Luana Elídia Afonso Piovani (São Paulo, 29 de agosto de 1976) é uma atriz, apresentadora e produtora teatral brasileira. Iniciou sua carreira artística como modelo, profissão que não exerce mais. Em 1997 foi a protagonista da terceira temporada da novela teen Malhação. Foi agraciada em 2004 com o Grande Otelo, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação no filme O Homem que Copiava. Em 2009, protagonizou o filme A Mulher Invisível, o qual virou série em 2011 na Rede Globo.
- Nome completo: Luana Elídia Afonso Piovani
- Nascimento: 29 de agosto de 1976 (44 anos)
São Paulo, SP - Residência: Cascais, Portugal
- Nacionalidade: brasileira
- Ocupação: atriz, apresentadora, produtora teatral, modelo
- Atividade: 1990–presente
- Cidadania: italiana
- Etnia: ítalo-brasileira
luso-brasileira - Altura: 1,78 m
- Peso:63 Kg
- Cônjuge: Pedro Scooby (c. 2013–19)
- Instagram: @luapio
- Twitter: @Lua_pio
Papo Firme com Aguinaldo Silva – Entrevista Luana Piovani
Carreira
Em 1990, começou sua vida profissional como modelo, trabalhando para as agências Ford Models e Mega. Em 1993, estreou como atriz na minissérie Sex Appeal, da Rede Globo, mas nem por isso abandonou as passarelas, conciliando as duas funções por mais um tempo. Em 1994, viajou para vários países como Japão, Alemanha e Suíça. Posterior a seu regresso ao Brasil, participou da novela Quatro por Quatro e estreou nas telonas, participando do longa Super-Colosso: a Gincana da TV Colosso. Em 1996, atuou em sua primeira peça de teatro, Nó de Gravata, e, simultaneamente, integrou o elenco da novela Vira-Lata. Também nesse ano, despontou como apresentadora, estando a frente da apresentação de vários quadros da revista eletrônica dominical Fantástico. Em 1997, foi a protagonista da terceira temporada do seriado teen Malhação e foi eleita pela revista VIP, da Editora Abril, como “a mulher mais sexy do mundo”. No ano seguinte, ao lado dos atores Malu Mader e Fábio Assunção, interpretou um dos principais papéis da mini-série Labirinto.
ENTREVISTA COM LUANA PIOVANI AO VIVO – PROGRAMA A NOITE É NOSSA – RECORD – 28/04
Nesse mesmo ano, protagonizou no teatro a adaptação de D’Artagnan e os Três Mosqueteiros. Em 1999, produziu e atuou na peça A.M.I.G.A.S., além de ter participado da novela Suave Veneno. Em 2000, foi apresentadora do programa Tudo de Bom, na MTV Brasil e da cerimônia de premiação do Video Music Brasil. Em 2002, participou no Fashion Rio, onde desfilou nua da cintura para cima, segurando os seios. Na TV, foi destaque da minissérie O Quinto dos Infernos, e, no teatro, do espetáculo Mais Uma Vez Amor. Depois, atuou na peça Alice no País das Maravilhas; que ficou em cartaz por dois anos, integrou o elenco de uma temporada do infantil Sítio do Pica Pau Amarelo e esteve nos cinemas do Brasil com o filme O Homem que Copiava. Em 2004, substituiu a atriz Maria Paula, que saiu de licença maternidade, no humorístico Casseta & Planeta, Urgente!. Também protagonizou o filme O Casamento de Romeu e Julieta. Entre 2005 e 2006, junto com a atriz Betty Lago, a filósofa Márcia Tiburi e a jornalista Mônica Waldvogel, dividiu a apresentação do programa Saia Justa, do canal de televisão a cabo GNT. Em 2006, deixando de lado sua imagem de mulher sensual, envereda pelo teatro infantil, produziu e estrelou a peça O Pequeno Príncipe, baseada no texto de Antoine de Saint-Exupéry, na qual fez o papel-título.
