Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 8 de setembro de 2003 a 7 de maio de 2004 no horário das 18 horas, em 209 capítulos, substituindo Agora É que São Elas e, em seguida, sendo substituída por Cabocla. Foi a 63ª novela das seis exibida pela emissora. Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes e direção de Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink, direção geral de Fabrício Mamberti e direção de núcleo de Jorge Fernando. Foi inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár.

Contou com as participações de Mariana Ximenes, Murilo Benício, Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.

Produção

Walcyr Carrasco teve como principal inspiração a opereta A Viúva Alegre, escrita pelo músico austríaco Franz Lehár em 1905, que conta a história de um conde que tenta seduzir uma jovem e rica viúva para salvar um pequeno país da falência. Outra inspiração para construção da novela foi a peça de teatro A Visita da Velha Senhora, escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt em 1956, que conta a história de uma mulher rica que retorna à sua cidade natal para se vingar do homem que a magoou e não assumiu a paternidade do filho, embora ela seja a esperança de todos de reestruturar o local. Antes da estreia, a trama recebeu classificação de 12 anos pelo Ministério da Justiça, o que impedia sua exibição antes das 20h. Após alguns cortes e readequações, foi reclassificada como livre e pôde estrear no horário.

As primeiras gravações da novela começaram na Argentina, em junho de 2003, mostrando a história de Ana Francisca e Ludovico neste país, utilizando como cenário pontos turísticos como Teatro Colón, o centro de Buenos Aires e o Parque Rosedal. Mariana Ximenes, Murilo Benício, Priscila Fantin, Samara Felippo, Nívea Stelmann, Laura Cardoso viajaram para Canela, na região serrana do Rio Grande do Sul, para gravação das cenas da primeira fase. Os pontos turísticos do Parque Estadual do Caracol foram utilizados em sobreposição às cenas aéreas externas da novela. A maior parte do elenco viajou também para São Francisco de Paula, também no Rio Grande do Sul, onde foi gravada a cena inicial do desfile municipal em comemoração ao aniversário da cidade, utilizando como locação a Ponte de Ferro do Passo do Inferno, no Parque da Cachoeira. Houve também gravações na região serrana do Rio de Janeiro e em São Lourenço, sul de Minas Gerais. Para divulgar a novela, a emissora firmou uma parceria com 23 restaurantes do Rio de Janeiro e 12 de São Paulo para lançar sobremesas à base de chocolate e pimenta criadas especialmente por confeiteiros para a trama, permanecendo nos cardápios por alguns meses.

Informações Gerais

Formato: Telenovela
Gênero: Comédia romântica
Duração: 50 minutos
Criador: Walcyr Carrasco
País de origem: Brasil
Idioma: Português
Diretor: Jorge Fernando
Roteirista: Thelma Guedes
Elenco: Mariana Ximenes / Murilo Benício / Elizabeth Savalla / Priscila Fantin / Drica Moraes / Marcello Novaes / Caco Ciocler / Tarcísio Filho / Fúlvio Stefanini / Lília Cabral / Cláudio Correia e Castro / Laura Cardoso / Osmar Prado / Denise Del Vecchio / Rosamaria Murtinho
Tema de abertura: “Chocolate com Pimenta”, Deborah Blando
Localização: Estúdios Globo (filmagem) / Ventura (cenário)
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 480i (SDTV)
Transmissão original: 8/setembro/2003 – 7/maio/2004
Episódios: 209

 

Abertura da novela Chocolate com Pimenta da Rede Globo

Enredo

A história começa em 1922, no interior do Rio Grande do Sul, quando o pai de Ana Francisca (Mariana Ximenes) é assassinado. Seguindo instruções deixadas por ele em um bilhete, ela se muda para Ventura, interior de São Paulo, para morar em um humilde sítio com uma parte da família que não conhece: sua avó paterna Carmem (Laura Cardoso), seu tio Margarido (Osmar Prado), a filha deste, sua prima Márcia (Drica Moraes) – manicure que, a partir da segunda fase da novela se torna dona de um salão de beleza e se acha muito chique para casar com qualquer homem – e seu primo órfão Timóteo (Marcello Novaes), além da agregada Dália (Carla Daniel).

