Gotham

Gotham é uma série de televisão americana criada por Bruno Heller, baseada em personagens que aparecem em publicações da DC Comics em sua franquia Batman, principalmente o Detetive James Gordon e Bruce Wayne. A série é estrelada por Ben McKenzie como o jovem Gordon. Heller serve como produtor executivo da série, juntamente com Danny Cannon, que também dirigiu o aclamado episódio piloto. Gotham foi anunciada em 5 de maio de 2014, e estreou em 22 de setembro de 2014 na Fox Broadcasting Company (FOX). Em 13 de maio de 2018, a Fox renovou a série para uma quinta e última temporada, já finalizada.

Como originalmente concebida, a série teria servido como uma história simples sobre os primeiros dias de Gordon na polícia de Gotham City. No entanto, a ideia evoluiu, incluindo não só Bruce Wayne como também as histórias de diversos vilões recorrentes de Batman, como Coringa (Joker), Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Duas-Caras, Hera Venenosa, Senhor Frio, Espantalho, Ra’s al Ghul, Chapeleiro Louco e Hugo Strange. A primeira temporada teria originalmente 16 episódios, que depois foi estendido para um total de 22.

No Brasil, a série é transmitida pela Warner Channel na (TV Paga) desde o dia 29 de setembro de 2014. Em Portugal, Gotham é exibida desde o dia 11 de novembro de 2014 pela FOX Portugal, mas em 2015 a série também pode ser vista pelo canal irmão da FOX Portugal, o FOX Crime ainda sem data de exibição nesse segundo canal. Em agosto de 2015, a série estreou também no Netflix do Brasil. Em Portugal, o show também foi transmitido no canal SPM Series, tanto na internet quanto na televisão.

Trailer Oficial de Gotham

Informações Gerais

promocional informações gothamFormato: série
Gênero: Drama / Ação / Policial
Duração: 40–49 minutos
Baseado em: Personagens, de DC Comics
Desenvolvedor(es): Bruno Heller
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: inglês
Produtor(es): Scott White / Rebecca Perry Cutter
Produtor(es) executivo(s): Danny Cannon / Bruno Heller / John Stephens / Ben Edlund / Ken Woodruff
Editor(es): Daniel Gabbe / David Ekstrom / Mark C. Baldwin / John Ganem / Barrie Wise / Leland Sexton / Sarah C. Reeves
Cinematografia: David Stockton / Thomas Yatsko / Christopher Norr / Crescenzo Notarile
Elenco: Ben McKenzie / Donal Logue / David Mazouz / Zabryna Guevara / Sean Pertwee / Robin Lord Taylor / Erin Richards / Camren Bicondova / Cory Michael Smith / Victoria Cartagena / Andrew Stewart-Jones / John Doman / Jada Pinkett Smith / Morena Baccarin / James Frain / Jessica Lucas / Chris Chalk / Drew Powell / Nicholas D’Agosto / Michael Chiklis / Maggie Geha / Benedict Samuel / Crystal Reed / Alexander Siddig
Música: Graeme Revell / David E. Russo
Empresa(s) produtora(s): Primrose Hill Productions / DC Entertainment / Warner Bros. Television
Emissora original: FOX
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 22 de setembro de 2014 – 25 de abril de 2019
Temporadas: 5
Episódios: 100

