O Lobo de Wall Street – Trailer oficial legendado
The Wolf of Wall Street (bra/prt: O Lobo de Wall Street) é um filme estadunidense de 2013, do gênero comédia dramático-biográfico-policial, dirigido por Martin Scorsese, com roteiro de Terence Winter baseado nas memórias de Jordan Belfort, The Wolf of Wall Street.
No início dos anos 1990, Jordan Belfort se juntou a seu sócio Donny Azoff e fundou a corretora Stratton Oakmont. Sua empresa cresceu rapidamente de uma equipe de 20 para uma equipe de mais de 250 e seu status na comunidade comercial e em Wall Street cresce exponencialmente. Tanto que as empresas fazem suas ofertas públicas iniciais por meio delas. À medida que seu status aumenta, aumenta também a quantidade de substâncias de que abusam e também suas mentiras. Eles chamam a atenção como nenhum outro, dando festas suntuosas para seus funcionários quando acertam o jackpot em negociações altas. Isso levou a que Belfort aparecesse na capa da revista Forbes, sendo chamado de “The Wolf Of Wall St.”. Com o FBI nos esquemas de comércio de Belfort, ele inventa novas maneiras de cobrir seus rastros e ver sua fortuna crescer. Belfort acaba bolando um esquema para guardar seu dinheiro em um banco europeu. Mas com o FBI olhando para ele como um falcão, por quanto tempo Belfort e Azoff serão capazes de manter sua riqueza elaborada e estilo de vida luxuoso?
Informação Geral
Estados Unidos: 2013
Duração: 180 min
Direção: Martin Scorsese
Produção: Martin Scorsese
Leonardo DiCaprio
Riza Aziz
Joey McFarland
Emma Tillinger Koskoff
Coprodução: Adam Somner
Richard Baratta
Ted Griffin
Produção executiva: Georgia Kacandes
Alexandra Milchan
Rick Yorn
Irwin Winkler
Danny Dimbort
Joel Gotler
Roteiro Terence Winter
Baseado em: The Wolf of Wall Street, de Jordan Belfort
Narração: Leonardo DiCaprio
Elenco: Leonardo DiCaprio
Jonah Hill
Margot Robbie
Matthew McConaughey
Kyle Chandler
Rob Reiner
Jon Bernthal
Jon Favreau
Jean Dujardin
Gênero: comédia dramático-biográfico-policial
Música: Robbie Robertson
Cinematografia: Rodrigo Prieto
Direção de arte: Bob Shaw
Figurino: Sandy Powell
Edição: Thelma Schoonmaker
Companhia(s) produtora(s): Red Granite Pictures
Appian Way Productions
Sikelia Productions
Emjag Productions
Distribuição:
Universal Pictures (Estados Unidos)
Paris Filmes (Brasil)
Lançamento: Estados Unidos 25 de dezembro de 2013
Portugal 9 de janeiro de 2014
Brasil 24 de janeiro de 2014
Idioma: inglês
Orçamento: US$ 100 milhões
Receita: US$ 392.000.694,00
Sinopse
“Me venda essa caneta!” – Oferta e Demanda
Quando tinha 22 anos, Jordan começou a trabalhar em Wall Street quando era casado com uma mulher chamada Teresa Petrillo (Cristin Milioti). Ele começa a trabalhar como corretor e conhece seu chefe calmo e tranquilo, Mark Hanna (Matthew McConaughey), junto com outro co-chefe abrasivo e desbocado, Peter DeBlasio (Barry Rothbart). Jordan fica surpreso com a forma como todos falam e trabalham. Ele almoça com Mark, que está cantando ritmicamente enquanto bate no peito. Mark pede martinis suficientes para eles “desmaiarem”. Ele pergunta a Jordan quantas vezes ele se masturba: Jordan diz cerca de três ou quatro vezes por semana. Mark diz que esses são números de novato e que ele faz isso pelo menos duas vezes por dia. Ele começa a balbuciar para Jordan sobre como ninguém sabe se os estoques vão subir, descer, para os lados ou o que for, e que é tudo um “fugazi”. Marca’ O principal motivo para entrar no mercado de ações era basicamente apenas para prostitutas e vagabundos. Ele consegue que Jordan participe do “Canto do Dinheiro”.
Jordan começa seu primeiro dia com sua licença de corretor no que acontece ser 19 de outubro de 1987 – também conhecido como Black Monday. As ações em todo o mundo despencam e Jordan perde o emprego. Em casa, Teresa sugere que eles penhorem seu anel de noivado enquanto ele folheia a seção de empregos do jornal. Ele se depara com um lugar em Long Island: “Investor Center” localizado em um pequeno mini-shopping center.
