Annette O’Toole

Atriz Annete O'Toole sorrindo de lado para foto de cabelo curto e blusa rosa Imagoi
Annete O´Toole pousando para foto

Nome: Annette Toole
Nasceu: 1 de abril de 1952 – Houston, Texas
Signo: Áries
Altura: 1.6
Peso: 60kg
Fortuna: 185 milhões aprox.
Olhos: Azuis
Calçado: 36
Nacionalidade: norte-americano
Ocupações: Atriz, dançarina, cantora, compositora
Cônjuge/Esposa: Bill Geisslinger (1983–1993) – Michael McKean (1999–presente)
Crianças: 2

 

 

 

 

 

Começo de Vida

A mãe de Annette O’Toole tinha um estúdio de dança onde ela cresceu. Aos 2 anos de idade ela estreou na televisão, como uma criança no The Don Mahoney Kiddie Trooper Show. Aos 13 anos, após já estar 10 anos fazendo aula de canto e dança, ela e sua mãe se mudaram para Los Angeles durante um ano para ver se ela poderia ter uma carreira no show business. Ela conseguiu seu emprego profissional em dois meses, aonde ela dançou com Danny Kaye no The Danny Kaye Show. Ela conta que usou seu treinamento de canto e dança várias vezes, e que é um aprendizado que lhe trouxe muita disciplina e que isso é ótimo para um ator.

Seu primeiro papel foi em My Three Sons, esteve também em Gunsmoke, The Partridge Family, The Mod Squad e Hawaii Five-O. Ao longo dos anos, ela apareceu em mais de 40 séries, entre elas : Law & Order, Nash Bridges e The Outer Limits. Minisséries: Lonesome Dove, Dead by Sunset, Jewels. Filmes de TV, principalmente interpretando Tammy Wynette em Stand By Your Man e Rose Fitzgerald Kennedy em The Kennedys of Massachusetts, que a levou a receber uma indicação ao Emmy.

Uma de sua melhor lembrança de interpretação foi a de Beverly Marsh em It, de Stephen King, é uma de suas melhores lembranças. Ela havia interpretado uma caçadora de recompensas em The Huntress, a mãe adotiva de Clark Kent em Smallville e a mãe de Jim Carrey em Kidding. Atualmente, ela é regular na série Virgin River da Netflix, renovada para uma quinta temporada.

Estudou atuação com Peggy Feury no Loft Studio na Califórnia.

Foto de Annette O'Toole de vestido verde com as mãos na cintura
Annette pousando de vestido verde para foto

 

Começou sua carreira no cinema em 1975, aonde interpretou uma concorrente da Young American Miss em Smile, de Michael Ritchie. Desde então, ela começou a aparecer em filmes como 48 Hrs., Cat People e Superman III como Lana Lang. (Ela interpretou a mãe adotiva de Superman e, aqui, sua namorada.) Seu favorito é o filme de 1987 Cross My Heart, no qual ela co-estrelou com Martin Short como um casal em seu terceiro encontro.

Suas duas filhas do primeiro casamento são Nell Geisslinger e Anna Geisslinger.

Annette ama o teatro profundamente, apesar de todo  sucesso no cinema e na televisão. Após o término de  sua temporada de seis anos em Smallville, decidiu-se concentrar-se no teatro. Em seu primeiro teste em Nova York ela foi escalada para The Sea Gull. Kindness de Adam Rapp, Man from Nebraska de Tracy Letts e A Lovely Sunday For Creve Couer de Tennessee Williams foram umas das várias produções off-Broadway que ela apareceu. Third de Wendy Wasserstein, Magnolia de Regina Taylor e The Quality of Life de Jane Anderson foram produções regionais em que ela também apareceu.

Seu papel teatral mais gratificante foi em Southern Comfort no Public Theatre em 2016. Ela interpretou o homem transgênero Robert Eads, e recebeu o Prêmio Lucille Lortel.