Ao mesmo tempo, viveu nas telonas a cantora Elke Maravilha, no longa Zuzu Angel. Em 2007, foi escalada pelo autor Carlos Lombardi para atuar na novela Pé na Jaca, como Vanessa, personagem escrita especialmente para ela, porém declinou ao convite. Depois, em 2008, foi convidada a fazer uma participação no seriado Faça sua História. Em 2009, protagonizou o filme A Mulher Invisível. Também fez uma pequena participação na série Ó Paí, Ó. Em 2010, foi uma das protagonistas da série Na Forma da Lei, onde interpretou a delegada Gabriela. Luana disse que só concordou em voltar ao vídeo porque se tratava de um convite do amigo Wolf Maya, disse que o admirava e afirmou ter sentimentos profundos por ele. O texto foi assinado por Antônio Calmon, que também escreveu a minissérie “Apelo Sexual” que a tornou famosa. A ex-modelo acrescentou ainda que não pretende fazer novelas em nenhum momento. No mesmo ano, apresentou a performance infantil O Soldadinho e a Bailarina. O musical é inspirado na literatura infantil clássica de Hans Christian Andersen “O Soldadinho de Chumbo” e é a terceira tentativa de teatro infantil de Luana Piovani. Ele também participou do filme Eu odeio Orkut.
LUANA PIOVANI DIZ: SOBRE MORAR EM PORTUGAL E VERDADES SOBRE O BRASIL
Em 2012, retornou ao cinema com o filme As Aventuras de Agamenon, o Repórter. Nesse mesmo ano integrou o elenco de Guerra dos Sexos, novela das 19hs da Rede Globo. Em 2014, Luana atuou no seriado Dupla Identidade, de Glória Perez, interpretando a policial Vera.
Em 2018, foi escalada para atuar na novela O Sétimo Guardião, mas acabou substituída por Letícia Spiller.
Vida pessoal
Nascida em São Paulo e criada em Jaboticabal, Interior de São Paulo, é oriunda de uma família de classe média. A atriz, criada em lar adventista do sétimo dia, revelou ser evangélica em 2017. Foi namorada do empresário Ricardo Mansur Filho, de quem engravidou em 2004, mas sofreu um aborto espontâneo aos dois meses de gestação. Posteriormente namorou outros empresários: João Paulo Diniz, Christiano Rangel e Felipe Simão, os atores Guilherme Fontes, Rodrigo Santoro, Marcos Palmeira, Dado Dolabella e Paulo Vilhena, além do modelo Caco Ricci e Rodrigo Hilbert. Em 2010 começou a namorar o surfista Pedro Scooby e, em 26 de março de 2012, o casal teve seu primeiro filho, Dom. Em 26 de julho de 2013 casaram-se em uma cerimônia íntima para poucos convidados. Em 2015, a atriz anunciou estar grávida de gêmeos, um menino e uma menina, que se chamam respectivamente Bem e Liz, apesar de especulações, a atriz negou que tenha feito inseminação artificial. Em setembro de 2016, anunciou o fim do relacionamento, embora quatro meses depois reataram o casamento.
Em 2016, virou capa da nova edição brasileira da Playboy. Em 2018 mudou-se para Cascais, Portugal. Em março de 2019, ele anunciou seu divórcio do surfista Pedro Scooby. Em agosto do mesmo ano, ele começou a namorar o jogador de basquete israelense Ofek Malka
SUAVE VENENO 032
Controvérsias
Luana se envolveu em polêmicas, como declarar que já fumou maconha, e ter sido agredida por Dado Dolabella em outubro de 2008. Em agosto de 2011, Luana se irritou por ter aparecido no programa Profissão Repórter, programa de Caco Barcellos na Rede Globo, que abordou o tema “vida de fotógrafo“. A atriz negou uma entrevista a um dos jornalistas do programa e foi ao seu Twitter reclamar do acontecido. Em 2012, envolveu-se em mais uma polêmica no Twitter com Matheus Mazzafera, quando ironizou a festa de lançamento da revista G Magazine com o ensaio de Matheus, trocando provocações via rede.
Todos os namorados de Luana Piovani
Filmografia
Televisão
- 1993: Sex Appeal / Angelina Sousa Borges (Angel)
- 1994: Você Decide / Patrícia / Episódio: “A Doação”
Quatro por Quatro/ Maria Eduarda Bastos (Duda) - 1996: Vira-Lata / Vânia
A Comédia da Vida Privada / Maria Emília / Episódio: “Parece Que Foi Ontem”
Kátia / Episódio: “O Que Você Vai Ser Quando Crescer?”