Jordan aparece de terno no Investor Center. O lugar é apenas um pequeno estabelecimento que dificilmente parece profissional, com a maioria dos corretores vestindo-se casualmente e o escritório sendo um local de trabalho sujo e desleixado. Jordan é saudado por Dwayne (Spike Jonze), o homem que comanda o lugar. Ele designa Jordan para lançar uma venda para uma empresa chamada Aerotyne, uma pequena empresa de uma garagem em Dubuque, Iowa. Aerotyne também é um estoque de “folha rosa” (valor baixo) e ele receberá 50% da comissão. Jordan liga para um potencial investidor sobre a Aerotyne. Ele vende para ele como uma grande empresa (somos brindados com uma foto que mostra não parecendo maior do que um galpão de ferramentas), mas a maneira como ele lança chama a atenção de todos. Todos no escritório param o que estão fazendo para ouvir Jordan, que faz um discurso de vendas muito habilidoso, mas também muito profissional. Ele consegue fazer a venda e seus novos colegas de trabalho ficam impressionados.
Depois de alguns meses, Jordan está ganhando muito dinheiro. Ele é abordado em uma lanchonete por um homem gordinho de óculos com dentes brancos fluorescentes chamado Donnie Azoff (Jonah Hill). Ele pergunta a Jordan se o Jaguar lá fora é seu carro, ao que Jordan diz ‘sim’. Donnie diz que mora no mesmo prédio que Jordan e menciona que trabalha vendendo móveis infantis. Ele pergunta a Jordan quanto dinheiro ele ganha, e Jordan diz que ganhou $ 72.000 no mês anterior. Não acreditando nisso, Donnie pede para ver um esboço de pagamento de $ 72.000. JEle dá um golpe e fica animado, dizendo a Donnie que eles precisam correr.ordan pega um e Donnie liga para seu chefe para dizer que está parando para entrar no mercado de ações.
O Lobo de Wall Street Discurso para Vendas
Jordan e Donnie bebem em um bar. Ficamos sabendo que Donnie se casou com sua prima porque não gostava da ideia de outra pessoa tentando dormir com ela. Lá fora, Donnie fuma crack e oferece um pouco para Jordan.
Os dois encontram uma garagem onde planejam abrir um negócio. Jordan recruta alguns de seus amigos para se juntarem a ele. Eles incluem Robbie Feinberg (Brian Sacca; apelidado de “Pinhead”), Alden Kupferberg (Henry Zebrowski; apelidado de “Sea Otter”), Chester Ming (Kenneth Choi), Nicky Koskoff (PJ Byrne; apelidado de “Rugrat” por causa de sua peruca malfeita) e Brad (Jon Bernthal). Brad é especialmente conhecido por vender drogas em seu antigo bairro. Jordan diz a Brad para lhe vender uma caneta que ele tira do bolso. Brad diz a ele para escrever algo em um guardanapo. Jordan diz que não tem caneta e Brad a “vende” para ele. Jordan também traz vários caras do Investor Center, incluindo um cara chamado Toby Welch (Ethan Suplee).
Jordan e Donnie montaram o que é basicamente uma sala de caldeira em uma garagem de automóveis abandonada. Os caras estão todos sentados em mesas, prontos para fazer ligações com um roteiro que Jordan escreveu para eles. Eles começam com ações de primeira linha, como Disney e AT&T. Jordan chama um investidor para comprar ações da Kodak. Jordan antecipa o fechamento do negócio fazendo gestos sexuais grosseiros para todos assim que o investidor assina. A partir daí, Jordan cria a Stratton Oakmont e a transforma em um negócio muito maior, com ainda mais corretores trabalhando para ele. Ele tem grupos de corretores ambiciosos e esperançosos clamando em seu escritório, exibindo seus currículos em seu rosto. Quando um strattonita faz uma venda, todo o andar festeja, com uma banda marcial e um grande grupo de prostitutas. Eles até mandam uma funcionária ter a cabeça raspada se Jordan pagar a ela $ 10,
Nos anos seguintes, notícias do sucesso de Stratton Oakmont se espalharam, da Forbes Magazine ao FBI, especificamente o agente Patrick Denham (Kyle Chandler). Forbes faz uma reportagem sobre Jordan, chamando-o de “Robin Hood desprezível” e apelidando-o de “o Lobo de Wall Street”. Jordan fica bravo a princípio com isso, mas Teresa diz a ele que não existe publicidade negativa e mais corretores jovens e ansiosos vão ao seu escritório. Eles trazem o pai de Jordan, a quem todos se referem como “Mad Max” (Rob Reiner) devido à sua atitude constantemente irritada. Ele supervisiona as contas de seu filho e repreende a ele e seus parceiros por gastar US $ 26.000 em um jantar, interrompendo a conversa sobre como usar os pequeninos para o jogo (como visto antes).
