A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa – Trailer Legendado

A Garota Dinamarquesa é um filme de drama romântico biográfico de 2015 dirigido por Tom Hooper , baseado no romance de 2000 de mesmo nome de David Ebershoff , e vagamente inspirado nas vidas dos pintores dinamarqueses Lili Elbe e Gerda Wegener .  O filme é estrelado por Eddie Redmayne como Elbe, um dos primeiros destinatários conhecidos da cirurgia de mudança de sexo , Alicia Vikander como Wegener e Sebastian Koch como Kurt Warnekros , com Ben Whishaw , Amber Heard eMatthias Schoenaerts em papéis coadjuvantes.

O filme participou da competição principal do 72º Festival Internacional de Cinema de Veneza ,   e foi exibido na seção de Apresentações Especiais do Festival Internacional de Cinema de Toronto 2015 . O filme foi lançado em um lançamento limitado em 27 de novembro de 2015 pela Focus Features nos Estados Unidos.  O filme foi lançado em 1º de janeiro de 2016, no Reino Unido, com a Universal Pictures International cuidando da distribuição internacional.

Apesar das críticas por seu retrato impreciso de eventos históricos, as performances de Redmayne e Vikander receberam ampla aclamação e indicações para todos os principais prêmios de atuação. Por suas performances, Vikander ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e Redmayne foi indicado ao Oscar de Melhor Ator , enquanto o filme recebeu indicações adicionais ao Oscar de Melhor Design de Produção e Melhor Figurino no 88º Oscar . Ele também recebeu cinco indicações ao Prêmio BAFTA , incluindo o Prêmio BAFTA de Melhor Filme Britânico no 69º British Academy Film Awards .

Gerda e Lili
Gerda e Lili

Informações Gerais

Dirigido por: Tom Hooper
Escrito por: Lucinda Coxon
Baseado em: A Garota Dinamarquesa
de David Ebershoff
Produzido por:
Tim Bevan
Eric Fellner
Anne Harrison
Tom Hooper
Gail Mutrux
Estrelando:
Eddie Redmayne
Alicia Vikander
Ben Whishaw
Sebastian Koch
Âmbar Ouvido
Matthias Schoenaerts
Cinematografia: Danny Cohen
Editado por: Melanie Ann Oliver
Música por: Alexandre Desplat

Empresas de produção:
Filmes de título de trabalho:
Artemis Productions
Amber Entertainment
Fotos de revisão:
Senador Global Productions
Fotos: bonitas
Distribuído por: Focus Features (Estados Unidos)
Universal Pictures (Internacional)
Datas de lançamento:
5 de setembro de 2015 ( Veneza )
27 de novembro de 2015 (Estados Unidos)
1 de janeiro de 2016 (Reino Unido)
Tempo de execução 120 minutos
Países:
Reino Unido
Estados Unidos
Linguagem: Inglês
Orçamento: US$ 15 milhões
Bilheteria: $ 64,2 milhões

A verdadeira história por trás de “A Garota Dinamarquesa por Fatos Desconhecidos

Trama

Em meados da década de 1920, em Copenhague, a retratista Gerda Wegener pede a seu marido legal, um paisagista popular e mulher trans enrustida (então Einar Wegener), que substitua uma modelo feminina que está chegando atrasada ao apartamento para posar para uma pintura. ela está trabalhando.

O ato de posar como uma figura feminina desmascara a identidade de gênero ao longo da vida de Einar como mulher, que então se chama Lili Elbe. Isso desencadeia uma progressão, primeiro provisória e depois irreversível, de deixar para trás a identidade masculina que ela lutou para manter toda a sua vida. Isso ocorre quando Lili e Gerda se mudam para Paris; Os retratos de Gerda de Lili em seu estado feminino atraem séria atenção dos marchands de uma forma que seus retratos anteriores não tinham. É lá que Gerda persegue o marchand Hans Axgil, amigo de infância de Lili (a quem Lili havia beijado quando eram jovens). A atração mútua de Hans e Gerda é um desafio, pois Gerda está navegando em seu relacionamento em mudança com Lili; mas a amizade de longa data de Hans e a afeição por Lili fazem com que ele apoie Lili e Gerda.

