Game of Thrones – O melhor da 1ª temporada
Game of Thrones é uma série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss, e baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin. Game of Thrones é filmada no Canadá, na Croácia, na Islândia, em Malta, em Marrocos, na Espanha, na Irlanda do Norte, na Escócia e nos Estados Unidos. A primeira temporada da série estreou em 17 de abril de 2011, na HBO, nos Estados Unidos, e a oitava e última temporada estreou em 14 de abril de 2019, e terminou em 19 de maio de 2019.
Muito aguardada desde seus primeiros estágios de desenvolvimento, Game of Thrones foi muito bem recebida pela crítica especializada. Sua primeira temporada foi indicada em vários prêmios, incluindo o Emmy do Primetime de melhor série de drama e o Globo de Ouro de melhor série dramática; Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister, venceu o Emmy do Primetime de melhor ator coadjuvante em série dramática e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em série de televisão. A série também conquistou o Emmy de melhor projeto de créditos principais, e possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Game of Thrones ganhou 59 Emmys, mais do que qualquer outra série de televisão.
A série entrou para o Livro de Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo. O número foi alcançado graças ao segundo episódio da quinta temporada, intitulado “The House of Black and White”. Na sexta temporada da série, a emissora HBO decidiu produzir um talk show para Game of Thrones, chamado After the Thrones, assim como a emissora AMC fez com a série Breaking Bad, produzindo um talk show chamado Talking Bad. Com o mesmo formato de Thronecast e Talking Dead, o programa After the Thrones apresenta recapitulações, comentários e teorias de Game of Thrones e é exibido nas segundas-feiras pela HBO Now, HBO Go, HBO on Demand e pela própria emissora HBO.
Informações Gerais
Formato: Série
Gênero: Fantasia / Drama em série
Duração: 50–82 minutos
Criador(es): David Benioff / D. B. Weiss
Baseado em: A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: Inglês
Produtor(es): Mark Huffam / Frank Doelger / Chris Newman / Greg Spence / Lisa McAtackney / Bryan Cogman / Duncan Muggoch
Produtor(es) executivo(s): David Benioff / D. B. Weiss / Carolyn Strauss / Frank Doelger / Bernadette Caulfield / Bryan Cogman / Miguel Sapochnik / David Nutter
Distribuída por: Warner Bros. Television Distribution
Elenco: ver Lista de personagens de Game of Thrones
Tema de abertura: “Main Title”
Compositor da música-tema: Ramin Djawadi
Empresa(s) de produção: Television 360 / Grok! Television / Generator Entertainment / Startling Television / Bighead Littlehead
Localização: Irlanda do Norte / Croácia / Islândia / Espanha / Malta / Marrocos
Emissora de televisão original: HBO
Formato de exibição: 1080i (16:9 HDTV)
Formato de áudio: Dolby Digital 5.1
Transmissão original: 17 de abril de 2011 – 19 de maio de 2019
Nº de temporadas: 8
Nº de episódios: 73
Programas relacionados: After the Thrones Thronecast
Sinopse
Situada nos continentes fictícios de Westeros e Essos, a série centra-se no Trono de Ferro dos Sete Reinos e segue um enredo de alianças e conflitos entre as famílias nobres dinásticas, seja competindo para reivindicar o trono ou lutando por sua independência.
Episódios
Temporada: 1 / Episódios: 10 / Estréia: 17 de Abril de 2011
Temporada: 2 / Episódios: 10 / Estréia: 1 de Abril de 2012
Temporada: 3 / Episódios: 10 / Estréia: 31 de Março de 2013
Temporada: 4 / Episódios: 10 / Estréia: 6 de Abril de 2014
Temporada: 5 / Episódios: 10 / Estréia: 12 de Abril de 2015
Temporada: 6 / Episódios: 10 / Estréia: 24 de Abril de 2016
Temporada: 7 / Episódios: 7 / Estréia: 16 de Julho de 2017
Temporada: 8 / Episódios: 6 / Estréia: 14 de Abril de 2019
1ª Temporada (2011)
A série se inicia quando Ned Stark, senhor de Winterfell e protetor do Norte, é convidado para se tornar o principal conselheiro (conhecido como o Mão do Rei) do Rei Robert Baratheon dos Sete Reinos de Westeros. Ned, em segredo, recebe uma carta de Lysa, irmã de sua esposa Catelyn, que lhe dá motivo para acreditar que seus rivais, a Casa Lannister — da qual a esposa do rei, a Rainha Cersei, faz parte — causaram a morte de Jon Arryn, o Mão do Rei anterior. Ned entra na missão de ir para o sul a fim de ajudar o rei a governar como também a descobrir quem matou Jon Arryn. Enquanto isso, além do Mar Estreito, o príncipe exilado Viserys Targaryen arranja um casamento para sua irmã Daenerys com Khal Drogo, em troca do exército de Drogo para tomar o Trono de Ferro que é seu por direito.
2ª Temporada (2012)
Os Sete Reinos entram em guerra, com o autoproclamado Rei do Norte, Robb Stark, lutando a fim de ganhar a independência para seu povo e para o povo das Terras Fluviais. Robb percebe que precisa ganhar a fidelidade do povo independente das Ilhas de Ferro, e envia seu melhor amigo Theon Greyjoy para conversar com seu pai, Balon Greyjoy, que está armando planos para seu próprio benefício. Enquanto isso, o príncipe Joffrey Baratheon assume o Trono de Ferro com o apoio da poderosa Casa Lannister, porém, seus tios, Renly e Stannis Baratheon, entram em disputa para tomar o trono. Assim como Renly e Stannis, a princesa Daenerys agora com três dragões jovens, segue o plano de Viserys em busca de aliados para reivindicar também o Trono de Ferro. Enquanto todos disputam pelo governo absoluto de Westeros, Tyrion Lannister chega em Porto Real para se tornar conselheiro do rei, mas acaba enfrentando a oposição de sua intrigante irmã, Cersei, que em segredo, é a verdadeira conselheira de seu filho Joffrey.
