Bombeiro Sam – Desenho Animado Da Wild Brain

Fireman Sam ( Bombeiro Sam em português) é uma animação britânica de comédia infantil. Narra sobre um bombeiro chamado Sam, seus companheiros bombeiros , e outros residentes na fictícia Welsh, vila rural de Pontypandy (a junção de duas cidades reais, Pontypridd e Tonypandy). A série veio da ideia de dois ex-bombeiros de Londres, Inglaterra, que levaram a sugestão ao artista e escritor Rob Lee, que desenvolveu o conceito, e a animação foi encomendada.

Fireman Sam surgiu pela primeira vez como Sam Tân ( Fireman Sam em Galês) no S4C em 1 de novembro de 1987, e algumas semanas depois na BBC One em 17 de novembro. O término da série original foi em 1994, e uma nova começou em 2005 na qual foi expandida o elenco de personagens. Na Escócia a série também foi intitulada como Sam Smalaidh em gaélico. A animação foi vendida para mais de 40 países e tem sido usada em todo o Reino Unido para promoção da segurança contra incêndios.

Com estilo de rock clássico a música-tema foi tocada por Mal Pope de 1987 a 1994, depois por um cantor diferente em um estilo de rock alternativo dos anos 2000, desde a transmissão do novo episódio de 2005.

Informações gerais

informações bombeiro SamGênero: Animação / Série infantil de televisão / Comédia / Aventura
Formato: Stop motion (1987-2008) / CGI (2008-presente)
Criado por: Rob Lee / Dave Gingell / Dave Jones
Escrito por: Vários
Vozes de: John Alderton / John Sparkes / Joanna Ruiz / Sarah Hadland /Steven Kynman / David Carling / Su Douglas / Tegwen Tucker / Ifan Huw Dafydd / Nigel Whitmey / John Hasler / Alex Lowe / Jo Wyatt
Narrado por: John Alderton (1987-1994)
Música por: Ben Heneghan / Ian Lawson / David Pickvance (2008-2019) / Blain Morris (até 2020)
País de origem: Reino Unido (País de Gales)
Linguagem original: Galês (S1-4) Inglês (S5-presente)
No. de série: 12
No. de episódios: 213

Produção

Produtor: Vários
Tempo de execução: 10 minutos (série) / 20 minutos (episódio especial de Natal)
Produtoras: Filmes de pára-choque (1987-1994) / HIT Entertainment (2005–2017) / Mattel Television (2017-presente)
Animação: Siriol Productions (2005-2008) / HRTv (2008–2010) /Grupo de Gestão Xing Xing (2008–2017) / Island of Misfits (2017-presente) / WildBrain Studios (2020-presente)
Distribuidor: S4C International (Temporada 1-5) / HIT Entertainment (Temporada 5–10) / WildBrain (temporada 11-presente).

Lançamento

Rede original: País de Gales-S4C / Reino Unido-BBC One (Série 1-4) / CBeebies (Série 5)
Cartoonito (Série 6 – presente) / Canal 5 (Série 8 – presente)
Formato de imagem: 576i (4: 3 SDTV) (1987-1994) / 576i (16: 9 SDTV) (2005–2012) / 1080i (HDTV 16: 9) (2012-presente)
Formato de áudio: Estéreo / 5.1 Surround Sound
Lançamento original: 17 de novembro de 1987 – presente

Abertura de Fireman Sam –  1987
 

Desenvolvimento

Dois ex-bombeiros de Londres , Inglaterra – Dave Gingell e David Jones deram ideia original após a compra da animação stop motion desenhada pelo artista Anthony Miller. Eles abordaram Mike Young , criador do SuperTed , em Barry , País de Gales e sugeriram que desenvolvessem seu conceito. A ideia foi levada então ao Diretor de Animação da S4C, Chris Grace, que já havia encomendado o SuperTed que viu o potencial da narrativa e encomendou a série. Um ilustrador de Cardiff, Rob Lee, criou os personagens, os enredos e o programa foi feito em stop motion. A elaboração de um minuto dessa forma de animação de fantoches pode levar até quatro dias. A série o Fireman Sam, foi até hoje traduzido para mais de 25 idiomas variados, incluindo o mandarim.