A Vida Como Ela é… / Patrícia / Episódio: “A Profissional” - 1997: Malhação / Patrícia Matos (Lorão) / Temporada 3
- 1998: Sai de Baixo / Penélope / Episódio: “Caiu na Internet é Peixe”
Labirinto / Virgínia Camargo - 1999: Suave Veneno / Márcia Eduarda Bergantes
de Cerqueira
D’Artagnan e os Três Mosqueteiros / Ana /Especial de fim de ano - 2000: Você Decide / Ariana / Episódio: “A Bola da Vez”
- 2000–01 MTV: Tudo de Bom / Apresentadora
- 2002: O Quinto dos Infernos / Domitila de Castro Canto e Melo
Os Normais / Mainá / Episódio: “Confusões são Normais” - 2003: Sítio do Picapau Amarelo / Morgana / Episódio: “A Lenda do Rei Arthur”
- 2004: Casseta & Planeta, Urgente! / Vários personagens
Correndo Atrás / Érica Lobato / Especial de fim de ano - 2005: Saia Justa / Apresentadora
- 2006: Os Sete Pecados Capitais / Amanda / Episódio: “Preguiça”
Lu / Lucimara Guimarães (Lu) / Especial de fim de ano
Luciane Ligeiro (Lu)
Lurdes Andrade (Lu) - 2008: Faça Sua História / Sandra Sandrelli / Episódio: “O Feitiço da Cueca”
Episódio: “Cinema Novíssimo”
Guerra e Paz Laura Toscano / Episódio: “Macho & Fêmea”
Dicas de um Sedutor / Kate / Episódio: “Embaraganda” - 2009: Ó Paí, Ó Patrícia / Episódio: “Preto no Branco”
- 2010: Na Forma da Lei / Gabriela Guerreiro
- 2011: A Mulher Invisível / Amanda
- 2011–13: Superbonita / Apresentadora[43]
- 2012: Guerra dos Sexos / Vânia Trabuco de Moraes
- 2013: Dança dos Famosos Participante / Temporada 10
- 2014: Amor Veríssimo / Amanda Episódio: “Uma Leve Brisa”
A Grande Família / Lurdinha / Episódio: “Episódio 1”
Dupla Identidade / Vera Müller - 2016: Vai que Cola / Maria Auxiliadora / Daphne Mansur Episódio: “Méier Fashion Week”
- 2019: O Chef é Você / Jurada convidada Episódio: “27 de junho”
Like Me / Apresentadora, ao lado de Ruben Rua / TVI - 2019–presente : Luana É de Lua / Apresentadora
- 2020–21: O Clube Michele Faria /SIC
2021: Patrões Fora Juraci/ Episódio: “9 de janeiro de 2021”
Cinema
- 1995: Super-Colosso: a Gincana da TV Colosso / Alice
- 2003: O Homem que Copiava / Marinês
- 2005: O Casamento de Romeu e Julieta / Julieta Baragatti
- 2006: Zuzu Angel / Elke Georgievna Grunnupp
Casseta & Planeta: Seus Problemas Acabaram! / Ela mesma - 2007: Faixa de Areia / Ela mesma / Documentário
- 2009: A Mulher Invisível / Amanda
- 2011: Eu Odeio o Orkut / Utisuruluvrala Hanza
Família Vende Tudo / Jennifer - 2012: As Aventuras de Agamenon, o Repórter / Isaura
- 2013: Insônia / Andreia
Luiza / Luiza / Curta-metragem - 2014: A Noite da Virada / Rosa
- 2015: Ninguém Ama Ninguém por Mais de Dois Anos / Rosinha
- 2018: O Homem Perfeito / Diana Prado
- 2019: A Mulher do Meu Marido / Joana
Teatro
- 1996: Nó de Gravata
- 1998: D’Artagnan e os Três Mosqueteiros Milady
- 1999: A.M.I.G.A.S. Amanda
- 2002: Mais uma Vez Amor Mari
- 2003: Alice no País das Maravilhas Alice
- 2006: O Pequeno Príncipe Pequeno Príncipe
- 2008: Pássaro da Noite Ela
- 2010: Ninguém Ama Ninguém… Por Mais De Dois Anos Laurinha
- 2013: Sonhos de um Sedutor[54] Linda
- 2017: E Se Eu Não te Amar Amanhã? Samantha / Suellen
Prêmios e indicações
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Criado em 2002 pela Academia Brasileira de Cinema, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é a maior e mais prestigiada premiação do cinema nacional. Desde 2004, a votação passou a ser feita via internet, pelo site da Academia, e cada sócio recebe uma senha eletrônica para votar. A apuração é feita pela PricewaterhouseCoopers, a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar.