3ª Temporada (2013)
Os Sete Reinos permanecem presos pela guerra civil. O autoproclamado Rei Renly Baratheon é assassinado, o que altera as alianças na guerra, principalmente para a Casa Stark que fica em desvantagem após Theon Greyjoy tomar posse de Winterfell. Robb Stark, traído por seu amigo Theon, decide portanto marchar e reconquistar o Norte, mas acaba caindo em uma armadilha arquitetada por Tywin Lannister, pai da Rainha Cersei. O cruel Rei Joffrey Baratheon também conquista uma grande vitória ao garantir uma aliança com a Casa Tyrell, após derrotar seu tio Stannis. Agora, Joffrey comanda os maiores exércitos do reino e seu triunfo parece ser inevitável. Enquanto isso, no outro lado do Mar Estreito, Daebnerys autoproclama-se rainha e adquire um grande exército de soldados chamados de Imaculados para ajudá-la a conquistar Westeros.
4ª Temporada (2014)
Enquanto a Casa Stark está à beira da extinção — ou, pelo menos é o que o reino em geral acredita —, quatro filhos de Ned lutam para sobreviver. Sansa Stark continua sendo refém do Trono de Ferro e é forçada a se casar com Tyrion; enquanto Rickon Stark procura a segurança da Última Lareira e da ferozmente leal Casa Umber. Bran Stark e seus companheiros, Hodor, Jojen e Meera Reed, atravessam a Muralha perseguindo uma visão; enquanto Arya Stark, que perdeu tudo, foge para o continente de Essos a fim de voltar para se vingar. A Casa Lannister e a Casa Tyrell decidem se tornar invencíveis através do casamento entre Rei Joffrey e Margaery Tyrell, mas nem tudo sai como o esperado para os Lannisters e Joffrey sofre consequências. Daenerys abole a escravidão em Essos, mas seus dragões lhe causam grandes problemas fazendo-a tomar decisões difíceis.
5ª Temporada (2015)
A Guerra dos Cinco Reis, que se acreditava estar chegando ao fim, entra em uma nova e mais caótica fase. Daenerys Targaryen torna-se cada vez mais poderosa e sua fama não passa despercebida por ninguém em Westeros. Tyrion Lannister foge para Essos e alia-se com Daenerys após ser traído por sua família. Sansa Stark consegue fugir de Porto Real e é forçada a se casar com o novo usurpador de Winterfell, Ramsay Bolton. Na disputa direta pelo governo, Cersei e a Rainha Margaery disputam para ter influência sobre o novo rei, Tommen Baratheon. Cersei se alia ao sacerdote Alto Pardal para afastar a Casa Tyrell da corte. Jon Snow — filho bastardo de Ned Stark — tem a difícil missão de unir seus companheiros da Patrulha da Noite com os Selvagens — povo nômade que mora para-lá-da-muralha — para enfrentar ameaças vindas do extremo Norte.
6ª Temporada (2016)
No Norte, Sansa Stark e Theon Greyjoy conseguem escapar de Winterfell, que está sob a cruel liderança de Ramsay Bolton. Bran Stark se torna O Corvo de Três Olhos, e como vidente ele tem visões sombrias do passado e futuro de Westeros. Jon Snow ganha o respeito de seus colegas da Patrulha da Noite e consegue uma aliança com os Selvagens, que juntos decidem recuperar Winterfell. Em Porto Real, a Casa Tyrell consegue minar o poder de Cersei Lannister após ela ser traída e humilhada pelo Alto Pardal, porém, a rainha consegue grandes êxitos. Em Essos, a Rainha Daenerys consegue garantir mais combatentes e aliados para sua guerra, enquanto Arya Stark conclui seu treinamento de guerreira e volta para Westeros, dando início a sua vingança.
GAME OF THRONES: OS 5 PERSONAGENS MAIS PODEROSOS por Ei nerd
7ª Temporada (2017)
A tensão sobre quem irá ficar com o Trono de Ferro aumenta. Daenerys finalmente consegue chegar em Westeros, ocupar Pedra do Dragão — ilha ancestral dos Targaryen —, e iniciar os combates iniciais contra os exércitos de Cersei Lannister. Cersei ganha vantagem ao se aliar com o autoproclamado rei das Ilhas de Ferro, Euron Greyjoy, e sua Frota de Ferro. As irmãs Arya e Sansa Stark se reencontram em Winterfell, e precisam superar armadilhas de cunho político para se manter unidas. À procura de um minério que pode ajudar no combate contra os Caminhantes Brancos — criaturas místicas que querem dominar Westeros —, Jon Snow vai ao encontro de Daenerys em Pedra do Dragão. Ela é convencida por Jon sobre as criaturas e chega a conhecer a crueldade do Rei da Noite, que não mede esforços para dominar os Sete Reinos.
8ª Temporada (2019)
O Rei da Noite, ao lado de seu exército de Caminhantes Brancos, atravessam a Muralha e marcham a fim de exterminar todos os humanos. Daenerys chega em Winterfell com seu exército ao lado de Jon, e Cersei recebe os mercenários da Companhia Dourada em Porto Real. Arya e Bran se reencontram com Jon, enquanto Samwell Tarly revela para Jon seu verdadeiro parentesco como herdeiro do trono. O desentendimento entre Daenerys e Jon pela coroa se torna evidente; no entanto, para que possam conquistar o Trono de Ferro, os dois se unem com o objetivo de derrotar o Rei da Noite e, posteriormente, Cersei, e assim decidir o destino dos Sete Reinos.
