel de Ivana, que durante a trama passaria pelo processo de redesignação de gênero e se tornaria o transexual Ivan, sendo um pedido direto da autora tê-lo no elenco. Ele, porém, deixou o elenco para focar-se em formar uma carreira política para as eleições de 2018, sendo substituído pela atriz  Carol Duarte. Yana Sardenberg, que interpretaria a versão jovem de Ednalva nos flashbacks, e Brenno Leone, que interpretaria o Boto que a conquistava, chegaram a gravar as referentes cenas, porém estas não chegaram a serem utilizadas, uma vez que Zezé Polessa pediu para que o trabalho fosse refeito por ela mesma, interprete de Ednalva mais velha. A atriz também pediu para que Brenno fosse substituído por João Sabiá, a quem classificou como mais seguro para o personagem. Fafá de Belém foi confirmada no elenco, sendo sua segunda aventura como atriz após a estreia na franquia Os Mutantes. Tiago Abravanel e Luana Piovani foram cogitados para o elenco. O ator Antônio Carlos foi escalado na trama para representar um bancário, sendo este um patrocínio do Banco Santander.

Preparação

A personagem de Juliana Paes (Bibi) é inspirada no livro Perigosa, história real de Fabiana Escobar, uma carioca que se tornou conhecida como a “Baronesa do Pó”, que entrou no mundo do crime quando seu marido Saulo de Sá Silva se tornou traficante na favela da Rocinha. A Globo comprou os direitos do livro em 2014 e Glória Perez pretendia realizar uma minissérie sobre a ex-primeira-dama do tráfico de drogas do Rio de Janeiro, porém, acabou por incorporar a história à trama. Depois que soube do anúncio em julho de 2020, da reprise da novela, Fabiana Escobar entrou com uma petição judicial para impedir a reapresentação. Na petição impetrada ainda em julho, a Bibi Perigosa na vida real alegou que a Globo não pagou a ela o que foi estipulado em contrato pela exibição da novela fora do Brasil, motivo de outra ação anterior em 2018, em que pedia 500 mil reais de indenização.

A Atriz Isis Valverde se inspirou na sereia profissional Mirella Ferraz, fez aulas de apneia e treinou por cerca de três meses com uma cauda de silicone, para viver uma personagem adepta do sereismo.

Para compor o personagem transgênero Ivan (apresentado como Ivana no início da trama, antes da redesignação de gênero) a autora se inspirou no livro Viagem Solitária do escritor e ativista dos direitos humanos João W. Nery, o primeiro transexual masculino a realizar cirurgia de redesignação sexual no Brasil. Na construção do personagem Ivan, a autora também buscou consultoria com o modelo transgênero Tarso Brant, que passou pelo procedimento, colhendo informações para compor o texto, o perfil da personagem e o social em torno da história.

A atriz Paolla Oliveira começou a treinar muay thai cinco meses antes da estreia da novela com a lutadora profissional Erica Paes, para dar vida a policial que luta MMA. Além disso, a atriz também aderiu aos treinos de MMA e jiu-jitsu.

Exibição

A novela  A Força do Querer estava prevista para ser ser exibida a partir de março de 2016, substituindo A Regra do Jogo, uma vez que a trama que viria na sua sequência, A Lei do Amor havia sido adiada para não contrastar com o período de eleições, já que abordaria temas relacionados. O posto, porém, ficou para Velho Chico, que originalmente seria uma “novela das seis”, fazendo com que a novela de Glória  Perez fosse agendada para a sequência, em outubro de 2016. A direção de teledramaturgia, decidiu fazer uma nova alteração e remaneja-la para abril de 2017, sucedendo A Lei do Amor. No dia 2 de agosto, não houve exibição do capítulo por conta da transmissão da votação na Câmara dos Deputados sobre uma denúncia contra o presidente da República Michel Temer.

Exibição Internacional

Antes da estreia no Brasil, A Força do Querer foi confirmada para exibição em Portugal, através da SIC. A estreia estava agendada para 22 de maio. Seu último capítulo foi transmitido em 2 de fevereiro de 2018, sendo substituída por O Outro Lado do Paraíso.

Para o público latino, a telenovela passou a ser chamada de Querer sin limites (“Querer sem limites”, em tradução literal). Nesta versão, o tema de abertura cantado por Caetano Veloso foi regravado em espanhol. Apesar do título oficial, no Equador a telenovela seria exibida pela Ecuavisa com o título em tradução literal La fuerza del querer, no entanto, alguns dias antes da estreia da telenovela, o canal decidiu mudar o título para Querer sin limites.

