Abertura da Novela Verdades Secretas
Verdades Secretas é uma novela brasileira criada e transmitida pela Rede Globo no horário das 23h de 8 de junho a 25 de setembro de 2015, em 64 capítulos. Foi a quinta “novela das onze” transmitida pela emissora. Escrita por Walcyr Carrasco, com ajuda de Maria Elisa Berredo e Bruno Lima Penido, contou com a direção de Allan Fiterman, Mariana Richard e André Barros, direção geral de André Felipe Binder, Natália Grimberg e Mauro Mendonça Filho, também diretor de núcleo. Foi a primeira trama original a ser exibida no horário, que até então só exibiu remakes de novelas de sucesso no passado como O Astro, Gabriela (escrita pelo mesmo autor), Saramandaia e O Rebu.
Em junho de 2016, completando um ano da estréia, a Rede Globo lançou pela Som Livre, a novela na íntegra em um box com 13 DVDs, com cenas estendidas e remontadas em 25 capítulos de, aproximadamente, 1 hora de duração, cada. No dia 21 de novembro de 2016, a trama ganhou o Emmy Internacional na categoria de melhor telenovela.
Contou com as participações de Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, Agatha Moreira, Grazi Massafera, Marieta Severo, Reynaldo Gianecchini e Rainer Cadete.
Informação geral
Formato: Telenovela
Gênero: drama
Duração: 20–71 minutos
Criador(es) : Walcyr Carrasco
País de origem: Brasil
Idioma original: português
Diretor(es): Allan Fiterman / Mariana Richard / André Barros / André Felipe Binder / Natália Grimberg
Diretor(es) de criação: Mauro Mendonça Filho
Câmera: câmera única
Roteirista(s): Maria Elisa Berredo / Bruno Lima Penido
Tema de abertura: “Angel”, Massive Attack
Localização: São Paulo
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 8 de junho – 25 de setembro de 2015
Episódios: 64
Programas relacionados: Verdades Secretas / Desejos de Mulher / Sex Appeal / Top Model
Produção
Verdades Secretas foi livremente influenciada pela minissérie Sex Appeal, que também abordava os bastidores tortuosos do universo da moda, incluindo a troca de favores sexuais e o abuso de drogas e remédios paea emagrecer que são utilizado pelas modelos, além da protagonista, interpretada por Luana Piovani, igualmente se chamar Angel. Outra referência foi a história da personagem de Mel Lisboa na telenovela Desejos de Mulher, modelo iniciante e ingênua que se corrompia para poder conquistar novos trabalhos. Outras referências foram a série estadunidense Mildred Pierce, o filme esloveno Slovenian Girl e o filme dinamarquês Top Model. Segundo o autor, a ideia era lançar uma “lolita”, da mesma forma com que Mel Lisboa foi lançada em Presença de Anita. Planejava-se incluir um casal lésbico inspirado no filme Azul É a Cor Mais Quente, porém a idéia foi abortada.
Para criar a personagem de Marieta Severo, Walcyr se inspirou em uma história real que ouviu quando jovem do dono de uma agência de modelos que oferecia serviços de prostituição secretamente. A trama de Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz também foi baseada em um empresário paulista amigo do autor que se envolveu com uma modelo que praticava o book rosa. As gravações iniciais ocorreram em casas noturnas e durante os desfiles de moda da São Paulo Fashion Week, contando com a participação de Ronaldo, Lea T e Lilian Pacce. Em São Paulo foram gravadas cenas na Rua Augusta, Vila Madalena, Vila Leopoldina, Cidade Jardim, Praça Benedito Calixto, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Parque Trianon, Parque do Povo, Barra Funda, Centro e no show do grupo argentino Fuerza Bruta. Seriam feitas cenas em Sorocaba, mas após a desistência de Secco a gravação foi cancelada. As cenas feitas na São Paulo Fashion Week com Deborah Secco foram refeitas com Drica Moraes através das montagens digitais.
Escolha do elenco
A modelo Bruna Altieri foi um dos primeiros nomes confirmado no elenco para o papel de Angel, já que a profissional passou nos testes para o papel, porém, por ter apenas 16 anos, foi barrada pelo juizado de menores, devido às cenas de sexo e nudez que teria de interpretar. Em seguida, a modelo Camila Queiroz foi descoberta pela produtora da novela e foi escalada para o papel. A sugestão de ter uma personagem que se prostitui pela internet foi dada pelo diretor geral da emissora, Carlos Henrique Schroder. Luiza Valdetaro interpretaria Vitória, mas pediu para deixar o elenco por motivos pessoais, sendo substituída por Grazi Massafera, cuja personagem passou a se chamar Larissa. Malu Mader foi convidada para interpretar Carolina, porém a atriz preferiu aceitar o convite para Haja Coração, que teria estréia já no próximo ano. Adriana Esteves era a próxima opção do autor, porém a atriz já estava escalada para Babilônia. Apesar de inicialmente ser considerada jovem demais para interpretar a mãe de uma adolescente, Deborah Secco foi escalada após pedir o cargo por se interessar pela história.
