A Anatomia de Grey – Trailer
Grey’s Anatomy (Brasil: A Anatomia de Grey /Portugal: Anatomia de Grey) é uma série de televisão estadunidense de drama médico exibida no horário nobre da rede ABC. Seu episódio piloto foi transmitido pela primeira vez em 27 de março de 2005 nos Estados Unidos. A série é protagonizada por Ellen Pompeo, que interpreta Meredith Grey, inicialmente interna do fictício hospital cirúrgico Seattle Grace (mais tarde Hospital Memorial Grey-Sloan), em Seattle, Washington, um dos programas de residência em cirurgia médica mais rígidos do país. A série é focada nela e seus colegas, também internos: Cristina Yang, Isobel Stevens, George O’Malley e Alex Karev, mostrando suas vidas amorosas e as dificuldades pelas quais passam no trabalho. Grey’s Anatomy já se estabeleceu como uma das maiores séries americanas dos últimos anos. Com um elenco que se renova a cada ano, enquanto alguns veteranos se despedem de tempos em tempos e novos rostos se juntam à equipe médica.
O título do seriado é uma brincadeira com Gray’s Anatomy (Anatomia de Gray), o famoso livro de anatomia de Henry Gray.
No dia 10 de maio de 2019, a rede ABC renovou a série por mais dois anos, garantindo assim sua 17ª temporada.
Informações Gerais
Formato: Série
Gênero: Drama médico / Drama romântico / Comédia dramática
Duração: 45 minutos aproximadamente.
Criador(es): Shonda Rhimes
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: Inglês
Cinematografia: ABC Domestic Television
Distribuída por: ABC Domestic Television
Narrador(es): Ellen Pompeo
Elenco: Ellen Pompeo / Sandra Oh / Katherine Heigl / Justin Chambers / T.R. Knight / Chandra Wilso / James Pickens, Jr. / Isaiah Washington / Patrick Dempsey / Kate Walsh / Sara Ramirez / Eric Dane / Chyler Leigh / Brooke Smith / Kevin McKidd / Jessica Capshaw / Kim Raver / Sarah Drew / Jesse Williams / Camilla Luddington / Gaius Charles / Jerrika Hinton / Tessa Ferrer / Caterina Scorsone / Kelly McCreary / Jason George / Martin Henderson / Giacomo Gianniotti / Greg Germann / Jake Borelli / Chris Carmack
Tema de abertura: Cosy in the Rocket
Tema de encerramento: Cosy in the Rocket (instrumental)
Compositor da música-tema: Psapp
Emissora de televisão original: ABC
Formato de exibição: 480i (SDTV) / 1080i (HDTV)
Formato de áudio: Estéreo / Dolby Digital 5.1
Transmissão original: 27 de março de 2005 – presente
Nº de temporadas: 16
Nº de episódios: 363
Programas relacionados: Private Practice / Station 19
Produção
Nome
Antes da transmissão, foi anunciado que o título da série iria mudar de “Grey’s Anatomy” para “Complications”, mas isso nunca chegou a acontecer. O nome Grey’s Anatomy é derivado de Henry Gray, autor do livro médico Gray’s Anatomy. Impresso sob o título atual, “Henry Gray’s Anatomy of the Human Body”, tendo sua 40.ª edição britânica sendo lançada em setembro de 2008, o livro didático sobre a anatomia humana se tornou um clássico nas escolas médicas, desde sua primeira publicação em 1858. Eles propositadamente alteraram “Gray”, para “Grey”, para fazer referência ao sobrenome de Meredith Grey.
Locais
Fisher Plaza, que é o edifício sede da empresa de mídia Comunicações Fisher e Fisher ABC KOMO filiados (Canal 4 / 1000 AM/97.7 FM) rádio e televisão para Seattle, é utilizado para algumas filmagens externas do Seattle Grace Hospital, tais como helicópteros-ambulância aterrissarem no KOMO-heliponto newscopter TV’s. Isso coloca Seattle Grace convenientemente perto da Space Needle, do Seattle Monorail e outros marcos locais. No entanto, o hospital utilizado para a maior parte das cenas exteriores e a maioria das tomadas interiores não fica em Seattle. Essas cenas são filmadas no VA Sepulveda Ambulatory Care Center em NorthHills, Califórnia. Enquanto o interior da casa de Meredith é um conjunto construído em estúdio, a verdadeira casa usada para tomadas externas é em Seattle. Eles também gravam nos bairros de North Hills.
Apogeu
Em 2005, a ABC deu ao show um voto de confiança ao anunciar que Grey’s Anatomy iria receber o cobiçado pós-Super tempo slot Bowl, que foi ao ar em 5 de Fevereiro de 2006. O episódio especial acarretou um recorde de 38,1 milhões de telespectadores. A fé da rede no show foi provada ainda mais quando ele foi removido de seu posto confortável de âncora “Desperate Housewives” e agendado contrariando os votos da CBS no programa CSI: Crime Scene Investigation no outono de 2006. A aposta deu certo, com a estreia da temporada de desenho 3 milhões de espectadores a mais que CSI, CSI embora ligeiramente batidos Grey’s 2006–2009.
A guerra entre os dois seriados voltou a ocorrer na tv brasileira, porém desta vez CSI venceu, o seriado era transmitido pela Rede Record, as nove depois da novela das 20h, e antes da novela das 22h, e Grey’s Anatomy, por sua vez era transmitido no mesmo horário no SBT, porém a Record transmitia CSI de forma exclusiva no Brasil, enquanto Grey’s Anatomy, ja era transmitido pelo Canal Sony quando chegou ao canal de Silvio Santos.
Música
Além de serem utilizadas na série, algumas músicas foram fundamentais para a promoção de Grey’s Anatomy. Antes da estreia da série, o “The Postal Service ‘s song” “Such Great Heights” foi usada como parte da amostra da série que foi ao ar no canal ABC. Como a série foi continuada, tem sido fundamental para o sucesso de canções do Snow Patrol como “Chasing Cars” e The Fray’s e “How to Save a Life”, ambas as quais tornaram-se hits top 5 depois de aparecer na série. Anna Nalick, com Breathe “(2 AM)”, também recuperou a popularidade, depois de aparecer no episódio “As We Know It” (a segunda parte de um episódio de duas partes, que estreou após o Super Bowl XL). “Chasing Cars” adquiriu na popularidade após a sua utilização no final da segunda temporada, e foi usada em um videoclipe da segunda temporada. “How to Save a Life” foi a canção usada para a série na ‘terceira temporada music vídeo promocional, e todas prévias da Grey’s Anatomy para essa temporada. Brandi Carlile’s “The Story” e Mat Kearney’s “Breathe In, Breathe Out” foram também utilizados com destaque.
A música desempenha um papel fundamental na criação de Grey’s Anatomy. Cada episódio da série possui o nome de uma canção. Os títulos dos episódios geralmente têm algo a ver com o tema ou a moral da história do episódio e esta moral é narrado pelo voice-overs ouvido no início e no fim de cada episódio. Artistas que participaram da Grey’s Anatomy incluem Lily Allen, Dido, Greg Laswell, Metric, Little Dragon, Jont, Meiko, Selena Gomez, Adele, James Blunt, Beck, Tegan and Sara, The Boy Least Likely To, Nouvelle Vague, Kate Havnevik, Róisín Murphy, Gemma Hayes, Snow Patrol, Kanye West, Interpol, Ida Maria, Maria Taylor, Mat Kearney, Three Days Grace, Medeski Martin & Wood, Ingrid Michaelson, Joshua Radin, Jem, Brandi Carlile, Anya Marina, Erin McCarley, Kendall Payne, Duffy, Corinne Bailey Rae, Chris Garneau, Devics, KT Tunstall, Sia, Anna Nalick, Emiliana Torrini, Taylor Swift, Santigold, Coldplay, Keane, Jon Foreman, Missy Higgins, Joe Jonas, Demi Lovato & Miranda Cosgrove.
