A Regra do Jogo

Abertura da Novela

Globo play - acessar site

A Regra do Jogo é uma telenovela brasileira criada e transmitida pela Rede Globo, no horário das 21 horas de 31 de agosto de 2015 a 12 de março de 2016, totalizando 167 capítulos, substituindo Babilônia e sendo substituída por Velho Chico. Foi a 9.ª “novela das nove” exibida pela emissora. Escrita por João Emanuel Carneiro, com ajuda de Alessandro Marson, Antônio Prata, Cláudio Simões, Fábio Mendes, Paula Amaral e Thereza Falcão; direção de Marcelo Travesso, Henrique Sauer, Enrique Diaz e Guto Arruda Botelho; direção geral de Amora Mautner, Joana Jabace e Paulo Silvestrini e núcleo de Amora Mautner.
Contou com as interpretações de Vanessa Giácomo, Alexandre Nero, Marco Pigossi, Giovanna Antonelli, Tony Ramos, Eduardo Moscovis, João Baldasserini e Giovanna Lancellotti.
A telenovela obteve duas Indicações para o International Emmy Awards, nas categorias Melhor Telenovela e Melhor Ator para Alexandre Nero

Informações Gerais 

Formato – Telenovela
Gênero – Drama
Duração – 60 minutos
Criador(es) – João Emanuel Carneiro
País de origem – Brasil
Idioma original – Português
Diretor(es) – Amora Mautner
Roteirista(s) – Alessandro Marson / Antônio Prata / Thereza Falcão / Paula Amaral /Fábio Mendes /Cláudio Simões
Tema de abertura – “Juízo Final”, Alcione
Tema de encerramento – “Juízo Final”, Alcione
Emissora original – Rede Globo
Formato de exibição – 1080i (HDTV)
Transmissão original – 31 de agosto de 2015 – 12 de março de 2016
Episódios – 167

Antecedentes

O setor de teledramaturgia da Rede Globo estreou no mesmo ano de sua inauguração, em 1965, com O Ébrio, no horário das 20 horas. Desde 1965 até o término da exibição de Passione, em 2011, a emissora adotava para as telenovelas transmitidas após o Jornal Nacional em sua programação diária a denominação “novela das oito“. Entretanto, os anúncios da estreia de Insensato Coração, trama que sucedeu Passione, a denominavam uma “novela das nove“. Tradicionalmente a “novela das oito” era o programa diário de maior audiência da emissora e também da televisão brasileira.
Insensato Coração seria a 75ª “novela das oito”, mas ao ser denominada a “novela das nove” pela emissora, tornou-se a pioneira de produção do gênero a adotar essa denominação. Desde então, foram mostradas como “novela das nove” sete produções adicionais: Fina Estampa, Avenida Brasil, Salve Jorge, Amor à Vida, Em Família, Império e BabilôniaA Regra do Jogo é a nona telenovela a ser assim denominada, e sucede Babilônia no horário.
Ainda em 2013, a emissora definiria a ordem de sucessão para o horário, determinado que, após a conclusão de Amor à Vida, de autoria de Walcyr Carrasco, as produções seguintes seguiriam a seguinte ordem: Manoel Carlos (Em Família) sucederia Carrasco (Amor à Vida), e seria sucedido por Aguinaldo Silva (Império), Gilberto Braga (Babilônia) e João Emanuel Carneiro (A Regra do Jogo).

