Esposa de Mentirinha – Filme

Esposa de Mentirinha (título original: Just Go With it), é um filme de comédia romântica estadunidense de 2011, dirigido por Dennis Dugan, escrito por Allan Loeb e Timothy Dowling, e produzido por Adam Sandler, que também estrelou o filme ao lado de Jennifer Aniston. Contou também com as participações de Nicole Kidman, Nick Swardson e Brooklyn Decker.

Informações Gerais

Título Original: Just Go With it
Direção: Dennis Dugan
Produção: Adam Sandler / Jack Giarraputo / Heather Parry
Coprodução: Kevin Grady
Produção Executiva: Barry Bernardi / Allen Covert / Tim Herlihy / Steve Koren
Roteiro: Allan Loeb / Timothy Dowling
Baseado em: Cactus Flower, de I. A. L. Diamond / Cactus Flower, de Abe Burrows, Pierre Barillet e Jean Pierre-Gredy
Narração: Adam Sandler
Elenco Principal: Adam Sandler / Jennifer Aniston / Nick Swardson / Brooklyn Decker / Dave Matthews / Bailee Madison / Nicole Kidman
Gênero: Comédia Romântica
Música: Rupert Gregson-Williams
Direção de fotografia: Theo van de Sande
Direção de arte: Perry Andelin Blake
Figurino: Ellen Lutter
Edição: Tom Costain
Companhia(s) produtora(s): Happy Madison Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Distribuição no Brasil: Sony Pictures
Lançamento: Estados Unidos – 11 de fevereiro de 2011 / Brasil – 4 de março de 2011 / Portugal – 7 de abril de 2011
Idioma Original: inglês
Orçamento: US$ 80 milhões
Receita: US$ 214.945.591

Trailer do filme Esposa de Mentirinha

Produção

Originalmente intitulado “Holiday in Hawaii”, e depois Pretend Wife.  (Brasil: Esposa de Mentirinha /Portugal: Engana-me Que Eu Gosto).

O filme foi co-protagonizado por Brooklyn Decker, Nick Swardson, Bailee Madison e Griffin Gluck e conta ainda com a participação especial de Nicole Kidman.
Foi lançado em 11 de fevereiro de 2011, aniversário de Jennifer Aniston, pela Columbia Pictures. Foi lançado no Brasil em 4 de março de 2011.

Teve como base o filme de 1969 Cactus Flower, que foi adaptado de uma peça teatral anterior da Broadway escrita por Abe Burrows, que por sua vez foi baseado na peça francesa Fleur de Cactus.
O filme indiano de 2005, “Maine Pyaar Kyun Kiya?”   também é uma adaptação das peças teatrais e do filme de 1969.

Foi filmado entre 2 de março de 2010 e 25 maio de 2010 em Los Angeles, que é o local de residência e trabalho dos protagonistas, e nas ilhas Havaianas Maui e Kauai. Mas o filme se passa no Havaí. Os personagens ficam em um hotel havaiano chamado Waldorf Astoria. Na verdade, o filme foi filmado no Grand Wailea Resort em Maui, que é propriedade da Waldorf Astoria Hotels & Resorts. 

Maui é um dos locais mais espetaculares do Havaí e que pode ser simplesmente deslumbrante.
Um fato interessante é que um casal faz caminhadas na ilha de Maui, mas acabam chegando à segunda ilha, Kauai, nesta caminhada. É importante notar que a trilha no mundo real não pode conectar duas ilhas.

“Every Car You Chase” de Party Ben, uma nova versão de “Every Breath You Take” do grupo The Police, e  “Chasing Cars” de Snow Patrol, são algumas das músicas principais do filme.

Enredo

“Danny” Daniel Maccabee (Adam Sandler), é um renomado cirurgião plástico de Los Angeles que sempre sonhou em viver um relacionamento sério, mas que em 1988 aos 22 anos, foi infeliz em sua tentativa de casamento, após descobrir que sua noiva só iria se casar com ele por interesse pois ele se tornaria médico.  Após a descoberta, Danny desiste do casamento pouco antes do início da cerimônia, e vai beber sozinho em um bar, onde uma mulher jovem e bonita entra. Ela vê que Danny tem uma aliança de casamento na mão e pergunta a ele sobre sua esposa, ao que ele explica como ela o deixou recentemente por outra pessoa, e a mulher do bar acaba dormindo com ele.

