Gregory Hines

Gregory Hines fotografia imagoi
Gregory Hines

Nome: Gregory Oliver Hines
Nasceu: 14 de fevereiro de 1946-2003
Signo: Aquário
Altura: 1.80
Peso: 77kg
Olhos: Castanhos Escuros
Calçado: 42
Nacionalidade: Americano
Ocupações: Dançarino, ator, coreografo e cantor
Cônjuge/Esposa: Patricia Panella (m. 1968; div. 1972), Pamela Koslow ( m, 1981; div,  2000 )
Crianças: 2

 

Vida Pessoal

Gregory nasceu na cidade de Nova York em 1946,  filho de Alma Iola (Lawless) e Maurice Robert Hines, dançarino, músico e ator, e cresceu no bairro de Sugar Hill , no Harlem . Ele iniciou sapateado aos dois anos de idade e começou a dançar de forma semiprofissional aos cinco anos. Após isso, ele e seu irmão mais velho Maurice se apresentavam juntos, estudando com o coreógrafo Henry LeTang.

Hines e seu irmão também estudaram com sapateadores veteranos, como Howard Sims e The Nicholas Brothers, quando se apresentavam nos mesmos locais. Os irmãos eram conhecidos como The Hines Kids, se apresentavam em casas noturnas em Miami, Flórida, com Cab Calloway. Mais tarde, eles ficaram conhecidos como The Hines Brothers. Após seu pai se juntar ao grupo como baterista, seu nome mudou novamente em 1963 para Hines, Hines e Dad. Os casamentos de Hines com Patricia Panella e Pamela Koslow terminaram em divórcio. Ele tinha dois filhos e uma enteada.

Gregory Hines e familia imagoi
Gregory Hines e Familia

Carreira

Sapateado

Gregory era uma máquina improvisadora de passos de sapateado, sons de sapateado e ritmos de sapateado. Sua improvisação era como a de um baterista, criando um solo e inventando ritmos. Ele também improvisava o fraseado de vários passos de sapateado, baseado exatamente no som produzido. Um dançarino extrovertido, ele usava calças largas e uma camisa mais justa.

Embora tenha herdado as raízes e a tradição do sapateado rítmico preto, ele também criou o novo sapateado rítmico preto. Durante sua carreira, Hines defendia o sapateado na América. Ele solicitou com sucesso a criação do Dia Nacional do Sapateado em maio de 1989, que agora é reconhecido em quarenta cidades nos Estados Unidos, assim como em outras oito nações. Ele era membro do conselho de administração do Manhattan Tap, membro do Jazz Tap Ensemble e membro da American Tap Dance Foundation, que na época era chamada de American Tap Dance Orchestra.

Em 1989, ele criou e apresentou um especial da PBS chamado “Gregory Hines’ Tap Dance in America”, que apresentava vários sapateadores como Savion Glover e Bunny Briggs.

Em 1990, Hines conheceu seu ídolo (e co-estrela do Tap ) Sammy Davis Jr. , que estava passando por um câncer na garganta e não conseguia se comunicar, devido as dificuldades causadas pela doença. Depois que Davis faleceu, emocionado Hines prestou sua homenagem no funeral de Davis e falou sobre como Sammy fez um gesto para ele, “como se estivesse passando uma bola de basquete … e eu a peguei”. Hines falou da honra quando viu que Sammy pensou que Hines poderia continuar de onde ele parou.

Através de seus estudos, ele influenciou sapateadores como Savion Glover, Dianne Walker, Ted Levy e Jane Goldberg. Durante a entrevista ao The New York Times em 1988, Hines disse que tudo o que ele fazia era influenciado por sua dança: “meu canto, minha atuação, meu amor, meu papel de pai”.

Hines fez sua estreia na Broadway com seu irmão em The Girl in Pink Tights em 1954. Ele recebeu indicações ao Tony Award por Eubie! (1979), Comin ‘Uptown (1980) e Sophisticated Ladies (1981), e ganhou o Tony Award e o Drama Desk Award por Jelly’s Last Jam (1992) e o Theatre World Award por Eubie!