Todas as vozes dos personagens foram interpretadas por John Alderton na série original. A última animação da série usou vozes de diferentes atores.

História

Série original (1987-1994) 

A primeira exibição da série era composta por 32 episódios de dez minutos e um especial de Natal de 20 minutos. John Alderton fez a narração e todas as vozes dos personagens. Como personagem principal da animação tem – se o bombeiro Sam que interage tanto com os colegas do corpo de bombeiros quanto com o aldeão. Apesar de ser um lugar tão pequeno e com tão pouca atividade, a aldeia vê seu contingente de incêndios, que Sam e sua equipe podem controlar facilmente. A frota de veículos na estação de bombeiros incluem um motor de bombeiros Bedford TK de quatro rodas chamado Jupiter, um Range Rover Rescue Tender de seis rodas de 1982 chamado Venus e Trevor’s Bus, um Ford Transit Dormobile 1985. Sam tem seus colegas, Elvis Cridlington, oficial de estação Basil Steele (renomeado Norris Steele na nova série CGI ) e mais tarde Penny Morris (que veio de Newtown com o tender do fogo). Os moradores da aldeia são o motorista de ônibus / bombeiro auxiliar Trevor Evans, a dona de um café italiana Bella Lasagne, o encrenqueiro Norman Price, a mãe de Norman, Dilys Price, e os gêmeos Sarah e James Jones. As ferramentas de Sam incluem MOP, Bentley the Robot e Mechanical Master Chef.

Série original 1987 – 1994

A série original foi ao ar na S4C, quando foi lançada em 1987, na BBC One , durante os intervalos de tempo da BBC infantil. Uma curiosidade em relação aos uniformes é que na série original produzida em 1987 a 1994, os bombeiros usavam uniformes amarelo e preto, enquanto na série 2005 e na série CGI 2008 , os bombeiros agora possuem uniformes amarelo e azul.

A série Original foi indicada ao Prêmio BAFTA de Melhor Curta de Animação em 1988. Os destinatários potenciais foram Ian Frampton e John Walker.

Foi disponibilizada na BBC, Iplayer em novembro de 2020, a série completa (mais a Série 5).

Tema de abertura de Fireman Sam em vários idiomas 2005
 

Série 2005

Siriol Productions foi a produtora da série Fireman Sam em 2005, para HIT Entertainment , compreendendo vinte e seis episódios, cada um com dez minutos de duração. Os episódios da animação usaram técnicas mais modernas de massageamento em stop motion, incluindo bocas que se movem com o diálogo. Essa série apresentava todos os personagens originais, mas também apresentava alguns novos rostos, como Tom Thomas, o piloto australiano do helicóptero de resgate Wallaby One e o Mountain Rescue 4 × 4 Jeep, um fotógrafo repórter anônimo e a família Flood; consistindo em Mike, o Encanador, sua esposa Helen a Enfermeira e sua filha Mandy. Apesar de levemente baseado em um Bedford TK, o Júpiter atualizado tem seis rodas, com uma pintura e aparência ligeiramente revisadas. Vênus também recebeu uma modernização, com o seu design ostentando uma aparência atualizado mais genérico, embora não baseado em qualquer modelo da vida real, em particular. John Sparkes , Joanna Ruiz e Sarah Hadland dublaram os personagens principais. A CBeebies lançou a série em 2005 e repetições foram exibidas até 2007.

Série 2008 – Episódio 6.

