O Conto da Aia – série

O Conto da Aia é uma série de televisão estadunidense criada por Bruce Miller, baseado no romance homônimo de 1985 da escritora canadense Margaret Atwood sobre a distopia de Gileade. A série foi encomendada pelo serviço de streaming Hulu, para produção de 10 episódios, com produção no final de 2016.

Baseada no romance de Margaret Atwood, publicado em 1985, a série se passa em um futuro distópico em que as regras da Bíblia são seguidas à risca por um novo governo norte-americano totalitário, militar e cristão. A trama, apesar de ter um conteúdo pesado, é de extrema importância para ser comparada aos dias de hoje, quando as lutas e causas feministas vêm reacendendo a cada dia mais a chama pela igualdade de direitos, seja ela dentro de casa, salarial ou simplesmente pela liberdade.

Os três primeiros episódios da série estrearam em 26 de abril de 2017, com os subsequentes sete episódios adicionados semanalmente a cada quarta-feira. Em maio de 2017, foi renovada para uma segunda temporada, que estreou em 25 de abril de 2018. A terceira temporada estreou em 5 de junho de 2019.

Devido a pandemia do novo coronavírus (com início em março 2020), a quarta temporada foi adiada para estreia em 2021 com dez episódios. A série foi renovada para a quinta temporada.

Informações Gerais

Título Original: The Handmaid’s Tale
Formato:
Websérie
Gênero: Drama / Distopia
Duração: 47–60 minutos
Criador(es): Bruce Miller
Baseado em: The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: inglês
Produtor(es): Margaret Atwood / Elisabeth Moss
Produtor(es) executivo(s): Bruce Miller / Warren Littlefield / Reed Morano / Daniel Wilson / Fran Sears / Ilene Chaiken
Distribuição: Hulu
Elenco: Elisabeth Moss / Joseph Fiennes / Yvonne Strahovski / Alexis Bledel / Madeline Brewer / Ann Dowd / O. T. Fagbenle / Max Minghella / Samira Wiley / Amanda Brugel / Bradley Whitford
Música: Adam Taylor
Empresa(s) produtora(s): Daniel Wilson Productions, Inc. / The Littlefield Company / White Oak Pictures / MGM Television / Hulu Originals
Localização: Toronto, Ontário / Hamilton, Ontário / Cambridge, Ontário
Emissora original: Hulu
Transmissão original: 26 de abril de 2017 – presente
Temporadas: 4 (em 2021 renovada para 5ª temporada)
Episódios: 46 (até 4ª temporada)

Trailer Legendado O Conto da Aia

Enredo

Em um futuro próximo, as taxas de fertilidade caem em todo o mundo por conta da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos, o governo totalitário da República de Gileade, uma teonomia cristã, domina o que um dia foi um território dos Estados Unidos, em meio a uma guerra civil ainda em curso. A sociedade é organizada por líderes sedentos por poder ao longo de um regime novo, militarizado, hierárquico e fanático, com novas castas sociais. Nesta sociedade, os direitos humanos são severamente limitados e os direitos das mulheres são ainda mais restritos e, por lei, não têm permissão para trabalhar, possuir propriedades, controlar dinheiro ou até mesmo ler. A infertilidade mundial resultou no recrutamento das poucas mulheres férteis remanescentes em Gileade, chamadas de “aias” (Handmaid), de acordo com uma interpretação extremista dos contos bíblicos. Elas são designadas para as casas da elite governante, onde devem se submeter a estupros ritualizados com seus mestres masculinos para engravidar e ter filhos para àqueles homens e suas respectivas esposas.

A história é contada em primeira pessoa por uma mulher chamada June Osborne (Elisabeth Moss), renomeada como Offred (literalmente “Of-Fred” – posse de Fred). Offred descreve sua vida durante sua terceira tarefa como serva, neste caso na residência do Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) e de sua esposa Serena Joy Waterford (Yvonne Strahovski). Intercalados em flashbacks estão porções de sua vida de antes e durante o início do golpe, quando ela descobre que perdeu toda autonomia para seu marido, depois de uma tentativa fracassada de escapar do país com sua família para o Canadá. Ela então passa a ser doutrinada para ser uma serva. Offred descreve a estrutura da sociedade de Gileade, incluindo as diferentes classes de mulheres e suas vidas circunscritas na nova teocracia cristã.

O Comandante é um alto funcionário da República de Gileade. Embora ele só deva ter contato com Offred apenas durante a “cerimônia” (um estupro ritualizado destinado à reprodução e no qual a esposa do Comandante está presente) ele inicia um relacionamento ilegal e ambíguo com ela. Ele oferece produtos escondidos ou contrabandeados, como revistas de moda antigas, cosméticos e roupas, leva ela a bordel secreto administrado pelo governo e encontra-se furtivamente com ela em seu escritório, onde ele permite que ela leia, uma atividade proibida para as mulheres. A esposa do Comandante, Serena Joy, também tem interações secretas com Offred, arrumando-a secretamente para fazer sexo com Nick, o motorista do Comandante, em um esforço para dar um filho ao Comandante. Em troca da cooperação de Offred, Serena Joy dá notícias de sua filha, a quem Offred não viu desde que ela e sua família foram capturadas tentando escapar de Gileade.

Offred está sujeita às regras mais rigorosas e uma vigilância constante; uma palavra ou ação imprópria de sua parte pode levar a sua execução. Offred, que tem o nome de seu mestre masculino assim como todas as aias, pode se lembrar do “tempo de antes”, quando era casada, com uma filha e tinha seu próprio nome e identidade, mas tudo o que ela pode fazer com segurança agora é seguir as regras de Gileade na esperança de que algum dia possa viver livre e se reunir com sua filha novamente. Os Waterfords, principais atores no surgimento da República de Gileade, têm seus próprios conflitos com as realidades da sociedade que ajudaram a criar.

Produção

Uma ordem direta para a série de The Handmaid’s Tale feita pela Hulu foi anunciada em abril de 2016, com Elisabeth Moss preparada para estrelar a produção. Com base no romance homônimo de 1985 de autoria de Margaret Atwood, a série foi criada por Bruce Miller, que também é produtor executivo com Daniel Wilson, Fran Sears e Warren Littlefield. Atwood serve como produtora de consultoria dando feedback sobre algumas das áreas onde a série expande ou moderniza o livro e também teve um pequeno papel no primeiro episódio. Moss também é produtora. Em junho de 2016, Reed Morano foi anunciada como diretora da série. Samira Wiley, Max Minghella e Ann Dowd juntaram-se ao elenco em julho de 2016. Joseph Fiennes, Madeline Brewer e Yvonne Strahovski foram anunciados em agosto de 2016, seguidos de O. T. Fagbenle e Amanda Brugel em setembro de 2016. Em outubro de 2016, Ever Carradine se juntou ao elenco e Alexis Bledel foi adicionada em janeiro de 2017.

As filmagens da série ocorreram em Toronto, Mississauga, Hamilton e Cambridge, todas localidades do Canadá, de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. O primeiro trailer completo da série de televisão foi lançado pela Hulu no YouTube em 23 de março de 2017. A série estreou em 26 de abril de 2017.

Em 3 de maio de 2017, O Conto da Aia foi renovada para uma segunda temporada que estreou em 2018. Moss disse aos meios de comunicação que os episódios subsequentes abordam novos desenvolvimentos na história, preenchendo algumas das perguntas sem resposta e continuando a narrativa já “terminada” no livro. A segunda temporada consiste em 13 episódios. Alexis Bledel retornou como uma personagem regular. Bruce Miller prevê que o seriado dure por até dez temporadas para contar toda a história.

Em 2 de maio de 2018, foi renovada para uma terceira temporada que estreou em 2019.

Em 26 de julho de 2019, foi renovada para uma quarta temporada que estrearia em 2020. Porém, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (março/2020) as gravações foram paralisadas, e foi anunciado em 22 de junho de 2020, que a quarta temporada teria sua estreia em 2021. Em agosto de 2020, o elenco da série ficou em isolamento para que as gravações pudessem ser retomadas no Canadá em setembro.

O Conto da Aia
O Conto da Aia

Curiosidades

  • A série não é a primeira adaptação do livro
    Por mais que seja novidade para alguns, principalmente aqui no Brasil, a série The Handmaid’s Tale não é a primeira adaptação do livro. A trama já virou peça de teatro, com Corinne Mohlenhoff como Offred, dirigida por Brian Isaac Phillips. The Handmaid’s Tale também pode ser encontrada em forma de podcast, balé, ópera e audiobook.
  • No livro, o nome verdadeiro de Offred nunca é divulgado
    Na série, nos sentimos mais próximos de Offred ao sabermos um pouco mais de sua história e, claro, do seu nome verdadeiro já no primeiro episódio: June Osborne. No entanto, no livro, essa informação é mantida em segredo. Na verdade, nunca foi a intenção da autora em escolher o nome “June”. Talvez essa escolha tenha sido tomada por Atwood para que o leitor sentisse mais angústia e compaixão pela personagem, além de provocar ainda mais a curiosidade sobre a história.
  • Diretora de “Lemonade”, de Beyoncé, participa da série
    Os três primeiros episódios de The Handmaid’s Tale foram dirigidos por Reed Morano, responsável por um dos clipes do álbum audiovisual de Beyoncé, Lemonade, lançado em 2016. O clipe em questão é da música “Sandcastles”.
  • Para a autora, ‘The Handmaid’s Tale’ não é ficção
    Margaret Atwood não hesita em repetir que a história da série não se trata completamente de uma ficção. A história em si foi criada, mas fatos isolados já aconteceram, acontecem e ainda tem chance de acontecer, segundo a autora. A trama, apesar de ter um conteúdo pesado, é de extrema importância para ser comparada aos dias de hoje.
  • O livro foi escrito durante o ano da queda do Muro de Berlim
    Atwood vivia em Berlim Ocidental quando estava escrevendo o livro, em 1984. A autora afirmou que o ambiente a inspirou na produção do conteúdo do romance. “Senti cautela, a sensação de ser espionada, os silêncios, as mudanças de assunto, as formas oblíquas em que as pessoas poderiam transmitir informações, e isso tinha influência sobre o que eu estava escrevendo”, conta.
  • Um dos livros mais banidos em escolas dos Estados Unidos
    O livro foi um dos mais proibidos em escolas dos Estados Unidos. Entre os anos de 1990 a 1999, por exemplo, The Handmaid’s Tale ficou em 37º na lista dos 100 livros mais proibidos e desafiados. Já entre os anos 2000 e 2009, a situação melhorou um pouco, passando para a 88ª colocação.  O motivo do banimento seria o “conteúdo sexual”, “difamatório” e
    “vulgar”.
  • Sucesso e prêmios
    A adaptação do livro para a televisão foi um sucesso. The Handmaid’s Tale ganhou cinco Emmys em 2017, incluindo melhor série de drama e melhor atriz em série de drama para a protagonista Elizabeth Moss.
O conto da Aia
O conto da Aia – Imagem de divulgação

Transmissão

Os primeiros três episódios da série estrearam em 26 de abril de 2017, com os sete episódios subsequentes adicionados semanalmente. No Canadá, a série é transmitida pela Bravo, começando com os dois primeiros episódios estreando em 30 de abril. Na Escandinávia, a série está disponível na HBO Nordic. No Reino Unido e na Irlanda, a série estreou em 28 de maio de 2017 e é transmitida todos os domingos no Channel 4.