Produção

A produção da telenovela teve seu início com o máximo de segredo possível, tendo poucas informações divulgadas. O título inicial da trama seria Favela Chic, porém como o título de sua antecessora fazia menção ao Morro da Babilônia, comunidade carioca, e a trama das 19 horas, I Love Paraisópolis,comunidade homônima de São Paulo, o título foi alterado para A Regra do Jogo, após recomendações que visavam evitar a repetição do termo favela e nomes de comunidades. A troca do título atendeu uma orientação da direção da TV Globo, após desconfortos internos, por se tratar de uma obra que fala sobre uma comunidade.
Com os baixos índices de Babilônia, a produção de A Regra do Jogo teve que ser acelerada, já que a emissora determinou que Babilônia fosse encurtada em pelo menos três semanas. A previsão era que Babilônia fosse ao ar até 18 de setembro, entretanto foi anunciado que iria acabar em 28 de agosto.
Murilo Benício havia sido oficializado como o protagonista Romero, mas acredita-se que o ator teria colocado condições, como estipular os dias em que gravaria para não contracenar com sua ex-esposa, além de brigas com a diretora Amora Mautner; o que não foi bem-visto pela direção da emissora. Posteriormente, Benício alegou que deixou a produção para se dedicar a direção de seu primeiro longa-metragem. Para substituí-lo, foram feitos testes com Mateus Solano, Fábio Assunção, Alexandre Nero, Eduardo Moscovis e Marcelo Serrado. Assunção chegou a ser o favorito para assumir o personagem, mas acabou remanejado para o elenco de Totalmente Demais e o papel ficou com Nero. No entanto, a chegada de Nero no elenco, não agradou a todos, pois o mesmo acabara de finalizar os trabalhos em Império, deixando um papel marcante para o público. Portanto, o ator começou a desenvolver o novo trabalho com a perspectiva de não lembrar o personagem que interpretou anteriormente, sendo orientado pela produção nesse aspecto a evitar utilizar vestimentas pretas.
Andreia Horta foi anunciada como intérprete de Toia, porém, pelo fato da personagem interpretada por ela em Império, ser filha de Nero e nesta ser par romântico, a atriz deixou a produção. Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann e Mariana Rios passaram então a brigar pela personagem. No entanto, Vanessa Giácomo ficou com o papel.
José Mayer foi convidado para interpretar Zé Boi, mas recusou o papel. Tony Ramos entrou no lugar de Mayer, mas em razão de ser garoto-propaganda da Friboi, o nome foi alterado para Pantera; porém por razão desconhecida o nome do personagem de Tony Ramos foi novamente alterado para Zé Maria. Deborah Evelyn interpretaria Nelita, mas acabou tendo o papel trocado com Bárbara Paz.
A diretora Amora Mautner faz uso de câmeras escondidas, de forma que as cenas sejam capturadas de ângulos diferentes, visando buscar emoções diferentes nos atores. Na construção da cidade cenográfica, foram usados móveis de segunda mão, para que os resultados sejam os mais realistas possíveis.
A primeira chamada da trama começou a ser divulgada no dia 30 de julho de 2015, e de cara causou um grande impacto no público, principalmente na internet, no qual os personagens da história apareciam em uma espécie de xadrez humano, terminando em um possível “xeque” de Atena (Giovanna Antonelli) em Romero (Alexandre Nero). Até mesmo, o teaser gerou controvérsias na rede, sendo acusado de ter sido uma reprodução de campanhas publicitárias da série americana Revenge, da ABC, e da telenovela Amor e Intrigas, da Rede Record. Porém, a verdadeira inspiração veio de uma cena do último capítulo da novela Vamp, no qual os personagens do “Exército Branco” enfrentavam os do “Exército Negro”, simulando um jogo de xadrez e, inclusive, a diretora de “A Regra”, Amora Mautner atuou no elenco da novela de Antonio Calmon.
O autor João Emanuel Carneiro inovou no momento de escrever os roteiros da novela. Ao invés de enumerar os capítulos como “Capítulo 1”, como é feito costumeiramente pelos escritores, João deu nome aos capítulos. O première se chamou A Outra Face, e os outros sucessivamente.

Exibição

O segundo capítulo da trama foi atrasado em torno de 30 minutos para não concorrer com a telenovela Os Dez Mandamentos, da RecordTV, que havia atrapalhado a estreia de A Regra do Jogo e tirado o primeiro lugar de Babilônia anteriormente. Devido a instabilidade na audiência, novela foi encerrada um mês antes do previsto e sua sucessora, Velho Chico, teve que ser antecipada as pressas.