Como a existência continuada de Lili se apresentando como um homem se torna insuportável, ela começa a procurar ajuda de psicólogos, mas nenhum produz qualquer resultado e, em um caso, quase a leva a ser internada em um asilo. Eventualmente, por recomendação de Ulla, Lili e Gerda encontram o Dr. Kurt Warnekros . O Dr. Warnekros explica que conheceu pessoas como ela, que são fisicamente homens, mas se identificam como mulheres. Ele propõe uma solução nova, inovadora e controversa: cirurgia de redesignação sexual de homem para mulher. Ele também menciona que esta é a segunda vez que ele oferece esta cirurgia, mas o primeiro macho ficou muito nervoso e saiu antes das cirurgias começarem. Isso envolveria um procedimento de duas partes que envolve primeiro a remoção da genitália externa de Lili e depois, após um período de recuperação, a confecção de uma vagina. Ele avisa Lili e Gerda que é uma operação muito perigosa que nunca foi tentada antes, e Lili seria uma das primeiras a se submeter a ela. Lili concorda imediatamente e, logo depois, viaja para a Alemanha sem Gerda para iniciar a cirurgia.

Gerda fica para trás por um tempo, mas no final decide que deveria ficar ao lado de Lili. Ela chega a Lili tendo completado a primeira cirurgia, mas com muita dor com uma infecção grave e prognóstico negativo. Gerda ajuda Lili a se curar e Lili começa a trabalhar em uma loja de departamentos vendendo perfume feminino. Ela faz amizade com um homem que estava originalmente interessado nela como Einar e ela enfatiza que o relacionamento de Gerda com Einar acabou porque Einar se foi. Ela fica um pouco, mas decide que é hora de voltar para a segunda cirurgia, para grande aflição de Gerda. Lili novamente sai sozinha.

Gerda volta a aparecer após o término da cirurgia, mas Lili está pálida e fraca. Ela se sente completa e insiste que seja levada para o jardim novamente. Lili morre de complicações da segunda cirurgia enquanto conversava com Gerda. Gerda e Hans viajam para o topo de uma colina na Dinamarca, onde Hans e Einar cresceram, em frente às cinco árvores que Einar costumava pintar. O lenço que Lili havia dado originalmente a Gerda, e que depois foi dado várias vezes, é levado pelo vento, dançando.

Elenco:

Eddie Redmayne como Einar Wegener / Lili Elbe (Lili Elvenes)
Alicia Vikander como Gerda Wegener (nascida Gottlieb)
Matthias Schoenaerts como Hans Axgil (Fernando Porta)
Ben Whishaw como Henrik Sandahl (Claude Lejeune)
Amber Heard como Ulla Paulson
Sebastian Koch como Dr. Kurt Warnekros
Pip Torrens como Dr. Jens Hexler
Nicholas Woodeson como Dr. Buson
Emerald Fennell como Elsa
Adrian Schiller como Rasmussen
Henry Pettigrew como Niels
Pixie como Hvappe, o cachorro Jack Russell

Eddie Redmayne fala sobre sua personagem em ‘A Garota Dinamarquesa’

Produção

Desenvolvimento

A roteirista Lucinda Coxon trabalhou no roteiro por uma década antes de ser produzido. Ela disse ao Creative Screenwriting :

Comecei em 2004 e em alguns anos tínhamos um roteiro que estávamos felizes em enviar. Estávamos muito empolgados e eu era fantasticamente ingênuo, porque quando você se apaixona por um projeto, você assume que todo mundo também vai se apaixonar por ele. Os atores estavam muito apaixonados por ele. Várias atrizes conhecidas queriam interpretar Gerda, mas o assunto tornou bastante difícil encontrar alguém para interpretar Lili. Agendamos vários diretores e com cada diretor veio um novo rascunho.

Em setembro de 2009, Tomas Alfredson revelou à Variety que a produção do projeto precederia a de sua próxima adaptação de Tinker Tailor Soldier Spy , acrescentando: “Estamos em negociações há quase um ano e em breve entraremos em produção”.  Em dezembro de 2009, jornais suecos informaram que Alfredson não estava mais ligado para dirigir The Danish Girl e começaria a trabalhar em Tinker Tailor Soldier Spy em seguida. Alfredson disse que lamentou que os relatos sobre ele trabalhando em A Garota Dinamarquesa se espalhassem antes que o acordo fosse finalizado. Ele também disse que ainda queria fazer o filme e poderia retornar ao projeto.

Em 12 de janeiro de 2010, o diretor sueco Lasse Hallström disse à mídia sueca que ele havia sido designado para substituir Alfredson como diretor.

