Abertura da Novela Páginas da Vida
Páginas da Vida é uma telenovela brasileira criada e transmitida pela Rede Globo no horário das 20 horas de 10 de julho de 2006 a 2 de março de 2007, em 203 capítulos, sendo transmitida no lugar de Belíssima, e sendo substituída por Paraíso Tropical. Foi a 68ª “novela das oito” exibida pela emissora. Escrita por Manoel Carlos e Fausto Galvão, com colaboração de Maria Carolina, Juliana Peres, Ângela Chaves e Daisy Chaves, dirigida por Jayme Monjardim, Fabrício Mamberti, Teresa Lampreia, Frederico Mayrink e Luciano Sabino e com direção geral de Fabrício Mamberti e Jayme Monjardim e núcleo de Jayme Monjardim. Por seu desempenho como a personagem Marta, Lília Cabral foi indicada ao Emmy de 2007 na categoria de Melhor Atriz.
Contou com as participações de Regina Duarte, Lília Cabral, Marcos Caruso, Tarcísio Meira, Thiago Rodrigues, Ana Paula Arósio, Sônia Braga e Marcos Paulo.
Informações Gerais
Também conhecido(a) como: Amor x Casamento
Formato: Telenovela
Gênero: Crônica do cotidiano
Duração: 75 minutos
Criador(es): Manoel Carlos
País de origem: Brasil
Idioma original: português
Diretor(es): Jayme Monjardim
Tema de abertura: “Wave”, Tom Jobim
Tema de encerramento: “Wave”, Tom Jobim
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 480i (SDTV)
Transmissão original: 10 de julho de 2006 – 2 de março de 2007
Episódios: 203
Produção
Teve o título provisório de Amor x Casamento. As gravações da novela começaram em abril de 2006 em Amsterdam, na Países Baixos.
Escolha do elenco
Priscila Fantin foi convidada para interpretar a antagonista Alice, porém a atriz preferiu aceitar o convite para protagonizar Sete Pecados, passando o papel para Regiane Alves, interpretando sua terceira antagonista em um trabalho do autor, após Laços de Família e Mulheres Apaixonadas. Convidada para interpretar Marta, Renata Sorrah pediu para ser escalada para outro personagem, uma vez que ainda estava muito marcada pela antagonista Nazaré em Senhora do Destino e não queria emendar outra, sendo designada ao papel da promotora Tereza, enquanto o papel ficou para Lília Cabral.
Manoel Carlos desejava ter Lavínia Vlasak como Simone, depois da boa repercussão de sua personagem em Mulheres Apaixonadas, mas a atriz preferiu aceitar o papel principal de Prova de Amor, na RecordTV, escolhendo em seu lugar Christine Fernandes, que curiosamente havia chamado atenção do autor por ter protagonizado exatamente a trama anterior da uma emissora concorrente, Essas Mulheres. Marcos Caruso estava requisitado como Nestor e Zé Carlos Machado como Alex, porém no dia da apresentação do elenco a direção decidiu trocar os dois atores de papel por acreditar que se encaixaria melhor no perfil.
Fernanda Vasconcellos originalmente ficaria apenas até 2 de agosto, quando sua personagem morria, porém seu desempenho agradou a audiência, que estendeu a participação, deixando-a na trama como um espírito protegendo os filhos. Grazi Massafera, ex-participante do Big Brother Brasil, foi aprovada para o elenco após realizar diversos testes. Esta foi a terceira vez que alguma participante do reality show ingressa em uma novela da emissora, sendo a Vanessa Pascale, em Sabor da Paixão, em 2002; e também Juliana Alves, que estreou em Chocolate com Pimenta, em 2003. A atuação de Grazi, no entanto, foi amplamente criticada pelos jornalistas especializados, que a consideraram inexpressiva e sem carisma, além de outras atrizes da novela, como Natália do Valle e Leandra Leal, que criticaram o baixo desempenho em cenas juntas.
Enredo
A história tem como eixo central quatro personagens mulheres: Nanda, Marta, Olívia e Helena. A novela é dividida em fases: a primeira ocorre no ano de 2001. Essa fase dura os primeiros 38 episódios da novela. A segunda fase entra na ea atual em que a novela passava (2006), mostrando a vida dos personagens aproximadamente cinco anos após a morte da personagem Nanda e a vida dos gêmeos.