Elenco

Elenco Principal

Ator(triz) / Personagem

  • Ben McKenzie / James Gordon
  • David Mazouz / Bruce Wayne
  • Donal Logue / Harvey Bullock
  • Robin Lord Taylor / Oswald “Pinguim” Cobblepot
  • Camren Bicondova / Selina Kyle
  • Cory Michael Smith / Edward Nygma, Charada
  • Erin Richards / Barbara Kean
  • Sean Pertwee / Alfred Pennyworth
  • Zabryna Guevara / Sarah Essen
  • John Doman / Carmine Falcone
  • Jada Pinkett Smith / Fish Mooney
  • Cameron Monaghan / Jerome Valeska, Jeremiah Valeska
  • Victoria Cartagena / Renee Montoya
  • Andrew Stewart Jones / Crispus Allen
  • Morena Baccarin / Leslie “Lee” Thompkins
  • Drew Powell / Butch Gilzean, Cyrus Gold, Solomon Grundy
  • Nicholas D’Agosto / Harvey Dent
  • Clarey Folei, Maggie Geha, Peyton List / Ivy Pepper
  • Chris Chalk / Lucius Fox
  • Jessica Lucas / Tabitha Galavan, Tigresa
  • Michael Chiklis / Nathaniel Barnes, O Executor
  • James Frain / Theo Galavan, Azrael
  • Benedict Samuel / Jervis Tetch, Chapeleiro Louco
  • Alexander Siddig / Ra’s Al Ghul
  • Crystal Reed / Sofia Falcone

Elenco Recorrente

Ator(triz) / Personagem

  • Chelsea Spack / Kristen Kringle, Isabella
  • Anthony Carrigan / Victor Zsasz
  • Nathan Darrow / Victor Fries, Mr. Freeze
  • B.D. Wong / Hugo Strange
  • Tonya Pinkins / Ethel Peabody
  • James Carpinello / Mario Falcone
  • Jamie Chung / Valerie Vale
  • Kelcy Griffin / Vanessa Harper
  • Francesca Root-Dodson / Ecco
  • Jaime Murray / Nyssa Al Ghul
  • Shane West / Eduardo Dorrance, Bane

Entrevista com participantes de Gotham na Comic Con 2017

Episódios

Temporada: 1 / Episódios: 22 / Estreia: 22 de Setembro de 2014 / Termino: 4 de Maio de 2015
Temporada: 2 / Episódios: 22 / Estreia: 21 de Setembro de 2015 / Termino: 23 de Maio de 2016
Temporada: 3 / Episódios: 22 / Estreia: 19 de Setembro de 2016 / Termino: 5 de Junho de 2017
Temporada: 4 / Episódios: 22 / Estreia: 21 de Setembro de 2017 / Termino: 17 de Maio de 2018
Temporada: 5 / Episódios: 12 / Estreia: 3 de Janeiro de 2019 / Termino: 25 de Abril de 2019

Enredo

Temporada 1

Na primeira temporada, James Gordon, um novo recruta do Departamento de Polícia de Gotham City, está trabalhando junto com o veterano detetive Harvey Bullock para solucionar o complexo e badalado novo caso da cidade: o assassinato de Thomas e Martha Wayne. James Gordon conhece o filho do falecido casal, o jovem Bruce Wayne, que com a morte de seus pais fica sob a tutela de Alfred Pennyworth, fiel mordomo da família. Além disso, o jovem detetive e seu parceiro encontram diversas figuras das mais variadas enquanto trabalham nesse e em outros casos locais, sendo algumas delas o membro de gangue Oswald Cobblepot, o inteligente Edward Nygma, o perturbado circense Jerome Valeska, as órfãs de rua Selina Kyle e Pamela “Ivy” Pepper, o promotor público assistente Harvey Dent e a médica Leslie Thompkins. Também nessa saga, Gordon encontra diversos chefes do crime que seriam personagens extremamente importantes tanto nessa temporada quanto no futuro da série, incluindo a incrível e temida Fish Mooney e os senhores do crime Carmine Falcone e Salvatore Maroni.

Temporada 2

Na segunda temporada, Gordon lida com uma série de eventos que estão sendo orquestrados por Theo Galavan, novo candidato a prefeito de Gotham e membro de uma das antigas grandes famílias ricas locais, e sua irmã Tabitha, que lhe dá todo o apoio e é extremamente habilidosa no combate. Essa nova dupla de inimigos liberta os lunáticos Jerome Valeska e Barbara Kean de Arkham como parte de um plano para que Theo consiga assumir Gotham como seu novo prefeito e exigir vingança contra a família Wayne devido a rixas do passado. Entretanto, Galavan acaba assassinado durante sua campanha para a prefeitura, o que muda o foco do Departamento de Polícia de Gotam para encontrar Victor Fries. Uma informação extremamente importante revelada nessa temporada é a da dupla enigmática que realiza experiências sobre o Asilo Arkham (nas instalações subterrâneas de Indian Hill, que é de propriedade secreta da Wayne Enterprises): Hugo Strange e sua assistente Ethel Peabody, os quais são supervisionados pela secreta Corte das Corujas.

