O Pagador de Promessas é uma minissérie brasileira criada e transmitida pela Rede Globo entre 5 e 15 de abril de 1988, em 8 capítulos, ás 22h30.
Escrita por Dias Gomes, adaptando a peça teatral de sua autoria, e dirigida por Tizuka Yamasaki.
Contou com José Mayer, Denise Milfont, Walmor Chagas, Carlos Eduardo Dolabella, Joana Fomm, Nelson Xavier, Osmar Prado e Guilherme Fontes nos papéis principais.
Informações Gerais
Formato – minissérie
Gênero – Drama
Duração – (50 minutos Aproximado)
Criador(es) – Dias Gomes
País de origem – Brasil
Idioma original – português
Diretor(es) – Tizuka Yamasaki
Tema de abertura – Iluminada, Orquestra Transarmônica D’Amla de Omrac
Tema de encerramento – Iluminada, Orquestra Transarmônica D’Amla de Omrac – (entre outras canções)
Emissora original – Brasil Rede Globo
Transmissão original – 5 — 15 de abril de 1988
Temporadas – 1
Episódios – 8
Trama
Zé do Burro é um simplório lavrador de uma família de posseiros que luta contra os latifundiários rurais, cujo principal representante é Tião Gadelha. Porém o ingênuo Zé é alheio a esses conflitos e vive num mundo à parte com seu fiel companheiro, um burro chamado Nicolau. Razão do seu apelido, Zé do Burro.
Vítima de um acidente, Nicolau fica à beira da morte, e Zé faz uma promessa a Santa Bárbara para que ela salve o animal. O pagamento é carregar uma pesada cruz de sua roça em Monte Santo, interior baiano, até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Nas escadarias da igreja, com os ombros feridos, o conflito maior é deflagrado a partir da incompreensão do Padre Olavo, religioso conservador que não consegue entender a pureza da proposta. A promessa tinha sido feita num ritual de candomblé para Santa Bárbara, da Igreja Católica, que é sincretizada com a Orixá Iansã. Furioso, o padre tranca a porta da igreja e acusa o lavrador de heresia.
Aos poucos, porém, Zé do Burro cativa a população e sua insistência vai elevando a tensão até um confronto com a polícia, bem nos meios dos barulhentos festejos em homenagem à santa. No seu insano calvário, Zé do Burro, vê sua bela mulher Rosa, ser seduzida pelo esperto gigolô Bonitão. Fascinada pelo cafetão, Rosa ainda enfrenta o ódio da prostituta Marli. Para completar a teia de confusões, Zé torna-se vítima das manipulações de Aderbal, um jornalista que o transforma num místico revolucionário, dando a promessa do peregrino uma conotação política.
Chamada da Minissérie
Elenco
- José Mayer – Zé do Burro
- Denise Milfont – Rosa / Iansã
- Walmor Chagas – Padre Olavo
- Nelson Xavier – Bonitão
- Joana Fomm – Marli
- Guilherme Fontes – Aderbal
- Osmar Prado – Padre Eloy
- Carlos Eduardo Dolabella – Tião Gadelha
- Harildo Deda – Romualdo
- Mário Lago – Dom Germano
- Stênio Garcia – Seu Dedé
- Yara Lins – Dona Teca
- Diogo Vilela – Lula
- Lúcio Mauro – Dr. Quindim
- Zeny Pereira – Mãe Maria de Iansã
- Maria Alves – Coló
- Vicente Barcellos – Padre Cipriano
- Jorge Cherques – Dom Romário
- Emiliano Queiroz – Zarolho
- Regina Dourado – Branca
- Joel Barcellos – Caveira
- Ângela Figueiredo – Alice Gadelha
- Antônio Grassi – Pedro Santana
- Yara Cortes – Dona Dagmar
- Mário Gusmão – Mestre Coca
- Chica Xavier
- Ilo Krugli – Galego
- Jofre Soares – Jofre
- Ênio Santos – Rupió
- Felipe Pinheiro – Padre Mário
- Pedro Cardoso
- Gabriela Alves
- Ana Beatriz Nogueira
- Ernesto Piccolo
- Aída Leiner
- Jurandir de Oliveira
Exibição
Concebida em 12 capítulos, a história teve que ser reeditada por imposição da Censura, e acabou sendo exibida em apenas oito capítulos. As referências políticas, as menções das lutas dos sem-terra e posseiros e a reforma agrária foram suprimidas, tirando o gênese da personagem.
A Rede Globo reapresentou a minissérie O Pagador de Promessas por três vezes: entre 27 de maio e 7 de junho de 1991, na sessão Vale a Pena Ver de Novo; entre 18 de maio e 21 de maio de 1999, compactada em quatro capítulos, quando da morte do autor Dias Gomes, vítima de um acidente de carro em 18 de maio de 1999 e reexibida no especial Luz, Câmera, 50 Anos no dia 7 de janeiro de 2015 em formato de longa-metragem, em comemoração aos 50 anos da emissora.
Cenas da Minissérie
DVD
Em novembro de 2010 foi lançada em DVD com 3 discos pela Globo Marcas.
Outras versões
- O Pagador de Promessas teve uma versão cinematográfica em 1962, dirigida por Anselmo Duarte, que é até hoje o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.
Fotos da Minissérie e Elenco
Fontes / Referências: Wikipédia, Imdb e busca do site Imagoi.