A novela A Força do Querer estreou no Uruguai, através da Teledoce, com o título Querer Sin Límtes, em 10 de abril de 2018, substituindo os programas uruguaios Ángeles y Demonios, Sonríe con Nostros…, La Columna de la Gente e Súbete a mi Moto, no horário das 21hs de Segunda a Quinta. Devido aos bons índices de audiência, a partir de julho, a Teledoce adicionou um novo dia de exibição, às sextas-feiras. Depois de atingir  números altos de audiência, tornando-se em muitas ocasiões na atração mais assistida da televisão uruguaia, chegou ao fim no mês de novembro sendo substituída pela telenovela chilena Verdades ocultas.

Conteúdo Transmídia

A personagem Biga, interpretada por Mariana Xavier, foi utilizada para uma ação promocional da Natura para promover a Consultora Beleza Natura. A ação foi exibida na trama, tendo também participação nas redes sociais e uma coluna na programação da Rádio Globo.

Entrevista com autora da Novela Gloria Perez

Reprise

Em julho de 2020 a emissora divulgou que a novela A Força do Querer seria reprisada no segundo semestre desse ano, em forma de edição especial, substituindo a reprise de Fina Estampa no horário das 21 horas, uma vez que Amor de Mãe teve as gravações interrompidas por conta da Pandemia de COVID-19, sendo adiado o seu retorno para 2021. Por conta do anúncio, Fabiana Escobar (a autora do livro que inspirou a personagem Bibi Perigosa) entrou com uma petição judicial para impedir a reapresentação. Na petição impetrada ainda em julho, Fabiana alegou que a Globo não pagou a ela o que foi estipulado em contrato pela exibição da novela fora do Brasil, motivo de outra ação anterior em 2018, em que pedia 500 mil reais de indenização. A edição especial está sendo exibida desde 21 de setembro de 2020.

Enredo

Caio (Rodrigo Lombardi) um promissor advogado é cogitado para administrar a C. Garcia, uma das maiores empresas do país, porém, isso atrapalha seu namoro com Bibi (Juliana Paes), que o acusa de dar mais atenção ao trabalho do que a ela. Com o fim do relacionamento, Caio deixa tudo para trás e viaja para os  Estados Unidos, ficando lá por 15 anos, e retornando ao Brasil  com a proposta de um  grande cargo no Judiciário. Caio acaba por reencontrar Bibi, que não conseguiu concluir a faculdade de direito e está casada com Rubinho (Emilio Dantas), passando por dificuldades financeiras, que farão com que ele entre no mundo do tráfico, arrastando a esposa apaixonada junto.

Com a recusa de Caio a assumir um cargo no comando da empresa, Eugênio (Dan Stulbach) prepara seu filho, Ruy (Fiuk) para assumir o comando da empresa. Ruy está noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), o que lhe confere estabilidade não somente na vida profissional, como também na vida pessoal, no entanto, quando viaja para a cidade de Parazinho, no interior do Pará, conhece e se encanta por Ritinha (Isis Valverde), jovem que adora o fascínio que exerce pelos homens, tal como as sereias, que ela acredita ser uma.

Ritinha é noiva de Zeca (Marco Pigossi), caminhoneiro completamente apaixonado por ela, Ritinha continua seu jogo de sedução com o carioca Ruy, pois quer seguir a liberdade de seus impulsos. O amor que Zeca sente por Ritinha é maior do que tudo, apesar das críticas que ouve sobre a sua amada,  mas ao descobrir o envolvimento da noiva com o empresário do Rio (Ruy) com quem tivera um episódio determinante na infância, em que um índio profetiza que “Se viram tudo igual, é um aviso que o espírito da floresta está mandando. A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo!”.

 Zeca  decide se mudar e recomeçar a vida em Portugal Pequeno, Niterói ao lado do pai Abel (Tonico Pereira), que não gosta da relação do filho com Ritinha e vive às perrices com a mãe desta, a espalhafatosa dona Edinalva (Zezé Polessa). Na nova cidade, Zeca conhece Jeiza (Paolla Oliveira), policial que sonha em se tornar lutadora de MMA, mas sofre com a falta de um parceiro que a compreenda e aceite seus sonhos.