Casting 

Em 2008, Nicole Kidman foi originalmente contratada para interpretar Einar/Lili e também produziria o filme através de sua empresa Blossom Films .  Charlize Theron foi originalmente escalada para desempenhar o papel de Gerda Wegener, mas, depois de deixar o projeto, foi substituída por Gwyneth Paltrow .  Paltrow então deixou o projeto devido a mudanças de localização.  Uma Thurman também foi uma substituta. Em setembro de 2010, havia rumores de que Marion Cotillard seria a principal candidata ao papel de Gerda Wegener. 

Em 11 de junho de 2010, o The Hollywood Reporter revelou que o filme havia recebido € 1,2 milhão (US $ 1,5 milhão) em financiamento de subsídio do NRW Film Board da Alemanha. As condições do acordo incluem a filmagem planejada de 19 dias na Alemanha. Em fevereiro de 2011, o Screen Daily informou que o filme começaria a ser filmado em julho do mesmo ano e que Rachel Weisz interpretaria Wegener. Em maio, foi revelado que Weisz e Hallström haviam deixado o projeto.

Em 28 de abril de 2014, foi anunciado que Tom Hooper dirigiria o filme com Eddie Redmayne como protagonista. Durante as filmagens de Jupiter Ascending , Redmayne conversou com Lana Wachowski , dizendo que ela “me disse onde começar a ler, e onde começar a me educar” sobre Gerda e Lili. Em 19 de junho de 2014, Alicia Vikander foi anunciada no elenco. Em 8 de janeiro de 2015, Matthias Schoenaerts se juntou ao elenco.

Filmando

As filmagens foram projetadas para começar na primavera de 2010 em Berlim . Coxon revelou à Creative Screenwriting que, quando as filmagens finalmente começaram com Hooper, ele na verdade filmou uma versão mais antiga do roteiro:

Nós provavelmente passamos por 20 rascunhos antes de conseguir Tom Hooper. Na verdade, o que filmamos era na verdade um rascunho revisado inicial que Tom havia lido em 2008. Eu fiz uma reescrita bastante grande para Tom, mas no final, usamos uma versão com pouca revisão do original.

As filmagens começaram em fevereiro de 2015 e também ocorreram em Nyhavn , onde a icônica orla foi transformada para se parecer com Copenhague na década de 1930. Os cenários para os apartamentos dinamarqueses e parisienses foram construídos no Elstree Studios perto de Londres e filmagens adicionais ocorreram em Copenhague e Bruxelas .  A produção do filme foi concluída em 12 de abril de 2015. As filmagens levaram 44 dias para as 186 cenas em seis países.

Pós-produção

A pós-produção terminou em setembro de 2015.  Segundo o compositor Alexandre Desplat , a pós-produção foi muito rápida, com o filme sendo cortado enquanto Desplat compunha a trilha, que foi gravada apenas uma semana antes da estreia do filme no Festival de Cinema de Veneza .

Hooper revelou ao Indiewire e After Ellen que o final do filme é diferente do romance (no qual Gerda e Hans ficam juntos) e da vida real (Gerda e Lili não estavam juntos nos últimos dias de Lili), e ele não enfatizou a importância do Hans, porque ele não queria sentir que havia uma possibilidade de amor para Gerda com Hans que pudesse rivalizar de alguma forma com Lili. Ele queria que fosse ambíguo se isso se tornaria um caso de amor, em vez de uma amizade, porque ele via Lili e Gerda como os amores da vida uma da outra. Ele levou o roteiro nessa direção para proteger a importância de seu relacionamento.

Em entrevista à MTV International , Vikander revelou que duas cenas com Amber Heard dançando foram cortadas do filme, além de afirmar que o primeiro corte do filme durou mais de 2 horas.

Liberação

Em 4 de março de 2015, Focus Features definiu o filme para um lançamento limitado em 27 de novembro de 2015.  O filme teve sua estreia mundial no 72º Festival de Cinema de Veneza em 5 de setembro de 2015. A Universal Pictures lidou com a distribuição em outros territórios fora dos EUA, com lançamento em 1 de janeiro de 2016, no Reino Unido.

Mídia doméstica

O filme foi lançado em DVD e Blu-ray em 1 de março de 2016 nos Estados Unidos.

Marketing

A primeira imagem de Redmayne como Lili Elbe foi revelada em 26 de fevereiro de 2015. Um par de pôsteres de Redmayne e Vikander foi lançado em agosto, Em 1 de setembro de 2015, o primeiro trailer foi lançado. em 19 de novembro de 2015, o primeiro clipe do filme foi lançado.

