The Blacklist

The Blacklist é uma série de televisão americana dos gêneros espionagem, drama policial e ação que estreou em 23 de setembro de 2013 na rede NBC e, uma semana depois ( em 1 de outubro de 2013 ), no Brasil através do canal de televisão paga Sony. A série gira em torno de Raymond “Red” Reddington (James Spader), um ex-oficial da marinha dos Estados Unidos que se tornou um criminoso de nível internacional procurado pelo FBI. A história começa com a rendição de Raymond ao FBI, na qual revelar estas disposta a entregar lista de nomes com os criminosos mais perigosos do mundo, criada por ele mesmo durante seus anos no crime,  em troca de imunidade aos seus crimes.

No entanto, para que Raymond colabore com o FBI e ajude a capturar os criminosos, ele exige trabalhar exclusivamente com uma novata no FBI, Elizabeth Keen (Megan Boone), com a qual ele aparentemente não possui ligações (e o próprio Reddington não revela os motivos dessa suspeita preferências). Além disso, o famigerado criminoso também coloca como condições: a utilização de um rastreador implantado em seu pescoço, segurança e imunidade pessoal irrestrita. Como confirmação de que sua lista era válida, Reddington revela o nome de um criminoso internacional e seu plano ousado de sequestrar a filha de um militar estadunidense. Essa informação é provada verdadeira e, a partir dai, começa a investigação pelos nomes revelados pela chamada The Blacklist por parte do FBI, em conjunto com o ex-criminoso. A série possui um elenco com grandes estrelas como: Diego Klattenhoff atuando como Donald Ressler, Ryan Eggold como Tom Keen e Harry Lennix como Harold Cooper.

Atualmente, a produção é exibida através do canal pago AXN Brasil, além de também estar presente na Netflix com suas 7 temporadas disponíveis. Na TV aberta a série teve suas 4 primeiras temporadas transmitidas pela Globo. É importante colocar que essa emocionante série encontra-se atualmente em exibição. A 7ª temporada estreou, nos Estados Unidos, no dia 04 de outubro de 2019 na NBC e sua oitava temporada segue em produção.

Trailer da primeira temporada de The Blacklist

Informações Gerais

imagem promocional A Lista NegraFormato: série
Gênero: Espionagem / Ação / Policial
Duração: 43 minutos
Criador(es): Jon Bokenkamp
País de origem : Estados Unidos
Idioma original: inglês
Produtor(es): Jon Bokenkamp / John Davis / John Eisendrath / John Fox
Elenco: James Spader / Megan Boone / Diego Klattenhoff / Ryan Eggold / Harry Lennix
Empresa(s) produtora(s): Sony Pictures Television / Universal Television / Davis Entertainment
Emissora original: NBC
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 23 de setembro de 2013 – presente
Temporadas: 8
Episódios: 154

Elenco Principal

Ator(triz) / Personagem

  • James Spader / Raymond “Red” Reddington
  • Megan Boone / Elizabeth “Liz” Keen
  • Diego Klattenhof / Donald Ressler
  • Ryan Eggold / Tom Keen
  • Parminder Nagra / Meera Malik
  • Hisham Tawfiq / Dembe Zuma
  • Harry Lennix / Harold Cooper
  • Mozhan Marnò / Samar Navabi
  • Amir Arison / Aram Mojtabai
  • Laura Sohn / Alina Park

Episódios

Temporada: 1 / Episódios: 22 / Estreia: 23 de Setembro de 2013 / Final: 12 de Maio de 2014
Temporada:
2 / Episódios: 22 / Estreia: 22 de Setembro de 2014 / Final: 14 de Maio de 2015
Temporada:
3 / Episódios: 23 / Estreia: 1 de Outubro de 2015 / Final: 19 de Maio de 2016
Temporada:
4 / Episódios: 22 / Estreia: 22 de Setembro de 2016 / Final: 18 de Maio de 2017
Temporada:
5  / Episódios: 22 / Estreia: 27 de Setembro de 2017 / Final: 16 de Maio de 2018
Temporada:
6  / Episódios: 22 / Estreia: 3 de Janeiro de 2019 / Final: 17 de Maio de 2019
Temporada:
7 / Episódios: 19 / Estreia: 4 de Outubro de 2019 / Final: 15 de Maio de 2020
Temporada: 8 Episódios: 2 / Estreia: 13 de Novembro de 2020 / Final: Ainda em Lançamento

