Nos Tempos do Imperador é uma telenovela brasileira criada pela TV Globo e transmitida desde 9 de agosto de 2021, passando no lugar de a reprise de A Vida da Gente. Inicialmente estrearia em 30 de março de 2020, passando no lugar de Éramos Seis, porém foi adiada devido à pandemia de COVID-19. É a 95.ª “novela das seis” transmitida pela Globo.
Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com ajuda de Júlio Fischer, Duba Elia, Lalo Homrich, Mônica Sanches e Wendell Bendelack, tem direção de Alexandre Macedo, Caio Campos, Guto Arruda Botelho, Joana Antonaccio e Pablo Müller. A direção geral é de João Paulo Jabur, com direção artística de Vinícius Coimbra.
Conta com as atuações de Selton Mello, Letícia Sabatella, Mariana Ximenes, Gabriela Medvedovski, Michel Gomes, Alexandre Nero, e Daphne Bozaski.
Informações Gerais
Formato – Telenovela
Gênero – drama histórico
Duração – 45 minutos
Estado – em exibição (09/09/2021)
Criador(es) – Thereza Falcão / Alessandro Marson
País de origem – Brasil
Idioma original – português
Diretor(es) – João Paulo Jabur / Vinícius Coimbra
Produtor(es) – Claudio Dager
Câmera – multicâmera
Roteirista(s) – Duba Elia / Júlio Fischer / Lalo Homrich / Mônica Sanches / Wendell Bendelack
Tema de abertura – “Cais”, Milton Nascimento
Composto por – Ronaldo Bastos / Milton Nascimento
Empresa(s) produtora(s) – TV Globo
Localização – Chapada Diamantina / Barra do Piraí / Rio das Flores / Petrópolis
Emissora original – TV Globo
Formato de exibição – 1080i (HDTV)
Formato de áudio – estéreo
Transmissão original – 9 de agosto de 2021 – presente
Produção
Thereza Falcão e Alessandro Marson começaram a desenvolver a sinopse em setembro de 2017, quando ainda estavam finalizando Novo Mundo. Em dezembro foi revelado que a nova novela seria uma continuação da trama anterior e que continuaria centralizada no Brasil Império porém se passando 40 anos depois do encerramento de Novo Mundo, abordando o período em que Dom Pedro II estava na chefia de estado do Brasil como Imperador. A sinopse foi entregue e aprovada em maio de 2018 e substituiria originalmente Órfãos da Terra em setembro de 2019, o que acabou não ocorrendo após ser adiada.
As gravações começaram em janeiro de 2020, utilizando como cenários a Chapada Diamantina, na Bahia, e cidades do interior fluminense Barra do Piraí, Rio das Flores e Petrópolis – conhecida como “Cidade de Dom Pedro II” exatamente por ser uma das cidades onde o imperador tinha residência – incluindo o antigo Palácio Imperial. A cidade cenográfica foi idealizada pelos cenógrafos Paula Salles Paulo Renato e construída em uma área de 8,2 mil metros quadrados, reproduzindo locais do Rio de Janeiro como o Cais do Valongo, a Rua do Ouvidor, o Passeio Público e o antigo bairro da Pequena África, além do interior do palácio e das casas. A maior parte foi reaproveitada do cenário de Novo Mundo. Algumas imagens e gravações foram feitas, com a ajuda do ator Max Fercondini, a partir de uma aeronave de pequeno porte usada exclusivamente pela produção da trama.
Entre os temas históricos escolhidos para abordar na nova trama, foram selecionados a luta abolicionista, os primeiros atos dos direitos da mulher e as causas que levaram a Guerra do Paraguai.
Abertura da Novela
Escolha do elenco
Emilio Dantas foi o primeiro nome confirmado como o protagonista Dom Pedro II, porém foi trocado por Selton Mello, que aceitou o convite para integrar a trama – já que a emissora tentava convence-lo a voltar às novelas há duas décadas – sendo que Emílio foi realocado para o papel central da série Todas as Mulheres do Mundo. Apesar de ter alegado que jamais voltaria às novelas e ter focado a carreira no cinema, Selton decidiu aceitar o convite por se interessar pela temática imperialista, sendo esta sua primeira novela em vinte e um anos, desde Força de um Desejo (1999). Andreia Horta interpretaria a imperatriz Teresa Cristina e chegou a dar detalhes sobre a personagem, porém, com o primeiro adiamento da novela em 2019, a atriz decidiu aceitar o convite para protagonizar a novela Um Lugar ao Sol – o qual também foi adiada – e foi substituída por Renata Gaspar. Renata, no entanto, foi considerada muito inexperiente na área do drama após as primeiras leituras do roteiro e transferida para o humorístico Fora de Hora, enquanto o papel passou para Letícia Sabatella.