Cenas da Novela
Primeira fase
A estudante Nanda conhece Olívia em Amsterdã, e então se tornam grandes amigas. Olívia está na cidade em lua de mel com o marido, Sílvio. As duas descobrem forte afinidade por se interessarem por arte, sendo Olívia proprietária de uma galeria. Em um desses encontros, Nanda, que estava na cidade para estudar história da arte, revela à amiga que está grávida do namorado Léo, mas ele alegou ter um futuro pela frente e não quis saber das crianças, afinal, a jovem estava grávida de gêmeos. Nanda conta que foi abandonada grávida.
Nanda decide então voltar ao Brasil, quase tendo os filhos, mas ao chegar, é desprezada pela mãe, a amarga e fria Marta, que bate na filha e discute com ela, ficando arrasada em ter investido na filha e saber que ela não aproveitou nada que os estudos lhe dariam. Nanda só conta com a ajuda de seu pai, Alex, homem honesto e sincero e que não suporta as loucuras de Marta e passa a ajudar sua filha Nanda com bastante frequência em sua gravidez inesperada. Assustada com a surra e as humilhações constantes de sua mãe, que inclusive acusa de que ela deu o golpe da barriga no namorado rico, a grávida sai de casa desesperada e na calçada é atropelada por um carro e um ônibus, que colidem e invadem um ponto de ônibus onde tinham muitas pessoas que se feriram, inclusive Nanda. Ela é arremessada em uma barraca de verduras, batendo a cabeça no meio-fio e tendo muito sangramento. Ela é levada para o hospital onde trabalha a médica Helena. Grávida de um casal de gêmeos, a moça perde muito sangue e faz uma cesariana de emergência, que, por complicações devido ao acidente, ela tem que retirar o útero devido a uma hemorragia irreversível que Helena tenta estancar a qualquer custo. Com muitas dores e perdendo mais sangue, a jovem não resiste e morre, mas antes Helena faz o parto e consegue salvar os bebês. Nanda chega a ver e beijar as crianças e tirar uma foto com eles antes de partir. Sabendo do resultado dos exames, Helena comunica a Marta sobre a menina ter Síndrome de Down. Marta leva um choque pela morte da filha e por essa notícia, e automaticamente, a criança é rejeitada pela mãe de Nanda, a pérfida Marta, uma mulher arrogante, intransigente e muito amargurada com a vida. Ela diz friamente que a neta é uma criança doente mental e que não tem dinheiro nem paciência para tratar de uma criança assim, já tendo que criar o neto. A médica fica horrorizada com tal atitude e decide adotar a criança, Clara, nome de sua filha que morrera na infância, e nome que Nanda pronunciou antes de morrer, pedindo que fosse dado esse nome a filha. Enquanto isso, Marta mente para a família que a menina morreu, e decide criar o neto Francisco, nome também escolhido por Nanda. Francisco sofre em suas mãos, mas recebe muito afeto e atenção do avô Alex, que amava a filha Nanda mais do que tudo em sua vida, e do tio Sérgio.
Helena é uma mulher que já perdeu muita coisa na vida, e faz da menina Clara a razão do seu viver. Ela lhe dá muito amor e carinho, uma esmerada educação e sólidos valores morais. Mas ela esconde do avô das crianças, Alex, que sua neta está viva, por medo que a criança acabe caindo nas mãos de Marta. Dois homens, seu ex-marido Greg e o ex-namorado de juventude, o infectologista Diogo se enfrentarão pelo amor de Helena, mulher que jamais esqueceram.
O problema é que Helena vai precisar enfrentar uma batalha com Olívia, que sabia da gravidez da amiga, e que acaba se envolvendo com Léo, cinco anos depois, quando ele retorna ao Brasil e ela está separada de Sílvio. Léo fica sabendo que tem um filho e o dilema de Helena no decorrer da trama será revelar ou não ao pai da criança que a filha dele está viva e é criada por ela. E aí a médica terá que se deparar de novo com Marta, que ao longo da trama, chega a entregar Francisco para Léo em troca de um milhão de reais, atacar Alex com uma faca, colocar uma placa com o nome de Clara no cemitério para falsamente provar a Alex que a neta morreu, e criar uma grande mentira na reta final, o que deixa Helena numa difícil situação. Helena ama a filha Clara, e a defenderá de todos os perigos que surgirem. Um dia, Clara e Francisco ficam amigos, e Helena conhece o pai de Nanda e terá que conviver sempre com esse fantasma em sua vida.