Na Nova Zelândia, a série foi lançada no serviço de atendimento por assinatura sob demanda no Lightbox em 8 de junho de 2017. Na Austrália, a série estreou no serviço de streaming de vídeo do canal de TV SBS on Demand em 6 de julho de 2017. Um dia após a premiação dos Prêmios Emmy do Primetime de 2017 e a série ter conquistado 8 de 13 estatuetas, Tiago Worcman vice-presidente sênior e gerente geral da MTV e Paramount Channel na America Latina anunciou através do Twitter os direitos de exibição de The Handmaid’s Tale para o Paramount Channel cujo primeiro episódio foi ao ar em 11 de março de 2018 com exibição semanal aos domingos, às 21h.

Em 31 de julho de 2018 durante o fórum PayTV, João Mesquita, diretor geral do Globoplay, anunciou a chegada da série no catálogo da plataforma, cuja compra foi confirmada em 5 de dezembro do mesmo ano. A série teve sua primeira temporada disponibilizada no serviço de streaming em fevereiro de 2019. Em promoção a estreia da temporada, o primeiro episódio de O Conto da Aia também foi exibido na Rede Globo, em TV aberta, no dia 13 de fevereiro no especial “Cine Globoplay”.

No mesmo dia que estreou no Globoplay, O Conto da Aia também chegou ao FOX App, streaming dos canais FOX Premium.

Recepção

O Conto da Aia recebeu aclamação da crítica. No Metacritic, tem uma pontuação de 92 de 100 com base em 40 avaliações, indicando “aclamação universal”. A temporada tem uma classificação de aprovação de 100% no Rotten Tomatoes, com uma pontuação média de 8,94 (de 10) com base em 82 críticas. O consenso crítico do site é: “Assombroso e vívido, The Handmaid’s Tale é uma adaptação infinitamente absorvente do romance distópico de Margaret Atwood, ancorado por uma ótima performance central de Elisabeth Moss“. Daniel Fienberg, do The Hollywood Reporter, chamou-a de “provavelmente o melhor programa da primavera e certamente o mais importante”. Jen Chaney da Vulture deu uma revisão altamente positiva e escreveu que é “uma adaptação fiel do livro que também traz novas camadas para o mundo totalitário e sexista da maternidade forçada criado por Atwood” e que “esta série é meticulosamente estimulada, brutal, visualmente deslumbrante e tão tensa de momento a momento que somente no final de cada hora você se sentirá totalmente em liberdade para soltar o ar”.

Houve controvérsia sobre o se poderia ser estabelecido um paralelo entre a série (e, por extensão, o livro no qual ela se baseia) e a sociedade estadunidense após a eleição de Donald Trump e Mike Pence como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente.

Elisabeth Moss como Offred
Elisabeth Moss como Offred

Elenco

Ator: Personagem  – Principal ou Recorrente – Temporadas

Elisabeth Moss: June Osborne / Offred / Ofjoseph(2) – Principal Temp: 1/2/3
Joseph Fiennes: Comandante Fred Waterford – Principal Temp: 1/2/3
Yvonne Strahovski: Serena Joy Waterford – Principal Temp: 1/2/3
Alexis Bledel: Emily Malek / Ofglen(1) / Ofsteven / Ofroy / Ofjoseph(1) – Principal Temp: 1/2/3
Madeline Brewer: Janine / Ofwarren / Ofdaniel / Ofhoward – Principal Temp: 1/2/3
Ann Dowd: Lydia Clements / Tia Lydia – Principal Temp: 1/2/3
O. T. Fagbenle: Lucas “Luke” Bankole – Principal Temp: 1/2/3
Max Minghella: Nick Blaine – Principal – Temp: 1/2/3
Samira Wiley: Moira Strand – Principal – Temp: 1/2/3
Amanda Brugel: Rita – Recorrente Temp: 1 / Principal Temp: 2/3
Bradley Whitford: Comandante Joseph Lawrence – Recorrente Temp: 2 / Principal Temp: 3
Stephen Kunken: Comandante Warren Putnam – Recorrente Temp: 1/2/3
Ever Carradine: Naomi Putnam – Recorrente Temp: 1/2/3
Tattiawna Jones: Lillie Fuller / Ofglen(2) – Recorrente Temp: 1/2
Nina Kiri: Alma / Ofrobert – Recorrente Temp: 1/2/3
Jenessa Grant: Dolores / Ofsamuel – Recorrente Temp: 1/2/3
Bahia Watson: Brianna / Oferic – Recorrente Temp: 1/2/3
Jordana Blake: Hannah Bankole / Agnes McKenzie – Recorrente Temp: 1/2/3
Edie Inksetter: Tia Elizabeth – Recorrente Temp: 1/2/3
Kristen Gutoskie: Beth Recorrente – Recorrente Temp: 1/3
Erin Way: Erin – Recorrente Temp: 1/2/3
Clea DuVall: Sylvia Malek – Recorrente Temp: 2/3
Cherry Jones: Holly Maddox – Recorrente Temp: 2/3
Sydney Sweeney: Eden Spencer – Recorrente Temp: 2
Sam Jaeger: Mark Tuello – Recorrente Temp: 2/3
Greg Bryk: Comandante Ray Cushing – Recorrente Temp: 2
Rohan Mead: Isaac – Recorrente Temp: 2
Julie Dretzin: Eleanor Lawrence – Recorrente Temp: 2/3
Ordena Stephens-Thompson: Frances – Recorrente Temp: 2/3
Ashleigh LaThrop: Nathalie – Recorrente Temp: 3
Sugenja Sri: Sienna – Recorrente Temp: 3
Jonathan Watton: Comandante Matthew Calhoun – Recorrente Temp: 3
Christopher Meloni: Alto Comandante George Winslow – Recorrente Temp: 3
Elizabeth Reaser: Olivia Winslow – Recorrente Temp: 3
Sarah McVie: Lena – Recorrente Temp: 3

Temporadas

Temporada: 1
Episódios: 10
Data Estreia Temporada: 26 de abril de 2017
Data Final Temporada: 14 de junho de 2017

Temporada: 2
Episódios: 13
Data Estreia Temporada: 25 de abril de 2018
Data Final Temporada: 11 de julho de 2018

Temporada: 3
Episódios: 13
Data Estreia Temporada: 5 de junho de 2019
Data Final Temporada: 14 de agosto de 2019

O Conto da Aia - Cartaz Divulgação
O Conto da Aia – Cartaz Divulgação

Primeira Temporada (2017)

A primeira temporada da série O Conto da Aia foi anunciada em abril de 2016, com Bruce Miller atuando como showrunner e criador do seriado. Baseado no romance homônimo de 1985 da escritora canadense Margaret Atwood sobre a distopia de Gileade, a temporada estreou na plataforma de serviço de streaming Hulu em 26 de abril de 2017.

Sinopse Primeira Temporada

A série apresenta o drama da ex-editora de livros June Osborne (Elisabeth Moss), que após os Estados Unidos se transformarem no regime totalitário da República de Gilead, foi separada de seu marido Luke Bankole (O. T. Fagbenle) e de sua filha Hannah (Jordana Blake) e obrigada a “servir” aos líderes desse regime. As mulheres fecundas sofrem estupros ritualistas para gerar filhos e June é entregue ao Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) para aceitar seu único proposito biológico: procriar; usando o nome “Offred” (“De Fred“).

Segunda Temporada (2018)

Em 3 de maio de 2017, O Conto da Aia  foi renovada para uma segunda temporada que estreou em 2018. Moss disse aos meios de comunicação que os episódios subsequentes abordarão novos desenvolvimentos na história, preenchendo algumas das perguntas sem respostas e continuando a narrativa já “terminada” no livro. A segunda temporada consiste em 13 episódios e começaram a ser filmados no outono de 2017. Alexis Bledel continuou como uma personagem regular. Bruce Miller prevê que o seriado dure por até dez temporadas para contar toda a história.

A segunda temporada da série O Conto da Aia estreou na plataforma de streaming Hulu em 25 de abril de 2018. Bruce Miller continuou atuando como showrunner da série, assim como Elisabeth Moss que continuou servindo como produtora do seriado. A série é baseada no romance homônimo de 1985 da escritora canadense Margaret Atwood, e esta temporada segue a história depois do final do livro.

Sinopse Segunda Temporada

Diante de sua gravidez, June/Offred luta para libertar seu futuro filho dos horrores distópicos de Gilead. Enquanto isso, Emily/Ofglen (Alexis Bledel) e Janine/Ofwarren (Madeline Brewer) pagam por seus crimes passados e tentam sobreviver a um dos lugares mais desumanos de Gilead: as Colônias. Apesar de sua posição social, Serena Waterford (Yvonne Strahovski) junto com outras esposas de comandantes tentam avaliar o futuro das crianças com base na Bíblia. Moira (Samira Wiley) tenta lidar com o trauma que sofreu e Luke Bankole busca uma forma de unir sua família novamente.

Terceira Temporada (2019)

A terceira temporada de O Conto da Aia estreou no serviço de streaming Hulu em 5 de junho de 2019. Bruce Miller continuou atuando como showrunner da série nesta nova temporada.

A terceira temporada teve sua produção iniciada em Toronto no mês de outubro de 2018. As cenas para a terceira temporada também foram filmadas em Cambridge Hamilton, Ontário, bem como em Washington, D.C.