Elenco e Personagens Principais
Sean Bean: Eddard “Ned” Stark
Mark Addy: Robert Baratheon
Nikolaj Coster-Waldau: Jaime Lannister
Michelle Fairley: Catelyn Stark
Lena Headey: Cersei Lannister
Emilia Clarke: Daenerys Targaryen
Iain Glen: Jorah Mormont
Harry Lloyd: Viserys Targaryen
Kit Harington: Jon Snow
Sophie Turner: Sansa Stark
Maisie Williams: Arya Stark
Richard Madden: Robb Stark
Alfie Allen: Theon Greyjoy
Isaac Hempstead Wright: Bran Stark
Jack Gleeson: Joffrey Baratheon
Rory McCann: Sandor “Cão de Caça” Clegane
Peter Dinklage: Tyrion Lannister
Jason Momoa: Khal Drogo
Aidan Gillen: Petyr “Mindinho” Baelish
Liam Cunningham: Davos Seaworth
John Bradley: Samwell Tarly
Stephen Dillane: Stannis Baratheon
Carice van Houten: Melisandre
James Cosmo: Jeor Mormont
Jerome Flynn: Bronn
Conleth Hill: Varys
Sibel Kekilli: Shae
Natalie Dormer: Margaery Tyrell
Charles Dance: Tywin Lannister
Oona Chaplin: Talisa Maegyr
Rose Leslie: Ygritte
Joe Dempsie: Gendry
Kristofer Hivju: Tormund Giantsbane
Gwendoline Christie: Brienne de Tarth
Iwan Rheon: Ramsay Bolton
Hannah Murray: Gilly
Michiel Huisman: Daario Naharis
Nathalie Emmanuel: Missandei
Indira Varma: Ellaria Sand
Dean-Charles Chapman: Tommen Baratheon
Tom Wlaschiha: Jaqen H’ghar
Michael McElhatton: Roose Bolton
Jonathan Pryce: Alto Pardal
Jacob Anderson: Verme Cinzento
Notas
- Na sexta e na sétima temporada, Ned Stark é interpretado por Sebastian Croft e Robert Aramayo em cenas de flashback.
- Na quinta temporada, Cersei Lannister é interpretada por Nell Williams em uma cena de flashback.
- Na terceira temporada, Daario Naharis é interpretado por Ed Skrein.
- Na primeira e na segunda temporada, Tommen Baratheon é interpretado por Callum Wharry.
- Na primeira temporada, Jaqen H’ghar é interpretado por um ator não-creditado.
Elenco e Personagens Coadjuvantes
Julian Glover: Grande Meistre Pycelle
Ian Beattie: Meryn Trant
Kristian Nairn: Hodor
Mark Stanley: Grenn
Natalia Tena: Osha
Art Parkinson: Rickon Stark
Esmé Bianco: Ros
Hafþór Júlíus Björnsson: Gregor Clegane
Dominic Carter: Janos Slynt
Eugene Simon: Lancel Lannister
Nell Tiger Free: Myrcella Baratheon
Ron Donachie: Rodrik Cassel
Donald Sumpter: Meistre Luwin
Amrita Acharia: Irri
Roxanne McKee: Doreah
Gethin Anthony: Renly Baratheon
Ian Gelder: Kevan Lannister
Francis Magee: Yoren
Elyes Gabel: Rakharo
Elyes Gabel: Ilyn Payne
Ian McElhinney: Barristan Selmy
Luke Barnes: Rast
Peter Vaughan: Meistre Aemon
Josef Altin: Pypar
Owen Teale: Alliser Thorne
Brian Fortune: Othell Yarwyck
Lino Facioli: Robin Arryn
Joseph Mawle: Benjen Stark
Kate Dickie: Lysa Arryn
Susan Brown: Septã Mordane
Dar Salim: Qotho
Jamie Sives: Jory Cassel
Emun Elliott: Marillion
Clive Mantle: Grande Jon Umber
Mia Soteriou: Mirri Maz Duur
Miltos Yerolemou: Syrio Forel
Finn Jones: Loras Tyrell
Ben Hawkey: Torta Quente
Gerard Jordan: Biter
Andy Beckwith: Rorge
Eros Vlahos: Lommy Greenhands
John Stahl: Rickard Karstark
Richard Dormer: Beric Dondarrion
Daniel Portman: Podrick Payne
Ben Crompton: Eddison Tollett
Gemma Whelan: Yara Greyjoy
Robert Pugh: Craster
Tony Way: Dontos Hollard
Steven Cole: Kovarro
Ralph Ineson: Dagmer
Nonso Anozie: Xaro Xhoan Daxos
Ian Hanmore: Pyat Pree
Fintan McKeown: Amory Lorch
Forbes KB: Lorren Negro
Simon Armstrong: Qhorin Halfhand
Nicholas Blane: Rei das Especiarias
Slavko Juraga: Rei da Seda
Karl Davies: Alton Lannister
Tara Fitzgerald: Selyse Florent
William & James Wilson: Pequeno Sam
Anton Lesser: Qyburn
Diana Rigg: Olenna Tyrell
Kerry Ingram: Shireen Baratheon
Ellie Kendrick: Meera Reed
Thomas Brodie-Sangster: Jojen Reed
Noah Taylor: Locke
Ciarán Hinds: Mance Rayder
Tobias Menzies: Edmure Tully
Paul Kaye: Thoros de Myr
Clive Russell: Brynden Tully
Mackenzie Crook: Orell
Philip McGinley: Anguy
Dan Hildebrand: Kraznys mo Nakloz
Paul Bentley: Alto Septão
Charlotte Hope: Myranda
Will Tudor: Olyvar
Daniel Tuite: Lothar Frey
Tim Plester: Walder Negro Rivers
Brenock O’Connor: Olly
Roger Ashton-Griffiths: Mace Tyrell
Pedro Pascal: Oberyn Martell
Yuri Kolokolnikov: Styr
Joseph Gatt: Thenn warg
Elizabeth Webster: Walda Bolton
Joel Fry: Hizdahr zo Loraq
Rupert Vansittart: Yohn Royce