Episódios
Temporada: 1 / Episódios: 9 / Estréia: 27 de março de 2005
Temporada: 2 / Episódios: 27 / Estréia: 25 de setembro de 2005
Temporada: 3 / Episódios: 25 / Estréia: 21 de setembro de 2006
Temporada: 4 / Episódios: 17 / Estréia: 27 de setembro de 2007
Temporada: 5 / Episódios: 24 / Estréia: 25 de setembro de 2008
Temporada: 6 / Episódios: 24 / Estréia: 24 de setembro de 2009
Temporada: 7 / Episódios: 22 / Estréia: 23 de setembro de 2010
Temporada: 8 / Episódios: 24 / Estréia: 22 de setembro de 2011
Temporada: 9 / Episódios: 24 / Estréia: 27 de setembro de 2012
Temporada: 10 / Episódios: 24 / Estréia: 26 de setembro de 2013
Temporada: 11 / Episódios: 25 / Estréia: 25 de setembro de 2014
Temporada: 12 / Episódios: 24 / Estréia: 24 de setembro de 2015
Temporada: 13 / Episódios: 24 / Estréia: 22 de setembro de 2016
Temporada: 14 / Episódios: 24 / Estréia: 28 de setembro de 2017
Temporada: 15 / Episódios: 25 / Estréia: 27 de setembro de 2018
Temporada: 16 / Episódios: 21 / Estréia: 26 de setembro de 2019
Grey’s Anatomy – Paciente enroscado por uma cobra píton
Resumo das Temporadas
1ª Temporada (2005)
Meredith Grey, filha da renomada cirurgiã Ellis Grey, é selecionada como interna do Hospital Seattle Grace. Lá, conhece Cristina Yang, Izzie (Isobel) Stevens, George O’ Malley e Alex (Alexander) Karev também internos, e que virão a se tornar seus melhores amigos durante o período como interna. Entre as outras personagens, se encontram a Dr.ª Miranda Bailey, apelidada de “Nazista (tradução brasileira) / Nazi (tradução portuguesa)” por sua rigidez e dureza com os alunos; os cirurgiões Dr. Derek Shepherd (par romântico de Meredith) e o Dr. Preston Burke. Além deste, há o Dr. Richard Webber, cirurgião-chefe e administrador do hospital.
A temporada mostra os primeiros meses das personagens como internos e como é seu dia-a-dia. Entre as tramas, destacam-se os esforços de Meredith para manter em segredo seu relacionamento com o Dr. Shepherd e o fato de que sua mãe possui Alzheimer, assim como a rivalidade entre Burke e Shepherd pela futura direção do hospital.
2ª Temporada (2005-2006)
A primeira temporada, inicialmente, deveria ter tido treze episódios, quantidade pedida para o show antes de ele estrear no midseason. Contudo, a ABC decidiu encerrar a temporada no nono episódio, ao ver que ele constituía um final de temporada mais dramático e chamativo, com George esmurrando Alex ao descobrir que ele fora, indiretamente, responsável por ele ter contraído sífilis, e Meredith descobrindo que Derek era casado quando sua esposa, Addison, chega ao hospital. Assim, os 4 últimos episódios deveriam ser realocados para a 2.ª temporada, se tornando os quatro primeiros episódios desta. Como a ABC já havia encomendado 22 episódios para a segunda temporada, esta acabou ficando bastante extensa, com 26 episódios. Mais tarde, um 27.º episódio acabou sendo adicionado aos planos. Tal contagem não inclui os capítulos especiais de recapitulação “Straight to the Heart” e “Under Pressure”.
A segunda temporada foi para o ar pela primeira vez em 25 de setembro de 2005 e chegou ao fim nos dias 14 e 15 de Maio de 2006, com um fim de temporada de cerca de três horas que cobriu as duas noites.
3ª Temporada (2006-2007)
No dia 16 de maio de 2006, na manhã seguinte ao encerramento da segunda temporada, a ABC anunciou seu planos de colocar a terceira temporada de Grey’s Anatomy como carro-chefe das noite de Quinta-feira da emissora. Sendo à Quinta-feira, há anos, o dia mais competitivo da televisão americana, essa mudança, segundo muitos analistas e críticos, prova o enorme voto de confiança que a série tem da emissora.
A mudança, entretanto, não foi impensada, pois a ABC já havia testado o potencial da série para as Quintas-feiras em 9 de Fevereiro de 2006, ao exibir, após o Super Bowl, o episódio “It’s The End of the World”. No dia 16 de Fevereiro, a Quinta-feira seguinte, a ABC repetiu a segunda parte desse arco, o episódio “(As We Know It)”. Em ambos os dias, apesar de ter enfrentado gigantes do horário, como os seriados CSI e Without a Trace da CBS e o já tradicional seriado médico da NBC, E.R. – Plantão Médico, a série apresentou uma performance sólida, com as reprises mantendo, com segurança, o segundo lugar. Tal desempenho provavelmente foi essencial para que a emissora reposicionasse a série.
A terceira temporada de Grey’s Anatomy é extremamente explosiva. É marcada pela morte do paciente Denny, as dificuldades de Preston (Isaiah Washington) e Yang (Sandra Oh) pós-cirurgia, a doença do pai de George (T.R. Knight) e as dificuldades de relacionamento de Derek (Patrick Dempsey).
- Isaiah Washington (Preston Burke) deixa a série.
4ª Temporada (2007-2008)
No dia 28 de março de 2007, foi confirmada a renovação da série para a quarta temporada, que segue firme e forte na lista das 10 mais vistas nos Estados Unidos. A temporada é marcada pela saída do doutor Burke. Os internos protagonistas (com exceção de George, que foi reprovado em seu teste na temporada passada) são agora residentes, e têm seus próprios internos. Um dos grandes problemas que as personagens vão enfrentar será a traição de George com Izzie e o relacionamento deles com Callie, agora residente-chefe. As personagens passam a ter problemas com seus novos internos, e o pior destes acontece quando logo no começo da temporada Meredith descobre que um dos internos de Cristina é a sua meia-irmã Lexie Grey, uma relação que trará grandes desafios pela frente. Erica Hann, a médica que fez a cirurgia no pai de George, é contratada para ficar no lugar de Burke, e Cristina sofre nas mãos dela, pois esta se recusa a ensiná-la. Lexie tem alguns encontros com Alex, mas os dois se afastam quando Ava, a “Joana Ninguém” da 3.ª temporada retorna e se envolve com Dr. Karev. Ava tem um distúrbio psicológico, o mesmo que a mãe de Karev teve quando ele era criança, logo, o relacionamento de ambos é abalado. George agora é um interno do primeiro ano novamente e a residente responsável por ele é a Dr.ª Meredith Grey. O relacionamento de Meredith com Derek parece ir por água abaixo, quando eles terminam o namoro logo no primeiro episódio. Callie e George acabam se divorciando. Derek sai com outras mulheres, como Sidney Heron (Na segunda temporada substituiu Bailey enquanto esta estava de licença; na terceira temporada foi conselheira de Izzie e disputou o lugar de residente-chefw com Bailey e Callie.) e a enfermeira Rose, uma enfermeira-atendente. Richard permite George refazer o teste para residente, Callie descobre que está atraída por Erica Han, sendo este o primeiro casal lésbico da série.
Derek e Meredith estão envolvidos com uma pesquisa científica, porém seus pacientes não conseguem sobreviver à técnica. Até que no último episódio, eles obtêm sucesso. Separadamente os dois ficam cientes do sucesso da pesquisa, e saem procurando um ao outro.