Sinopse Terceira Temporada

Após o nascimento de sua filha, June/Offred decide tirá-la da proteção dos Waterford com a ajuda de Emily, que consegue fugir para o Canadá com o bebê de June. Emily tenta reconstruir sua vida como refugiada e tem o apoio de Moira e Luke. O casamento dos Waterford se torna conturbado e Serena começa a questionar a si mesma se o modo de vida em Gilead realmente vale a pena. Offred é remunerada para servir ao Comandante Joseph Lawrence (Bradley Whitford), o único que em segredo não segue as regras do regime. June, que passa a se chamar Ofjoseph, tem a oportunidade de fazer com que seu novo comandante se torne seu aliado para poder criar um plano de fuga infalível.

Lista de Episódios

Episódio 1 / Temporada 1

Episódio Geral: 1
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 1
Título Original: “Offred”
Título em português: “Offred”
Dirigido por: Reed Morano
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 26 de abril de 2017

Uma mulher foge de um grupo de homens com armas, mas é capturada e separada de sua filha; seu marido está aparentemente morto. Esta mulher é conhecida como Offred, uma serva do Comandante Fred Waterford. Offred faz compras com a companheira Ofglen. No caminho de casa, elas passam por um muro de homens que foram enforcados por cometer crimes (como ser homossexual, trabalhar em uma clínica de aborto e ser católico romano). Em um flashback, várias mulheres são doutrinadas em seus papéis como servas pela tia Lydia, que explica sobre a diminuição das taxas de natalidade e diz que elas são “especiais“, servindo um “propósito bíblico”. Offred entra na sala e nota a presença de Moira, uma mulher que ela conhecia da faculdade. Uma das mulheres da classe, Janine, desafia Lydia e leva um choque elétrico de uma arma usada para gado. Mais tarde, é revelado que Janine teve como punição a remoção do seu olho direito. No presente, o Comandante Waterford tenta engravidar Offred enquanto ela está no colo de sua esposa, Serena Joy. No dia seguinte, todas as servas se reúnem em um campo aberto onde Tia Lydia anuncia que um homem estuprou uma garota grávida. Como punição, as servas devem linchar o homem até a morte. Offred ouve de Janine que Moira está morta. No caminho de casa, Ofglen diz a Offred que teve esposa e filho e adverte que há um “Olho” (um espião secreto) em sua casa. Através da narração, Offred revela seu verdadeiro nome, June, e que ela pretende sobreviver para encontrar sua filha.

Episódio 2 / Temporada 1

Episódio Geral: 2
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 2
Título Original: “Birth Day”
Título em português: “Aniversário”
Dirigido por: Reed Morano
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 26 de abril de 2017

Offred e Ofglen vão às compras e revelam mais informações pessoais sobre si mesmas. Enquanto eles estão andando, Offred e Ofglen veem a Igreja Católica de São Paulo, em Cambridge, Massachusetts, a igreja local a que pertenciam, sendo destruída pelo novo regime. Ofglen diz a Offred que o regime também arrasou a Catedral de São Patrício em Manhattan, Nova York, para tentar “apagar” a construção da história; Offred pergunta como Ofglen sabe dessa informação e ela revela que é parte de uma resistência contra o governo. Ofglen pede que ela se junte, mas Offred recusa. Nick, motorista do Comandante Waterford, diz a Offred que o Comandante quer vê-la sozinha mais tarde naquela noite, o que é proibido. Nick também a adverte para não confiar na Ofglen. Offred e outras servas vão para uma casa para testemunhar o nascimento do filho de Ofwarren (anteriormente conhecida como Janine). Em um flashback, June relembra o nascimento de sua própria filha, Hannah. Durante esta época, partos saudáveis ​​eram raros e uma mulher tentou sequestrar Hannah, mas foi presa antes de conseguir. Offred vai ao escritório do Comandante sem saber o que vai acontecer, mas ele quer jogar Scrabble (palavra cruzada) com ela. Mais tarde ela volta para o quarto dela e ri com alívio. No dia seguinte, Offred se prepara para dizer a Ofglen o que aconteceu naquela noite, mas quando ela sai, é uma mulher diferente que se apresenta como Ofglen.

Episódio 3 / Temporada 1

Episódio Geral: 3
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 3
Título Original: “Late”
Título em português: “Atrasado”
Dirigido por: Reed Morano
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 26 de abril de 2017

Em flashbacks, o aumento da República de Gileade é detalhado. June e todas as outras mulheres estão em seu escritório quando são repentinamente demitidas porque esta “é a lei agora”. June e Moira também descobrem que o governo congelou todas as contas bancárias das mulheres e que elas não podem mais possuir uma propriedade. No presente, Serena leva Offred para ver Janine (Ofwarren) e o bebê. Ofwarren diz a Offred que seu comandante está apaixonado por ela e que ela tem um nome “real” para a criança, “Charlotte”, e Offred teme que Ofwarren esteja delirando e comenta seu comportamento com Serena. Nick leva Offred para casa e há uma van preta esperando. Offred é interrogada por um Olho e tia Lydia sobre seu conhecimento de Ofglen. Offred eventualmente revela que ela sabia que Ofglen era lésbica e cita uma das bem-aventuranças da Bíblia; por contas disto, Lydia dá choques em Offred. Serena intervém, gritando para eles pararem porque ela acha que Offred está grávida. Nick vai ver Offred em seu quarto para verificar e compartilhar um momento íntimo. Offred revela mais tarde à Serena que ela não está grávida, fazendo com que Serena a tranque em seu quarto. Em um flashback, June e Moira participam de um protesto contra as novas leis que é suprimido com tiros e explosivos automáticos pelas forças do novo regime. No presente, Ofglen e Martha, a mulher com quem ela estava se relacionando, são acusadas de “traição de gênero”. Ofglen recebe uma sentença menor, porque ela ainda é fértil, e Martha é enforcada na frente de Ofglen, que fica aterrorizada. Mais tarde, Ofglen (agora referida por seu nome “antigo”, Emily) acorda em uma clínica e descobre que sofreu uma cirurgia de mutilação genital feminina, conforme explicado por tia Lydia.

Episódio 4 / Temporada 1

Episódio Geral: 4
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 4
Título Original: “Notile Te Bastardes Carborundorum”
Título em português: “Nolite Te Bastardes Carborundorum”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Leila Gerstein
Lançamento: 4 de maio de 2017

Offred, que está banida em seu quarto, entra no armário onde encontra a frase latina Nolite Te Bastardes Carborundorum riscada na parede. Rita, a governanta do Comandante, entra no quarto e descobre Offred deitada no armário, então, Offred diz que desmaiou. Acreditando que ela está doente, Serena envia Offred ao hospital para uma checagem geral. Ao examinar Offred, o médico diz que o Comandante é estéril, porque “a maioria desses caras são”. Ele se oferece para engravidá-la ali mesmo, mas ela recusa. Em flashbacks, a tia Lydia ensina as servas (incluindo June e Moira) sobre a “Cerimônia“: quando o Comandante estupra uma serva em seu período fértil. Mais tarde, June atrai a tia Elizabeth para o banheiro dizendo que há transbordamento. Logo depois, Moira ameaça a tia com uma faca. June e Moira levam-na ao porão, onde Moira pega a roupa da tia e a amarram. June e Moira começam a sua fuga, na esperança de sair de trem até Boston, que possui casas de segurança. Quando Moira está perguntando a um dos guardas por instruções, June é abordada por outro guarda que desconfia dela estar sozinha. Moira consegue entrar no trem, deixando June para trás, embora ela lhe dê um sorriso, deixando-a transparecer que está tudo bem. June é mais tarde punida com agressões nas solas dos pés. No presente, o Comandante Waterford teve uma noite de Cerimônia sem sucesso com Offred. Mais tarde, o Comandante e Offred jogam outra partida de Scrabble onde ela pergunta sobre a frase latina; ele diz a ela que significa “Não deixe que os bastardos te derrubem”. Ela também pergunta sobre a Offred anterior. Ele responde que ela cometeu suicídio porque a sua vida era insuportável. Ele diz que não quer que isso aconteça novamente e libera Offred de seu isolamento solitário.

Episódio 5 / Temporada 1

Episódio Geral: 5
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 5
Título Original: “Faithful”
Título em português: “Fiel”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Dorothy Fortenberry
Lançamento: 10 de maio de 2017

Serena sugere a Offred que ela tenha relações sexuais com Nick no caso de o Comandante Waterford ser estéril. No supermercado, Offred fala com a Ofglen original, agora chamada de “Ofsteven“, mas ela não responde às suas perguntas. Mais tarde, Offred faz sexo com Nick enquanto Serena está presente no mesmo cômodo. Durante uma noite da Cerimônia com Waterford, ele toca a coxa de Offred, que mais tarde lhe diz para nunca mais fazer isto. Nick revela a Offred que ele é realmente um Olho. Em um mercado ao ar livre, Offred questiona a Ofsteven sobre o “Mayday“, o grupo de resistência contra o regime. Ofsteven rouba um dos carros dos guardas e tenta fugir; no processo, ela mata propositalmente um dos guardas. Ela é pega e colocada em uma van. Offred depois vai para o quarto de Nick onde eles mantêm uma relação sexual apaixonada. Flashbacks detalham Luke e o namoro de June.