Elenco da Novela

Enredo

Romero Rômulo (Alexandre Nero) é um ex-vereador que tem uma vida menos óbvia do que parece – isso porque ele sabe como ninguém camuflar quem é de verdade. O que a maioria das pessoas vê é um homem altruísta e corajoso, disposto a ajudar ex-detentos em busca de reintegração. Mas será que existe outra camada escondida por debaixo? Romero se envolverá com a sensual e perigosa Atena (Giovanna Antonelli).
A princípio, Romero não sabe, mas Atena não deixa passar nenhuma oportunidade sem tirar proveito. Impulsiva e imoral, ela não dá ponto sem nó, o que vale é identificar alguém para aplicar algum golpe que lhe renda grana no bolso. No início da história, ela é surpreendida por Victor (João Baldasserini), um comparsa do passado que volta para um belo acerto de contas, e a quem vai permanecer presa.
Um dos maiores desafetos de Romero Rômulo é Zé Maria (Tony Ramos), homem misterioso que está foragido. Ele é pai de Juliano (Cauã Reymond) e companheiro de Djanira (Cássia Kis Magro), moradora do Morro da Macaca e quem mais conhece Romero – talvez a única que saiba do que a sua essência é feita. Desde que Zé foi obrigado a fugir por causa de um crime que ele jura não ter cometido, Djanira, que dedica ao amado uma confiança incondicional, ficou encarregada da criação de Juliano.
Djanira tem ainda outro amor em sua vida: sua segunda filha adotiva, Maria Vitória, a Tóia (Vanessa Giácomo), jovem que sempre correu atrás dos seus sonhos, nunca recebeu nada na vida de bandeja e cujo caráter não levanta suspeitas. Ela cresceu ao lado de Juliano na casa de Djanira, e os dois começaram a namorar desde cedo. O desejo deles, e da mãe de criação, é de se casarem e viverem felizes para sempre, mas os planos de vingança de Juliano podem acabar atrapalhando esse destino.
Juliano decidiu abrir mão da sua carreira como lutador de MMA para se tornar professor de artes marciais. E tudo seguia na mais perfeita ordem até ele ser vítima de uma armação e acabar atrás das grades, acusado injustamente por tráfico de drogas. A prisão foi muito nociva para o rapaz, e muita gente passou a olhar para ele com desconfiança, principalmente no Morro da Macaca. Agora, o jovem está livre, mas só tem uma coisa na cabeça: vingança. Quem não gosta nada dessa história é a sua amada Tóia.
Outro personagem que também nutre um desejo vingativo é Dante (Marco Pigossi), policial e filho adotivo de Romero Rômulo. Mas o seu alvo é justamente Zé Maria, quem ele acredita ter matado seu pai biológico, e isso o torna inimigo também de Juliano, filho do foragido. Sobre seu pai de criação, o policial acredita que ele é um homem corajoso e que vive para ajudar o próximo, ou seja, um verdadeiro herói.
Djanira tem uma amizade rompida com Adisabeba (Susana Vieira), mulher do passado de Zé Maria. A rixa, porém, é discreta, até porque Tóia é sua gerente de confiança na Caverna da Macaca, uma boate que faz com que a galera do asfalto suba o Morro da Macaca para ter experiências incríveis. Adisabeba manda e todos no morro obedecem. É como se ela fosse a dona da comunidade.
Uma das atrações mais disputadas da Caverna da Macaca é o MC Merlô (Juliano Cazarré), filho de Adisabeba. Super protetora com o rapagão, ela é aquela mãe que tenta expulsar todas as mulheres que ele quer. Como Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Letícia Lima), com quem ele sobe ao palco como o trio de funk “MC Merlô e suas Merlozetes”. Além de administrar outras confusões da comunidade, Adisabeba mantém uma relação com Abner (Douglas Tavares), seu funcionário. Um novinho que faz de tudo para agradar “Bebinha”.