A partir dali, para driblar a carência, Danny passou a vivenciar somente namoros sem compromissos e encontros de uma só noite, dizendo a todas as mulheres que conhece que vive uma relação infeliz (na qual sua “mulher” o trai ou lhe agride) e usando sempre sua antiga aliança para “simbolizar seu casamento”.  Vinte e três anos depois, agora aos 45 anos, ele toca sua vida, tendo sua assistente e melhor amiga Katherine (Jennifer Aniston) como fiel escudeira, uma mãe divorciada com dois filhos e ciente de seus esquemas.

Um dia, sem sua aliança da sorte, Danny conhece a bela e jovem professora de matemática Palmer (Brooklyn Decker) e a paixão toma conta de ambos. Até que Palmer encontra o anel e presume que ele seja casado. Ela se recusa a namorar com ele porque seus pais se divorciaram devido ao adultério, e termina a relação.

Palmer e Danny no hotel
Palmer e Danny no hotel

Disposto a reconquistar a jovem por quem se apaixonou de verdade, ao invés de dizer a verdade, Danny inventa que é casado, mas que está prestes a se separar. E então pede para Katherine fingir ser sua recém ex-mulher por alguns dias e se apresentar como tal para Palmer, que insiste em conhecê-la. Então Katherine inventa um nome, e começa a se passar por “Devlin” e eles vão comprar roupas novas para se vestir como uma esposa troféu.

Uma Katherine / “Devlin” transformada se encontra com Danny e Palmer e lhes dá sua bênção para o relacionamento. No entanto, Palmer, depois de ouvir Katherine falando ao telefone com seus filhos, presume que as crianças são filhos de Danny também, e insiste em conhecê-los.

Danny então combina um encontro somente com ele e as crianças para conhecê-las e combinar como será a farsa para Palmer. Os filhos de Katherine, Maggie (Bailee Madison) e Michael (Griffin Gluck), apelidados de “Kiki Dee” e “Bart”, respectivamente, impõem certas demandas para se passarem por seus filhos, e Danny aceita para continuar com a farsa e convencer Palmer.

Palmer conhece as crianças em um centro de recreação parecido com o de Chuck E. Cheese, onde Maggie adotou um sotaque britânico falso e Michael se mostra muito taciturno. Eles chantageiam Danny na frente de Palmer para levá-los todos para o Havaí. No aeroporto, todos são surpreendidos pelo primo idiota de Danny, Eddie (Nick Swardson), que adotou um disfarce austríaco de “Dolph Lundgren” (que Danny inventou antes) porque também quer ir para o Havaí. Para manter as mentiras, Danny e Katherine são forçados a levá-lo na viagem.

Juntos, todos vão para um resort no Havaí onde uma verdadeira aventura amorosa recheada de confusões de todos os tipos começa. Lá, Danny diz a Eddie que está pensando em pedir Palmer em casamento. Katherine reencontra uma antiga “colega” (na verdade rival) da faculdade, a fútil Devlin Adams (Nicole Kidman) e seu marido Ian Maxtone-Jones (Dave Matthews – marido da vida real), que aparentemente tem um casamento feliz. Por causa da rivalidade de longa data entre Katherine e Devlin, Katherine apresenta Danny como seu marido, em vez de admitir que é mãe solteira. Com o tempo, Katherine fica impressionada com Danny e sua maneira de se divertir com seus filhos, e as crianças começam a criar um relacionamento com Danny, pois enxergam nele a figura paterna.

Katherine novamente encontra Devlin, que a convida para jantar com Danny. Eddie concorda em levar Palmer para jantar para que Danny possa ir com Katherine. Como ele deveria ser um vendedor de ovelhas, o disfarce de Eddie quase foi descoberto,  quando ele é forçado a salvar a vida de uma ovelha de verdade que se engasgou com um apito de brinquedo. No jantar, Devlin pede a Danny e Katherine que contem um ao outro o que eles mais admiram um no outro e, conforme Danny e Katherine conversam, eles começam a sentir uma conexão. Mais tarde, quando Palmer e Eddie voltam do jantar, Palmer sugere que ela e Danny se casem agora, já que um Eddie bêbado contou a ela sobre os planos de noivado de Danny. Danny e Katherine ficam surpresos com sua proposta, mas Danny finalmente concorda. Danny depois liga para Katherine a respeito de sua confusão, mas Katherine diz que vai conseguir um emprego em Nova York para recomeçar sua vida.