Paralelamente ocorre a transformação de Ivana (Carol Duarte), irmã de Ruy, que se sente um homem num corpo feminino, causando conflito com Joyce (Maria Fernanda Cândido), que a criou a sua imagem e semelhança a filha para ser uma “princesa”. A relação de Joyce com o marido começa a desabar quando ele conhece Irene (Débora Falabella), uma mulher misteriosa e sem escrúpulos que fará de tudo para conquistar Eugênio, tornando-se obcecada por ele.

Eurico (Humberto Martins) irmão de Eugênio gosta de ter tudo e todos ao seu controle, mas não consegue impedir que a esposa, a arquiteta Silvana (Lília Cabral), se vicie na adrenalina e  na dependência do jogo. Dantas (Edson Celulari), pai de Cibele, trabalha com os irmãos Garcia, mas se sente injustiçado, pois acredita que Eugênio e Eurico nunca lhe deram o devido valor. Já Nonato (Silvero Pereira) é um rapaz tímido que veio  do interior  para a cidade na esperança de se tornar um artista. Ele passa a trabalhar como motorista de Eurico, mas faz de tudo para que o patrão não descubra sua outra identidade, a transformista Elis Miranda.

Cenas da Novela A Força do Querer onde Zeca Salva Jeiza
 

Elenco

Atriz/Ator     /  Personagem

  • Juliana Paes / Fabiana Duarte Feitosa (Bibi / Bibi Perigosa)
  • Isis Valverde / Rita Rosa Ferreira (Ritinha)
  • Paolla Oliveira / Jeiza Nascimento Rocha
  • Marco Pigossi / José Ribamar do Carmo dos Anjos (Zeca)
  • Fiuk / Ruy Beraldo Garcia
  • Emilio Dantas / Rubens Feitosa (Rubinho)
  • Dan Stulbach / Eugênio Moura Garcia
  • Maria Fernanda Cândido / Joyce Garcia
  • Débora Falabella / Irene Steiner / Solange Lima
  • Rodrigo Lombardi / Caio Borges Garcia
  • Carol Duarte / Ivana Garcia / Ivan Garcia
  • Bruna Linzmeyer / Cibele Sabóia Dantas
  • Lília Cabral / Silvana Garcia
  • Humberto Martins / Eurico Moura Garcia
  • Juliana Paiva / Simone Garcia
  • Zezé Polessa / Edinalva Ferreira
  • Tonico Pereira / Abel Simplício do Carmo
  • Edson Celulari / Raul Dantas Sabóia (Dantas)
  • Elizângela / Aurora Duarte
  • Luci Pereira / Maria de Nazaré do Carmo (Nazaré)
    Gisele Fróes / Cândida Nascimento Rocha
    Maria Clara Spinelli / Miraceli Almeida (Mira)
    Jonathan Azevedo / Wellington Silvino (Sabiá)
    Carla Diaz / Carine da Silva
    Betty Faria / Elvira Gomez
    Othon Bastos / Otávio Garcia (Garcia)
    Silvero Pereira / José Nonato da Silva (Nonato) / Elis Miranda
    Totia Meirelles / Maria Helena Garcia Junqueira (Heleninha)
    João Camargo / Arnaldo Junqueira
    Cláudia Mello / Zuleide Oliveira (Zu)
    Dandara Mariana / Marilda das Graças Palha
    Antônio Carlos / Luiz Augusto Alves (Guto)
    Karla Karenina / Benedita (Dita)
    Betty Gofman / Jacira da Silva (Jacy)
    Hylka Maria / Alessia Silvino
    Gabriel Stauffer / Claudio Vasconcellos
    Mariana Xavier / Abigail Lima Santos (Biga)
    Raul Gazolla / Allan
    Michelle Martins / Shirley Amaral Dantas
    Clarice Derzié Luz / Drª. Selma Tavares
    Pedro Nercessian / Amaro
    Eline Porto / Janete
    Lua Blanco / Anita
    Daniel Zettel / Batoré
    Marcos Junqueira / Kikito
    Gustavo Machado / Cirilo
    Thaty Taranto / Stella
    Dig Dutra / Rochelle
    Bruno Barbosa / Tatu
    Caroline Verban / Duda
    João Bravo / André Duarte Feitosa (Dedé)
    Adriano Alves / Yuri Garcia Junqueira
    Lorenzo Sousa / Ruy Ferreira Garcia dos Anjos (Ruyzinho)