Recepção

Bilheteria 

A Garota Dinamarquesa arrecadou US$ 11,1 milhões na América do Norte e US$ 53,1 milhões em outros territórios para um total mundial de US$ 64,2 milhões, contra um orçamento de US$ 15 milhões.

O filme teve um lançamento limitado nos Estados Unidos e Canadá em quatro cinemas em Nova York e Los Angeles em 27 de novembro de 2015 antes de expandir os cinemas em dezembro.  ​​O filme ganhou $ 185.000 em seu fim de semana de estreia, com média de $ 46.250, que é o sexto melhor fim de semana de abertura por média de cinema de 2015.  O público do fim de semana de abertura foi 58% feminino, e 67% tinham mais de 40 anos.

Resposta crítica

No Rotten Tomatoes , o filme tem uma classificação de 66% com base em 244 comentários, com uma classificação média de 6,60/10. O consenso crítico do site diz: “ The Danish Girl serve como outra vitrine para o talento de Eddie Redmayne – e explora de maneira pungente temas instigantes com um drama biográfico lindamente filmado”.  No Metacritic , o filme tem uma pontuação de 66 em 100, com base em 41 críticos, indicando “críticas geralmente favoráveis”.

O site independente de filmes FilmDebate creditou The Danish Girl como o ‘filme mais importante de 2015’, afirmando que ‘Este não é apenas o melhor filme do ano, mas é o mais importante. A história e as performances se unem da maneira mais verdadeira possível para fazer um filme que o mundo inteiro precisa ver e apoiar.’ 

A atuação do filme, particularmente a de Redmayne e Vikander nos papéis principais, recebeu elogios consideráveis, com Marie Asner de Phantom Tollbooth afirmando que “a atuação é o que faz este filme”.  O desempenho de Redmayne foi descrito como “outro excelente exemplo de quão profundamente ele pode mergulhar em um papel” por Jim Schembri do 3AW , e como “revelador, comovente e crível” por Linda Cook do Quad-City Times .

Kyle Buchanan, escrevendo para o Vulture , reclamou que era parte de uma tendência de “filmes queer e trans que são na verdade sobre pessoas heterossexuais“, enquanto Paul Byrnes para The Sydney Morning Herald disse que era “uma oportunidade perdida” em que “os vestidos são mais convincentes do que as emoções.”  Casey Plett , um escritor transgênero, criticou o roteiro em uma conversa em The Walrus como “atroz e chato”, dizendo: “É como se alguém se inspirasse em uma tragédia de Shakespeare, então combinou a verbosidade de RL Stine com o sutileza de Brendan Fraser .”

A garota dinamarquesa MORTE DE LILI (Legendado)

Controvérsia 

The Danish Girl foi criticado por ter sido escrito de forma semelhante ao erotismo de feminização forçada , obscurecendo a história real de uma mulher transgênero histórica,  e por ser baseado em um livro fictício que não conta a verdadeira história de Elba e Wegener. .  Além disso, foi criticado por escalar Redmayne, um ator masculino cisgênero, em um papel feminino transgênero. Redmayne reconheceu essa crítica em uma entrevista ao Indiewire na época do lançamento do filme em 2015, chamando-a de “discussão incrivelmente importante”. Em um GQ de 2018entrevista, Redmayne disse que não tinha certeza se deveria ter aceitado o papel. Ele afirmou em 2021 que se arrependeu, afirmando: “Fiz esse filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro. A maior discussão sobre as frustrações em torno do elenco é porque muitas pessoas não têm uma cadeira à mesa . Tem que haver um nivelamento, senão vamos continuar tendo esses debates.

Controvérsia na categoria do Oscar

Alicia Vikander foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme, a única vitória do filme no Oscar entre as quatro indicações, uma decisão que foi criticada pela Academia, já que Vikander tem cerca de uma hora de tela, o que é 50% do tempo de execução do filme e, portanto, a qualificou para consideração na categoria de Melhor Atriz . A distribuidora do filme Focus Features fez campanha em apoio a Vikander na categoria Atriz Coadjuvante, na qual muitas atrizes principais foram indicadas e ganharam. Ela intencionalmente não foi selecionada na categoria de Melhor Atriz, pois estaria competindo contra Brie Larsonpor seu papel em Room , o que teria diminuído suas chances de ganhar enquanto a categoria de Atriz Coadjuvante tinha menos competição. Tanto no Golden Globe Awards quanto no British Academy Awards, a atuação de Vikander em A Garota Dinamarquesa foi indicada para Melhor Atriz e ela foi incluída na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalhar em Ex Machina .