A família Stewart

Orlando (Eduardo Moscovis) não vê nada nem ninguém à sua frente quando tem um objetivo a alcançar. Frio e calculista, ele passa por cima de qualquer um, de qualquer coisa. O psicopata já é rico, mas isso não o impede de querer sempre mais. Da noite para o dia, Orlando passou de químico medíocre a referência no mercado farmacêutico. Fato muito mal explicado, cujas respostas se escondem em seu passado obscuro. Aliás, nem químico ele é, pois seu diploma é forjado. Ele trabalha na empresa do riquíssimo Gibson Stewart (José de Abreu), mas parece que isso ainda é muito pouco. Com uma precisão quase milimétrica, Orlando vai se aproximar cada vez mais da família Stewart e usará o seu ponto mais frágil, Nelita (Bárbara Paz), para conseguir, de fato, se tornar um membro do clã. Nelita é bipolar e terá problemas com a filha, Belisa (Bruna Linzmeyer), uma rebelde cheia de causas, mas vai ter uma boa relação com o filho Cesário (Johnny Massaro) e com a mãe, a calma e centrada Nora (Renata Sorrah).
A vida já foi muito generosa com Feliciano Stewart (Marcos Caruso), primo de Gibson. Mas, como ele não é muito chegado ao trabalho e nunca soube administrar suas posses, a única coisa que tem hoje em dia é seu apartamento, uma cobertura decadente na zona sul do Rio de Janeiro. Mas isso nunca lhe roubou o bom humor e a leveza na forma como leva a vida. Se tem uma coisa que ele adora é ter a família reunida. Feliciano é pai de Vavá (Marcello Novaes), Dalila (Alexandra Richter) e Úrsula (Júlia Rabello). Dalila é casada com Breno (Otávio Muller) e teve dois filhos: Luana (Giovanna Lancellotti) e Kim (Felipe Roque). Ele é um pai e avô carinhoso, mas o clima na casa não é tranquilo, principalmente quando Mel (Fernanda Souza) aparece. Ela é amante de Vavá e faz o personal trainer rebolar para que sua esposa, Janete (Suzana Pires), não descubra esse caso.

Cenas da Novela

Uso do “Quem matou?”

O recurso narrativo “Quem matou?” foi usado notoriamente pela primeira vez no Brasil na telenovela Véu de Noiva (1969) da Rede Globo, quando o personagem Luciano (Geraldo Del Rey) se retirou da trama e a autora Janete Clair usou a artimanha para justificar a ausência do ator. A expressão se consagrou após a personagem Odete Roittman de Vale Tudo (1988), também da Globo, ser assassinada e virar assunto no país interio e aumentar os índices da trama. Nas primeiras semanas da novela, a personagem Djanira (Cássia Kis Magro), é assassinada durante a tentativa de casamento de Tóia e Juliano; o crime ficou sem culpado até o último capítulo da trama, quando foi revelado que Zé Maria (Tony Ramos) foi o responsável pelo crime.
No capítulo de 7 de março de 2016, entretanto, ocorre o assassinato de maior impacto na trama. Após ser descoberto pela família, Gibson (José de Abreu) rende todos os seus familiares dentro da sua casa. Dante (Marco Pigossi) arma uma operação policial para tentar negociar, mas não consegue. Além disso, Zé Maria também invade a casa e Juliano (Cauã Reymond) também entra. Ocorre um tiroteio, Gibson corre para o seu escritório e tenta fugir, mas é assassinado. Foram gravados quatro finais para a história, com quatro responsáveis pelo crime. Revelou-se, numa das últimas cenas da trama, que Kiki (Deborah Evelyn) matou o seu pai, enquanto que Nora (Renata Sorrah) limpou a arma para não deixar pistas.