A quarta temporada tem apenas 17 episódios e todos foram já exibidos no Brasil pela Sony Entertaintment Television e em Portugal pela Fox Life. Um dos episódios, “Piece of My Heart”, inclui uma visita de Kate Walsh (a Dra. Addison Montgomery, recentemente na série derivada Private Practice) ao hospital.
Nessa temporada, o ator da Disney, Sterling Knight faz uma participação especial no último episódio dessa temporada Freedom, com o personagem Kip.
5ª Temporada (2008-2009)
A quinta temporada de Grey’s Anatomy estreou no dia 25 de setembro de 2008 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em Fevereiro de 2009. Em Portugal, chegou através da Fox Life, no dia 20 de novembro de 2008.
George passa no teste para residente e assume novos internos. Como novidade temos um Crossover, com Private Practice, onde Addison e sua turma vem a Seattle Grace, para tratar de seu irmão que tem um parasita no cérebro. Derek finalmente decide pedir Meredith em casamento, mas ao descobrir que a maioria de seus pacientes morreram na mesa de operação, pede demissão do Seattle Grace. Ele fica por 2 episódios recluso no trailler antigo e tem uma briga feia com Sloan. Izzie começa a ter uma série de alucinações com Denny Duquette que estão relacionados com um câncer que ela tem que se alastra ao cérebro, à pele e ao fígado e com apenas 5% de sobrevivência. A mãe de Derek Shepherd decide conhecer a “Famosa Meredith”. Callie conhece Arizona, com quem engata um romance complicado. O pai de Torres ameaça cortar sua mesada e a obriga a voltar para a casa dos pais.
A temporada terminou com um episódio de 2 horas, no dia 14 de maio de 2009, com a tensão da piora da doença da Izzie. Izzie decide fazer uma cirurgia arriscada, assina um termo de “não-ressuscitar” e tem perda de memória curta enquanto George resolve se alistar no exército. Nesse meio tempo, Owen parece finalmente superar o trauma e Cristina volta com ele. Meredith vê o que aconteceu com Izzie e para não perder mais tempo decide se casar com Derek num contrato feito em “Post-it”. Miranda desiste da pediatria pois com o divórcio não teria tempo para fazê-lo e decide voltar para a residência em cirurgia geral. George sofre um acidente onde fica desfigurado, onde ninguém o reconhece até que escreve 007 na mão de Meredith. O episódio termina com os dois a beira da morte, mas deixa uma dúvida no ar, onde Izzie entra no elevador com o vestido rosa de festa antes ver o Denny morrer e entra no outro andar onde encontra George uniformizado como soldado numa outra dimensão como metáfora para passagem até a morte e um último adeus.
- T.R. Knight (George O´Malley) e Brooke Smith (Erica Hann) deixam a série.
6ª Temporada (2009-2010)
A sexta temporada estreou nos Estados Unidos no dia 24 de setembro de 2009. O episódio duplo começou a ser gravado a 15 de julho de 2009. Começa exatamente onde terminou o episódio anterior: Izzie com parada cardíaca sendo ressuscitada pelos médicos, O´Malley na sala de operação cada vez piorando mais, até morrer. Esse episódio duplo é cronometrado de acordo com os dias passados desde a morte de George, e como seus amigos reagem ao luto.
Essa temporada é marcada pela fusão do Seattle Grace Hospital com o Mercy West, para tentar recuperar fama, pacientes e recursos perdidos após falhas e escândalos no SGH. Com a fusão, há a entrada de novos personagens, que disputarão com os residentes da casa pacientes, atenção dos atendentes e domínio no SGH. Como é dito muitas vezes durante a fusão, é um período de caos, com perdas de pacientes e erros de diagnósticos. Junto com a fusão, há corte de pessoal: Izzie, entre outros médicos e enfermeiros, é demitida.
Demi Lovato, atriz da Disney será uma paciente do Hospital Seatle Grace/Mercy West, que todos achavam sofrer de esquizofrenia, e Danielle Panabaker também atriz da Disney que será uma paciente que sofrerá de bulimia e que serão as duas tratadas por Alex (Justin Chambers) e Arizona (Jessica Capshaw). Esta temporada marca também a saída de Katherine Heigl da trama, que primeiramente afastou-se da trama devido a licença maternidade, e logo após, rescindindo o contrato com a série. Após o “casamento em post-it”, Derek e Meredith vão morar juntos na casa dela. Izzie e Alex vão morar no trailer de Derek, mas com a demissão e fuga de Izzie, Alex volta a morar com Mer. Lexie e Mark resolvem morar juntos, mas uma filha não assumida de Sloan aparece grávida, e Lexie termina o namoro, voltando novamente para a casa de Meredith.
Callie e Arizona passam metade da temporada como o casal perfeito, mas a relação fica abalada com o deseja de Callie de adotar uma criança e a recusa absoluta de Arizona em ter filhos. Casal mais complicado da temporada, Owen e Cristina discutem sobre a frieza dela com relação aos traumas pós Iraque do médico. Com a chegada da nova cirurgiã cardio-torácica, Dr.ª Teddy Altman, cria-se um triângulo amoroso entre os três, sendo resolvido apenas no fim da season finale.
Nos 8 primeiros episódios, Meredith aparece muito pouco, pois na trama ela acaba por doar uma parte de seu fígado para seu pai, que está entre a vida e a morte e não pode entrar na fila de transplante por não ter completado 1 ano longe do álcool. Mer continua narrando os episódios, mas ou está no quarto do hospital se recuperando, ou em repouso em casa. Quando retorna, Izzie já foi demitida, o número de residentes aumentou consideravelmente e ela fica um tempo sem conseguir entrar em boas cirurgias.
O último episódio dessa temporada Season Finale foi o mais falado de toda a história de Grey’s Anatomy. Sr. Clark, cuja mulher teve morte cerebral, retorna ao hospital para se vingar de Dr. Shepherd, Dr. Webber e Dr.ª Lexie Grey, médicos que diagnosticaram e autorizaram o desligamento dos aparelhos da Sr.ª Clark. Ele entra no hospital e vaga em busca de Derek. Ao encontrar médicos, atira neles, pois acredita que “está evitando mais mortes causadas dentro desse hospital”. Karev, um dos primeiros a ser atingido pelo atirador, está sangrando sem parar e sua vida está nas mãos de Sloan. Bailey escapa do atirador, mentindo ao afirmar que é enfermeira, mas seu residente não mente e recebe um tiro. Derek leva um tiro no peito; Cristina é a única cirurgiã no andar que pode salvá-lo. Meredith convence o atirador que ela é o vínculo mais forte dos 3 médicos que ela deseja matar, pois é esposa de Derek, irmã de Lexie e “filha postiça” de Richard Weber. Owen tenta desarmá-lo, mas acaba ferido também. Cristina está em uma sala de cirurgia com a vida de Derek nas mãos. Meredith, que descobriu que estava grávida no começo do episódio duplo, aborta enquanto remove a bala que atingiu Owen.
Esse episódio foi assistido por 15 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos, e encerrou com chave de ouro a temporada.
- Katherine Heigl (Izzie Stevens) deixa a série.