Max von Sydow: Corvo de Três Olhos
Kae Alexander: Leaf
Vladimir Furdik: Rei da Noite
Faye Marsay: A Órfã
Michael Condron: Bowen Marsh
Hannah Waddingham: Septã Unella
Rosabell Laurenti Sellers: Tyene Sand
Jessica Henwick: Nymeria Sand
Keisha Castle-Hughes: Obara Sand
DeObia Oparei: Areo Hotah
Alexander Siddig: Doran Martell
Toby Sebastian: Trystane Martell
Ian Whyte: Wun Weg Wun Dar Wun
Richard Rycroft: Meistre Wolkan
Staz Nair: Qhono
Bella Ramsey: Lyanna Mormont
Paul Rattray: Harald Karstark
Richard E. Grant: Izembaro
Joe Naufahu: Khal Moro
Essie Davis: Lady Crane
Leigh Gill: Bobono
Rob Callender: Clarenzo
Pilou Asbaek: Euron Greyjoy
Tim McInnerny: Robett Glover
James Faulkner: Randyll Tarly
Tom Hopper: Dickon Tarly
Jim Broadbent: Arquimeistre Ebrose
Brendan Cowell: Harrag
Megan Parkinson: Alys Karstark
Notas
- Na sexta temporada, Hodor é interpretado por Sam Coleman (originalmente chamado de Wylis) em cenas de flashback.
- Na primeira temporada, Gregor Clegane é interpretado por Conan Stevens, e por Ian Whyte na segunda temporada.
- Na primeira e na segunda temporada, Myrcella Baratheon é interpretada por Aimee Richardson.
- Na sexta temporada, Rodrik Cassel é interpretado por Fergus Leathem em cenas de flashback.
- Na sexta temporada, Benjen Stark é interpretado por Matteo Elezi em cenas de flashback.
- Na primeira temporada, Rickard Karstark interpretado por Steven Blount.
- Na primeira temporada, Beric Dondarrion é interpretado por David Michael Scott.
- Na segunda temporada, Selyse Florent é interpretada pela atriz não-creditada Sarah MacKeever.
- Na terceira, na quarta e na quinta temporada, Pequeno Sam é interpretado por atores extras infantis não-creditados.
- Na terceira temporada, Lothar Frey é interpretado por Tom Brooke.
- Na quarta temporada, o Corvo de Três Olhos é interpretado por Struan Rodger.
- Na quarta temporada, Leaf é interpretada por Octavia Alexandru.
- Na quarta e na quinta temporada, o Rei da Noite é interpretado por Richard Brake.
- Na sexta temporada, Dickon Tarly é interpretado por Freddie Stroma.
Produção
Conceito e Desenvolvimento
O desenvolvimento da série começou em janeiro de 2007. A emissora HBO, depois de adquirir os direitos autoriais de A Song of Ice and Fire, com a intenção de transformar os livros em uma série de televisão, contratou David Benioff e D. B. Weiss para roteirizarem e servirem como produtores executivos da série, que iria cobrir todo o material relevante de cada livro em cada temporada. Inicialmente, foi planejado que David Benioff e D. B. Weiss escreveriam todos os episódios, com exceção de um, por temporada, que o autor dos livros e co-produtor executivo George R. R. Martin iria escrever. Entretanto, Jane Espenson e Bryan Cogman foram adicionados ao time de roteiristas, onde cada um escreveu um episódio da primeira temporada.
“The Sopranos na Terra Média” foi a tagline para a série, que Benioff sugeriu por brincadeira, referindo-se ao conteúdo sombrio de intriga e o cenário de fantasia. A fantasia é descrita como incidental da série, com o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, achando a história atraente ao invés de mágica e exótica, apesar da nova política de desenvolvimento do canal de “dar uma chance a programas a que não daríamos uma chance cinco anos atrás”. Todavia, a HBO contratou o linguista David J. Peterson, da Sociedade de Criação de Língua, para desenvolver a língua dothraki — “possuindo seu som único, vocabulário de mais de 1.800 palavras e estrutura gramatical complexa” — para ser usada na série.
O primeiro e o segundo rascunhos do roteiro do episódio piloto de Benioff e Weiss foram submetidos em agosto de 2007 e junho de 2008, respectivamente. Embora a HBO tenha gostado dos dois rascunhos, um dos dois pilotos não foi encomendado até novembro de 2008, com a greve dos roteiristas dos Estados Unidos, entre 2007 e 2008, possivelmente adiando o processo. O episódio piloto, “Winter Is Coming”, foi filmado pela primeira vez em 2009; após uma recepção ruim em uma exibição particular, a HBO exigiu uma extensa mudança (cerca de 90% do episódio, com mudanças no elenco e na direção).