Elenco

  • Alexandre Nero – Romero Rômulo
  • Giovanna Antonelli – Atena / Francineide dos Santos
  • Vanessa Giácomo – Maria Vitória (Tóia) / Sofia
  • Cauã Reymond – Juliano
  • Marco Pigossi – Dante
  • Bruna Linzmeyer – Belisa Stewart
  • Carolina Dieckmann – Lara
  • Susana Vieira – Adisabeba
  • Tony Ramos – José Maria (Zé Maria) / Pedro Vargas
  • José de Abreu – Gibson Stewart
  • Renata Sorrah – Eleonora Stewart (Nora)
  • Eduardo Moscovis – Orlando / Ubiraci (Bira)
  • Deborah Evelyn – Cristiana Stewart (Kiki)
  • Bárbara Paz – Ana Elisa Stewart (Nelita)
  • Marcello Novaes – Valtércio (Vavá)
  • Suzana Pires – Janete
  • Fernanda Souza – Melisse Araújo (Mel)
  • Juliano Cazarré – Mário (MC Merlo)
  • Letícia Lima – Alisson
  • Roberta Rodrigues – Genivalda (Ninfa)
  • Johnny Massaro – Cesário
  • Giovanna Lancellotti – Luana
  • Giselle Batista – Maria Eduarda (Duda)
  • Júlia Rabello – Úrsula
  • Carmo Dalla Vecchia – César / Rodrigo
  • Maeve Jinkings – Domingas
  • Tonico Pereira – Ascânio (Velho)
  • Marcos Caruso – Feliciano
  • Alexandra Richter – Dalila
  • Otávio Müller – Breno / Valkíria
  • Maria Padilha – Claudine
  • Felipe Roque – Kim
  • Allan Souza Lima – MC Nenemzinho
  • Carla Cristina Cardoso – Dinorah
  • Osvaldo Mil – Juca
  • Larissa Bracher – Gisela
  • Monique Alfradique – Albertina (Tina)
  • Bruno Mazzeo – Rui
  • Fábio Lago – Oziel
  • Cris Vianna – Indira
  • Jackson Antunes – Tio
  • Lorena da Silva – Mara
  • Vinícius de Oliveira – Genivaldo
  • Oscar Magrini – Régis
  • Séfora Rangel – Conceição
  • Ilya São Paulo – Nonato
  • Danilo Ferreira – Iraque
  • Letícia Braga – Ana (Aninha)
  • Alice Sigmaringa – Sárvia
  • Andrew Vieira – Oziel (Juninho)
  • Cauã Antunes – Jordão
  • Sthefany Leite – Edissa