7ª Temporada (2010-2011)
Grey’s Anatomy foi apanhada para uma sétima temporada de 2010–2011 em 14 de maio e retornou em 23 de setembro de 2010. Jesse Williams e Sarah Drew, interpretantes dos doutores Jackson Avery e April Kepner na sexta temporada, foram promovidos à série regular. James Tupper foi escalado como o Dr. Andrew Perkins, um conselheiro de trauma em pelo menos, dois episódios da sétima temporada. Foi também revelado que April Kepner e Jackson Avery estarão movendo-se com Meredith e Derek nesta temporada. Embora Katherine Heigl deixou o show na 6.ª temporada foi confirmado que sua personagem, Isabel Stevens, terá um encerramento adequado ao seu relacionamento com Alex Karev. Isso não significa necessariamente que Heigl estará de volta na 7.ª temporada. Shonda Rhimes diz que ela “não sabe” sobre a possibilidade de retorno de Heigl a série. No fim a atriz nunca mais retornou. No episódio 18 acontece um terrível acidente de carro com Callie e Arizona em que Callie é atendida por quase todos os médicos do SGH, ela também tem que fazer o parto de sua filha durante umas das cirurgias, o episódio recebe o nome de “A canção dentro da canção”, pois todos durante o episódio tentam salvar a vida de Callie e todos cantam ao mesmo tempo. A temporada termina com 22 episódios com a Season Finale, “Unaccompanied Minor”.
8ª Temporada (2011-2012)
A estreia, nos EUA, foi no dia 22 de Setembro de 2011, na ABC. Estreou em Portugal no dia 8 de Dezembro de 2011 na FoxLife. Veja a sinopse da temporada divulgada pela mesma emissora:
Meredith, Cristina, Alex, Jackson e April estão no 5º ano como residentes. E nesse ano eles podem fazer com que tudo dê certo, ou podem acabar com as suas carreiras de cirurgiões. Os residentes tem a tarefa de fazer a sua primeira cirurgia-solo, e dessa vez sem a supervisão dos seus atendentes na sala de operação.
Dilacerada pela interferência bem intencionada, mas devastadoramente prejudicial ao estudo clínico de Derek, Meredith e o marido estão morando separados. A relação do casal está balançada, assim como o destino de sua filha recém-adotada, Zola.
A felicidade conjugal de Cristina e Owen está em risco quando não conseguem chegar a um acordo sobre se deve ou não ter o bebê que Cristina está esperando. Enquanto ela planeja interromper a gravidez, Owen é contra, fazendo com que isso seja a maior dificuldade do relacionamento, até agora. E enquanto isso, Meredith e Cristina, se unem quando seus casamentos são testados.
April, a nova chefe dos residentes tem sua autoridade testada por seus colegas. Enquanto isso, Jackson está constantemente provando que tem habilidades para ser um cirurgião muito talentoso, e ao mesmo tempo está desfrutando de um relacionamento feliz com Lexie. E tentando da melhor forma seguir em frente depois de que seu relacionamento com Lexie acabou, Mark Sloan se torna, cada vez mais, um pai amoroso com a filha Sofia.
O amor é abundante nos outros lugares do hospital, como na relação de Bailey com o enfermeiro Eli que continua a crescer, e Teddy que está cada vez mais apaixonada pelo seu paciente Henry. Henry morre, e Cristina fez a operação sem saber que era ela, Teddy fica arrasada por meses e faz tratamento em um grupo de ajuda. Já Richard Webber se concentra em cuidar de sua amada esposa, Adele, que sofre de Alzheimer. Meredith, Cristina, Jackson, April e Alex irão fazer o exame que decide o futuro de suas carreiras, April é a única que não consegue passar. April perde a virgindade com Jackson e se sente muito mal após o ato.
No episódio final os cirurgiões Derek, Meredith, Cristina, Mark, Arizona e Lexie vão fazer uma cirurgia em um hospital e sofrem um acidente de avião. Lexie morre nos primeiros 20 minutos do episódio deixando Mark desolado. Arizona está com a perna quebrada e Mark com um problema no coração. Owen só recebe as mensagens do Hospital no final do episódio e enquanto isso os cirurgiões estão perdidos na floresta em situação de perigo. O episódio termina com Meredith dizendo as palavras, que o Chefe Webber disse no primeiro episódio da série
- Chyler Leigh (Lexie Grey) e Kim Raver (Teddy Altman) saíram da série.
9ª Temporada (2012-2013)
Os médicos do Seattle Grace tem que encarar as consequências da queda do avião na última temporada, e os destinos de Meredith (Ellen Pompeo), Derek (Patrick Dempsey), Cristina (Sandra Oh), Mark (Eric Dane) e Arizona (Jessica Capshaw) estão em aberto.
Antes do acidente, os caminhos deles pareciam estar decididos: tendo passado em seus exames, Meredith (Ellen Pompeo), Cristina (Sandra Oh), Alex (Justin Chambers) e Jackson (Jesse Williams) planejaram ocupar posições em hospitais diferentes, deixando o Seattle Grace para trás. Enquanto isso, a carreira de April (Sarah Drew) como médica parecia ter terminado quando ela não passou no exame e foi demitida. Meredith e Derek estavam focados em ser novos pais para a bebê Zola e estavam debatendo se mudariam para sua casa dos sonhos ou se começariam de novo em Boston, durante isso, Meredith tem uma gravidez perigosa de um menino, que acaba ganhando o nome de Bailey, em homenagem a Miranda. O casamento de Cristina e Owen ainda estava em pedaços, Callie (Sara Ramirez) e Arizona estavam felizes se acertando com a maternidade. Bailey (Chandra Wilson) havia decidido dar uma nova chance ao amor com seu novo noivo Benjamin Warren (Jason George), Richard Webber (James Pickens Jr.) encontrou conforto nos braços da mãe de Jackson, Catherine Avery (Debbie Allen).
A queda do avião mudou tudo. Agora, com seus futuros desconhecidos, os médicos do Seattle Grace precisam aprender a se adaptar a mudanças, a lidar com suas perdas e a seguir em frente com seus relacionamentos e suas carreiras. Seattle Grace é um lugar onde a vida não é vivida em preto e branco, mas em tons de cinza.
- Eric Dane (Mark Sloan) deixa a série no segundo episódio e Loretta Davine (Adele Webber) no décimo.
10ª Temporada (2013-2014)
Os médicos lidam com a devastação deixada pela tempestade. Um enorme deslizamento de terra em Seattle prejudica um grupo de socorristas e cidadãos. A vida de Richard segue em risco, enquanto Cristina e Bailey divergem sobre o seu tratamento. Callie enfrenta a realidade da traição de Arizona, April lida com as consequências de seu pedido a Jackson e Alex cuida da NICU com a ajuda de Jo e Stephanie. A luta continua para salvar aqueles que foram afetados pela tempestade. Callie e April tomam decisões em relação aos seus relacionamentos e os médicos se unem ao receberem notícias devastadoras. Meredith e Derek se adaptam à vida em casa com um recém-nascido. Arizona tenta corrigir o seu casamento. Alex navega através de seu novo relacionamento com Jo Wilson. Owen confronta Jackson sobre questões financeiras do hospital. Jo, Stephanie, Leah e Shane se preparam para seu exame de internos.
Derek e Callie trabalham em um projeto de mapeamento cerebral, enquanto Cristina tenta fazer história com uma cirurgia inédita. Richard incentiva os internos a utilizar sua condição física como ferramenta de aprendizagem. Meredith considera continuar a pesquisa de sua mãe. Shane sente-se culpado pela morte de Heather. Alex encontra alguém do seu passado e tem uma grande surpresa, que pode afetar seu relacionamento com Jo. Após perder o prêmio pelo qual lutou tanto e de forma inesperada, Cristina viaja para Suíça a convite de um grande hospital, e lá tem uma surpresa do seu passado e um convite quase irrecusável de trabalho. Ela se despede do Hospital Grey-Sloan Memorial, onde participou ativamente de muitas histórias.
- Sandra Oh, intérprete da personagem Cristina Yang, Gaius Charles (Shane Ross) e Tessa Ferrer (Leah Murphy) deixam o show.
11ª Temporada (2014-2015)
A décima primeira temporada estreou dia 25 de Setembro de 2014 nos Estados Unidos e dia 6 de Outubro de 2014 no Brasil.