Motivação em O Lobo de Wall Street estrelado por Leonardo DiCaprio
Jordan dá uma festa em sua casa à beira-mar em Long Island, onde anuncia um plano para levar a empresa “para a PORRA DA ESTRATOSFERA!” Ele está prestes a nos explicar os efeitos dos quaaludes, mas Donnie se levanta de repente e vai lentamente até a mesa de bilhar de Jordan em câmera lenta, murmurando o nome “Steve Madden”. Steve Madden, como Jordan observa, era o grande nome do calçado feminino. Jordan então vê Naomi pela primeira vez. Ele corre para se apresentar, convidando-a a acompanhá-lo em seu jet ski. A esposa de Donnie, Hildy (Mackenzie Meehan), vê isso e tenta afastar Jordan de Naomi dizendo que Teresa precisa da ajuda dele. Donnie então desce as escadas e começa a se masturbar para Naomi na frente de toda a festa.
Jordan leva Naomi para jantar uma noite. Quando ele a leva para casa, ela o convida para tomar um chá em seu apartamento. Jordan fica extremamente tentado por ela, pouco antes de ela sair de seu quarto totalmente nua. Os dois fazem sexo por 11 segundos antes de Jordan tentar fazer sexo novamente. Ele continua seu caso com Naomi por um tempo antes de Teresa pegar Jordan tomando coca em seus seios no banco de trás de uma limusine. Ela puxa Jordan e começa a bater nele. Ela chorando pergunta se ele ama Naomi, mas ele não responde. Narrando novamente em off, Jordan diz que se sentiu mal por magoar Teresa … e pediu o divórcio três dias depois.
Naomi se muda para o apartamento de Jordan. Ela contrata um decorador para refazer o lugar ao gosto de Jordan e também contrata um mordomo gay chamado Nicholas (Jon Spinogatti). Jordan gosta dele até a noite em que Naomi chega em casa e descobre que Nicholas está realizando uma orgia gay no apartamento. Ela vai chorando para Jordan e diz a ele que $ 20.000 em dinheiro estão faltando no quarto deles, bem como $ 30.000 em joias e outros eletrodomésticos. Jordan, Donnie, Chester e Rugrat interrogam Nicholas sobre o que ele sabe sobre o dinheiro desaparecido. Nicholas se recusa a responder a perguntas (claramente protegendo seus amigos gays) e rapidamente muda de assunto, dizendo-lhes abertamente que ele acha que o questionamento é apenas preconceito gay. Chester dá um soco forte no nariz dele e ele e Donnie seguram Nicholas pelas pernas na varanda para tentar fazê-lo confessar.
Jordan consegue recuperar o dinheiro roubado por meio de lavagem de dinheiro. Por reconhecer que essas práticas são ilegais, ele contrata um advogado, Manny Riskin (Jov Favreau), para mantê-las afastadas. Tudo o que importa para Jordan é que ele está ganhando mais dinheiro do que ele e qualquer outra pessoa pode saber o que fazer com ele.
JORDAN e HANNA conversam sobre WALL STREET
Jordan propõe a Naomi com um anel de diamante amarelo e ela aceita. Ele dá uma despedida de solteiro em Las Vegas, onde até a viagem de avião consiste em muitas prostitutas, álcool e muita cocaína. O casamento também é um grande evento. Naomi apresenta Jordan para sua tia inglesa Emma (Joanna Lumley), que está ciente do uso de cocaína de Jordan. Jordan e Naomi mudam-se de sua cobertura em Nova York e compram uma grande mansão em Long Island. Ele até compra um iate para Naomi como presente de casamento (também se chama Naomi).
Dezoito meses depois, Jordan e Naomi têm uma filha, Skyler. A essa altura, o casal está constantemente discutindo sobre as palhaçadas de Jordan. Ele dormiu a noite toda chamando o nome de “Veneza”. Vemos que ela é uma prostituta que puxou uma vela acesa da bunda de Jordan durante o sexo e despejou cera quente em suas costas enquanto ele gritava “Wolfie” (sua palavra de segurança, que ela ignora). Jordan nos conta que essa luta faz parte da rotina deles, que termina com eles ficando íntimos. Quando colocam o bebê para dormir, Naomi diz que vai usar saias curtas a partir de agora e não vai usar calcinha deliberadamente para provocar Jordan. Jordan, no entanto, tem seu próprio truque para puxar; ele diz a Naomi que ela foi filmada pelos seguranças de Jordan, ambos chamados Rocco.