A História de Ana Francisca, personagem interpretada por Mariana Ximenes em Chocolate com Pimenta

Para ajudar a família, ela trabalha como faxineira na Fábrica de Chocolates Bombom e se torna uma grande amiga de Ludovico (Ary Fontoura), dono do local e a quem ela acredita ser um simples operário devido a um contratempo. Por caridade, Ana consegue estudar em uma Escola Normal, onde é humilhada constantemente por ser pobre e considerada feia por todas, menos por Celina (Samara Felippo), sua única amiga no colégio. Mesmo assim, Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais disputado da cidade, além de sobrinho do prefeito, Vivaldo (Fúlvio Stefanini), se apaixona perdidamente por ela, o que desperta a ira da mimada Olga (Priscila Fantin), filha do delegado Terêncio (Ernani Moraes), que o ama e se une com a tia do rapaz, Bárbara (Lília Cabral), para elaborar um plano contra a moça.

Ao tentar contar para Danilo que está grávida, Ana esbarra em Bárbara, que envia o rapaz para São Paulo na desculpa de que seus pais estão doentes, mentindo para a jovem ao dizer que contará a ele da gestação.  Olga executa o plano de Bárbara, arma para que o submisso soldado Peixoto (Ângelo Paes Leme), que nutre um amor platônico – e não correspondido – pela herdeira de seu superior, despeje na rival de ambas um balde de tinta verde no dia do baile de formatura, recaindo a culpa sob Danilo. Desesperada, Ana é amparada por Ludovico, que revela sua identidade e decide se casar com ela para dar um futuro ao seu filho, tratando-lhe como um pai após o casamento, levando-a embora a Buenos Aires. Após sete anos, com a morte de Ludovico, uma nova Ana – refinada e coberta de joias – retorna a Ventura para se vingar dos que riram dela no passado. Ela tem planos de vender a fábrica de chocolates, condenando Ventura à ruína. A ardilosa irmã de Ludovico, Jezebel (Elizabeth Savala) – que não ficou com um centavo da herança e agora depende da caridade de Ana – decide se unir com o prefeito Vivaldo, o banqueiro Conde Klaus (Cláudio Correia e Castro) e o delegado Terêncio – os maiores prejudicados – para destruir Ana, contando ainda com a ajuda do golpista Sebastian (Tarcísio Filho), sobrinho de Conde, para tentar seduzir a viúva.

Ventura ainda guarda outras tramas. Os apaixonados Celina (Samara Felippo) e Guilherme (Rodrigo Faro) – amigo de Danilo formado em Direito que luta para se estabelecer como advogado na cidade – são alvos de inveja da irmã mais velha da moça, Graça (Nívea Stelmann), que também gosta do rapaz e é capaz de fingir que dormiu com ele para poder separá-los. Além disso, o pai de Celina, Reginaldo (Antônio Grassi), é contra o romance devido a um segredo do passado – Guilherme não sabe que é filho bastardo da dona do hotel, Margot (Rosamaria Murtinho) – e obriga a filha a se casar com o velho Conde Klaus, por ameaçar cobrar suas dívidas de jogo caso sua caçula recuse o matrimônio.

