Kris Kristofferson

Kris Kristofferson com barba grisalha imagoi
Kris Kristofferson

Nasceu: 22 de junho de 1936 (86 anos)
Signo: Leão
Altura: 1.80
Peso: 73kg
Olhos: Azul Claro
Calçado: 42
Nacionalidade: Texano
Ocupações: Ator, músico e compositor
Cônjuge/Esposa: Frances Mavia Beer ​ ( m.  1960; div.  1969 ), Rita Coolidge ( m.  1973; div.  1980 ), Lisa Meyers ​( m.  1983 )
Crianças: 8

 

Inicio de Vida

Kristoffer nasceu em Brownsville, Texas, em 22 de junho de 1936,  filho de Mary Ann e Lars Henry Kristofferson, oficial do Corpo Aéreo do Exército dos EUA. Seus avós paternos emigraram da Suécia, enquanto sua mãe tinha ascendência inglesa, escocesa-irlandesa, alemã, suíça-alemã e holandesa. Seu avô paterno era um oficial do exército sueco. Enquanto Kristofferson era criança, seu pai o incentivou a seguir uma carreira militar.

Mudança para San Mateo, Califórnia

Kristofferson mudou de residência por várias vezes durante sua adolescência por conta do serviço militar de seu pai, portanto se mudaram para San Mateo, Califórnia. Ele se formou na San Mateo High School em 1954. Um admirador pela escrita, Kristofferson logo se matriculou no Pomona College. Seus primeiros escritos incluíram ensaios premiados, e “The Rock” e “Gone Are the Days” foram publicados no The Atlantic Monthly. Suas primeiras histórias revelam as verdadeiras raízes das paixões e preocupações de Kristofferson. “The Rock” é sobre uma característica geográfica que lembra a forma de uma mulher, enquanto a última era sobre um incidente racial.

Colégio Pomona

Ele também  frequentou o Pomona College e experimentou pela primeira vez uma dose de fama em 1958, aparecendo em ” Faces in the Crowd ” da Sports Illustrated em 31 de março por suas conquistas na união universitária de rúgbi, que redeu a ele reconhecimento e fama no futebol americano e atletismo. Ele e seus colegas de classe reviveram o Claremont Colleges Rugby Club em 1958, e permanece sendo uma instituição de rugby do sul da Califórnia. Kristofferson formou-se em 1958 como Bacharel em Artes, summa cum laude , em literatura . Ele foi eleito para Phi Beta Kappa no seu primeiro ano. Durante uma entrevista de 2004, com Pomona College Magazine, Kristofferson mencionou o seu professor de filosofia Frederick Sontag como uma forte influência em sua vida.

Em 1973, ele recebeu um doutorado honorário em artes plásticas do Pomona College durante o Alumni Weekend, acompanhado pelos outros artistas Johnny Cash e Rita Coolidge . Seu prêmio foi entregue por um de seus orientadores de Pomona, o professor Fred Sontag.

Ator Kris Kristofferson começo da carreira Imgoi
Kris Kristofferson ainda jovem

Universidade de Oxford

Em 1958, Kristofferson ganhou uma bolsa Rhodes para a Universidade de Oxford, estudando no Merton College. Enquanto estudava em Oxford, ele foi premiado com um Blue pelo boxe, jogou rúgbi em sua faculdade e começou a escrever algumas canções. Ainda em Oxford, ele conheceu o colega Michael Fried crítico de arte e poeta. Com a ajuda de seu empresário, Larry Parnes, ele gravou para a Top Rank Recordssob o nome de Kris Carson.  A fase inicial de sua carreira musical não teve sucesso. Em 1960, Kristofferson graduou-se com um B.Phil. Graduação em literatura inglesa. Em 1961, ele se casou com sua namorada de longa data, Frances Mavia Beer.

Vida pessoal

Casou-se em 1961 com sua namorada de longa data, Frances “Fran” Mavia Beer, se divorciou. Namorou Janis Joplin um pouco antes de sua morte em outubro de 1970. Casou-se pela segunda vez com a cantora Rita Coolidge em 1973, terminando em divórcio em 1980. Kristofferson se casou com Lisa Meyers em 1983.

