Drácula

Drácula é uma série de televisão desenvolvida por Mark Gatiss e Steven Moffat, baseada no Romance de 1897 de mesmo nome de Bram Stoker. A série foi transmitida e lançada na BBC One e Netflix, possuindo três episódios que foram lançados respectivamente nos dias 1, 2 e 3 de Janeiro de 2020. A série narra a história de Drácula, atuado por Claes Bang ,desde suas origens na Europa Oriental até além de suas batalhas com os descendentes de Van Helsing. Na descrição acerca da série na Netflix vemos que: “A lenda do Conde Drácula se transforma em novas histórias, que dissecam os crimes sangrentos do vampiro e revelam as sua maiores fraquezas”.

Trailer da série Drácula

Informações Gerais

Imagem promocional Drácula Formato: série
Gênero: Drama / Horror
Duração: 90 minutos
Criador(es): Mark Gatiss / Steven Moffat
Baseado em: Dracula, de Bram Stoker
País de origem: Reino Unido
Idioma original: inglês
Diretor(es): Jonny Campbell / Damon Thomas / Paul McGuiga
Produtor(es): Sue Vertue
Produtor(es) executivo(s): Mark Gatiss / Steven Moffat / Sue Vertue / Ben Irving
Distribuição: BBC Studios
Música: David Arnold / Michael Price
Empresa(s) produtora(s): Hartswood Films
Transmissão original: 1 de janeiro de 2020 – presente
Temporadas: 1
Episódios: 3

Elenco

Ator(triz) / Personagem

  • Claes Bang / Conde Drácula
  • Dolly Wells / Irmã Agatha Van Helsing, Dra. Zoe Van Helsing
  • John Heffernan / Jonathan Harker
  • Morfydd Clark / Mina Harker
  • Joanna Scanlan / Madre Superiora
  • Lujza Richter / Elena
  • Jonathan Aris / Capitão Sokolov
  • Sacha Dhawan / Dr. Sharma
  • Nathan Stewart-Jarrett / Adisa
  • Clive Russell / Valentin
  • Catherine Schell / Duquesa Valeria
  • Patrick Walshe McBride / Lord Ruthven
  • Youssef Kerkour / Olgaren
  • Natasha Radski / Madre
  • Lydia West / Lucy Westenra
  • Mathew Beard / Jack Seward
  • Mark Gatiss / Frank Renfield
  • Chanel Cresswell / Kathleen
  • Lyndsey Marshal / Bloxham
  • Paul Brennen / Commander Irving
  • John McCrea / Zev
  • Sarah Nile / Meg
  • Phil Dunster / Quincey Morri

Cena aterrorizante da série Drácula

Episódios

Episódio: 1
Título: As Regras das Trevas
Dirigido por: Jonny Campbell
Roteiro de: Mark Gatiss / Steven Moffat
Lançamento: 1 de Janeiro de 2020

O episódio começa com um homem mutado e doentio (que se revela como Jonathan Harker) contando sobre sua viagem à Transilvânia para duas freiras, uma das quais lidera a entrevista depois de supostamente ler o manuscrito de seu relato. Harker conta que seu objetivo ao viajar para a Transilvânia era conhecer o Conde Drácula. Drácula estava planejando se mudar para a Inglaterra e seu advogado, Harker, estava indo para finalizar a documentação. Após uma troca enigmática entre o cocheiro local e o cocheiro de Drácula, Harker finalmente chega ao castelo. Ele é recebido no jantar por um fraco e geriátrico Conde Drácula, que possui um forte sotaque e um grande orgulha acerca da arquitetura de sua casa: sombrio e labiríntica, e começa a contar, permeada de insinuações sinistras, sua história. Harker é então mostrado em seu quarto e evita um incidente após um pequeno arranhão que o deixa sangrando. Harker tem um sonho vívido e sensual sobre sua noiva, Mina Murray, mas, sem o conhecimento de Harker, Drácula começa a se alimentar dele.

Depois de um estranho incidente em que Jonathan recebe uma mensagem de angústia arranhada na janela do quarto, Harker está determinado a entender melhor sua casa temporária, mas se vê irremediavelmente perdido. Sua força e juventude também estão visivelmente esgotadas como resultado da alimentação noturna de Drácula. Sobre isso, também observa-se no episódio a mudança que esta trás no infame Conde: que cada vez mais atraente, apto e decididamente mais inglês em sua fala e comportamento

O medo de Harker cresce quando ele descobre uma sala cheia de afetos e restos pessoais do povo da aldeia romena, que parece estar clamando por atacá-lo, mas na verdade está implorando para que ele os mate de vez. Harker também descobre o sarcófago de Drácula por acidente, desmaiando devido à exaustão e susto.

