Trailer de Modern Family
Modern Family é uma série de televisão de comédia norte-americana. Cada episódio da série possui uma duração média de 22 minutos. A série, criada por Christopher Lloyd e Steven Levitan, foi produzida pela famosa produtora ABC e recebeu diversas premiações ao longo de sua existência. Um exemplo disso foram os Emmys ganhos de 2010, 2011, 2012, 2013 até 2014, todos da categoria Melhor Série de Comédia, assim como outros 14 Emmys.
A série segue as famílias de Jay Pritchett (Ed O’Neill), sua filha Claire Dunphy (Julie Bowen), e seu filho Mitchell Pritchett (Jesse Tyler Ferguson) que vivem em Los Angeles. Claire é uma mãe e dona de casa casada com Phil Dunphy (Ty Burrell) e o casal têm três filhos: Haley, Alex e Luke. Jay é casado com uma mulher colombiana muito mais jovem que ele, chamada Gloria Delgado (Sofía Vergara), que é ajudada por Jay a criar seu filho pré-adolescente, Manny Delgado (Rico Rodriguez). Mitchell é casado com Cameron Tucker (Eric Stonestreet), e eles adotaram uma bebê vietnamita chamada Lily. A série estreou na ABC em 23 de setembro de 2009 sendo aclamada pela crítica.
Aprofundando mais sobre o enredo, vemos que Modern Family se foca nos relacionamentos entre uma família liderada por Jay Pritchett (Ed O’Neill), que, após divorciar-se, casou-se com a colombiana Gloria Delgado (Sofía Vergara), mãe do pré-adolescente Manny Delgado (Rico Rodriguez), sendo que Jay passa por sérias dificuldades para se adaptar a chegada de novas pessoas e seu círculo familiar. Enquanto isso, Gloria passa pelas dificuldades diárias de ter de lidar com o machismo, a xenofobia e a adolescência de seu filho, o atípico Manny, extremamente romântico, sonhador, poético e intelectual, diferente de Luke (Nolan Gould), Alex (Ariel Winter) e Haley (Sarah Hyland) se preocupam com questões típicas da juventude. A filha de Jay, Claire Dunphy (Julie Bowen) e o esposo, Phil Dunphy (Ty Burrell), pais de Haley, Alex e Luke, preocupam-se com o estresse cotidiano, com a escola, o trabalho e a rebeldia e o filho Mitchell Pritchett (Jesse Tyler), homossexual declarado, inclusive casado com Cameron Tuck (Eric Stonestreet), vivem situações extremamente cômicas diariamente. O show trabalha diversos pontos das famílias modernas, como a homoafetividade, a adoção e o divórcio.
Informações Gerais
Formato: série
Gênero: Comédia / Pseudodocumentário
Duração: 22 minutos
Criador(es): Christopher Lloyd / Steven Levitan
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: inglês
Produtor(es): Steven Levitan / Christopher Lloyd
Câmera: Câmera única
Elenco: Ed O’Neill / Julie Bowen / Ty Burrell / Jesse Tyler Ferguson / Eric Stonestreet / Sofía Vergara / Sarah Hyland / Ariel Winter / Nolan Gould / Rico Rodriguez
Tema de abertura: “Big and Bad” por Big Bad Voodoo Daddy
Empresa(s) produtora(s): Lloyd/Levitan Productions / Steven Levitan Productions / Picador Productions
Emissora original: ABC
Formato de exibição: 480i (SDTV) / 1080i (HDTV)
Transmissão original: 23 de setembro de 2009 – 08 de abril de 2020
Temporadas: 11
Episódios: 250
Elenco
Ator(triz) / Personagem / Dublador(es)
- Ed O’Neill / Jay Pritchett / Carlos Campanile
- Julie Bowen / Claire Dunphy / Isabel de Sá
- Ty Burrell / Phil Dunphy / Ramon Campos
- Jesse Tyler Ferguson / Mitchell Pritchettomo Cameron Tucker / Luiz Laffey, Porto
- Sofía Vergara / Gloria Pritchett / Márcia Regina, Alessandra Araújo
- Sarah Hyland / Haley Dunphy / Jussara Marques, Kandy Kathy Ricci, Kate Kelly Ricci
- Ariel Winter / Alex Dunphy / Bianca Alencar
- Nolan Gould / Luke Dunphy / Matheus Ferreira
- Rico Rodriguez / Manny Delgado / Daniel Figueira
- Aubrey Anderson-Emmons / Lily Tucker-Pritchett / Sicilia Vidal, Leticia Celini
- Jeremy Maguire / Joe Pritchett / Monalisa Capella, Vii Zedeck
Episódios
Temporada: 1 / Episódios: 24 / Estreia: 23 de Setembro de 2009 / Término: 19 de Maio de 2010
Temporada: 2 / Episódios: 24 / Estreia: 22 de Setembro de 2010 / Término: 25 de Maio de 2011
Temporada: 3 / Episódios: 24 / Estreia: 21 de Setembro de 2011 / Término: 23 de Maio de 2010
Temporada: 4 / Episódios: 24 / Estreia: 26 de Setembro de 2012 / Término: 22 de Maio de 2013
Temporada: 5 / Episódios: 24 / Estreia: 25 de Setembro de 2015 / Término: 21 de Maio de 2014