Episódio 6 / Temporada 1

Episódio Geral: 6
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 6
Título Original: “A Woman’s Place”
Título em português: “O Lugar de uma Mulher”
Dirigido por: Floria Sigismondi
Escrito por: Wendy Straker Hauser
Lançamento: 17 de maio de 2017

Representantes do México visitam a casa do Comandante em um esforço para criar parcerias comerciais e ver os efeitos do movimento cultural de Gileade. O chefe da delegação mexicana é uma mulher que questiona Offred sobre sua experiência em Gileade. Com grande autocontrole, Offred diz-lhes: “Eu encontrei a felicidade“. Após a reunião, Offred visita o escritório do Comandante para as discussões habituais onde algumas tensões acendem entre eles. Ele pede que ela o beije “com vontade”. Ela beija o comandante e depois sai, escovando os dentes logo depois. As servas são então levadas a uma festa para homenagear Gileade e mostrar seu sucesso aos estrangeiros, incluindo a apresentação dos filhos produzidos pelo regime de Gileade. A amiga de Offred observa que os delegados mexicanos estão na verdade interessados ​​em mulheres férteis como fonte de mercadoria e comércio entre as duas nações. No dia seguinte, quando os delegados estão saindo, Offred lhes diz a brutal verdade sobre o Gileade. Ela pede ajuda, mas a embaixadora mexicana afirma que não pode ajudá-la e explica a situação terrível do seu próprio país. Quando Offred é deixada a sós com o assistente da embaixadora, ele afirma que o marido dela está vivo e que ela pode enviar uma mensagem para ele. Flashbacks detalham a vida de Serena e de Fred antes e durante os ataques planejados que deflagraram o surgimento de Gileade. Serena era uma ativista cultural conservadora durante a “vida de antes”, com uma paixão e inteligência iguais às do marido (bem como um gosto especial pela pipoca de cinemas). Ela chegou a publicar um livro sobre as suas crenças, intitulado A Woman’s Place, que continha a famosa frase “não confunda a mansidão de uma mulher com fraqueza”. No entanto, após a tomada dos Estados Unidos, ela fica completamente excluída do planejamento do novo governo (para desânimo de Fred). Em uma cena simbólica, enquanto Serena se prepara para aceitar seu novo papel limitado na sociedade que ela mesma ajudou a criar, uma cópia de seu antigo livro é vista sendo jogada no lixo.

Episódio 7 / Temporada 1

Episódio Geral: 7
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 7
Título Original: “The Other Side”
Título em português: “O Outro Lado”
Dirigido por: Floria Sigismondi
Escrito por: Lynn Renee Maxcy
Lançamento: 24 de maio de 2017

O episódio narra a história de Luke depois que ele é separado de sua esposa e filha. Luke é baleado por guardas de Gileade e é levado para uma ambulância para ser interrogado. Ele escapa quando a ambulância capota após um acidente e pega alguns suprimentos do veículo. Evidências da tomada violenta do país estão em todo lugar. Depois de cuidar de suas feridas, ele é acordado por um grupo de sobreviventes (vistos como “indesejáveis” por Gileade) que tentam chegar ao Canadá. Inicialmente relutante, Luke se junta a eles depois que um dos sobreviventes, Zoe, mostra que as autoridades de Gileade enforcaram os habitantes locais dentro de sua própria igreja por resistirem. Enquanto eles tentam embarcar em um pequeno barco, guardas de Gileade começam a atirar e matam vários membros do grupo. Luke e um dos membros, uma mulher loira muda que estava sendo treinada como uma serva, sobrevive e foge. Os flashbacks anteriores a Luke, June e sua filha Hannah sendo separados são detalhados. June e Luke recebem ajuda do Sr. Whitford, um homem que conhecia a mãe de June. Ele os conduz com segurança para fora da cidade e deixa-os em uma cabine isolada na floresta. Luke e June esperam enquanto o Sr. Whitford recebe documentação para que eles escapem para o Canadá. Eles são confrontados com um caçador, que lhes diz que Whitford foi pego e enforcado. Mas o homem diz que pode ajudá-los a passar pela fronteira Canadá-Estados Unidos. Três anos depois, Luke e a mulher loira muda vivem com segurança na chamada “Little America“, em Toronto, Ontário. Folhetos de pessoas desaparecidas são postados em todos os lugares no escritório administrativo principal. Luke recebe a carta de June, que lê “eu te amo muito. Salve Hannah“.

Episódio 8 / Temporada 1

Episódio Geral: 8
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 8
Título Original: “Jezebels”
Título em português: “Jezebel”
Dirigido por: Kate Dennis
Escrito por: Kira Snyder
Lançamento: 31 de maio de 2017

O Comandante Waterford oferece a Offred maquiagem e um vestido e a leva para sair à noite. Nick leva-os até Boston em um bordel subterrâneo onde prostitutas conhecidas como “jezebels” trabalham. OffredMoira trabalhando no clube e reúne-se brevemente com ela. Nick comercializa drogas e testes de gravidez em troca de álcool para uma das Marthas do bordel. Offred vai ver Moira de novo, onde ela explica a Offred sobre como alguns quakers tentaram ajudá-la a escapar, mas foram pegos. Moira teve a escolha de ser enviada para as colônias ou para um dos bordéis. Moira diz a Offred: “Esqueça de fugir. Esta é Gileade. Ninguém sai.Offred revela a Moira que ela sabe que Luke está vivo. Flashbacks detalham como Nick se envolveu com o movimento Gileade e como ele se tornou um Olho depois de relatar que um Comandante rompeu o protocolo com suas servas. Há outros flashbacks para o suicídio da Offred anterior, quando Serena diz claramente ao marido: “O que você achou que ia acontecer?” No presente, depois de Nick dirigir até a casa de Waterford e Offred, ele termina seu relacionamento com Offred, o que a incomoda e irrita. Offred recebe um presente de Serena, uma caixa de música. O episódio termina com Offred escrevendo a frase “Você não está sozinho” na parede do seu armário.

Episódio 9 / Temporada 1

Episódio Geral: 9
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 9
Título Original: “The Bridge”
Título em português: “A Ponte”
Dirigido por: Kate Dennis
Escrito por: Eric Tuchman
Lançamento: 7 de junho de 2017

A filha de Ofwarren, Charlotte, é batizada e, relutantemente, dá a criança ao Comandante Putnam e a sua esposa, que a renomeiam como “Angela“. Offred está preocupada com o estado mental de Ofwarren, embora a tia Lydia lhe informe que “ela é mais forte do que você pensa”. Ofwarren, agora conhecida como “Ofdaniel“, é levada para seu novo lar. Durante sua primeira noite de Cerimônia com seu novo Comandante, Ofdaniel luta e foge. No mercado, Alma diz a Offred que ela conhece o grupo de resistência “Mayday“. Alma diz a ela para recuperar um pacote nas “jezebels“. Offred convence Waterford a levá-la novamente ao bordel naquela noite. Depois de Offred e Waterford transarem em seu quarto, ele apresenta Moira, acreditando que ela seria a  razão pela qual Offred queria voltar ao prostíbulo. Offred conversa com Moira para que ela pegue o pacote no bar do local, mas ela se recusa, o que irrita Offred. Moira parece ter desistido completamente. De volta à casa, Offred é despertada por Serena, que a leva a uma ponte, onde Ofdaniel está com Charlotte tentando se jogar. Vários guardas de Gileade, os Putnams, os Waterfords e tia Lydia também estão presentes. Ofdaniel acusa alto o Comandante Putnam de mentir para ela e menciona sua intimidade proibida. Offred consegue convencer Ofdaniel a dar a criança para ela, mas Ofdaniel finalmente pula na água, tentando o suicídio. Ela é imediatamente recuperada pelos guardas e depois fica em coma em um hospital com tia Lydia ao seu lado, que a chama de “estúpida”. O Comandante Putnam é mais tarde visto sendo levado a uma van preta por guardas, enquanto a Sr.ª Putnam lembra Serena da primeira Offred, dizendo que “os homens não mudam”. Serena é vista subindo no escritório vazio de Fred. No mercado, Offred recebe um pacote do açougueiro, que é aquele do bordel e que foi enviado pela própria Moira. No prostíbulo, Moira mata um dos seus clientes, tira suas roupas e rouba seu carro.

Episódio 10 / Temporada 1

Episódio Geral: 10
Temporada:
 1
Episódio na temporada: 10
Título Original: “Night”
Título em português: “Noite”
Dirigido por: Kari Skogland
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 14 de junho de 2017

Serena descobre sobre as viagens ao bordel, ataca Offred com raiva e, em seguida, oferece-lhe um teste de gravidez que revela que a serva está grávida – presumivelmente de Nick. Serena dirige então sua raiva ao marido, contando-lhe sobre a gravidez e informando-lhe que a criança não é dele. Ela também diz que ele é fraco e que Deus nunca permitirá que ele transmita essa fraqueza. Ao descobrir sobre a gravidez, Nick compartilha um momento breve com Offred. Serena e Offred fazem uma viagem para a casa onde a filha de Offred, Hannah, agora vive. Serena não permite que Offred se reúna com Hannah, mas assegura que ela está bem. Serena também adverte a Offred que, enquanto nada de ruim acontecer com seu filho, nada de ruim acontecerá com Hannah. Offred amaldiçoa Serena furiosamente num discurso histérico e sem fôlego, apenas para escutar que deve ficar quieta, pois gritar não é bom para o bebê. Fred participa do julgamento do Comandante Putnam: ele mesmo luta pela clemência, mas é dito que houve muitos casos deste tipo de pecado recentemente e um exemplo deve ser feito. A própria Sr.ª Putnam pediu que seu marido receba o castigo mais severo possível, pois alegou temer por sua alma imortal. A mão de Putnam é então cirurgicamente amputada. À noite, Fred e Offred conversam e ele pergunta sobre a paternidade de seu filho. Ela afirma que ele é o pai ao qual ele responde: “você faz isso tão bem”. Mais tarde, Fred é visto sendo bastante gentil e conciliador com sua esposa. O pacote do prostíbulo contém cartas de mulheres que perderam membros da família na tomada dos Estados Unidos por Gileade. Mais tarde, tia Lydia reúne as servas para realizar o apedrejamento de alguém que ameaçou uma criança. O culpado na verdade era Janine, que sobreviveu a tentativa de suicídio. As servas hesitam e, começando com Offred, deixam suas pedras caírem enquanto dizem: “Sinto muito, tia Lydia“. Ela diz a todas para irem para casa, assegurando-lhes que haverá consequências. No dia seguinte, dois homens vêm buscar Offred, para a surpresa e a indignação de Fred e Serena, e Nick pede para confiar nele e ir com eles. Em uma história paralela, Moira chega ao Canadá e se reúne com Luke.

Episódio 1 / Temporada 2

Episódio Geral: 11
Temporada:
2
Episódio na temporada: 1
Título Original: “June”
Título em português: “June”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 25 de abril de 2018

As aias são levadas para o Fenway Park, onde serão enforcadas, porém, tudo não passa de uma artimanha da Tia Lydia para assustá-las. Mais tarde, quando June rejeita uma refeição que Lydia lhe dá, ela é apresentada a Ofwyatt acorrentada em uma sala de prisão devido a sua tentativa de suicídio. June concorda em comer e as aias são castigadas ao serem queimadas no fogão. June é levada a um médico para um check-up de gravidez, onde ela é visitada pelos Waterfords. Depois, ela encontra uma chave em uma de suas botas, que ela usa para fugir para uma van estacionada debaixo do hospital. A van a deixa em uma casa segura em Back Bay, onde ela encontra Nick, enquanto Fred autoriza uma equipe de busca. Nick diz a June para trocar de roupa e cortar o cabelo. Em flashbacks durante todo o episódio, Hannah é internada no hospital por ter febre enquanto estava na escola, e June é questionada por um dos funcionários do hospital sobre dar remédios a Hannah para contornar a política de febre da escola. Quando June e Luke chegam em casa, eles assistem o Capitólio e a Casa Branca sendo atacados na televisão.