Participações Especiais

Atriz/Ator     /  Personagem

Fafá de Belém / Almerinda dos Anjos do Carmo (Mere) / Mere Star
Lucy Ramos / Leila Andrade e Silva
Benki Piyãko / Ashaninka
João Sabiá / Boto (forma humana)
Well Aguiar / Cabo Gerson Amadeu
Marcello Airoldi / Leandro
Tarso Brant / Tereza Brant
Erica Paes / Ela mesma
Jandir Ferrari / Amílcar
Rosa Malagueta / Neide
Danilo Sacramento / João
Guilherme Weber / Douglas Saldanha (de Pega Pega)
Louise Marrie / Carla
Alejandro Claveaux / Vitor
Guilherme Duarte / Denilson Pereira Horta
Xande Valois / Zeca (criança)
João Gabriel Bolshaw / Ruy (criança)
Antonietta Uhebe / Ivana (criança)
Laíze Câmara / Francineide
Esther Jablonski / Drª Eva Marcondes
Ednelza Sahdo / Cheirosa
Isabela Catão / Gislene
William Vita / Comandante Cristino
Nivaldo Motta / Lourival
Fabiana Escobar / Ela mesma
Diogo Nogueira / Ele mesmo
Xande de Pilares / Ele mesmo
Wesley Safadão / Ele mesmo
Nego do Borel / Ele mesmo
Marília Mendonça / Ela mesma
Jane di Castro / Ela mesma
Rodrigo Minotauro / Ele mesmo
Rogério Minotouro / Ele mesmo
Mosquito / Ele mesmo
Elymar Santos / Ele mesmo
José Aldo / Ele mesmo
Pedro Rizzo / Ele mesmo
Joelma / Ela mesma
Nelson Sargento / Ele mesmo
Pabllo Vittar / Ela mesma
Lia Sophia / Ela mesma
Dona Onete / Ela mesma
Alcione / Ela mesma
Cris Cyborg / Ela mesma
Poliana Botelho / Ela mesma
Mario Yamasaki / Ele mesmo
Carina Damm / Ela mesma
Cristina Granato / Ela mesma
Karina Mello / Cláudia Barroso
Mario Hermeto / Delegado
Cláudio Galvan / Paulo
Lucci Ferreira / Werneck
Rodrigo Rangel / Agiota
Natasha Stransky / Ana
Rose Lima / Dona Luciene

Música

Volume 1

A Força do Querer: Vol. 1 é a primeira parte da trilha sonora da telenovela, lançada oficialmente em 2 de junho de 2017. Isis Valverde e Marco Pigossi ilustram a capa do disco, caracterizados respectivamente como Ritinha e Zeca.

Em 1 de abril de 2017, foi divulgado as canções que integrariam a trilha sonora da novela, dentre elas uma canção inédita do cantor Roberto Carlos, feita exclusivamente por encomenda de Glória Perez. A faixa “Sereia” foi lançada em 5 de abril. Servindo de tema de abertura, uma nova versão de “O Quereres” foi gravada por Caetano Veloso. Esta versão foi lançada nas plataformas digitais em 28 de abril.

Nº. Título  –  Artista  / DuraçãoA Força do Querer, Vol 1.png
1. “O Quereres” – Caetano Veloso / 03:05
2. “Sereia”   – Roberto Carlos / 03:35
3. “Te Faço um Cafuné”   – Mariana Aydar / 03:44
4. “Coração Machucado”   – Wesley Safadão / 03:40
5. “Eu Sei de Cor”   – Marília Mendonça / 02:54
6. “Boto Namorador”   – Dona Onete / 04:05
7. “Pra Você”   – Roberta Sá / 03:11
8. “Flor do Ipê”   – Marisa Monte / 03:04
9. “City”   – Kristen Marie / 03:10
10. “True Colors”   – Cyndi Lauper / 03:45
11. “Nobody But Me”   – Michael Bublé / 03:00
12. “Sob Medida”   – Fafá de Belém / 03:42
13. “Deixa Eu Te Amar”   – Agepê / 04:03
14. “Para Uso Exclusivo da Casa” –  Dhi Ribeiro / 03:54
15. “Tem Que Provar Que Merece” –  Xande de Pilares / 03:45
16. “Tim Tim Por Tim Tim”   – Diogo Nogueira / 02:46
17. “I Hate U, I Love U”  – Gnash / 03:18
18. “Darkness and Light”   – John Legend / 03:50