Temporada: 6 / Episódios: 24 / Estreia: 24 de Setembro de 2014 / Término: 20 de Maio de 2015
Temporada: 7 / Episódios: 22 / Estreia: 23 de Setembro de 2015 / Término: 18 de aio de 2016
Temporada: 8 / Episódios: 22 / Estreia: 21 de Setembro de 2016 / Término: 17 de Maio de 2017
Temporada: 9 / Episódios: 22 / Estreia: 27 de Setembro de 2017 / Término: 16 de Maio de 2018
Temporada: 10 / Episódios: 22 / Estreia: 26 de Setembro de 2018 / Término: 8 de Maio de 2019
Temporada: 11 / Episódios: 18 / Estreia: 18 de Setembro de 2019 / Término: 8 de Abril de 2020
Trailer da última temporada de Modern Family
Produção
Concepção
Lloyd e Levitan sempre contavam um para o outro as histórias sobre suas famílias, foi então que ocorreu-lhes que isso poderia ser a base para um novo programa de televisão, a qual após conversarem e desenvolverem mais, chegaram a ideia de fazer esse show na forma de um Pseudodocumentário. Mais tarde, eles tomaram a decisão de desenvolver uma história sobre três famílias e as suas experiências, sendo seu nome original “My American Family”. Os criadores levaram a ideia para três das quatro grandes redes (Eles não mostraram a ideia da série para a Fox por causa de problemas que Lloyd teve com a rede sobre sua antiga série, Back to You). A CBS não aceitou o projeto pelo estilo de filmagem ser Found Footage. A NBC, já tendo dois shows com um formato Pseudodocumentário (The Office e Parks and Recreation) decidiu não aceitar temendo que as séries já em exibição perdessem audiência. A ABC aceitou o projeto e assinou contrato para uma temporada inteira.
Captura
A série tornou-se rapidamente uma prioridade para a ABC, após o episódio piloto ter tido uma estrondosa audiência, a rede encomendou mais 16 episódios para adicioná-los logo após o hiato de 2009-2010 e anunciaram oficialmente no calendário oficial da rede. A série foi logo renovada para uma temporada completa em 8 de outubro de 2009. Em 12 de janeiro de 2010, o presidente da ABC Entertainment, Stephen McPherson, anunciou que Modern Family havia sido renovada para uma segunda temporada. A terceira temporada foi encomendada pela ABC dia 10 de janeiro de 2011. A série também foi comprada para ser distribuída pelos EUA durante a primeira temporada por 1,5 milhões de dólares e para 10 afiliadas da Fox durante a segunda temporada. A série vai ao ar no Reino Unido e Irlanda através do canal Sky1.
Filmagens
As filmagens principais acontecem em Los Angeles, Califórnia. os criadores, Christopher Lloyd e Steven Levitan, cujos créditos incluem tanto Frasier, Wings e Just Shoot Me! são os produtores executivos da série, servindo como escritores principais sob o rótulo Lloyd-Levitan Productions em associação com a Twentieth Century Fox Television. Os outros produtores da equipe são Paul Corrigan, Sameer Gardezi, Joe Lawson, Dan O’Shannon, Brad Walsh, Caroline Williams, Bill Wrubel, Danny Zuker e Jeff Morton. A primeira equipa de diretores incluem Jason Winer, Michael Spiller, Randall Einhorn e Chris Koch. Jason Winer já dirigiu 19 episódios da série, fazendo dele o mais prolífico director da série.
Diversas curiosidades sobre Modern Family
Processo e conflito judicial
Como resultado do sucesso da série, o elenco tentou, no verão de 2012, renegociar seus contratos existentes para obter maiores porcentagens em seus salários por episódios. No entanto, as negociações fracassaram e a primeira leitura de mesa da quarta temporada teve de ser adiada. Cinco dos membros do elenco (Ty Burrell, Julie Bowen, Jesse Tyler Ferguson, Eric Stonestreet e Sofia Vergara) contrataram o escritório de advocacia Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan e processaram a 20th Century Fox Television no Superior Tribunal em Los Angeles dia 24 de julho de 2012.
Embora não fizesse parte do processo, Ed O’Neill (que recebe mais por episódio do que os outros cinco) se juntou a seus colegas de elenco em busca de aumentos para cada um, cerca de US $ 200.000 por episódio. Sua queixa apelou para a “regra de sete anos” que está vigente no Código de Trabalho da Califórnia pois, o contrato dos atores é para nove temporadas, que correspondem a nove anos, e solicitou uma declaração de que seus contratos eram nulos porque, da forma como foram feitos, infligiam essa lei.
