Parasita – Trailer Legendado
Parasita ( em coreano : 기생충 ; Hanja : 寄生蟲; RR : Gisaengchung ) é um filme de suspense e comédia de humor negro sul-coreano de 2019 dirigido por Bong Joon-ho , que co-escreveu o roteiro com Han Jin-won e co-produziu o filme. O filme, estrelado por Song Kang-ho , Lee Sun-kyun , Cho Yeo-jeong , Choi Woo-shik , Park So-dam , Jang Hye-jin , Park Myung-hoon e Lee Jung-eun, segue uma família pobre que planeja ser empregada por uma família rica e se infiltrar em sua casa se passando por indivíduos não relacionados e altamente qualificados.
O roteiro é baseado no material de origem de Joon-ho de uma peça escrita em 2013. Mais tarde, ele o adaptou em um rascunho de filme de quinze páginas, e foi dividido em três rascunhos diferentes por Jin-won. Joon-ho afirmou que se inspirou no filme coreano de 1960 The Housemaid , e também no incidente de Christine e Léa Papin na década de 1930 para escrever o roteiro do filme. As filmagens começaram em maio de 2018 e foram concluídas em setembro. A equipe técnica era composta pelo diretor de fotografia Hong Kyung-pyo , pelo editor de cinema Yang Jin-mo e pelo compositor Jung Jae-il . Darcy Paquet , um crítico de cinema americano e autor, forneceu traduções em inglês para o lançamento internacional do filme.
Parasita estreou no Festival de Cinema de Cannes de 2019 em 21 de maio de 2019, onde se tornou o primeiro filme sul-coreano a ganhar a Palma de Ouro . Foi então lançado na Coréia do Sul pela CJ Entertainment em 30 de maio. O filme é considerado por muitos críticos como o melhor filme de 2019 e um dos maiores filmes do século XXI. Ele arrecadou mais de US $ 263 milhões em todo o mundo com um orçamento de US $ 15,5 milhões. Entre seus inúmeros prêmios , Parasita ganhou quatro prêmios na 92ª edição do Oscar : Melhor Filme , Melhor Diretor , Melhor Roteiro Original e Melhor Longa-Metragem Internacional ., tornando-se o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. [nota 1] Parasita é o primeiro filme sul-coreano a receber o reconhecimento do Oscar, além de ser um dos três filmes a ganhar a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme, a primeira conquista desse tipo em mais de 60 anos. [nota 2] Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e o Prêmio BAFTA de Melhor Filme Não em Língua Inglesa , e se tornou o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Screen Actors Guild Award de Melhor Performance de um Elenco em um filme . Uma série de televisão, baseada nos eventos do filme, está em desenvolvimento inicial.
Informações Gerais
Romanização revisada: Gisaengchung
McCune–Reischauer Kisaengch’ung
Dirigido por: Bong Joon Ho
Roteiro de:
Bong Joon Ho
Han Jin Won
História por: Bong Joon Ho
Produzido por:
Kwak Sin-ae
Lua Yang-kwon
Bong Joon Ho
Jang Young Hwan
Estrelando:
Song Kang Ho
Lee Sun Kyun
Cho Yeo Jeong
Choi Woo Shik
Park So-dam
Lee Jung-eun
Jang Hye Jin
Cinematografia: Hong Kyung-pyo
Editado por: Yang Jin-mo
Música por: Jung Jae-il
Empresa de produção:
Barunson E&A
Distribuído por: CJ Entertainment
Datas de lançamento:
21 de maio de 2019 ( Cannes )
30 de maio de 2019 (Coreia do Sul)
Tempo de execução: 132 minutos
País Coreia do Sul
Linguagem: coreano
Orçamento: ₩ 17,0 bilhões
(~ $ 15,5 milhões )
Bilheteria: $ 263,1 milhões
PARASITA é bom? – Vale Crítica por Super Oito
Trama
A família Kim – pai Ki-taek, mãe Chung-sook, filha Ki-jung e filho Ki-woo – vive em um pequeno apartamento semi-subsolo ( banjiha ) em Seul , tem empregos temporários mal remunerados dobrando caixas de pizza e luta para fazer face às despesas. O estudante universitário Min-hyuk, amigo de Ki-woo, dá à família uma pedra de erudito destinada a prometer riqueza. Saindo para estudar no exterior e sabendo que seu amigo precisa da renda, ele sugere que Ki-woo se passe por um estudante universitário para assumir seu trabalho como tutor de inglês para a filha da rica família Park, Da-hye. Ki-woo, fingindo ser um estudante da Universidade Yonsei , é posteriormente contratado pelos Parques.
A família Kim planeja conseguir um emprego para cada membro da família, posando como trabalhadores não relacionados e altamente qualificados para se tornarem servos dos Parques. Ki-jung se apresenta como “Jessica” e, usando Ki-Woo como referência, torna-se um terapeuta de arte para o filho de Parks, Da-song. Ki-jung enquadra Yoon, o motorista de Park, fazendo parecer que ele fez sexo no carro, e então recomenda Ki-taek para substituí-lo. Finalmente, Chung-sook assume como governanta dos Parks depois que os Kims exploram a alergia a pêssego da governanta de longa data, Moon-gwang, para convencer a Sra. Park de que ela tem tuberculose . Ki-woo começa um relacionamento romântico secreto com Da-hye.
Quando os Parks saem em um acampamento, os Kims se divertem com os luxos da residência antes que Moon-gwang apareça abruptamente na porta, dizendo a Chung-sook que ela deixou algo no porão. Ela entra em uma entrada escondida para um bunker subterrâneo criado pelo arquiteto e proprietário anterior, onde o marido de Moon-gwang, Geun-sae, vive secretamente há mais de quatro anos, se escondendo de agiotas . Chung-sook recusa os apelos de Moon-gwang para ajudar Geun-sae a permanecer no bunker, mas os Kims espionando acidentalmente se revelam. Moon-gwang os filma em seu telefone e ameaça expor seu ardil para os Parques.
Uma forte tempestade traz os Parks para casa mais cedo, e os Kims lutam para limpar a casa e subjugar Moon-gwang e Geun-sae antes de retornarem. Os Kims prendem Geun-sae e Moon-gwang no bunker. A Sra. Park revela a Chung-sook que Da-song teve uma experiência traumática indutora de convulsão em um aniversário anterior, quando viu um “fantasma” – na verdade Geun-sae – emergindo do porão à noite. Antes que os Kims consigam sair de casa, eles ouvem os comentários improvisados do Sr. Park sobre o cheiro de Ki-taek. Os Kims encontram seu apartamento inundado com água de esgoto como resultado da forte tempestade e são forçados a se abrigar em um ginásio com outros deslocados.
No dia seguinte, a Sra. Park organiza uma festa em casa para o aniversário de Da-song com a ajuda da família Kim. Ki-woo entra no bunker com a pedra do estudioso para encontrar Geun-sae. Encontrando Moon-gwang morreu de uma concussão que ela recebeu durante a luta anterior, ele é atacado por um demente Geun-sae, que golpeia sua cabeça com a pedra e escapa, deixando Ki-woo deitado em uma poça de sangue na entrada para o porão. Procurando vingar Moon-gwang, Geun-sae apunhala Ki-jung com uma faca de cozinha na frente dos convidados da festa horrorizados. Da-song sofre outra convulsão ao ver Geun-sae, e uma luta começa até que Chung-sook empala fatalmente Geun-sae com um espeto de churrasco. Enquanto Ki-taek tende a um Ki-jung gravemente sangrando, Park ordena que Ki-taek leve Da-song ao hospital. No caos, Ki-taek, ao ver o Sr. Park’ A reação de nojo de Geun-sae ao cheiro de Geun-sae, com raiva o mata com a faca. Ki-taek então foge da cena, deixando o resto da família Kim para trás.
Semanas depois, Ki-woo está se recuperando de uma cirurgia no cérebro. Ele e Chung-sook são condenados por fraude e colocados em liberdade condicional. Ki-jung é revelado ter morrido de seus ferimentos, e Ki-taek, procurado pela polícia pelo assassinato de Park, não pode ser encontrado. Geun-sae foi considerado um mendigo insano, e nem o motivo dele nem o de Ki-taek para as facadas são conhecidos. Ki-woo espiona a casa dos Parks, agora ocupada por uma família alemã que desconhece sua história, e vê uma mensagem em código Morsede uma luz bruxuleante. Ki-taek, que escapou para o bunker pela garagem, enterrou Moon-gwang no quintal e agora invade a cozinha à noite e envia a mensagem todos os dias, esperando que Ki-woo a veja. Ainda morando em seu apartamento original no porão com sua mãe, Ki-woo escreve uma carta para Ki-taek, prometendo ganhar dinheiro suficiente para um dia comprar a casa e se reunir com seu pai.
Elenco
Song Kang-ho como Kim Ki-taek (Sr. Kim; 김기택 ; Gim Gitaek ), o pai da família Kim que é contratado como motorista de Park Dong-ik.
Choi Woo-shik como Kim Ki-woo (Kevin; 김기우 ; Gim Giu ), o filho da família Kim que é contratado como tutor de inglês de Da-hye. Choi Woo-shik afirmou que o personagem é inteligente, mas não tem o vigor necessário para ter sucesso nos exames.
Lee Sun-kyun como Park Dong-ik (Nathan; 박동익 ; Bak Dongik ), o pai da família Park.
Cho Yeo-jeong como Choi Yeon-gyo (Madame; 최연교 ; Choe Yeongyo ), a mãe da família Park.
Park So-dam como Kim Ki-jung (Jessica; 김기정 ; Gim Gijeong ), a filha da família Kim que é contratada como arteterapeuta de Da-song.
Lee Jung-eun como Gook Moon-gwang ( 국문광 ; Guk Mungwang ), a governanta da família Park, que também trabalhou para o arquiteto e proprietário anterior da casa. Bong Joon-ho disse que seu relacionamento com o arquiteto e partes de sua história “que acontecem entre as sequências do filme” serão exploradas na série de televisão spin-off.
Jang Hye-jin como Chung-sook ( 박충숙 ; Bak Chungsuk ), a mãe da família Kim que é contratada como governanta da família Park.
Park Myung-hoon como Oh Geun-sae ( 오근세 ; O Geunse ), marido de Moon-gwang.
Jung Ji-so como Park Da-hye ( 박다혜 ; Bak Dahye ), a filha da família Park.
Jung Hyeon-jun como Park Da-song ( 박다송 ; Bak Dasong ), o filho da família Park.