O piloto custou à HBO de US$ 5-10 milhões para produzir, enquanto o orçamento da primeira temporada foi estimado em US$ 50-60 milhões. Na segunda temporada, a série recebeu um aumento de 15% no orçamento para a batalha de “Blackwater” (que tinha um orçamento de US$ 8 milhões). Entre 2012 e 2015, o orçamento médio por episódio aumentou de US$ 6 milhões para “pelo menos” US$ 8 milhões. O orçamento da sexta temporada foi superior a US$ 10 milhões por episódio, totalizando uma temporada superior a US$ 100 milhões e um recorde de série.
Escolha do Elenco
Nina Gold e Robert Sterne foram os principais diretores de elenco da série. Através de um processo de audições e leituras, o elenco principal foi montado. As únicas exceções foram Peter Dinklage e Sean Bean, que os escritores queriam desde o início; eles foram anunciados para estarem no piloto em 2009. Outros atores contratados para o piloto foram Kit Harington como Jon Snow, Jack Gleeson como Joffrey Baratheon, Harry Lloyd como Viserys Targaryen e Mark Addy como Robert Baratheon. Addy foi, de acordo com os showrunners Benioff e Weiss, o ator mais fácil de escalar para a série, devido ao seu desempenho na audição. Alguns dos personagens do piloto foram reformulados para a primeira temporada: Catelyn Stark foi inicialmente interpretada por Jennifer Ehle, mas o papel foi reformulado com Michelle Fairley. Daenerys Targaryen também foi reformulada com Emilia Clarke, que substituiu Tamzin Merchant. O restante do elenco da primeira temporada foi preenchido no segundo semestre de 2009.
Embora muitos do elenco tenham retornado após a primeira temporada, os produtores tiveram muitos novos personagens a serem lançados para cada uma das temporadas seguintes. Devido ao grande número de novos personagens, Benioff e Weiss adiaram a introdução de vários personagens-chave na segunda temporada e fundiram vários personagens em uma ou atribuíram funções de enredo a diferentes personagens. Alguns personagens recorrentes foram reformulados ao longo dos anos; por exemplo, Gregor Clegane foi interpretado por três atores diferentes, enquanto Dean-Charles Chapman, que interpretou Tommen Baratheon, também interpretou um personagem Lannister.
Game of Thrones teve um numeroso elenco, sendo considerado o maior elenco da televisão. Durante a produção da terceira temporada, foram 257 nomes no elenco. Em 2014, vários contratos dos atores foram renegociados para incluir a opção de uma sétima temporada, e incluía aumentos de salário que supostamente fizeram do elenco o mais bem pago da televisão a cabo.
Roteiro
Game of Thrones teve sete escritores em seis temporadas. Os criadores da série, David Benioff e D. B. Weiss, escreviam a maioria dos episódios a cada temporada.
O autor de A Song of Ice and Fire, George R. R. Martin, escreveu um episódio em cada uma das quatro primeiras temporadas. Martin não escreveu um episódio para as temporadas posteriores, pois queria se concentrar em completar o sexto livro (The Winds of Winter). Jane Espenson co-escreveu um episódio da primeira temporada como escritora iniciante.
Bryan Cogman, inicialmente um coordenador de roteiro da série, foi promovido a produtor na quinta temporada. Cogman, que escreveu pelo menos um episódio nas cinco primeiras temporadas, começou a trabalhar na sala dos roteiristas com Benioff e Weiss. Antes de sua promoção, Vanessa Taylor (escritora durante a segunda e terceira temporadas) trabalhou em estreita colaboração com Benioff e Weiss. Dave Hill se juntou à equipe de roteiristas na quinta temporada depois de trabalhar como assistente de Benioff e Weiss. Embora Martin não estivesse na sala dos roteiristas, ele lia o roteiro e fazia comentários.
Benioff e Weiss às vezes atribuíam personagens a escritores específicos; por exemplo, Cogman foi designado para Arya Stark na quarta temporada. Os escritores passavam várias semanas escrevendo um esboço dos personagens, incluindo o material dos livros a usar e os temas gerais. Depois que esses contornos individuais eram concluídos, eles passavam mais duas a três semanas discutindo o arco individual de cada personagem principal e organizando-os episódio por episódio. Um esboço detalhado era criado, com cada um dos escritores trabalhando em uma parte para criar um script para cada episódio. Cogman, que escreveu dois episódios para a quinta temporada, levou um mês e meio para concluir os dois roteiros. Eles são lidos por Benioff e Weiss, que faziam anotações e partes do roteiro eram reescritas. Todos os dez episódios eram escritos antes do início das filmagens, pois são filmados fora de ordem com duas unidades em países diferentes.
Benioff e Weiss escreviam cada um de seus episódios juntos, com um deles escrevendo a primeira metade do roteiro e o outro a segunda metade. Depois disso, eles revisavam, para fazer anotações e reescrever as partes dele.
Filmagens
As filmagens da primeira temporada começaram em 26 de julho de 2010, com cenas gravadas no Paint Hall Studio em Belfast, Irlanda do Norte, e em Malta. Outros locais incluem o Castelo de Shane, Magheramorne, e o Parque Florestal de Tollymore.
Na segunda temporada, Dubrovnik, Croácia, foi usada em vez de Malta para as cenas de Porto Real e outros cenários. Cenas que se passam ao Norte da Muralha foram filmadas na Islândia, no glaciar de Vatnajökull. Novos locais de filmagem na Irlanda do Norte incluem o The Linen Mill Film & Television Studios, o porto de Ballintoy, o Castelo de Gosford em Markethill e a praia de Downhill Strand. A quinta temporada foi filmada em Andaluzia, na Espanha, onde foram gravadas as cenas no Reino de Dorne.