Depois que Drácula faz alusão à sua última alimentação com Harker e sua morte iminente, Harker descobre outra pessoa mantida dentro das muralhas do castelo. Ele fica horrorizado ao descobrir que é uma das noivas de Drácula, morta-viva e presa em uma grande caixa de madeira. Existem algumas outras noivas na câmara escondida, sustentadas por “pedaços” de Drácula, como moscas e bebês. Depois de evitar por pouco um ataque de uma noiva voraz, Drácula leva o Harker visivelmente magro e envelhecido até o pico do castelo para ver o sol uma última vez antes de acabar com ele, mas Harker toma o assunto com suas próprias mãos e se permite queda livre do parapeito, selando sua fuga, explicando assim como ele chegou a um convento.

Após esse história, é revelado que a freira assertiva não é outra senão a irmã Agatha Van Helsing, enquanto a outra freira é Mina Murray, noiva de Harker. Logo se torna aparente que Harker não é apenas morto-vivo, mas um escravo de Drácula, selado a força nesse triste destino. A sala de repente se enche de morcegos, sinalizando a chegada de Drácula, e ai vemos uma cena de ação: enquanto a irmã Agatha sai para enfrentar Drácula nos portões do convento, Harker quase machuca Mina, que havia começado a sangrar como resultado do ataque de um dos morcegos. Horrorizado com o que ele havia se tornado, Harker tenta se suicidar, enfiando uma estaca de madeira em seu coração,

Enquanto isso, nos portões, após uma troca ousada, provocadora e espirituosa entre a irmã Agatha e Drácula, o Conde é temporariamente rejeitado, pois não pode entrar sem um convite expresso. Implacável, Drácula logo descobre Harker que ainda está vivo (o suicídio não funciona para os mortos-vivos). Drácula logo convence Harker a convidá-lo para entrar, abrindo espaço para sua entrada no convento, e consequente busca pela vingança. O Conde convoca um bando de lobos para assolar todas as freiras, exceto Mina e Irmã Agatha. As duas conseguem evitá-lo por um tempo, mas Mina acidentalmente o convida para entrar, pensando que ele era Harker enquanto usava a pele morta de seu noivo.

Coletânea de séries aterrorizantes de Drácula

Episódio: 2
Título: Sangue a Bordo
Dirigido por: Damon Thomas
Roteiro de: Mark Gatiss / Steven Moffat
Lançamento: 2 de Janeiro de 2020

Neste episódio, Drácula navega para a Inglaterra em um navio chamado Deméter com outros passageiros e cinquenta caixas de seu solo nativo. Drácula permanece sem o conhecimento deles sob o pseudônimo de Balaur, um patrocinador, e começa a matar passageiros e tripulantes. Cada vítima foi cuidadosamente selecionada, pois Drácula pega características e memórias que deseja de cada um, enquanto absorve o sangue. Aos poucos, percebe-se que Drácula é o assassino, embora acuse o misterioso “passageiro do quarto nove” como um provável responsável pelo crime. A passageira do número nove é revelada como a Irmã Agatha, a quem Drácula vem se alimentando lentamente, mantendo-a viva. Os passageiros e a tripulação tentam enforcá-la, mas ela os convence de que Drácula é o assassino. Ao se aproximar de Whitby, alguns membros da tripulação escapam em um barco salva-vidas, enquanto Agatha, que está morrendo, explode o navio, a fim de impedir que Drácula chegue à costa. Drácula em seu caixão afunda no fundo do oceano.

Episódio: 3
Título: Bússola Sombria
Dirigido por: Paul MacGuigan
Roteiro de: Mark Gatiss / Steven Moffat
Lançamento: 3 de Janeiro de 2020

Drácula caminha debaixo d’água e aparece na praia de Whitby. Ele é recebido pelo Dr. Zoe Van Helsing, que se parece com a irmã Agatha e diz que ele estava inativo por mais de um século. O Conde é então mantido sob cárcere pela Fundação Jonathan Harker, com o objetivo de estudar e colher seu sangue. No entanto, ele escapa usando o sistema legal. Zoe como cientista bebe sua amostra de sangue para entender o que ele quis dizer com ‘sangue é vidas’ e sincroniza com a memória da irmã Agatha. Enquanto isso, Drácula encontra uma nova noiva, Lucy Westenra, que não se importa com quem ele é ou teme a morte. A irmã Agatha está presente na consciência de Zoe e fala com ela para descobrir as limitações e os medos de Drácula. Zoe e Drácula se encontram em sua residência e discutem esses medos. Parece que Drácula teme a morte e, ao longo dos séculos, está condicionado a temer tudo o que representa essa verdade. Zoe, que está morrendo de câncer, dá seu último suspiro na casa de Drácula. Drácula comete suicídio bebendo o sangue de Zoe, pois é venenoso para ele. Os dois compartilham uma epifania à luz do sol.6

Produção

O desenvolvimento de Drácula começou em junho de 2017, com Mark Gatiss e Steven Moffat se reorganizando para escrever os episódios. Em outubro de 2018, a série foi oficialmente encomendada pela BBC e será exibida na BBC One e na Netflix. Em Novembro de 2018, o ator Claes Bang foi escolhido para estrelar o título de Drácula. Segundo os roteiristas, nessa versão, Drácula seria “o herói de sua própria história” – com o foco central na narrativa e no personagem principal, em vez de um vilão sombrio a ser vencido. Como na série de televisão Sherlock, os produtores pretendiam tornar sua versão fiel e não fiel de Drácula ao mesmo tempo, mesclando detalhes do romance original com outros que não se encontravam na obra original.