Volume 2

A Força do Querer: Vol. 2 é a segunda parte da trilha sonora da telenovela, lançado em 4 de agosto de 2017. Paolla Oliveira ilustra a capa do disco, caracterizada como “Jeiza”. Em 21 de julho de 2017, as canções que integrariam a trilha sonora da novela foram divulgadas, dentre elas uma canção inédita do cantor Djavan, feita exclusivamente para a novela, além de uma regravação da canção “Perigosa” (do grupo As Frenéticas) feita pela cantora Anitta, Alcione regravou a canção “Olha”, de Roberto Carlos, especialmente para a novela e a lançou como single em maio de 2017.

Nº Título     –   Artista    /  DuraçãoA Força do Querer, vol. 2.png
1. “Despacito” (versão pop) – Luis Fonsi / 03:47
2. “Caçadora”   – Lucy Alves / 03:06
3. “Up&Up”   – Coldplay / 03:58
4. “Fading Away”   – Adam Naas / 04:07
5. “Sign of the Times”   – Harry Styles / 05:40
6. “Não Quero Despedida”   – Mumuzinho / 04:00
7. “Perigosa”   – Anitta / 02:08
8. “Cheguei”   – Ludmilla / 02:54
9. “Rei Solano” – Mestre Solano / 03:11
10. “Simples Assim”   – Lenine / 03:29
11. “Eu Te Amo”   – Chico Buarque e Telma Costa / 04:58
12. “Dom de Iludir”   – Nana Caymmi / 01:51
13. “Mande um Sinal”   – Djavan / 02:57
14. “Olha”   – Alcione / 03:28
15. “De Toda Cor”  – Renato Luciano / 04:55
16. “Waves”   – Dean Lewis / 04:01
17. “Blame” – Calvin Harris / 03:34

 

Instrumental

Lançada 3 anos após sua exibição original, a trilha sonora instrumental de A Força do Querer foi composta por Rodolpho Rebuzzi e Mú Carvalho. A capa do álbum apresenta o logotipo da novela. Ao todo são 54 faixas, com temas de vários personagens da novela, como Ritinha, Jeiza e Bibi.

FaixasOs cobiçados instrumentais de 'A Força do Querer'

1. Amanacu
2. Imersos
3. Tema de Rita
4. Triste Fm
5. Forest 2
6. Rancor
7. Romântico Novela
8. Hiato
9. Meditativa
10. Solimões
11. Triste Am
12. Bad Impressions
13. Tomada
14. Tomada (techno completa)
15. Major Jz
16. Riscado
17. Seiva
18. Doom Doom
19. Arestas
20. Be Best
21. Dangerous
22. Le Flaneur
23. Risco
24. Le Flaneur 2 Moo
25. Girls (Tema de encerramento)
26. Alma Cordas
27. Emotiva 1
28. A Correnteza
29. A Correnteza 2
30. Tristesse
31. Truque
32. Comedy 2
33. Elevação
34. Comedy 6
35. Emotiva 2
36. Penumbra
37. Emotiva 7
38. Suspcomico
39. Frígida
40. Heavy
41. Emotiva 3
42. Comedy 1
43. Rumo
44. Triste Novela
45. Emotiva 4
46. Jab Jab Punch
47. Romântico Novela Emotiva
48. Beijo Roubado
49. Beijo Roubado (orquestra)
50. Emotiva 8
51. Chase Downbeat 2
52. Tristesse (full mix)
53. Triste 2
54. Irene Fall

Outras canções

A Força do Querer conta ainda com as seguintes canções:

“Rio 40 Graus”, Fernanda Abreu
“Se Você Pensa”, Pitty
“Singular”, Anavitória
“Altos e Baixos”, Elis Regina
“Shape of You”, Ed Sheera
“Doce Pimenta”, Maria Rita
“Trilha Sonora”, MC Koringa
“Vem Morena”, Dominguinhos
“Curió do Bico Doce”, Gonzaga
“Carimbó / Sinhá Pureza / Carimbó do Macaco“, Liah Soares
“É o Amor”, Maria Bethânia
“Meu Coração é Brega”, Fafá de Belém

 

         Cena da Novela A Força do Querer Joyce e Ritinha batem em Irene

 

 