Kristofferson e Lisa Meyers Kristofferson possuem uma casa em Los Flores Canyon em Malibu, Califórnia, e mantêm uma residência em Hana, na ilha de Maui. Kristofferson encontrou alguns problemas de saúde sério nas últimas décadas. Ele fez uma cirurgia de ponte de safena bem-sucedida em 1999, mas em 2004 a 2015 foi diagnosticado com doença de Lyme, no início pensou ser Alzheimer em estágio inicial. Não se sabe como Kristofferson contraiu a doença de Lyme, mas suspeita-se que ele a tenha contraído durante as filmagens de um filme na floresta de Vermont em 2002. Sua esposa credita o diagnóstico e a recuperação bem-sucedidos à obtenção de segundas opiniões ao lidar com doenças autoimunes e Alzheimer. diagnósticos do tipo: “Ele está atualmente sendo tratado por um especialista na Califórnia “que adicionou injeções intramusculares de antibióticos ao protocolo de Kris e continua tratando Kris”, disse sua esposa.
Kristofferson tem oito filhos de seus três casamentos e um filho de seu tempo na Alemanha como piloto de helicóptero: de seu primeiro casamento com Fran Beer, filha Tracy (n. 1962) e filho Kris (n. 1968); de seu segundo casamento, com Rita Coolidge, filha Casey (n. 1974); e de seu casamento com sua atual esposa, Lisa (Meyers) Kristofferson, Jesse (n. 1983), Jody (n. 1985), Johnny (n. 1988), Kelly Marie (n. 1990) e Blake (n. 1994 ).

Kristofferson disse que gostaria que as três primeiras linhas de ” Bird on the Wire “ de Leonard Cohen fossem gravadas em sua lápide:
Como um pássaro no arame
Como um bêbado em um coro da meia-noite
Eu tentei do meu jeito ser livre

Jovem ator Kris Kristofferson tomando café da manhã e lendo jornal Imagoi
Kris Kristofferson jovem tomando café e lendo

Carreira

Serviço militar

Kristofferson, ingressou no Exército dos Estados Unidos sob pressão de sua família,foi comissionado como segundo-tenente e se tornou capitão. Recebeu treinamento de voo em Fort Rucker, Alabama e tornou-se piloto de helicóptero. Ele completou também a Ranger School. No início dos anos 60, ele estava estacionado na Alemanha Ocidental como membro da 8ª Divisão de Infantaria. Durante este tempo, ele formou sua banda e iniciou sua carreira na música. Em 1965 termina sua turnê na Alemanha, então ele recebe a designação de ensinar literatura inglesa em West Point. Porém, ele decidiu deixar o Exército e se dedicar à composição. A sua família não o apoiou nem um pouco em sua decisão, chegando ao ponto de deserda-lo. Eles viram isso como uma rejeição de tudo o que representavam, embora Kristofferson diga que está orgulhoso de seu tempo nas forças armadas e recebeu o prêmio de Veterano do Ano na cerimônia de 2003 do American Veterans Awards.

Música

Em 1965 ele deixa o exército e se muda para Nashville. Trabalhou em biscates enquanto corria atrás de seu reconhecimento na música e sobrecarregado com despesas médicas resultantes do esôfago defeituoso de seu filho . Não demorou para que ele e sua esposa se divorciasse.

Ele conseguiu um emprego no Columbia Recording Studios em Nashville para varrer o chão. Quando June Carter pediu a ela que desse uma fita dele a Johnny Cash. E assim ela fez, mas Cash o colocou em uma grande pilha com outros. Ele também trabalhou como piloto de helicóptero comercial para a empresa Petroleum Helicopters International (PHI) do sul da Louisiana, com sede em Lafayette, Louisiana. Kristofferson relembrou seus dias como piloto: “Isso foi nos últimos três anos antes de começar a me apresentar, antes de as pessoas começarem a gravar minhas canções. Eu trabalhava uma semana aqui [no sul da Louisiana] para PHI, sentado em uma plataforma de petróleo e helicópteros voadores. Então eu voltava para Nashville no final da semana e passava uma semana lá tentando lançar as músicas, depois voltava e escrevia músicas por mais uma semana. Lembro-me de “ Help Me Make It Through the Noite “Escrevi sentado no topo de uma plataforma de petróleo. Escrevi” Bobby McGee ” aqui embaixo, e muitos deles [no sul da Louisiana].”