Park Keun-rok como Yoon ( 윤 ; Yun ), motorista de Park Dong-ik.
Park Seo-joon como Min-hyuk ( 민혁 ; Minhyeok ), amigo de Ki-woo.
Jung Yi-seo como dono da pizzaria.
Produção
Desenvolvimento
A ideia de Parasite surgiu em 2013. Enquanto trabalhava em Snowpiercer , Bong foi incentivado por um amigo ator de teatro a escrever uma peça. Ele tinha sido um tutor para o filho de uma família rica em Seul em seus 20 e poucos anos e considerou transformar sua experiência em uma produção de palco. O título do filme, Parasita , foi selecionado por Bong por ter um duplo significado, que ele teve que convencer o grupo de marketing do filme a usar. Bong disse: “Como a história é sobre a família pobre se infiltrando e rastejando na casa dos ricos, parece muito óbvio que Parasita refere-se à família pobre, e acho que é por isso que a equipe de marketing estava um pouco hesitante. Mas se você olhar de outra forma, você pode dizer que família rica, eles também são parasitas em termos de trabalho. Eles não podem nem lavar a louça, eles não podem dirigir sozinhos, então eles sugam o trabalho da família pobre. Então ambos são parasitas.”
Escrita
Depois de completar Snowpiercer , Bong escreveu um tratamento de quinze páginas para a primeira metade de Parasite , que seu assistente de produção em Snowpiercer , Han Jin-won, transformou em três rascunhos diferentes do roteiro. Depois de terminar Okja , Bong voltou ao projeto e terminou o roteiro. Han Jin-won recebeu crédito como co-roteirista do roteiro.
Bong disse que o filme foi influenciado pelo filme coreano “gótico doméstico” de 1960, The Housemaid , no qual a estabilidade de uma família de classe média é ameaçada pela chegada de um intruso perturbador na forma de ajuda doméstica. O incidente de Christine e Léa Papin — duas empregadas domésticas que assassinaram seus patrões na França dos anos 1930 — também serviu de fonte de inspiração para Bong. Bong também considerou seu próprio passado, onde foi tutor de uma família rica. Bong disse: “Tive a sensação de que estava me infiltrando na vida privada de completos estranhos. Toda semana eu ia à casa deles e pensava como seria divertido se eu pudesse fazer com que todos os meus amigos se infiltrassem na casa um por um. ” Além disso, o elemento de Moon-gwang ter alergia a pêssegos foi inspirado por um dos amigos da universidade de Bong com essa alergia, como Bong confirmou em um Reddit AMA .
Darcy Paquet , uma americana residente na Coreia do Sul, atuou como tradutora das legendas em inglês e trabalhou diretamente com Bong. Paquet traduziu Jjapaguri ou Chapaguri, um prato cozinhado por um personagem do filme, como ram-don , significando ramen – udon . É uma mistura de Chapagetti e Neoguri produzida por Nongshim . A versão em inglês do filme mostra pacotes rotulados em inglês como ” ramyeon ” e “udon” para destacar aos falantes de inglês como o nome foi criado. Paquet acreditava na palavra ram-donnão existia anteriormente, pois não encontrou resultados no Google. Em uma ocasião, Paquet usou a Universidade de Oxford como referência em vez da Universidade Nacional de Seul e, em outra, usou o WhatsApp como aplicativo de mensagens em vez do KakaoTalk . Paquet escolheu Oxford em vez de Harvard por causa da afinidade de Bong pelo Reino Unido , e porque Paquet acreditava que usar Harvard seria “uma escolha muito óbvia”. Paquet escreveu: “Para que o humor funcione, as pessoas precisam entendê-lo imediatamente. Com uma palavra desconhecida, o humor se perde”.
Filmando
A fotografia principal de Parasite começou em 18 de maio de 2018, e terminou 124 dias depois, em 19 de setembro de 2018. As filmagens ocorreram em Seul e em Jeonju . O diretor de fotografia do filme é Hong Kyung-pyo , um conhecido diretor de fotografia sul-coreano que trabalhou com outros diretores conhecidos.
A casa dos Parks
A casa dos Parks era um conjunto especialmente construído. O piso térreo e o jardim foram construídos em um terreno vazio ao ar livre, enquanto o subsolo e o primeiro andar foram construídos no set. “Nós construímos o piso principal da casa em um backlot e para o segundo andar era tudo tela verde do lado de fora”, explicou o editor Yang Jin-mo . “Quando filmamos de dentro para fora, tudo além do jardim era tudo VFX .”
Bong, como parte do roteiro, também projetou o layout básico desta casa. “É como seu próprio universo dentro deste filme. Cada personagem e cada equipe tem espaços que eles assumem e que podem se infiltrar, e também espaços secretos que eles não conhecem.” Um arquiteto fictício Namgoong Hyeonja foi apresentado como o designer da casa e o proprietário anterior antes dos Parks, e o designer de produção Lee Ha-jun considerou a função e a forma da casa com base em como Namgoong a teria projetado. A casa de Parks foi projetada e construída para ser não apenas uma bela casa, mas também “um palco que atendeu às necessidades precisas de sua câmera, composições e personagens, enquanto incorporava os ricos temas de seu filme”.
Lee disse: “Como a casa do Sr. Park é construída por um arquiteto na história, não foi fácil encontrar a abordagem certa para projetar a casa… imagina um espaço e como um designer de produção o faz. Priorizamos o bloqueio e os ângulos de câmera enquanto os arquitetos constroem espaços para as pessoas realmente viverem e, assim, projetar em torno das pessoas. Então, acho que a abordagem é muito diferente.” Por exemplo, Ha-jun estabeleceu que Namgoong teria usado a sala de estar do primeiro andar para apreciar o jardim, então foi construído com uma única janela larga e apenas opções de assentos espartanos para esta função. Algumas das obras de arte do interior dos sets das casas foram do artista sul-coreano Seung-mo Park, incluindo obras de arte existentes dela e algumas criadas explicitamente para o filme. Além disso, o design da casa e de seus interiores tinham como objetivo tornar o cenário adequado para filmagens na proporção de 2,35:1, favorecendo salas amplas e profundas em vez de altura.
Lee disse que o sol foi um fator importante na construção do cenário ao ar livre. “A direção do sol foi um ponto crucial de consideração enquanto estávamos procurando por terrenos ao ar livre”, explicou Lee. “Tínhamos que lembrar a posição do sol durante o período de tempo desejado e determinar as posições e tamanhos das janelas de acordo. Em termos de iluminação prática, o DP [Hong Kyung-pyo] tinha solicitações específicas em relação à cor. Ele queria iluminação indireta sofisticada e o calor das fontes de luz de tungstênio . Antes de construir o set, o DP e eu visitamos o lote várias vezes para verificar o movimento do sol a cada vez, e decidimos juntos a localização do set”.
O apartamento dos Kims
O apartamento semi-subsolo dos Kims e sua rua também foram construídos no set, parcialmente por necessidade de filmar as cenas de inundação. Lee Ha-jun visitou e fotografou várias aldeias e cidades abandonadas na Coréia do Sul programadas para serem demolidas para ajudar a informar o design do cenário. Ele também criou histórias para os vizinhos dos Kims e acrescentou detalhes desses moradores ao longo da rua para melhorar a autenticidade da aparência da rua.
Editando
De acordo com o editor Yang Jin-mo, Bong Joon-ho escolheu rodar o filme sem a cobertura tradicional . Para dar a eles mais opções de edição com fotos limitadas, às vezes eles juntavam tomadas diferentes da mesma foto. Yang editou o filme usando o Final Cut Pro 7 , um programa não atualizado desde 2011.
O lançamento e edição principal do filme foi feito para lançamento em cores. Uma versão em preto e branco do filme foi produzida antes da estreia mundial em Cannes e estreou em 26 de janeiro de 2020 no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e foi reexibida de 29 a 31 de janeiro. Ele também recebeu um lançamento limitado em alguns países.
Parasita – Cena da Tuberculose
Música
A trilha foi escrita pelo compositor sul-coreano Jung Jae-il , que consistia em “peças de piano minimalistas, pontuadas com percussão leve”, que define a “atmosfera tensa” do filme. Também tinha uma textura barroca com trechos da ópera Rodelinda de Handel e a canção italiana de 1964 ” In ginocchio da te ” de Gianni Morandi também apresentada na partitura. Foi gravado principalmente através de sons de computador.
A trilha sonora foi publicada e lançada pela Genie Music e Stone Music Entertainment nos formatos digital e físico em 30 de maio de 2019 na Coréia. Internacionalmente, o álbum foi comercializado pela Milan Records , que lançou a trilha sonora em 11 de outubro de 2019. O álbum foi lançado em títulos em inglês, no entanto, os nomes e substantivos são diferentes das legendas em inglês traduzidas por Darcy Paquet. Em 14 de fevereiro de 2020, o álbum foi lançado em vinil duplo publicado pela Sacred Bones Records (uma divisão da produtora de filmes americana Neon) e Waxwork Records, em várias variantes multicoloridas.
Uma música original “ Soju han jan “ ( em coreano : 소주 한 잔 , lit. ‘A glass of soju ‘), escrita por Joon-ho e interpretada por Choi Woo-shik , que também interpretou o personagem principal Ki-woo, é apresentada nos créditos finais do filme. Para comercializar os lançamentos digitais internacionais da trilha sonora, a música foi exibida em inglês como “Soju One Glass” [ sic ], mas depois foi alterada para um título gramaticalmente correto, a fim de ser selecionada para a categoria Melhor Canção Original . , no 92º Oscar .
Parasita (trilha sonora)
Parasite (Original Motion Picture Soundtrack) é o álbum da trilha sonora do filme sul-coreano do Oscar , Parasite , dirigido por Bong Joon-ho . Foi lançado sob os selos Genie Music e Stone Music Entertainment em 30 de maio de 2019, no mesmo dia do lançamento do filme e contou com trilha musical composta por Jung Jae-il , que anteriormente colaborou com Joon-ho para Okja (2017).
A partitura de Parasite consiste em “peças de piano minimalistas, pontuadas com percussão leve”, que define a “atmosfera tensa” do filme. Jae-il forneceu uma textura barroca para a partitura que incluiu as árias de ópera de Handel e os trechos da canção italiana ” In ginocchio da te ” de Gianni Morandi . A partitura foi majoritariamente composta e gravada em computador. A pontuação recebeu resposta crítica positiva, elogiando Jae-il como críticos opinaram que “a abordagem minimalista da música, combinou bem com o tema e motivo”. Jae-il ganhou ainda o Buil Film Award e o Grand Bell Award de Melhor Música e recebeu vários elogios.