No entanto, em 28 de abril, Deborah anunciou estar grávida e teve que deixar o elenco. Débora Falabella foi convidada pelo autor a assumir a personagem, mas recusou o papel para cuidar de seu pai que estava com graves problemas de saúde. Entre as opções dadas pela direção de teledramaturgia da emissora, Priscila Fantin, Marjorie Estiano e Mariana Ximenes foram consideradas jovens demais – o que poderia gerar a mesma reação negativa do público que ocorreu em Em Família, quando Natália do Vale e Júlia Lemmertz interpretaram mãe e filha, respectivamente, tendo apenas dez anos de diferença –, enquanto Simone Spoladore, Flávia Alessandra e Leona Cavalli não se adequaram ao perfil que o autor procurava. No dia 5 de maio, Walcyr Carrasco, através de sua conta no Instagram, enfim anunciou Drica Moraes como intérprete de Carolina. Ney Latorraca faria o papel do estilista francês Maurice, mas teve de deixar o elenco após uma cirurgia preventiva. O personagem foi mantido, sendo assumido por Fernando Eiras.
Verdades Secretas
Web-documentário exclusivo do Gshow, com 10 episódios, mostra o glamour, a ralação e as armadilhas do mundo da moda, pelos bastidores da novela Verdades Secretas. Cenários construídos com teto, um estúdio de quatro paredes, projeções que podiam ser vistas nas janelas e a transformação de uma simples locação numa cracolândia pra ninguém botar defeito, teste e preparação de elenco. A websérie “Verdades Secretas” traz os diretores Mauro Mendonça Filho, André Felipe Binder e Natália Grimberg mostrando imagens exclusivas dos bastidores da polêmica trama de Walcyr Carrasco, que conquistou uma legião de fãs. No último episódio do documentário, Mauro Mendonça Filho, aproveita ainda para adiantar uma novidade: “A gente vai remontar inteiramente ‘Verdades Secretas’ em seriado e, quem sabe, reexibir, colocar on demand ou então num DVD“, revela o diretor de núcleo.
Verdades Secretas 2
Walcyr Carrasco declarou em agosto de 2018, que estaria disposto a escrever uma sequência da novela, e que deixou “ganchos”, como a possibilidade do empresário “Alex” na trama não ter morrido. O autor declarou ainda que essa continuação só pudesse ocorrer em 2020. No segundo semestre de 2019, o autor confirmou a continuação e entregou a sinopse da novela para a direção da Globo em maio de 2020, com previsão de estréia para o segundo semestre de 2021, Verdades Secretas 2 terá direção artística de Amora Mautner, mesma parceira de A Dona do Pedaço. Com parte do elenco da primeira temporada, a novela também terá novos personagens e com atores inéditos na novela. A data do início das gravações não foi confirmada por conta da pandemia de COVID-19. Com previsão de cinquenta capítulos, Verdades Secretas 2 será lançada inicialmente na plataforma de streaming Globoplay e posteriormente na TV aberta. No dia 3 de junho de 2020, Camila Queiroz, que interpretou a protagonista, publicou em uma de suas redes sociais que a personagem Angel estaria de volta na segunda temporada.
Enredo
A trama se inicia quando Arlete (Camila Queiroz) se muda para São Paulo junto com a mãe, Carolina (Drica Moraes), a qual está recém-separada ao ter descoberto que o marido Rogério (Tarcísio Filho) escondia uma segunda família há anos, e passam a morar com dona Hilda (Ana Lúcia Torre), avó de Arlete e professora aposentada, e a professora Darlene (Bel Kutner). Disposta a se tornar uma modelo de passarelas, Arlete fica agradecida ao ser convidada a integrar o casting da agência de Fanny (Marieta Severo), que encantada com sua aparência lhe dá o nome artístico de Angel. Em seu primeiro evento como modelo, Fanny revela a Angel que a agência oferece acompanhantes de luxo – o chamado book rosa. Em consideração a Guilherme (Gabriel Leone), com quem perdeu a virgindade em uma festa de Giovanna (Agatha Moreira), sua colega de aula e prima de Guilherme, Angel foge do encontro com quem seria o seu primeiro cliente. Passada essa experiência, Angel comenta com Carolina que não sabe se continuará a investir na carreira de modelo, mas volta atrás quando sua avó recebe uma intimação judicial de dívida da casa e ao ser dispensada por Guilherme, partindo a procura de Fanny para dizer que aceita fazer parte do book rosa. Em seu primeiro desfile nas passarelas, Angel dispara para o posto de top model, o que faz Larissa (Grazi Massafera), a modelo veterana da agência, sentir seu posto de liderança ameaçado por conta da idade e tentar sabotá-la, e acender a inveja de Giovanna e o arrependimento de Guilherme de tê-la dispensado. Sob instruções de Fanny e cedendo à sua pressão, Angel vai ao apartamento do empresário Alexandre Ticiano (Rodrigo Lombardi) depois do encerramento do desfile. Ele se encanta com a inocência e honestidade da jovem e os dois dormem juntos. Logo o empresário faz um acordo com Fanny, para que lhe reserve Angel como sua garota de programa exclusiva e a limite a eventos dentro da cidade, em troca dos catálogos da marca Ticiano.
Os encontros secretos entre Angel e Alex duram até Angel revelar seus sentimentos e o empresário responder que sua relação com ela se restringe a de um cliente e uma garota de programa, e que não assumiria uma relação com uma menor de idade. Quando Edgard (Pedro Gabriel Tonini) chega na agência preocupado com o paradeiro de sua noiva, Lyris (Jéssica Córes) – uma modelo que acabou por se tornar a melhor amiga de Angel e desvalorizada por Fanny por não fazer parte do book rosa, e também integrada por cota racial – , e a mesma entra na agência logo em seguida do noivo com a roupa rasgada contando ter sido abusada sexualmente por Alex, Angel que já estava distanciada e esnobando Alex decide romper qualquer aproximação com o empresário. A pedido de Alex, Fanny não oferece nenhum outro programa de book rosa para Angel, que decide fazer programas sem que nenhum dos dois saibam e para isso recorrendo a Visky (Rainer Cadete), booker da agência e cúmplice devotado de Fanny, que inicialmente foi quem apresentou Angel à dona da agência e também lhe confidenciou sobre ter permanecido em São Paulo depois que foi deixada pelo ex-parceiro, para quem fora sempre visto como um acompanhante. Na mesma noite, o novo cliente de Angel indicado por Visky morre tendo um infarto e a menina então para em uma delegacia, tendo que mostrar a avó que fazia programas para tentar quitar a dívida da casa e suplica para que isso não chegue aos ouvidos de Carolina. Enquanto isso, estando frustrada por ter a mesada cortada e o cartão de crédito bloqueado, Giovanna pega o dinheiro do cofre de casa sem autorização da mãe Pia (Guilhermina Guinle) para pagar seu book fotográfico na agência de Fanny, sendo aprovada no processo. Ao mesmo tempo, Angel é pressionada pela avó a deixar a agência de modelos e se mudar para junto do pai na casa da madrasta Viviane (Laryssa Dias), que passa o tempo todo a corrigindo, onde é assediada por um amigo de seu pai que ouviu de Viviane que Angel fazia programa.
Giovanna descobre sobre o book rosa por Anthony (Reynaldo Gianecchini), ex-modelo e acompanhante exclusivo de Fanny, que atarefada o deixa encarregado de contar a modelo novata. Para afastar Giovanna de Anthony, que iniciam um caso, Fanny segue a sugestão de Visky de indicar Giovanna, por ser ainda menor de idade como Angel, para consolar Alex, sem saber que os dois são pai e filha, pouco depois de Alex ter se desapontado com a imoralidade de Larissa, que é indicada por Fanny (com o objetivo de garantir os catálogos Ticiano) para seduzi-lo e fracassa em fingir ser inexperiente na prostituição ao ficar deslumbrada com a riqueza de Alex. Em um de seus programas, Giovanna acaba frente a frente com o próprio pai, sendo duramente censurada por ter sido criada com luxo mas o enfrenta por dar mais atenção e dinheiro a garotas de programas, desde que traía Pia e teve sido a causa de separação, e então se tornado promíscua como o pai. Alex exige que Fanny tire Giovanna do book rosa e organiza uma viagem com a namorada ex-top model Samia (Alessandra Ambrósio) para Angra para tentar se reaproximar da filha, que ganha de volta a mesada e o cartão de crédito mas continua fazendo programas por fora, administrados por Anthony, que tem aceitado suborno de Alex para romper com a menina mas não cumpre o acordo e então entrando em uma disputa de poder com Fanny. A intenção de se reaproximar da filha logo fica em segundo plano quando Alex descobre que entre os amigos dos filhos está Angel, que retornou da casa da madrasta e deu uma nova chance a Guilherme. Obcecado por Angel e conhecendo o seu nome verdadeiro e onde estuda, Alex termina seu namoro com Samia e seduz Carolina, mas pede que a mesma mantenha segredo em relação aos dois por algum tempo e mais tarde para impressioná-la quita rapidamente a dívida de dona Hilda, demonstrando que a suposta generosidade com Angel no passado havia sido a maneira de tratar seus relacionamentos como negócios. Ele é procurado e questionado por Angel, e mente sobre estar apaixonado por Carolina. Paga por Alex, Fanny pede para Angel manter segredo sobre o caso com Alex e permitir que ele se case com a mãe dela, e Visky também oferece o mesmo conselho para Angel pois em seu lugar abriria mão do que teria sentido por Alex. Paralelamente, Larissa, que está cada vez mais fora dos eventos como modelo e lhe restando fazer programas do book rosa, durante uma crise se envolve com Roy (Flávio Tolezani), um ex-usuário de crack que já foi modelo no passado e lhe oferece drogas mais pesadas que conseguem aliviá-la da pressão, e acaba terminando seu relacionamento com Sam (Felipe de Carolis), garçom e garoto de programa que também vende drogas com quem esteve desde a ascensão de Angel; Visky aposta contra a rival Lourdeca (Dida Camero), contadora da agência e prima de Fanny, a conquista do modelo Léo (Raphael Sander), ao mesmo tempo que por ser gay e ela por ter obesidade consolam um ao outro por seus sentimentos de rejeição, e cumprindo favor a Fanny segue os passos de Anthony fora da relação com a dona da agência; e Fábia (Eva Wilma), mãe de Anthony, acreditando que o filho continua fazendo sucesso como modelo – devido às raras pontas nas passarelas ao ser colocado por Fanny – , ainda esbanja o dinheiro de Anthony para convencer as amigas socialites de que ainda tem o mesmo padrão de vida do passado, enquanto é amparada por ele por sofrer de alcoolismo e tenta conquistar o professor aposentado Oswaldo (Genézio de Barros), que tem um amor platônico por dona Hilda.
Cenas de Verdades Secretas
Alex e Carolina se casam e viajam em lua de mel com Angel, que aceita ir apenas por obstinação da mãe. Alex propõe algumas cortesias para Carolina com a desculpa de tentar conhecer a enteada melhor enquanto a esposa estar ausente. Angel reprova a atitude de Alex de usar Carolina para se aproximar e por ter abusado de Lyris. Ao retornarem de viagem, Carolina pede sua demissão como secretária do consultório do ginecologista Everaldo (Mouhamed Harfouch) por insistência de Alex, e Fanny consegue com que Angel retorne às passarelas, para orgulho de Carolina e a contragosto de dona Hilda e Alex, que começa a desprezar Carolina como sua mulher e transparecer sua arrogância e o ciúme pela enteada em relação a Guilherme. Carolina passa a expressar agravamento da depressão que teve depois da separação, chegando a considerar matar Alex e suicídio, e confessa para Darlene ter medo das intenções do marido com Angel. Darlene esconde a suspeita inicial sobre Angel ter se prostituído já confirmada através de dona Hilda e prefere voltar a advertir Angel, dessa vez para com as roupas que usa na casa de Alex. Depois de uma tentativa de Edgard de matar Alex, Lyris que também tem retornado à agência recentemente é pressionada por Fanny, que acaba sabendo por Alex que a modelo aceitou ser paga para ter relações sexuais e conseguir dinheiro para quitar um apartamento, a contar a verdade para Edgard, fazendo isso com Angel estando presente. Angel pede desculpas a Alex e os dois se envolvem. No dia seguinte, Angel se sente culpada por trair a mãe e o namorado Guilherme.
Chega em cena Maurice Argent (Fernando Eiras), um famoso estilista francês que propõe a Fanny um desfile de lançamento de grife se passar uma noite com Anthony. O michê e ex-modelo, por sua vez e como de costume, cede a Fanny, e vai ao encontro do estilista mesmo sem atração física, mas acaba continuando os programas com o estilista para manipulá-lo em seu próprio proveito , conseguindo assim um emprego garantido fora do Brasil e planejando recomeçar uma vida com Giovanna com o dinheiro que recebeu de Alex. Fábia vê os dois juntos, percebendo o tipo de relação dos dois, e critica Anthony por fazer programas. Anthony apresenta Fanny como namorada de fachada para a mãe, mas Fábia continua tendo certeza do que o filho faz por dinheiro. Enquanto isso, Giovanna, que já não faz mais programas por pedido de Anthony, decide desmascarar o caráter de Alex depois de informada por Anthony (por seu conflito com Fanny) que Angel e Alex tinham um caso. Para isso, faz com que Guilherme descubra o passado de prostituição de Angel e rompa o relacionamento com ela. Assim como planejado, Angel se consola com Alex, que dessa vez não aceita outro afastamento. Alex passa a chantagear Angel para que mantenham um caso em troca de não se separar de Carolina e não contar sobre o que viveu com Angel. Por medo da infelicidade da mãe, Angel aceita a condição de um relacionamento onde passa a não ver saída, e aos poucos se conformando. Eunice (Fernanda Heras), a empregada da casa, é demitida recebendo suborno de Alex ao descobrir o caso dos dois e Carolina passa a assumir as tarefas domésticas. Guilherme volta a procurar Angel, mas ao invés de propor reatar o relacionamento, oferece pagar por sexo assim como havia feito Eziel (Felipe Hintze), o colega de aula de Angel que, por raiva de Angel por ela não ter aceito fazer sexo com ele por dinheiro, contou a Guilherme o segredo de Angel de ter feito parte do book rosa. Alex percebe que Guilherme fez algum mal a Angel e ameaça o garoto, que acaba acusando Alex de desejar a enteada. Paralelamente, Pia é convencida por Alex a abortar o bebê do treinador físico Igor (Adriano Toloza) para não perder a pensão, fazendo o procedimento em sigilo com Everaldo e decepcionando Igor que tinha o sonho de ser pai, e Bruno (João Vítor Silva), irmão de Giovanna, que até então não havia se envolvido romanticamente com uma mulher, descobre que a jovem (Yasmin Brunet) com quem perdeu a virgindade e por quem estava apaixonado fazia parte do book rosa. A jovem, Stephanie, na verdade havia sido contratada por Alex apenas para tirar a virgindade de Bruno e não estava recebendo dinheiro para continuar saindo com ele, mas não consegue explicar. Bruno busca se consolar com Sam, ex-namorado de Larissa, com quem acaba experimentando drogas e os dois começam a ter um relacionamento íntimo. Everaldo é preso por realizar abortos clandestinos e visitado por Carolina, que é informada por ele que Angel desde há muito tempo não é virgem. Quando a descoberta de Bruno ter se viciado em drogas sem que as pessoas próximas suspeitassem a tempo se torna um assunto, Carolina, cada vez mais desconfiada, diz indiretas à filha e ao marido, que demorou para perceber o quanto a filha já tinha crescido e deixado de ser uma criança, mas que então estava percebendo como os homens a olham. Assim como Bruno, Larissa, pela falta de reconhecimento como modelo, também se afunda na dependência química, e depois de ter se descontrolado com alguns clientes da agência pelo efeito da droga, acaba sendo demitida por Fanny, a quem acusa de tê-la explorado na frente dos outros modelos da agência. Larissa acaba se isolando com Roy nas ruas, onde se prostitui em troca de drogas, chegando a sofrer um estupro coletivo.
Novela Verdades Secretas
Na noite do desfile da grife de Maurice, Lyris é assassinada por Edgard no encerramento do evento por ser abordada por um olheiro depois do desfile internacional, e Edgard, que imaginou que Lyris estivesse se prostituindo, é conduzido a um hospital psiquiátrico. Visky é elogiado pelo desafeto Anthony por sua responsabilidade com o desfile internacional enquanto Fanny (que fora sedada por Anthony a pedido de Maurice) estava ausente. Anthony viaja com Maurice como seu representante de relações públicas. O estilista aceita a companhia de Giovanna, que por sua vez aceita dividir Anthony e tem uma última conversa com Pia sem revelar sua viagem. Anthony lamenta deixar a mãe em uma casa de repouso, sem saber que continua sustentando o vício dela, já que Fábia consegue subornar um funcionário para lhe entregar bebidas alcoólicas. Ao contrário de Fábia, Larissa e Bruno lutam contra o vício. Larissa é resgatada das ruas desacompanhada de Roy, que se tornou indiferente a ela, e passa a realizar trabalho voluntário com moradores de rua, enquanto Bruno divide experiências com outros internados em uma clínica depois de se despedir de Sam. Larissa chora durante seu trabalho ao encontrar Roy, que até pouco antes de ser totalmente arruinado pela droga a enxergava como a modelo veterana que conheceu, uma última vez, mendigando por comida e sem se lembrar dela. Para consolar Fanny, que se descontrola por Anthony finalmente se separar, Visky pede a Léo que seja o acompanhante substituto dela, abrindo mão de conquistá-lo e mantém um caso com Lourdeca, que assim como Visky também não foi correspondida depois de também ter feito sexo com Léo. Antes de viajar, Giovanna pressiona Angel para confessar o caso com Alex, mas as duas acabam apenas discutindo. Pouco depois, aproveitando uma ida de Carolina ao cabeleireiro, a garota surpreende a madrasta para lhe contar sem rodeios sobre o caso de Angel e Alex. Ao retornar sorrateiramente em casa, Carolina flagra os dois na cama, busca o revólver de seu pai que manteve guardado, e mira nos dois no quarto da filha. Depois de uma longa discussão e Angel se jogar na frente de Alex dizendo que ama o empresário, Carolina comete suicídio, deixando antes uma carta pedindo para que a filha prossiga sua vida. Um tempo depois Angel, que se encontra novamente na casa da madrasta, recebe a visita de Alex posteriormente uma visita de Guilherme. Alex diz que estará assumindo a responsabilidade com Angel, oferece dinheiro para Rogério, e então a leva para Angra, onde a jovem o seduz e pede para passearem de barco. Em certo momento, Angel mostra carregar a mesma arma com que Carolina se suicidou, entregada de sua avó, e culpa o empresário pela morte de Carolina. Alex tenta convencer Angel a baixar a arma mas ela dispara contra ele várias vezes. Depois de matá-lo, descartar o corpo e limpar evidências, Angel dispara um sinalizador e assume um semblante frio como Alex enquanto acende um cigarro. O falso depoimento a respeito da morte do empresário por Angel, que adquire parte da fortuna por ser assumida como filha no casamento de Alex com Carolina, prossegue juntamente com o casamento de Angel e Guilherme algum tempo depois, onde Darlene assiste a cerimônia desconfiada e ao seu lado Oswaldo lamenta a morte de dona Hilda, que havia confidenciado para os dois seu estado avançado de uma doença autoimune. Os olhares de Fanny e Angel se cruzam, revelando um desprezo profundo de Angel por Fanny. A cena final mostra Angel e Guilherme partindo em lua de mel de helicóptero.
Exibição
A sua classificação indicativa é “Não recomendado para menores de 16 anos”, a justificativa para esta classificação foi haver cenas de nudez explícita, sexo, estupro, uso de drogas, palavrões e violência. Abaixo, países que exibiram Verdades Secretas. Seu título em inglês é Hidden Truths.
- Durante sua primeira semana de exibição foi emitida às 22:30. A partir da segunda semana somente foi exibida às segundas-feiras, no horario das 22:30, em capítulos de 20 minutos de duração.
- O último capítulo foi exibido às 18:10.
- Transferida para Terça a Quinta a partir do dia 13 de setembro. Transferida para Terça e Quinta a partir do dia 27 de setembro.
- Último capítulo sábado, 12 de novembro, em horário especial às 21:00.
- Exibida às 22:45 as Quartas até o dia 21 de dezembro, depois nas quartas também foi às 22:30.
- De 24 de fevereiro a 24 de março, foi transmitido também os domingos às 23h15.
Elenco
- Camila Queiroz Arlete / Angel
- Rodrigo Lombardi / Alexandre Ticiano (Alex)
- Drica Moraes / Carolina
- Marieta Severo – Fanny Richard / Rita de Cássia
- Reynaldo Gianecchini / Anthony Mariano
- Grazi Massafera / Larissa
- Agatha Moreira / Giovanna
- Gabriel Leone / Guilherme
- Rainer Cadete / Visky
- Eva Wilma / Fábia
- Ana Lúcia Torre / Hilda
- Guilhermina Guinle / Pia Lovatelli
- Fernando Eiras / Maurice Argent
- Dida Camero / Lourdeca
- João Vítor Silva / Bruno
- Flávio Tolezani / Roy
- Felipe de Carolis / Sam
- Genézio de Barros / Oswaldo
- Bel Kutner / Darlene
- Tarcísio Filho / Rogério
- Laryssa Dias / Viviane
- Mouhamed Harfouch / Dr. Everaldo Ramirez
- Adriano Toloza / Igor
- Raphael Sander / Léo
- Felipe Hintze / Eziel
- Bella Piero / Nina
- Mariana Molina / Patrícia
- Raphael Ghanem / Dudu
- Giuliano Lafayette / Caco
- Jéssica Córes / Lyris
- Pedro Gabriel Tonini / Edgard
- João Cunha / Joel Aguiar
- Gláucio Gomes / Dr. Robério Sá
- Nathália Rodrigues / Estela
- Ana Barroso / Divanilda
- Yasmin Brunet / Stephanie
- Rhaisa Batista / Mayra
- Christian Villegas / Daniel
- Alessandra Ambrósio / Samia
- Yaçanã Martins / Sabina
- Sylbeth Soriano / Leidiana
- Fernanda Heras / Eunice
- Werles Pajero / Raulino
- Maria Eduarda Miliante / Yasmin
Participações Especias
- Kíria Malheiros / Carolina (criança)
- Maurício Branco / Dante
- Ana Paula Botelho / Leila
- Alexia Dechamps / Lídice
- Álamo Facó / Emanoel
- Martha Meola / Silvia
- Giulio Lopes / Renato
- Neusa Maria Faro / Elizabeth Menezes
- Tessy Calado / Tina
- Bia Montez / Drª. Daniela
- Camila Mayrink / Bel
- Beth Zalcman / Vera
- Cláudio Mendes / Felippo
- David Y. W. Pond / Ming
- Henrique Taxman / Dr. Berraqueiro
- Hylka Maria / Beth
- Lilian Blanc / Ingrid
- Myriam Pérsia / Paula Carvalho
- Jackson Costa / Joca
- Carla Daniel / Madame Sarjan
- Theresa Amayo / Mirtes Guerra
- Pathy Dejesus / Modelo
- Alexandre Moffatti / Pai de Carolina
- Daniela Carvalho / Tina
- Fernanda Tavares / Ela mesma
- Ronaldo / Ele mesmo
- Lea T / Ela mesma
- Lilian Pacce / Ela mesma
Música
Verdades Secretas não teve uma trilha sonora lançada comercialmente. Abaixo, é listada as músicas que foram executadas na trama.
- “Sentimental” – Los Hermanos
- “Criança” – Marina Lima
- “Ainda Penso – Taís Alvarenga
- “Pequena Morte” – Pitty
- “Maria³” – Supercordas
- “O Mundo é um Moinho” – Cazuza
- “Prumo” – Tulipa Ruiz
- “Sua Estupidez” – Roberto Carlos
- “Um Lugar do Caralho” – Júpiter Maçã
- “Um Sonho” – Nação Zumbi
- “Eu Amo Você” – Céu
- “Há de Ventar” – Bruno Morais
- “Angel” – Massive Attack(Abertura)
- “A Letter to Elise” – The Cure
- “It’s Alright, It’s Okay” – Primal Scream
- “Artificial Nocturne” – Metric
- “Ghosts and Creatures” – Telekinesis
- “Golden Hours” – Bárbara Ohana
- “Love Me Tender” – Pato Fu
- “Playero” – Fuerza Bruta
- “All Night Long” – Sexy Jazzy
- “Saints” – Moby
- “What If” – Bianca Merhy
- “Sunset” – KNTAK
- “The Last Day” – Moby& Skylar Grey
- “Rational Culture” – Tim Maia
Chamada de Elenco – Novela Verdades Secretas
Repercussão
A telenovela foi um grande sucesso de crítica e de público. Durante a trama, vários personagens se sobressaíram. Foram os casos da ninfeta Angel (Camila Queiroz), do sedutor Alex (Rodrigo Lombardi), da bondosa Carolina (Drica Moraes), do divertido Visky (Rainer Cadete), da cafetina Fanny (Marieta Severo), da revoltada Giovanna (Agatha Moreira), da divertida Lourdeca (Dida Camero), do romântico Bruno (João Vítor Silva) e principalmente a modelo que entra no mundo das drogas Larissa (Grazi Massafera).
A série virou assunto preferido nas redes sociais na internet, principalmente, devido a tantas reviravoltas na trama ou as cenas de nudez. Durante vários episódios a hashtag #VerdadesSecretas ou até mesmo nomes dos personagens da novela ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Vários atores e celebridades se manifestaram por meio das redes sociais sobre a novela, comentando e elogiando a atuação dos atores, a direção, os ganchos e até mesmo a história.
A novela causou muitas polêmicas devido ao book rosa, revoltando agências e profissionais da moda. A novela também causou polêmicas por apresentar temas fortes como prostituição (book rosa ou azul), pedofilia, uso de drogas e relações famíliares problemáticas.
Outro destaque da telenovela foi as cenas de sexo e nudez, entre os atores que mais tiveram esse tipo de cenas foram Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Grazi Massafera, Agatha Moreira, Reynaldo Gianecchini, Guilhermina Guinle, Gabriel Leone, Alessandra Ambrósio, Yasmin Brunet e Adriano Toloza.
Camila Queiroz foi considerada uma grata surpresa como protagonista da história ganhando aceitação total do público e crítica especializada da TV, tanto que foi escalada para a novela das 18h, Êta Mundo Bom, também de Walcyr Carrasco.
Grazi Massafera surpreendeu a todos com seu papel da modelo drogada Larissa, se consagrando como atriz e sendo muito elogiada por sua atuação e também total entregação ao papel. Depois do sucesso, ficou no alvo de muitos autores para futuras novelas e foi confirmada na novela seguinte de Maria Adelaide Amaral.
Diversas cenas da novela de tanto sucesso viraram meme nas redes sociais.
A cena em que Larissa é estuprada por vários homens chocou e emocionou o público, que até pediu um Oscar a Grazi Massafera pela cena.
Faltando apenas dois capítulos para o fim da novela, o público pediu uma continuação da história para 2016. A expectativa pelo final dessa trama foi enorme, maior do que muitas novelas do horário nobre tiveram nos últimos anos. Tanto que foi criado até um evento no Facebook: “Reunião para descobrir as últimas #VerdadesSecretas”. Milhares de pessoas confirmaram sua presença.
A curiosidade sobre o final da história foi tanta que semanas antes os roteiros finais vazaram fazendo com que o autor Walcyr Carrasco mudasse o de alguns personagens.
No ar até depois da 1h00, o folhetim ficou entre os assuntos mais comentados do mundo nos trends topics do Twitter, chegando a figurar em primeiro lugar, com incríveis 1 milhão e 400 mil de menções na rede social. No Facebook, os posts da novela alcançaram 61,4 milhões de usuários e no Instagram, a imagem de maior sucesso teve Larissa com 153 mil likes.
A novela bateu recorde de consumo digital no país, foram 190 milhões de plays em trechos ou íntegras de capítulos. O último capítulo da novela teve 1,5 milhão de acessos na web.
Verdades Secretas é considerada a novela de maior sucesso e repercussão dos últimos anos ao lado de Avenida Brasil superando-a proporcionalmente, em audiência e repercussão.
Críticas
Antes mesmo de estrear, a trama sofreu críticas dentro da própria emissora em razão dos temas considerados pesados abordados pelo autor – prostituição, drogas, homossexualidade, voyeurismo; de forma que Eva Wilma e Grazi Massafera fossem escaladas, visto o apelo às donas de casa de São Paulo, público fundamental a qualquer trama.
A jornalista Patrícia Kogut afirmou que Verdades Secretas teve uma estréia irregular. Ela elogiou principalmente a atuação de Drica Moraes, que segundo ela, transitou com igual segurança por várias paletas de emoção. Ela ainda afirmou que a trama teve desvios, indo do drama, chegando às tintas dos folhetins mexicanos, e embarcando na linguagem dos desenhos animados. Ela conclui dizendo que Verdades Secretas teve bons e maus momentos. E que apesar da trama principal ser bastante usada, seria bom que ela também surpreendesse.
Nilson Xavier afirmou que Verdades Secretas teve estréia equilibrada. Segundo ele, o primeiro capítulo limitou-se a introduzir a história central e apresentar os principais personagens, sem correrias ou acontecimentos estarrecedores. Ele também elogia a atuação de Drica Moraes, e diz que ela não lembra em nada à vilã pé de chinelo Cora, de Império. Porém ele criticou a falta de sutileza nos diálogos, e conclui que os dois blocos pareceram duas novelas diferentes.
O colunista Odair Braz Junior, do R7 criticou o excesso de erotismo na trama. Além disso, ele também criticou as situações exageradas da trama, como por exemplo, Alex se casando com Carolina apenas pra ficar perto de Angel. Segundo ele, novela tem situações absurdas mesmo, mas tem de haver certo limite para o absurdo. Caso contrário a brincadeira desanda.
Após a exibição do último capítulo, o jornalista Thiago Forato, do Na Telinha declarou que Verdades Secretas prova, antes de tudo, que basta uma boa novela para que o público dê a resposta ligando o televisor. Elogiou o texto da trama e à direção, e afirmou que juntas conseguiram desempenhar sua função com maestria de maneira irrefutável, com cenas antológicas e que já entraram para a história da televisão.Ele conclui afirmando que com uma temática adulta, Verdades Secretas entra na história da teledramaturgia e pode ser reverenciada como a melhor novela de 2015.
A colunista Cristina Padiglione, do jornal Estadão, declarou que Verdades Secretas ultrapassou todos os limites. Segundo ela, a trama teve padrão HBO, um canal de televisão por assinatura estadunidense conhecido por suas produções originais premiadas. Padiglione elogiou a questão estética, o desempenho do elenco, o mérito da direção de Mauro Mendonça Filho, e principalmente a ousadia da trama em expor temas que só a TV fechada tem coragem de abordar, como por exemplo, nudez, drogas, aborto, bissexualidade, prostituição e suicídio. Ela conclui afirmando que Verdades Secretas se encerrou com a certeza de que é possível transgredir, ultrapassar limites e colocar controvérsias na mesa, sem escamotear assuntos indigestos, porém necessários.
Audiência
Segundo dados consolidados, a estréia da trama registrou 22.9 (23) pontos, mesma audiência da novela das 21h, Babilônia. No segundo capítulo, cravou 20,2 pontos. No seu terceiro, marcou 19 pontos. Seu recorde se deu no dia 22 de junho, quando marcou 24 pontos na Grande São Paulo. No dia 6 de julho atingiu pico de 30 pontos de audiência, fechando com média geral de 25,5. Em sua última semana bateu recorde de audiência na segunda (21) com 27 pontos quase superando a novela das 21h A Regra do Jogo. Em algumas ocasiões obteve índices de audiência maiores do que os do Jornal Nacional, como em 27 de julho, quando a trama registrou média de 25 pontos contra 24 do jornalístico.
Em seu penúltimo capítulo, a novela das 23h conseguiu ótima audiência. Exibida das 23:30 às 00:37, a novela de Walcyr Carrasco chegou em 24.3 pontos de média, o recorde da novela às quintas-feiras, conseguindo chegar perto da trama das 21h, que registrou 25.2, e desbancando diversas atrações exibidas antes, como como SPTV (22.1), I Love Paraisópolis (21.8) e Jornal Nacional (21.2).
O último capítulo teve média de 26.5 pontos de média e 51% de share.
A trama terminou com 19.8 (20) pontos, a maior média geral de uma novelas das 23h.
Assim como suas antecessoras, Verdades Secretas seria exibida após a novela das nove às segundas feiras e no horário das onze após a linha de shows nos dias de terça, quinta e sexta, mas a boa audiência do primeiro capítulo fez com que que os capítulos da primeira semana fossem excepcionalmente exibidos após a novela das nove, empurrando Tapas & Beijos, Chapa Quente e Globo Repórter para depois da trama das 23 horas. Entretanto, após essa semana a novela voltou para a grade inicialmente planejada; pois segundo a emissora, o horário das 22 horas permitiu testar formatos.
Estreou em Portugal em 6 de maio de 2016, na Sic. Em seu primeiro episódio, a trama registrou registou 5,7% de audiência média e 20% de share que corresponde a um total de 541 500 telespectadores garantindo a vice liderança. Sucedendo A Regra do Jogo.
Grazi Massafera leva 10 prêmios pela Larissa de ‘Verdades Secretas’
Prêmios e indicações
2015 – PromaxBDA Latin America Awards
- Ouro nas Chamadas de Novelas – Walcyr Carrasco
2015 – Prêmio Extra de Televisão
- Melhor Novela – Walcyr Carrasco
- Melhor Atriz – Marieta Severo
- Melhor Ator – Rodrigo Lombardi
- Melhor Atriz Coadjuvante – Grazi Massafera
- Melhor Ator Coadjuvante – Rainer Cadete
- Melhor Revelação Feminina – Camila Queiroz
2015 – Troféu APCA
- Melhor Novela – Walcyr Carrasco
- Melhor Atriz – Grazi Massafera
- Melhor Diretor – Mauro Mendonça Filho
2015 – Prêmio Quem de Televisão
- Revelação da TV – Camila Queiroz
2015 – Melhores do Ano
- Melhor Ator Coadjuvante – Rainer Cadete
- Melhor Atriz Coadjuvante – Grazi Massafera
2016 – Troféu Imprensa
- Melhor Novela – Walcyr Carrasco
- Melhor Atriz – Grazi Massafera
- Revelação do Ano – Camila Queiroz
2016 – Troféu Internet
- Melhor Atriz – Grazi Massafera
2016 – Emmy Internacional
- Melhor Novela – Walcyr Carrasco
Fotos da Novela
Fonte: Wikepedia e IMDB Além da Pesquisa Site Imagoi