No dia seguinte, Palmer confronta Katherine sobre os sentimentos de Danny por ela, e ela nega. Katherine então encontra Devlin em um bar e admite que ela fingiu ser casada com Danny para evitar constrangimento. Devlin confessa que está se divorciando de Ian porque ele é gay, e também que ele não inventou o iPod, mas ganhou dinheiro processando o Los Angeles Dodgers após ser atingido por uma bola suja. Katherine confidencia à ela sobre estar apaixonada por Danny, mas Danny aparece atrás dela, lhe dizendo que não se casará com Palmer e que está apaixonado por ela. Enquanto isso, na viagem de avião de volta ao continente, Palmer conhece um jogador de tênis profissional (Andy Roddick) que compartilha seus interesses. Algum tempo depois, Danny e Katherine se casam.

Katherine e Danny finalmente ficam juntos
Katherine e Danny finalmente ficam juntos

Elenco

  • Adam Sandler: Dr. Daniel “Danny” Maccabee
  • Jennifer Aniston: Katherine Murphy, later Maccabee / Devlin Maccabee
  • Bailee Madison: Maggie Murphy / Kiki Dee Maccabee
  • Griffin Gluck: Michael Murphy / Bart Maccabee
  • Nick Swardson: Eddie Simms / Dolph Lundgren
  • Brooklyn Decker: Palmer Dodge
  • Nicole Kidman: Devlin Adams
  • Dave Matthews: Ian Maxtone-Jones
  • Rachel Dratch: Kirsten Brant
  • Kevin Nealon: Adon
  • Heidi Montag: Kimberly
  • Minka Kelly: Joanna Damon
  • Rakefet Abergel: Patricia
  • Dan Patrick: Tanner Patrick
  • Mario Joyner: Henderson
  • Keegan-Michael Key: Ernesto
  • Allen Covert: Brian (Soul Patch)
  • Andy Roddick: ele mesmo
  • Jake Shimabukuro: homem tocando ukulele
  • Lori Heuring: Lori
  • Jackie Sandler: Veruca

Dublagem em Português

  • Adam Sandler: Alexandre Moreno
  • Jennifer Aniston: Élida L’Astorina
  • Nicole Kidman: Miriam Ficher
  • Nick Swardson: Manolo Rey
  • Brooklyn Decker: Evie Saide
  • Bailee Madison: Pamella Rodrigues
  • Griffin Gluck: Yago Machado
  • Dave Matthews: Reginaldo Primo
  • Kevin Nealon: Marcelo Sandryni
  • Rachel Dratch: Angélica Borges
  • Dan Patrick: Mauro Ramos
  • Minka Kelly: Marisa Leal
  • Jackie Sandler: Aline Ghezzi
  • Rakefet Abergel: Flávia Fontenelle
  • Keegan Michael Key: Ricardo Schnetzer
  • Lilian Tapia: Márcia Morelli
  • Gene Pompa: Eduardo Dascar
  • Mario Joyner: Marcelo Sandryni
  • Azer Greco: Pedro Soares
  • Julie Dixon Jackson: Ilka Pinheiro
  • Brendon Eggertsen: Matheus Perissé
  • Heidi Montag: Christiane Louise

Lançamento

O filme foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos e no Canadá em 11 de fevereiro de 2011, e liderou as bilheterias do fim de semana com US$ 30.5 milhões.
Arrecadou um total de US$ 103.028.109 somente nos Estados Unidos e Canadá, bem como US$ 111.917.482 internacionalmente, trazendo um total bruto de US$ 214.945.591. Muito dos totais estrangeiros veio da Rússia, onde arrecadou US$ 13.174.937.

Recepção

O filme arrecadou mais de US$ 214 milhões, tornando-se um sucesso de bilheteria, no entanto, o filme recebeu críticas negativas dos críticos e ganhou dois prêmios do Framboesa de Ouro de pior ator e pior diretor.

No agregador Metacritic, o filme tem um índice de 33/100, baseado em 31 resenhas, indicando “críticas geralmente desfavoráveis”.
No Rotten Tomatoes, baseado em 137 comentários críticos, tem uma taxa de aprovação de apenas 19%, com uma classificação média de 3,77/10.

O público pesquisado pela CinemaScore deu ao filme uma nota B na escala de A a F.

O Telegraph nomeou o filme em sua lista de “dez piores filmes de 2011”, dizendo que é “um remake grosseiro e superpovoado de Cactus Flower, servido como um malandro de fraudes em série”.

Lisa Schwarzbaum, do Entertainment Weekly’s escreveu que o filme “é salvo de um desastre total, porém, por Jennifer Aniston“, que tem um “timing cômico especializado” e “joga como uma adulta”.