“Soju One Glass” (‘ Soju han jan ‘ em coreano), uma faixa do filme foi lançada como single acompanhando o álbum na mesma data de seu lançamento. O álbum foi lançado e publicado nos Estados Unidos e Canadá pela Milan Records em outubro de 2019 em formato digital e um lançamento em CD em dezembro. Foi lançado em vinil pela Sacred Bones Records em fevereiro de 2020 e foi co-lançado pela Waxwork Records com diferentes variantes de cores.
Álbum de trilha sonora de:Jung Jae-il
Lançado: 30 de maio de 2019
Gravado: 2019
Gênero: Trilha sonora
Comprimento: 52 : 14
Linguagem:
coreanoitaliano
Etiqueta:
Música do Gênio:Stone Music Entretenimento – Registros de Milão
Composição
Durante a produção de Okja , Joon-ho enviou uma mensagem para ele sobre escrever outro roteiro (que era Parasita ) eventualmente pedindo-lhe para trabalhar no filme, que Jae-il havia aprovado. Jae-il refletiu que o filme precisava “de uma estrutura que parecesse contínua, mas poderosa o suficiente para aproximar os espectadores da cena”, como resultado, ele organizou os instrumentos de forma a refletir isso no música.
A música tinha uma textura barroca, com ritmos sinistros e sinistros presentes nela. Jae-il afirmou sobre a singularidade da partitura, dizendo: “Precisávamos encontrar um tom que estabelecesse o clima para todo o filme. Pensamos em música de estilo barroco e alguns instrumentos de corda. Eu já havia pensado nas árias de Handel e experimentei o música de diferentes ângulos. Eu queria enfatizar as visões do personagem de uma maneira um tanto religiosa, mas permanecer elegante e cômico através da música.” Enquanto assistia à edição final do filme, Jae-il elaborou que pensava em diferentes classes sociais e os sons se desdobravam como uma escada, o que não era intencional. No entanto, depois de assistir ao filme, ele percebeu que tinha muitas subidas e descidas, assim como uma escada.
As sessões de música envolveram Jae-il e Joon-ho discutindo sobre a música do filme e para onde ela deveria ir, e mais tarde gravou as faixas no computador e deixou Joon-ho ouvir a gravação final. Depois que Joon-ho gostou de algumas das partituras, as faixas foram posteriormente orquestradas e gravadas, enquanto as peças que Jung desconsiderou foram reescritas. A partitura contou com instrumentos de cordas que tiveram suas dificuldades, pois “as cordas são especialmente difíceis de expressar com computadores”.
Músicas
Jae-il expressou que compor para “The Belt of Faith” (tema principal do filme) foi “estressante” e marcou seis interpretações que foram desconsideradas por Joon-ho, a versão final é a sétima versão que ele mixou para a música. Embora a faixa descreva emoções variadas, Joon-ho queria que ele “expressasse apenas uma textura com sons concentrados”. Jae-il disse que apesar de suas versões anteriores da música serem “perfeitas”, não atendeu às expectativas de Joon-ho. Ele estava desesperado e bêbado e, mais tarde naquela manhã, trabalhou na improvisação das frases sem sentido da música, que acabou se tornando a versão final da faixa. Joon-ho, expressou isso em uma entrevista ao Polygon, e acrescentou ainda que Jae-il pode não trabalhar com ele novamente devido às dificuldades que teve ao compor a música.
“É [“The Belt of Faith”] a maior peça da partitura, e tem que abranger muitas cenas; tem que mudar cena a cena para combinar com as emoções. Nós repassamos isso dezenas de vezes. tempo, eu estava com medo de Jung Jae-il nunca mais trabalhar comigo porque ele sofreu muito por esta parte da partitura.”
— Bong Joon-ho , em entrevista ao Polygon sobre a composição de “The Belt of Faith”.
A faixa “Zappaguri” era uma faixa menos difícil, de acordo com Jae-il, e era uma versão compactada de “The Belt of Faith”. Ele lembrou que a abordagem era diferente, pois “ele queria que funcionasse no estilo de uma peça de Tom & Jerry “, enfatizando cada batida das ações que ocorrem. O processo foi muito tranquilo e Joon-ho gostou da música.
A música dos créditos finais ” Soju han jan “ ( coreano : 소주 한 잔 , lit. ‘A glass of soju ‘ [a] ) foi escrita por Bong e é interpretada por Choi Woo-shik , que também interpretou o personagem principal Ki-woo . É exibido em inglês como “Soju One Glass” [ sic ] nos lançamentos digitais internacionais da trilha sonora. Quando a música chegou à lista final de dezembro de 2019 para o 92º Oscar na categoria Melhor Canção Original , foi listada sob um título em inglês gramaticalmente correto, “A Glass of Soju”. Excertos de A ópera Rodelinda de Handel e a canção italiana de 1964 ” In ginocchio da te ” de Gianni Morandi também aparecem na partitura.
Lista de faixas
Os títulos em inglês das partituras listadas abaixo são exibidos na contracapa do álbum e nos lançamentos digitais internacionais da trilha sonora; a romanização de nomes e substantivos usados são ligeiramente diferentes daquelas vistas nas legendas oficiais em inglês traduzidas por Darcy Paquet.
Lista de faixas originais
Não. / Título / Comprimento
1. “Abertura” ( 시작 , ‘Iniciar’) / 2:07
2. “Conciliação I” ( 첫번째 알선 , ‘Primeira conciliação’) / 1:04
3. “A caminho da casa rica” ( 부잣집 가는 길 , ‘A caminho da casa de uma família rica’) / 0:55
4. “Conciliação II” ( 두번째 알선 , ‘Segunda conciliação’) / 1:10
5. “Plum Juice” ( 매실청 , Maesilcheong ) / 0:55
6. “Mr. Yoon and Park” ( 윤기사와 박사장 , ‘Chauffeur Yoon and President Park’) / 1:51
7. “Conciliação III” ( 세번째 알선 , ‘Terceira conciliação’) / 1:17
8. “O Cinturão da Fé” ( 믿음의 벨트 , ‘Cadeia de confiança’) / 7:13
9. “Moon Gwang Left” ( 떠나는 문광 , ‘Moon-gwang partindo’) / 0:56
10. “Acampar” ( 야영 ) / 3:05
11. “O Hellgate” ( 지옥의 문 , ‘Gate of Hell’) / 1:15
12. “História comovente de Bubu” ( 부부의 사연 , ‘História de um casal’) / 1:35
13. “Zappaguri” ( 짜파구리 , Jjapaguri [b] ) / 1:47
14. “Fantasma” ( 유령 ) / 2:00
15. “A família está ocupada” ( 첫번째 동분서주 , ‘Primeira ocupação’) / 1:09
16. “Busy to Survive” ( 두번째 동분서주 , ‘Segunda ocupação’) / 1:53
17. “O Lobo Frontal de Ki Taek” ( 기택의 전두엽 ) / 2:42
18. “Água, Oceano” ( 물바다 , ‘Flood’) / 4:41
19. “Water, Ocean Again” ( 또 물바다 , ‘Flood again’) / 1:36
20. “É domingo de manhã” ( 일요일 아침 , ‘Sunday morning’) / 4:03
21. “Sangue e Espada” ( 피와 칼 , ‘Sangue e faca’) / 3:02
22. “Yasan” ( 야산 , ‘ Hillock ‘) / 1:15
23. “Movendo” ( 이사 ) / 1:44
24. “Fim” ( 끝 , ‘Fim’) / 0:53
25. “Soju One Glass” ( 소주 한 잔 , ‘Um copo de soju ‘; interpretada por Choi Woo-shik ) / 3:20
Comprimento total: 52:14
Histórico de lançamentos
Parasite (Original Motion Picture Soundtrack) foi lançado nos formatos de CD digital e digipak em 30 de maio de 2019, coincidindo com o lançamento nos cinemas do filme. Genie Music e Stone Music Entertainment publicaram a trilha sonora do filme na Coreia do Sul [ enquanto a Milan Records lançou a trilha sonora nos Estados Unidos e Canadá em 11 de outubro. Após sua vitória no Oscar , uma edição exclusiva em vinil da trilha sonora foi anunciada pela Sacred Bones Reco
Idioma [d] Região Data de lançamento Formato Rótulos Código do catálogo
rds (uma divisão da Neon ). O álbum foi lançado em formato de LP duplo em 14 de fevereiro de 2020, em diferentes variantes de cores de vinil – verde (grama verde), verde escuro, verde claro, pêssego, branco e cinza (rock do acadêmico), dourado (ouro Oscar) e verde com mármore vermelho. [c] A Waxwork Records também co-distribuiu a trilha sonora em formatos de vinil duplo. A seguir estão as várias edições do álbum sendo lançadas:
Idioma / Região / Data de lançamento / Formato / Rótulos / Código do catálogo coreano / Vários / 30 de maio de 2019 Transmissão de downloads digitais / Genie Music Stone Entretenimento musical / —
coreano / Coreia do Sul / 30 de maio de 2019 / CD Genie Music Stone Entretenimento musical / —
Inglês / Vários / 11 de outubro de 2019 / Transmissão de downloads digitais / Registros de Milão / —
Inglês / Estados Unidos –
Canadá / 20 de dezembro de 2019 / CD / Registros de Milão / 19439750782
Inglês / Estados Unidos – Canadá / 14 de fevereiro de 2020 / Vinil / Registros de Cera de Registros de Ossos Sagrados / SBR-247
Recepção e análise
A pontuação foi aclamada pela crítica. Vanessa Ague, da revista Pitchfork , disse: “Com contrastes musicais inesperados que evocam uma sensação constante de incerteza, a partitura do compositor Jung Jae-il sugere o que está por trás das aparências superficiais dos personagens” e deu uma pontuação de 7,6 (de 10). Ague afirmou ainda sobre a comparação de Okja e Parasita , pois ambos os filmes retratam as desigualdades do capitalismo, mas a pontuação de Jung para o último “enfatiza estilos díspares”. Resplendor’s analisou ainda que, “Ao longo de toda a trilha sonora, notas de breve alegria e longo desespero ajudam a ilustrar as emoções experimentadas ao assistir ao enredo continuamente tortuoso do filme. Embora o filme já faça um trabalho impecável ao contar essa história de luta de classes, o music desafia o público a se envolver ativamente com o profundo significado alegórico do filme” e concluiu que “a pontuação acentua as emoções dinâmicas do filme e ressalta suas mensagens profundas, transformando o excelente filme de Bong Joon-Ho em um exemplo permanente de excelência cinematográfica”. Music Press Asia também declarou: “Julgando a realidade de uma trama sinistra e esforços ousados em equipe-Park, Jung ecoou a aspiração da poderosa dança de Pina Bausch transmitida através da música,Parasita em um enredo satírico e de flexão de gênero”.