No trabalho, é o dia de uma reunião de IPO (oferta pública inicial) com Steve Madden, um designer de calçados femininos que deseja abrir o capital de sua empresa. Jordan pega um corretor geeky limpando seu aquário. Ele manda Donnie chamar o cara e humilhá-lo na frente de todos, engolindo o peixinho dourado inteiro do homem e depois mandando-o embora enquanto todo mundo zomba dele. Steve Madden (Jake Hoffman) apresenta seu último produto, o Mary Lous (que um corretor diz que parecem sapatos de mulher gorda). Os corretores começam a jogar lixo nele, que Jordan interrompe. Ele quer que Madden se junte a eles nos negócios, com o que ele concorda. Jordan então sobe ao palco para fazer um discurso para todos sobre as maravilhas de ser rico. A ação é lançada na sala de negociação e se torna um sucesso, rendendo à Stratton Oakmont US $ 22 milhões em apenas três horas.
O FBI envia à empresa uma intimação para solicitar a fita de vídeo do casamento de Jordan. Jordan conhece seu investigador particular, Bo Dietl (interpretando a si mesmo), onde Bo diz a ele que Denham tem fotos do círculo íntimo de Jordan. Jordan pergunta a Dietl se é possível comprar Denham – Dietl diz enfaticamente ‘não’.
Poucos dias depois, Jordan convida Denham e seu parceiro, o agente Hughes (Ted Griffin), para embarcar no Naomi ancorado em um porto de Long Island. Ele mostra a lista de todos os participantes do casamento. Quando Jordan conta a Denham sobre um funcionário que contratou depois de precisar de dinheiro para a cirurgia de ponte de safena tripla de sua mãe, Denham interpreta isso como uma espécie de suborno. Jordan ri e manda os agentes para fora de seu iate. Ele zombeteiramente joga notas de 100 dólares para eles enquanto se afastam.
Jordan decide manter seu dinheiro protegido dos fiscais e de ladrões, armazenando-o em contas offshore. Ele, Donnie e Rugrat vão para a Suíça para fazer o trabalho. A viagem até lá é caótica para Jordan, já que ele faz um monte de quaaludes antes do vôo. Ele então se comporta de forma muito lasciva com a aeromoça e insulta o piloto. Ele acorda amarrado à cadeira. Donnie diz a Jordan que tentou iniciar uma festa tumultuada no avião, transando com as comissárias e insultando o capitão do avião, que pessoalmente prendeu Jordan em seu assento. Devido à intervenção de Rugrat, com a ajuda de seu amigo suíço, Jordan não é acusado de sua chegada.
O trio se encontra com um grupo de banqueiros suíços franceses liderados por Jean Jacques Sorel (Jean Dujardin), amigo de Rugrat na faculdade. Sorel os convence a conseguir que alguém de fora dos Estados Unidos armazene dinheiro em sua conta. Jordan viaja para Londres, Inglaterra, para convencer a tia Emma de Naomi a ficar com parte de sua fortuna. Isso também leva a Jordan tentando, sem sucesso, bater nela. Eles também usam a esposa eslovaca de Brad, Chantalle (Katarina Cas) para contrabandear dinheiro com sua família, embora ela só possa amarrar uma certa quantia em seu corpo para contrabandear para a Suíça. Donnie e Brad começam uma discussão que termina com Brad socando Donnie.
Algum tempo depois, Donnie dirige até um centro comercial decadente de Long Island para fazer uma troca com Brad. Brad tinha pedido especificamente a Jordan para se certificar de que Donnie não chegasse à reunião drogado, mas Donnie parece estar de qualquer maneira. Depois de alguns momentos, Donnie revela que ele não está realmente chapado para a reunião e começa a provocar Brad – Donnie levou muito para o lado pessoal o fato de que Brad o havia batido. Eles entram em outra discussão com os policiais observando nas proximidades. Donnie larga sua pasta de dinheiro e foge, deixando Brad ser preso.
Donnie aparece na casa de Jordan com uma forte marca de quaaludes chamada Lemmon 714, uma versão muito rara da droga. Os dois tomam um comprimido cada um e assistem “Family Matters” na TV, mas não sentem nenhum efeito após 35 minutos. Eles pegam mais e ainda não sentem nada. Eles descobrem que morreram em 1981. Naomi (grávida de novo) desce para encontrar as duas malhando. Ela diz a Jordan que Bo Dietl está na linha. Dietl diz a Jordan para sair de casa e ligar para ele de um telefone público. Jordan dirige um quilômetro e meio até um clube de campo para usar o telefone público de lá. Dietl conta a ele sobre a prisão de Brad e que Denham está com os telefones da casa e do trabalho de Jordan grampeados. Só então, Jordan começa a finalmente sentir os efeitos dos Lemmons – as pílulas estavam tão longe de sua data de validade que desenvolveram um “fusível atrasado”. Ele começa a falar mal e depois cai no chão, incapaz de ficar de pé ou andar. Ele rasteja para fora, desce os degraus e consegue abrir a porta de seu Lamborghini com o pé. Naomi liga para ele para dizer que Donnie está agindo de forma muito estranha e ligou para Sorel. Jordan faz uma tentativa de dirigir seu carro para casa, apesar de estar muito alto. Ele lentamente consegue chegar em casa com segurança e rasteja até a cozinha para tirar Donnie (que também está sentindo o efeito retardado dos quaaludes) do telefone, gritando o melhor que pode sobre o FBI estar escutando. Donnie corre para se resfriar corta a boca, mas começa a engasgar e cai em cima da mesa de jantar de vidro, estilhaçando-a. Naomi corre para encontrar Donnie ficando azul e sufocando. Jordan pega um pequeno frasco de coca de uma gaveta e derrama tudo em seu nariz (justaposto a um desenho animado do Popeye enquanto Olive Oyl dá ao marinheiro um pouco de espinafre, com a melodia acompanhando Jordan e a coca). Ele puxa a comida da boca de Donnie e começa a aplicar uma forma rudimentar da Manobra de Heimlich. Jordan faz uma pausa por alguns segundos, pensando que ele vai deixar Donnie morrer, até que Naomi o lembra que Donnie tem uma família. Jordan finalmente faz Donnie tossir a comida que estava engasgando.