Semanas depois de Carter entregar suas fitas para Cash, Kristofferson pousou um helicóptero no jardim da frente de Cash, e foi aí que consegiu ganhar toda sua atenção. Uma história sobre Kristofferson com uma cerveja em uma mão e algumas músicas na outra na chegada foi reputada, mas foi refutada, com Kristofferson dizendo: “Ainda assim foi uma espécie de invasão de privacidade que eu não recomendaria. Para ser sincero, acho que ele não estava lá. John tinha uma memória bastante criativa. Mas ao ouvir ” Sunday Mornin’ Comin’ Down “, em 1970 Cash decidiu gravá-la, e Kristofferson ganhou o prêmio de Compositor do Ano pela música no Country Music Association Awards.

Show ao vivo do cantor Kris Kristofferson no Gilley's Show Imagoi
Kris Kristoffersin cantando ao vivo em 1981

Dave Dudley em 1966 lançou “Viet Nam Blues”, um single de sucesso de Kristofferson. No ano seguinte, Kristofferson assinou contrato com a Epic Records e lançou um single, “Golden Idol/Killing Time“, mas a música não fez sucesso. Nos anos seguintes, mais originais de Kristofferson atingiram as paradas, interpretadas por Roy Drusky (“Jody and the Kid”); Billy Walker & the Tennessee Walkers (“Da garrafa ao fundo”); Ray Stevens (” Domingo Mornin’ Comin’ Down “); Jerry Lee Lewis (“Mais uma vez com sentimento”); Faron Young (“Sua hora está chegando”); e Roger Miller(“Eu e Bobby McGee”, “Melhor de todos os mundos possíveis” e “Castelo de Darby”). Após a apresentação dele por Johnny Cash no Newport Folk Festival, ele teve mais sucesso.

Assinou como artista de gravação com a Monument Records. Além de administrar esse selo, Fred Foster também atuou como gerente da Combine Music, o selo de composição de Kristofferson. No seu álbum de estreia para a Monument em 1970, Kristofferson incluiu algumas novas canções que fizeram sucesso anteriormente. As vendas foram fracas, mas no ano seguinte se tornou um sucesso, após ser relançado sob o título Me & Bobby McGee. As composições de Kristofferson ainda eram procuradas. Ray Price (” For the Good Times “), Gladys Knight & The Pips (“Help Me Make It Through The Night”), Waylon Jennings(“The Taker”), Bobby Bare (“Come Sundown”), Johnny Cash (“Sunday Morning Coming Down”) e Sammi Smith (“Help Me Make It Through the Night”) gravaram versões de sucesso de suas canções no início dos anos 1970. “For the Good Times” ( Ray Price ) ganhou o prêmio de “Canção do Ano” em 1970 da Academy of Country Music , enquanto “Sunday Morning Coming Down” (Johnny Cash) no mesmo ano ganhou a Country Music Association, o mesmo prêmio da rival da academia. Esta é a única vez que um indivíduo recebeu o mesmo prêmio dessas duas organizações no mesmo ano por canções diferentes.

Canção For The Good Times de Kris Kristofferson

Janis Joplin, ex namorada de Kristofferson, alcançou o primeiro lugar com “Me and Bobby McGee” de seu álbum póstumo Pearl em 1972. Por semanas ela permaneceu na primeira parada. Mais sucessos se seguiram de outros: Ray Price (“I’d Rather Be Sorry”); Joe Simon (“Ajude-me a passar a noite”); Bobby Bare (“Por favor, não me diga como a história termina”); OC Smith (“Ajude-me a passar a noite”); Jerry Lee Lewis (“Eu e Bobby McGee”); Patti Page (“Prefiro Me Desculpar”); e Peggy Little (“I’ve Got to Have You”). gravou algumas das composições de Kristofferson, incluindo uma versão de “Me and Bobby McGee” em 1969 com a primeira edição do álbum Ruby, Don’t Take Your Love To Town.