A crítica de “filme da semana” de Mark Kermode para o The Guardian elogiou a trilha sonora de Parasite como “a música magnificamente modulada acompanhou perfeitamente as mudanças de tom do filme”. Ele ainda escreveu: “A partitura se move dos padrões sombrios de piano do elevador de cortina, através da mini sinfonia de The Belt of Faith para a loucura rachada de pistas em que os vocais do coro lutam com uma serra musical. Assim como o a ação pode passar do pastelão ao horror e vice-versa – às vezes dentro do espaço de uma única cena – então Jung interpreta as coisas diretamente mesmo quando a loucura acena, garantindo que os elementos subjacentes do pathos sejam amplificados em vez de minados pelo pastiche.” O Film Scorer escreveu ainda: “A promessa jubilosa que a trilha sonora de Jung começou com colapsos em uma realidade sombria. Torna-se um poço no qual o ouvinte e o personagem caem; um pesadelo do capitalismo”.
Parasita – Entrevista de Emprego
Temas e interpretações
Os principais temas de Parasita são conflito de classes , desigualdade social e disparidade de riqueza . Os críticos de cinema e o próprio Bong Joon-ho consideraram o filme como um reflexo do capitalismo em estágio avançado , e alguns o associaram ao termo ” Hell Joseon “ (coreano : 헬조선), uma frase satírica que postula que viver no inferno seria semelhante a viver na Coreia do Sul moderna. Este termo surgiu devido às altas taxas de desemprego juvenil, às intensas demandas de cursar o ensino superior, a crise da acessibilidade das casas e o crescente fosso socioeconómico entre os ricos e os pobres.Em Coronavirus Capitalism Goes to the Cinema , Nulman escreve que a etimologia da palavra ‘parasita’ originalmente se refere a “pessoa que come na mesa de outra”, que é apresentada em uma das cenas do filme. Nulman também observa a conexão entre parasitas e a citação de Karl Marx
“O capitalista … é apenas o capital personificado. Sua alma é a alma do capital . a maior quantidade possível de trabalho excedente . Capital é trabalho morto que, como um vampiro , vive apenas sugando trabalho vivo, e vive quanto mais, mais trabalho suga.”
O filme também analisa o uso de conexões e qualificações para progredir, tanto para famílias ricas quanto para famílias pobres. Alguns argumentam que a discussão de classe do filme se relaciona com o conceito de habitus de Pierre Bourdieu .
Bong se referiu a Parasita como um “filme no andar de cima/em baixo” ou “filme de escada”, no qual as escadas são usadas como motivo para representar as posições das famílias nas casas dos Kims e dos Parks, bem como o bunker do porão . O apartamento semi-subsolo em que os Kims vivem é comum para os moradores mais pobres de Seul devido ao seu aluguel mais baixo, apesar de ter problemas como mofo e aumento do risco de doenças. Inundações de monções , como a retratada no filme, geralmente danificam mais esses tipos de residências. O filme apresenta classe em termos espaciais que falam de hierarquia , segundo Nulman.
De acordo com Bong, o final implica que Ki-woo não será capaz de ganhar os fundos necessários para comprar a casa, já que a cena final mostra Ki-woo ainda no porão e lembra a primeira cena; ele descreveu este tiro como uma “matança infalível” (확인사살), referindo-se a um golpe de misericórdia para garantir a morte. A música final refere-se a Ki-woo trabalhando para ganhar dinheiro para conseguir a casa. Choi Woo-shik estimou que levaria aproximadamente 564 anos para Ki-woo ganhar dinheiro suficiente para comprar a casa. No entanto, ele estava otimista: “Tenho certeza de que Ki-woo é um daqueles garotos brilhantes. Ele terá alguma ideia e entrará na casa da família alemã, e acho que ele resgatará seu pai. “. No entanto, de acordo com muitas interpretações, esse sonho se enquadra em uma mentalidade de bootstrapping e é improvável que seja alcançado; além disso, “não aborda o problema fundamental em questão. Mesmo neste cenário de fantasia, Ki-taek ainda estaria contido na casa por um sistema legal que buscaria seu processo e prisão. As forças que criaram e defenderam a separação da família Kim não seriam desfeitas, apenas adaptadas”.
Os críticos também consideraram os temas do colonialismo e do imperialismo . De acordo com Ju-Hyun Park, o filme se desenrola dentro da “ordem econômica capitalista inaugurada e mantida na Coréia pela ocupação colonial “, e o uso da língua inglesa no filme denota prestígio dentro desse sistema econômico. O filho da família Park, Da-song, é obcecado por ” índios ” e possui brinquedos com temas nativos americanos e réplicas inautênticas. Eugene Nulman faz a ligação entre a família ‘nativa’ Park e os invasores – os Kims que trazem consigo parasitas mortais para os quais os nativos não têm imunidade. Nulman aponta para a teoria do miasmade cheiro de doenças onde se pensava que os nativos poderiam pegar doenças apenas cheirando o ar nocivo carregado pelos espanhóis colonizadores. Isso se conecta ao tema do filme em torno da distinção de classe do cheiro. Bong observou que “os nativos americanos têm uma história muito complicada e longa e profunda. Mas nesta família, essa história é reduzida a um hobby e decoração de um menino... Isso é o que acontece em nosso tempo atual: O contexto e o significado por trás dessas coisas reais só existe como uma coisa superficial”.
Alguns críticos observam a importância da solidariedade da classe trabalhadora como apresentada no filme. Os problemas em que os Kims se encontram foram resultado da falta de solidariedade de classe com a outra família pobre, Geun-sae e Moon-gwang. No clímax do filme, Kim fica ciente de sua identidade de classe quando Park fica enojado com o cheiro de Geun-sae. Outros disseram que Parasita revelou as desgraças das vítimas pobres e impotentes de um mundo indiferente que são transformadas em libertação através do efeito cômico do massacre em massa.
Liberação
Teatral
Neon adquiriu os direitos dos EUA e do Canadá para o filme no American Film Market de 2018 . Os direitos do filme também foram pré-vendidos para territórios de língua alemã (Koch Films), territórios de língua francesa (The Jokers) e Japão (Bitters End). O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes de 2019 em 21 de maio. Foi lançado na Coreia do Sul em 30 de maio de 2019.
Foi lançado na Austrália e Nova Zelândia pela Madman Films em 27 de junho de 2019 (tornando-se o filme coreano de maior bilheteria na região e o filme não-inglês de maior bilheteria do distribuidor em Austrália), e depois nos Estados Unidos e Canadá em 11 de outubro de 2019. O filme foi originalmente programado para ser exibido como um filme de encerramento no FIRST International Film Festival Xining na China em 28 de julho de 2019, mas em 27 Em julho, os organizadores do festival de cinema anunciaram que a exibição foi cancelada por “razões técnicas”.
Foi licenciado para o Reino Unido e Irlanda pela Curzon Artificial Eye em Cannes e teve exibições prévias nos cinemas em todo o país com uma entrevista com Bong Joon-ho compartilhada ao vivo por satélite em 3 de fevereiro de 2020, seguida pelo lançamento geral do filme em 7 de fevereiro.
Neon expandiu o número de cinemas norte-americanos exibindo o filme de 1.060 para 2.001 a partir do fim de semana de 14 de fevereiro de 2020, após o reconhecimento do filme no Oscar, apesar do filme já ter sido lançado em home video na região. Uma remasterização especial do IMAX foi exibida em cinemas norte-americanos limitados durante a semana de 21 de fevereiro de 2020.
Mídia doméstica
Em dezembro de 2019, o filme obteve uma receita líquida de US$ 90 milhões com entretenimento doméstico , televisão e vendas externas.
Em 28 de janeiro de 2020, Parasite foi lançado em Blu-ray Disc na Região A e DVD na Região 1 pela Neon, com distribuição pela Universal Pictures Home Entertainment . Em 13 de fevereiro de 2020, foi anunciado que o filme será lançado em mídia doméstica pela The Criterion Collection . Em 15 de julho de 2020, The Criterion Collection anunciou a data de lançamento de 27 de outubro de 2020, apresentando a tão esperada versão em preto e branco.
Em 24 de fevereiro de 2020, o serviço de streaming baseado em assinatura Hulu anunciou que havia garantido direitos exclusivos para transmitir o filme nos Estados Unidos, a partir de 8 de abril de 2020. Além disso, o Amazon Prime Video começou a transmitir o filme fora dos Estados Unidos . Estados em 28 de março de 2020.
No Reino Unido, foi o filme em língua estrangeira mais vendido de 2020 em formatos físicos de vídeo doméstico .
Edição preto e branco
Uma versão especial monocromática do filme, Parasite: Black-and-White Edition , teve sua estreia mundial no International Film Festival Rotterdam em janeiro de 2020 e foi lançada nos cinemas de algumas cidades dos Estados Unidos no mesmo mês.
Foi lançado em 24 de julho de 2020 no Reino Unido e na Irlanda pela Curzon Artificial Eye nos cinemas e sob demanda simultaneamente, e foi lançado em 27 de outubro de 2020, nos Estados Unidos e Canadá pela The Criterion Collection em DVD e Blu -ray Disc, como parte de seu relançamento de edição especial. A transferência em preto e branco do filme foi supervisionada pelo diretor Bong Joon-ho e pelo diretor de fotografia Hong Kyung-pyo.
Recepção
Bilheteria
Parasita arrecadou US$ 71,4 milhões na Coreia do Sul, US$ 53,4 milhões nos Estados Unidos e Canadá e US$ 133,9 milhões em outros países, para um total mundial de US$ 258,7 milhões. Ele estabeleceu um novo recorde para Bong, tornando-se o primeiro de seus filmes a arrecadar mais de US$ 100 milhões em todo o mundo. Deadline Hollywood calculou o lucro líquido do filme em US$ 46,2 milhões.
