A Dona do Pedaço

A Dona do Pedaço é uma telenovela brasileira  criada pela Rede Globo e transmitida de 20 de maio a 22 de novembro de 2019, com 161 capítulos, substituindo O Sétimo Guardião e sendo substituída por Amor de Mãe. É a 16.ª “novela das nove” transmitida pela emissora. Escrita por Walcyr Carrasco, com ajuda de Márcio Haiduck, Nelson Nadotti e Vinícius Vianna, direção de André Barros, Bernardo Sá, Bruno Martins Moraes, Caetano Caruso e Vicente Kubrusly, direção geral de Luciano Sabino e direção artística de Amora Mautner.
Contou com as participações de Juliana PaesMarcos PalmeiraAgatha Moreira, Reynaldo Gianecchini, Paolla Oliveira, Sérgio Guizé, Nathalia Dill e Lee Taylor.

Informação geral

Formato: Telenovela
Gênero: comédiamelodrama
Duração: 60 minutos
Estado: finalizada
Criador(es): Walcyr Carrasco
País de origem: Brasil
Idioma original: português
Diretor(es): Luciano Sabino / Amora Mautner
Câmera: Multicâmera
Roteirista(s): Márcio Haiduck / Nelson Nadotti / Vinícius Vianna
Tema de abertura: “Tá Escrito”, Xande de Pilares
Localização: Estúdios Globo
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 20 de maio – 22 de novembro de 2019
Episódios: 161

Abertura da Novela A Dona do Pedaço

Produção

Em 14 de agosto de 2018, Walcyr Carrasco anunciou que estava trabalhando na continuação de Verdades Secretas. Um mês depois, no entanto, a continuação foi cancelada, uma vez que a sinopse inédita entregue pelo autor anteriormente havia sido aprovada e adiantada para o início de 2019. Originalmente a trama se chamaria Dias Felizes, porém o título foi alterado posteriormente para A Dona do Pedaço, para expressar a luta por uma vida melhor da personagem central.
A principal inspiração foi a telenovela Vale Tudo, escrita por Gilberto BragaAguinaldo Silva e Leonor Bassères em 1988, de onde Walcyr utilizou a história da filha mau-caráter que rouba a própria mãe para tentar ascensão social no Rio de Janeiro. Outra referência foi o livro Mildred Pierce, escrito por James Cain em 1941, que narra a história de uma mãe que sofre com as armações da filha de caráter duvidoso. A história do amor impossível entre Juliana Paes e Marcos Palmeira e a rivalidade entre a família dos dois foi inspirada pela tragédia Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Em novembro de 2018, Walcyr Carrasco e Amora Mautner viajaram para o interior do Espírito Santo para escolherem onde ocorreriam as gravações, porém a direção desistiu de utilizar o estado sem motivo explicado. Apesar da cidade fictícia de Rio Vermelho ser localizada no interior capixaba, as filmagens foram feitas no Rio Grande do Sul, utilizando as cidades de JaguarãoNova Esperança do SulSão Gabriel e Jaguari como cenário.
As gravações da primeira fase iniciaram em 27 de fevereiro e, em 15 de março, começaram as filmagens da segunda fase nos Estúdios Globo no Rio de Janeiro, onde foi construída a cidade cenográfica.