Em 1971 ele lançou seu segundo álbum – The Silver Tongued Devil and I – em 1971. Incuía “ Lovin’ Her Was Easier (Than Anything I’ll Ever Do Again) “. Esse sucesso estabeleceu a carreira de Kristofferson como artista musical. Logo depois, Kristofferson fez sua estreia como ator em The Last Movie (dirigido por Dennis Hopper ), e apareceu no Isle of Wight Festival . Uma parte de sua apresentação na Ilha de Wight é apresentada na compilação de três discos, The First Great Rock Festivals of the Seventies. Em 1971, atuou em Cisco Pike, e lançou seu terceiro álbum, Border Lord. O álbum era um material totalmente novo e as vendas foram lentas. Conquistou também o Grammy Awards naquele ano com várias canções indicadas, ganhando a canção country do ano por “Help Me Make It Through the Night”. O quarto álbum de Kristofferson de 1972, Jesus Was a Capricorn, inicialmente teve vendas lentas, mas o terceiro single, ” Why Me “, foi um sucesso e aumentou bastante as vendas do álbum. Vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro pela RIAA em 8 de novembro de 1973.

Em 1972, Kristofferson apareceu com Rita Coolidge na TV britânica no The Old Grey Whistle Test da BBC, realizando uma versão de “Help Me Make It Through the Night“. Também em 1972, Al Green lançou sua versão de ” For the Good Times ” no álbum I’m Still in Love with You.

Cantor Kris Kristofferson tocando e cantando Imagoi
Kris Kristofferson atualmente tocando violão e cantando

Filme

Kristofferson começou a focar em sua carreira como ator. Ele apareceu no filme Blume in Love (1973), dirigido por Paul Mazursky , e outros três filmes de Sam Peckinpah : Pat Garrett e Billy the Kid (1973), Bring Me the Head of Alfredo Garcia (1974) e Convoy (1978) e Michael Ritchie’s Semi -Tough (1977) com Burt Reynolds. Atuou também em Alice Doesn’t Live Anymore de Martin Scorsese (1974), Vigilante Force (1976) e The Sailor Who Fell from Grace with the Sea (1976), o drama romântico A Star Is Born (1976) com Barbra Streisand , pelo qual recebeu um Globo de Ouro de Melhor Ator logo em seguida. Kristofferson recusou a oferta de William Friedkin ‘s Sorcerer (1977) e o romântico filme de guerra Hanover Street (1979). Apesar de seu sucesso com Streisand, no seu nono álbm sua carreira solo decaiu. Seu próximo filme, o filme de duas partes da NBC -TV Freedom Road , de 1979, não obteve boas avaliações.

No filme sobrio 1980 anti-ocidental Heaven’s Gate de Michael Cimino Kristofferson foi escalado para o papel principal como o enigmático xerife James Averill. No início foi um fracasso escandaloso do estúdio e da mudança da indústria na época (custou a Kristofferson seu status de lista A de Hollywood), mas nos anos subsequentes o filme ganhou reconhecimento da crítica. No ano de 1986, ele estrelou The Last Days of Frank e Jesse James com Johnny Cash e Flashpoint em 1984, dirigido por William Tannen. Isso foi seguido, em 1985, pelo thriller neo-noir Trouble In Mind co-estrelado por Keith Carradine e Lori Singer. A série de TV Amerika com Robert Urich e Christine Lahti de sete episódios foi estrelada por ele em 1987. Foi o protagonista masculino no filme Millennium com Cheryl Ladd em 1989. Em 1996, ele ganhou um papel coadjuvante como Charlie Wade, um xerife corrupto do sul do Texas em Lone Star, de John Sayles, um filme indicado ao Oscar de Melhor Roteiro. Em 1997, co-estrelou o filme Fire Down Below com Steven Seagal.

Ao lado de Wesley Snipes, em 1998, ele participou do filme Blade. Ele reprisou o papel em Blade II de 2002 e, novamente em Blade: Trinity de 2004. Em 1998 junto com Vanessa Williams e Chayanne estrelou Dance with Me. Em Payback, ele co-estrelou com Mel Gibson em 1999. Ele estava então na versão de Tim Burton de Planeta dos Macacos de 2001. Interpretou também o personagem-título “Yohan” como um velho no filme norueguês Yohan – the Children Wanderer. Ele co-estrelou o filme de 2011 Dolphin Tale e sua sequência de 2014, Dolphin Tale 2. Em 2012, Kristofferson estava com a amiga de longa data Dolly Parton em Joyful Noise. Em 2013, Kristofferson co-estrelou em The Motel Life, assim como Angels Sing com Willie Nelson e Lyle Lovett. Em 2006, Kristofferson estrelou com Geneviève Bujold no filme Desaparecimentos sobre o uísque indo de Quebec para os Estados Unidos durante a Grande Depressão.

Kris Kristofferson em A Star is Born

Meio de carreira

Depois de seu sucesso como cantor no início dos anos 1970, ele conheceu a cantora Rita Coolidge. Eles se casaram em 1973 e lançaram um álbum intitulado Full Moon, obtiveram resultando com vários singles de sucesso e indicações ao Grammy. Porém, seu quinto álbum foi um fracasso comercial, Spooky Lady’s Sideshow foi lancçado em 1974, estabelecendo a tendência para a maior parte do resto de sua carreira musical. Artistas como Ronnie Milsap e Johnny Duncan continuaram a gravar o material de Kristofferson com sucesso, mas sua voz distintamente áspera e som anti-pop mantiveram seu próprio público no mínimo. Enquanto isso, muitos artistas levaram suas canções ao topo das paradas, um deles Willie Nelson, cujo lançamento em 1979 do LP de(Willie Nelson) Sings Kristofferson alcançou o número cinco na parada de música country dos EUA e certificado de platina nos EUA.

Em 1979 no evento Havana Jam ocorrido em 2 a 4 de março, Kristofferson participau do histórico festival ao lado de Rita Coolidge, Stephen Stills, o CBS Jazz All-Stars, o Trio of Doom, Fania All-Stars, Billy Swan, Bonnie Bramlett, Mike Finnegan, Weather Report e Billy Joel, além de artistas cubanos como Irakere, Pacho Alonso, Tata Güines e Orquesta Aragón. Sua performance é capturada no documentário de Ernesto Juan CastellanosHavana Jam ’79.

Trabalho posterior

Kristofferson se juntou a Willie Nelson, Dolly Parton e Brenda Lee em The Winning Hand em 1982, um álbum duplo que consiste em performances remasterizadas e atualizadas de gravações que os quatro artistas fizeram para o selo Monument em meados da década de 60; o álbum alcançou o top ten nas paradas de álbuns country dos Estados Unidos. Casou-se outa vez, com Lisa Meyers, e se ocupava em seusfilmes, apareceu nos lançamentos de 1984 The Lost Honor of Kathryn Beck, Flashpoint e Songwriter. Nelson e Kristofferson apareceram em Songwriter, e Kristofferson foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. O álbum Music from Songwriter, apresentando duetos de Nelson-Kristofferson, foi um grande sucesso country.

Nelson e Kristofferson continuaram sua parceria, e adicionaram Waylon Jennings e Johnny Cash para formar o The Highwaymen. Seu primeiro álbum, Highwayman, foi um sucesso, e ebtão continuaram trabalhando junto por um tempo. O single do álbum, também intitulado “ Highwayman “, escrito por Jimmy Webb (e originalmente gravado por ele em 1977), foi premiado como single do ano pela ACM em 1985. Kristofferson estrelou Trouble in Mind e lançou Repossessed em 1985, um álbum politicamente consciente que foi um sucesso country, particularmente “They Killed Him” ​​(também interpretada por Bob Dylan ), uma homenagem a seus heróis, incluindo Martin Luther King Jr., Jesus e Mahatma Gandhi. Kristofferson apareceu também na minissérie Amerika, mais ou menos na mesma época, uma minissérie que tentava retratar a vida na América sob o controle soviético.

Kris Kristofferson beijando a atris Barbra Streisand

Apesar do grande sucesso de Highwayman 2 em 1990, a carreira solo de Kristofferson caiu significativamente no início dos anos de 1990, mas ele continuou grandes sucesso com os Highwaymen. Lone Star (filme de 1996 de John Sayles ) revigorou a carreira de ator de Kristofferson, em seguida apareceu em Blade, Blade II, Blade: Trinity, A Soldier’s Daughter Never Cries, Fire Down Below, remake de Tim Burton de Planeta dos Macacos, Chelsea Walls, Payback, The Jacket e Fast Food Nation.

Em 1985, O Songwriters Hall of Fame introduziu Kristofferson, assim como o Nashville Songwriters Hall of Fame anteriormente, em 1977. Em 1999 foi o lançamento de The Austin Sessions, álbum no qual regravou algumas de suas canções favoritas com a ajuda de artistas como Mark Knopfler, Steve Earle e Jackson Browne. O albúm Broken Freedom Song de 2003 foi gravado ao vivo em em San Francisco.

Ele recebeu o prêmio de liberdade de expressão “Spirit of Americana” da The Americana Music Association em 2003. Em 2004, ele foi introduzido no Country Music Hall of Fame. Em 2006, ele recebeu o Prêmio Johnny Mercer do Songwriters Hall of Fame e lançou seu primeiro álbum cheio de material novo em 11 anos; Esta Estrada Velha. Em 21 de abril de 2007, Kristofferson ganhou o prêmio Johnny Cash Visionary da CMT. Rosanne Cash, filha de Cash, lhe homenageou durante a premiação de 16 de abril em Nashville. Destinatários anteriores incluem Cash, Hank Williams, Jr., Loretta Lynn, Reba McEntire e oDixie Chicks . “John era meu herói antes de ser meu amigo, e qualquer coisa com o nome dele é realmente uma honra aos meus olhos”, disse Kristofferson durante uma entrevista por telefone. “Eu estava pensando em quando o conheci, e se eu pensasse que receberia um prêmio com o nome dele, isso teria me ajudado em muitos momentos difíceis.”

Kristofferson apresentou um set acústico in-the-round com Patty Griffin e Randy Owen ( Alabama ) em 13 de junho de 2008 para uma gravação especial de uma série de compositores da PBS exibida em dezembro. Cada artista tocou cinco músicas. O conjunto incluía “O melhor de todos os mundos possíveis”, “Castelo de Darby“, “Casey’s Last Ride“, “Me and Bobby McGee” e “Here Comes that Rainbow Again“. A gravação foi feita em uma cidade de Nashville.

Kris Kristofferson atuando em filme

Closer to the Bone foi um albúm criado em 29 de setembro de 2009, de canções originais . É produzido por Don Was no selo New West. Kristofferson comentou antes do lançamento: “Gosto da intimidade do novo álbum. Tem um clima geral de reflexão sobre onde todos estamos neste momento da vida.”

Em 10 de novembro de 2009, Kristofferson recebeu uma homenagem como um ícone da BMI no 57º BMI Country Awards anual. Durante toda sua carreira, as composições de Kristofferson ele já recebeu 48 prêmios BMI Country e Pop. Disse ele: “O melhor de ser um compositor é que você pode ouvir seu bebê interpretado por tantas pessoas que têm talentos vocais criativos que eu não tenho.” Ele dizia não ter uma boa voz e disse que, à medida que envelhecia, qualquer qualidade que pudesse ter começado a decair.

Em dezembro de 2009, Kristofferson interpretaria Joe no próximo álbum Ghost Brothers of Darkland County, uma colaboração entre o cantor de rock John Mellencamp e o romancista Stephen King. A Light in the Attic Records lançou demos em 11 de maio de 2010, que foram gravadas durante o período de zeladoria de Kristofferson na Columbia.

Em 4 de junho de 2011, Kristofferson realizou um show acústico solo no Maui Arts and Cultural Center, apresentando alguns de suas músicas que ficaram famosos por outros artistas. Kristofferson lançou um novo álbum de canções originais chamado Feeling Mortal em 2013. E em setembro de 2014 foi lançado um álbum ao vivo intitulado An Evening With Kris Kristofferson.

 

Ele dublou o personagem Chefe Hanlon dos NCR Rangers no videogame de sucesso de 2010 Fallout: New Vegas. Em 23 de outubro de 2015 na entrevista para a revista Las Vegas Q&A por Matt Kelemen, ele revelou que um novo álbum gravado em Austin, The Cedar Creek Sessions, teria um misto de canções antigas e algumas novas. Em dezembro de 2016, o álbum foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum Americana.

Em 2017 ele fez um cover de “Turpentine” de Brandi Carlile no álbum Cover Stories. nInterpretou, com a ajuda de Carlile, a composição de Joni Mitchell ” A Case of You “, do álbum Blue de Mitchell de 1971, em 7 de novembro de 2018, no Both Sides Now – Joni 75 A Birthday Celebration para comemorar o 75º aniversário de Mitchell.

Em junho de 2019, foi anunciado como um dos artistas de apoio para um “concerto europeu exclusivo” de Barbra Streisand em 7 de julho no Hyde Park de Londres como parte da série Barclay’s Summertime Concert. Ele se aposentou em janeiro de 2021. Suas apresentações finais foram amplamente relatadas como no Outlaw Country Cruise em janeiro de 2020, mas isso é impreciso. A última apresentação completa de Kris Kristofferson foi em 5 de fevereiro de 2020, no Sunrise Theatre em Fort Pierce, Flórida. Como o Outlaw Country Cruise, ele foi apoiado pelos Strangers.

Kris Kristofferson pousando para foto sério

Prêmios e indicações

Ano / Associação / Categoria / trabalho indicado / Resultado

1970 / Prêmios da Associação de Música Country / Canção do Ano / ” Manhã de domingo chegando ” / Ganho
1973 / Prêmios da Associação de Música Country / Canção do Ano / ” Por que eu ” / Nomeado
1973 / Prêmios da Associação de Música Country / Único do Ano / ” Por que eu ” / Nomeado
1973 / Prêmios da Academia de Música Country / Canção do Ano / ” Por que eu ” / Nomeado
1973 / Prêmios BAFTA / Melhor Revelação / Pat Garrett e Billy the Kid / Nomeado
1974 / Prêmios da Academia de Música Country / Canção do Ano / ” Um dia de cada vez ” / Nomeado
1976 / Prêmios Globo de Ouro / Melhor Ator em Musical / Uma estrela nasce / Ganho
1980 / Prêmios da Academia / Melhor Trilha Sonora Original / Compositor / Nomeado
1985 / Prêmios da Associação de Música Country / Único do Ano / “Rodoviário” / Nomeado
1985 / Prêmios da Associação de Música Country / Vídeo do Ano / “Rodoviário” / Nomeado
1985 / Prêmios da Academia de Música Country / Único do Ano / “Rodoviário” / Ganho
1985 / Prêmios da Academia de Música Country / Vídeo do Ano / “Rodoviário” / Nomeado
1985 / Prêmios da Academia de Música Country / Álbum do ano “Rodoviário” / Nomeado
2003 / Honras e prêmios da música americana / Prêmio de Liberdade de Expressão / Ele mesmo / Ganho
2005 / Prêmios da Academia de Música Country Prêmio Pioneiro Cliffie Stone / Ele mesmo / Ganho
2013 / Prêmio Poetas Ganho
2019 / Prêmios da Associação de Música Country / Prêmio Lifetime Achievement / Ele mesmo / Ganho

Prêmios Grammy

Ano / Categoria / trabalho indicado / Resultado

1971 / Canção do Ano / ” Eu e Bobby McGee ” / Nomeado
1971 / Canção do Ano / ” Ajude-me a passar a noite ” / Nomeado
1971 / Melhor Canção Country / ” Ajude-me a passar a noite ” / Ganho
1971 / Melhor Canção Country / “Eu e Bobby McGee” / Nomeado
1971 / Melhor Canção Country / ” Para os bons tempos ” / Nomeado
1973 / Melhor Canção Country / ” Por que eu ” / Nomeado
1973 / Melhor Performance Vocal Country Masculina / ” Por que eu ” / Nomeado
1973 / Melhor Performance Country por um Duo ou Grupo / “From The Bottle To The Bottom” (com Rita Coolidge ) / Ganho
1974 / Melhor Performance Country por um Duo ou Grupo / ” Loving Arms ” (com Rita Coolidge ) / Nomeado
1975 / Melhor Performance Country por um Duo ou Grupo / ” Lover Please ” (com Rita Coolidge ) / Ganho
1985 / Melhor Performance Country por um Duo ou Grupo / ” Highwayman ” (com The Highwaymen ) / Nomeado
1990 / Prêmio Grammy de Melhor Colaboração Country com Vocais / salteador 2 / Nomeado
2014 / Prêmio Grammy Lifetime Achievement / Ele mesmo / Ganho
2016 / Best Americana Album / As Sessões de Cedar Creek / Nomeado

 

Kris Kristofferson cantando com Rita Coolidge

Kristofferson com Coolidge pousando para a foto sorrindo Imagoi
Kris com Rita

 

Kris Kristofferson cantando Why Me Lord

Capa do DVD de Kris
Capa de DVD de Kris Kristofferson

 

 

Kris feliz sorrindo para a foto

 

Referências: Wikipedia, IMDB e Imagoi.