Em sua terra natal, a Coréia do Sul, Parasita arrecadou US$ 20,7 milhões em seu fim de semana de estreia. Ele fecharia sua bilheteria com US$ 72,2 milhões e mais de 10 milhões de ingressos, cerca de um quinto da população do país e ocupando o primeiro lugar entre os cinco melhores filmes do ano.
No fim de semana de estreia do filme nos Estados Unidos, arrecadou US$ 376.264 em três cinemas. Sua média por local de US$ 125.421 foi a melhor desde La La Land ‘s em 2016, e a melhor de todos os tempos para um filme internacional. Ele se expandiu para 33 cinemas em seu segundo fim de semana, faturando US$ 1,24 milhão, e depois faturou US$ 1,8 milhão em 129 cinemas em seu terceiro. O filme arrecadou US$ 2,5 milhões em seu quarto fim de semana e US$ 2,6 milhões em seu quinto. A contagem inicial de cinemas do filme atingiu o pico em seu sexto fim de semana em 620, quando arrecadou US $ 1,9 milhão. Ele continuou a se manter bem nos fins de semana seguintes, faturando US$ 1,3 milhão e US$ 1 milhão.
Em sua décima semana de lançamento, o filme ultrapassou a marca de US$ 20 milhões (raro para um filme internacional), faturando US$ 632.500 em 306 cinemas. Durante o fim de semana do Oscar, o filme arrecadou US$ 1,5 milhão em 1.060 cinemas, totalizando US$ 35,5 milhões. Após a duplicação de exibições teatrais de Neon na semana seguinte ao Oscar, o filme arrecadou US $ 5,5 milhões em receita dos EUA e Canadá, tornando-se um dos maiores aumentos de Melhor Filme desde Slumdog Millionaire em 2009 e o maior em dez anos. .
Em 5 de fevereiro, Parasita se tornou o primeiro filme coreano em quase 15 anos que ultrapassou um milhão de espectadores no Japão. No Reino Unido, quebrou o recorde para o fim de semana de estreia de um filme em língua não inglesa, faturando £ 1,4 milhão (US $ 1,8 milhão), incluindo prévias em seu fim de semana de estreia, de 135 telas, e na Austrália arrecadou mais de US$ 1,9 milhão. No fim de semana seguinte a sua vitória no Oscar, o filme arrecadou US$ 12,8 milhões de 43 países, elevando seu total internacional para US$ 161 milhões, e seu faturamento global acima da marca de US$ 200 milhões.
Após seu sucesso no Oscar, Parasite recebeu uma reavaliação significativa, gerando receita adicional significativa. A Associated Press relatou o maior “efeito Oscar” desde 2001, depois que Gladiador ganhou o Oscar de Melhor Filme. A receita de bilheteria de Parasita aumentou mais de 230% em comparação com a semana anterior, arrecadando US$ 2,15 milhões em um único dia. Também ficou em primeiro lugar no Japão, o primeiro filme coreano a fazê-lo em 15 anos. A Motion Picture Distributors Association of Australia anunciou que US$ 749 mil em ingressos de cinema foram vendidos em um único fim de semana, com o filme re-entrando no top 10 nas bilheterias locais mais de seis meses depois de estrear nos cinemas australianos. Parasita também voltou ao quarto lugar nas bilheterias da Coreia do Sul, atraindo mais de 80.000 espectadores.
Resposta crítica
No agregador de avaliações Rotten Tomatoes , Parasite tem um índice de aprovação de 99% com base em 468 avaliações, com uma classificação média de 9,4/10. O consenso dos críticos do site diz: “Um olhar urgente e brilhantemente em camadas sobre temas sociais oportunos, Parasita encontra o escritor-diretor Bong Joon Ho no comando quase total de seu ofício”. No Metacritic , 52 resenhas compiladas de críticos foram identificadas como positivas, dando ao filme uma pontuação média ponderada de 96 em 100, indicando “aclamação universal”. No mesmo site, Parasita foi classificado como o melhor filme de 2019 e ficou em 7º lugar entre os filmes com as maiores pontuações da década. Em 20 de novembro de 2021, é o 48º filme mais bem avaliado de todos os tempos no site.
Escrevendo para o The New York Times , AO Scott descreveu o filme como “descontroladamente divertido, o tipo de filme inteligente, generoso e esteticamente energizado que elimina as distinções cansadas entre filmes de arte e filmes de pipoca”. Bilge Ebiri, da revista Vulture , escreveu que Parasita é “uma obra que está em um estado de constante e agitada transformação – uma obra-prima estressante cujo feitiço perdura muito depois de sua assombrosa imagem final”. Em sua crítica de cinco estrelas, Dave Calhoun da Time Out elogiou o comentário social no filme, chamando o trabalho geral de “surpreendente e totalmente emocionante do começo ao fim, cheio de grandes explosões e pequenas maravilhas”.Jessica Kiang, da Variety , descreveu o filme como “um passeio selvagem e selvagem”, escrevendo que “Bong está de volta e em forma brilhante, mas ele está inconfundivelmente, rugindo furioso, e registra porque o alvo é tão merecedor, tão enorme, então 2019: Parasita é um carrapato gordo com o sangue amargo da raiva de classe”. Joshua Rivera da GQ fez uma crítica brilhante e declarou Parasita como possivelmente um dos melhores filmes de 2019.
Michael Wood, escrevendo para a London Review of Books , descobriu que seguir um tema de consciência de classe é consistente com o Snowpiercer anterior do diretor, afirmando: “O tema da ascensão social, ou diferença social como paisagem, dificilmente poderia ser mais óbvio, mas estamos começando a entender a ideia do filme: não evitar estereótipos, mas continuar colidindo com eles”. O site de filmes do Reino Unido TheShiznit recebeu um A, observando que “isso faz você se perguntar qual é o ponto de inflexão para tal comportamento em uma cultura onde as maneiras e a servidão são ensinadas àqueles que não podem se dar ao luxo de não tê-las”. A AA Dowd do AV Club deu ao filme uma nota A, elogiando a diversão e as reviravoltas surpreendentes .
Parasita ficou em primeiro lugar em uma pesquisa do IndieWire com mais de 300 críticos, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Filme Estrangeiro. Ele também apareceu em mais de 240 listas de final de ano de 240 críticos, incluindo 77 que o classificaram em primeiro lugar.
Parasita – Cena “Uma benção de chuva”
Reconhecimentos
Parasita ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes 2019 . Tornou-se o primeiro filme sul-coreano a fazê-lo, bem como o primeiro filme a vencer com uma votação unânime desde Blue Is the Warmest Color no Festival de Cinema de Cannes de 2013 . No 77º Golden Globe Awards , o filme foi indicado a três prêmios, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro , e ganhou Melhor Filme Estrangeiro , tornando-se o primeiro filme sul-coreano a alcançar esse feito.
Tornou-se o segundo filme internacional a ser indicado para o Screen Actors Guild Award por Melhor Performance de Elenco em um Filme desde A Vida é Bela (1997), e finalmente ganhou a categoria, tornando-se o primeiro filme internacional a ganhar o prêmio. . Parasita também foi indicado para quatro prêmios no 73º British Academy Film Awards – Melhor Filme , Melhor Diretor , Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Não em Língua Inglesa, sendo o primeiro filme sul-coreano a receber outras indicações além de Melhor Filme Não em Língua Inglesa, e passou a ganhar Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Não em Língua Inglesa.
Parasita foi apresentado como a entrada sul-coreana de Melhor Longa-Metragem Internacional para o 92º Oscar, fazendo a lista final de dezembro. Ele passou a ganhar quatro prêmios – Melhor Filme , Melhor Diretor , Melhor Roteiro Original e Melhor Longa-Metragem Internacional. Parasita se tornou o primeiro filme de língua não inglesa na história do Oscar a ganhar o prêmio de Melhor Filme. Parasita também se tornou o primeiro filme sul-coreano a ser indicado para Melhor Filme no Oscar e o segundo filme do Leste Asiático a receber uma indicação para Melhor Filme desde Crouching Tiger, Hidden Dragon (2000), e Bong Joon-ho se tornou o quarta pessoa asiática a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor, tornando-se o segundo a ganhar depois de Ang Lee . Ele também recebeu indicações para Melhor Edição de Filme e Melhor Design de Produção . O filme também é o segundo filme a ganhar o Oscar de Melhor Filme e a Palma de Ouro em Cannes sob o nome deste último em sessenta e cinco anos desde Marty , sendo o terceiro filme a ganhar os dois grandes prêmios após o primeiro e The Lost Weekend .
No 56º Grand Bell Awards , Parasita ganhou 11 indicações com 5 prêmios (o máximo para o show) em seu nome. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (para Bong Joon-ho), Melhor Atriz Coadjuvante (para Lee Jung-eun ), Melhor Roteiro (para Bong Joon Ho e Han Jin-Won ) e Melhor Música (para Jung Jae-il). ).
Durante o discurso de aceitação de Bong Joon-ho no Oscar, ele fez uma pausa para agradecer a Martin Scorsese , um diretor co-indicado, a quem Bong reconheceu como tendo importância histórica para a história do cinema, o que resultou em aplausos espontâneos do público em reconhecimento a Scorsese durante sua Fala. No dia seguinte, Scorsese enviou ao diretor uma carta pessoal de congratulações que Bong relatou durante uma palestra no Film at Lincoln Center.onde Bong afirmou que não poderia compartilhar a carta completa de Scorsese devido à sua natureza pessoal. Ele, no entanto, compartilhou a conclusão da carta, afirmando que Scorsese disse a ele que “Você fez bem. Agora descanse. Mas não descanse por muito tempo”. Bong então acrescentou que Scorsese terminou sua carta afirmando “como ele e outros diretores estavam esperando pelo meu próximo filme (de Bong)”.
A Associated Press comentou que, embora a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) tenha anteriormente falhado em reconhecer adequadamente as cineastas mulheres nas indicações ao Oscar, desta vez reconheceu a diversidade. O Wall Street Journal também afirmou que o filme parecia prometer um “Oscar mais inclusivo” exigido por aqueles que criticaram anteriormente o AMPAS. A AP observou que a vitória do filme, por ser um filme estrangeiro vencedor do Oscar em uma categoria regular da Academia, abre a porta para Hollywood passar por uma mudança radical e um tipo diferente de avanço, já que um cético teme que se “Parasita ganhou o Oscar de melhor filme internacional, provavelmente não ganharia nenhum outro grande prêmio”.”A academia deu melhor filme para o melhor filme real”, escreveu Justin Chang do Los Angeles Times , que continuou que o corpo de prêmios de cinema estava “surpreso … em reconhecer que nenhum cinema de país tem o monopólio da grandeza” . Em 2021, o Writers Guild of America classificou o roteiro de Parasite como o quarto maior do século 21 até agora.