O espírito de Nanda aterrorizará Marta para ela juntar os filhos dela novamente. Nanda também cuidará dos seus filhos e fará eles serem amigos. Ela protegerá Helena das maldades da mãe.
Além do drama de Helena, outras histórias que são abordados na telenovela. Anna é uma anoréxica que obriga a filha Giselle a ser bailarina e muito magra. A fotógrafa Isabel luta contra o forte sentimento que tem pelo também fotógrafo, mas rude, Renato, que é casado. Dóris, irmã de Sílvio, que se apaixona por Sérgio, simpático irmão caçula de Nanda. Teresa é uma promotora honesta e muito correta, que vive um dilema por ser tão diferente do marido, Nestor, um advogado inescrupuloso, e tem um filho, Luciano, namorado de Giselle. Terá ainda uma freira, Irmã Lavínia, que se envolverá com um paciente portador de AIDS no hospital onde trabalha, chefiado pela Irmã Maria, uma freira arrogante e severa, conhecida como Irmã Má, e completamente diferente da outra madre, Irmã Natércia.
Os pais de Olívia são Aristides e Amália ou melhor Tide e Lalinha. O casal é pai de seis filhos: Carmem, Leandro, Elisa, Márcia, Jorge e Olívia. Carmem é mãe de Marina e vive em conflito com ela ao separar-se do marido alcoólatra, Bira, que viverá sob os cuidados da filha; ela assume seu romance com Greg, que já se encontrava com ela enquanto era casado com Helena. Leandro é casado com a dedicada e simpática artista plástica Diana, que é alvo da paixão secreta de seu aluno Ulisses. São pais de Maurício e Rafael. Elisa é professora de balé, casada com Ivan e mãe do arruaceiro Felipe e da mimada Camila, filha de um ex-namorado. Márcia é casada com o corretor Gustavo, que pouco depois morre; ele estava de olho no dinheiro de Tide. São pais de Nina e Tidinho. E Jorge é um solteiro disputadíssimo que namora a bela Simone, mas está na mira da ambiciosa e perigosa Sandra, filha de Constância, a governanta da família que ajudou a criar todos os seis, tendo ainda vivido um caso com Thelminha, a irmã de Sandra, garota simples, romântica e sincera, que veio do interior.
Ex-fazendeiro, Tide conheceu Lalinha em São Paulo. Ela era professora do Rio de Janeiro, educada e culta, e estava lá numa missão educacional. Tide não era culto, era quase analfabeto, e ela cuidou dele com carinho e dedicação, ensinando-o praticamente a ler e escrever. Casaram-se, tiveram todos esses filhos, e vivem numa imensa casa na Gávea, onde todos foram criados. Na mansão há uma capela dedicada a Santa Rita de Cássia, em homenagem à mãe dele, que era devota da santa. Tide ficará viúvo em 2001 – primeira fase da história.
Último Capítulo da Novela
Segunda fase
A segunda se passa em 2006 (ano que a novela foi exibida) – onde Tide amarga uma viuvez triste e solitária, até conhecer a escultora Tônia Werneck.
Após armar muitas ciladas para tentar separar Simone de Jorge, Sandra é desmascarada por Carmem, que ainda lhe dá uma surra de cinto. Ela, então, decide se vingar e seduz o marido de Carmen, Greg, levando-o para a cama, e depois transformando a vida de todos num inferno. Ela obriga Greg a lhe dar dinheiro, casa, carro e joias, fazendo com que ele desvie dinheiro da empresa de Tide, onde trabalha como administrador. Carmem acaba descobrindo a traição do marido, e dá um tiro em Sandra, mas a bala atinge o pé de Greg, que fica manco. Divorciado de Carmen e demitido da empresa de Tide, Greg vai morar com Sandra num apartamento, até que a vilã decide dar o golpe do baú no porteiro, que ganha 30 milhões de reais na loteria.