Repercussão

Audiência

Exibição original

A Novela A Força do Querer estreou com 33 pontos, representando um acréscimo de 2 pontos em relação ao primeiro capítulo de sua antecessora. Em sua primeira semana, a novela acumulou 32 pontos de média, superando as suas quatro antecessoras Babilônia, A Regra do Jogo, Velho Chico e A Lei do Amor  tornando-se a segunda maior audiência desde Amor à Vida, superada apenas por Império. Entre os meses de maio e junho, a trama registra um aumento de sua pontuação, passando por picos de 34, 36 e chegando a 39 pontos. No dia 24 de junho a trama registrou 26 pontos. Seu primeiro recorde ocorre em 24 de julho, quando chega a 41 pontos; capítulo onde fora exibido a briga entre as personagens Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Irene (Débora Falabella).

A trama bateu mais um recorde no dia 21 de agosto, quando chegou aos 42 pontos de média; Nessa ocasião foi exibida as cenas da prisão de Silvana (Lília Cabral) e a ocupação do morro por Rubinho (Emilio Dantas).  No dia 29 de agosto, repetiu o mesmo recorde onde  foi ao ar a cena em que Ivana (Carol Duarte) se assume transexual para a família e a sua esperada transformação logo em seguida. No dia 11 de setembro a novela chega aos 44 pontos com a exibição da prisão de Bibi (Juliana Paes).No dia 26 de setembro repete esse recorde, com a exibição da polícia invadindo o morro, o confronto entre Jeiza e Bibi e o acerto de contas entre Elvira (Betty Faria) e Irene (Débora Falabella). No dia 2 de outubro atingiu  45 pontos com a exibição do acerto de contas entre Zeca (Marco Pigossi) e Ruy (Fiuk)

Em seu penúltimo capítulo bateu mais um recorde marcando 49 pontos de média e pico de 51. No seu último capítulo exibido em 20 de outubro de 2017, a trama bateu novo recorde: registrou 50 pontos de média com picos de 53 , maior índice desde o final de Avenida Brasil em 2012. No Recife, principal praça do Nordeste, a novela marcou 60 pontos no seu último capítulo. A trama obteve média de 36 pontos, sendo a maior audiência desde Avenida Brasil.

Reprise

O primeiro capítulo registrou 31 pontos. O segundo capítulo registrou 30 pontos. Já o sexto capítulo registrou apenas 23 pontos. Em sua primeira semana, consolidou 28.5 pontos, apresentando desempenho inferior a sua exibição original. Seu menor índice foi registrado no dia 24 de dezembro de 2020 com 19 pontos.

Após um período estacionado entre 28 e 30 pontos, a novela bate seu primeiro recorde no dia 5 de novembro de 2020 com 32 pontos, capítulo esse em que Rubinho (Emilio Dantas) é preso. Bateu o mesmo recorde no dia 17 de dezembro de 2020, capítulo no qual foi exibido a reapresentação da cena do acerto de contas entre Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Irene (Débora Falabella), o capítulo ficou acima dos 30 pontos durante toda a sua exibição mesmo com a final do reality A Fazenda, da RecordTV, seu principal concorrente. Bateu esse recorde novamente no dia 4 de janeiro de 2021 na Grande São Paulo. Nesse dia foi ao ar a cena em que a Polícia Federal impede Zeca (Marco Pigossi) de viajar e em seguida é levado preso.

 

Prêmios e Indicações

Troféu APCA – 2017

Melhor Novela / Glória Perez / Venceu

Melhor Diretor / Rogério Gomes e Pedro Vasconcelos / Indicado

Melhor Atriz / Carol Duarte / Indicado
Elizângela / Indicado
Juliana Paes / Venceu
Paolla Oliveira / Indicado

Melhor Ator / Tonico Pereira / Indicado

Melhores do Ano – 2017

Melhor Atriz de Novela / Paolla Oliveira / Venceu
Juliana Paes    / Indicado

Melhor Ator de Novela / Marco Pigossi        / Venceu
Rodrigo Lombardi / Indicado

Melhor Atriz Coadjuvante / Elizângela     / Indicado
Zezé Polessa / Indicado
Débora Falabella / Venceu