Música

Hines também passou pela industrial musical, atuou como vocalista e músico em uma banda de rock chamada Severance com sede em Venice, Los Angeles em 1975 e 1976. Na época Severance era uma das bandas da casa em um clube de música original chamado Honky Hoagies Handy Hangout, também conhecido como 4H Club. Severance lançou seu álbum de estreia autointitulado pela Largo Records (uma subsidiária da GNP Crescendo) em 1976.

No ano de 1986, ele dueto com Luther Vandross chamado ” There’s Nothing Better Than Love “, que subiu pra primeira posição nas paradas de R&B da Billboard .  Estimulado por seu primeiro sucesso nas paradas, Hines posteriormente lançou seu álbum de estreia autointitulado pela Epic em 1988 com apoio de Vandross. Este álbum produziu um single escrito por Vandross, “That Girl Wants to Dance with Me”, que alcançou a 8ª posição na Billboard Hot 100 em maio de 1988.

gregory disco musical imagoi
Disco de Gregory “That Girl Wants to Dance with Me”

Cinema e Televisão

Em 1981, Hines fez estreou no cinema em História do Mundo, Parte I, de Mel Brooks , substituindo Richard Pryor , que foi originalmente escolhido para o papel, mas Gregory sofreu queimaduras graves em um incêndio em uma casa poucos dias antes de iniciar as filmagens. Madeline Kahn, também estrelando o filme, sugeriu ao diretor Mel Brooks que procurasse Hines para o papel após receber a notícia da hospitalização de. Ele apareceu no filme de terror Wolfen no final daquele ano.

O auge de sua carreira como ator ocorreu em meados da década de 1980. Ele teve um bom papel em The Cotton Club (1984), onde ele e seu irmão Maurice (no único crédito de Maurice no filme) interpretaram uma dupla de sapateado dos anos 1930 que lembrava os Nicholas Brothers. Hines co-estrelou com Mikhail Baryshnikov no filme White Nights de 1985 , e co-estrelou com Billy Crystal no filme policial de 1986 Running Scared . Ele estrelou o filme Tap, de 1989, ao lado de Sammy Davis Jr. Ele apareceu ao lado de Whitney Houston e Loretta Devineno filme de muito sucesso de 1995 Waiting to Exhale e ao lado de Houston, Denzel Washington e Courtney B. Vance no ano seguinte em The Preacher’s Wife. Na televisão, ele estrelou sua própria sitcom em 1997, The Gregory Hines Show , que durou apenas uma temporada na CBS , e teve um papel frequente de Ben Doucette em Will & Grace .

Hines atuou no filme de 1998 The Tic Code . Ele dublou Big Bill na série infantil animada de Nick Jr. , Little Bill , que durou de 1999 a 2004. Ele ganhou o Daytime Emmy Award de Melhor Artista em um Programa de Animação pelo papel em 2003.

gregory premiação imagoi
Gregory Hines em premiação

Falecimento

Hines morreu de câncer de fígado em 9 de agosto de 2003 a caminho do hospital de sua casa em Los Angeles. Ele foi diagnosticado com a doença há mais de um ano, mas informou apenas seus entes mais próximos. Na época de seu falecimento, a produção do programa de televisão Little Bill estava terminando, e ele estava noivo da fisiculturista Negrita Jayde , que residia em Toronto . Ele foi velado na Igreja Católica St. Monica em Santa Monica, Califórnia . Ele foi enterrado no Cemitério Católico Ucraniano St. Volodymyr em Oakville, Ontário.

Prêmios

1979/ Prêmio Mundial do Teatro Eubie!