Precisão histórica

Elba não foi a primeira mulher transgênero a se submeter à cirurgia de mudança de sexo, tendo sido precedida por Dora Richter .
O filme é baseado no romance The Danish Girl de David Ebershoff e, como tal, duplica muito do conteúdo ficcional e especulativo do romance. O diretor Tom Hooper afirmou que o filme está mais próximo da história real do que o livro de Ebershoff.
Lili e Gerda se mudaram para Paris em 1912, mas o filme parece sugerir que eles se mudaram para Paris no final dos anos 20. Paris era notavelmente liberal nas décadas de 1910 e 1920, razão pela qual Gerda e Lili se estabeleceram lá e Gerda viveu abertamente como lésbica na cidade. A cena em que Lili, vestida com roupas masculinas, é espancada por dois homens em Paris depois de ser considerada lésbica é fictícia.
O nome pós-transição de Lili era Lili Ilse Elvenes. O nome “Lili Elbe”, o único nome usado no filme, foi inventado pela jornalista de Copenhague Louise “Loulou” Lassen.
Gerda se divorciou de Porta em 1936, não teve filhos e nunca mais se casou. Ela voltou para a Dinamarca, começou a beber e morreu sem um tostão em 1940. O personagem Hans Axgil não existia em sua vida e era apenas uma inspiração solta de Porta, embora o verdadeiro Fernando Porta não fosse um amigo de infância de Einar/Lili.  O sobrenome Axgil é uma referência ao casal dinamarquês Axel e Eigil Axgil , o primeiro casal gay a entrar em uma parceria registrada . [citação necessária.
Elbe morreu de rejeição de órgãos devido a um transplante de útero (sua quinta operação) em 1931, aos 48 anos, mas no filme ela morre após a segunda cirurgia de mudança.

Proibir 

O filme foi proibido pelo Qatar por motivos de “depravação moral”,  e também nos Emirados Árabes Unidos , Omã , Bahrein , Jordânia , Kuwait e Malásia.

Reconhecimentos

The Danish Girl é um filme de drama romântico biográfico britânico-americano de 2015 dirigido por Tom Hooper . É uma adaptação do romance fictício de 2000 com o mesmo nome de David Ebershoff , que foi vagamente baseado na vida da pintora dinamarquesa Lili Elbe , uma das primeiras a receber a cirurgia de mudança de sexo . Eddie Redmayne estrela como Elba, Alicia Vikander interpreta a pintora dinamarquesa Gerda Wegener , com Matthias Schoenaerts e Ben Whishaw em papéis coadjuvantes. O filme estreou no72º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 5 de setembro de 2015, onde recebeu o Leão Queer . A Focus Features inicialmente forneceu ao filme um lançamento limitado em quatro cinemas em 27 de novembro de 2015, antes de expandir para mais de 700 cinemas nos Estados Unidos e Canadá em 22 de janeiro de 2016. The Danish Girl arrecadou um total de bilheteria mundial de mais de US $ 64 milhões em um orçamento de produção de US$ 15 milhões. Rotten Tomatoes , um agregador de resenhas pesquisou 237 resenhas e julgou 68% como positivas.

A Garota Dinamarquesa ganhou prêmios e indicações em uma variedade de categorias com elogios especiais para as performances de Vikander e Redmayne. O filme recebeu quatro indicações ao 88º Oscar, com Vikander ganhando o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante . No 69º British Academy Film Awards , ganhou cinco indicações, incluindo Melhor Filme Britânico , Melhor Ator por Redmayne e Melhor Atriz por Vikander. Tanto Redmayne quanto Vikander foram indicados ao 73º Globo de Ouro . Vikander também recebeu um Screen Actors Guild Awardpara o desempenho dela.