Entrevista do site Omelete com atores e atrizes do elenco de The Blacklist

Produção

Gravações

Apesar de ser ambientada em Washington, DC (EUA), The Blacklist é filmada principalmente no mesmo estúdio de Manhattan onde Law & Order foi filmada por 20 anos. O produtor Richard Heus disse que escolheu filmar locais específicos de Washington, DC para a série, incluindo o Lincoln Memorial, o Monumento de Washington e o National Mall, porque eram “locais americanos icônicos”. A série é filmada em 4K usando câmeras Sony PMW-F55 que são adaptadas para usar lentes Panavision. É editado usando o Avid Media Composer, e o editor Christopher Brookshire diz que o programa tem “uma aparência e ritmo muito distintos”. Uma média de três câmeras é usada ao mesmo tempo, mas até seis câmeras estão gravando.

Desenvolvimento

No dia 4 de Outubro de 2013, a NBC fez o pedido de mais 9 episódios para série, terminando com estes sua primeira temporada de The Blacklist. Em 3 de Dezembro de 2013, a NBC renovou a série para uma nova temporada contendo 22 episódios no total. Devido ao sucesso estrondoso de The Blacklist, a produtora decidiu fazer um episódio especial a ser passado no horário de ouro da teve americana após o Super Bowl em 2015. No mês de Dezembro de 2015, foi realizada a renovação da produção para uma quarta temporada, lançada no dia 22 de Setembro de 2016.

Além disso, foi produzido um spin-off da série, chamada The Blacklist: Redemption, cuja estreia ocorreu em 23 de Fevereiro de 2017, mas que seria cancelada em Maio de 2017, um dia depois da confirmação de uma quinta temporada para The Blacklist, que seria colocada no ar no dia 27 de Setembro de 2017. A produção continuou normalmente em suas quinta e sexta temporada, porém, devido a pandemia do COVID-19 ocorreu a interrupção das gravações de sua sétima temporada, em Março de 2020. A quinta temporada teve seu fim no dia 15 de Maio de 2020, sendo que sua oitava temporada seria lançada no dia 13 de Novembro de 2020.

Interessantes curiosidades sobre The Blacklist

Escolha do Elenco

Eisendrath revelou que a escolha do elenco para The Blacklist foi um processo difícil. Em Fevereiro de 2013, a NBC ofereceu o desejado papel principal de Raymond Reddington a Kiefer Sutherland. Ele e Bokenkamp chamaram James Spader para descobrir se o ator estaria interessado no papel de Reddington, e sentiram que Spader havia entendido bem o personagem, laçando-o como parte da produção três dias após as filmagens começarem.

A atriz Megan Boone levou uma semana para se preparar para sua audição para o papel da investigadora do FBI Elizabeth Keen. Isso ocorreu pois Boone foi chamada de volta para diversas audições, até que, em 13 de Março de 2013, a atriz informou para o jornal online Deadline Holywood que havia aceitado o papel.

Recepção

Rotten Tomatoes e Metacritic

A primeira temporada e The Blacklist recebeu fortes avaliações da crítica televisiva. No Metacritic, a primeira temporada recebeu uma pontuação de 74 em 100, baseada em 31 críticas. Já no Rotten Tomatoes, outro famoso agregador de críticas, a série recebeu uma aprovação total de 85%, baseada em 52 avaliações, com uma nota geral de 7.8/10. O consenso do site apontou que:  “James Spader está fascinante como um criminoso-que-virou-informante, e sua presença avança um longo caminho transformando essa confusa mas ocasionalmente implausível crime procedural convincente” (tradução livre).