Lista de elogios recebidos por Parasite
Parasita ( em coreano : 기생충 ; RR : Gisaengchung ) é um filme de suspense e comédia de humor negro sul-coreano de 2019dirigido por Bong Joon-ho . O roteiro foi co-escrito por Bong e Han Jin-won . O filme é estrelado por Song Kang-ho , Lee Sun-kyun , Cho Yeo-jeong , Choi Woo-shik , Park So-dam e Jang Hye-jin . Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019, tornando-se o primeiro filme coreano a receber o prêmio, bem como o primeiro filme a fazê-lo com uma votação unânime desde Blue Is the Warmest Color , de 2013 . Foi selecionado como a entrada sul-coreana para Melhor Longa-Metragem Internacional no 92º Oscar , a segunda seleção de Bong depois de Mother , de 2009 .
Parasita estreou no 72º Festival de Cinema de Cannes em 21 de maio de 2019. Foi lançado na Coréia do Sul pela CJ Entertainment em 30 de maio de 2019 e no resto do mundo pela Neon no final de 2019. O filme teve um lançamento limitado em 11 de outubro de 2019 em Los Angeles e Nova York , antes de se expandir a partir de 18 de outubro. Arrecadou US$ 257 milhões em todo o mundo, incluindo US$ 53,3 milhões nos Estados Unidos e Canadá , tornando-se o lançamento de maior bilheteria de Bong; é atualmente o décimo nono filme doméstico de maior bilheteria na história da Coreia do Sul . Rotten Tomatoes , um agregador de resenhas pesquisou 467 resenhas e julgou 99% positivas.
Parasita recebeu ampla aclamação da crítica, com elogios particulares ao roteiro e direção de Bong, edição e valores de produção, bem como as performances dos atores, especialmente Song. Entre seus inúmeros prêmios, Parasita ganhou quatro prêmios no 92º Oscar de Melhor Filme , Melhor Diretor , Melhor Roteiro Original e Melhor Longa-Metragem Internacional . Tornou-se o primeiro filme sul-coreano a receber o reconhecimento do Oscar , bem como o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o prêmio de Melhor Filme . [nota 1]
Na 77ª edição do Globo de Ouro , o filme teve três indicações, vencendo o de Melhor Filme Estrangeiro . No 73º British Academy Film Awards , o filme recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção , e ganhou por Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Não em Língua Inglesa . No Screen Actors Guild Awards , tornou-se o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar como Melhor Performance de Elenco em um Filme .
Prêmio / Data da cerimônia Categoria / Destinatário(s) / Resultado Prêmios AACTA / 4 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Asiático / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios AACTA / 3 de janeiro de 2020 Melhor Filme Internacional / Kwak Sin-ae e Bong Joon-ho / Ganhou
Prêmios AACTA / 3 de janeiro /
Melhor Direção Internacional Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios AACTA / 3 de janeiro /
Melhor Ator Coadjuvante Internacional / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios AACTA / 3 de janeiro / Melhor Roteiro Internacional / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios de Filmes para Adultos da AARP / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Intergeracional / Parasita / Nomeado
Prêmios de Filmes para Adultos da AARP / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor foto / Kwak Sin-ae e Bong Joon-ho / Ganhou
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Longa-Metragem Internacional / Coreia do Sul / Ganhou
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor edição de filme / Yang Jin-mo / Nomeado
Prêmios da Academia / 9 de fevereiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun e Cho Won Woo / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos / 10 de dezembro de 2019 / Dez melhores filmes / Parasita / 8º lugar
Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos / 10 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos / 10 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Ganhou
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Conjunto / Parasita / Nomeado
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema / 10 de janeiro de 2020 / Melhor filme em língua não inglesa / Parasita / Ganhou
Prêmios Amanda / 14 de agosto de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / parasita / ganhou
Editores de cinema americano / 17 de janeiro de 2020 / Melhor Longa-Metragem Editado – Dramático / Yang Jin-mo / Ganhou
Prêmios do American Film Institute / 3 de janeiro de 2020 / Prêmio Especial AFI / Parasita / Ganhou
Prêmios do Art Directors Guild / 1 de fevereiro de 2020 / Excelência em Design de Produção para Longa-Metragem Contemporânea / Lee Ha Jun / Ganhou
Prêmios de tela da Ásia-Pacífico / 21 de novembro de 2019 / Melhor Longa-Metragem / Kwak Sin-ae e Bong Joon-ho / Ganhou
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / / Melhor Filme / Kwak Sin-ae e Bong Joon-ho / Ganhou
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Choi Woo Shik / Nomeado
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun / Nomeado
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Ganhou
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor Música Original / Jung Jae-il / Nomeado
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor Música Original / Jung Jae-il / Nomeado
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Ganhou
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhor som / Choi Tae Young / Nomeado
Prêmios de cinema asiático / 28 de outubro de 2020 / Melhores efeitos visuais / Hong Jeong Ho / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema de Atlanta / 2 de dezembro de 2019 / 10 melhores filmes Parasita / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Atlanta / 2 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Atlanta / 2 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Atlanta / 2 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro/ Parasita / 7° lugar
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Os dez melhores filmes da década / Parasita / 1° lugar
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Os dez melhores filmes do ano / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / melhor filme / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Conjunto / Parasita / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Austin / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Associação Australiana de Críticos de Cinema / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Internacional (Língua Estrangeira) / Parasita / ganhou
Festival de Cinema de Bandung 22 de novembro de 2019 / Filmes importados ilustres / Parasita / ganhou
Sindicato da Imprensa Cinematográfica Belga / 30 de janeiro de 2020 / grande Prêmio / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação Belga de Críticos de Cinema / 4 de janeiro de 2020 / grande Prêmio Parasita / Nomeado Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Grande Prêmio (Daesang) / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor Filme / Parasita / nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Parasita / ganhou
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor ator / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor atriz / Cho Yeo Jeong / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Park Myung Hoon / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor atriz coadjuvante / Park Myung Hoon / nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor Novo Ator / Park Myung Hoon / Ganhou
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor Nova Atriz / Jang Hye Jin / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios de Artes Baeksang / 5 de junho de 2020 / Prêmio Técnico / Hong Kyung-pyo / Nomeado
BFE Corte Acima dos Prêmios / 5 de março de 2021 / Melhor Drama Único Editado / Yang Jin-mo / Ganhou
Prêmios do Círculo de Críticos de Cinema Negro /19 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / Nomeado
Críticos de Cinema Negro /19 de dezembro de 2019 / Melhor filme estrangeiro / parasita / ganhou
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / melhor filme / ganhou
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor ator / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor atriz / Cho Yeo Jeong / Ganhou
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Park Myung Hoon / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun / Ganhou
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Park So-dam / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor Fotografia e Iluminação / Hong Kyung-pyo, Kim Chang-ho / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor música / Jung Jae-il / Nomeado
Prêmios Blue Dragon Film / 21 de novembro de 2019 / Melhor Direção de Arte / Lee Ha Jun / Ganhou Prêmios Faixa Azul / 24 de fevereiro de 2021 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Bodil / 29 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Não Americano / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema Online de Boston / 14 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema Online de Boston / 14 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema Online de Boston / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema Online de Boston / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema Online de Boston / 14 de dezembro de 2019 / Os 10 melhores filmes do ano / Parasita / ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Boston / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Boston / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro/ Parasita / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Boston / 15 de dezembro de 2019 / melhor elenco / Parasita / vice-campeão
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme / Kwak Sin-ae e Bong Joon-ho / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios da Academia Britânica de Cinema / 2 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Não em Língua Inglesa / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios de Cinema Independente Britânico / 1 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Independente Internacional / Parasita / Ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / melhor filme / Parasita / ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor ator /Choi Woo Shik / Nomeado
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor atriz / Cho Yeo Jeong / Nomeado
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Park Myung Hoon / Ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun/ Ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Jang Hye Jin / Nomeado
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor música / Jung Jae-il / Ganhou
Prêmios Construir Filmes / 4 de outubro de 2019 / Melhor Direção de Arte / Lee Ha Jun / Nomeado
Prêmios de Críticos de Cinema de Busan / 26 de novembro de 2019 / Melhor atriz / Lee Jung-eun / Ganhou
Cahiers du Cinema / 6 de janeiro de 2020 / 10 melhores listas / Parasita / 2 º lugar
Festival Internacional de Cinema de Calgary / 3 de outubro de 2019 / Prêmio Favorito dos Fãs / Parasita / ganhou
Festival de Cinema de Cannes / 25 de maio de 2019 / Palma de Ouro / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios César / 28 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Cho Yeo Jeong / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Direção de Arte / Lee Ha Jun / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Chicago / 14 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Chlotrudis / 25 de março de 2020 / Melhor filme / Parasita / ganhou
Prêmios Chlotrudis / 25 de março de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Chlotrudis / 25 de março de 2020 / Performance de um Elenco / Parasita / Ganhou
Prêmios Chlotrudis / 25 de março de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Chlotrudis / 25 de março de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Prêmios Chlotrudis / 25 de março de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Nomeado
Prêmios de Arte Cinematográfica Chunsa / 18 de julho de 2019 / Melhor Diretor Bong / Joon Ho / Ganhou
Prêmios de Arte Cinematográfica Chunsa / 18 de julho de 2019 / Melhor ator / Choi Woo Shik / Nomeado
Prêmios de Arte / 18 de julho de 2019 / melhor ator / Song Kang Ho / nomeado
Melhor atriz / Cho Yeo Jeong / Ganhou
Prêmios de Arte Cinematográfica Chunsa / 18 de julho de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Park Myung Hoon / nomeado
Prêmios de Arte Cinematográfica Chunsa / 18 de julho de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun / Ganhou
Prêmios de Arte Cinematográfica Chunsa / 18 de julho de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios de Arte Cinematográfica Chunsa / 19 de junho de 2020 / Prêmio Garça Branca / Bong Joon Ho / Ganhou Prêmios Cine 21 / 24 de dezembro de 2019 / Melhor filme do ano / Parasita / Ganhou