Escolha do Elenco

Juliana PaesPaolla Oliveira e Reynaldo Gianecchini foram reservados para os papeis centrais da novela em outubro de 2018. Bianca Bin foi convidada para interpretar a antagonista Josiane, repetindo a parceria com o autor de O Outro Lado do Paraíso, porém a atriz só poderia estar presente em dois dias de gravação por semana por estar ensaiando para uma peça teatral, sendo substituída por Agatha Moreira. Na ocasião também a direção notou que Bianca não tinha mais perfil para passar-se por uma personagem de 20 anos. Convidada para interpretar Sílvia, Sheron Menezzes preferiu integrar o elenco de Bom Sucesso, sendo substituída por Lucy Ramos. Vera Holtz estava escalada para interpretar Dorotéia, porém a atriz foi realocada para protagonizar o seriado Eu, a Vó e a Boi após a saída de Susana Vieira, sendo substituída por Rosi Campos.
Laura Cardoso foi anunciada no elenco em dezembro de 2018 e chegou a dar entrevistas dando detalhes sobre a personagem, porém foi substituída por Betty Faria pouco antes das gravações, uma vez que a direção temeu que a instabilidade de saúde da atriz prejudicasse o andamento da trama. Posteriormente, Laura entrou na reta final da trama no papel da bondosa Matilde. Marieta Severo recusou o convite para Beatriz para poder protagonizar o seriado Filhas de Eva e foi substituída por Natália do ValeMarina Moschen e Bella Piero foram cogitadas para interpretar Joana, porém Bruna Hamú acabou escalada. Carol Marra fez teste para interpretar Britney, mas perdeu o papel por não se adequar ao perfil ideal, Glamour Garcia ficou com a personagem. Convidado para interpretar Rael, Juliano Cazarré já estava reservado para Amor de Mãe e Rafael Queiroz ficou com o papel.
Jussara Freire retornou à emissora após 14 anos na RecordTV e SBT – em cinco décadas de carreira, no entanto, a atriz havia feito apenas quatro novelas na Rede Globo. A Dona do Pedaço marcou o retorno de Marco Nanini às novelas do horário nobre após 27 anos, desde Pedra sobre Pedra em 1992.

Entrevista com Juliana Paes – Protagonista da Novela A Dona do Pedaço

Idade dos atores e problemas

A escalação de alguns atores gerou estranheza entre os jornalistas especializados, que notaram que Juliana Paes interpretava a mãe de Agatha Moreira, sendo que elas tinham apenas 13 anos de diferença – embora na história a personagem de Agatha tivesse 20. Já Paolla Oliveira e Nathalia Dill, de 37 e 33 anos, respectivamente, foram escaladas como sobrinhas de Juliana, de 40. Apesar dos personagens terem idades diferentes à vida real dos atores, as escalações foram consideradas absurdas, uma vez que alguns deles não aparentavam idade tão distinta. Além disso, Marco Nanini, de 70 anos, foi escalado como filho de Betty Faria, de 77, e enteado de Tonico Pereira, cujo tinha a mesma idade. Devido às diversas reclamações do público, Walcyr resolver mudar o parentesco entre Nanini e Faria, tornando-os irmãos.
O ator Tonico Pereira se afastou da trama em setembro devido a uma pneumonia. Por conta disso, o personagem Chico teve sua participação reduzida na reta final da novela, retornando apenas no final da trama.