Jordan acorda na manhã seguinte e encontra a polícia em sua casa. Eles o prendem quando lhe mostram seu Lamborghini, com danos notáveis, apesar de Jordan acreditar que ele levou o carro inteiro para casa. Um flashback nos mostra que Jordan não conseguiu chegar em casa sem danificar seu carro, batendo em vários outros carros, alguns carrinhos de golfe e uma caixa de correio. Ele é solto depois que é determinado que eles não têm provas de que Jordan já esteve ao volante do carro. Manny e Max dizem a Jordan que ele teve sorte.
Alguns meses depois, Jordan realiza uma grande reunião em seu plenário para anunciar que está deixando a empresa para passá-la para Donnie, Pinhead e Rugrat. Ele chama uma mulher por começar na Stratton com “apenas dois centavos para esfregar”, e agora viver rica quando Jordan decidiu dar uma chance a ela. Ele diz aos corretores que ama todos eles, levando-os às lágrimas. Jordan então muda de ideia e decide ficar, o que causa aplausos. Ele faz com que todos se juntem a ele no “Canto do Dinheiro”. Seu pai não está satisfeito, acreditando que Jordan ficaria melhor se aceitasse o acordo que o FBI estava oferecendo.
Jordan faz uma grande festa em seu iate, logo após Brad ser libertado da prisão. Brad posteriormente desiste de fazer negócios com ações e Jordan nos conta que morreu de ataque cardíaco dois anos depois.
Em junho de 1996, Jordan e Donnie levam suas esposas para Portofino, Itália, para continuar a celebração. Rugrat liga então enquanto eles estão bebendo Bloody Marys e cheirando cocaína para dizer a eles que Steve Madden está descarregando ações depois de ouvir sobre os recentes problemas de Jordan com a lei. Para piorar as coisas, Naomi vem chorando para contar a Jordan que tia Emma morreu de ataque cardíaco. Jordan está perturbada, mas mais devido ao fato de que isso deixa os $ 20 milhões em sua conta inacessíveis. Jordan liga para Sorel, que diz a ele que tia Emma nomeou Jordan como o sucessor do dinheiro. Ele só precisa ir para a Suíça imediatamente. Jordan corre para dizer ao capitão para levá-los à Suíça, apesar da insistência de Naomi para que eles fossem à Inglaterra para o funeral. Jordan acredita que eles podem chegar a um porto seguro e que ele pode pegar um pequeno avião para Genebra. O capitão avisa que pode haver mares tempestuosos à frente, mas Jordan não se importa. Na verdade, eles navegam direto em águas perigosas. Jordan ordena que Donnie corra e pegue mais quaaludes, mesmo quando Donnie se opõe – Jordan não quer morrer sóbrio. Ele desce as escadas correndo de qualquer maneira e traz as drogas para cima, no momento em que uma onda enorme quebra o barco e o vira. O grupo é resgatado por um helicóptero da Marinha italiana chamado por Jordan. Eles são levados em outro barco, e Jordan vê o jato que ele queria pegar bater no oceano. Ele nos diz que isso foi devido a uma gaivota voando para dentro do motor. Ele acredita que isso é um sinal de Deus. mesmo quando Donnie se opõe – Jordan não quer morrer sóbrio. Ele desce as escadas correndo de qualquer maneira e traz as drogas para cima, no momento em que uma onda enorme quebra o barco e o vira. O grupo é resgatado por um helicóptero da Marinha italiana chamado por Jordan. Eles são levados em outro barco, e Jordan vê o jato que ele queria pegar bater no oceano. Ele nos diz que isso foi devido a uma gaivota voando para dentro do motor. Ele acredita que isso é um sinal de Deus. mesmo quando Donnie se opõe – Jordan não quer morrer sóbrio. Ele desce as escadas correndo de qualquer maneira e traz as drogas para cima, no momento em que uma onda enorme quebra o barco e o vira. O grupo é resgatado por um helicóptero da Marinha italiana chamado por Jordan. Eles são levados em outro barco, e Jordan vê o jato que ele queria pegar bater no oceano. Ele nos diz que isso foi devido a uma gaivota voando para dentro do motor. Ele acredita que isso é um sinal de Deus.