Carmem fica com o jardineiro Domingos; Thelma e Jorge se casam e finalmente os dois têm sua primeira noite de sexo; Isabel desiste de viajar com Simone para os EUA e aceita o pedido de casamento de Renato. Tide e Tônia se apaixonam depois dela viver um conturbado romance com Sílvio – que no fim, decide morar com a cunhada Márcia – e decidem assumir o relacionamento. Olívia e Léo, agora vivem um romance, que é atrapalhado por Alice, a mimada e geniosa ex-noiva do ricaço. Alice é problemática e obcecada por Léo, sendo sempre criada no luxo e riqueza. Sua vida muda quando Léo termina o noivado para ficar com Olívia, despertando seu ódio e rancor pelo rapaz que tanto amava. Alice resolve frustrar o romance dos dois, e acabará por seduzir Léo e levá-lo para a cama. Olívia, porém, descobre o truque da vilã e rouba novamente Léo dela. Com isso, a jovem tenta matar Olívia com um canivete na empresa de Tide. Alex entra no escritório, desarma Alice, enquanto Olívia é acudida pelo ex-marido Silvio. Alice, desesperada ao descobrir que a polícia a espera, sai aos prantos e gritos quebrando tudo à sua volta. Ao sair da empresa, foge do cerco policial, porém morre após ser atropelada por um carro em alta velocidade.
Último capítulo
No fim da trama, o casal acaba tendo um filho, e Helena consegue enfim ficar com a guarda de Clara, e vai viver com o médico Diogo, o grande amor de sua vida, enquanto Greg fica amargurado e sozinho. Alex fica com Francisco, e se separa de Marta, que começa a enlouquecer e termina a trama solitária, sofrendo um surto e sendo zelada pelo espírito de Nanda, que termina feliz ao ver os filhos unidos, crescendo como irmãos.
Exibição
Páginas da Vida foi vendida para 66 países. Quando foi transmitida no Equador, a história da menina Clara (Joana Morcazel), que tinha síndrome de down, fez com que a TV Ecuavisa criasse uma campanha para defender os direitos dos portadores da síndrome.
Chamada de Elenco
Elenco
- Regina Duarte – Drª. Helena Camargo Varela
- Lília Cabral – Marta Toledo Flores
- Ana Paula Arósio – Olívia Martins de Andrade
- Thiago Rodrigues – Leonardo de Almeida Maia (Léo)
- Fernanda Vasconcellos – Fernanda Toledo Flores (Nanda)
- Marcos Caruso – Alex Flores
- José Mayer – Gregório Rodrigues Lobo (Greg)
- Vivianne Pasmanter – Isabel Fernandes
- Caco Ciocler – Renato Martins
- Edson Celulari – Silvio Duarte
- Thiago Lacerda – Jorge Fragoso Martins de Andrade
- Christine Fernandes – Simone Bueno
- Danielle Winits – Sandra Ribeiro
- Regiane Alves – Alice Miranda Silveira
- Natália do Vale – Carmen Fragoso Martins de Andrade
- Marcos Paulo – Diogo de Carvalho
- Joana Mocarzel – Clara Toledo Flores / Clara Camargo Varela (Clarinha)
- Gabriel Kaufmann – Francisco Toledo Flores
- Tarcísio Meira – Aristides Martins de Andrade (Tide)
- Sônia Braga – Tônia Werneck
- Marjorie Estiano – Marina Martins de Andrade Rangel
- Eduardo Lago – Ubirajara Rangel (Bira)
- Ana Furtado – Lívia Ferreira Martins
- Pedro Neschling – Rafael Salles Martins de Andrade (Rafa)
- Rafael Almeida – Luciano Junqueira de Figueiredo
- Pérola Faria – Gisele Saraiva
- Max Fercondini – Sérgio Toledo Flores
- Renata Sorrah – Promotora Tereza Junqueira de Figueiredo
- Zé Carlos Machado – Nestor Figueiredo
- Deborah Evelyn – Anna Saraiva
- Ângelo Antônio – Miroel Saraiva
- Letícia Sabatella – Irmã Lavínia Souto
- Marly Bueno – Irmã Maria (Irmã Má)
- Leandra Leal – Sabrina Marcondes
- Sidney Sampaio – Vinícius Pessoa
- Helena Ranaldi – Márcia Fragoso Martins de Andrade Pinheiro
- Paulo César Grande – Lucas Azevedo
- Elisa Lucinda – Drª. Selma Araújo