Episódio 2 / Temporada 2

Episódio Geral: 12
Temporada:
2
Episódio na temporada: 2
Título Original: “Unwoman”
Título em português: “Não Mulher”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 25 de abril de 2018

June foi transportada para a sede abandonada do Boston Globe. Emily foi levada para as colônias, onde “não-mulheres” cavam em terras tóxicas. Emily faz amizade com a esposa de um ex-comandante e descobre que ela cometeu um “pecado da carne” que a colocou nas colônias. Emily a mata com comprimidos envenenados enquanto ela culpa a esposa do comandante por ter “segurado uma mulher enquanto seu marido a estuprava”. Janine chega às colônias e Nick visita June. Em um flashback, Emily é informada por seu chefe, Dan, que ela não estará selecionada para ensinar no semestre seguinte na universidade, dando-lhe um perfil menor para evitar atrair críticas por sua orientação sexual. Dan é visto mais tarde enforcado com a palavra “bicha” pintada embaixo dele. Quando Emily, junto com sua esposa Sylvia e seu filho Oliver, tentam emigrar para o Canadá, ela é incapaz de deixar o país porque o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é mais reconhecido, e se torna conhecido que ela é a mãe biológica de Oliver. No presente, June faz um memorial de recorte de jornal para os funcionários do Boston Globe que foram executados na antiga sede do jornal, e reza a Deus para enviar um anjo para vigiá-los.

Episódio 3 / Temporada 2

Episódio 13

Episódio Geral: 13
Temporada:
2
Episódio na temporada: 3
Título Original: “Baggage”
Título em português: “Bagagem”
Dirigido por: Kari Skogland
Escrito por: Dorothy Fortenberry
Lançamento: 2 de maio de 2018

June aprendeu sobre o surgimento dos Filhos de Jacob em arquivos de jornais e foi transferida para um lugar onde ela conhece Omar, que lhe diz que pode levá-la para uma casa segura. Quando ele descobre que o esconderijo foi comprometido, ele tenta sair sem ela. June faz com que ele a traga consigo para o seu apartamento, onde ela encontra sua esposa Heather e seu filho Adam. Quando a família vai à igreja, June encontra um Alcorão oculto. June veste a roupa de Heather e sai. Depois de um passeio de trem, June avança para a pista de pouso que Omar lhe contou; o avião é interceptado, o piloto é executado e June e outro fugitivo são apreendidos pelos Guardiões. Moira, agora morando com Luke e Erin, faz um tour a um novo colega de trabalho, mas ele tem um colapso, traumatizado pelos seus atos como Guardião. Em um flashback, June é levada para uma reunião do Take Back the Night com sua mãe, Holly. Mais tarde, Holly ficou desapontada com a carreira de June e o planejamento da filha se casar, esperando que June se tornasse uma ativista. Moira e June descobrem no Centro Vermelho que Holly foi enviada para as colônias.

Episódio 4 / Temporada 2

Episódio Geral: 14
Temporada:
2
Episódio na temporada: 4
Título Original: “Other Woman”
Título em português: “Outra Mulher”
Dirigido por: Kari Skogland
Escrito por: Yahlin Chang
Lançamento: 9 de maio de 2018

June é recapturada e Lydia explica que June deve escolher entre a prisão, seguida da execução após o parto, ou retornar como aia. Os Waterfords tratam o desaparecimento de June como um seqüestro, mas em particular Serena está furiosa. Rita devolve as cartas que encontrou e diz a June que ela não estará mais envolvida. Um chá de bebê é realizado para Serena, incorporando oração e uma ligação de June a Serena. June descobre por Alma que a língua de Ofglen foi removida por falar por Janine, e que a “Mayday” está em silêncio. Lydia leva June para mostrar o corpo de Omar, dizendo a June que a mulher de Omar, Heather, é agora uma aia, que o filho deles, Adam, foi doado, e isso foi culpa de June. Lydia a incentiva a distinguir entre a identidade de Offred e a de June, dizendo que June é a culpada, e não Offred. Em um flashback, June é assediada pela primeira esposa de Luke, Annie, que diz a ela que ela e Luke fizeram votos de casamento diante de Deus, e June deve recuar, mas Luke rejeita o pedido de Annie. Anos depois, AnnieLuke e June em um restaurante com Hannah. June entrou em um colapso emocional sob o conhecimento do destino da família de Omar e reza para que Hannah a esqueça.

Episódio 5  / Temporada 2

Episódio Geral: 15
Temporada:
2
Episódio na temporada: 5
Título Original: “Seeds”
Título em português: “Sementes”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Kira Snyder
Lançamento: 16 de maio de 2018

June queima algumas cartas que ela guardava para o Mayday. Ela percebe sangramento vaginal, mas não informa a ninguém. Nick percebe a aparente depressão de June e informa a Serena. Serena, alarmada com o interesse de Nick em June, informa Fred, que faz com que Nick se case em uma cerimônia onde os Guardiões leais recebem uma esposa. A noiva de Nick, Eden, entra em seu quarto. Nick depois encontra June sangrenta e inconsciente e ela é hospitalizada. June acorda no hospital e promete ao bebê que ambos vão escapar de Gilead. Nas Colônias, Janine garante a Emily que Deus está protegendo-as através de suas lutas em Gileade, e ajuda a organizar um pequeno casamento para uma trabalhadora moribunda com outra mulher. Emily, que começou a perder os dentes, argumenta com Janine por tentar trazer brilho a um lugar que de outra forma parece tão sombrio. Quando a recém-casada morre, sua esposa organiza um enterro em um cemitério adornado com cruzes.

Episódio  6 / Temporada 2

Episódio Geral: 16
Temporada:
2
Episódio na temporada: 6
Título Original: “First Blood”
Título em português: “Primeiro Sangue”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Eric Tuchman
Lançamento: 23 de maio de 2018

Aconselhada por um médico que uma casa harmoniosa beneficiaria a criança, Serena cuida de June, dando-lhe a sala de estar como um quarto e convidando seus amigos para um chá. Quando Serena mostra para June o berçário para o bebê, June pede para ver Hannah. Em retaliação, Serena move June de volta para seu quarto anterior. Eden revela a June que ela teme que Nick possa ser um “traidor de gênero” devido a sua relutância pela intimidade, então June o adverte. Nick deita com Eden, mas só depois que ele diz a June que ele a ama. Fred visita June e lhe dá uma foto de Hannah. Na abertura do Rachel and Leah Center, Nick pede ao Comandante Pryce para transferi-lo e garantir a proteção de June. Ofglen detona uma bomba. Flashbacks mostram o início do movimento de Gileade com Serena sendo atacada enquanto promovia seu livro A Woman’s Place. Depois de ser vaiada, Fred obriga Serena a terminar seu discurso, que é recebido com zombarias e palmas, aumentando quando um manifestante atira em Serena. Fred supervisiona execuções dos alunos envolvidos no tiroteio de sua esposa.

Episódio 7 / Temporada 2

Episódio Geral: 17
Temporada:
2
Episódio na temporada: 7
Título Original: “After”
Título em português: “Depois”
Dirigido por: Kari Skogland
Escrito por: Lynn Renee Maxcy
Lançamento: 30 de maio de 2018

31 aias, 26 comandantes (incluindo o Comandante Pryce) e muitos civis foram mortos no ataque e Fred foi ferido. O Comandante Cushing assume o papel do Comandante Pryce, aumenta os pontos de checagem e ordena que várias pessoas sejam executadas. Ele questiona June, perguntando quem a ajudou a fugir do país. June responde que ela foi sequestrada. Serena fica alarmada com o fato de sua família ser alvo e a resposta de Cushing, então ela ordena que o Comandante Cushing seja preso. Pelo fato de muitas aias terem sido mortas, algumas mulheres das colônias são feitas para servir como aias novamente, incluindo Janine e Emily. Ambas se reúnem com June na mercearia, onde Janine diz a June que é plano de Deus que ela seja resgatada. June diz a Emily o nome dela e várias das aias sussurram seus nomes uma para a outra. Serena pede ajuda a June para realizar o trabalho de Fred enquanto ele está hospitalizado. No centro de refugiados, Moira examina os registros para tentar descobrir o que aconteceu com sua noiva, Odette; Moira revela ter sido uma mãe de nascimento substituta de um casal, conhecendo Odette, uma obstetra. No presente, Moira finalmente encontra fotografias mostrando que Odette foi morta.

Episódio 8 / Temporada 2

Episódio Geral: 18
Temporada:
2
Episódio na temporada: 8
Título Original: “Woman’s Work”
Título em português: “Trabalho de Mulher”
Dirigido por: Kari Skogland
Escrito por: Nina Fiore & John Herrera
Lançamento: 6 de junho de 2018

Serena entrega a June uma caixa de música e flores pela ajuda de June ao completar o trabalho de Fred enquanto ele está no hospital. Serena diz a June que a criança dos Putnam está doente. June defende que Janine seja capaz de ver o bebê, e Serena concorda em perguntar sobre isso. Naomi Putnam não gosta da idéia, mas ela é rejeitada pelo marido. Serena pede a Fred que permita que a criança seja vista por uma Martha que, antes do golpe dos Filhos de Jacob, era uma excelente neonatologista. Fred nega o pedido, então Serena falsifica a assinatura de Fred em uma ordem que temporariamente transfere Martha para o hospital. Lydia diz a June que ela vai responsabilizá-la se algo der errado com a visita de Janine ao hospital. A neonatologista não encontra explicação física para a doença da criança e não recomenda nenhum outro tratamento além dos cuidados de suporte. Quando Fred descobre que Serena forjou sua assinatura em uma ordem para transferir temporariamente a Martha, ele bate em Serena. Depois que Eden reorganiza o sótão de Nick e descobre o maço de cartas das aias, ele exige que Eden nunca toque em seus pertences. Janine passa um tempo com Angela / Charlotte e a saúde do bebê melhora.