Dois anos depois, Jordan está sóbrio. Ele é visto em um infomercial anunciando seu seminário lucrativo, Straight Line. Durante a gravação do infomercial, Denham e outros agentes prendem Jordan. Sorel havia sido preso na Suíça por crimes não relacionados à Jordânia e acabou denunciando-o enquanto jantava com Rugrat (que também está preso). Sorel também tinha um caso com a esposa de Brad sempre que ela contrabandeava dinheiro para ele na Suíça. Todos os membros da Stratton são chamados para testemunhar, mas se recusam a entregar ninguém para se salvar.
Donnie vai até a casa de Jordan enquanto ele está em prisão domiciliar, ele usa um localizador no tornozelo direito. Ele diz que colocou Jordan de volta no esquema das coisas. Ele também pergunta a Jordan como a vida é sóbria. Jordan acha que é uma merda. Naomi também está furiosa com Jordan, recusando-se a falar com ele.
Jordan e seu advogado se encontram com Denham e dois outros advogados do Departamento de Justiça. Eles tentam fazer um acordo em que Jordan usa uma escuta para incriminar os outros co-conspiradores. Eles chamam o caso de “Granada” em referência à invasão americana de Granada no Caribe, onde o governo dos EUA suprimiu facilmente uma invasão dessa nação insular por Cuba. Para eles, o caso será fácil para o Departamento de Justiça vencer por causa da quantidade avassaladora de evidências que coletaram.
Algumas noites depois, Jordan atormenta Naomi por sexo, e ela acaba cedendo e pede que ele faça amor “como se fosse a última vez”. Naomi age passiva e desinteressada. Assim que os dois terminam, ela diz a ele que realmente foi a última vez; ela pretende pedir o divórcio e diz a Jordan que, a menos que ele concorde com todas as condições que ela exige (um divórcio rápido, custódia total de seus dois filhos e metade de sua fortuna restante), ela vai tirar uma ordem de restrição que irá barrar Jordan nunca mais entre em contato com ela ou com as crianças. Jordan fica furioso e a insulta; ela dá um tapa nele e ele a acerta no abdômen. Ele irrompe em uma pequena sala de estar e abre uma das almofadas do sofá, removendo um saco de cocaína. Ele bufa uma boa quantidade e corre para o quarto de Skyler tirando de sua cama. Sobre os protestos de pânico de Naomi, ele desce correndo para sair com Skyler. Naomi e a empregada do Belfort tentam parar Jordan quando ele dá ré com o carro para fora da garagem, mas ele acaba batendo em uma parede a poucos metros de distância. Skyler está ilesa porque estava usando o cinto de segurança, mas Jordan sofre um pequeno ferimento na cabeça. Naomi tira Skyler do carro, enquanto um Jordan atordoado gradualmente percebe que provavelmente nunca verá suas duas filhas novamente após este último incidente.
Jordan está preparado para trazer seus parceiros. Todos eles torcem por ele em seu retorno. Ele vai começar com Donnie. Jordan entrega a ele um bilhete que diz “Não se incrimine. Estou usando uma escuta”. Quando ele pergunta a Donnie sobre suas práticas financeiras, Donnie finge não se lembrar de nada.
O FBI chega à casa de Jordan para prendê-lo quando descobrem o bilhete que ele passou para Donnie (embora não seja mostrado, o bilhete foi dado a Denham pelo próprio Donnie, provavelmente como parte de um acordo que não afetará Donnie ou enfrentará acusações menores). Enquanto Donnie apaga rapidamente todos os arquivos incriminadores de seu computador de escritório, o resto dos co-conspiradores são presos no escritório. No tribunal, Jordan é condenado a 36 meses de prisão. Sua mãe chora quando seu filho é levado embora, enquanto Max olha para ele desapontado. Quando chega à prisão, Jordan admite que ficou apavorado ao chegar lá. Por um momento fugaz, diz ele, esqueceu que era rico. Ele havia se acostumado a uma vida onde tudo estava à venda.