a dona do pedaço
Equipe da Novela – A Dona do Pedaço

Enredo

Em 1999, numa cidadezinha fictícia chamada de Rio Vermelho, interior do Espírito Santo, as famílias de justiceiros Ramirez e Matheus viviam em guerra há várias gerações, porém Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) se apaixonam e selam um acordo de paz entre eles. O problema começa no dia do casamento, onde o noivo é baleado pela avó da noiva e a guerra é recomeçada, fazendo com que Maria precise fugir para São Paulo, com o detalhe de não saber ainda que estava grávida. As mães dos clãs fazem um acordo e mentem que os dois estão mortos para suas respectivas famílias, então pensando em vingança o pai de Amadeu manda assassinar as sobrinhas ainda crianças de Maria – mas elas acabam se salvando milagrosamente: Fabiana vai parar num convento e Virgínia vive nas ruas até ser abordada e então adotada pelo rico casal Beatriz (Natália do Vale) e Otávio (José de Abreu) que apesar do desejo de ter filhos, não podiam devido um problema de saúde. Vinte anos depois, Maria se tornou uma mulher rica e dona de uma rede de confeitarias graças às receitas de família, apesar de nunca ter se dado bem com a filha, a ambiciosa Josiane (Agatha Moreira), que tem vergonha de seu jeito simples de viver apesar de toda fortuna. Ela reencontra Amadeu e descobre a mentira para separá-los, porém eles são impedidos de retomar o romance quando a esposa dele, Gilda (Heloísa Jorge), descobre que está com uma doença grave.
Desanimada, Maria topa refazer sua vida e se casa com o charmoso Régis (Reynaldo Gianecchini), sem imaginar que ele é comparsa de sua filha, e que ambos tem um golpe em mente para colocar as mãos em toda sua fortuna. Ele, porém, acaba por se apaixonar de verdade por Maria com o passar do tempo e passa a disputá-la com Amadeu, além de tentar mostrar que está arrependido do antigo plano, quando Josiane revela o plano e deixa a mãe pobre novamente. Enquanto isso as sobrinhas de Maria tomaram rumos diferentes: Vivi (Paolla Oliveira) se tornou uma digital influencer e muito famosa por seu carisma – sendo tudo que sua irmã Josiane sempre sonhou – além de viver um romance cheio de altos e baixos com Chiclete (Sérgio Guizé) sem saber que ele é um matador de aluguel enviado para executá-la, embora também acabe se apaixonando por ela com o tempo. Já Fabiana (Nathalia Dill) passou uma vida miserável no convento e, ao descobrir que Vivi é sua irmã, decide se infiltrar na vida dela para destruí-la passando a imagem de uma moça séria e inocente, porém nutrida pelo ódio das oportunidades distintas de vida que tiveram. Além disso, a ex-freira também passa a ameaçar Otávio e Josiane ao descobrir segredos deles.
Agno (Malvino Salvador) sempre escondeu sua homossexualidade atrás de um casamento infeliz com Lyris (Deborah Evelyn), mas acaba decidindo se revelar depois de se apaixonar por Rock (Caio Castro), um boxeador que não corresponde as investidas, e então demora a perceber que o justiceiro Leandro (Guilherme Leicam), irmão de Chiclete, é quem está interessado nele. Assessora de Vivi, Kim (Monica Iozzi) se torna obsessecada por Márcio (Anderson Di Rizzi) quando ele termina o romance que mantinham pelas costas de Silvia (Lucy Ramos), passando a segui-lo compulsivamente. Já o sem-teto Eusébio (Marco Nanini) mora em uma velha casa que invadiram juntamente com a sua mulher Dodô (Rosi Campos), Cornélia (Betty Faria), o marido dela Chico (Tonico Pereira) e os três filhos Rock, Zé Hélio e Britney (Glamour Garcia) – uma mulher transexual – além da sobrinha órfã Sabrina. Ainda há Camilo (Lee Taylor), que trata-se de um investigador de polícia e ex-namorado que foi traído por Vivi, que se torna obcecado em tê-la de volta e desmascarar o passado de Chiclete como matador de aluguel, e então separar o casal.

Exibição

Originalmente A Dona do Pedaço estava programada para estrear entre o fim de 2020 e o início de 2021. Porém, após o cancelamento de O Homem Errado, de Duca Rachid e Thelma Guedes, e o adiamento das novelas de Lícia Manzo e Manuela Dias, a trama de Walcyr foi adiantada em quase dois anos. As primeiras imagens de divulgação, bem como a sinopse original e o press kit para a imprensa foram liberadas em 27 de março. “Tá Escrito”, do Grupo Revelação foi anunciada como tema de abertura em 28 de abril.
Em Portugal, A Dona do Pedaço foi escalada para substituir Segundo Sol na SIC, uma vez que a emissora decidiu não exibir O Sétimo Guardião devido à repercussão negativa da novela com o público brasileiro. Em 4 de setembro de 2019, não houve exibição da novela para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, por conta da transmissão dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil. Nos Estados Unidos começou a ser exibida em 31 de agosto de 2020 pela Univision.