Prêmios Cine 21 / 24 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor do Ano / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Cine 21 / 24 de dezembro de 2019 / Melhor Ator do Ano / Song Kang Ho / Ganhou
Prêmios Cine 21 / 24 de dezembro de 2019 / Melhor Atriz do Ano / Lee Jung-eun / Ganhou
Prêmios Cine 21 / 24 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro do Ano / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Cine 21 / 24 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor de Fotografia do Ano / Hong Kyung-pyo / Ganhou
Prêmios do Círculo de Escritores de Cinema / 20 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Clio / 21 de novembro de 2019 Teatral: Trailers / Parasita / nomeado
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / melhor filme estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / melhor filme estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / Melhor edição de filme / Yang Jin-mo / Nomeado
Prêmios Columbus Film Critics Association / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Conjunto / Parasita / vice-campeão
Festival de Cinema de Crested Butte / 29 de setembro de 2019 / Melhor Filme / Narrativo / Parasita / ganhou
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita / nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor conjunto de atuação / Parasita / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Critics’ Choice Movie Awards / 12 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / 3° lugar
Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / 2 º lugar
Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Vice-campeão
Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Fort Worth / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios David di Donatello / 3 de abril de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Denver / 14 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Denver / 14 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Denver / 14 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / parasita / ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Detroit / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Conjunto / Parasita / Nomeado
Prêmios Dias de Cinema / 14 de janeiro de 2020 Melhor Filme Estrangeiro Parasita / ganhou
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor ator/ Choi Woo Shik / Nomeado
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Song Kang Ho / Ganhou
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor atriz / Lee Jung-eun / Nomeado
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor atriz / Cho Yeo Jeong / Nomeado
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor Novo Ator / Park Myung Hoon / Ganhou
Prêmios Corte do Diretor / 12 de dezembro de 2019 / Melhor Nova Atriz / Jang Hye Jin / Nomeado
Prêmios do Sindicato dos Diretores da América / 25 de janeiro de 2020 / Melhor Direção – Longa-Metragem / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Filme do ano / Parasita / Ganhou
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Diretor do ano / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Melhor Performance de Filme Coadjuvante do Ano — Ator / Song Kang Ho / Ganhou
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Filme em Língua Estrangeira do Ano / Parasita / Ganhou
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Roteiro do Ano / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Dorian / 8 de janeiro de 2020 / Filme Visualmente Impressionante do Ano / Parasita / Nomeado
Festival Internacional de Cinema da Eurásia / 6 de julho de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Festa Fantástica/ 26 de setembro de 2019 / Prêmio do Público / Parasita / Ganhou
filme do sul / 16 de novembro de 2019 / Prêmio do Público / Parasita / Ganhou
Festival SESC Melhores Filmes / 19 de agosto de 2020 / Melhor Filme Internacional / Parasita / Ganhou
Festival SESC Melhores Filmes / 19 de agosto de 2020 / Melhor Diretor Internacional / Bong Joon Ho / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2019 / Melhor Conjunto / Parasita / nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Flórida / 23 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / vice-campeão
Fotogramas de Plata / 12 de novembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Trilha Sonora Original / Jung Jae-il / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Canção Original / “A Glass of Soju” por Jung Jae-il e Bong Joon-ho / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Conjunto / Parasita / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Geórgia / 10 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasiya / ganhou
Globes de Cristal Awards / 14 de março de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / pendente
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor atriz coadjuvante / Cho Yeo Jeong / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Artista Revelação / Cho Yeo Jeong / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Conjunto / Cho Yeo-jeong , Choi Woo-shik , Jang Hye-jin , Jung Hyun-joon , Jung Ziso , Lee Jung-eun , Lee Sun-kyun , Park Myung-hoon , Park So-dam , Song Kang-ho / Ganhou
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor edição de filme / Yang Jin-mo / Ganhou
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Canção Original “A Glass of Soju” – Jung Jae-il e Bong Joon-ho / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun, Cho Won Woo / Nomeado
Prêmios Gold Derby / 4 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Conjunto da década / Cho Yeo-jeong , Choi Woo-shik , Jang Hye-jin , Jung Hyun-joon , Jung Ziso , Lee Jung-eun , Lee Sun-kyun , Park Myung-hoon , Park So-dam , Song Kang-ho / Ganhou
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor edição de filme / Yang Jin-mo / Ganhou
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun, Cho Won Woo / 3º lugar
Prêmios Gold Derby Década / 10 de março de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios Globo de Ouro / 5 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Filme favorito do ano / Parasita / nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor do Ano / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Diretor do Ano / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Melhor Roteiro do Ano / Nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / O Filme Mais Trippie do Ano / Parasita / nomeado
Prêmios Schmoes de Ouro / 7 de fevereiro de 2020 / Maior surpresa do ano / parasita / vice-campeão
Prêmios Tomate Dourado / 9 de janeiro de 2020 / Lançamento limitado mais bem avaliado / Parasita / ganhou
Prêmios Tomate Dourado / 9 de janeiro de 2020 / Filme em língua estrangeira mais bem avaliado / parasita / ganhou
Prêmios Tomate Dourado / 9 de janeiro de 2020 / Drama mais bem avaliado / Parasita / ganhou
Prêmios Tomate Dourado / 9 de janeiro de 2020 / Filmes favoritos dos fãs / vice-campeão
Prêmios Tomate Dourado / 9 de janeiro de 2020 / Prêmio Ano de Ouro / Bong Joon Ho / Nomeado Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor Filme Parasita / Ganhou
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor ator / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Park Myung Hoon / Nomeado
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun / Ganhou
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor edição de filme / Yang Jin-mo / Nomeado
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor Iluminação / Kim Chang Ho / Nomeado
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor música / Jung Jae-il / Ganhou
Prêmios Grand Bell / 3 de junho de 2020 / Melhor Direção de Arte / Lee Ha Jun / Nomeado
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro/ 11 de outubro de 2020 / Melhor Longa-Metragem Estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios Besouro Dourado / 20 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios de Cinema Hochi / 2 de dezembro de 2020 / Melhor Filme Internacional / Parasita / nomeado
Prêmios da Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita / nomeado
Prêmios da Associação de Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor Masculino / Bong Joon Ho / Nomeado
Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Críticos de Hollywood / 9 de janeiro de 2020 / Prêmio de Realização do Cineasta / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios de cinema de Hollywood / 3 de novembro de 2019 / Prêmio Cineasta de Hollywood / Bong Joon Ho / Ganhou
Hollywood Music in Media Awards / 20 de novembro de 2019 / Melhor Trilha Sonora Original em Longa-Metragem Jung Jae-il / Nomeado
Associação Profissional de Hollywood / 19 de novembro de 2020 / Edição excepcional – longa-metragem / Yang Jin-mo / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / 2 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Houston / Melhor Arte de Pôster de Filme / Parasita / nomeado Prêmios Huading / 29 de outubro de 2020 / Melhor Filme Global / Melhor Diretor Global de Filme Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Huading / 29 de outubro de 2020 / Melhor Roteiro Global para um Filme / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios Huading / 29 de outubro de 2020 / Melhor Atriz Coadjuvante Global em um Filme / Park So-dam / Nomeado
Prêmios IGN / 21 de dezembro de 2019 / Melhor filme do ano / Parasita
Prêmios IGN / 21 de dezembro de 2019 / Melhor Filme de Comédia do Ano / Parasita
Prêmios IGN / 21 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios IGN / 21 de dezembro de 2019 / Melhor intérprete coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios IGN / 21 de dezembro de 2019 / Melhor conjunto de filmes / Parasita / nomeado
Prêmios Espírito Independente / 8 de fevereiro de 2020 / Melhor Filme Internacional / Parasita / ganhou
Associação de Jornalistas de Cinema de Indiana / 16 de dezembro de 2019 /Melhor Filme / vice-campeão
Associação de Jornalistas de Cinema de Indiana / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Jornalistas de Cinema de Indiana / 16 de dezembro de 2019 / Prêmio Visão Original / Bong Joon Hoo / vice-campeão
Associação de Jornalistas de Cinema de Indiana / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Ganhou
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor ator / Song Kang Ho / 9º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / 5° lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Park So-dam / 10º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Cho Yeo Jeong / 15º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Lee Jung-eun / 22º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia Hong Kyung-pyo / 5º lugar
Enquete dos críticos do IndieWire / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor Diretor Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor foto / Parasita / 2 º lugar
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor atriz coadjuvante / Cho Yeo Jeong / Vice-campeão
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor Conjunto / Parasita / Ganhou
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor edição Yang Jin-mo / Vice-campeão
Prêmios da Sociedade Cinephile Internacional / 25 de maio de 2019 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Ganhou
Prémios do Festival Internacional de Cinema de Macau / 8 de outubro de 2019 / Filme de grande sucesso asiático 2019 / Parasita / ganhou
Festival Internacional de Cinema Cinematik / 15 de setembro de 2019 / Prêmio do Público / Parasita / ganhou
Festival Internacional de Cinema de Roterdã / 31 de janeiro de 2020 Prêmio do Público da Loteria BankGiro / Parasita (versão P&B) / Ganhou
Prêmio de Cinema da Academia do Japão / 19 de março de 2021 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Festival Internacional de Música e Cinema de Jecheon / 9 de agosto de 2019 / Prêmio Pessoa do Ano na Indústria Cinematográfica / Bong Joon Ho / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Kansas City / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / Vice-campeão
Círculo de Críticos de Cinema de Kansas City / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Vice-campeão
Círculo de Críticos de Cinema de Kansas City / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Vice-campeão
Círculo de Críticos de Cinema de Kansas City / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Cinema Junpo / 10 de fevereiro de 2021 / Melhor Filme Estrangeiro / parasita / ganhou
Prêmios Cinema Junpo / 10 de fevereiro de 2021 / Melhor Diretor de Filme Estrangeiro / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios Cinema Junpo / 10 de fevereiro de 2021 / Readers’ Choice Melhor Diretor de Filme Estrangeiro / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios da Associação Coreana de Críticos de Cinema / 13 de novembro de 2019 / Melhor Filme Parasita / Ganhou