Cena da Venda por Telefone no filme
A cena final acontece em um seminário Straight Line em Auckland, Nova Zelândia (O anfitrião é interpretado pelo verdadeiro Jordan Belfort). Jordan sai para a multidão e fica diante de um homem. Ele pega uma caneta e diz a ele para vendê-la para ele. O homem começa a arremessar desajeitadamente antes de Jordan tirar a caneta. Ele o entrega para outro, que é igualmente estranho. Jordan continua a fazer o mesmo com mais convidados, enquanto todos os esperançosos futuros milionários o observam.
Elenco
- Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort,
- Jonah Hill como Donnie Azoff (baseado em Danny Porush),
- Margot Robbie como Naomi Lapaglia,
- Matthew McConaughey como Mark Hanna,
- Kyle Chandler como Patrick Denham,
- Rob Reiner como Max Belfort,
- Jon Bernthal como Brad Bodnick,
- Jon Favreau como Manny Riskin,
- Jean Dujardin como Jean-Jacques Saurel,
- Cristin Milioti como Teresa Petrillo,
- Christine Ebersole como Leah Belfort,
- Shea Whigham como Capitão Ted Beecham,
- Jake Hoffman como Steve Madden,
- Katarina Čas como Chantalle Bodnick,
- P. J. Byrne como Nicky “Rugrat” Koskoff,
- Kenneth Choi como Chester Ming,
- Joanna Lumley como Tia Emma,
- Spike Jonze como Dwayne,
- Brian Sacca como Robbie Feinberg,
- Ethan Suplee como Toby Welch,
- Martin Klebba como Frank Berry,
- Madison McKinley como Heidi,
- Barry Rothbart como Peter Diblasio,
- Bo Dietl como ele mesmo,
- Aya Cash como Janet,
- Rizwan Manji como Kalil,
- J.C. Mackenzie como Lucas Solomon,
- Ashlie Atkinson como Rochelle Applebaum,
- Stephen Kunken como Jerry Fogel,
- Jordan Belfort como anfitrião da Auckland Straight Line,
- Edward Hermann como narrador comercial de Stratton Oakmont,
- Ted Griffin como Agente Hughes,
- Fran Lebowitz como Juiza Samantha Stogel,
- Robert Clohessy como Nolan Drager,
- Sandra Nelson como Aliyah Farran,
- Welker White como garçonete,
- Aaron Lazar como Blair Hollingsworth,
- Steve Witting como SEC attorney,
- Donnie Keshawarz como Stratton Oakmont Broker,
- Chris Riggi como Party Broker,
- Sharon Jones como uma cantora de casamentos,
- Zineb Oukach como a anfitriã Naomi,
- Ashley Springer como candidato a emprego,
- Peter Youngblood Hills como um membro da audiência,
- Yves Vieira como John Grey,
Produção
Desenvolvimento
Em 2007, Leonardo DiCaprio ganhou uma guerra de ofertas contra Brad Pitt para os direitos de memórias de Jordan Belfort O Lobo de Wall Street. Durante a pré-produção, Scorsese trabalhou no roteiro do filme antes de trabalhar em Shutter Island. Ele descreve ter “desperdiçado cinco meses de [sua] vida” sem ter uma luz verde em datas de produção pelo estúdio Warner Bros.
Em 2010, a Warner Bros. tinha oferecido direção a Ridley Scott, com Leonardo DiCaprio interpretando o papel principal masculino. Warner Bros. finalmente largou o projeto.
Em 2012, uma luz verde foi dada pela empresa independente Red Granite Pictures. Scorsese voltou a bordo sabendo que não havia limites para o conteúdo que iria produzir, tal como está, o filme tem uma difícil classificação R (restrito).
No filme, a maioria dos nomes dos personagens da vida real originalmente em livro de memórias de Belfort foram alterados. Donnie Azoff é baseado em Danny Porush, o agente do FBI conhecido como Patrick Denham é o substituto para a vida real Gregory Coleman; e advogado Manny Riskin é baseado em Ira Lee Sorkin. A primeira esposa de Belfort, Denise Lombardo, é re-nomeada Teresa Petrillo, enquanto que a segunda esposa Nadine Caridi tornou-se na tela Naomi LaPaglia. Em contraste, o nome de Mark Hanna continua a ser o mesmo que o corretor LF Rothschild que, como Belfort, foi condenado por fraude e cumpriu pena na prisão.
Filmagem
Fotografia principal começou em 8 de agosto de 2012 em Nova York. Jonah Hill anunciou que o seu primeiro dia de filmagem foi 4 de setembro de 2012. Também foi relatado que as filmagens tiveram lugar em Closter, Nova Jérsei e Harrison, Nova Iorque. Em janeiro de 2013, cenas adicionais foram filmadas em um set construído em um prédio de escritórios abandonado em Ardsley, Nova York.