Já para a segunda temporada, o Rotten Tomatoes deu a séria uma média de aprovação de 80%, baseada em 15 críticas, com uma nota geral de 7.7/10. O consenso do site aponta que: ” Mesmo que The Blacklist flerte com uma sobrecarregada narrativa, ela é mantida coerente pela atuação impressionante de James Spader por todo o cenário e pela ação selvagem” (tradução livre). A partir dessa temporada, observa-se que a aprovação da série começam a crescer e se manter extremamente altas (diferente de sua nota geral), sendo que, ainda no Rotten Tomatoes, a terceira temporada recebeu uma nota de 93%, com pontuação geral de 7.41/10, a quarta temporada ficou com aprovação de 88%, e nota geral de 7/10, a quinta com aprovação de 100%, e a nota geral de 9.3/10 e a sexta com aprovação de 100% e média de 9.3/10. A sétima temporada ainda não possuía avaliações suficientes para se chegar a uma conclusão quando foi realizada a pesquisa.

Outras grandes figuras e veículos da crítica especializada

Em relação a outras partes da crítica, David Wiegand, do San Francisco Chronicle, comentou acerca do enredo da série, apontando que: “Você sabe qual é a situação e como ela vai terminar, mas tem surpreendentes, mesmo que inteiramente verossímeis, reviravoltas no episódio de Segunda.”. Robert Bianco, do USA Today, discorrendo sobre a série disse que: “The Blacklist é um série de tv sobre crimes semanal sólida e feita em volta de uma genuína estrela da Tv. Esse tipo de série que a internet conseguiu fazer sobreviver. E com Spader no comando, as chances estão do lado da vontade da NBC.”. Por fim, Tim Goodman, do The Hollywood Reporter, elogiou tanto a performance de Spader quanto os elementos procedurais da série, escrevendo que: “Tem uma sobrecarga de elemtos para a premissa assim como isso ocorre de forma intrigante sem transforma-la em algo extremamente complicado.” (tradução livre).

Trailer da oitava temporada de The Blacklist

Imagens

Alina Park A Lista Negra
Alina Park, personagem interpretada por Laura Sohn
Aram Mojtabai A Lista Negra
Aram Mojtabai outro importante personagem em The Blacklist que aparece na sétima temporada
Diego Klattenhof A Lista Negra
Ator Diego Klatternhof que interpreta Donald Ressler em The Blacklist
Cena reddington A Lista Negra
Cena de Reddington em The Blacklist
personagens A Lista Negra
Diversos persongens da série reunidos
Funeral A Lista Negra
Funeral trágico em The Blacklist
Harold cooper em A Lista Negra
Harold Cooper, um dos personagens extremamente importantes de The Blacklist
Hisham em A Lista Negra
Hisham Tawfiq o Dembe Zuma de The Blacklist
promocional redemption A Lista Negra
Imagem promocional do já cancelado spin-off de The Blacklist
James e Megan A Lista Negra
James Spader e Megan Boone em seus papeis de Red e Liz
James spader Reddington A Lista Negra
James Spader em sua interpretação em The Blacklist, a atuação do autor é extremamente louvada pela crítica
Parminder Nagra em A Lista Negra
Parminder Nagra que atua como Meera Malik em The Blacklist
personagem Tom Keen e A Lisya Negra
Personagem Tom Keen, interpretado por Ryan Eggold
Reddington se entregando A Lista Negra
Um momento de rendimento de Renddington em The Blacklist
promocional temporada 7 A Lista Negra
Imagem promocional da Temporada 7 de The Blacklist
cena emocionante A Lista Negra
Mais uma das cenas emocionantes de The Blacklist
necrotério A Lista Negra
Momento da série no necrotério
gravações a lista negra
Momento de uma das gravações deThe Blacklist
washington d.c gravações A Lista Negra
Washington D.C, local onde se passam muitas das gravações de Lista Negra
mais gravações A Lista Negra
Mais uma cena das gravações de The Blacklist

 

Fontes / Referências: Wikipedia, Wikipedia (inglês), Imdb, e pesquisa do site Imagoi.