Prêmios da Associação Coreana de Críticos de Cinema / 13 de novembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios da Associação Coreana de Críticos de Cinema / 13 de novembro de 2019 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Ganhou
Prêmios da Associação Coreana de Críticos de Cinema / 13 de novembro de 2019 / Os 10 melhores filmes do ano / Parasita / Ganhou
Prêmios da Associação de Produtores de Cinema Coreanos / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios da Associação de Produtores de Cinema Coreanos / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Iluminação / Kim Chang Ho / Ganhou
Prêmios da Associação de Produtores de Cinema Coreanos / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Direção de Arte / Lee Ha-joon / Ganhou
Prêmios da Sociedade de Críticos de Cinema de Las Vegas / 13 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / Nomeado
Prêmios da Sociedade de Críticos de Cinema de Las Vegas / 13 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios da Sociedade de Críticos de Cinema de Las Vegas / 13 de dezembro de 2019 / Os 10 melhores filmes da LVFCS de 2019 / Parasita / 4° lugar
Festival Internacional de Cinema de Locarno / 12 de agosto de 2019 / Prêmio de Excelência / Song Kang Ho / Ganhou
Prêmios de Cinema do Círculo de Críticos de Londres / 30 de janeiro de 2020 / Filme do ano / Parasita / Ganhou
Prêmios de Cinema do Círculo de Críticos de Londres / 30 de janeiro de 2020 / Diretor do ano / Bong Joon Ho / Ganhou
Prêmios de Cinema do Círculo de Críticos de Londres / 30 de janeiro de 2020 / Roteirista do Ano / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios de Cinema do Círculo de Críticos de Londres / 30 de janeiro de 2020 / Realização Técnica do Ano Lee Ha Jun / Nomeado
Prêmios de Cinema do Círculo de Críticos de Londres / 30 de janeiro de 2020 / Filme em Língua Estrangeira do Ano Parasita / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Vice-campeão
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles / 11 de janeiro de 2020 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Vice-campeão
Prêmios Mainichi Film / 17 de fevereiro de 2021 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios Golden Reel da Motion Picture Sound Editors / 19 de janeiro de 2020 / Recurso – Língua Estrangeira / Choi Tae-young (Supervisor de Editor de Som) – Kang Hye-young (Designer de Som, Editor de Efeitos Sonoros) – Kim Byung-in (Supervisor de Editor de ADR)- Park Sung-gyun (Artista Foley) – Lee Chung-gyu (Artista Foley) – Shin I-na (Editor Foley) / Ganhou
Festival Internacional de Cinema de Munique / 6 de julho de 2019 / Prêmio ARRI/OSRAM / Parasita / nomeado
Conselho Nacional de Revisão / 3 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / ganhou
Sociedade Nacional de Críticos de Cinema / 4 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Sociedade Nacional de Críticos de Cinema / 4 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / 2º lugar
Sociedade Nacional de Críticos de Cinema / 4 de janeiro de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / 3º lugar
Sociedade Nacional de Críticos de Cinema / 4 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Nova York / 7 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Críticos de cinema de Nova York on-line / 7 de dezembro de 2019 / 10 melhores filmes / Parasita / ganhou
Críticos de cinema de Nova York on-line / 7 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Críticos de cinema de Nova York on-line / 7 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Críticos de cinema de Nova York on-line / 7 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Nikkan de Cinema Esportivo / 28 de dezembro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / nomeado
Prêmios do Círculo de Críticos de Cinema de Oklahoma / 15 de dezembro de 2019 / 10 melhores filmes / Parasita / 4° lugar
Prêmios do Círculo de Críticos de Cinema de Oklahoma / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Não em Língua Inglesa / Parasita / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema Online / 6 de janeiro de 2020 / Prêmio de Realização Técnica – Melhor Design de Produção / parasita / ganhou
Festival Internacional de Cinema de Palm Springs / 13 de janeiro de 2020 / Prêmio FIPRESCI de Melhor Roteiro Internacional / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios Phoenix Film Critics Society / 17 de dezembro de 2019 / PFCS TOP TEN / Parasita / Ganhou
Prêmios Phoenix Film Critics Society / 17 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios do Sindicato dos Produtores da América / 18 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Teatral / Kwak Sin-ae e Bong Joon-ho / Nomeado
Prêmios Robert / 26 de janeiro de 2020 / Melhor filme em língua não inglesa / Parasita / Ganhou
Prêmios de terror clássico Rondo Hatton/ 6 de abril de 2020 / Melhor Filme de 2019 / Parasita / nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Nomeado
Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Cinema da Área da Baía de São Francisco / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Festival Internacional de Cinema de São Sebastião / 20 de setembro de 2019 / Grande Prêmio FIPRESCI / Parasita / nomeado
Prêmios Sant Jordi / 20 de abril de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita
Santa Barbara International Film Festival / 23 de janeiro de 2020 / Prêmio Melhor Diretor do Ano / Bong Joon Ho / Ganhou
São Paulo International Film Festival / 30 de outubro de 2019 / Prêmio do Público – Melhor Filme de Ficção Internacional / Parasita / Ganhou
Prêmios de Satélite / 21 de janeiro de 2020 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de janeiro de 2020 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios de Satélite / 21 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Nomeado
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor Filme Internacional / Parasita / ganhou
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor Redação / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Prêmios Saturno / 26 de outubro de 2021 / Melhor música / Jung Jae-il / Nomeado
Prêmios do Screen Actors Guild / 19 de janeiro de 2020 / Desempenho excepcional de um elenco em um filme / Cho Yeo-jeong , Choi Woo-shik , Jang Hye-jin , Jung Hyeon-jun, Jung Ziso , Lee Jung-eun , Lee Sun-kyun , Park Myung-hoon , Park So-dam e Song Kang-ho / Ganhou Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Ator Coadjuvante / Song Kang Ho / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Conjunto / Parasita / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Fotografia / Hong Kyung-pyo / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Nomeado
Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema do Sudeste / 9 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / Ganhou
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema do Sudeste / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Vice-campeão
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema do Sudeste / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema do Sudeste / 9 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor Bong / Joon Ho / Vice-campeão
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Design de Produção / Lee Ha Jun / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Filme de Terror Parasita / Vice-campeão
Associação de Críticos de Cinema de St. Louis / 15 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Festival de Cinema de Sydney / 16 de junho de 2019 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Festival de Cinema Tallgrass / 20 de outubro de 2019 / / Excelência na arte do cinema / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Toronto / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Toronto / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema de Toronto / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Vice-campeão
Associação de Críticos de Cinema de Toronto / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Festival Internacional de Cinema de Toronto / 15 de setembro de 2019 / Prêmio Grolsch People’s Choice / Parasita / 3° lugar
Festival Internacional de Cinema de Tromsø / 19 de janeiro de 2020 / Prêmio do Público de Tromsø / Parasita / Ganhou
Associação Turca de Críticos de Cinema / 7 de janeiro de 2020 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / ganhou
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Utah / 23 de dezembro de 2019 / Melhor foto / Parasita / ganhou
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Utah / 23 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Utah / 23 de dezembro de 2019 / Melhor filme em língua não inglesa / Parasita / Ganhou Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Direto / Bong Joon Ho / Ganhou
Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Círculo de Críticos de Cinema de Vancouver / 16 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro / Parasita / Ganhou
Festival Internacional de Cinema de Vancouver / 11 de outubro de 2019 Prêmio Super Channel People’s Choice / Parasita / ganhou
Enquete do filme Village Voice / 14 de janeiro de 2020 / Melhor foto / Parasita / 2°lugar
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Filme / Parasita / ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Diretor / Bong Joon Ho / Ganhou
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 /
Melhor Conjunto Parasita / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / / Melhor Design de Produção Lee Ha Jun / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 /
Melhor edição / Yang Jin-mo / Nomeado
Associação de Críticos de Cinema da Área de Washington DC / 8 de dezembro de 2019 / Melhor Filme Estrangeiro Parasita / Ganhou
Festival Mulheres no Cinema da Coreia / 11 de dezembro de 2019 / Melhor Produtor Kwak Sin-ae / Ganhou
Prêmios do Writers Guild of America / 1 de fevereiro de 2020 Melhor Roteiro Original / Bong Joon Ho e Han Jin Won / Ganhou
Parasita – Cena de Abertura
Legado
Série de televisão spin-off
Uma série limitada de seis horas da HBO baseada no filme, com Bong e Adam McKay como produtores executivos, foi anunciada para estar em desenvolvimento inicial em janeiro de 2020. Bong afirmou que isso também será intitulado Parasite e explorará histórias “que acontecem entre as sequências do filme”. Em fevereiro de 2020, havia rumores de que Mark Ruffalo estrelaria, enquanto Tilda Swinton foi confirmada como escalada para o papel principal.
Planos para conjunto turístico
Um governo local sul-coreano ( Cidade de Goyang ) planeja restaurar o set do Goyang Aqua Special Shooting Studio, onde o filme Parasita foi produzido, e usá-lo como uma instalação de turismo de experiência cinematográfica de Parasita . Além disso, a cidade de Goyang anunciou que investirá US$ 150 milhões no desenvolvimento do Goyang Film Culture Complex até 2026 para acomodar instalações de turismo de experiência cinematográfica , estúdios internos adicionais, instalações de produção de cenários ao ar livre, centros de conteúdo de vídeo intercoreanos, pesquisa de imagens e empresas de desenvolvimento. No entanto, críticas têm sido feitas sobre a comercialização de áreas conhecidas pela pobreza na Coreia do Sul como destinos turísticos sem que medidas concretas sejam tomadas para resolver os problemas em questão.
Turismo urbano e gastronomia
A Organização de Turismo de Seul (STO) foi criticada pelo partido de oposição da Coreia do Sul e pelos moradores de Seul por apresentar uma rota turística com locais de filmagem e histórias do filme. O Partido da Justiça afirma que ficou famoso devido ao reconhecimento universal da desigualdade global. No entanto, vê o desenvolvimento de uma atração turística baseada no filme em Seul como um aumento da exploração da pobreza. Moradores que vivem nos locais de filmagem de Parasita alegadamente se queixaram de uma sensação de constrangimento e desconforto devido ao aumento de turistas visitando seus bairros e tirando fotos de seus arredores, fazendo com que se sentissem como “macacos em um zoológico”. Em resposta, o governo local de Seul anunciou que o financiamento do governo priorizará as cerca de 1.500 famílias de baixa renda que vivem nas acomodações do tipo semi-subsolo apresentadas no filme.
As pessoas começaram a postar vídeos sobre como fazer jjapaguri (chamado “ram-don” nas legendas em inglês do filme) no YouTube depois que o filme foi distribuído. Nongshim, fabricante de Chapagetti e Neoguri, também começou a distribuir um produto singular “Chapaguri” devido à popularidade da combinação no filme.