Episódio 9 / Temporada 2

Episódio Geral: 19
Temporada:
2
Episódio na temporada: 9
Título Original: “Smart Power”
Título em português: “Poder Inteligente”
Dirigido por: Jeremy Podeswa
Escrito por: Dorothy Fortenberry
Lançamento: 13 de junho de 2018

Os Waterford e Nick viajam para o Canadá em uma missão diplomática. Serena é abordada por Mark Tuello, que trabalha para o remanescente governo dos EUA no Havaí e se oferece para ajudá-la a desertar de Gilead se ela denunciar publicamente o regime, mas Serena se recusa. Na residência dos Waterford, June diz a Rita que quando Hannah foi batizada, ela e Luke escolheram padrinhos para ela, e que ela quer que Rita seja a madrinha de seu filho assim que ela nascer. Rita afirma que ela fará o melhor possível, embora o governo de Gilead tenha proibido os batismos e restringido severamente Marthas. June faz um pedido semelhante à tia Lydia, levando Lydia a revelar que ela era a madrinha do bebê de sua irmã, que morreu na infância. Nick encontra Luke, e diz que June está grávida de Fred e lhe entrega o pacote de cartas. Luke, Moira e Erin deixam as cartas públicas, o que leva os canadenses a cancelar o encontro. Nick dá notícias de Luke e Moira para June, acrescentando que as cartas foram fundamentais para reduzir as negociações. June revela que Moira é a madrinha de Hannah.

Episódio 10 / Temporada 2

Episódio Geral: 20
Temporada:
2
Episódio na temporada: 10
Título Original: “The Last Ceremony”
Título em português: “A Última Cerimônia”
Dirigido por: Jeremy Podeswa
Escrito por: Yahlin Chang
Lançamento: 20 de junho de 2018

O Comandante Roy a quem Emily é designada como aia, tem um ataque cardíaco e morre durante a cerimônia. June sofre contrações enquanto faz compras, forçando-a a ir para casa e a suportar uma “cerimônia de nascimento“, enquanto todo mundo aguarda o nascimento da criança. No entanto, acaba por ser um alarme falso. June pede a Fred para ele deixá-la ficar mais perto de sua filha Hannah após o nascimento eventual. Depois que Fred nega esse pedido, June sugere que a criança que ela está carregando não é dele e que ele nunca terá um filho próprio. Fred estupra June com Serena a segurando, sob o disfarce de induzir o trabalho. Eden se vê atraída por Isaac e se encontra com ele à noite. Eles se beijam, mas ela pára quando vê Nick. Ela implora o perdão de Nick, mas ele não demonstra se importar e isso a enfurece. Ela acusa Nick de gostar de June. Fred faz com que Nick leve June para uma casa remota para uma visita a Hannah, agora renomeada Agnes. Hannah inicialmente não reconhece a mãe, mas depois abraça June e as duas têm uma breve reunião. Depois que elas são separadas, Guardiões levam Nick em cativeiro, e June é deixada para trás, se escondendo em casa.

Episódio 11 / Temporada 2

Episódio Geral: 21
Temporada:
2
Episódio na temporada: 11
Título Original: “Holly”
Título em português: “Holly”
Dirigido por: Diana Reid
Escrito por: Bruce Miller & Kira Snyder
Lançamento: 27 de junho de 2018

Depois que Nick é tirado da casa, June encontra um Chevrolet Camaro 1975 na garagem e as chaves do carro, e é capaz de ligá-lo. Ela volta para a casa e pega o casaco de um homem. Flashbacks durante todo o episódio mostram sua primeira gravidez e o nascimento e a infância de Hannah. Fred e Serena chegam na casa onde June está, em pânico, à procura de June, e acabam discutindo, com Serena dizendo a Fred que desistiu de tudo por ele e pela causa, e só queria uma criança em troca. June encontra uma arma e se prepara para atirar neles, mas desiste. Os Waterfords não conseguem encontrar June e decidem sair, sentindo-se irritados e preocupados. Depois de ter certeza de que foram embora, June, com contrações, volta para o carro, mas não consegue tirá-lo da garagem, onde o portão está soterrado de neve. June está exausta e com dores, deita-se diante do fogo e, finalmente, entra em trabalho de parto e desmaia. Quando ela acorda, ela está coberta de sangue, mas o bebê ainda não chegou. Ela rasteja para fora e descarrega a arma para atrair a atenção de alguém, depois acaba tendo o bebê sozinha. Ela sussurra que o nome do bebê é Holly, em homenagem a mãe de June. A luz entra pelas janelas, indicando que um carro chegou na casa.

Episódio 12 / Temporada 2

Episódio Geral: 22
Temporada:
2
Episódio na temporada: 12
Título Original: “Postpartum”
Título em português: “Pós-parto”
Dirigido por: Diana Reid
Escrito por: Eric Tuchman
Lançamento: 4 de julho de 2018

June permanece no Centro Vermelho e é incapaz de bombear leite suficiente, e é levada até o bebê para induzir a lactação. Como a lactação de June aumenta durante a reunião, Lydia convence Fred a permitir que June volte para a casa para a saúde do bebê. Nick, que está de volta ao lar do Waterford, é apresentado como sendo a chave para o resgate de June e do bebê. Fred tenta renovar elementos de seu relacionamento com June. Emily é transferida para a casa do Comandante Lawrence como aia após ser rejeitada por quatro casais. Sua esposa instável, Eleanor, revela a Emily que Lawrence era o criador das colônias. Lawrence revela que ele sabe muito sobre o passado dela. Eden e Isaac fogem, mas são pegos. Eden e Nick admitem suas falhas e pedem perdão um ao outro. Eden e Isaac são trazidos para um trampolim acima de uma piscina por infidelidade; cada um deles está preso a correntes e uma bola de pesos. Ambos se recusam a se arrepender, e Eden começa a recitar um hino bíblico para amar. Ambos são empurrados e afogados até a morte. Arrasada pelos acontecimentos, Serena permite que June cuide do bebê sozinha.

Episódio 13 / Temporada 2

Episódio Geral: 23
Temporada:
2
Episódio na temporada: 13
Título Original: “The Word”
Título em português: “A Palavra”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 11 de julho de 2018

É revelado que o pai de Eden denunciou ela e Isaac quando eles vieram até sua casa durante a fuga deles. O pai de Eden se desculpa pelo comportamento da filha aos Waterford e pega os pertences da filha. June descobre uma Bíblia que Eden leu, apesar de ser ilegal que as mulheres leiam em Gileade. June argumenta sobre o futuro de Nichole em Gileade, afirmando que Nichole não será capaz de conhecer Deus a menos que ela seja capaz de ler sua palavra. Serena propõe que as meninas aprendam a ler a Bíblia, e Serena lê a Bíblia para mostrar seu ponto de vista. Ela é punida com um dedo removido. Emily é demitida por Lawrence, que não se submete à cerimônia. Mais tarde, Emily é visitada por Lydia que ameaça-a e quando Lydia sai, Emily a apunhala. Lawrence então planeja a fuga de Emily. Fred sugere a June que ele poderia providenciar para que ela permanecesse como sua aia, oferecendo encontros com Hannah; June rejeita a proposta. Enquanto um incêndio consome uma casa vizinha, Rita diz a June que ela e Holly têm a chance de sair. Nick impede Fred de organizar a captura de June. Serena pega June, mas permite que ela leve Nichole, com a ajuda das Marthas. June se reúne com Emily, que é deixada em um caminhão de fuga por Lawrence; June entrega o bebê para Emily, dizendo-lhe para chamá-la de Nichole. O caminhão parte com Emily e Nichole enquanto June fica para trás, planejando algo em mente.

Episódio 1 / Temporada 3

Episódio Geral: 24
Temporada:
3
Episódio na temporada: 1
Título Original: “Night”
Título em português: “Noite”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 5 de junho de 2019

June reza pela segurança de Emily e de seu bebê Nichole, usando palavras do Salmo 23. Enquanto isso, Emily foge com o bebê de June, para o Canadá, e depois de uma árdua travessia por um rio, ela e o bebê conseguem asilo em terras canadenses. Nichole é levada aos cuidados de Luke e Moira. De volta a Gileade, June visita sua filha mais velha Hannah antes de ser recapturada pelos Guardiões e retornar aos Waterford, mas não antes da mãe  adotiva de Hannah, a Sra. McKenzie avisar a June que futuras visitas poderiam resultar na execução de June na frente de Hannah. A fim de esconder o envolvimento de June no “seqüestro” de Nichole, Fred culpa Emily, mas Serena desafia tudo em si mesma dizendo a ele e a um agente dos Olhos que foi ela quem deu Nichole a um “assassino”, significando Emily. Ela então tenta cometer suicídio, queimando a casa, mas é resgatada por June e Rita. Depois de ser punida no Centro Vermelho, June é transferida para o Comandante Lawrence, que havia facilitado a fuga de Emily e Nichole para o Canadá.

Episódio 2 / Temporada 3

Episódio Geral: 25
Temporada:
3
Episódio na temporada: 2
Título Original: “Mary and Martha”
Título em português: “Mary e Martha”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Kira Snyder
Lançamento: 5 de junho de 2019

June, que agora é Ofjoseph #2, conhece sua nova parceira de compras, Ofmatthew, que é profundamente dedicada a Gileade. Na casa de Lawrence, June se junta a um grupo de resistência que consiste nas Marthas Beth, Cora e Alison. Este última é uma ex-professora de química que se une à resistência para fazer bombas para destruir Gileade. Também é revelado que ela fez a bomba que explodiu o Centro de Rachel e Leah. June e as Marthas ajudam uma Martha a fugir do distrito. No entanto, esta mulher é mais tarde baleada pelos Guardiões e Alison retorna com ela para a casa de Lawrence. O Comandante Lawrence relutantemente abriga a fugitiva dos Guardiões. A esposa do Comandante Lawrence, Eleanor, que anteriormente parecia instável, ajuda June e as Marthas a esconder a mulher ferida. A Martha sucumbe ao seu ferimento e June cava um túmulo para ela no quintal e depois reza para que sua alma descanse em paz. O Comandante Lawrence demite sua Martha Cora por estar mentindo, enquanto June está enterrando a Martha. Eleanor planta flores sobre o túmulo. No Canadá, Emily está com Luke, Moira e Erin, que conseguem convencer Emily a restabelecer contato com sua esposa Sylvia.