No 21º Critics’ Choice Awards , o filme ganhou cinco indicações com Vikander vencendo como Melhor Atriz Coadjuvante .  Ele recebeu sete indicações no 20º Satellite Awards, incluindo Melhor Diretor para Hooper, Melhor Ator para Redmayne, e Vikander ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante .  Ela também recebeu o Prêmio Empire de Melhor Atriz e o Prêmio Rising Star do Festival Internacional de Cinema de Palm Springs

Prêmio / Data da cerimônia / Categoria / Destinatários / Resultado
Prêmios AACTA / 9 de dezembro de 2015 / Melhor Ator – Internacional / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios AACTA / 9 de dezembro de 2015 / Melhor Atriz Coadjuvante – Internacional Alicia Vikander / Nomeado
Prêmios da Academia / 28 de fevereiro de 2016 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios da Academia / 28 de fevereiro de 2016 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Ganhou
Prêmios da Academia / 28 de fevereiro de 2016 / Melhor Figurino / Paco Delgado / Nomeado
Prêmios da Academia / 28 de fevereiro de 2016 / Melhor Design de Produção / Eve Stewart e Michael Standish / Nomeado
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 13 de janeiro de 2016 / Melhor ator Eddie Redmayne / Nomeado
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 13 de janeiro de 2016 / Melhor desempenho inovador / Alicia Vikander / Ganhou
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 13 de janeiro de 2016 / Filme que você queria amar, mas não conseguiu / A Garota Dinamarquesa / Ganhou
Prêmios Apolo / 13 de janeiro de 2017 / Melhor Design de Produção / Eve Stewart e Michael Standish / Nomeado
Prêmios Apolo / 13 de janeiro de 2017 / Melhor Figurino Paco Delgado / Ganhou
Prêmios Apolo / 13 de janeiro de 2017 / Melhor cabelo e maquiagem / Jan Sewell / Ganhou
Prêmios Apolo / 13 de janeiro de 2017 / Melhor Música Original / Alexandre Desplat / Nomeado
Prêmios Apolo / 13 de janeiro de 2017 / Melhor atriz / Alicia Vikander / Nomeado
Associação de Diretores de Arte / 31 de janeiro de 2016 / Excelência em design de produção para um filme de época / Eva Stewart / Nomeado
Prêmios BAFTA / 14 de fevereiro de 2016 / Melhor Filme Britânico / A Garota Dinamarquesa / Nomeado
Prêmios BAFTA / 14 de fevereiro de 2016 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios BAFTA / 14 de fevereiro de 2016 / Melhor atriz / Alicia Vikander / Nomeado
Prêmios BAFTA / 14 de fevereiro de 2016 / Melhor Figurino / Paco Delgado / Nomeado
Prêmios BAFTA / 14 de fevereiro de 2016 / Melhor maquiagem e cabelo / Jan Sewell / Nomeado
Prêmios de Cinema Independente Britânico / 6 de dezembro de 2015 / melhor atriz / Nomeado
Sociedade de Casting da América / 21 de janeiro de 2016 / Estúdio de Longa-Metragem ou Drama Independente Nina Gold / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 16 de dezembro de 2015 / Melhor ator Eddie Redmayne / Nomeado
Guilda dos Estilistas / 23 de fevereiro de 2016 / Excelência em filmes de época / Paco Delgado / Ganhou                                                                                                                                                           Critics’ Choice Movie Awards / 17 de janeiro de 2016 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 17 de janeiro de 2016 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Ganhou
Critics’ Choice Movie Awards / 17 de janeiro de 2016 / Melhor Design de Produção / Eve Stewart eMichael Standish / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 17 de janeiro de 2016 / Melhor Figurino / Paco Delgado / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 17 de janeiro de 2016 / Melhor cabelo e maquiagem / A Garota Dinamarquesa / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth / 14 de dezembro de 2015 / Melhor ator / Eddie Redmayne / 3º lugar
Cinema de Dallas-Fort Worth / 14 de dezembro de 2015 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / 4º lugar
Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit / 14 de dezembro de 2015 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Ganhou
Cinema de Detroit / 14 de dezembro de 2015 / Melhor descoberta / Alicia Vikander / Ganhou
Prêmios Dorian / 19 de janeiro de 2016 / Performance do Ano – Ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios Dorian / 19 de janeiro de 2016 / Filme LGBTQ do ano A Garota Dinamarquesa / / Nomeado
Prêmios Dorian / 19 de janeiro de 2016 / Filme Visualmente Impressionante do Ano / A / Garota Dinamarquesa / Nomeado
Prêmios Império / 20 de março de 2016 / Melhor atriz / Alicia Vikander / Ganhou