Série CGI 2008 

Em 2008 a série foi repaginada, quando o show foi convertido para CGI. Houve mudança de Pontypandy de uma vila de pescadores à beira-mar, que antes era uma vila situada nas montanhas, embora os principais locais permaneçam nos mesmos lugares. Nesta série os pais dos gêmeos aparecem pela primeira vez; sua nova era, a mãe Bronwyn, e o pai pescador Charlie, irmão de Sam, que dirige um café, loja de peixe com batatas fritas chamado ‘Whole Fish Café‘. Xing-Xing produziu a série de 2008 a 2016, DHX Media (depois WildBrain), Island of Misfits for HIT Entertainment (mais tarde Mattel Creations, posterior Mattel Television) de 2017 até o presente.

O carro de bombeiros, Júpiter foi atualizado novamente, agora com uma dianteira retirada de um Volvo FL6 e uma faixa amarela foi adicionada à frente. Já no carro Vênus pequenas alterações foram feitas, que incluiu um bico de água adicionado ao topo de seu telhado. Trevor, ônibus foi atualizado para um visual mais moderno com faróis angulares. Novos veículos aparecem na série como a van de Mike Flood na sexta temporada, bem como Mercury (quadriciclo de incêndio), Saturn (drone infravermelho), The Pontypandy Flyer (locomotiva a vapor) e Bessie (primeiro carro de bombeiros de Steele) que foram introduzidos a partir da oitava temporada em diante.

As roupas foram renovadas ao longo da série (exceto para Norman Price).Incluindo uma repaginação para as roupas do bombeiro que adicionaram listras reflexivas e emblemas extras às suas túnicas. A personagem Dilys Price recebeu uma grande  mudança no visual que a viu recebendo maquiagem, óculos, cabelo preto, um colar e uma roupa atualizada. Os demais personagens também receberam pequenas atualizações em suas roupas.

Comparação das mudanças de Fireman Sam ao longo dos anos.

Desse modo, muitos personagens foram evidenciados nas caraterísticas de suas personalidades. Norman Price aparece muito mais travesso em consideração a série de 2005, onde suas travessuras eram frequentemente planejadas e seus acidentes eram devido a ideias mal planejadas em vez de esquemas ultrajantes. Visto por exemplo no episódio “Pontypandy Extreme”, em que Norman fica preso em um poço dos desejos depois de tentar descer para recuperar as moedas do fundo. Outras mostras são o rigor e maturidade do oficial de estação Steele e a diminuição de Elvis na competência geral. Exemplificando com o episódio onde um exercício de treinamento de primeiros socorros está ocorrendo, Elvis é repreendido por Steele por dançar com o boneco que está sendo usado. Conjuntamente, Steele não tem medo de libertar a criança dentro de si, mostrando interesse em empinar pipas e aviões de papel. Ele também casualmente faz ocorrer emergências e muitas vezes engasga com elas quando aparecem. E mais uma mudança aparece no nome do oficial de estação Steele para Oficial de estação Norris Steele.

Outras modificações incluem a retirada de Bella, embora seu café ainda possa ser visto em frente à loja de Dilys, a evidência está em uma loja de conveniência 7-Eleven chamada de “Preço Reduzido-Supermercado”. No entanto, Bella foi lançada em CGI na décima temporada, onde a razão por trás de sua ausência foi revelada quando ela se mudou para Newtown. Penny também agora tem outra corda em seu arco, já que ela é uma resgatadora do oceano treinada e o timoneiro de Netuno (o barco salva-vidas da vila). E ainda, Rosa e Dusty foram substituídos por Lion, Nipper e Radar.

Personagens foram acrescentados desde 2012 como: Fire Officer Boyce, um animal chamado Norris the Guinea Pig, cinco novos aldeões chamados Derek Price (originalmente apresentado na 6ª temporada como um personagem secundário, mas recorrente desde O Grande Incêndio de Pontypandy), Moose Roberts , Gareth Griffiths, Lily e a Sra. Chen.

Em 2014, mais personagens foram apresentados: um guarda costeiro chamado Ben Hooper, um mecânico e inventor chamado Joe Sparkes com sua esposa veterinária Lizzie Sparkes e sua filha Hannah Sparkes. Também, novos veículos foram introduzidos: um jet ski chamado Juno e um barco de bombeiros chamado Titan.