Josiane leva surra de Maria da Paz

Elenco

  • Juliana Paes: Maria da Paz Sobral Ramirez
  • Agatha Moreira: Josiane Sobral Ramirez Matheus (Jô) / Letícia Magalhães
  • Nathalia Dill: Fabiana Sobral Ramirez / Fabiana do Rosário
  • Paolla Oliveira: Virgínia Sobral Ramirez / Virgínia Andrade Guedes (Vivi)
  • Sérgio Guizé: Ricardo Martins Ramirez (Chiclete)
  • Lee Taylor: Camilo D’ávila Muniz
  • Marcos Palmeira: Amadeu da Penha Matheus
  • Reynaldo Gianecchini: Régis Mantovani
  • Malvino Salvador: Agno Aguiar
  • Marco Nanini: Eusébio Macondo / Eustáquio Macondo Júnior (Juninho)
  • Rosi Campos: Dorotéia de Souza Macondo (Dodô)
  • Rainer Cadete: Teodoro Pacheco (Téo)
  • Monica Iozzi: Kim Ventura / Cleonice da Silva
  • Natália do Vale: Beatriz Andrade Guedes
  • José de Abreu: Otávio Guedes
  • Betty Faria: Cornélia Macondo Ferreira
  • Tonico Pereira: João Francisco Ferreira (Chico)
  • Deborah Evelyn: Lyris Mantovani Aguiar
  • Nathalia Timberg: Gladys Mantovani
  • Guilherme Leicam: Leandro Martins Ramirez (Mão Santa)
  • Rafael Queiroz: Rael Matheus
  • Bruna Hamú: Joana Fernandes
  • Caio Castro: Rock Souza Macondo
  • Suely Franco: Marlene da Conceição Valadares
  • Ary Fontoura: Antero Valadares/ Ângela
  • Nívea Maria: Evelina Sobral Ramirez
  • Rosane Gofman: Ellen da Rocha
  • Glamour Garcia: Britney Souza Macondo/ Rarisson Souza Macondo
  • Pedro Carvalho: Abel da Gama Ferronha
  • Heloísa Jorge: Gilda Cunha Matheus
  • Lucy Ramos: Sílvia Cunha
  • Anderson Di Rizzi: Márcio Sorrentino
  • Carol Garcia: Sabrina de Souza
  • Mariano Junior: Sávio
  • Rosamaria Murtinho: Linda Andrade
  • Bruno Bevan: José Hélio de Souza Macondo (Zé Hélio)
  • Betto Marque: Antonio Ribeiro (Tonho)
  • Felipe Titto: Abdias
  • Duda Nagle: Paulo Roberto Vidigal (Paixão)
  • Mel Maia: Cássia Mantovani Aguiar
  • Cadu Libonati: Raul Pacheco (Merlin)
  • João Gabriel D’Aleluia: Carlos Cunha Matheus (Carlito)
  • Branca Previliato: Priscila de Albuquerque (Pri)
  • Catarina de Carvalho: Alba
  • Gláucio Gomes: Dr. Nicolas
  • Luciana Fernandes: Jeniffer
  • Jardel Camelo: Beto
  • Thiago Thomé: Treinador Adriano
  • Chan Suan: Naomi
  • Samira Lochter: Sueli