- 2004: Melhor Atriz em Papel Coadjuvante /O Homem que Copiava/ Venceu /
Melhores do Ano
O Troféu Domingão Melhores do Ano, ou apenas Melhores do Ano, é uma premiação realizada anualmente pelo programa de televisão brasileiro Domingão do Faustão, da Rede Globo, em que o público vota entre três artistas que brilharam e fizeram sucesso durante o ano na emissora e na música. Os artistas são previamente escolhidos pelos seus funcionários e os três melhores vão para a votação do público.
- 2014: Melhor Atriz em Série / Dupla Identidade / Indicada
Meus Prêmios Nick
Meus Prêmios Nick (abreviação MPN) é a versão brasileira do Nickelodeon Kids‘ Choice Awards (abreviação KCA), o maior prêmio infantil da TV mundial, e já se consagrou como o maior evento do tipo no país. O Brasil é um dos onze países do mundo que promove sua versão local da premiação, assim como o Reino Unido e Austrália.
- 2014: Ajude seu Mundo / Homenagem / Venceu
Prêmio Arte Qualidade Brasil
Criado em 1977, o Prêmio Qualidade Brasil tinha, inicialmente, o objetivo homenagear as melhores produções e profissionais do Teatro e Televisão do Brasil. A partir de 2013, o prêmio passou a homenagear apenas os melhores do Teatro da cidade de São Paulo.
- 2006: Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema / Zuzu Angel / Venceu
Melhor Atriz em Teatro / O Pequeno Príncipe / Venceu
Prêmio Contigo! de Cinema Nacional
O Prêmio Contigo! do Cinema Nacional é um evento da revista Contigo, realizado anualmente desde 2006, que contempla as melhores produções, atores, diretores e profissionais do cinema brasileiro. Os vencedores são definidos por um juri oficial montado pela revista Contigo, e também por um júri popular, que vota pela internet.
- 2009: Melhor Atriz / A Mulher Invisível / Indicada
- 2011: Melhor Atriz Coadjuvante / As Aventuras de Agamenon, o Repórter / Indicada
Prêmio Contigo! de TV
O Prêmio Contigo! de TV é um evento da revista Contigo, realizado anualmente desde 1996, que contempla as melhores produções, atores, diretores e profissionais da televisão brasileira.
- 2012: Melhor Atriz em Série ou Minissérie / A Mulher Invisível/ Indicada
Prêmio Guarani de Cinema
O Prêmio Guarani é concedido pela Academia Guarani de Cinema Brasileiro, anualmente a premiação, que conta com mais de 40 críticos cinematográficos, prestigia os talentos nacionais.
- 2004: Melhor Atriz Coadjuvante / O Homem que Copiava / Indicado
Troféu APCA
A Associação Paulista de Críticos de Arte premia com o Troféu APCA nas categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Moda, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. Associação Paulista de Críticos de Arte, ou simplesmente APCA, é uma entidade brasileira sem fins lucrativos sediada em São Paulo mantida pelo trabalho voluntário e pela contribuição anual dos associados. Originou-se da seção paulista da Associação Brasileira de Críticos Teatrais.
- 2015: Melhor Atriz em Teatro / Mania de Explicação / Venceu
Outros
- 2015: Prêmio Zilka Sallaberry / Melhor Produção/ Mania de Explicação/ Venceu
- 2006: Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil/ Melhor Atriz/ O Pequeno Príncipe / Indicado
Pelas redes sociais, Luana Piovani transforma vida privada em novela
“Traumatizada” com casamentos, Luana Piovani quer trocar alianças de novo
Doze anos mais novo, Caio Castro será filho de Luana Piovani em novela
Luana Piovani vai estrear como atriz em Portugal