- Carolina Oliveira – Gabriela Cunha Azevedo (Gabi)
- Cláudia Mauro – Angélica Cunha
- Grazi Massafera – Thelma Ribeiro (Thelminha)
- Sthefany Brito – Kelly Toledo Mattos
- Duda Nagle – Frederico Alves (Fred)
- Luciele di Camargo – Camila Martins de Andrade
- Lucci Ferreira – Horácio Ramos
- Sílvia Salgado – Verônica Toledo Mattos
- Luciano Chirolli – Eliseu Mattos
- Ana Botafogo – Elisa Fragoso Martins de Andrade Telles
- Buza Ferraz – Ivan Monteiro Telles
- Tato Gabus Mendes – Leandro Fragoso Martins de Andrade
- Louise Cardoso – Diana Salles Martins de Andrade
- Armando Babaioff – Felipe Martins de Andrade Telles
- Manuela do Monte – Nina Martins de Andrade Pinheiro
- Nathalia Timberg – Hortência Miranda de Almeida Vilela Arruda
- André Frateschi – Dorival Bocaiuvas
- Daniela Galli – Drª. Marília Alencar
- Thiago Picchi – Marcelo Nascimento Bueno
- Fernando Eiras – Rubens Bueno (Rubinho)
- Xuxa Lopes – Isabelle Ferreira (Belita)
- Walderez de Barros – Constância Ribeiro
- Umberto Magnani – José Ribeiro (Zé)
- Bete Mendes – Irmã Natércia
- Inez Viana – Irmã Fátima
- Selma Reis – Irmã Zenaide
- Henrique César – Moretti
- Lígia Cortez – Cecília Ramos
- Thalita Carauta – Lídia
- Ângela Leal – Hilda Nascimento
- Jorge de Sá – Salvador Camargo Varela
- Zé Victor Castiel – Victor Maciel (Machadão)
- Narjara Turetta – Inesita Pompílio
- Joelson Medeiros – Domingos Alves
- Quitéria Chagas – Dorinha
- Carolina Bezerra – Margareth
- Rafael Machado – Guilherme Batista de Andrade Duarte
- Marcos Henrique – Washington da Silva (Pinhão)
- Pedro Jordão – Tiago Souto
- Gabriel Lepsch – Artistides Martins de Andrade Neto (Tidinho)
Participações especiais
- Glória Menezes – Fragoso Martins de Andrade (Lalinha)
- Antônio Calloni – Gustavo Pinheiro de Sousa
- Eva Wilma – Juíza Vera de Alencar
- Walmor Chagas – Juiz Alvarez
- Bruno Padilha – Emanoel Saldanha
- Sophie Charlotte – Joyce
- Susana Ribeiro – Suzy
- Hylka Maria – Odete
- Domingos Meira – Ulisses
- Nina Morena – Vandinha
- Jonathan Azevedo – Edson
- Luana Carvalho – Lili
- Lú Mendonça – Mônica
- Tamara Taxman – Dalva
- Cláudia Borioni – Laura
- Carolyna Aguiar – Profª. Carla
- Ana Carolina Dias – Maria
- Georgiana Góes – Norma
- Sabrina Rosa – Célia
- Rachel de Queiroz – Gisele Saraiva (criança)
- Janaína Ávila – Lalinha (jovem)
- Miguel Lunardi – Gabriel
- Suzana Gonçalves – Dirce
- Julia Carrera – Tatiana
- Jéssica Golcci – Dóris Duarte
- Thiago Jordão – Pedro
- Bruce Gomlevsky – Ele Mesmo
Críticas e controvérsias
No dia 13 de julho de 2006, a trama exibiu uma polêmica cena de striptease, protagonizada por Ana Paula Arósio e Edson Celulari, onde ela ficou nua. Por causa desta cena, o Ministério da Justiça ameaçou classificar a novela como imprópria para menores de 16 anos.
Outra grande polêmica envolvendo a novela ocorreu no fim do capítulo do dia 15 de julho de 2006, no qual foi exibido um depoimento dado pela babá Nelly dos Santos, de 68 anos, onde ela admitiu ter chegado ao orgasmo pela primeira vez aos 45 anos, após ter se masturbado ao som da música “Côncavo e Convexo”, de Roberto Carlos. Por conta do tabu e da subsequente perda de emprego da babá, ela ameaçou processar a Rede Globo.
Entrevista com Lília Cabral
Audiência
Seu primeiro capítulo marcou média de 50 pontos.
Seu último capítulo marcou 53 pontos de média.
Teve média geral de 47 pontos. A média dos primeiros 60 capítulos registrou 48 pontos. A novela conseguiu 56 pontos de média, com 60 pontos de pico no capítulo apresentado no dia 7 de agosto de 2006, que apresentou o velório da personagem Nanda.