A ideia inicial era de que Nathalia Dill e Bruno Cabrerizo interpretassem a protagonista Luísa e seu marido Eugênio, porém com o primeiro adiamento em 2019 ambos foram deslocados para outros trabalhos – ela para A Dona do Pedaço e ele para Órfãos da Terra – e os personagens foram assumidos por Mariana Ximenes e Thierry Tremouroux, respectivamente. Matheus Nachtergaele interpretaria Tonico, porém abriu mão para focar na série Cine Holliúdy. Na sequência, Lúcio Mauro Filho foi convidado, mas preferiu o personagem de Bom Sucesso e Alexandre Nero ficou com o papel. Leopoldo Pacheco foi convidado para interpretar Coronel Eudoro, porém preferiu o papel em Salve-se Quem Puder e José Dumont foi escalado. Gabriela Medvedovski, Daphne Bozaski e Heslaine Vieira foram escaladas para papéis de destaque na trama após a boa repercussão de seus trabalhos em Malhação: Viva a Diferença.
Devido a pandemia, Vera Holtz e Luís Melo, que já haviam gravado diversas cenas como Lota e Batista, pediram para deixar o elenco temendo contágio, sendo substituídos por Paula Cohen e Ernani Moraes. O ator luso-angolano Hoji Fortuna, interpretaria Dom Olu, mais foi substituído sem explicações por Rogério Brito.
Retorno de personagens de Novo Mundo
Como Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo, os autores aproveitaram para incorporar cinco personagens da trama anterior. Quinzinho e Vitória, que eram os bebês filhos do casal protagonista na primeira trama, passam a ser interpretados por Augusto Madeira e Maria Clara Gueiros, enquanto Lurdes, a governanta do palácio, que era interpretada por Bia Guedes, retorna agora aos 60 anos sendo interpretada por Lu Grimaldi. Já Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva, destaques cômicos da primeira parte retornam com seus personagens originais, porém, agora com 80 anos. Para que isso acontecesse, os dois receberam uma caracterização especial. A Princesa Maria Leopoldina e seu marido Dom Pedro I, nas interpretações de Letícia Colin e Caio Castro, também apareceram em cenas de flashback. O casal de indígenas, Jacira e Piatã que foram vividos por Giullia Buscacio e Rodrigo Simas, farão uma participação especial, agora com interpretação de Valéria Alencar e Clovys Torres.
Pandemia de COVID-19, interrupções e retomadas das gravações
Em 16 de março de 2020 as gravações da novela foram suspensas e a estreia adiada, devido à pandemia de COVID-19. Em substituição no horário, após o término de Éramos Seis, foi exibida de 30 de março a 28 de agosto a edição especial de Novo Mundo. A reapresentação serviria de “ponto de partida” para a próxima novela das 18h, mas a ideia não foi levada adiante devido ao movimento de retomada das gravações das novelas interrompidas, uma vez que a Globo deu prioridade na volta das gravações de Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder (que estavam no ar antes da suspensão). Por conta disso, Flor do Caribe foi escolhida como nova edição especial e passou a ser reapresentada a partir de 31 de agosto.
Em 24 de novembro, Nos Tempos do Imperador teve suas gravações retomadas, sendo a última novela da Globo a retornar a sua produção devido a complexidade da trama de época aliada as medidas sanitárias adotadas pela emissora. Apenas os atores que não pertencem ao grupo de risco retornaram aos estúdios. Apesar da retomada, a trama tinha pouca frente de capítulos prontos e o ritmo de gravação passou a ser mais lento. Temendo que o agravamento da pandemia de COVID-19 pudesse interromper novamente os trabalhos com a novela em exibição, optou-se por escalar uma nova reprise na faixa das seis, sendo escolhida A Vida da Gente (2011-12), que reestreou em 1.º de março de 2021.
Em 23 de março, as gravações são novamente interrompidas por conta do agravamento da pandemia e por força do decreto municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, o retorno das gravações aconteceria no dia 4 de abril, mas as gravações só foram reiniciadas no dia 19, com novos protocolos de segurança. Em 30 de junho, a TV Globo confirmou que a estreia da trama será em 9 de agosto de 2021.
Enredo
Em 1856, o imperador Dom Pedro II (Selton Mello) vive um casamento de aparências com Teresa Cristina (Letícia Sabatella), com quem foi obrigado a se casar ainda jovem por aliança política de seus pais, tendo com ela duas filhas: as princesas Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao). Ele ama verdadeiramente a condessa Luísa (Mariana Ximenes), uma mulher culta e a frente do seu tempo, que luta pela causa abolicionista e pelos direitos das mulheres, casada com Eugênio (Thierry Tremouroux), primo do imperador. O maior beneficiado com a descoberta do romance é Tonico Rocha (Alexandre Nero), um fazendeiro e político mau-caráter que planeja voltar o povo contra Dom Pedro II para aplicar um golpe da república.