O filme foi indicado a cinco prêmios Framboesa de Ouro como Pior Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman), Pior Ator Coadjuvante (Nick Swardson) e Pior casal na tela (Adam Sandler com Jennifer Aniston ou Brooklyn Decker), vencendo duas, de Pior Ator (Adam Sandler) e de Pior Diretor (Dennis Dugan).

Também recebeu duas indicações ao Prêmios MTV Movie & TV de melhor atuação cômica para Adam Sandler e melhor atriz para Jennifer Aniston.

Katherine após sua transformação visual
Katherine após sua transformação visual

Curiosidades

Quando Adam Sandler e sua família atravessam a ponte, uma família lhes diz que a ponte foi feita apenas para uma pessoa. Os dois filhos são filhos de Adam Sandler, Sadie Sandler e Sunny Sandler, e a mulher carregando um deles é a cunhada de Adam Sandler, Alexandra Titone.

Uma piada interna do filme é a cena em que a personagem de Decker encontra sua alma gêmea óbvia no avião – o tenista profissional Andy Roddick – os dois são casados na vida real.

Prêmios e Indicações

Framboesa de Ouro (Golden Raspberry Awards) – Abril/2012

  • Pior Ator: Adam Sandler – Venceu
  • Pior Ator Coadjuvante: Nick Swardson – Indicado
  • Pior Atriz Coadjuvante: Nicole KidmanIndicado
  • Pior Casal em cena: Adam Sandler e Jennifer Aniston / Adam Sandler e Brooklyn Decker – Indicado
  • Pior Diretor: Dennis Dugan

Teen Choice Awards – Agosto/2011

  • Melhor Filme de Comédia Romântica: Indicado
  • Revelação em Filme (feminino): Brooklyn Decker – Venceu
  • Melhor Atriz em Filme de Comédia Romântica: Jennifer AnistonIndicado
  • Melhor Ator em Filme de Comédia Romântica: Adam Sandler – Indicado
  • Química em filmes: Adam Sandler e Jennifer Aniston – Venceu

Fotos do Filme Esposa de Mentirinha

Divulgação do Filme Esposa de Mentirinha
Divulgação do Filme Esposa de Mentirinha
Adam Sandler como Danny
Adam Sandler como Danny
Kathy e Danny na piscina
Kathy e Danny na piscina
Eddie, Katherine e Danny
Eddie, Katherine e Danny
Katherine e Danny
Katherine e Danny
Katherine e seus filhos
Katherine e seus filhos
Katherine, Danny e Palmer
Katherine, Danny e Palmer
Jennifer Aniston como Katherine
Jennifer Aniston como Katherine
Katherine e Danny
Katherine e Danny
Danny e os filhos de Katherine
Danny e os filhos de Katherine
Danny no jantar
Danny no jantar
Devlin e Katherine dançando Hula
Devlin e Katherine dançando Hula
Cena do filme
Cena do filme
Eddie e Katherine
Eddie e Katherine
Jantar com todos
Jantar com todos
Katherine e Danny
Katherine e Danny
Jen e Adam no filme
Jen e Adam no filme
Os protagonistas
Os protagonistas
Palmer e Danny
Palmer e Danny
Palmer
Palmer
Bailee Madison, Jennifer Aniston e Griffin Gluck
Bailee Madison, Jennifer Aniston e Griffin Gluck
Jennifer Aniston e Adam Sandler
Jennifer Aniston e Adam Sandler
Jennifer Aniston, Adam Sandler, Brooklyn Decker e Nicole Kidman
Jennifer Aniston, Adam Sandler, Brooklyn Decker e Nicole Kidman
Jennifer Aniston, Brooklyn Decker e Nicole Kidman
Jennifer Aniston, Brooklyn Decker e Nicole Kidman
Jennifer Aniston
Jennifer Aniston
Brookly Decker
Brooklyn Decker
Keith Urban e Nicole Kidman
Keith Urban e Nicole Kidman
Nicole Kidman, Adam Sandler e Jennifer Aniston
Nicole Kidman, Adam Sandler e Jennifer Aniston
Nicole Kidman, Jennifer Aniston e Adam Sandler
Nicole Kidman, Jennifer Aniston e Adam Sandler
Nicole Kidman
Nicole Kidman

Vídeos do Filme Esposa de Mentirinha

Entrevista com Jennifer Aniston e Adam Sandler (em inglês)

Cena “Coisas que adoro em você”

Reveja a cena cômica da sobrancelha

Relembre a cena “A pessoa que eu amo”

Veja cenas dos bastidores (em inglês)

 Fontes / Referências: Wikipedia, IMDB, além da pesquisa do site Imagoi.