Melhor Ator Coadjuvante / Emilio Dantas / Venceu
Dan Stulbach / Indicado

Melhor Atriz Revelação / Karla Karenina / Indicado
Carol Duarte / Venceu

Melhor Ator Revelação / Silvero Pereira / Indicado
Jonathan Azevedo / Venceu

Personagem do Ano / Silvana (Lília Cabral) / Venceu
Eurico (Humberto Martins) / Indicado
Abel (Tonico Pereira) / Indicado

Melhor Ator/Atriz Mirim / João Bravo / Venceu
Drico Alves / Indicado

 

Prêmio Extra de Televisão – 2017

Melhor Novela / Glória Perez / Venceu

Melhor Atriz / Juliana Paes / Venceu
Paolla Oliveira / Indicado

Melhor Ator / Emilio Dantas / Venceu

Melhor Ator Coadjuvante / Dan Stulbach / Indicado

Melhor Atriz Coadjuvante / Elizângela / Venceu

Revelação Feminina / Carol Duarte / Venceu

Revelação Masculina / Silvero Pereira / Venceu

Melhor Ator/Atriz Mirim / João Bravo / Venceu

Tema de Novela / “Olha a Explosão”, de MC Kevinho / Indicado

 

Prêmio Jovem Brasileiro – 2017

Melhor Atriz Jovem / Isis Valverde / Venceu

Melhor Ator Jovem / Fiuk / Venceu

 

Troféu ISTOÉ – Brasileiros do Ano – 2017

Televisão / Isis Valverde / Venceu
Juliana Paes / Venceu

Prêmio F5 – 2017

Melhor Novela / Glória Perez / Venceu

Melhor Atriz / Juliana Paes / Venceu
Paolla Oliveira / Indicado

Melhor Ator / Emilio Dantas / Indicado
Marco Pigossi / Venceu

Revelação do Ano / Carol Duarte / Venceu
Jonathan Azevedo / Indicado

 

Prêmio Contigo! Online – 2017

Melhor Novela / Glória Perez / Venceu

Melhor Atriz de Novela / Juliana Paes / Venceu
Paolla Oliveira / Indicado
Isis Valverde / Indicado

Melhor Ator de Novela / Marco Pigossi / Venceu
Emilio Dantas / Indicado

Melhor Atriz Coadjuvante / Débora Falabella / Indicado
Elizângela / Indicado
Maria Fernanda Cândido / Indicado

Melhor Ator Coadjuvante / Humberto Martins / Venceu
Tonico Pereira / Indicado

Melhor Atriz Revelação / Carol Duarte / Venceu

Melhor Ator Revelação / Jonathan Azevedo / Venceu
Silvero Pereira / Indicado

Melhor Artista Mirim / João Bravo / Indicado
Adriano Alves / Indicado

 

Troféu Imprensa – 2018

Melhor Novela / Glória Perez / Venceu

Melhor Atriz / Juliana Paes / Venceu
Paolla Oliveira / Indicado

Melhor Ator / Marco Pigossi / Venceu
Rodrigo Lombardi / Indicado

 

Troféu Internet – 2018

Melhor Novela / Glória Perez / Venceu

Melhor Ator / Rodrigo Lombardi / Venceu
Emilio Dantas / Indicado
Humberto Martins / Indicado
Marco Pigossi / Indicado
Fiuk / Indicado

Melhor Atriz / Juliana Paes / Venceu
Paolla Oliveira / Indicado
Lília Cabral / Indicado
Isis Valverde / Indicado

 

Prêmio Geração Glamour – 2018

Atriz Revelação / Carol Duarte / Venceu

 

Controvérsias

“Nordestinação” no estado do Pará

Desde sua estreia, a novela  A Força do Querer obteve um histórico de críticas, sendo elas sobre a utilização do sotaque nordestino no estado do Pará e como o estado é abordado na novela, como por exemplo a existência de um aquário localizado no Ver-o-peso, geraram uma divisão de opiniões entre os telespectadores, em especial ao telespectador paraense fez diversos protestos nas redes sociais. Em nota a Rede Globo e a autora Glória Perez afirmaram que a novela não se passa na capital paraense e sim na cidade fictícia de “Parazinho” e justificou que a obra é uma ficção sem compromisso de ser fiel a realidade.

Rejeição dos cosplayers

A trama envolvendo Yuri e a caracterização da figura do cosplayer recebeu diversas críticas. Na história, o rapaz realiza cosplays  a arte de vestir-se como um personagem de ficção, especialmente de quadrinhos e animes porém é isolado, não tem amigos ou se comunica diretamente com alguém, além de tirar notas baixas no colégio devido ao tempo em que gasta em videogames e ser tido como “incomum” pelos pais.