Um assunto interessante que levou a comentários de Moffat foi a sexualidade de Drácula na sua série, uma vez que é insinuado que Drácula faz sexo com Jonathan Harker, o advogado enviado ao seu covil na Transilvânia, dizendo que não é correto descrever Drácula como bissexual: “Ele é bi-homicida, não é a mesma coisa. Ele está matando-os, não namorando-os.” Ele também acrescentou: “Ele não está fazendo sexo com ninguém. Ele está bebendo o sangue deles.”

Cena de briga da serie Drácula

Escolha do Elenco e Filmagens

Em fevereiro de 2019, John Heffernan, Dolly Wells, Joanna Scanlan, Morfydd Clark e Lujza Richter se juntaram ao elenco, Gatiss também estava programado para aparecer na série. Em abril, Jonathan Aris, Sacha Dhawan, Nathan Stewart-Jarrett, Catherine Schell, Youssef Kerkour e Clive Russell se juntaram ao elenco. Neste mesmo período, ocorreram as entradas de Jonny Campbell, Damon Thomas e Paul McGuigan como diretores da produção. Moffat revelou que as filmagens da série começaram em 4 de março de 2019. As filmagens ocorreram no Castelo Orava, Banská Štiavnica e Zuberec na Eslováquia e no Bray Studios em Berkshire. Elas foram concluídas em 1 de agosto de 2019.

Lançamento

Drácula estreou na BBC One em 1 de janeiro de 2020 e foi transmitido por três dias consecutivos. Os três episódios foram lançados na Netflix em 4 de janeiro de 2020. O documentário In Search of Dracula, com Mark Gatiss explorando o legado do famoso conde, foi exibido ao lado da série na BBC Two em 3 de janeiro. O primeiro trailer da série estreou em 27 de outubro de 2019. O trailer oficial foi lançado pela BBC em 13 de dezembro de 2019, enquanto a Netflix mostrou o segundo teaser no mesmo dia. O segundo trailer foi lançado em 3 de janeiro de 2020.

Recepção da Crítica

A série foi recebida com elogios dos críticos. No Rotten Tomatoes, a série obteve 82% de aprovação e uma classificação média de 8,11/10 de 17 críticas. O consenso crítico do site diz: “Uma deliciosa mistura de horror e humor que equilibra mais ou menos sensibilidades modernas e o legado amado do personagem, Drácula é um tempo assustadoramente divertido — se não sempre fiel — Time”. O site Metacritic atribuiu à série uma pontuação de 90 de 100, com base em 4 revisões, significando “aclamação universal”.

Imagens

Cena com John McCrea, interpretando Zev, a direita
Cena com John McCrea, interpretando Zev, a direita
cena drácula
Cena da série Drácula
lucy e drácula
Cena no cemitério com personagens Lucy Westenra e Drácula
Claes Bang
Claes Bang, ator que interpreta Conde Drácula
Drácula
Conde Drácula caracterizado
Mofydd Clark em drácula
Famosa atriz Mofydd Clark, em seu papel como Mina Harker em Drácula
imagem promocional drácula
Imagem promocional da série Drácula
Irmã Agatha drácula
Irmã Agatha, interpretada por Dolly Wells
personagem Jonathan Harker
Jonathan Harker, personagem da série Drácula interpretado por John Heffernan
cena do baile
Momento do Baile da série Drácula, o figurino é um elemento extremamente interessante da série
Castelo Orava
Castelo Orava, um dos locais utilizados para a gravação de Drácula
Zuberec Drácula
Zuberec outro local real utilizado para gravar a serie Drácula
Madre superiora Drácula
Joanna Scanlan, Madre Superiora na série Drácula
cidade de Banska Stiavnica drácula
Cidade de Banská Štiavnica, outro dos locais de filmagem de Drácula
Chanel Cresswell drácula
Chanel Cresswell, que interpreta Kathleen em Drácula
Cena segundo episódio drácula
Cena do segundo episódio de Drácula
cena terceiro episodio
Cena do terceiro episódio da série Dracula
Cena barco drácula
Cena em barco da série Drácula
Elena - Luiza Richter
Elena, interpretada por Lujza Richter na série Drácula
Cena tensão Drácula
Mais uma cena da série Drácula, como aparece nesta, o clima de tensão é algo sempre presente
Sacha Dhawan Drácula
Sacha-Dhawan em seu papel como Dr. Sharma na série Drácula
Youssef Kekour Drácula
Youssef Kekour interpretando Olgaren na série Drácula

 

Fontes / Referências: Wikipedia, Imdb e pesquisa do site Imagoi.