Paralelamente há as irmãs Pilar (Gabriela Medvedovski) e Dolores (Daphne Bozaski): a primeira foi para um convento após a morte da mãe e cresceu com uma fina educação, enquanto a segunda ficou em casa para cuidar do pai, o coronel Eudoro (José Dumont), crescendo reprimida, analfabeta e sem vaidade. Ao retornar para casa e descobrir que foi prometida em casamento para Tonico, Pilar foge e se apaixona pelo escravo Jorge (Michel Gomes), que nem imagina ser filho ilegítimo do Coronel Ambrósio (Roberto Bonfim) e meio-irmão de Tonico. Com a fuga, Dolores é dada em casamento para Tonico no lugar de Pilar, sofrendo diversos maus-tratos por ser considerada “feia” por ele, que não desiste de perseguir obsessivamente a antiga prometida. O casal ainda tem como empecilho Zayla (Heslaine Vieira), que também gosta de Samuel e está disposta a tudo para prejudicar a rival.
Os cafeicultores Lota (Paula Cohen) e Batista (Ernani Moraes) sonham em subir na vida e, para isso, usam os filhos: o ambicioso Nélio (João Pedro Zappa), que é cúmplice de Tonico e obtém vantagens disso, e o bon vivant Bernardo (Gabriel Fuentes), cujos pais querem obrigar a seduzir Isabel ou Leopoldina para entrar na realeza, embora ele ame Lupita (Roberta Rodrigues), sem imaginar que ela é amante do pai. Ainda há Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), um cômico casal de trambiqueiros, que estão idosos e moram de favor na Taberna dos Porcos, agora administrada por Quinzinho (Augusto Madeira) e sua esposa Clemência (Dani Barros). Já os pais de Zayla, Cândida (Dani Ornellas) e Olu (Rogério Brito), fundaram o bairro de Pequena África, que acolhe negros alforriados para dar-lhe a oportunidade de crescimento.
Cenas da Novela
Exibição
Inicialmente Nos Tempos do Imperador estrearia em setembro de 2019, substituindo Órfãos da Terra. Em janeiro daquele ano, no entanto, foi anunciado que a produção havia trocado de lugar com Éramos Seis, que seria sua substituta, e transferida para o primeiro semestre de 2020, uma vez que a produção enfrentou dificuldades para adequar na trama os fatos históricos. Posteriormente a data de estreia foi anunciada para 30 de março de 2020 e o trailer foi liberado em 27 de fevereiro. No entanto, o lançamento foi cancelado devido ao impacto da pandemia de COVID-19 no Brasil e, posteriormente, adiado para 9 de agosto de 2021. Em 12 de julho de 2021, a TV Globo anunciou novamente a estreia da trama com um segundo trailer para o dia 9 de agosto.
Exibição internacional
Nos Tempos do Imperador estava confirmada para exibição em Portugal a partir de abril de 2020, substituindo Éramos Seis tal qual a sua exibição no Brasil. O impacto da pandemia do coronavírus provocou as mesmas mudanças, com a edição especial de Novo Mundo entrando na faixa das 18h. Sem a estreia de Nos Tempos do Imperador, o canal escalou Paraíso (2009) como substituta.
Elenco
- Selton Mello – Imperador Dom Pedro II do Brasil
- Letícia Sabatella – Teresa Cristina de Bragança, Imperatriz do Brasil
- Mariana Ximenes – Luísa Margarida de Barros, Condessa de Barral
- Gabriela Medvedovski – Maria do Pilar Cavalcanti Mendes (Pilar)
- Michel Gomes – Jorge de Sá Rocha / Samuel dos Anjos
- Alexandre Nero – Antônio Carlos Rocha (Tonico)
- Daphne Bozaski – Dolores Cavalcanti Mendes
- Heslaine Vieira – Zayla Maquemba
- José Dumont – Coronel Eudoro Mendes
- João Pedro Zappa – Nélio Pindaíba
- Vivianne Pasmanter – Germana Ferreira
- Guilherme Piva – Licurgo Ferreira
- Thierry Tremouroux – Eugênio de Barros, Conde de Barral
- Maria Clara Gueiros – Vitória Milmann Martinho
- Giulia Gayoso – Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil
- Bruna Griphao – Leopoldina de Bragança, Princesa do Brasil
- Ernani Moraes – João Batista Pindaíba (Batista)
- Paula Cohen – Carlota Maria Pindaíba (Lota)
- Gabriel Fuentes – Bernardo Pindaíba (Bernardinho)
- Roberta Rodrigues – Lupita / Isaura
- Dani Ornellas – Cândida Maquemba