A quinta temporada acrescentou Sevilha, na Espanha, que foi usada para filmar as cenas de Dorne. A sexta temporada, que começou a ser filmada em julho de 2015, voltou para a Espanha e foi filmada em Girona e Peníscola. A produção da sétima temporada retornou novamente para a Espanha, filmando em Sevilha, Cáceres, Almodóvar del Río, Santiponce, Zumaia e Bermeo.
As filmagens da sétima temporada começaram em 31 de agosto de 2016 no Titanic Studios, em Belfast, no Reino Unido, com trabalhos de localização para serem realizados na Islândia, na Irlanda do Norte, e em vários locais na Espanha. As filmagens continuaram até o final de fevereiro de 2017, conforme necessário, para garantir o clima de inverno em alguns locais da Europa.
Direção
Todas as temporadas de dez episódios de Game of Thrones tem de quatro a seis diretores, que geralmente dirigem episódios consecutivos. Alex Graves, David Nutter e Alan Taylor dirigiram a maioria dos episódios da série, com seis cada um. Daniel Minahan dirigiu cinco episódios, e Michelle MacLaren, Mark Mylod, Jeremy Podeswa, Alik Sakharov e Miguel Sapochnik dirigiram quatro cada um. Brian Kirk dirigiu três episódios durante a primeira temporada, e Tim Van Patten dirigiu os dois primeiros episódios da série. Neil Marshall dirigiu dois episódios, ambos com grandes cenas de batalha: “Blackwater” e “The Watchers on the Wall”. Outros diretores foram Jack Bender, David Petrarca, Daniel Sackheim e Michael Slovis. Matt Shakman dirigiu dois episódios na sétima temporada. David Benioff e D. B. Weiss também dirigiram um episódio cada um.
Aspectos Técnicos
Alik Sakharov foi diretor de fotografia do episódio piloto. A série teve um número de cineastas, e recebeu sete indicações no Primetime Emmy Award na categoria Cinematografia Pendente de Série de Câmera Única.
Oral Norrey Ottey, Frances Parker, Martin Nicholson, Crispin Green, Tim Porter e Katie Weiland editaram a série para um número variável de episódios. Katie Weiland recebeu o prêmio Primetime Emmy Award na categoria Edição de Imagem de Câmera Única Pendente de Série Dramática, em 2015.
Maquiagem
Durante as três primeiras temporadas, Paul Engelen foi maquiador principal e maquiador protético de Game of Thrones junto com Melissa Lackersteen, Conor O’Sullivan e Rob Trenton. No início da quarta temporada a equipe de Paul Engelen foi substituída por Jane Walker e sua equipe, composta por Ann McEwan, Barrie Gower e Sarah Gower.
Som
Incomum para uma série de televisão, a equipe de som recebe um corte brusco da temporada completa e a aborda como um filme de dez horas. Embora a primeira e a segunda temporada tivessem equipes de som diferentes, uma equipe ficou responsável pelo som desde então. Para os sons de sangue e violência da série, a equipe muitas vezes usa uma camurça. Para os rugidos dos dragões, sons de tartarugas acasalando, golfinhos, focas, leões e pássaros foram usados.
Abertura
A abertura da série foi criada pelo estúdio de produção Elastic para a HBO. O diretor de criação, Angus Wall, e seus colaboradores receberam o prêmio Primetime Emmy Award, em 2011, na categoria Projeto de Título Principal pela abertura, que retrata um mapa tridimensional do mundo fictício da série. O mapa é projetado no interior de uma esfera, que é centralmente iluminada por um pequeno sol em uma esfera armilar. À medida que a câmera se move pelo mapa, focando nos locais dos eventos do episódio, os mecanismos da máquina se entrelaçam e permitem que prédios e outras estruturas surjam do mapa. Acompanhados pela música de abertura, os nomes do elenco principal e da equipe criativa aparecem. A abertura termina depois de cerca de 90 segundos, com o logotipo e breves créditos de abertura que indicam o(s) escritor(es) e diretor(es) do episódio. Sua composição muda à medida que a história avança, com novos locais substituindo aqueles que são menos proeminente ou simplesmente não são.
Música
A música para a série é composta por Ramin Djawadi. A trilha sonora da primeira temporada, que foi escrita há cerca de dez semanas antes da estreia da série, foi publicada pela gravadora Varèse Sarabande, em junho de 2011. Os álbuns das trilhas sonoras das temporadas seguintes foram lançadas, com faixas das bandas The National, The Hold Steady e Sigur Rós. Ramin Djawadi compôs temas para cada uma das casas principais da série, e também para alguns dos personagens principais. Os temas podem evoluir ao longo do tempo, como o tema de Daenerys Targaryen, que começou pequeno, e então, se tornou mais poderoso após cada temporada. Inicialmente, seu tema começou com um único instrumento, um violoncelo, e, mais tarde, Ramin Djawadi incorporou mais instrumentos a ele.
Idioma
Os personagens de Westeros, em Game of Thrones, falam inglês britânico, muitas vezes (mas não consistentemente) com o sotaque da região inglesa correspondente à região do personagem em Westeros; Eddard Stark (Guardião do Norte) fala com um sotaque do norte, nativo do ator Sean Bean, e o Lorde do Sul, Tywin Lannister, fala com um sotaque do sul. Os personagens que são de fora de Westeros, muitas vezes, têm um sotaque não-britânico.
Embora o inglês seja a língua comum de Westeros, os produtores encarregaram o linguista David J. Peterson na construção de línguas Dothraki e Valirianas, com base nas poucas palavras dos livros; os diálogos Dothraki e Valirianos acompanham legendas frequentemente em inglês. Segundo a BBC, durante a série, estas línguas fictícias foram ouvidas por mais pessoas do que as línguas galesa, irlandesa e gaélica escocesa juntas.