Participações Especiais

  • Fernanda Montenegro: Dulce Ramirez
  • Laura Cardoso: Matilde Fernandes
  • Ana Lúcia Torre: Berta Teixeira Muniz
  • Monique Alfradique: Detetive Yohana Rezende
  • Berta Loran: Dinorá Macondo
  • Gretchen: Dginalda (Gina)
  • Oscar Magrini: Honorato
  • Mateus Solano: Josiel Dourado
  • Bruno Gissoni: William / Bernardo
  • Elizângela: Carmelinda Barbosa
  • Ivan Mendes: Alex
  • Ana Furtado: Gerusa de Jesus
  • Genézio de Barros: Ademir Ramirez
  • Luiz Carlos Vasconcelos: Miroel Matheus
  • Jussara Freire: Nilda Matheus
  • Maeve Jinkings: Zenaide Sobral Ramirez
  • César Ferrario: Adão Martins Ramirez
  • Álamo Facó: Vicente da Penha Matheus
  • Áurea Maranhão: Ticiana da Penha Matheus
  • Cynthia Senek: Edilene Teresinha dos Santos
  • Osvaldo Mil: Cosme dos Santos
  • Daniella Galli: Stephanie
  • Miwa Yanagizawa: Capitã
  • Daniel Andrade: Bill
  • Julia Lund: Roma Dornelles
  • Bernardos Dantas Ribas: Arthur Dornelles Mantovani
  • Duio Botta: Jardel Massaro
  • Alexandre Moreno: Detetive Moacir
  • Fernando Eiras: Padre Elias da Conceição
  • Regina Sampaio: Madre Maria Cecília do Rosário
  • Cláudio Mendes: Pastor Emanuel
  • Dja Marthins: Dona Céu
  • Tatiana Tiburcio: Aracely
  • Ana Paula Botelho: Yvete
  • Pedro Farah: Nonô
  • Ricardo Monastero: Lauro
  • Márcio Ricciardi: Delegado
  • Deiwis Jamaica: Cícero
  • Dionísio Neto: Hélcio Martins Ramirez
  • Maria Sílvia Radomille: Berenice Martins Ramirez
  • Ismael Caneppele: Murilo Matheus
  • Emilio Moreira: Aírton Ramirez
  • Ana Barroso: Josiane Ramirez
  • Kainan Ferraz: Lucas Massaro
  • Cláudia Assunção: Nívea Pacheco
  • Breno Guimarães: Coruja
  • Leandro Ramos: Julinho da Van
  • Evandro Melo: Mesquita
  • Patrícia Palhares: Irmã Fátima
  • Dani Guimarães: Lígia
  • Pablo Titto: Tico
  • Silvio Mattos: Martino Vilanova
  • Fernando Zilli: André
  • João Bourbonnais: Padre Everaldo
  • Bruno Barboza: Eurico
  • Mirella Sabarense: Maria da Paz (criança)
  • Malu Fernandes: Zenaide (criança)
  • Victor Aguiar: Hélcio (jovem)
  • Duda Batista: Virgínia (criança)
  • Maria Clara Baldon: Fabiana (criança)
  • Bernardo Amil: Leandro (criança)
  • Luiz Felipe Melo: Chiclete (criança)
  • Mari Cardoso: Josiane (criança)
  • Luiz Eduardo Toledo: Rael (jovem)
  • Leo Scarpa: Rock (criança)
  • Flávio Bisneto: Zé Hélio (criança)
  • Theo Almeida: Rarisson (criança)
  • Alice Jardim: Sabrina (criança)
  • Fátima Bernardes: Ela mesma
  • Camila Coutinho: Ela mesma
  • Dudu Bertholini: Ele mesmo
  • Lucas Lucco: Ele mesmo
  • Hugo Gloss: Ele mesmo
  • Ana Maria Braga: Ela mesma
  • Angélica: Ela mesma
  • Boninho: Ele mesmo
  • Rafa Kalimann: Ela mesma
  • Sarah Poncio: Ela mesma
  • Isaías Barbosa: Valdério da Paz Sobral Ramirez
  • Neidiane Soares: Ana da Paz Sobral Ramirez
  • Larissa Lima: Vanessa da Paz Sobral Ramirez
  • Marcel Lima: José da Paz Sobral Ramirez
  • Paulo César Lima: César da Paz Sobral Ramirez

Música

A primeira trilha sonora da novela foi lançada em 2 de junho pela Som Livre e traz na capa Juliana Paes caracterizada como Maria da Paz

Volume 1

  1. “Tá Escrito” – Xande de Pilares
  2. “Cheia de Manias” – Raça Negra
  3. “Bebi Liguei” – Marília Mendonça
  4. “Evidências” – Chitãozinho & Xororó
  5. “Yiri Yiri Boum” – Dois Africanos
  6. “Lullaby Love” – Roo Panes
  7. “Ecoute Moi Camarade” – Rachid Taha
  8. “Ecoute Moi Camarade” – Rachid Taha
  9. “Learn to Live” – Alice Merton
  10. “Nobody Makes Money” – Fantastic Negrito
  11. “Jolene” – Dolly Parton
  12. “Loyal to Me” – Nina Nesbitt
  13. “Taki Taki” – DJ Snake, Cardi B, Selena Gomez e Ozuna

Volume 2

A segunda trilha sonora da novela foi lançada em 20 de junho pela Som Livre e traz na capa Paolla Oliveira caracterizada como Vivi Guedes.