Episódio 3 / Temporada 3

Episódio Geral: 26
Temporada:
3
Episódio na temporada: 3
Título Original: “Useful”
Título em português: “Útil”
Dirigido por: Amma Asante
Escrito por: Yahlin Chang
Lançamento: 5 de junho de 2019

June resolve procurar “aliados com poder” para sobreviver a Gileade. Os Comandantes se reúnem na casa do Comandante Lawrence para discutir os combates em Chicago, incluindo um carregamento de cativos femininos. June encontra Nick, que foi promovido a Comandante, e os dois compartilham um momento de ternura. O Comandante Lawrence convoca June para selecionar cinco mulheres de Chicago para servirem como “Marthas“; as demais serão enviadas para as Colônias, o que é uma sentença de morte. Apesar de não querer ser cúmplice dos crimes de Lawrence, June eventualmente escolheu cinco Marthas que seriam boas recrutas para sua equipe de resistência: engenheira, técnica de informática, jornalista, advogada e uma ladra. Enquanto isso, uma desanimada Serena vai ficar com sua mãe Pamela, que a censura por perder sua filha e por não perceber, sem Fred, que Serena não tem lugar na sociedade de Gileade. No final, ela tenta se matar por afogamento no oceano, mas muda de idéia e passa por Fred.

Episódio 4 / Temporada 3

Episódio Geral: 27
Temporada:
3
Episódio na temporada: 4
Título Original: “God Bless the Child”
Título em português: “Deus Abençoe essa Criança”
Dirigido por: Amma Asante
Escrito por: Eric Tuchman
Lançamento: 12 de junho de 2019

June e algumas outras aias participam de uma recepção na casa de Putnam. Lá, June convence Fred a dar à sua esposa Serena uma “voz nos bastidores” em Gileade. Flashbacks durante todo o episódio mostram o batismo de Hannah pelo sacerdote cristão de Lucas antes da hostil aquisição pelos Filhos de Jacob, que agora dedicam crianças, em vez de batizar crianças. June descobre que Ofmatthew deu à luz três bebês. Janine, servindo como Ofhoward, implora aos Putnam para convidá-la de volta para a casa para que ela possa produzir um irmão para o bebê Angela. Tia Lydia rejeita furiosamente seu apelo e depois bate nela até June se jogar entre Janine e Lydia. Tia Lydia, em seguida, pede desculpas pelo que aconteceu. Mais tarde, ela se rompe em lágrimas. Serena diz a June que Hannah está em uma escola em Brookline, MA. June e os Waterford mais tarde recebem imagens de Nichole com Luke no Canadá, durante uma manifestação condenando o assalto hostil de Gileade a Chicago. June é forçada a confirmar a identidade do marido, o que ela faz. No Canadá, Emily se reúne com sua parceira Sylvia e seu filho Oliver. Lucas e Moira pedem a um padre cristão para batizar Nichole, o que eles fazem em uma igreja.

Episódio 5 / Temporada 3

Episódio Geral: 28
Temporada:
3
Episódio na temporada: 5
Título Original: “Unknown Caller”
Título em português: “Chamada Desconhecida”
Dirigido por: Colin Watkinson
Escrito por: Marissa Jo Cerar
Lançamento: 19 de junho de 2019

A pedido de Serena, June telefona para o marido, Luke, a fim de marcar uma reunião entre os Waterford e Nichole. Luke concorda com a reunião sob a condição de que apenas Serena participe da reunião e não Fred. Durante o encontro tenso no Aeroporto Internacional Toronto Pearson, Serena garante a Luke que June está segura e que ela e June desistiram de Nichole para dar uma vida melhor para a bebê no Canadá. Serena dá a Luke um medalhão para Nichole, assim como uma fita cassete contendo uma mensagem gravada de June, revelando o nome que ela deu a Nichole (Holly) e o pai biológico (Nick). Mais tarde, June é pega pelos Guardiões e forçada a participar de uma transmissão televisionada na qual os Waterford afirmam que eles são uma família lamentando o seqüestro de Nichole e pedem ao governo canadense para devolver sua filha a Gileade.

Episódio 6 / Temporada 3

Episódio Geral: 29
Temporada:
3
Episódio na temporada: 6
Título Original: “Household”
Título em português: “Casa”
Dirigido por: Dearbhla Walsh
Escrito por: Dorothy Fortenberry
Lançamento: 26 de junho de 2019

Os Waterford, June, e tia Lydia viajam para Washington, DC, para ficar com a família do alto Comandante George Winslow. Lá, eles se encontram com uma delegação de diplomatas suíços que estão tentando negociar entre Gileade e o Canadá e participar de orações em massa transmitidas internacionalmente no antigo Monumento de Washington que agora foi transformado em uma cruz gigante, pedindo o retorno do bebê Nichole do Canadá. Uma vez lá, June e Lydia ficam chocadas com a forma como os líderes de Washington levam as regras de Gileade ao extremos: forçando todas as aias a serem amordaçadas para cobrir pequenos piercings usados para manter permanentemente suas bocas fechadas. Lydia diz a June que não deve ser negado o direito das aias falarem. O Comandante Winslow oferece a posição de Fred para ele e Serena em DC. June se reúne com Nick, que como Comandante, agora está preparando forças militares para a linha de frente de Chicago com os rebeldes. June faz um acordo com os suíços para convencer Nick a fornecer informações sobre a estrutura de poder de Gileade, entretanto eles rejeitam falar com Nick ao obter informações sobre crimes de guerra não declarados cometidos por ele nos primeiros dias da tomada de Gileade. June e Serena têm uma discussão dentro do que costumava ser o Lincoln Memorial, sobre a mudança de opinião de Serena em relação ao bebê Nichole. Depois, os Waterford forçam June a liderar dezenas de milhares de servas reunidas ao longo do que costumava ser o Lincoln Memorial Reflecting Pool em uma oração televisionada pelo retorno de Nichole.

Episódio 7 / Temporada 3

Episódio Geral: 30
Temporada:
3
Episódio na temporada: 7
Título Original: “Under His Eye”
Título em português: “Sob o Olho Dele”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Nina Fiore & John Herrera
Lançamento: 3 de julho de 2019

Ao visitar um supermercado, June convence a Martha Frances deixá-la visitar Hannah na escola em Brookline que Serena lhe contou. Emily e Sylvia se encontram com uma diplomata suíça, que questiona Emily sobre crimes que ela foi acusada de cometer em Gileade. Emily os reconhece, mas não se arrepende das ações que tomou para sobreviver em Gileade. Emily mais tarde faz amizade com Moira e as duas se juntam a um grupo de manifestantes que confrontam o Ministro da Imigração Canadense sobre suas negociações com Gileade e são presas. Olivia Winslow aconselha Serena a se estabelecer em Washington, D.C., mostrando-lhe que ela poderia se mudar para a antiga casa de uma família batista que foi executada após a tomada dos Filhos de Jacob. Fred e Serena renovam seu amor um pelo outro enquanto as negociações acontecem para garantir o retorno de Nichole e um tratado de extradição com o Canadá. June convence Eleanor a acompanhá-la em uma visita a Brookline. As duas mulheres são barradas e não conseguem entrar na escola. June participa de uma reunião em que Frances e vários outros são enforcados por “colocar em perigo uma criança sagrada”. June percebe que Ofmatthew estava espionando ela e relatou sobre Frances a Lydia. June ataca com raiva Ofmatthew, mas é contida pelas outras aias.

Episódio 8 / Temporada 3

Episódio Geral: 31
Temporada:
3
Episódio na temporada: 8
Título Original: “Unfit”
Título em português: “Imprópria”
Dirigido por: Mike Barker
Escrito por: Kira Snyder
Lançamento: 10 de julho de 2019

Após a participação, Ofmatthew é condenada pelos outras Aias. Em um ritual em que as aias são admoestadas a “testemunhar” por seus pecados, June é apontada como responsável pela morte de Frances, o que afetaria negativamente Hannah. June também elimina as dúvidas de Ofmatthew sobre a aia querer ter outro filho. À noite, uma aia chamada Ofandy dá à luz uma menina natimorta. Ofmatthew enlouquece quando encontra June em uma mercearia e ela pega uma arma de um Guardião morto e se prepara para atirar em tia Lydia, antes que outro Guardião fira a aia grávida. Quando June pergunta sobre sua filha ao Comandante Lawrence, ele informa que não sabe para onde Hannah e sua nova família se mudaram. Flashbacks mostram o passado de tia Lydia: ela era uma professora cristã carinhosa chamada Lydia Clements que tinha amizade com uma mãe solteira que ajudou Lydia em seu primeiro encontro com o diretor da escola. Mais tarde, vendo que a mãe estava namorando vários homens, não freqüentava a igreja e que o filho dela usava roupas sujas, Lydia relatou ao serviço de proteção infantil e o filho foi colocado em um lar adotivo.

Episódio 9 / Temporada 3

Episódio Geral: 32
Temporada:
3
Episódio na temporada: 9
Título Original: “Heroic”
Título em português: “Heroico”
Dirigido por: Daina Reid
Escrito por: Lynn Renee Maxcy
Lançamento: 17 de julho de 2019

Ofmatthew tem morte cerebral após o tiroteio e é colocada em suporte de vida até que seu bebê nasça. Como punição por seu papel na humilhação e morte de Ofmatthew, June é mantida no quarto do hospital sob as ordens da tia Lydia. June luta com seu estado mental, bem como com sua culpabilidade pela morte de Ofmatthew. June faz duas tentativas de matar de forma misericordiosa Ofmatthew, mas é interrompida por Janine, que fala para June que Ofmatthew é uma delas, e que June se tornou egoísta. Mais tarde, June ataca Serena Joy, mas sofre cortes na mão. Um médico simpático costura suas feridas, elogiando-a por sua bravura. Como a condição de Ofmatthew se deteriora, os médicos são obrigados a tirar seu filho prematuro por cesariana. Depois de poder voltar a Lawrence, June encontra uma adolescente chamada Rose, que chegou ao hospital e quer ter filhos. Mais tarde, June recebe permissão para passar tempo com Ofmatthew em seus momentos finais. June pede desculpas à morte cerebral de Ofmatthew e diz a ela que seu filho é um lutador. Ela promete resgatar quantas crianças puder de Gileade. Enquanto isso, tia Lydia mostra um lado mais suave quando presenteia Janine com um tapa-olho para esconder sua órbita desfigurada.