1988/ Image Awards Melhor Ator Principal em um Filme – Running Scared

1992/ Tony Award de Melhor Ator em Musical – Jelly’s Last Jam

1992/ Drama Desk Award Melhor Ator em Musical – Jelly’s Last Jam

1998/ Prêmio Flo-Bert – Conquista vitalícia em sapateado pelo Comitê de Nova York para comemorar o dia nacional do sapateado

2002/ Image Awards Melhor Ator em Filme para Televisão, Minissérie ou Especial Dramático – Bojangles

2003/ Prêmio Emmy de Melhor Artista em um Programa de Animação – Little Bill

Filmografia

1968/ Arco-íris de Finian  – Criança extra

1981/ História do Mundo, Parte I  – Josephus

1981/ Wolfen – Coroner Whittington

1983/ Acordo do Século  – Ray Kasternak

19984/ Os Muppets Take Manhattan  – patinador

1984/ The Cotton Club  – ‘Sandman’ Williams

1985/ Noites Brancas – Raymond Greenwood

1985/ Faerie Tale Theatre : ” Gato de Botas ”  – Edgar

1985/ Amazing Stories : (TV) “The Amazing Falsworth”  – Falsworth

1985/ Sobre Tap – Ele mesmo

1986/ Correndo Assustado – Detetive Ray Hughes

1988/Fora dos limites  – Albaby Perkins

1989/ Toque  – Max Washington

1987/ Gregory Hines’ Saigon  – Ele mesmo

1989/ Gregory Hines’ Tap Dance in America – Ele mesmo

1991/ Véspera da Destruição  – Coronel Jim McQuade

1991/ Uma raiva no Harlem  – ‘Goldy’

1991/ Mentira Branca  – Len Madison Jr.

1992/ T Bone N Weasel – ‘T-Bone’

1994/ Dead Air  – Mark Jannek / Jim Sheppard

1994/ Homem da Renascença- Sargento Cass

1994/ Tribunal Canguru

1995/ Felizes para Sempre: Contos de Fadas para Todas as Crianças ( Episódio “A Bela e a Fera”) – A Fera / Príncipe Koro (voz)

1995/ Um Estranho na Cidade  – Barnes

1995/ Esperando para Expirar  – Marvin King

1996/ Boa sorte  – Bernard ‘Bern’ Lemley

1996/ Mad Dog Time  – Jules Flamingo

1996/ A Esposa do Pregador  – Joe Hamilton

1996/ The Cherokee Kid  – Jedediah Turner / The Undertaker

1997/ Subway Stories : Tales From the Underground  – Jack (segmento “Manhattan Miracle”)

1997-1998/ The Gregory Hines Show  – Ben Stevenson

1999/ As Pistas de Blue ( Episódio A Grande Caça ao Tesouro de Blue ) – Jack

1999/ O Código Tic  – Tyrone Pike

1999-2000/ Will & Grace (TV) – Ben Doucette

2000/Coisas que você pode dizer apenas olhando para ela – Robert (segmento “Fantasies About Rebecca”)

2000/ Quem matou os filhos de Atlanta? (TV)  – Ron Larson

2000/ Uma vez na vida – Ruffhouse

2001/ Bojangles – Bojangles

2002/ Venice: Lost and Found  – Ele mesmo

2002/ Os tênis vermelhos (TV)  – Zeke

2003/ Law & Order : (TV) “Suicide Box”  – Carl Helpert

2003/ Perdidos em Casa : (TV) – Jordan King

2003/A raiz

1999-2004/ Little Bill (TV)  – Bill ‘Big Bill’ (última aparição na televisão)

2004/ Mantendo o Tempo: A Vida, Música e Fotografia de Milt Hinton  – Ele mesmo

2004/ Love That Girl, Sally – Fred (último papel no cinema; produção dedicada)

Gregory Hines ensaio sapateado imagoi
Gregory Hines ensaio
Gregory Hines e seu Pai sorrindo imagoi
Gregory Hines e seu Pai
Gregory Hines se apresentando imagoi
Gregory Hines se apresentando
Gregory Hines sendo tietado imagoi
Gregory Hines e fãs
Gregory Hines sapateando imagoi
Gregory Hines sapateando

 

Gregory Hines ensaio fotográfico imagoi
Gregory Hines ensaio fotográfico
Gregory Hines dançando imagoi
Gregory Hines em apresentação de sapateado

Referencia

Wikipédia, IMD, Imagoi