Participações Especiais

  • Cássia Kis – Djanira
  • Karine Teles – Sumara
  • Thaissa Carvalho – Andressa Turbinada
  • Leticia Colin – Paty
  • Lucci Ferreira – Soldado Cabral
  • Paula Burlamaquy – Sueli
  • João Baldasserini – Victor
  • Ricardo Pereira – Delegado Faustini
  • Felipe Cunha – Cabo Estevão
  • Patrícia Elizardo – Rosa
  • Thogun Teixeira – Carlão
  • Douglas Tavares – Abner
  • Pedro Maya – Bola
  • Ranieri Gonzalez – Paulo
  • Maksin Oliveira – Guerra
  • Amaurih Oliveira – Dênis
  • Glicério do Rosário – Paturi
  • Thales Coutinho – Delegado Fonseca
  • Cristóvan Netto – Caniço
  • Alcemar Vieira – Dario
  • Vinícius Manne  – Alexis Leblanc
  • Felipe Titto – MC Limão
  • Gabriela Petry – Jéssica
  • Daniel Zettel – Pilão
  • Germano Pereira – Ruivo (Minervino)
  • Cristiane Amorim – Camila
  • Karla Tenório – Priscila
  • Jonathan Azevedo – Zulu
  • João Gevaerd – Jorjão
  • Gustavo Trestini – Médico de Romero
  • Chico Terrah – Delegado Vasconcelos
  • Gustavo Ottoni – Augusto
  • Roney Villela – Vander
  • Lucci Ferreira – Cabral
  • Gustavo Novaes – Noé
  • Pedro Sol – Romero (jovem)
  • Maria Helena Pader – Dona Quietinha (mãe de Régis)
  • Marcelo Portinari – Joca
  • Saulo Rodrigues – Goulart
  • Dja Marthins – Zilca (tia de Bola)
  • Leonardo José – Oscar
  • Alexandre Liuzzi – Milton
  • Mônica Rossi – Secretária de Orlando
  • Alexandre Barros – Carlos Eduardo
  • Alex Teix – Valdir
  • Adriana Zattar – Carol
  • Gillray Coutinho – Marcinho
  • Márcio Machado – Figueira
  • Julia Lund – Rebeca
  • Cássia Kis – Djanira
  • Karine Teles – Sumara
  • Thaissa Carvalho – Andressa Turbinada
  • Leticia Colin – Paty
  • Lucci Ferreira – Soldado Cabral
  • Paula Burlamaquy – Sueli
  • João Baldasserini – Victor
  • Ricardo Pereira – Delegado Faustini
  • Felipe Cunha – Cabo Estevão
  • Patrícia Elizardo – Rosa
  • Thogun Teixeira – Carlão
  • Douglas Tavares – Abner
  • Pedro Maya – Bola
  • Ranieri Gonzalez – Paulo
  • Maksin Oliveira – Guerra
  • Amaurih Oliveira – Dênis
  • Glicério do Rosário – Paturi
  • Thales Coutinho – Delegado Fonseca
  • Cristóvan Netto – Caniço
  • Alcemar Vieira – Dario
  • Vinícius Manne – Alexis Leblanc
  • Felipe Titto – MC Limão
  • Gabriela Petry – Jéssica
  • Daniel Zettel – Pilão
  • Germano Pereira – Ruivo (Minervino)
  • Cristiane Amorim – Camila
  • Karla Tenório – Priscila
  • Jonathan Azevedo – Zulu
  • João Gevaerd – Jorjão
  • Gustavo Trestini – Médico de Romero
  • Chico Terrah – Delegado Vasconcelos
  • Gustavo Ottoni – Augusto
  • Roney Villela – Vander
  • Lucci Ferreira – Cabral
  • Gustavo Novaes – Noé
  • Pedro Sol – Romero (jovem)
  • Maria Helena Pader – Dona Quietinha (mãe de Régis)
  • Marcelo Portinari – Joca
  • Saulo Rodrigues – Goulart
  • Dja Marthins – Zilca (tia de Bola)
  • Leonardo – José Oscar
  • Alexandre Liuzzi – Milton
  • Mônica Rossi – Secretária de Orlando
  • Alexandre Barros – Carlos Eduardo
  • Alex Teix – Valdir
  • Adriana Zattar – Carol
  • Gillray Coutinho – Marcinho
  • Márcio Machado – Figueira
  • Julia Lund – Rebeca

Música

Volume 1 – Nacional – Capa: Alexandre Nero como Romero.

1. “Juízo Final” Alcione Abertura
2. “Ser Humano” Zeca Pagodinho Feliciano
3. “O Amor Mandou Dizer” Xande de Pilares
4. “Quando o Morcego Doar Sangue” Péricles
5. “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo” Roberto Carlos
6. “Coração Selvagem” Ana Carolina
7. “Dia Clarear” Banda do Mar
8. “Para Um Amor No Recife” Paulinho da Viola
9. “Papel de Bobão” Mosquito
10. “Safadim” Aviões do Forró Oziel
11. “Casado Também Namora” Frank Aguiar
12. “A Dona do Barraco” Calcinha Preta
13. “De Ladin” Dream Team do Passinho
14. “Só No Charminho” Gang do Eletro
15. “Nuvem de Lágrimas” Fafá de Belém
16. “Tô Na Vida” Ana Cañas
17. “Danse Macabre” Scalene

Volume 2 – Internacional -Capa:  Giovanna Antonelli como Atena.