Meredith tem que lidar com o facto de que tem uma meia irmã, a Dr. Maggie Pierce (filha de Ellis e Richard) que foi para a adoção sem Richard saber e também enfrentará uma crise em seu casamento com Derek, que se vê diante de uma difícil decisão: ir para Washington D.C. trabalhar para o presidente ou ficar em Seattle com Meredith e seus filhos.
Depois de Cristina sair do hospital à procura de um novo rumo profissional deixando uma vaga no conselho administrativo, Bailey luta com Alex para ver quem preenche a vaga de Yang. A Dr. Maggie Pierce assume o lugar de Cristina como Cirurgiã Cardio torácica do hospital.
Callie e Arizona decidem ter um bebê, mas as duas entram em conflito pois não querem se distanciar do trabalho para terem tempo de cuidar de um novo bebê e isso acaba terminando no fim do relacionamento das duas. April anuncia a sua gravidez para o marido Jackson, mas o casal irá passar por uma terrível situação que acaba afetando a personalidade de April.
Amelia Shepherd, irmã de Derek e também neurocirurgiã, se muda para Seattle e começa a trabalhar no Grey Sloan Memorial Hospital. No hospital, Amelia irá passar por uma situação difícil quando a filha de uma paciente sua que precisa de uma cirurgia urgente revela um segredo obscuro de seu passado em frente a todo o hospital, e também por um grande desafio quando tentará salvar a vida da Dr. Nicole Herman. Diante de todas as situações, Amelia também se envolve amorosamente com Owen.
A relação entre Richard e Catherine sofre altos e baixos ao longo da temporada. Jo e Stephanie iniciam seu terceiro ano de residência, após Leah ser demitida e Shane ir embora com Cristina.
- Patrick Dempsey (Derek Shepard) deixa a série no final da temporada.
12ª Temporada (2015-2016)
No décimo segundo ano da série, vemos a protagonista Meredith Grey lidando ainda com a sua recém viuvez. De volta à antiga casa da mãe, Meredith agora divide a casa com sua meia-irmã Maggie Pierce, e sua cunhada Amelia Shepherd. No Grey Sloan Memorial Hospital, Miranda Bailey tem dificuldades em lidar com o cargo de Chefe de Cirurgia. Callie traz para dentro da casa de Meredith, uma das médicas que atenderam Derek antes de morrer e isso causa um tremendo mal-estar entre Meredith e Amelia. Jackson e April lutam para chegarem a um entendimento, enquanto Edwards finalmente encontra um novo amor, que não dura muito. No final da temporada, é revelado um segredo devastador sobre o passado de Jo, e Alex termina a temporada em maus-lençóis.
- Sara Ramirez, que interpreta a personagem Callie Torres deixa o show.
13ª Temporada (2016-2017)
A décima terceira temporada da série estreou no dia 22 de setembro de 2016. Os eventos desta temporada se inciam a partir do momento final da 12ª temporada, onde os médicos estão na festa de casamento de Amélia Shepherd e Owen Hunt, enquanto, Alex Karev (Justin Chambers) está no hospital com Andrew DeLuca (Giacommo Gianniotti) após ter espancado ele, Meredith Grey se encontra em um triângulo amoroso com seu novo “flerte” Nathan Riggs, cirurgião cardiologista, pois sua irmã Maggie Pierce, a revela que está apaixonada pelo médico também. Enquanto nos primeiros episódios, o foco principal está no conflito duvidoso se Alex vai ou não para a cadeia (no que, ele não vai pois DeLuca tira a acusação), os primeiros episódios também abordam Catherine Avery, ordenando para que Miranda Bailey, tire o cargo de chefe dos internos do Dr. Richard Webber, e o dê para Eliza Minnick, a nova cirurgiã que chega no hospital. Quem não vai gostar nada disso, são os médicos, principalmente Richard e Meredith (cujo é suspensa no decorrer da temporada por discutir isso).
A segunda parte da temporada, começa a partir do momento em que Arizona (que está apaixonada por Eliza Minnick), Bailey e Jo (que está preocupada com Alex, pois não sabe que DeLuca tirou a acusação) vão para uma prisão de segurança máxima fazer um parto de uma detenta perigosa, logo depois, Eliza começa a exercer suas funções no Grey Sloan Memorial, e April Kepner (Sarah Drew), se alia a Bailey na tentativa de reconciliar Richard e Catherine.
A temporada ainda tem um episódio especial com o casal Jackson e April, que voltam a se apromar, e a mãe de Maggie Pierce chega no Grey Sloan para colocar silicone, e acaba descobrindo câncer de mama, o que faz os médicos, tentarem de todas as maneiras salvar sua vida, mas infelizmente, ela acaba morrendo ao lado da filha.
Temos também nessa temporada, um episódio passado inteiramente em um avião, onde Meredith e Riggs enfrentam uma turbulência que resulta em cirurgias extraordinárias em pleno voo, e em uma coletiva de imprensa, Maggie acaba descobrindo o relacionamento dos dois, mas apesar da tristeza e desconfiança de Meredith nos primeiros dias, Maggie acaba aceitando a relação, que faz Meredith se desfazer de objetos importantes e sua vida com Derek Shepherd, como o tumor no quadro e o post-it (que coloca na gaveta).
A Season Finale começa quando, um estuprador invade o hospital e coloca a vida de Stephanie Edwards (Jerrika Hinton) e uma paciente em risco, enquanto Alex vai a uma conferência em que o marido de Jô Wilson está, e tem algumas ilusões. Edwards fica com a vida por um fio, quando o estuprador acaba causando um incêndio no Grey Sloan, fazendo todos passarem por muito adrenalina. O Episódio especial ainda traz a revelação de April dizendo que Jackson está apaixonado por Maggie, e Eliza sendo demitida do Grey Sloan, para a tristeza de Arizona Robbins, e também com a noticia que a irmã de Owen está viva, assim a temporada acaba com ele indo ao encontro de Megan Hunt junto com Amélia.
- A atriz Jerrika Hinton (Stephanie Edwards) deixa a série.
14ª Temporada (2017-2018)
A série foi renovada para uma décima quarta temporada. Foi confirmado por Jerrika Hinton que a personagem Stephanie Edwards não voltará para a série e Kim Raver voltará como a Dra. Teddy Altman.
A décima quarta temporada começa quando Meredith e a equipe estão focados em ajudar a irmã de Owen após seu retorno chocante, enquanto Amelia enfrenta um conflito sobre um paciente. Miranda Bailey é forçada a dar ao Grey Sloan um facelift após o incêndio e os médicos são apresentados a alguns rostos novos que apimentam as coisas ao redor do hospital.
No segundo episódio da temporada, Meredith luta para criar um novo plano para a irmã de Owen. Jo faz uma escolha surpreendente em relação a Alex. Owen tem uma discussão com Amelia e trai ela com Teddy. A chegada da irmã de Andrew DeLuca (Giacommo Gianniotti) Carina DeLuca já chega causando com Arizona Robins, e quando DeLuca chega em casa vê elas duas juntas e Adrew e Carina começam a brigar em italiano e Arizona fica sem entender nada do que está acontecendo. Carina DeLuca começa suas pesquisas no Grey Sloan. No final do episódio 02 a controversa da pesquisa da irmã de Andrew leva Amelia a descobrir que tem um enorme tumor no seu cérebro. E o episódio 03 começa com Amélia contando para Maggie sobre seu tumor, e diz que não consegui contar para mais ninguém. Então Maggie a ajuda a contar sobre seu tumor para Owen e Meredith. A temporada também conta com um possível início do triangulo amoroso de April, Jackson, Maggie. Também no episódio 05 vai contar como Owen e Megan se perderam em meio aos ataques do Iraque.
- Martin Henderson (Nathan Riggs), Jessica Capshaw (Arizona Robbins) e Sarah Drew (April Kepner) deixam a série.