Bernadete (Kayky Brito), filha adotiva de Jezebel, só descobrirá mas à frente na novela que, na verdade, ela é um menino criado como menina por uma mentira da empregada Cândida (Yeda Dantas), sua mãe biológica. Selma (Juliana Alves) chega na segunda fase da novela como a irmã de Vera (Sabrina Rosa), Vitor/Joia (Luiz Antonio) e Vinícius/Beleza (Samuel Melo) e passa a atuar na fábrica como secretária. Ela se envolve com Maurício (Victor Pecoraro), neto do Conde Klaus, que hesita em assumi-la devido ao racismo do avô. Já Márcia tem um caso com o prefeito, que lhe retribui com joias falsas, embora tenha uma queda pelo primo Timóteo e a primeira-dama Bárbara a considere sua amiga. Enquanto isso, seu pai, Margarido, passa a se encantar por Dona Mocinha (Denise Del Vecchio), governanta contratada por Ludovico para cuidar de Ana e do herdeiro da mesma. Em meio a tantas histórias, Ana Francisca reencontrará Danilo, que, apesar de estar noivo a anos de Olga, jurou nunca mais se ligar a nenhuma mulher após se convencer de que Ana o trocou pelo dinheiro de Ludovico. Ela, por outro lado, segue profundamente magoada por ele não assumir o próprio filho, Tonico (Guilherme Vieira), sem saber que o mesmo não sabe a verdade. Em certo ponto, a história subverte os papéis típicos de vilão, visto que, com exceção de Olga, Sebastian e Bárbara, todos os antagonistas começam a ver vantagens em um romance entre os protagonistas, passando a tentar juntar Ana e Danilo novamente a todo custo. Porém, a vida de Ana ainda será abalada com uma nova amizade: a do bondoso Miguel (Caco Ciocler), um pintor misterioso de origem cigana que se apaixona pela jovem e esconde seu parentesco com Ludovico.

Jezebel faz um novo plano, porém, agora com o objetivo de unir Ana e Danilo

Elenco

Ator/Atriz: Personagem

  • Mariana Ximenes: Ana Francisca Mariano da Silva / Principal
  • Murilo Benício: Danilo Rodrigues Albuquerque / Principal
  • Priscila Fantin: Olga Gonçalves Lima / Principal
  • Elizabeth Savalla: Jezebel Canto e Mello / Principal
  • Caco Ciocler: Miguel / Principal
  • Tarcísio Filho: Sebastian / Principal
  • Drica Moraes: Márcia / Principal
  • Marcello Novaes: Timóteo Mariano da Silva / Principal
  • Lília Cabral: Bárbara Albuquerque / Principal
  • Fúlvio Stefanini: Vivaldo Albuquerque / Principal
  • Laura Cardoso: Carmem Mariano da Silva / Vó Carmem / Principal
  • Osmar Prado: Margarido / Principal
  • Denise Del Vecchio: Dona Mocinha / Principal
  • Carla Daniel: Dália / Principal
  • Samara Felippo: Celina Costa Andrade / Principal
  • Rodrigo Faro: Guilherme Oliveira Fernandes / Principal
  • Nívea Stelmann: Graça Costa Andrade / Principal
  • Cláudio Correia e Castro: Conde Klaus von Burgo / Principal
  • Ernani Moraes: Delegado Terêncio Lima / Principal
  • Tânia Bondezan: Marieta Gonçalves Lima / Principal
  • Ângelo Paes Leme: Soldado Peixoto / Principal
  • Guilherme Piva: Dr. Paulo / Principal
  • Maria Maya: Lili / Principal
  • Rosane Gofman: Roseli / Principal
  • Andréa Avancini: Ivete / Principal
  • Antônio Grassi: Reginaldo Andrade / Principal
  • Ary França: Epaminondas / Principal
  • Rosamaria Murtinho: Margot Oliveira Fernandes / Principal
  • Mônica Carvalho: Gigi / Principal
  • Ricardo Martins: Quincas / Principal
  • Marcelo Barros: Araújo / Principal
  • Hilda Rebello: Matilde / Principal
  • Victor Pecoraro: Maurício / Principal
  • Juliana Alves: Selma Cardoso de Almeida / Principal
  • Alexandre Barillari: Beto / Principal
  • Sabrina Rosa: Vera Cardoso de Almeida / Principal
  • Kayky Brito: Bernardete e Bernardo / Principal
  • Luiza Curvo: Cássia Gonçalves Lima / Principal
  • Gabriel Azevedo: Fabrício / Principal
  • Bruno Pereira: Thiago / Principal
  • Renato Rabello: Padre Eurico / Principal
  • Viviane Porto: Inácia / Principal
  • Yeda Dantas: Cândida / Principal
  • Renato Chocair: Eugênio / Principal
  • Francisco Fortes: Astolfo / Principal
  • Guilherme Vieira: Tonico / Principal
  • Marcela Barrozo: Estela Albuquerque – Estelinha / Principal
  • Luiz Antônio: Vitor Cardoso de Almeida – Joia / Principal
  • Samuel Melo: Vinícius Cardoso de Almeida – Beleza / Principal
  • Sabrina de Souza: Darlene / Principal
  • Cacá Bueno: Elias Gonçalves Lima / Principal
  • Jean Felipe: Palito / Principal

