
Nome: Jeb Stuart
Nasceu: 21 de janeiro de 1956
Signo: Aquário
Altura: 1.70
Peso: 80 kg Aproximadamente
Olhos: Castanho Escuro
Calçado: 42
Nacionalidade: Estadunidense
Ocupações: Roteirista
Cônjuge/Esposa: Viúvo de Anne Bryant Stuart
Crianças: 2
Vida pessoal
Criado em Charlotte, Carolina do Norte e Gastonia, Stuart se graduou na Ashbrook High School . Seu pai, Dr. James Stuart, era ministro da Primeira Igreja Presbiteriana em Gastonia. Ele se graduou como bacharel e mestre na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill , assim como um mestrado em artes em comunicações da Universidade de Stanford. Ele foi membro do corpo docente da Northwestern University , onde lecionou no Programa de Redação para Palco e Tela. Stuart foi casado com sua namorada do colégio, Anne Bryant Stuart, de 1º de março de 2001 até o falecimento dela. Eles tiveram dois filhos, Alexandra “Lexi” Stuart e Baker Stuart.

Carreira
Seus primeiros passos na indústria cinematográfica foi no filme de ação de 1988 Die Hard como roteirista, que mais tarde foi revisado pelo roteirista Steven E. de Souza . Adaptado do romance Nothing Lasts Forever , de Roderick Thorp , o filme foi um enorme sucesso financeiro e de crítica, gerando quatro sequências e sendo reconhecido um dos maiores e mais influentes filmes de ação de todos os tempos. Ele participou como escritor do filme de terror de ficção científica Leviathan e o thriller de prisão de Sylvester Stallone Lock Up .
Stuart esteve dedicadamente envolvido na escrita de The Fugitive (1993), rescrevendo o rascunho original de David Twohy enquanto estava no set e trabalhando com o diretor Andrew Davis e as estrelas Harrison Ford e Tommy Lee Jones . Ele escreveu um rascunho inicial de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal , intitulado Indiana Jones and the Saucer Men from Mars , em 1995. Em 1997, ele estreou na direção com Switchback , um thriller estrelado por Dennis Quaid e Danny Glover. A enxurrada de crítica negativa do filme levou Stuart a se afastar do cinema por mais de uma década, antes de retornar escrevendo, produzindo e dirigindo Blood Done Sign My Name , adaptado da autobiografia do autor e historiador Timothy Tyson.
Ele é o criador de Vikings: Valhalla da Netflix , uma série de televisão dramática de ficção histórica e uma sequência de Vikings da História (série de TV de 2013) . Esta série spin-off começa um século depois da série original e contará as histórias de alguns dos nórdicos mais conhecidos da história: Leif Erikson , Freydis, Harald Harada e William, o Conquistador .
Stuart é cogitado para Melhor Roteiro do WGA , bem como duas vezes indicado para Edgar Allan Poe como Melhor Roteiro de Filme. Ele recebeu reconhecimento por seus escritos do American Film Institute e recebeu o Nicholl Screenwriting Fellowship, administrado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, da qual é membro há mais de 25 anos.
Filmografia
Filmes
Ano/Filme/Escritor/Função/Notas
1988/ Duro de Matar/Escritor/Co-escrito com Steven E. de Souza
-Indicado ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Filme
1989/ Leviatã/Escritor/Co-escrito com David Webb Peoples
1989/ Descendente/Produtor/
1989/ Trancar/ Escritor/Co-escrito com Richard Smith e Henry Rosenbaum
1990/ Sinais vitais/Escritor/Co-escrito com Larry Ketron
1990/ Mais 48 horas./Escritor/Co-escrito com John Fasano e Larry Gross
1993/ O fugitivo/Escritor/Co-escrito com David Twohy – Indicado ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Filme e Prêmio WGA de Melhor Roteiro
1995/ Justa causa/Escritor/Co-escrito com Peter Stone
1997/ Fogo Abaixo/Escritor e Produtor/Co-escrito com Philip Morton
1997/ ziguezague/Escritor, Produtor e Diretor/
2010/ Sangue Feito Assine Meu Nome/Escritor, Produtor e Diretor/hilip Morton
1997/ ziguezague/Escritor, Produtor e Diretor/
2010/ Sangue Feito Assine Meu Nome/Escritor, Produtor e Diretor/
Televisão
Ano/ Título/ Funçao/ Notas
2022–presente/ Vikings: Valhalla/Escritor, Produtor e Diretor/Também Showrunner
TBA/ Série Assassin’s Creed sem título/Escritor/Também Showrunner
Prêmios e Indicações
1988/ Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Filme : Die Hard (com Steven E. de Souza )
1993/ Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Filme : O Fugitivo (com David Twohy )
1993/ Writers Guild of America Award de Melhor Roteiro Baseado em Material Produzido ou Publicado Anteriormente : O Fugitivo (com David Twohy )






REFERENCIAS
Wikipédia, IMDB e Imagoi