15ª Temporada (2018-2019)
A décima quinta temporada do drama médico da televisão americana Grey’s Anatomy foi ordenada em 20 de abril de 2018 pela American Broadcasting Company (ABC). A temporada estreou em 27 de setembro de 2018 com uma estreia especial de 2 horas. A contagem de episódios da temporada será de 22 episódios.
A 15ª Temporada começa com Meredith sonhando com DeLuca Jackson e Tom, também apresenta o começo do Triângulo entre Teddy, Owen e Amelia tendo Teddy grávida sem eles dois saberem dessa situação e Também Bailey tentando encontrar alguém para ser o chefe interino que no final do episódio o escolhido é o Alex Karev que havia antecipado sua lua de mel com sua esposa Jo Wilson pois ela conseguiu fazer uma nova pesquisa, conseguindo a primeira Bolsa do Hospital Grey-Sloan Memorial e a chegada de dois novos médicos que vão apimentar a temporada
No Oitavo Episódio da Temporada intitulado de “Blowin’ in the Wind” (fall finale), Seattle é atingida por uma enorme tempestade e o Grey-Sloan fica inundado de pacientes. Alex e Jo ficam presos em casa e decidem aproveitar para fazer uma segunda lua de mel, enquanto, DeLuca revela oque sente por Meredith que havia decidido sair com Link, Teddy conta para Owen que está grávida, Levi se declara para Nico e Cece fica em risco assim se preparando para fazer um cirurgia do coração um pouco arriscada. Com isso alguns médicos ficam presos em Elevadores cada um com seus problemas para solucionar, entre esses médicos estão Meredith e DeLuca/Teddy, Owen e Amelia/Bailey e Helm/Cece e Qadri. A Série entra em Hiatus e retornar somente em Janeiro de 2019.
Foi anunciado nesta segunda-feira (7), que a 15ª temporada de Grey’s Anatomy vai ganhar três episódios extras, se tornando a maior temporada da série desde a terceira, exibida há mais de 10 anos. A temporada terá 25 episódios, ficando atrás apenas de segunda, que contou com 27 episódios.
- Chris Carmack como Atticus Lincoln(Link), entra para a série
- Kim Raver (Teddy Altiman) volta ao elenco principal, após participações recorrentes.
16ª Temporada (2019-2020)
Em Fevereiro de 2019 a empresa de Tv American Broadcasting Company (ABC) renovou o drama médico pra uma Décima Sexta temporada.
- Jake Borelli (Levi Schmidt) e Greg Germann (Tom Koracick) entram para o elenco principal, após participações recorrentes.
- Justin Chambers (Alex Karev) deixa a série.
17ª Temporada
Em Maio de 2019 a empresa de Tv American Broadcasting Company (ABC) renovou o drama médico para uma Décima Setima temporada
Elenco e Personagens Principais
Por ser uma série extensa, durante os anos há sempre uma troca de elenco. Enquanto alguns veteranos se despedem da produção, novos sorrisos se juntam a série.
Ellen Pompeo: Meredith Grey
Sandra Oh: Cristina Yang
Katherine Heigl: Isobel “Izzie” Stevens
Justin Chambers: Alexander “Alex” Karev
T.R. Knight: George O’Malley
Chandra Wilson: Miranda Bailey
James Pickens, Jr.: Richard Webber
Isaiah Washington: Preston Burke
Patrick Dempsey: Derek Shepherd
Kate Walsh: Addison Montgomery
Eric Dane: Mark Sloan
Sara Ramírez: Calliope “Callie” Torres
Brooke Smith: Erica Hahn
Chyler Leigh: Alexandra “Lexie” Grey
Kevin McKidd: Owen Hunt
Jessica Capshaw: Arizona Robbins
Kim Raver: Theodora “Teddy” Altman
Sarah Drew: April Kepner
Jesse Williams: Jackson Avery
Camilla Luddington: Josephine “Jo” Karev
Gaius Charles: Shane Ross
Jerrika Hinton: Stephanie Edwards
Tessa Ferrer: Leah Murphy
Caterina Scorsone: Amelia Shepherd
Kelly McCreary: Margareth “Maggie” Pierce
Jason George: Benjamin “Ben” Warren
Martin Henderson: Nathan Riggs
Giacomo Gianniotti: Andrea “Andrew” DeLuca
Greg Germann: Thomas “Tom” Koracick
Jake Borelli: Levi Schmitt
Chris Carmack: Atticus “Link” Lincoln
Notas de Elenco
- A interpretação de George O’Malley na 6.ª temporada é feito por stand-in
- A interpretação de Cristina Yang na 11.ª temporada é feita por stand-in
- No episódio 8 da 13.ª temporada Meredith imagina o personagem de Derek Shepherd se preparando para uma cirurgia. Foi utilizada uma cena antiga e o ator não foi creditado no episódio
- No episódio 6 da 15.ª temporada os personagens George O’Malley, Derek Shepherd, Lexie Grey e Mark Sloan aparecem por um breve período de tempo. Foram utilizadas cenas antigas e os atores não foram creditados no episódio
- No episódio 16 da 16.ª temporada a personagem de Izzie Stevens é retardada por um stand-in
Prêmios e Indicações
Grey’s Anatomy ganhou uma série de prêmios. Em julho de 2012, o programa foi indicado para 25 Primetime Emmy Awards, tendo sido indicado para pelo menos um por ano, exceto em 2010. No 57.º Primetime Emmy Awards de 2005, Sandra Oh foi nomeada para Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série Dramática, na qual ela foi indicada para todos os anos até 2009, e Horton foi indicada para Melhor Direção de Série Dramática. No ano seguinte, no 58º Primetime Emmy Awards, a série recebeu uma indicação para Melhor Série Dramática, pela qual foi indicada novamente em 2007. Também em 2006, Chandra Wilson foi indicada para Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série Dramática, na qual foi nomeada todos os anos até 2009, e Kyle Chandler foi indicado para Melhor Ator Convidado em Série Dramática. A 58ª Cerimônia também homenageou Rhimes e Vernoff, que foram indicadas para Melhor Roteiro em Série Dramática. Rhimes, cuja carreira começou em 1995, produziu mais uma série na ABC, Scandal, que foi ao ar de 2012 a 2018. A partir de 2005, Rhimes foi continuamente indicada para vários prêmios, incluindo três Emmy Awards: o primeiro em 2006 para uma série dramática e uma indicação separada para escrever uma série dramática, seguida pela terceira indicação em 2007 para uma série dramática.
Em 2007, no 59º Primetime Emmy Awards, Katherine Heigl ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série Dramática, enquanto T.R. Knight foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática. Numerosas atrizes convidadas foram indicadas para Melhor Atriz Convidada em uma série dramática, incluindo Kate Burton em 2006 e 2007, Christina Ricci em 2006, Elizabeth Reaser em 2007, Diahann Carroll em 2008 e Sharon Lawrence em 2009, mas a única atriz que ganhou o prêmio foi Loretta Devine em 2011, que foi nomeada novamente em 2012. O programa também foi indicado para treze prêmios Creative Arts Emmy, tendo vencido três deles: elenco extraordinário para uma série dramática, maquiagem proeminente para uma série de câmera única (não protética) e maquiagem protética proeminente para uma série, minissérie, filme ou especial. O programa recebeu dez indicações ao Prêmios Globo de Ouro desde sua estréia. No 63º Globo de Ouro, em 2006, a série foi indicada para Melhor Série Dramática, Patrick Dempsey foi nomeado para Melhor Ator em Série Dramática, para o qual foi nomeado novamente em 2007, e Sandra Oh ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para Televisão. No ano seguinte, no 64º Globo de Ouro, em 2007, Ellen Pompeo foi nomeada para Melhor Atriz em Série Dramática, e o show ganhou o prêmio de Melhor Série Dramática. No 65º Globo de Ouro, em 2008, Katherine Heigl foi indicada para Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para Televisão, enquanto a série foi nomeada para Melhor Série Dramática.