Recepção
Influência Cultural
Game of Thrones foi creditado por aumentar a popularidade dos temas de fantasia e a aceitação do gênero pela mídia. Antes da estreia da segunda temporada da série, a CNN escreveu: “Depois deste fim de semana, você terá dificuldades em encontrar alguém que não é fã de alguma forma de fantasia épica”. De acordo com Ian Bogost, Game of Thrones continua uma série de adaptações bem sucedidas, começando com a trilogia The Lord of the Rings, em 2001, e continuando com a série de filmes Harry Potter, que estabeleceram a fantasia como um gênero com um grande mercado lucrativo e qualidade artística. Game of Thrones é a série de maior audiência da HBO, alcançando uma média de 6.84 milhões de telespectadores na quarta temporada.
Resposta da Crítica
As primeiras críticas da primeira temporada foram muito positivas, com os críticos notando o quão bem feito era o mundo de Westeros, os personagens convincentes, e dando atenção especial para a força dos atores mais jovens. No agregador Metacritic, a primeira temporada de Game of Thrones obteve uma aprovação de 79/100, baseado em 28 avaliações, indicando “críticas geralmente favoráveis”. Tom Goodman, em sua crítica para o The Hollywood Reporter, disse: “em alguns minutos da épica série da HBO, Game of Thrones, fica claro que a expectativa estava certa e que a espera valeu a pena”. Mary McNamara do Los Angeles Times escreveu: “…uma grandiosa e trovejante série de intrigas políticas e psicológicas, eriçada com personagens vívidos, cruzadas com enredos tentadores e temperadas com um salpico de fantasia”.
A segunda temporada também foi muito bem recebida pela crítica especializada. No Metacritic, a temporada possui uma aprovação de 88/100, baseado em 26 avaliações, indicando “aclamação universal”. A Entertainment Weekly elogiou a história “vívida, vital e bem divertida”, e o The Hollywood Reporter considerou que a série “provou ser uma das melhores série de televisão”, sendo a única o gênero dramaticamente comparável a séries como Mad Men e Breaking Bad. O The New York Times foi a única publicação a dar uma crítica negativa para a temporada, desaprovando a falta de complexidade dos personagens e seu grande número, como também o enredo sinuoso.
Outras Mídias
Vídeo Game
A série inspirou vários videogames baseados nas séries de TV e de livros. O jogo de estratégia Game of Thrones Ascent se vincula à série da HBO, disponibilizando personagens e cenários para os jogadores quando eles aparecem na televisão. A Behavior Interactive desenvolveu um jogo de estratégia free-to-play baseado na série para dispositivos móveis. “Reigns: Game of Thrones”, um spin-off da série de videogames de estratégia “Reigns”, foi desenvolva pela Nerial, publicada pela Devolver Digital, e com lançamento em outubro de 2018.
Mercadoria e Exposição
A HBO licenciou uma variedade de mercadorias baseadas em Game of Thrones, incluindo jogos, armas e armaduras de réplica, jóias, bonecas bobblehead da Funko, cerveja da Ommegang e roupas. A mercadoria de alta qualidade inclui um relógio de pulso Ulysse Nardin de US$ 10.500 e uma réplica de resina de US$ 30.000 do Trono de Ferro. Em 2013 e 2014, uma exposição itinerante de figurinos, adereços, armaduras e armas da série visitou as principais cidades da Europa e das Américas.
Material de Acompanhamento
Thronecast: O Guia Oficial de Game of Thrones, uma série de podcasts apresentados por Geoff Lloyd e produzidos por Koink, foi lançado no site da Sky Atlantic e na loja britânica do iTunes durante a série; um novo podcast, com análises e entrevistas ao elenco, é lançado após cada episódio. Em 2014 e 2015, a HBO encomendou o Catch the Throne, dois álbuns de rap sobre a série.
Um livro complementar, Inside HBO’s Game of Thrones (ISBN 978-1-4521-1010-3), do escritor da série Bryan Cogman, foi publicado em 27 de setembro de 2012. O livro de 192 páginas, ilustrado com arte conceitual e por trás dos livros, fotografa cenas, cobre a criação das duas primeiras temporadas da série e seus principais personagens e famílias.
After the Thrones é um pós-show ao vivo no qual os anfitriões Andy Greenwald e Chris Ryan discutem episódios da série. Ele foi ao ar na HBO Now, toda segunda-feira após cada episódio desde a sexta temporada. A “Game of Thrones Live Concert Experience”, foi uma turnê orquestral norte-americana em 28 cidades que apresentou a trilha sonora da série com o compositor Ramin Djawadi, começou em fevereiro de 2017 e foi concluída em abril de 2017. Uma segunda turnê ocorreu em 2018 nas cidades da Europa e América do Norte.
O conjunto de Blu-ray e DVD de cada temporada contém várias sequências curtas de animação narradas pelo elenco como seus personagens, enquanto detalham os eventos da história de Westeros. Para a sétima temporada, foi desenvolvida a série animada de prequel Game of Thrones: Conquest & Rebellion, ilustrada em um estilo de animação diferente dos vídeos anteriores. A série se concentra na conquista de Aegon Targaryen dos Sete Reinos de Westeros.
Séries Sucessoras
Em maio de 2017, após anos de especulação sobre possíveis séries sucessoras, a HBO encomendou Max Borenstein, Jane Goldman, Brian Helgeland, Carly Wray e Bryan Cogman para desenvolver séries sucessoras individuais de Game of Thrones; todos os escritores deveriam trabalhar individualmente com George R. R. Martin, que também co-escreveu dois dos roteiros. D. B. Weiss e David Benioff disseram que não estariam envolvidos em nenhum dos projetos.