Teve um relacionamento de 8 anos com Bruno Kirby.

Co-estrelar com Michael McKean no filme Lifetime Final Justice foi o evento mais fortuito de O’Toole. Se tornaram bons amigos durante as filmagens em Portland. Annette volta a LA, e seu primeiro encontro foi em um show da UCLA em 1997 com Bob Dylan, Joni Mitchell e Van Morrison. Um tempo depois eles se casaram, cada um trouxe os dois filhos que ambos tinham do casamento anterior.

Ela tem ascendência inglesa, irlandesa, escocesa, boêmia (tcheco) e cajun. Mary Elizabeth Matejowsky,  sua avó, era uma imigrante boêmia/checa.
Retomou sua carreira como atriz de teatro nos últimos anos. Ela já se apresentou em produções de obras novas e clássicas. Até gravou uma peça para o rádio.

 

Annete O'Toole jovem de cabelos ruivos pousando para a foto Imagoi
Annete O’Toole ainda jovem

 

Carreira

No filme Superman III interpretou a namorada adolescente de Clark Kent, Lana Lang, e sua mãe adotiva, Martha Kent, em Smallville: As Aventuras do Superboy (2001).
A canção “A Kiss At The End Of The Rainbow” foi ela quem co-escreveu para Os Grandes Músicos em 2003 com o marido Michael McKean. Em 2004 na apresentação do 8º Annual Art Directors Guild Awards em Beverly Hills o casal apresentou sua versão quando voltaram as aparições na TV e Rádio.

Annette arrecadau fundos para o capítulo de Maryland da Associação de Alzheimer através do talento que tem em tricotar. Ela desenhou um cobertor afegão que foi leiloado no eBay. Ela e seus colegas de elenco e equipe de Smallville: As Aventuras do Superboy (2001) tricotaram os quadrados que compunham o cobertor. Participou também de um projeto semelhante com outras tricoteiras de celebridades para arrecadar fundos para as pessoas afetadas pela tragédia de 11 de setembro.

É membro da Academy of Television Arts and Sciences.

Ela fez participações especiais em Gunsmoke em 1970 e Lei & Ordem em 2000.

Está ensaiando para uma remontagem off-Broadway de “A Gaivota“, de Anton Chekhov, na Classic Stage Company de Nova York.

Ela faz o papel de Paulina. A produção começa com prévias em 20 de fevereiro. Abre dia 13 de março. Fecha dia 30 de março. [janeiro de 2008]

Está voltando para a Playwrights Horizons Theatre Company de Nova York para interpretar o papel principal em “Kindness“, uma nova peça de Adam Rapp. A personagem de O’Toole é uma mãe de Illinois que vai para Manhattan com seu filho adolescente. A mãe é vítima de um casamento ruim e problemas de saúde.
Interpretou Lily Forrest em “Magnolia“, a peça de Regina Taylor. A peça foi exibida no Goodman Theatre de Chicago em 14 de março a 19 de abril.

Interpretou Paulina no renascimento Off-Broadway da Classic Stage Company de “The Seagull”.
Cantou “A Kiss At The End Of The Rainbow” com o marido Michael McKean durante várias datas como parte da turnê “Unwigged & Unplugged“. Esse evento envolve os membros do Spinal Tap. [Abril de 2009]
Em uma entrevista com Michael Rosenbaum, ela admitiu que era fã dos quadrinhos do Superman quando criança.
Annette ruiva e seu esposo Michael McKean pousando para a foto sorrindo juntos Imagoi
Annette e seu esposo Michael

Cena do filme Superman III com a participação de O’Toole

Annette atualmente foto recente de hoje sorrindo Imagoi
Annette atualmente

 

Com seu marido Michael McKean

 

Cena da segunda temporada da série O Justiceiro onde Annette participa do episódio Imagoi
O’Toole na segunda temporada de O Justiceiro

 

Referências: Wikipedia, IMDB e Imagoi.