Os dubladores da série são Steven Kynman , Tegwen Tucker, David Carling e Su Douglas. Em 2012, John Hasler , Ifan Huw Dafydd e Nigel Whitmey se juntaram ao elenco, Alex Lowe e Jo Wyatt se juntaram ao elenco em 2014 e Harriet Kershaw se juntou ao elenco em 2015.

O episódio final da série anterior Fireman Sam foi exibido pela última vez por CBeebies exibiu em 28 de dezembro de 2007, antes do Channel 5 (de 2011) e do Cartoonito começarem a exibir esta série em 11 de fevereiro de 2008.

Episódio Ilha em Chamas  – O Bombeiro Sam

Episódios

Originalmente ao ar

Estação / Episódios / Primeiro ao ar / Última exibição
1 / 8 / 17 de novembro de 1987 / 5 de janeiro de 1988
2 / 8 / 25 de outubro de 1988 / 22 de dezembro de 1988
3 / 9 / 15 de outubro de 1990 / 10 de dezembro de 1990
4 / 8 / 25 de outubro de 1994 / 17 de novembro de 1994
5 / 26 / 4 de abril de 2005 / 25 de dezembro de 2005
6 / 26 / 11 de fevereiro de 2008 / 17 de março de 2008
7 / 26 / 18 de janeiro de 2009 / 20 de abril de 2009
8 / 26 / 3 de março de 2012 / 10 de novembro de 2012
9 / 25 / 7 de abril de 2014 / 3 de setembro de 2014
10 / 25 / 15 de fevereiro de 2016 / 26 de agosto de 2016
11 /13 / 18 de novembro de 2017 / 9 de maio de 2018
12 / 13 / 26 de outubro de 2020 / 9 de dezembro de 2020

Spin-offs 

BBC Vídeo lançou, em 1996, uma produção de palco que foi transformada em um longa-metragem a Fireman Sam In Action.

Fireman Sam, em 2009, surgiu com outros personagens infantis de TV em um single Children in Need. Single criado por Peter Kay .

The Great Fire of Pontypandy foi lançado em DVD e iTunes em 2010 como primeiro longa-metragem, e foi exibido em cinemas selecionados.

Houve uma adaptação para de Fireman Sam foi para um show musical ao vivo, que começou uma turnê no Reino Unido em junho de 2011.

O Amazon Prime lançou Fireman Sam, em 2014, usando vozes americanas em vez de vozes britânicas para crianças nos EUA.  Entretanto, os personagens de Tom Thomas, Moose Roberts e Bella Lasagna têm suas vozes regulares, respectivas australianas, canadenses e italianas (ao invés de serem dubladas por um dublador americano) devido aos seus sotaques. Este elenco inclui as vozes de Andrew Hodwitz, Jonah Ain, Maraget Brock, Lily Cassano, Dave Pender, Jacob James, Scott Lancastle, Ashley Magwood, Mike Pongrazc, Becky Shrimpton, Sarah Lynn Strange, Carter Treneer, Joe Marth (mais tarde substituído por Dave McRae), Adam Turgeon e Chrstia Clahane.

Filme Heroes of the Storm

O segundo longa-metragem da animação, Heroes of the Storm (também conhecido como Ultimate Heroes nos EUA), deveria ser lançado em setembro de 2015; no entanto, foi lançado para o público americano em novembro de 2014.

Recepção 

A citação do  site da ABC  sobre a série: “Todos os personagens se misturam em uma mistura atraente de diversão e entretenimento para crianças em todos os lugares”.
A recomendação para maiores de três anos foi dada pela Common Sense Media recomendou a série de 2005 , elogiando-a por mostrar como “ficar calmo em uma crise” e contar com uma equipe para resolver problemas. O site americano entendeu que “os caracteres, a comunidade, os sotaques e as expressões distintamente galeses podem representar alguns pequenos problemas de compreensão para as crianças deste lado do lago”, mas considerou isso um exemplo útil de vida em outra parte do mundo.