Martin disse que todos os conceitos em discussão eram prequels, embora acredite que o termo “show sucessor” se aplique melhor a esses projetos, pois não são spin-offs de Game of Thrones no sentido tradicional. Ele descartou a Rebelião de Robert (a queda do pai de Daenerys por Robert Baratheon) como uma idéia possível e revelou que alguns podem estar situados fora de Westeros. Mais tarde, ele declarou: “pelo menos dois deles são solidamente baseados em material de Fogo e Sangue”. Em setembro de 2018, o presidente de programação da HBO, Casey Bloys, disse que alguns dos projetos foram abandonados completamente, enquanto outros permanecem como possibilidades para o futuro. Em maio de 2019, Martin afirmou que outros dois projetos ainda estavam na fase de roteiro. Em abril de 2019, Cogman confirmou que seu prequel não avançaria.
Bloodmoon
Em 8 de junho de 2018, a HBO encomendou um piloto para uma série prequel de Game of Thrones com Jane Goldman como showrunner e Martin como co-criador. O prequel aconteceria na Era dos Heróis, um período que começa aproximadamente 10.000 anos antes dos eventos de Game of Thrones. Eventos notáveis desse período incluem a fundação de Casas poderosas, a Longa Noite quando os Caminhantes Brancos desceram para Westeros e a Invasão Ândala quando os Ândalos imigraram de Essos e conquistaram a maior parte de Westeros. Martin sugeriu The Long Night como um título para a série. Em 13 de maio de 2019, foi relatado que o programa já havia começado a ser filmado em Belfast, sob o título de trabalho Bloodmoon. S.J. Clarkson foi anunciado para dirigir e produzir o piloto executivo, enquanto Naomi Watts foi escalada como protagonista feminina, interpretando “uma senhora nobre carismática que esconde um segredo obscuro”. Outros regulares da série deveriam incluir: Josh Whitehouse, Toby Regbo, Ivanno Jeremiah, Georgie Henley, Naomi Ackie, Denise Gough, Jamie Campbell Bower, Sheila Atim, Alex Sharp, Miranda Richardson, Marquis Rodriguez, John Simm, Richard McCabe, John Heffernan e Dixie Egerickx. Em setembro de 2019, Martin afirmou que o piloto estava em pós-produção, mas em outubro de 2019 foi anunciado que a HBO havia decidido não avançar com a série de Goldman.
House Of The Dragon
Em setembro de 2019, Nellie Andreeva, da Deadline Hollywood, relatou que uma segunda prequela de Martin e Ryan Condal que “acompanha o início e o fim da Casa Targaryen” estava perto de receber um pedido de piloto da HBO; o projeto não é considerado um sexto script original, pois se baseia na idéia de Cogman de 2017. Esta prequel, intitulada House of the Dragon, foi escolhida diretamente para ser série em 29 de outubro de 2019. A série de 10 episódios será baseada no material de Fire & Blood, tendo como produtor executivo Martin, Vince Gerardis, Condal e Miguel Sapochnik; os dois últimos devem ser showrunners também.
Prêmios e Indicações
Game of Thrones ganhou vários prêmios desde que estreou como uma série, incluindo 58 Emmy Awards, 5 Screen Actors Guild Award e um Peabody Award; detém os recordes do prêmio Emmy por ambas as vitórias em uma série de televisão com roteiro, superando o recorde de 37 vitórias mantidas por Frasier desde 2004 e pela maioria das indicações para um drama com 161. Em 2013, o Writers Guild of America listou Game of Thrones como a 40ª série de “melhor escrita” da história da televisão. Em 2015, o The Hollywood Reporter colocou a série na quarta posição na lista de “melhores programas de TV de todos os tempos”, enquanto em 2016 a série foi classificada em sétimo lugar na lista “Os 50 melhores programas de TV de todos os tempos” da Empire. No mesmo ano, a Rolling Stone a nomeou como o décimo segundo “maior programa de TV de todos os tempos”.
Em 18 de setembro de 2016, na 68ª edição do Emmy, o principal prêmio da televisão americana, a série foi recordista de indicações, com 23. Game of Thrones ganhou 16 Emmys naquela noite, tornando-se a série mais vencedora da história desta premiação (com 38 estatuetas acumuladas).
Em 2019, a temporada final estabeleceu um novo recorde para a maioria das indicações ao Emmy recebidas no mesmo ano por qualquer série regular com 32 indicações, quebrando o recorde de NYPD Blue, que obteve 26 indicações para sua primeira temporada em 1994. Essas nomeações incluíram Melhor Série de Drama, três nomeações para Melhor Direção para Série de Drama, Melhor Roteiro para uma Série de Drama e dez indicações para atuação. Emilia Clarke e Kit Harington foram incluídos nas categorias de atores principais; Alfie Allen, Peter Dinklage, Nikolaj Coster-Waldau, Gwendoline Christie, Lena Headey, Sophie Turner e Maisie Williams nas categorias de atuação de apoio; e Carice van Houten na categoria de ator convidado. A série também empatou o recorde de maior número de vitórias de Série Dramática, tornando-se a quinta série a alcançar quatro vitórias depois de Hill Street Blues, L.A. Law, The West Wing e Mad Men; ao contrário de todos os outros recordistas, que venceram nas quatro primeiras temporadas, Game of Thrones alcançou o recorde com suas quatro temporadas finais. Peter Dinklage quebrou o recorde de mais vitórias de Melhor Ator Coadjuvante na categoria Série Dramática com sua quarta vitória na série.
Fotos:
Fonte / Referências: Wikipedia, IMDB, além da pesquisa do site Imagoi