A série ganhou o People’s Choice Awards de Melhor Drama cinco vezes em 2007, 2013, 2015, 2016 e 2017 e foi indicada a vários outros People’s Choice Awards, com indicações recebidas por Sandra Oh bem como várias vitórias de Dempsey, Pompeo vence nos últimos anos de 2013 e 2015, Demi Lovato, como estrela convidada, e o drama como um todo para Drama de TV favorito. Em 2007, Rhimes e o elenco feminino receberam o prêmio Women in Film Crystal + Lucy Awards, em reconhecimento à excelência e inovação da série como um trabalho criativo que aprimorou a percepção das mulheres por meio da televisão.
A série foi homenageada com inúmeras indicações ao NAACP Image Award, muitas delas vencidas, incluindo cinco prêmios de Melhor Série Dramática. Grey’s Anatomy também recebeu vários Screen Actors Guild Awards, com indicações recebidas por Dempsey, além de vitórias de Oh, Wilson, e do elenco principal em Melhor Elenco em uma Série Dramática
Recepção
Audiência televisiva nos EUA
Grey’s Anatomy recebeu altas visualizações e classificações desde a sua estreia. As quatro primeiras temporadas do programa foram classificadas entre as dez melhores entre todos os telespectadores, atingindo seu pico de audiência na Nielsen ratings na segunda temporada, atraindo uma média de 19,44 milhões de telespectadores por episódio e ficando em quinto lugar geral. Após a mudança do horário do programa, o ranking geral diminuiu constantemente, ficando abaixo dos dez primeiros na quinta temporada. Grey’s Anatomy fez sua maior queda da sexta para a sétima temporada, passando do décimo sétimo lugar para o trigésimo primeiro. A série está em constante declínio em termos de audiência e classificação geral, mas Grey’s Anatomy ainda mantém valor nos gráficos quando os números são extraídos do digital video recorder (DVR). Foi o show mais gravado entre 2007 e 2011, com base em totais acumulados, e tem sido por vários anos seguidos.
O episódio mais assistido da série é “It’s the End of the World”, com 37,88 milhões de espectadores, auxiliado por um lead-in do Super Bowl XL. Grey’s Anatomy foi o programa mais caro na televisão na temporada 2007-08, medido pela receita de publicidade, com ganhos de US $ 400.000 por trinta segundos. O show foi nomeado a quarta (atrás Desperate Housewives, Two and a Half Men, e American Idol), e a quinta mais alta (atrás Glee, Two and a Half Men, The X Factor (Estados Unidos) e American Idol) receita lucrativa, com ganhos de US $ 2,67 milhões e US $ 2,75 milhões por meia hora em 2011 e 2012, respectivamente. Embora Grey’s Anatomy não esteja mais classificado entre os principais números das classificações gerais, o ranking da série nos principais números demográficos 18-49 permaneceu alto. A partir da oitava temporada, a série se tornou o drama de maior audiência na televisão no público-alvo. Em 2016, um estudo do New York Times dos 50 programas de TV com o maior número de curtidas no Facebook descobriu que Grey’s Anatomy era “o mais popular em uma parte do meio do país, particularmente em áreas com uma porcentagem menor de graduados”.
DVD
Desde sua estréia, a Buena Vista Home Entertainment lançou as primeiras oito temporadas em DVD nas regiões 1, 2 e 4. O DVD da primeira temporada, lançado em 14 de fevereiro de 2006, apresenta uma sequência alternativa de títulos, erros de gravação, cenas dos bastidores, comentários em áudio e uma edição extensa do episódio piloto. O DVD da segunda temporada, lançado em 12 de setembro de 2006, inclui episódios prolongados, uma entrevista com Wilson, cenas deletadas, uma turnê, um “Q&A” com o elenco e um segmento sobre a criação de efeitos especiais. O DVD da terceira temporada foi lançado em 11 de setembro de 2007, com recursos extras, incluindo episódios estendidos, uma entrevista com a estrela Patrick Dempsey, comentários em áudio e erros de gravação.
O DVD da quarta temporada, lançado em 9 de setembro de 2008, apresenta uma entrevista com Katherine Heigl e Justin Chambers, episódios prolongados, erros de gravação e cenas deletadas. O DVD da quinta temporada foi lançado em 15 de setembro de 2009 e inclui cenas deletadas, erros de gravação e episódios prolongados. O DVD da sexta temporada, lançado em 14 de setembro de 2010, apresenta cenas deletadas, um final estendido e erros de gravação. O DVD da sétima temporada, lançado em 13 de setembro de 2011, inclui uma edição extensa e uma reportagem dos bastidores do episódio musical, erros de gravação e cenas excluídas. Além disso, o DVD da oitava temporada foi lançado em 4 de setembro de 2012 com vários bônus e cenas deletadas.
O DVD da nona temporada foi lançado em 27 de agosto de 2013 com vários recursos extras e cenas deletadas. O DVD da décima temporada foi lançado em 2 de setembro de 2014 com novos recursos de bônus e cenas excluídas. A temporada foi lançada oficialmente em DVD como um boxset de seis discos, com o título de Grey’s Anatomy: The Complete Tenth Season – Live For The Moments. Em vista da saída do personagem de Cristina Yang no final da temporada, o DVD apresentou um episódio extenso, Você sabe? e um artigo especial de Sandra Oh intitulado “An Immeasurable Gift” (Um presente incomensurável). A décima primeira foi lançada em DVD como um box de seis discos em 18 de agosto de 2015, com entrevistas com a nova personagem regular Caterina Scorsone e um recurso especial para a saída de Dempsey, “Como dizer adeus, Dr. Derek Shepherd”. A décima segunda, foi lançada em DVD como um box de seis discos em 30 de agosto de 2016.
Música
A música de abertura do programa é um trecho de “Cosy in the Rocket”, música da banda britânica Psapp. Faz parte do álbum com a trilha sonora do seriado, lançado pelo braço musical da ABC, a Hollywood Records, em 27 de setembro de 2005. Uma lista de todas as músicas exibidas em cada um dos episódios do programa pode ser encontrada no site oficial. Além disso, são tocadas músicas de diversos artistas durante os episódios da série, como por exemplo a neozelandesa Lorde e outros artistas como: John Legend, Birdy, Ed Sheeran, Kanye West, Rihanna, Ellie Goulding, Sky Ferreira, Wiz Khalifa, Of Monsters and Men, Sleeping At Last, The Fray, CHVRCHES e One Direction.
Spin-Off
Grey’s Anatomy teve dois spin-offs, Private Practice e Station 19.
Private Practice
Em 21 de fevereiro de 2007, o The Wall Street Journal informou que a ABC estava desenvolvendo uma série de televisão sobre drama médico para Grey’s Anatomy, com a personagem de Walsh, Addison Montgomery. Relatórios subsequentes confirmaram a decisão, declarando que uma transmissão expandida de duas horas de Grey’s Anatomy serviria como um episódio piloto para o spin-off proposto. O elenco de Grey’s Anatomy estava infeliz com a decisão, pois todos esperavam que o spin-off tivesse sido dado a eles. Pompeo comentou que, como estrela, deveria ter sido consultada, e Heigl revelou que esperava um spin-off para Stevens. O episódio piloto que foi ao ar em 3 de maio de 2007 vê Montgomery tirar uma licença do Seattle Grace Hospital, para visitar sua melhor amiga de Los Angeles, Naomi Bennett (Merrin Dungey, depois Audra McDonald), especialista em endocrinologia reprodutiva e infertilidade. Enquanto em Los Angeles, ela conhece os colegas de Bennett no Oceanside Wellness Center. A transmissão de duas horas, intitulada “The Other Side of This Life”, serviu como o vigésimo segundo e vigésimo terceiro episódio da terceira temporada, e foi dirigida por Michael Grossman, de acordo com a Variety. O elenco inclui Amy Brenneman, Paul Adelstein, Tim Daly, Taye Diggs, Chris Lowell e Merrin Dungey.