  1. “Quem Tem o Dom” – Jerry Smith e Wesley Safadão
  2. “7 Rings” – Ariana Grande
  3. “Beijinho Geladinho” – Netinho de Paula
  4. “Contramão” – Belo
  5. “Só o Amor” – Gloria Groove e Preta Gil
  6. Snake Charmer” – Gustavo Bertoni
  7. Namorada Reserva” – Hugo & Guilherme
  8. Só Você e Eu” – Vanessa da Mata
  9. The Look” – Metronomy
  10. My Only One (No Hay Nadie Mas)” – Sebastián Yatra
  11. “Eu Sei” – Cai Sahra
  12. My Silver Lining” – First Aid Kit
  13.  “Evidências” – Yasmin Santos
  14. “Me Chame de May Love” – Thiago Brava
  15. Nothing Breaks Like a Heart” – Mark Ronson e Miley Cyrus

Outras canções não incluídas

    • Bad guy” – Billie Eilish(tema de Fabiana)
    • California Dreaming” – Bobby Womack
    • Reunion” – Bobbie Gentry
    • O’Death” – Jen Titus
    • Conga Conga Conga” e “Melô do Piripiri” – Gretchen(tema de Eusébio e Gina)
    • João de Barro” – Sérgio Reis(tema de Dulce)
    • Let Me Down Slowly” – Alec Benjamin (tema de Cássia)
    • Véu” – Eduardo Queiroz
    • Las Vegas” – Eduardo Queiroz (tema de Kim)

Instrumental

O álbum com as músicas instrumentais da novela foi lançado somente em formato digital, e chamado de A Dona do Pedaço – Música Original de Eduardo Queiroz, embora nem um outro álbum do tipo tenha sido lançado, até o momento, pelos produtores da novela.

Faixas

    1. Amadeu
    2. Maria da Paz
    3. Family Business
    4. La Fonte
    5. Esperanza
    6. Os Matheus
    7. Ambush
    8. Ricordi
    9. Tree Of Life
    10. A Tragédia de Dulce
    11. Two Guns
    12. Matriarch
    13. Low Tricks
    14. Wise Guys
    15. Until The End
    16. Nessun
    17. Crossing
    18. Influências
    19. Retro Door
    20. Tre Chas
    21. Collapse
    22. Come Ti Amo
    23. Addio
    24. Immenso
    25. O Pacto
    26. Bandits
    27. Il Copo
    28. Pace Del Cuore
    29. Come Dimenticare
    30. Os Ramirez
    31. Death at Sunset
    32. Deep Web
    33. Sun Goes Down
    34. Losses
    35. Menssageiro
    36. Ragazzi Rabanera
    37. Maroto
    38. Piccolo Fiore
    39. Ritornera
    40. All My Love
    41. Ordine Sinistro
    42. Extinction
    43. Gara
    44. Vendetta
    45. Nômade
    46. Sospetto
    47. Forever Amore
    48. Simple Love
    49. For The Tray
    50. Encontro Mortal
    51. Sfida
    52. Non Chiaro
    53. Profondo Della Anima
    54. Heart and Hope
    55. Conectada
    56. Summit
    57. Fireflies Love
    58. Runners
    59. Still Got It

Repercussão

Audiência

A Dona do Pedaço estreou com 32,5 pontos, um a menos que a antecessora. O resultado deu-se pelo fato de O Sétimo Guardião ter deixado uma crise de audiência na faixa das “novela das nove” e derrubado em cinco pontos a média de sua antecessora. Nos capítulos seguintes a trama aumentou gradativamente a audiência, fechando a primeira semana com 32 pontos, a melhor marca do horário desde Império. Em 27 de maio, com a mudança para a segunda fase, a novela atingiu 35,6 pontos com 38 de pico. Em 3 de junho atingiu 37 pontos no capítulo que marcou o reencontro dos protagonistas. Em 8 de junho atingiu 28 pontos – índice que a antecessora, O Sétimo Guardião, tinha dificuldades para atingir.
Em 16 de julho, com a continuação do casamento mal sucedido de Vivi Guedes, a novela atinge 37,2 pontos. Em 5 de agosto, com a cena da surra de Maria da Paz em Josiane, a novela atinge 41 pontos.
Em 19 de agosto, com a cena em que a protagonista Maria da Paz descobre a traição do marido com sua filha e atira contra o amado, o folhetim bate seu maior recorde até então com 44 pontos, o melhor índice em 2 anos.
Seu penúltimo capítulo exibido em 21 de novembro de 2019, registrou 45 pontos, a maior audiência de toda a novela. Já seu desfecho obteve 44 pontos. Terminou com a média geral de 36 pontos.