Temporada 3

Na terceira temporada, seis meses depois dos acontecimentos da segunda temporada, Gordon tornou-se um caçador de recompensas enquanto trabalha arduamente para rastrear experimentos em Indian Hill que escaparam, entre eles uma Fish Mooney revivida. Além disso, Gordon luta para conseguir recuperar Leslie (Lee) Thompkins, que planeja se casar com o filho de Carmine Falcone, Mario Calvi. Em paralelo, o hipnotizador Jervis Tetch chega na cidade em busca de sua irmã Alice, uma adolescente que possui sangue venenoso com o poder de enlouquecer pessoas dos mais variados jeitos. Enquanto isso, Ivy é envelhecida até uma mulher adulta após um encontro com um dos seguidores de Fish Mooney vindos de Indian Hill e Jerome Valeska é revivido por cultistas, que passaram a vê-lo como um messias após sua morte. Gordon se junta a Bruce e Selina para lidar com a Corte das Corujas que trabalham em nome do maléfico vilão Ra’s al Ghul e da Liga das Sombras. Nessa temporada, também podemos ver a formação da união sinistra de Pinguim e Ivy com o objetivo de formar um exército, e Edward Nygma adotando oficialmente sua nova identidade como “O Charada”.

Trailer da quarta temporada de Gotham

Temporada 4

Na quarta temporada, vemos o jovem Bruce Wayne agora como um vigilante mascarado, patrulhando as ruas de Gotham à noite em busca de criminosos, enquanto veste roupas escuras e uma bataclava preta com capuz. Pinguim inicia uma campanha para dominar o submundo da cidade, usando como base para isso começar a lucrar com crimes licenciados. Edward Nygma (ou Charada), que anteriormente havia sido congelado, descobre que suas ideias mentais diminuíram como um efeito colateral do congelamento. Outros vilões nessa temporada também tem movimentações interessantes, sendo exemplo disso Jonathan Crane abraçando seu papel como o Espantalho e a Liga das Sombras começando seu próximo lote, que envolve uma faca de embalsamento considera a única arma que conseguiria parar Ra’s al Ghul.

Além disso, pode-se observar nessa temporada as transformações de mais importantes figuras da série, como Ivy Pepper tomando drogas de um farmacêutico que a transformam novamente e Butch Gilzean, que se transforma completamente em Solomon Grundy (recorrente vilão da DC) após ter seu corpo jogado em um pântano, e se torna aliado de Charada, uma união buscará dominar o bairro do Narrows. Sofia Falcone, filha de Carmine Falcone, retorna á Gotham para ajudar Gordon em impedir Cobblepot de continuar sendo o “rei de Gotham”, e conseguindo a confiança de Pinguim enquanto trabalha arduamente para recuperar o império de seu pai. Enquanto isso, Jerome, em conjunto com Jervis Tetch e Jonatham Crane, prepara uma fuga épica do Hospício Arkham. Essa união posteriormente incluiria Oswald Cobblepot, Victor Fries, Bridgit Pike e Solomon Grundy como membros e se transformaria na Liga dos Vilões, que tinha como objetivo enlouquecer Gotham.

Outra união que ocorre é a de Barbara Kean, Tabitha Galavan e Selina Kyle se juntando a Bruce Wayne e Alfred Pennyworth para derrotar Ra’s al Ghul. Jerome reencontra seu irmão gêmeo Jeremiah Valeska, que é contaminado por uma versão especial do Gás do Riso de Jerome, fazendo com que Jeremiah enlouqueça e se torne o Coringa. Após a morte de Jerome, nas instalações subterrâneas de Indian Hill, que é de propriedade secreta da Wayne Enterprises atirando contra Selina Kyle que é levada para o hospital. Jeremiah se junta ao Ra’s para destruir a cidade, explodindo as pontes de Gotham, isolando a cidade de todo o mundo, causando o caos na cidade e transformando Gotham na “Terra de Ninguém”.