Editora de longa data de Scorsese, Thelma Schoonmaker, afirmou que o filme seria filmado digitalmente em vez de película cinematográfica. Scorsese, que tinha sido um defensor de filmar em película, decidiu filmar Hugo digitalmente porque estava sendo fotografado em 3D, no entanto, O Lobo de Wall Street foi originalmente planejado para ser filmado digitalmente apesar de ter sido filmado em 2D. Schoonmaker expressou sua decepção com a decisão, dizendo: “Parece que nós perdemos a batalha. Acho que Marty apenas sente que é, infelizmente, acabou, e não houve maior campeão do filme do que ele.” No entanto, após extensos testes de comparação durante a pré-produção, eventualmente, a maioria foi filmado em película, enquanto cenas que utilizaram efeitos de tela verde ou pouca luz foram filmadas com a Arri Alexa. O filme contém 400-450 cenas de efeitos especiais em VFX.
O Lobo de Wall Street – Margot Robbie e Leonardo DiCaprio
Lançamento
O Lobo de Wall Street foi lançado em 25 de dezembro de 2013. Foi anteriormente programado para ser lançado em 15 de novembro de 2013, mas a data foi adiada após cortes no filme terem sido desejados, a fim de reduzir o tempo de execução. Em 22 de outubro de 2013 foi relatado que ele foi criado para um lançamento de Natal de 2013. Paramount confirmou oficialmente a data de lançamento o dia de Natal 2013 em 29 de outubro de 2013, com uma duração de 165 minutos. No entanto, em 25 de novembro de 2013, o comprimento foi anunciado para ser 179 minutos. Foi oficialmente classificado como impróprio para “sequências de forte conteúdo sexual, nudez, uso de drogas e linguagem em toda parte, e por alguma violência”. Scorsese tinha de editar o conteúdo sexual e nudez para evitar uma classificação NC-17, proibido para menores de 17 anos. O filme contém também 506 usos da palavra “Foda-se” e agora detém o recorde de mais usos da palavra em um filme de ficção. No Brasil, a Paris Filmes comprou os direitos de distribuição do filme.
Promoção
O primeiro trailer do filme foi lançado em 17 de junho de 2013 com a canção “Black Skinhead” de Kanye West. Um novo trailer foi lançado em 29 de outubro de 2013. As canções em destaque no segundo trailer são “Meth Lab Zoso Sticker” de 7Horse e “Hang You from the Heavens” de The Dead Weather
Recepção
Crítica
O Lobo de Wall Street tem recebido críticas positivas. No Rotten Tomatoes, o filme tem uma classificação de 77%, com uma pontuação média de 7.7/10, com base em 240 opiniões. Estados de consenso do site: “Engraçado, auto-referenciais, e irreverentes para uma falha, O Lobo de Wall Street encontra Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio na sua mais contagiante dinâmica”. O filme tem uma pontuação de 75/100 no Metacritic, indicando “avaliações favoráveis”, baseado em 47 críticas. Peter Travers da revista Rolling Stone nomeou O Lobo de Wall Street como o terceiro melhor filme de 2013, atrás de 12 Years a Slave e Gravidade em números um e dois. O filme foi escolhido como um dos dez melhores filmes do ano pelo American Film Institute, bem como pelo National Board of Review.
No entanto, de acordo com Dana Stevens, um membro da New York Film Critics Circle, o filme não funcionou para ela e não foi um fator para eles em qualquer categoria do prêmio. De acordo com Marshall Belas do The Huffington Post o filme “quer que sejamos interessados em personagens que são pessoas sem graça para começar, mais maçante feitas por seus delírios de ser interessante, porque eles são ricos.” Além disso, CinemaScore dá ao filme uma classificação de C em um A + em escala F, uma classificação notoriamente baixa para o site.
Alguns críticos viram o filme como uma glorificação irresponsável, em vez de uma queda satírica que Leonardo DiCaprio defende dizendo que o filme não glorifica o estilo de vida excessivo que retrata.
A organização dos direitos dos animais PETA criticou o filme pela inclusão de um chimpanzé de propriedade da família Rosaire, que “é notório por operar um circo itinerante que obriga os chimpanzés para executar atos cruéis e não naturais.”
O jornal do Reino Unido The Guardian informou, em 3 janeiro de 2014, que o filme detém o recorde de uso do palavrão “Foda-se”. Ele contém 506 ocorrências da palavra, que é “mais 71 declarações que o recordista anterior não-documentário”, Summer of Sam, de Spike Lee.
Público
O Lobo de Wall Street polarizou audiências. A partir de 2 de janeiro de 2014, o filme como um índice de aprovação de público de 75% no Rotten Tomatoes. No entanto, o filme recebeu uma classificação “C” do público em CinemaScore. The Los Angeles Times argumenta que o marketing do filme atraiu espectadores conservadores com a moral elevada que o conflito com a moral retratado no filme. Outros criticaram o filme por seu insuficientemente modo de retratar as vítimas de tais crimes.