A personagem de KaDee Strickland, Charlotte King, que foi apresentada na estréia da primeira temporada do spin-off, não apareceu no piloto dos bastidores. Sua adição ao elenco principal foi anunciada em 11 de julho de 2007, antes do início da primeira temporada. Ela não precisou fazer um teste para o papel, mas foi escalada após uma reunião com Rhimes. McDonald também não estava presente no episódio piloto, devido a sua personagem, Naomi Bennett, ter sido interpretada por uma atriz diferente, Merrin Dungey. No entanto, em 29 de junho de 2007, a ABC anunciou que o Dungey seria substituído, sem motivo para a alteração. O drama foi intitulado Private Practice, e seu episódio de estréia seguiu a segunda parte da estréia da temporada de Dancing with the Stars, e forneceu um lead-in para a série de calouros Dirty Sexy Money. Pushing Daisies, uma terceira nova série da noite, completou a programação como uma entrada para Private Practice. A série terminou em janeiro de 2013 após seis temporadas.
Grey’s Anatomy teve cinco histórias cruzadas com Private Practice.
- “In Which We Meet Addison, a Nice Girl From Somewhere Else” (PP 1.01), a estréia da série, começa com Addison e Richard conversando sobre sua demissão no Seattle Grace Hospital.
- “Before and After”/“Ex-Life”/“An Honest Mistake” (GA 5.15/PP 2.16/GA 5.16) — O irmão de Addison, Archer, é levado ao Seattle Grace para uma cirurgia no cérebro, e Derek pede ajuda de Addison com uma paciente grávida.
- “Invasion”/”Right Here, Right Now” (GA 6.05/PP 3.03)— Depois que Izzie comete um erro, fazendo com que a paciente perca um transplante de rim, Bailey viaja para Los Angeles com seu paciente para o transplante.
- “Blink”/”Another Second Chance” (GA 6.11/PP 3.11) — Addison ajuda Mark a realizar uma operação em sua filha grávida.
- “Have You Seen Me Lately?”/“You Break My Heart” (GA 8.15/PP 5.15) — A irmã de Derek, Amelia, pede que ele faça uma cirurgia arriscada de gliosarcoma em Erica Warner, a mãe do filho de Cooper, Mason.
Também houve vários casos em que Addison ou Amelia viajam para Seattle sem que haja uma história envolvendo os dois shows. Depois que Private Practice terminou, Amelia Sheppard apareceu ainda mais frequentemente em Grey’s Anatomy. Mais tarde, ela foi escalada como regular da série.
Station 19
Em 16 de maio de 2017, Channing Dungey anunciou no ABC Upfronts que a rede encomendou outro spin-off de Grey’s Anatomy, este focado em bombeiros em Seattle. A série estreou no meio da temporada em 2018. Stacy McKee, roteirista e produtora executiva de Grey’s, serve como showrunner do spin-off. O novo show foi introduzido na Temporada 14, Episódio 13, quando um incêndio em uma casa leva os bombeiros para o Grey Sloan. Em julho de 2017, foi anunciado que Jaina Lee Ortiz foi escalada para o spin-off, sendo a primeira atriz escolhida. Em setembro de 2017, foi anunciado que Jason George, que interpreta o Dr. Ben Warren desde a temporada 6, deixaria Grey’s Anatomy para passar para o spin-off. Ele continuou sendo um membro regular em Grey’s Anatomy até o spin-off começar a produção. Em outubro de 2017, foi anunciado que cinco novos membros regulares da série, sendo Grey Damon, Jay Hayden, Okieriete Onaodowan, Danielle Savre e Barrett Doss. Também foi anunciado que o spin-off teve uma ordem de 10 episódios para a primeira temporada. Mais tarde, em outubro de 2017, foi anunciado que Miguel Sandoval foi escolhido como o capitão do quartel.
Até o momento, Grey’s Anatomy teve três histórias cruzadas com Station 19.
- “Momma Knows Best”/“Under the Surface” (GA 15.04/S19 2.02) — Uma criança, cuja mãe morreu no Grey Sloan, foge do hospital e acaba caindo nos canos do sistema de drenagem. Cabe à equipe da Estação 19 resgatar o garoto.
- “Friendly Fire”/“What I Did for Love”/“Always Ready” (S19 2.14/GA 15.23/S19 2.15) — O capitão Lucas Ripley inala uma substância tóxica, posteriormente ele desmaia na rua e é encontrado por Levi e levado ao Grey Sloan. Não sabendo da gravidade, Ripley foge do hospital para se encontrar com Vic porém quando descobre a gravidade ele vai para o Seattle Pres. Maggie começa um tratamento nele, porém não funciona e ela pede para a família se despedir.
- “Let’s All Go to the Bar”/“I Know This Bar”/“Help Me Through the Night” (GA 16.09/S19 03.01/GA 16.10) — Acontece um acidente quando um carro bate no bar em que médicos estão, causando ferimentos em muitos deles. A equipe da Station 19 é chamada para fazer o resgate das pessoas e levá-las para o Grey Sloan Hospital onde serão tratadas.
Também houve vários casos em que personagens de Grey’s Anatomy aparecem em Station 19 e vice-versa sem que haja uma história envolvendo os dois shows.
Adaptações
Em maio de 2009, a The CW anunciou que estava em processo de fazer um reality show baseado na série médica. Em 26 de abril de 2010, uma adaptação colombiana do show, intitulado A corazón abierto, estreou com excelentes classificações na RCN Televisión. Com uma quota de 20,4 de rating e 48, quase metade do público assistiu a estreia na Colômbia. A novela estreou em maio de 2010 às 7:00 oriental/06:00 central sobre a Telemundo, mas por causa da baixa audiência foi então mudou-se para uma aeração da meia-noite em julho, e mais uma vez mudou-se ir para um intervalo de tempo no início da tarde.
No Mundo
Grey’s Anatomy é exibida nos seguintes canais:
África do Sul: Mnet
Alemanha: ProSieben
América Latina: Sony TV (devido à restrições de licenciamento, não é exibido em alguns países).
Angola: Fox Life
Austrália: Seven Network
Áustria: ORF
Bélgica: Vijftv
Brasil: Sony Entertainment Television (TV paga)
Canadá: CTV
Chile: TVN
Coreia do Sul: KBS
Espanha: Cuatro e Fox
Estados Unidos: ABC
Filipinas: Studio 23 e Star World
França: TF1
Grécia: Alter Channel
Hong Kong: ATV
Hungria: RTL Klub
Índia: Star World
Israel: Yes Stars (antigo Yes Weekend)
Itália: Fox Life e Italia 1
Malásia: TV3 e Star World
Nova Zelândia: TVNZ
Polônia: Polsat
Portugal: Fox Life e RTP1
Reino Unido: LIVINGtv e Five
Singapura: Channel 5 e Star World
Suécia: Kanal 5
Suíça: SF zwei
Países Baixos: Net 5
Hungria: RTL Klub
Turquia: Digiturk: Dizimax
Japão: WOWOW
No Brasil
A primeira temporada da série estreou no canal Sony no dia 7 de julho de 2005, pouco mais de quatro meses depois da estreia norte-americana, em 27 de março de 2005.
Fotos:
Fonte / Referências: Wikipedia, IMDB, além da pesquisa do site Imagoi