A imagem negativa com que o personagem foi retratado gerou revolta dentre o público jovem, que criou a campanha Cospositivismo nas redes sociais para mostrar a autora o lado positivo da prática, lançando uma nota intitulada “Yuri Não me Representa” em resposta: “Cosplayers são pessoas normais. A maioria de nós não é reclusa e refém da tecnologia ou antissocial, muito pelo contrário. Muitos de nós ganham a vida fazendo esta arte”. A nota ainda exibia um estudo que dissertava sobre o fato de pessoas que fazem cosplay terem maiores chances de socializar-se e desenvolver habilidades de interpretação.

Em reportagem sobre o fato, o UOL noticiou o relato de uma garota que foi hostilizada na praça de alimentação de um shopping por estar vestida de cosplay após as cenas da novela.

 

Acusação de apologia ao tráfico

O fato da trama abordar temas como o  tráfico e o crime despertou a ideia de que a novela fazia apologia a esses elementos, fazendo com que a novela recebesse uma enxurrada de críticas, principalmente por parte dos evangélicos e conservadores. O pastor e deputado Marco Feliciano afirmou que a partir da novela, “a Rede Globo oferecia um curso para bandido”. A autora Glória Perez se defendeu das acusações:

“ É coisa de gente que quer colocar a realidade embaixo do tapete. Bibi se tornou uma bandida. Não é a traficante, mas é processada por associação ao tráfico. Você vê glamour nisso? A trama traz uma polícia ética, bem diferente de como tradicionalmente é mostrada na dramaturgia brasileira. Essa gente me dá sono ”
—Glória Perez, em entrevista ao Jornal Extra.

Transexualidade

Pela primeira vez em uma novela brasileira, a transexualidade foi abordada amplamente através da personagem Ivana (Carol Duarte), um homem trans que teve sua autodescoberta e transição retratadas com detalhes, passando a se chamar Ivan. O tema gerou polêmica entre conservadores, principalmente entidades católicas e evangélicos, que antes mesmo da estreia pediram que a Globo não exibisse o tema em rede nacional. A novela teve então rejeição por parte do público.

Fotos da Novela A Força do Querer

Juliana Paes Personagem de A Força do Querer
Bibi  (Juliana Paes) Personagem de A Força do Querer
Emilio Dantas Personagem de A Força do Querer
Rubinho (Emilio Dantas) Personagem de A Força do Querer
Personagem da Novela A Força do Querer
Caio (Rodrigo Lombardi) Personagem de A Força do Querer
Paolla Oliveira personagem de A Força do Querer
Jeiza (Paolla Oliveira) Personagem de A Força do Quer
Marco Pigosi Personagem de A Força do Querer
Zeca (Marco Pigosi) Personagem de A Força do Querer
Isis Valverde Personagem de A Força do Querer
Ritinha (Isis Valverde) Personagem de A Força do Querer
Fiuk Personagem de A Força do Querer
Ruy (Fiuk) Personagem de A Força do Querer
Carol Duarte Personagem de A Força do Querer
Ivana (Carol Duarte) Personagem de A Força do Querer
Cena do Primeiro Capítulo de A Força do Querer
Cena de Ritinha e Zeca no Primeiro Capítulo
Bibi e Rubinho
Cena de Bibi e Rubinho no morro da favela
Cena de Silvana em casa de jogos Clandestinos
Cena de Silvana jogando na casa de jogos Clandestinos
casamento Ritinha e Ruy
Cena do Casamento de Ritinha e Ruy
Cena de BiBi confrontando Caio
Cena de Bibi Confrontando Caio injustamente
Ivana mostra aos pais que está usando hormõnios
Cena em que Ivana mostra aos pais que está usando hormônios
Jeiza ( Paolla Oliveira) sobe ao ringue
Cena que Jeiza sobe ao ringue para lutar
personagens da novela A Força do Querer
Cena de comemoração em um jantar na casa de Eurico
Bibi se Declara para Caio
Cena em que Bibi se declara para Caio
Zeca e Jeiza em a Força do Querer
Zeca e Jeiza
Cena de Bibi sendo Presa
Cena de Bibi sendo Presa

 

 

Referências: Wikipédia e IMDB, além da pesquisa do site Imagoi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário