Abertura da Novela
Laços de Família é uma telenovela brasileira criada e transmitida pela Rede Globo no horário das 20 horas, de 5 de junho de 2000 a 3 de fevereiro de 2001, em 209 capítulos, vindo a substituir Terra Nostra e sendo substituída por Porto dos Milagres. Foi a 59ª “novela das oito” transmitida pela emissora. Escrita por Manoel Carlos, com ajuda de Fausto Galvão, Maria Carolina, Vinícius Vianna e Flávia Lins e Silva, foi dirigida por Moacyr Góes e Leandro Neri, com direção geral de Rogério Gomes, Marcos Schechtman e Ricardo Waddington, também diretor de núcleo.
Teve as participações de Vera Fischer, Tony Ramos, Carolina Dieckmann, Reynaldo Gianecchini, Marieta Severo, José Mayer, Deborah Secco e Lília Cabral.
Informações Gerais
Formato – Telenovela
Gênero – crônica do cotidiano
Duração – 60 minutos
Criador(es) – Manoel Carlos
País de origem – Brasil
Idioma original – Português
Diretor(es) – Ricardo Waddington
Roteirista(s) – Fausto Galvão / Vinícius Vianna / Flávia Lins e Silva / Maria Carolina
Tema de abertura – “Corcovado”, Astrud Gilberto, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz
Emissora original – Rede Globo
Formato de exibição – 480i (SDTV)
Transmissão original – 5 de junho de 2000 – 3 de fevereiro de 2001
Episódios – 209
Enredo
Dezembro de 1999. Helena, mulher de quarenta e quatro anos, empresária e sócia de uma clínica de estética, sofre um leve acidente de carro, onde o outro envolvido é Edu, médico de vinte e seis anos recém formado. O acidente acontece às vésperas do réveillon que vira o milênio, em frente à livraria Dom Casmurro, de propriedade de Miguel. Ao ser levada por Edu para a livraria para receber os primeiros socorros, acaba despertando o amor de Miguel, porém Helena acaba se envolvendo com Edu.
Miguel é bem colocado na vida e com dois filhos: a agitada e desajuizada Cecília, apelidada de Ciça, e Paulo, o filho mais velho, que sofre de um certo retardo por conta de um acidente de carro, no qual a sua mãe faleceu, e realiza um cansativo trabalho de recuperação com a fisioterapeuta Isabel, que é apaixonada por ele.
Edu e Helena se envolvem em um amor polêmico, na opinião de muitos que convivem com eles, por serem de idades muito diferentes, tendo como o principal obstáculo a socialite Alma, tia super protetora de Edu, que faz de tudo para ver Helena bem longe de seu sobrinho. Alma não teve filhos, e cuidou dos sobrinhos desde a morte dos pais destes, inclusive administrando os seus bens, como se fossem seus e interferindo excessivamente na vida pessoal de Edu e sua irmã Estela. Todos residem em uma mansão no bairro de Joatinga, junto com o padrasto Danilo, o quarto marido de Alma. Ele é um bon vivant atraente e namorador, com as suas tentativas de seduzir Rita, a empregada de sua casa. Rodrigo amigo da família é apaixonado por Alma, e sonha ser seu quinto marido.
Alma é dona de um haras que é administrado por Pedro, homem petulante, firme e insociável. No passado, se relacionou ainda jovem com a sua prima Helena, e agora, casado com a floricultora Sílvia, após várias cenas de ciúmes, acaba se divorciando da mulher. Ele conhece a veterinária Cíntia, e mesmo depois de tanto machismo, iniciam um caso.
Helena tem dois filhos: Fred, o mais velho, engenheiro desempregado que se casou com Clara, uma menina rica, mimada, imatura e que não consegue se adaptar a uma vida de dificuldades financeiras. Os dois tiveram uma filha chamada Nina, que é a desculpa de Clara para Fred alugar um apartamento só para os três. A filha mais nova de Helena é Camila, que estuda Literatura em Oxford, na Inglaterra. Ela conhece Edu em uma viagem ao Japão, que vai junto com Helena para visitá-la. Na volta ao Brasil, ela desenvolve um forte laço de amizade com Edu, pois os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses.
Mais tarde, Camila e Edu descobrem que estão apaixonados. Os dois resistem por respeito a Helena que, quando vê que seu namorado está encantado por sua filha, se afasta, para que ele e Camila sejam felizes, que assumem o amor depois de muitas discussões. Sabendo que Helena está solteira, Miguel decide conquistá-la, com sucesso.
Quem não vê o relacionamento de Edu e Camila com bons olhos é Íris, meia-irmã de Helena, tendo como pai delas o bondoso Aléssio, que é casado com Ingrid, mãe de Íris, que passa a morar com Helena após a morte do seu pai. Ela não se conforma com o romance de Edu e Camila e diz que a filha “roubou” o namorado da mãe, tramando para tentar separá-los. Íris é apaixonada por Pedro, que a acha uma garota mimada e a trata como uma criança. Ela ainda tem que se preocupar com Cíntia, que sente atração por Pedro. Íris tenta de todas as maneiras separar o casal. Ela ainda desperta o coração do jovem Fábio, que se apaixona por ela.
Ivete, melhor amiga de Helena e confidente de seus segredos, é casada com Viriato, um homem “boa-gente” e de bem com a vida. Ele sofre de impotência sexual, não conseguindo mais se relacionar sexualmente com a esposa, se afundando na depressão cada vez mais, sofrendo preconceitos de amigos e outras pessoas.
Camila fica grávida de Edu, e Miguel está quase pedindo Helena em casamento. Tudo isso é abalado com a descoberta de que Camila sofre de leucemia e perde o bebê, precisando urgentemente de um doador de medula, já que ela e seu meio-irmão Fred não são filhos do mesmo pai.
Sem saída, Helena revela a paternidade da filha: ela é filha de Pedro, de quem ficou grávida ainda jovem e foi expulsa de casa pelo pai. Apenas ela e Ivete sabiam desse segredo. Querendo salvar a filha da doença, Helena recusa o pedido de casamento de Miguel e engravida de Pedro para salvar Camila.
Capitu é uma universitária e garota de programa junto com a amiga Simone. As duas são agenciadas por Fernando. Capitu, com o seu salário, sustenta os pais Pascoal, intelectual aposentado que trabalha como revisor de livros para Miguel, e Ema, dona de casa e costureira, e o seu filho, tendo o marginal Maurinho como pai. Ela reencontra Fred, seu ex-namorado que não via há algum tempo e se envolve novamente com ele, já que o casamento deste com Clara está no final. Por amor a Fred, Capitu decide abandonar a prostituição para viver com ele. Porém, antes disso, ela passa um verdadeiro inferno, pois Orlando, um ex-cliente obcecado por ela, tenta fazê-la voltar a vida de prostituição, além de Maurinho que a vive perseguindo para conseguir dinheiro.
Nasce Vitória, filha de Helena, que doa medula para Camila. Íris se arrepende de suas maldades, Cíntia e Pedro têm uma recaída e Rita morre no parto dos filhos gêmeos de Danilo. Alma o aceita de volta com os gêmeos. Cíntia e Romeu ficam juntos, Miguel pede novamente Helena em casamento e ela aceita, e os dois se casam na igreja. Ciça se interessa por Raí (jogador de futebol) no aeroporto. Chega o dia da festa do terceiro aniversário de Vitória. Nela já aparecem os casais formados e com filhos: Helena e Miguel, Íris (grávida) e Pedro, Clara (grávida) e um desconhecido, Capitu (com filho e grávida) e Fred. Exceto Edu e Camila e Estela e Bento (Leon Góes), que ainda não tiveram um filho.
Produção
Locações
Um cenário externo reproduzindo uma floricultura foi construído, contando com mais de quarenta arbustos de diferentes cores e tipos – rosas, lírios, gérberas, margaridas, orquídeas –, todas artificiais, mas combinando a textura e tipo de iluminação.
Os atores Tony Ramos, Vera Fischer, Reynaldo Gianecchini, Carolina Dieckmann e Júlia Feldens viajaram para Quioto, Nikkō e Tóquio, no Japão, com uma equipe de 25 pessoas para gravar as cenas iniciais de seus personagens, Miguel, Helena, Edu, Camila e Ciça, respectivamente, com o apoio de profissionais da IPC Television, retransmissora da TV Globo Internacional naquele país.
A Livraria Dom Casmurro, propriedade de Miguel na trama, teve como locação nos primeiros capítulos uma livraria real, mas depois foi construído um cenário idêntico no Projac, com um busto de Machado de Assis e com quase cinco mil livros emprestados por editoras.
Alguns atores passaram por treinamento especial e foram auxiliados por profissionais especializados, como nas locações da clínica Naturalis onde Helena é sócia, que lidava com vários tratamentos de beleza, como acupuntura e fisioterapia. Para as cenas no haras de Pedro, os atores receberam treinamento para lidar com os cavalos. A trama também teve gravações na cidade de Camaquã, no Rio Grande do Sul.
O diretor Ricardo Waddington declarou que procurou trabalhar com poucos movimentos de câmeras para conseguir traduzir a intimidade que o texto de Manoel Carlos deveria levar ao telespectador. O diretor optou por privilegiar o plano-sequência – em que uma sequência é filmada sem cortes – para interferir pouco nas cenas. Os capítulos foram pontuados por stock shots – imagens de arquivo – com personagens e cenários típicos do Leblon.
Carolina Ferraz chegou a ser convidada para interpretar a personagem Capitu, em conversa informal pelo telefone com Manoel Carlos, porém ficou na dúvida se aceitaria o convite, o que fez com que o autor imediatamente desse o papel para Giovanna Antonelli: Gosto muito da Carolina, sou amigo dela, mas disse que, se ela estava em dúvida, preferia que não fizesse o papel. Precisava de alguém que mergulhasse de cabeça, era melhor tê-la em outra oportunidade. (Manoel Carlos). Para compor a personagem Capitu, Giovanna Antonelli entrevistou várias garotas de programa. Na opinião de Giovanna, sua personagem não era uma prostituta, e sim “uma garota que fazia programas”, pois ela era uma garota normal, que não dava pistas sobre a sua vida pessoal: Ela é uma garota como qualquer outra jovem carioca, que poderia ser sua vizinha sem que você percebesse o que ela faz. (Giovanna Antonelli).
Vera Fischer conseguiu uma licença para ficar duas semanas afastada da novela, por ter perdido sua mãe, Hildegard Berndt, que morreu em setembro de 2000, durante um período de grande estresse da atriz, que vinha tendo um intenso ritmo das gravações.
O casamento de Camila (Carolina Dieckmann) e Edu (Reynaldo Gianecchini) foi gravado inicialmente na igreja São Pedro de Alcântara, no bairro da Urca. Porém, a Arquidiocese do Rio puniu a igreja por permitir as gravações dentro da capela. As cenas do casamento tiveram que ser gravadas em estúdio e sem a participação dos atores menores de idade.
Elenco da Novela
Censura da Justiça
Em novembro de 2000, o Ministério da Justiça exigiu que a Globo retirasse do elenco da novela todos os menores de dezoito anos, inclusive figurantes, e que a trama fosse exibida depois das 21h. A justificativa foi que a trama possuía “cenas com conotação sexual e imagens de violência doméstica ou urbana“. Além disso, os menores que estavam no elenco da novela não possuíam alvará judicial para poder atuar. Para solucionar o caso, o autor Manoel Carlos escreveu as cenas “dos sumiços” dos atores, que estavam proibidos pela justiça de aparecer na TV. Cada um teve um desfecho diferente. A única menor de idade que permaneceu no elenco foi Júlia Almeida, filha de Manoel Carlos, que conseguiu um mandado de segurança. Júlia Maggessi, com dois anos na época, que havia substituído Larissa Honorato no papel de Nina, também foi afastada do elenco. Larissa, de um ano e dez meses, foi substituída depois de um laudo do Núcleo de Psicologia da 1.ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, segundo o qual a criança sofreu abuso psicológico durante as gravações de uma cena de discussão familiar.
Cenas memoráveis
Uma das cenas mais marcantes é quando Camila (Carolina Dieckmann) raspa a cabeça ao descobrir que tem leucemia. A gravação aconteceu no dia 5 de dezembro de 2000, emocionando a atriz, que chorou de verdade durante a gravação. A cena foi ao ar no dia 9 de dezembro. A cena foi usada depois pela emissora, em uma campanha para incentivar a doação de medula óssea. A campanha ganhou o prêmio BITC Awards for Excellence em 2001, na categoria “Global Leadership Award“. O prêmio é considerado a maior honraria concedida a ações de responsabilidade social do mundo. Outras cenas memoráveis foram quando Íris (Deborah Secco) visita Camila (Carolina Dieckmann) no hospital e acaba levando uma surra de Helena (Vera Fischer), e a morte da mãe de Íris, Ingrid (Lília Cabral), depois de ser baleada diante da filha durante um assalto. Íris fica abalada psicologicamente, e passa a ver o fantasma da mãe nos demais capítulos da novela. Para criar a cena, Manoel Carlos se inspirou no caso real do sequestro do ônibus 174, ocorrido no Rio de Janeiro em junho de 2000.
Repercussão
A novela ganhou três paródias no humorístico Casseta & Planeta, Urgente!: Esculachos de Família, Chifres de Marília (pelo fato do ator Reynaldo Gianecchini estar namorando Vera Fischer e Carolina Dieckmann na novela, época em que ele estava casado com a atriz Marília Gabriela) e Passos de Quadrilha (devido à festa junina), como o grupo humorístico faz com praticamente todas as telenovelas do horário nobre da Rede Globo.
A personagem Íris também despertava o ódio dos telespectadores. A atriz Deborah Secco chegou a apanhar em um supermercado. A agressora bateu na atriz com a bolsa e enquanto batia, dizia que odiava muito a Íris. Deborah declarou que não se sentiu incomodada, e que ficou feliz com a repercussão do seu trabalho.
A gravidez de Helena (Vera Fischer) aos 44 anos e de modo natural, causou receio e críticas por parte dos especialistas em medicina reprodutiva. Segundo eles, a chance de uma mulher engravidar de modo natural depois dos quarenta anos não chegava a 1%. Alguns afirmavam que na condição em que a personagem se encontrava (óvulos velhos, estresse e nenhum tratamento hormonal anterior), era quase impossível ocorrer gravidez. Ou seja, o caso mostrado na novela estava criando falsas expectativas nas mulheres.
A trama conscientizou os telespectadores sobre a necessidade da doação de medula óssea, levando a um aumento no interesse para a doação.
Cenas da Novela
Elenco
- Vera Fischer – Helena Lacerda
- Tony Ramos – Miguel Soriano
- Carolina Dieckmann – Camila Lacerda Ferrari
- Reynaldo Gianecchini – Edu (Eduardo Monteiro Fernandes)
- Marieta Severo – Alma Flora Pirajá de Albuquerque Menezes
- José Mayer – Pedro Marcondes Mendes
- Deborah Secco – Íris Lacerda
- Lília Cabral – Ingrid Lacerda
- Giovanna Antonelli – Capitu
- Luigi Baricelli – Fred (Frederico Lacerda Ferrari)
- Helena Ranaldi – Cíntia
- Alexandre Borges – Danilo Menezes
- Regiane Alves – Clara
- Júlia Feldens – Ciça
- Flávio Silvino – Paulo Soriano
- Soraya Ravenle – Ivete
- José Victor Castiel – Viriato
- Leonardo Villar – Pascoal
- Walderez de Barros – Ema
- Júlia Almeida – Estela
- Daniel Boaventura – Alex
- Umberto Magnani – Eládio
- Marly Bueno – Olívia
- Thalma de Freitas – Zilda
- Inez Vianna – Márcia
- Monique Curi – Antônia
- Luciano Quirino – Laerte
- Henri Pagnoncelli – Orlando
- Xuxa Lopes – Glória
- Paulo Figueiredo – Rodrigo
- Beatriz Lyra – Cleide
- Yara Lins – Nilda
- Cléa Simões – Irene
- André Valli – Onofre
- Denise Sartori – Ofélia
- Vanessa Machado – Simone
- Luiz Nicolau – Maurinho
- Juliana Paes – Rita
- Mônica Siedler – Socorro
- Cláudio Gabriel – Severino
- Arlete Heringer – Marta
- Flávia Guimarães – Ana
- Cynthia Benini – Isabel
- Leon Góes – Bento
- Paulo Zulu – Romeu
- Max Fercondini – Fábio
Crianças
- Carla Diaz – Rachel
- Samuel Melo – Tide
- Júlia Maggessi – Nina
- Natan e Andrey Linhares – Bruninho (bebê de Capitu)
Participações Especiais
- Fernando Torres – Aléssio Lacerda
- Eliete Cigarini – Sílvia
- Lavínia Vlasak – Luiza
- José Lewgoy – Ezequiel, pai de Marcela
- Ana Maria Magalhães – Lívia, falecida mulher de Miguel
- Ana Ariel – Doriana, mãe de Marcela
- Iran Malfitano – Pedro (jovem)
- Lilian Mattos – Helena (adolescente)
- Josie Antello – Neuza
- Ana Carbatti – Aline
- Luiz Baccelli – Dr. César
- Edson Silva – Heitor
- Graziela di Laurentis – Daniela
- Alby Ramos – Bira
- Lulu Pavarin – Clarice
- Felipe Rocha – Zeca
- Paulo Caruso – Rubens (Rubinho)
- Lionel Fischer – Fernando
- Alexandra Richter – Elisa
- Miwa Yanagizawa – Cel
- Múcio Medeiros – Carlão
- Juliana Silveira – Patrícia
- Vitor Hugo – Marquinhos (amigo de Paulo e namorado de Patrícia)
- Samantha Brandão – Maria
- Francisco Carvalho – Getúlio
- Andréa Cavalcanti – Verinha
- João Junior – Trindade
- Nilton Marques – Alfredo
- Nany di Lima – Noêmia
- Edward Boggis – Rafael
- Joana Motta – Liza
- Rafael Baronesi – Nathan
- Salvatore Giuliano – Luiz
- Giovanna de Toni – Eloíse
- Herbert Richers Jr. – Sérgio (amigo de Edu)
- Paula Tolentino – Marcela
- Benito Carmona – Roberto (ex-namorado de Camila)
- Oliver Okazaki – Toshio
- Sônia Siqueira – Marisa
- Lucas Margutti – Ricardo (ex-namorado de Ciça)
Audiência
- Seu primeiro capítulo rendeu 45 pontos de média, com pico de 52. Esses índices foram inferiores aos da antecessora Terra Nostra, que marcou 51 pontos em sua estreia.
No capítulo em que Camila (Carolina Dieckmann) raspou a sua cabeça devido à leucemia, exibido no dia 9 de dezembro de 2000, a trama marcou 46 pontos. No capítulo de 11 de dezembro, com a continuação das cenas, a trama bateu recorde de audiência com 55 pontos e 61 de pico, atingindo 79% de participação.
Seu último capítulo marcou uma média de 60 pontos, com picos de 68, excelente para o horário, consolidando 60 pontos. A novela teve uma média final de 44,9 pontos.
Segunda reprise
O primeiro capítulo cravou 22 pontos. Ao longo de sua exibição, oscila entre 17 e 20 pontos, batendo diversos títulos já reprisados, ficando atrás apenas da sua antecessora, no caso Êta Mundo Bom!. Sua menor média foi registrada nos dias 27 de outubro e 25 de dezembro de 2020. Ambas com 15 pontos.
Entrevista sobre a novela
Reprises
Foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo de 28 de fevereiro a 23 de setembro de 2005, substituindo Deus Nos Acuda e sendo substituída por Força de um Desejo, em 150 capítulos. A trama enfrentou diversos problemas com o Ministério da Justiça para ser reprisada. A trama na estreia foi autoclassificada como “não recomendada para menores de 12 anos” por conter violência e conteúdo sexual. Na sua reapresentação em 2005 a trama recebeu classificação indicativa de “Livre para todos os públicos“, e por causa disso recebeu vários cortes.
Foi reapresentada duas vezes no quadro Novelão, no programa Vídeo Show. A primeira entre 26 de outubro e 9 de novembro de 2012. Já a segunda ocorreu entre 30 de Março e 3 de Abril de 2015, a reprise contou com a narração de Carolina Dieckmann.
Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 15 de fevereiro a 14 de outubro de 2016, substituindo Fera Ferida e sendo substituída por Pai Herói, às 23h45.
Está sendo reexibida novamente no Vale a Pena Ver de Novo desde 7 de setembro de 2020, substituindo Êta Mundo Bom!. A reprise em questão comemora os 20 anos de estreia da novela de Manoel Carlos.
Outras mídias
No dia 14 de setembro de 2020, a trama protagonizada por Vera Fischer e Carolina Dieckmann, foi disponibilizada na plataforma de streaming Globoplay.
Exibição internacional
Laços de Família foi exibida em 66 países. O drama da personagem Camila (Carolina Dieckmann), que tinha leucemia, gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.
Músicas
1. “Como Vai Você?” Daniela Mercury
2. “Próprias Mentiras” Deborah Blando
3. “Solamente Una Vez” Nana Caymmi
4. “O Pai da Alegria” Martinho da Vila Núcleo
5. “Corcovado” Astrud Gilberto, João Gilberto, Tom Jobim e Stan Getz
6. “Balada do Amor Inabalável” Skank
7. “Man! I Feel Like a Woman!” Shania Twain
8. “Samba de Verão” Caetano Veloso
9. “My Way (Comme D’ Habitude)” Paul Anka
10. “Perdendo Dentes” Pato Fu
11. “Sentimental Demais” Simone
12. “Baby” Mutantes
13. “Abraçável Você (Embraceable You)” Jane Duboc
14. “Mensagem de Amor” Lucas Santtana
15. “Peão Apaixonado” Rionegro & Solimões
Internacional
1. “Breathe” Faith Hill
2. “So Nice (Summer Samba)” Bebel Gilberto
3. “How Insensitive (Insensatez)” Laura Fygi
4. “I’ll Try” Alan Jackson
5. “Spanish Guitar” Toni Braxton
6. “Love By Grace” Lara Fabian
7. “The Look of Love” Dusty Springfield
8. “Let’s Face The Music And Dance” Diana Krall Locação
9. “Save Me” Hanson
10. “Rome Wasn’t Built In A Day” Morcheeba
11. “Gotta Tell You” Samantha Mumba
12. “When I Fall In Love” Rick Astley
13. “As Time Goes By” Jimmy Durante
14. “Girl” Terra Molhada
15. “Devolva-Me” Adriana Calcanhotto
16. “Gatas Extraordinárias” Cássia Eller
17. “Esperando Na Janela” Cogumelo Plutão
18. “Ímã” Paulinho Moska
Prêmios e indicações
2000 Troféu APCA
- Melhor Atriz – Marieta Severo
- Melhor Revelação Feminina – Júlia Feldens
Prêmio Globo de Melhores do Ano
- Melhor Atriz – Vera Fischer
- Melhor Ator – Tony Ramos
- Melhor Atriz Coadjuvante – Giovanna Antoneli
- Melhor Ator Coadjuvante – Alexandre Borges
- Melhor Ator Revelação -Reynaldo Gianecchini
Prêmio Qualidade Brasil
- Melhor Atriz Revelação – Giovanna Antoneli
Prêmio Extra de Televisão
- Melhor Telenovela
- Melhor Atriz – Giovanna Antoneli
- Melhor Revelação – Reynaldo Gianecchini
Prêmio Kids’ Choice
- Gato do Ano – Paulo Zulu / Reynaldo Gianecchini
Troféu Imprensa
- Melhor Telenovela
- Melhor Atriz – Carolina Dieckmann
- Melhor Ator – Tony Ramos
- Revelação do Ano – Giovanna Antonelli
Troféu Internet
- Melhor Telenovela
- Melhor Atriz – Carolina Dieckmann
- Revelação do Ano – Reynaldo Gianecchini
Festival Latino Americano de Cine, Vídeo e TV de Campo Grande (2001)
- Melhor Telenovela
- Melhor Autor -Manoel Carlos
- Melhor Diretor – Ricardo Waddington
Prêmio TV Press
- Melhor Autor – Manoel Carlos
- Melhor Atriz -Deborah Secco / Giovanna Antonelli / Marieta Severo
- Melhor Ator Coadjuvante – Alexandre Borges
- Melhor Ator Revelação – Cláudio Gabriel
Fotos da Novela
Fontes / Referências: Wikipedia, Imdb e busca do site Imagoi.