Prêmios
Prêmio APCA
- Melhor Atriz – Lília Cabral
Troféu Imprensa
- Melhor Novela (empate com Belíssima)
- Melhor Atriz – Lília Cabral
- Melhor Ator – Marcos Caruso
- Revelação do ano – Grazi Massafera
Emmy Internacional
- Melhor Atriz – Lília Cabral (Indicada)
Prêmio Contigo de TV
- Melhor Novela
- Melhor Autor – Manoel Carlos
- Melhor Atriz – Lília Cabral
- Melhor Atriz Coadjuvante – Danielle Winits
- Melhor Atriz Infantil – Joana Mocarzel
- Melhor Ator Infantil – Gabriel Kaufmann
- Atriz Revelação – Grazi Massafera
Prêmio Extra de Televisão
- Melhor Novela
- Melhor Atriz: Lília Cabral
- Melhor Atriz Revelação: Fernanda Vasconcellos
- Melhor Tema de Novela: “Se quiser”, Tânia Mara
- Melhor Ator/Atriz Mirim: Joana Mocarzel
Melhores do Ano – Minha Novela
- Melhor Novela
- Melhor Atriz Coadjuvante – Marjorie Estiano
- Melhor Atriz Infantil – Joana Mocarzel
- A Mais Gostosa – Grazi Massafera
Prêmio TV Press
- Melhor atriz: Lília Cabral
- Atriz revelação: Pérola Faria
- Melhor diretor: Jayme Monjardim
Prêmio Arte Qualidade Brasil
- Melhor Atriz Revelação – Grazi Massafera
Melhores do Ano – Domingão do Faustão
-
2006
- Música de Novela – Se Quiser, Tânia Mara
-
2007
- Melhor Atriz Revelação – Grazi Massafera
Trilha Sonora
- “Wave” – Daniel Jobim / Maria Luiza Jobim
- “Só Em Teus Braços” – Nana Caymmi
- “Para Mais Ninguém” – Marisa Monte
- “Amplidão” – Elba Ramalho
- “So In Love” – Caetano Veloso
- “A Dor a Mais” – Francis Hime
- “Outra Vez” – Adriana Calcanhotto
- “Passarela No Ar” – Ivan Lins
- “Ventos de Paz” – Leila Pinheiro
- “Se Quiser (Anytime)” – Tânia Mara
- “Seu Nome” – Luiza Possi
- “Eu Sei” – Papas da Língua
- “O Que Resta de Nós” – Zeca Pagodinho
- “Alguém Me Disse” – Maysa
- “Wave (Instrumental)” – Tom Jobim
- “Melodia (da Ópera de Orfeu e Eurídice) (Instrumental)” – Nelson Freire
Internacional
- “One Last Cry” – Marina Elali
- “Put Your Records On” – Corinne Bailey Rae
- “The Hardest Part” – Coldplay
- “Cannonball” – Damien Rice
- “Colors” – Amos Lee
- “Our Day Will Come” – Jamie Cullum
- “Why Should I Care?” – Diana Krall
- “I Concetrate On You” – Dianne Reeves
- “L’Appuntamento (Sentado à Beira do Caminho)” – Ornella Vanoni
- “Para Tu Amor” – Juanes
- “Ed Ero Contentissimo” – Tiziano Ferro
- “Break The Night With Colour” – Richard Ashcroft
- “Free Loop” – Daniel Powter
- “Shake It!” – Kasino
Lounge
- “Here With Me” – X-Static
- “La Maison” – Gabin
- “Obtener Un Sí” – Shakira
- “La Più Bella del Mondo” – Celso Fonseca / Ronaldo Bastos
- “Don’t Let Me Be Misunderstood” – Juliana Aquino
- “Meditation (Meditação)” – Salena Jones
- “Samba da Bênção” – Bebel Gilberto
- “Dindi” – Leila Maria
- “Minha Saudade” – João Donato / Paulo Moura
- “Movimento de Primavera” – Alexandre Guerra
- “Far Away” – Lady Rockfeller
- “Feel Me Up” – Farina
- “Dust In The Wind” – Paula Fernandes
- “Beautiful Girl” – Paulo Ricardo
-
e ainda
- “Anytime – Kelly Clarkson
- “Breather 2000″ – Afterlife
- “Caminho Sem Razão” – Life
- “Olvídame – Thalía
- “Hoy Sin Ti” – Salsa Bumba
- “Meditation” – Astrud Gilberto
- “Tell Me Baby” – Red Hot Chili Peppers
- “No Good For Me” – The Corrs
- “Te Quiero” – Erotik
Fotos da Novela
Fontes / Referências: Wikipedia, IMDb além da pesquisa do site Imagoi.