Prêmios Império / 20 de março de 2016 / Melhor maquiagem e penteado / A Garota Dinamarquesa / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2015 / Melhor ator / Alicia Vikander / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2015 / Prêmio de destaque Alicia Vikander / Vice-campeão
Prêmio GLAAD de Mídia  / 2 de abril de 2016  / Melhor Filme – Grande Lançamento / A Garota Dinamarquesa / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 10 de janeiro de 2016 / Melhor Ator em Filme – Drama / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 10 de janeiro de 2016 / Melhor Atriz em Filme – Drama / Alicia Vikander / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 10 de janeiro de 2016 / Melhor Trilha Sonora Original / Alexandre Desplat / Nomeado
Prêmios de cinema de Hollywood / 1 de novembro de 2015 / Prêmio de Diretor de Hollywood / Tom Hooper / Ganhou Prêmios de cinema de Hollywood / 1 de novembro de 2015 / Prêmio de atriz revelação de Hollywood / Alicia Vikander / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 9 de janeiro de 2016 Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Nomeado
Críticos de cinema de Nova York on-line / 6 de dezembro de 2015 Melhor desempenho inovador / Alicia Vikander / Ganhou                                                                                                                     Sociedade de Críticos de Cinema Online / 13 de dezembro de 2015 Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Nomeado
Festival Internacional de Cinema de Palm Springs / 2 de janeiro de 2016 / Prêmio Estrela em Ascensão / Alicia Vikander / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 14 de dezembro de 2015 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Nomeado
Cinema de San Diego / 14 de dezembro de 2015 / Artista Revelação / Alicia Vikander / Vice-campeão
Cinema de San Diego / 14 de dezembro de 2015 / Melhor corpo de trabalho / Alicia Vikander / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de São Francisco / 13 de dezembro de 2015 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor Diretor Tom Hooper / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Ganhou
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor Roteiro Adaptado / Lucinda Coxon / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor Trilha Sonora Original / Alexandre Desplat / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016/ Melhor Direção de Arte e Design de Produção / Eva Stewart / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de fevereiro de 2016 / Melhor Figurino / Paco Delgado / Nomeado
Prêmios do Screen Actors Guild / 30 de janeiro de 2016 / Desempenho excepcional de um ator masculino em um papel principal / Eddie Redmayne / Nomeado
Prêmios do Screen Actors Guild / 30 de janeiro de 2016 / Desempenho excepcional de uma atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis Gateway /21 de dezembro de 2015 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Cinema de St. Louis Gateway /21 de dezembro de 2015 / Melhor atriz / Alicia Vikander / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis Gateway 21 de dezembro de 2015 / Melhor Direção de Arte A Garota Dinamarquesa / Vice- / campeã
Prêmios Escolha Adolescente  / 31 de julho de 2016 / Melhor Atriz de Filme: Drama / Alicia Vikander / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 21 de dezembro de 2015 / Melhor Ator Internacional / Eddie Redmayne / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 21 de dezembro de 2015 / Melhor Atriz Internacional / Alicia Vikander / Nomeado
Festival Internacional de Cinema de Veneza / 11 de setembro de 2015 / Leão estranho / Tom Hooper / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 7 de dezembro de 2015 Melhor ator / Eddie Redmayne / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / Melhor atriz coadjuvante / Alicia Vikander / Nomeado
Círculo de Críticas de Cinema Feminino / 17 de dezembro de 2015 / Melhor ator / Eddie Redmayne / Ganhou
Círculo de Críticas de Cinema Feminino / 17 de dezembro de 2015 / Prêmio Mulher Invisível / Alicia Vikander / Ganhou

Fotos:

Os elenco
Os elenco
Os bastidores
Os bastidores
Oola Paulson
Oola Paulson
Oola Paulson e Einar Wegener
Oola Paulson e Einar Wegener
O atelie
O atelie
Lili e Gerda no quarto
Lili e Gerda no quarto
Lili de frente o espelho
Lili de frente o espelho
Henrik
Henrik
Henrik e Lili
Henrik e Lili
Hans Axgil
Hans Axgil
Gerda Wegener
Gerda Wegener
Einar Wegener
Einar Wegener
Einar Wegener e Gerda
Einar Wegener e Gerda
Einar Wegener com vestido
Einar Wegener com vestido
Einar com seu cachorro
Einar com seu cachorro
Dr Hexler
Dr Hexler
Desenho a garota dinamarquesa
Desenho a garota dinamarquesa
Atriz que interpreta Gerda
Atriz que interpreta Gerda