Chamada de Elenco Principal de Chocolate com Pimenta

  • Ary Fontoura: Ludovico Canto e Mello / Participação Especial
  • Patrícia França: Drª. Sofia Mendonça / Participação Especial
  • Lucinha Lins: Elvira / Participação Especial
  • Lauro Góes: Leonardo / Participação Especial
  • Jorge Fernando: Palhaço Crispim / Participação Especial
  • Marcos Frota: Morcego Voador / Participação Especial
  • Lucy Mafra: Venúsia / Participação Especial
  • Maria Sílvia: Dona Micaela / Participação Especial
  • Rosina Lobosco: Pureza / Participação Especial
  • Guilherme Leicam: Coroinha / Participação Especial
  • Daniel Barcellos: Amadeu / Participação Especial
  • Élida L’Astorina: Paula / Participação Especial
  • Sérgio Fonta: Lael / Participação Especial
  • Carlos Alberto: Juiz Almerindo / Participação Especial
  • Miriam Pires: Parteira de Graça / Participação Especial
  • Roberto Bomtempo: Juvenal / Participação Especial
  • Sônia de Paula: Dinorá / Participação Especial
  • Cássia Linhares: Nádia / Participação Especial
  • Malu Valle: Ismênia / Participação Especial
  • Jardel Mello: Romão / Participação Especial
  • Isaac Bardavid: Paulo / Participação Especial
  • Gustavo Ottoni: Meirinho / Participação Especial
  • Marco Miranda: Ladislau / Participação Especial
  • Odilon Wagner: Dono da fábrica de tecidos / Participação Especial
  • Charles Myara: Juca / Participação Especial
  • Cláudia Borioni: Madre superiora / Participação Especial
  • Mário César Camargo: Maquinista / Participação Especial
  • Fernanda Lobo: Lulu Parmê / Participação Especial
  • Keruse Bongiolo: Camélia / Participação Especial
  • Zezé Di Camargo & Luciano: Cascão & Cascudo / Participação Especial
  • Admys Meyer: Carmem / Participação Especial
  • Sarah Maciel: Bernardete / Participação Especial

Fotos

Personagem Ana Francisca em Chocolate com Pimenta
Personagem Ana Francisca, interpretada por Mariana Ximenes, em Chocolate com Pimenta
Personagem Olga em Chocolate com Pimenta
Personagem Olga, interpretada por Priscila Fantin, em Chocolate com Pimenta
Personagem Celina em Chocolate com Pimenta
Personagem Celina, interpretada por Samara Felippo, em Chocolate com Pimenta
Casamento de Floriano e Dona Mocinha em Chocolate com Pimenta
Casamento de Floriano e Dona Mocinha em Chocolate com Pimenta
Bernardo e Bernadete - Chocolate com Pimenta
Bernardo e Bernadete – Chocolate com Pimenta
Sebastian e seus golpes - Chocolate com Pimenta
Sebastian e seus golpes – Chocolate com Pimenta
Jezebel e seus golpes - Chocolate com Pimenta
Jezebel e seus golpes – Chocolate com Pimenta
Conde Klaus - Chocolate com pimenta
Conde Klaus – Chocolate com pimenta
Trio Romantico de Chocolate com Pimenta
Trio Romantico de Chocolate com Pimenta
Casamento de Ana Francisca e Ludovico
Casamento de Ana Francisca e Ludovico
Casamento de Soldado Peixoto e Olga
Casamento de Soldado Peixoto e Olga
Tonico, filho de Ana Francisca, em Chocolate com Pimenta
Tonico, filho de Ana Francisca, em Chocolate com Pimenta

 

Fonte / Referências: Wikipedia, IMDB, além de pesquisa do site Imagoi