- Rogério Brito – Olu Maquemba (Dom Olu)
- Augusto Madeira – Joaquim Matamouros Martinho Filho (Quinzinho)
- Dani Barros – Clemência Martinho
- Lu Grimaldi – Lurdes
- Bel Kutner – Celestina
- Cassio Pandolfi – Nicolau
- Jackson Antunes – Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias
- Mary Sheila – Abena Nilaja
- Alan Rocha – Balthazar Nilaja
- Cinnara Leal – Justina
- Maicon Rodrigues – Guebo Nilaja
- Danilo Dal Farra – Lupicínio Borges (Capitão Borges)
- Jeferson Souza – Cariri
- Raffaele Casuccio – Nino Sorrento
- Thor Becker – Dominique de Barros
- Theo de Almeida Lopes – Hilário Martinho
- Maria Carolina Basílio – Prisca Martinho
Elenco da Novela
Participações especiais
- Roberto Birindelli – Francisco Solano López
- Roberto Bonfim – Coronel Ambrósio Rocha
- Charles Fricks – Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá
- Letícia Colin – Leopoldina de Habsburgo-Lorena, Imperatriz do Brasil
- Caio Castro – Dom Pedro I, Imperador do Brasil
- Mouhamed Harfouch – Diego Valente
- Raymundo de Souza – Reitor Serafim do Amaral
- Carlos Bonow – Alberto
- Gil Coelho – Luís Augusto, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
- Daniel Torres – Gastão de Orléans, Conde d’Eu
- Blaise Musipere – Jamil
- Helga Nemeczyk – Giusepinna Sant’angel
- Lana Rhodes – Elisa Lynch
- Guilherme Weber – William Dougal Christie
- Bruno Garcia
- Lucci Ferreira – Coronel Floriano
- Susana Ribeiro – Ana Néri
- Valéria Alencar – Jacira
- Clovys Torres – Piatã Millman
- Rodrigo Simas – Piatã Millman (jovem no flashback)
- Renan Monteiro – Machado de Assis
- Rafael – Delgado Joaquim Nabuco
- Mário Cardona – Jr. Marc Ferrez
- Déo Garcez – Luís Gama
- Marcelo Valle – General Dumas
- Alcemar Vieira – José de Alencar
- Bruna Chiaradia – Mariquinha Guedes
- Carolina Ferman – Jerusa
- Juliane Cruz – Naiza
- Elizia Gomes – Avelina
- Alexandre Mofati – Delegado Aragão
- Natállia Lorran – Ayana
- Renato Macedo – Victor Meirelles
- Nayara Fernandes – Francine
- Leandro Santanna – Realejo
- Flávia Guedes – Madre Zoé
- Nonarica
- Aramis Trindade – Tabelião Nonato
- Joice Marinho – Alberica
- Ariane Souza – Minervina
- Carlos Rosário – Simão
- Alexandre Zacchia – Salustiano
- Ângela Rabelo – Madame Magaly
- Lorena da Silva – Madame Lambert
- Bia Guedes – Lurdes (jovem)
- Gabriel Vidal – Dom Pedro II (criança)
- Enzo Diniz – Tonico (criança)
- Alana Cabra – l Zayla (criança)
- Julia Freitas – Dolores (criança)
- Any Maia – Isabel (criança)
- Melissa Nóbrega – Leopoldina (criança)
- João Victor Menezes – Guebo (criança)
- Antônio Guilherme
- Davi Lucca Amorim
- Ellen Novais
- Jullia Roque
- Igor Cruz
- Theo Atay
Música
Lista de faixas divulgadas pelo site oficial.
- “Cais” – Milton Nascimento (tema de abertura)
- “Sabiá” – Elis Regina
- “Eu Sei Que Vou Te Amar” – Tom Jobim
- “Amor” – Ney Matogrosso e Nação Zumbi
- “Era Pra Ser” – Adriana Calcanhotto
- “Odekomorodé” – Alcione e Grupo Ofa
- “Crossroads Blues” – Jake Matson
Recepção
Audiência
Estreou com média de 19,1 pontos, com picos de 21,7 em São Paulo, sendo a pior estreia de uma novela das seis desde Meu Pedacinho de Chão (2014). Em seu terceiro capítulo teve um relativo crescimento e anotou 22,4 pontos. A partir da segunda semana, no entanto, a novela teve uma queda gradativa na audiência, chegando a registrar apenas 14 pontos em 25 de agosto, números que só haviam sido registrados antes por Espelho da Vida (2018). No dia 7 de setembro de 2021, devido ao dia da Independência do Brasil, anotou o pior ibope do horário das seis com 12,9 pontos.
Crítica
A trama teve boa aceitação nas redes sociais, apesar do contexto histórico e o andamento das cenas ter dividido opiniões durante a estreia e nas chamadas. Os atores Selton Mello, Mariana Ximenes, Alexandre Nero, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes foram citados e elogiados pelos críticos.
Fotos da Novela e Elenco
Fontes / Referências: Wikipédia, Imdb e busca do site Imagoi.