Recepção
Crítica especializada
A primeira temporada foi recebida com aclamação da crítica mundial, sendo exemplo disso sua pontuação explosiva no Metacritic de 86 em 100. Mas os elogios não param por ai, na Entertainment Weekly a série conseguiu alcançar um A-, com o site declarando-a de “imediatamente reconhecível como a melhor nova sitcom da década”. Na revisão da revista Time, ela classificou como “a comédia mais engraçada do ano”. Na BuddyTV, foi dito que: “todos os atores são fantásticos, cada família é interessante, e ao contrário de muitos shows, não há um elo fraco”.
A segunda temporada recebeu críticas positivas tanto quanto a primeira temporada, apesar de ter recebido algumas rejeições devido a uma queda significativa. Robert Bianco, do EUA Today, deu quatro estrelas para a nova temporada, dizendo: “Não, desde Frasier não tem uma sitcom oferendo tal mistura ideal de coração e inteligência”. Robert Bianco numa revisão mais tarde, declarou “tão bom como foi em seu primeiro ano, é ainda melhor no segundo” positivamente comparando os personagens com os personagens de The Mary Tyler Moore Show e Friends. Durante a segunda temporada, a Adweek nomeou Modern Family como um dos 100 programas de TV mais influentes.
A terceira temporada recebeu uma recepção geral mista. Peter Swanson, revisor da Slant Magazine, escreveu que “enquanto o primeiro episódio recebeu críticas ruins, os episódios seguintes receberam críticas melhores”. Ele também criticou os escritores por confiarem demais em participações especiais de celebridades, como David Cross.
Clipe especial da participação no Emmy de Modern Family
Polêmicas e discussões
Modern Family atraiu críticas de comunidades LGBT por sua interpretação de Cameron e Mitchell não sendo fisicamente afetuosos um com o outro. A crítica gerou uma campanha no Facebook exigindo que Mitchell e Cameron se beijassem. Em resposta à polêmica, os produtores divulgaram um comunicado de que um episódio da segunda temporada resolveria o desconforto de Mitchell com demonstrações públicas de afeto. O produtor executivo, Levitan, disse que era lamentável que a questão tinha surgido, desde que os escritores do show já tinham planeado essa cena como parte do desenvolvimento natural do show. O episódio “The Kiss”, finalmente foi ao ar com a cena do beijo no fundo, que recebeu elogios de múltiplos críticos. Durante a terceira temporada, o colunista Frank Bruni do The New York Times argumentou que as críticas sobre Cameron e Mitchell, na verdade, mostrou que os gays têm feito progresso em direcção a aceitação social.
Outra crítica notável a Modern Family, veio a partir de fontes online de que o show reforça os papéis de gênero e estereótipos sexuais. Enquanto todos os maridos têm empregos, as mulheres ficam em casa. Ali Waller disse no Twitter: “Se Modern Family é tão ‘moderna’, então por que nenhuma das mulheres da série tem emprego?”. Estereótipos de gênero ocorrem frequentemente na série: “A mulher e a filha são incapazes de aprender a usar o comando e deve ser ensinada pelo pai, enquanto o filho é ‘bom com eletrônica’, apesar de ele ser considerado como o mais estúpido membro da família”.
Premiações e elogios de grandes personalidades
Em 29 de agosto de 2010, Modern Family ganhou o prémio de Melhor Série de Comédia, Melhor Roteiro para Série de Comédia (para o episódio piloto), e melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia (Eric Stonestreet). O show também mais tarde recebeu uma GLSEN Prêmio Respeito por sua interpretação de “imagens positivas e histórias que refletem uma América diversificada, incluindo a representação de uma família chefiada por um casal gay”. Em 2010, o elenco ganhou um Screen Actors Guild de Melhor Performance de Elenco em Comédia, conseguindo passar o antigo vencedor desse prêmio, Glee. Em 14 de julho de 2011, a série recebeu 17 indicações ao Emmy, os prêmios da série incluíam: Melhor Série de Comédia, Melhor Actor Coadjuvante para uma Série de Comédia e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia. Em 2012, o espetáculo recebeu um total de 14 indicações ao Emmy Award, incluindo Melhor Série de Comédia, e nomeações para todos os seis de seus atores adultos nas categorias Actor e Actriz Coadjuvante de Comédia.Ambos Ann Romney (esposa do candidato a presidência dos EUA, Mitt Romney) e a primeira-dama, Michelle Obama, em uma entrevista com Kal Penn na Convenção Nacional Democrata de 2012, citaram Modern Family como seu programa de TV favorito.
Modern Familiy – Antes e Depois
Imagens