Controvérsias

Um fato curioso foi que descobriu-se que na Série 9, em julho de 2016, no episódio 6 – em que o personagem Elvis escorrega em um pedaço de papel e cai em uma pilha de papel, fazendo com que voem para todos os lados – uma das páginas que surgiram rapidamente foi identificado como uma página do Alcorão: “Surah Mulk, versículos 13-26”. A produtora Mattel pediu desculpas pelo acidente, retirou o episódio da transmissão e interrompeu o trabalho com a Xing Xing, a empresa de animação responsável pelo erro. A Mattel declarou: “Alguém da produtora pensou que eles estavam apenas colocando um texto aleatório. Não temos nenhuma razão para acreditar que foi feito de forma maliciosa.” A BBC recebeu mais de 1.000 reclamações e as encaminhou para o Canal 5 da BBC que não levou ao ar Fireman Sam desde 2008.

Dany Cotton, comissário dos bombeiros de Londres, em outubro de 2017, evidenciou o bombeiro Sam em uma campanha de combate ao sexismo e promoção do termo gênero neutro como bombeiro. Ela propôs que o Bombeiro Sam fosse rebatizado de “Bombeiro Sam”, e disse que a pesquisa mostrou que as mulheres desistem de uma carreira no serviço de bombeiros porque é visto como um trabalho para os homens. Ela também afirmou que como o Bombeiro Sam é visto por crianças desde cedo, ele reforça esse estereótipo.

Fonte/Referências: Wikipedia e IMDB. Além de pesquisa do site Imagoi.

Fotos / Personagens

criador de  bombeiro sam Dave Gingell
Dave Gingell criador de Fireman Sam.

 

criador de o bombeiro Sam Dave Jones
Dave Jones criador de Fireman Sam.

 

criador de o bombeiro sam Rod Lee
Rob Lee criador de Fireman Sam.

 

Personagem principal Sam
Personagem Sam Fireman Sam.

 

colega de Sam  Elvis Cridlington
Personagem Elvis Cridlington colega de Sam.

 

colega de Sam Penny Morris
Personagem Penny Morris colega de Sam.

 

 pai dos gêmeos Charlie
Personagem Charlie pai dos gêmeos.

 

irmãos gêmeos  Sarah e James
Personagens Sarah e James irmãos gêmeos.

 

Mãe dos gêmeos Bronwyn
Bronwyn mãe dos gêmeos.

 

encrenqueiro da série  Norman Price
Personagem encrenqueiro Norman Price.

 

mãe de Norman Dilys Price
Personagem Dilys Price mãe de Normam.

 

Mike Flood carpinteiro  de o Bombeiro Sam
Personagem Mike Flood carpinteiro de Fireman Sam.

 

Bella Lasagne dona de um Café Italiano de Fireman Sam
Personagem Bella Lasagne dona de um Café Italiano.

 

 Trevor Evans motorista e bombeiro auxiliar
Personagem Trevor Evans motorista e bombeiro auxiliar.

 

Primeiro carro de bombeiro Bessie
Bessie, primeiro carro de bombeiro de Fireman Sam.

 

Caminhão da animação Jupiter
Júpiter, caminhão de O Bombeiro Sam.

 

carro de bombeiro Vênus
Vênus, carro de O Bombeiro Sam.

 

Quadriciclo Mercury
Mercury, quadriciclo de O Bombeiro Sam.

 

The Pontypandy Flyer locomotiva a vapor
Locomotiva a vapor, The Pontypandy Flyer de O Bombeiro Sam.

 

Drone Saturn
Saturn ,drone de Fireman Sam.

 

Ônibus Trevor's Bus
Trevor’s Bus ônibus de O Bombeiro Sam.

 

carro de Mike Flood
Van de Mike Flood de O Bombeiro Sam.

 

1987 imagem do episódio
Imagem de Fireman Sam de 1987.
2005 cena do episódio
Imagem de Fireman Sam de 2005.

 

2018 cena do episódio
Imagem de Fireman Sam 2018.