1. “Always Alright” Alabama Shakes
2. “Don’t Wait” Mapei
3. “Like I Can” Sam Smith
4. “Photograph” Ed Sheeran
5. “Be My Sin” Kathryn Dean
6. “Renegades” X Ambassadors
7. “River Full of Liquor” Leon Else
8. “Chandelier” Sia
9. “Trouble” Elvis Presley
10. “Come Fly With Me” Michael Bublé
11. “Firestone” Kygo
12. “Handcuffs” Prince Royce
13. “Powerful” Major Lazer ft. Ellie Goulding & Tarrus Riley
14. “El Perdón” Nicky Jam ft. Enrique Iglesias
15. “Want To Want Me” Jason Derulo
16. “Come Together” Echosmith

Volume 3 – Misto – Capa: Vanessa Giácomo e Cauã Reymond como Tóia e Juliano.

1. “Vou Voltar Pro Rolé” Thiaguinho
2. “Tá Me Dando Mole” Sorriso Maroto
3. “Pente e Rala” Turma do Pagode
4. “Fulminante” Mumuzinho
5. “Livre, Leve e Solta” Hellen Caroline
6. “Aquele 1%” Marcos & Belutti Part. Wesley Safadão
7. “Miss Favela” Gabriel Moura Part. Seu Jorge
8. “Worth It” Fifth Harmony ft. Kid Ink
9. “Diggin’ On You” Elekfantz
10. “Wanna Be” Mister Jam ft. Wanessa
11. “Selfie Colado” Karol Ka
12. “Moleque Transante” Dannie & Mc Sabará
13. “Pegação” Dienis
14. “Sou Dessas” Valesca Popozuda
15. “Suave” Mc Merlô

Audiência

O primeiro capítulo de A Regra do Jogo rendeu 31,5 (32) pontos no IBOPE, segundo dados consolidados, sendo a pior estreia de uma novela das nove, superando Império, que até então, era a telenovela das nove com menor audiência em seu primeiro capítulo, com 32,1 pontos. No entanto, a expectativa pela estreia fez com que a rede social Twitter ficasse inativa por alguns minutos. O segundo capítulo, intitulado “Bandido Pobre”, rendeu 29,5 pontos, 6% a menos que o primeiro. O terceiro capítulo registrou 25,3 pontos, uma queda de 19,5% em relação ao primeiro, e com números inferiores a novela das sete (26,1) e ao SPTV (25,6). Em Florianópolis, a trama estreou com 43,9 pontos de média, e um share de 64,9% — o que garante a atenção de mais de seis entre dez televisores ligados naquele momento.
Apesar dos baixos números de audiência, a telenovela é o programa de maior audiência da televisão brasileira; no ranking semanal consolidado pelo Kantar IBOPE Media, no período de 28 de setembro a 4 de outubro de 2015, A Regra do Jogo foi o programa mais assistido, com um total de 8.01 milhões de espectadores, numa projeção de 15 regiões metropolitanas.
No dia 16 de dezembro, a novela marcou novo recorde de audiência, em São Paulo cravou 31.0 pontos de média e 34 no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi revelado o mistério de quem da identidade do ‘Pai’ da facção. Em São Paulo bateu recorde novamente em 4 de janeiro, no capítulo A Última Ceia, quando bateu 31,9 pontos.
Nos capítulos “Recaída” e “O Tremor de Uma Suspeita“, exibidos em 13 e 14 de janeiro, a trama das nove bateu novos recordes com 32,3 e 32,5 pontos no IBOPE da Grande São Paulo, respectivamente.
Impulsionada pela estreia de Êta Mundo Bom!, em 18 de janeiro, A Regra do Jogo marcou 33,4 pontos, sua maior audiência até então.
No capítulo intitulado “Abraço Partido”, exibido em 28 de janeiro, a trama bateu seu recorde absoluto: 35 pontos em São Paulo e 40 pontos no Rio de Janeiro.
Com 37 pontos, a trama das 9 bate seu recorde em 22 de fevereiro, com o capítulo “Quem Risca o Fósforo?”, repetindo o índice no dia seguinte, com o capítulo “Culpada“.
Seu recorde negativo ocorreu na noite de réveillon, com o capítulo “Lama no Pescoço“, quando cravou apenas 17 pontos.
No dia 3 de março, trama consegue novo recorde. Foram alcançados 39,0 pontos de audiência. Na ultima semana, no dia 8 de março a novela alcançou 39,2 pontos, novo recorde.
Em seu penúltimo capitulo, alcança novo recorde. Foram alcançados 39,7 (40) pontos, excelente audiência.
No dia 11 de março de 2016, na noite de seu último capitulo, foram registrados 41 pontos com 43 pontos de pico, ótima audiência. E também superou as audiências do ultimo capitulo de Babilônia e Em Família.