Episódio 10 / Temporada 3

Episódio Geral: 33
Temporada:
3
Episódio na temporada: 10
Título Original: “Bear Witness”
Título em português: “Dar Testemunho”
Dirigido por: Daina Reid
Escrito por: Jacey Heldrich
Lançamento: 24 de julho de 2019

O Alto Comandante George Winslow visita Boston, onde ele revela planos para implantar o silenciamento forçado de aias para outros distritos a partir de Boston. Encorajado pelo favor do Alto Comandante em relação a ele e o desejo de lidar com a insolência de June, Fred pede para outros comandantes e para tia Lydia estarem presentes na próxima “cerimônia” do Comandante Lawrence com June, a fim de provar se Lawrence segue as regras do regime. June força Lawrence e sua esposa a realizar a cerimônia, citando o fato de que Fred mataria não apenas Lawrence e sua esposa, mas também toda a família. Posteriormente, June informa a Lawrence sobre seus planos de contrabandear crianças de Gileade e oferece a Lawrence o crédito pelo resgate para que ele e sua esposa possam desertar para o Canadá sem medo de represálias pelo papel de Lawrence no governo de Gileade. Serena confronta Fred por permitir a influência de Winslow sobre o distrito, tendo percebido que ele não tem intenção de ajudar os Waterford a recuperar  .

Episódio 11 / Temporada 3

Episódio Geral: 34
Temporada:
3
Episódio na temporada: 11
Título Original: “Liars”
Título em português: “Mentirosos”
Dirigido por: Deniz Gamze Ergüven
Escrito por: Yahlin Chang
Lançamento: 31 de julho de 2019

Lawrence é salvo por June depois que Eleanor tem um ataque de insanidade ao apontar uma arma para ele e em troca, June pede a Lawrence para ajudá-la a contrabandear crianças para fora da República de Gileade. Lawrence tenta escapar da República de Gileade, mas não consegue cruzar os postos de controle; ele assim retorna para casa. Um grupo de Marthas se reúne com June e concorda em ajudá-la com seu plano; eles mencionam um homem, Billy, que trabalha no bordel de Jezebels que os ajuda. June viaja com Lawrence até o bordel para conhecer Billy e encontra Winslow, que tenta estuprar June. June ataca e mata Winslow quando ele tenta fazer isso. As Marthas que trabalham no bordel limpam a sala e cremam o corpo de Winslow. Os Waterford viajam para se encontrar com o representante americano Mark Tuello, a quem Serena conheceu quando visitou Nichole e Luke, a fim de acelerar o retorno de Nichole. Eles param na casa de seus amigos, onde jantam com a família e os ouvem cantar; os Waterford imaginam a vida em um mundo onde os Filhos de Jacob não estabeleceram o governo. Quando os Waterford encontram Tuello, ele, sem o conhecimento de Fred, os leva para o Canadá, onde o exército canadense os prendem por crimes de guerra.

Episódio 12 / Temporada 3

Episódio Geral: 35
Temporada:
3
Episódio na temporada: 12
Título Original: “Sacrifice”
Título em português: “Sacrifício”
Dirigido por: Deniz Gamze Ergüven
Escrito por: Eric Tuchman
Lançamento: 7 de agosto de 2019

Dois Comandantes se encontram com o Comandante Lawrence para discutir os eventos atuais na República de Gileade. A Martha informa June que o plano está em andamento com um avião sendo esperado para chegar em uma semana. Os Waterford passam o tempo em um centro de detenção e enquanto Fred se preocupa com sua segurança, Serena então revela a ele que estava envolvida na captura deles, para poder passar algum tempo com Nichole. Luke e Moira se encontram com Fred e Serena, respectivamente, e Serena é permitida passar um tempo com Nichole. Em uma discussão sobre June, Luke soca Fred. Eleanor quase espalha notícias do plano de June para outras esposas que vieram visitar sua casa para orar pela segurança do Comandante Winslow, que as autoridades acreditam ter sido seqüestrado. Depois que June a repreende, ela se retira para o quarto e tem uma overdose de remédios. June encontra Eleanor, mas não a ajuda. Eleanor é encontrada morta no dia seguinte por uma Martha e é enterrada.

Episódio 13 / Temporada 3

Episódio Geral: 36
Temporada:
3
Episódio na temporada: 13
Título Original: “Mayday”
Título em português: “Mayday”
Dirigido por: Mike Barner
Escrito por: Bruce Miller
Lançamento: 14 de agosto de 2019

Um flashback mostra June depois de ser capturada no inicio da construção de Gileade, onde mulheres fisicamente e mentalmente incapacitadas são presas e executadas. June encontra a serva Brianna e tenta descobrir o paradeiro de Hannah de um Guarda antes de ser colocada em um caminhão de gado próximo a Janine, que não é complacente. Uma Martha trás uma menina chamada Rebecca para a casa de Lawrence à luz do dia. June oferece a Rebecca um sanduíche e ambas rezam antes de comer. A Martha depois muda de idéia e ameaça sair com Rebecca, embora June a detenha com uma arma. A Martha escapa e é pega em seu caminho de volta para Lexington, fazendo com que Gileade patrulhe a região. Mais crianças chegam à casa de Lawrence e quando Janine informa a June que os soldados estão checando todas as casas, todos começam a ir para o aeroporto. No Canadá, Fred Waterford informa Tuello dos crimes pelos quais Serena é responsável e ela é detida depois de anteriormente ter recebido liberdade para vagar pela cidade. No aeroporto, June, junto com outras servas e Marthas, atiram pedras em dois soldados para permitir que Rita e as crianças embarquem no avião. Luke, Moira e Emily são voluntários no aeroporto onde o avião pousa. Rebecca se reencontra com seu pai no aeroporto e Rita informa a Luke que June é responsável pela entrega das crianças para a segurança. Em uma briga com um soldado, June é baleada, mas depois é encontrada por Janine, Alma, Brianna e outras servas que tentam ajudá-la.

Elenco de O Conto da Aia durante entrega do Emmy.
Elenco de O Conto da Aia durante entrega do Emmy.

Prêmios E Indicações

Primetime Emmy Awards – 2017

  • Melhor série dramática: The Handmaid’s Tale – VENCEU
  • Melhor atriz em série dramática: Elisabeth Moss – VENCEU
  • Melhor atriz coadjuvante em série dramática:  Ann Dowd – VENCEU / Samira Wiley – INDICADA
  • Melhor atriz convidada em série dramática: Alexis Bledel – VENCEU
  • Melhor direção em série dramática: Reed Morano por “Offred” – VENCEU / Kate Dennis por “The Bridge” – INDICADA
  • Melhor roteiro em série dramática: Bruce Miller por “Offred” – VENCEU
  • Melhor design de produção em série de narrativa contemporânea ou fantasia (uma hora ou mais): Julie Berghoff, Evan Webber e Sophie Neudorfer (por “Offred”) – VENCEU
  • Melhor fotografia de câmera única (uma hora): Colin Watkinson (por “Offred”) – VENCEU
  • Melhor figurino de época/fantasia em série, série limitada ou telefilme: Ane Crabtree e Sheena Wichary (por “Offred”) – INDICADO
  • Melhores efeitos visuais em elenco coadjuvante: Brendan Taylor, Stephen Lebed, Leo Bovell, Martin O’Brien, Winston Lee, Kelly Knauff, Zach Dembinski, Mike Suta e Cameron Kerr (por “Birth Day”) – INDICADO
  • Melhor elenco em série dramática: Russell Scott, Sharon Bialy e Sherry Thomas – INDICADO

Golden Globe Awards – 2018

  • Melhor série dramática: The Handmaid’s Tale – VENCEU
  • Melhor Atriz em Série Dramática: Elisabeth Moss – VENCEU
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão: Ann Dowd – INDICADA

Critics’ Choice Television Awards – 2018

  • Melhor Série Dramática: The Handmaid’s Tale – VENCEU
  • Melhor Atriz em Série Dramática: Elisabeth Moss – VENCEU
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática: Ann Dowd – VENCEU

 Screen Actors Guild – 2018

  • Melhor Elenco em Série Dramática: Madeline Brewer, Amanda Brugel, Ann Dow, O. T. Fagbenle, Joseph Fiennes, Tattiawna Jones, Max Minghella, Elisabeth Moss, Yvonne Strahovski e Samira Wiley – INDICADO
  • Melhor Atriz em Série Dramática: Elisabeth Moss – INDICADA

Producers Guild of America Awards – 2018

  • Melhor Série Dramática: The Handmaid’s Tale – VENCEU

Fotos da série O Conto da Aia

Adaptação teatral da obra de Margaret Atwood
Adaptação teatral da obra de Margaret Atwood
Cena da quarta temporada da série
Filmagens da quarta temporada da série
Elizabeth Moss
Elizabeth Moss
Elenco de O Conto da Aia na premiação do Emmy (Primeira Temporada)
Elenco de O Conto da Aia na premiação do Emmy (Primeira Temporada)
Margaret Atwood - Autora do livro que originou a série
Margaret Atwood – Autora do livro que originou a série
O Conto da Aia - O Livro
O Conto da Aia – O Livro
Elizabeth Moss no Emmy
Elizabeth Moss no Emmy
Yvonne Strahovski
Yvonne Strahovski
O conto da Aia - Comandante Fred
O conto da Aia – Comandante Fred
Nick
Nick nos bastidores
Martha, Serena, Tia Lydia e Offred
Martha, Serena, Tia Lydia e Offred
John Carroll Lynch como Dan e Emily
John Carroll Lynch como Dan e Emily
Foto do clima de gravação em O Conto da Aia
Foto do clima de gravação em O Conto da Aia
Foto divertida nas gravações da série
Foto divertida nas gravações da série
Marthas de Conto da Aia
Marthas de Conto da Aia
Clea DuVall como Sylvia
Clea DuVall como Sylvia
Alexis Bledel como Ofglen
Alexis Bledel como Ofglen

Vídeos da série O Conto da Aia

Mulheres Começam a Lutar

Trailer da Quarta Temporada

E se os gêneros fossem invertidos?

Cena da Forca

Criadores, Produtores e Atores alam do processo de criação da série depois do Livro

Veja os efeitos visuais no episódio “Holsehold”

 

 Fontes / Referências: WikipediaIMDB, além da pesquisa do site Imagoi.