Entrevista com Juliana Paes – Protagonista da Novela A Dona do Pedaço

Controvérsias

A novela recebeu acusações de plágio duas vezes. A primeira seria com o casamento mal sucedido da personagem Vivi Guedes, interpretada por Paolla Oliveira. O mesmo teria sido inspirado num texto publicado por uma youtuber no Facebook, onde a noiva descobre que seu futuro marido teria traído ela em um motel com uma amante, expondo sua traição no dia de seu casamento, a exemplo da personagem da novela. A internauta então, acionou a Rede Globo judicialmente pedindo uma explicação da emissora e comprovação que os textos foram regidos antes de ser publicado. A segunda teria sido com o fictício reality show Best Cake, apresentado por Angélica, onde será definido quem faz o melhor bolo, tendo a participação da protagonista Maria da Paz como competidora e Vivi Guedes como jurada. No capítulo onde houve a estréia do então reality, exibido em 17 de outubro de 2019, o SBT, publicou em seu Twitter, uma chamada do Bake Off Brasil: Mão na Massa, reality exibido na emissora e reprisado no Discovery Home & Health, alfinetando a novela e com a seguinte legenda: “Competição de bolo raiz só no SBT! O original é aqui”. Na chamada que foi exibida não só nas redes sociais, como também nos intervalos comerciais da concorrente, a narradora trouxe a seguinte mensagem: “Neste sábado, às 22h30, ‘Best Cake Brasil’… Não! Aqui é original: ‘Bake Off Brasil“. A provocação repercutiu nas redes sociais.

Crítica

Apesar da boa audiência, a novela foi criticada diversas vezes por subestimar a inteligência do público. O famoso site Notícias da TV avaliou a telenovela no ar com uma crítica negativa: “A Dona do Pedaço consagra mediocridade do horário nobre (…) Tramas duvidosas e personagens incoerentes já se tornaram comuns na faixa das nove da Globo, assim como o nome de Walcyr Carrasco já foi sinônimo de boas comédias, nos tempos de O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003). Os roteiros rurais ingênuos e despretensiosos eram um sucesso. A ida do autor para o horário nobre produziu um novo tipo de reconhecimento: ele até consegue audiência, mas sua qualidade foi perdida há muito tempo.

Prêmios

Melhores do Ano 2019

  • Melhor Atriz de Novela – Juliana Paes
  • Melhor Ator Coadjuvante – Sergio Guizé
  • Melhor Atriz Revelação – Glamour Garcia

Melhores do Ano NaTelinha

  • Melhor Coadjuvante – Fernanda Montenegro

Prêmio F5

  • Melhor Novela
  • Melhor Atriz de Novela – Juliana Paes
  • Melhor Atriz/Ator Revelação – Glamour Garcia

Prêmio Contigo! Online

  • Melhor Novela
  • Melhor Atriz Coadjuvante – Paolla Oliveira

Fotos da Novela

a dona do pedaço
Caio Castro – Novela a Dona do Pedaço
A dona do pedaço
Sabrina – Personagem da Novela A Dona do Pedaço
Novela a Dona do Pedaço
Glamour Garcia
Betty Faria e Marco Nanini em cenas na Novela a Dona do Pedaço
Novela a Dona do Pedaço
Britney – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Berta – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Angélica – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Rock – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Fabiana – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Lucy Ramos – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Rainer Cadete – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Maria da Paz – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Vivi Guedes, Chiclete e Camilo – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Juliana Paes, Reynaldo Gianecchini e Ágata Moreira – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Sinhá ( Laura Cardoso )
a dona do pedaço
Amadeu e Maria da Paz – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Vivi Guedes e Jo – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Monica Iozzi – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Deborah Evelyn – Novela a Dona do Pedaço
a dona do pedaço
Maria Da Paz ( Juliana Paes ) discute com Josiane ( Agatha Moreira )

Fontes / Referências: WikipediaIMDB, além da pesquisa do site Imagoi.