Entrevista 

Repercussão

Avaliação em retrospecto

Vera Magalhães, da Folha de S.Paulo, avaliou o primeiro capítulo positivamente: “No aspecto formal, o primeiro capítulo de A Regra do Jogo mostrou elementos que têm tudo para prender o telespectador, como um microcosmo […] bem construído, gírias que têm tudo para pegar, um casal com química e uma trilha sonora sofisticada”. A jornalista deu três estrelas para a trama, isto é, classificou-a como “ótima”. Em texto para o Notícias da TV, Raphael Scire comparou a novela aos projetos anteriores de Carneiro, como Avenida Brasil e A Favorita, completando que “apesar de repetido, o enredo de Carneiro é cativante pela maneira como o autor narra sua história. Seus personagens oscilam o tempo todo na ambiguidade — a tal “outra face” que intitulou o primeiro capítulo — e mesmo assim não perdem o maniqueísmo, recurso primordial do gênero. Sem dúvida, o diferencial do autor está em saber brincar com essas nuances de personalidade como quem manipula peças de um jogo de xadrez”. Escritora do Diário de Pernambuco, Fernanda Guerra notou que “a novela aposta em uma aproximação com a realidade, a partir de personagens ambíguos e fotografia mais próxima do gênero reality show“, citando cenas como a “do assalto a um banco, estrelada por Alexandre Nero como o ex-vereador Romero Rômulo”, que, segundo ela, “foi de tirar o fôlego”. Lucas Rezende, do portal Heloisa Tolipan, adjetivou a trama de “eletrizante” e afirmou: “Lembrando ou não tramas antigas, a nova narrativa é um grande acerto, bem como seu elenco e o ritmo acelerado. Ainda há muita peça para sair desse jogo, mas o xeque mate não é difícil se ser previsto”.

Prêmios e indicações

2015 – Troféu APCA

  • Melhor Ator – Alexandre Nero

2015 – Melhores do Ano

  • Melhor Ator de Novela – Alexandre Nero
  • Melhor Atriz de Novela – Giovanna Antonelli

2015 – Prêmio Quem de Televisão

  • Melhor Ator – Alexandre Nero
  • Melhor Atriz – Giovanna Antonelli

2016 – Troféu Internet

  • Melhor Ator – Alexandre Nero

Fotos da Novela

regra
Tony Ramos – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Caua Reymond e Vanessa Giácomo – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Giovana Lancelloti – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Giovana Antoneli – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Caua Reymond, Marco Pigosi e Bruna Linzmeyer – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Marco Pigosi – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Tony Ramos e Deborah Evelyn – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Orlando (Du Moscovis)
regra
Elenco da Novela A Regra do Jogo
regra
Casamento de Feliciano -Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Caua Reymond – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Giovana Lanceloti, Otávio Muller, Felipe Roque – Elenco da Novela A Regra do Jogo
regra
Juliano Cazarré e Roberta Rodrigues – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Marco Pigossi – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Renata Sorrah – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Barbara Paz – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Osvaldo Mil – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Vanessa Giacomo, Alexandre Nero e Giovana Antoneli – Trio de Protagonistas da novela
regra
José de Abreu – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra
Tonico Pereira – Cenas da Novela A Regra do Jogo
regra do jogo
Giovana Antoneli – Cenas da Novela A Regra do Jogo
REGRADO JOGO
Deborah Evelyn – Cenas da Novela A Regra do Jogo

Fontes / Referências: WikipédiaImdb e busca do site Imagoi.