Temporada 5

Na quinta temporada, após a explosão das pontes que ligavam Gotham ao resto do continente, a nova ilha vira uma “terra de ninguém”, que é controlada pelo Espantalho, Barbara Kean, Pinguim, e a “zona negra” que ninguém a controla. Mesmo com Jim pedindo suprimentos ao resto do Continente, ele é sempre ignorado pelos seus superiores, e precisa então achar uma forma de lidar com o problema com os recursos que encontra em Gotham. Selina Kyle, após o tiro que havia levado de Jeremiah na última temporada, entra em coma, o que faz com que Bruce, preocupado com seu estado, vá buscar ajuda com “A Bruxa”, revelada como Ivy Pepper, a qual decide ajudar devido a sua amizade com Selina. Após Jim Gordon fazer o ataque ao grupo que planejava fazer um túnel para chegar ao continente, ele cria o “Paraíso”, um refúgio seguro com moradores necessitados e outros que eram perseguidos. Mas, no fim das contas, o Charada causa uma explosão com um tiro de bazuca em um tanque de óleo, o que causa uma perseguição de todas as facções atrás de Edward Nygma. Após o seu tratamento com Ivy Pepper, Selina descobre a localização de Jeremiah, ao norte da “zona negra” e decide se unir a Bruce para procurá-lo. Bruce e Selina descobrem algo como um culto “Valeska” para procurar os mais fiéis. Selina finge querer trabalhar para Jeremiah invadir sua sede, mas depois de um confronto, Ecco escapa e Selina trai Bruce para ir atrás de Jeremiah, o qual ela esfaqueia, fazendo com que todos acreditassem que ele estava morto, sendo que o vião consegue sair com vida.

Trailer da quinta, e última, temporada de Gotham

Produção

Desenvolvimento

O produtor Bruno Heller teve a ideia da série após uma conversa com Geoff Johns, diretor criativo da DC Entertainment. Inicialmente Heller disse que ele estava hesitante em fazer uma série sobre super-heróis, dizendo ao site Digital Spy que “Eu realmente não sei como escrever sobre pessoas com super poderes”. Além disso, em uma entrevista com a Entertainment Weekly disse que “eu não acho que Batman funciona muito bem na TV “, acrescentando que “francamente, todas essas histórias de super-heróis que eu vi, eu sempre amei até que eles entram no traje “, notando que nesse ponto “eles pararam tornando-se seres humanos.” O filho de Heller, sugeriu que o foco da série poderia ser sobre Comissário Gordon a partir do qual Heller, em seguida, desenvolveu a ideia de Gordon sendo o investigador que investigou o assassinato dos pais de Bruce Wayne uma ideia que ele diz que “nos demos um ponto de partida que permitiu-nos contar a saga de um ponto muito mais cedo do que antes”.

Em 24 de setembro de 2013, a Fox Broadcasting Company (FOX) anunciou a série de TV Gotham, a qual seria produzida pela Warner Bros. Television e escrita por Bruno Heller. Em 7 de janeiro de 2014, Danny Cannon foi contratado para dirigir o episódio piloto. Falando sobre o projeto durante uma coletiva de imprensa na Television Critics Association, o presidente da Fox Kevin Reilly, disse que Gotham “não é apenas uma série adjunta” e “trata-se de uma franquia do Batman, apenas voltando na cronologia”. Ele também acrescentou que a série funciona por conta própria, separada de qualquer universo compartilhado da DC na TV ou no cinema, diferente de outras séries da DC (inclusive a mais novas) que estavam seguindo esse padrão.

Escolha do Elenco

Em janeiro de 2014, surgiram rumores de que Donal Logue iria interpretar James Gordon na série. Logue negou esses rumores via Twitter, o que foi confirmado posteriormente com a confirmação de seu papel como Harvey Bullock. Em fevereiro de 2014, Ben McKenzie foi escalado como James Gordon, sendo que este participou das filmagens de um piloto feito previamente para a rede CGS, o que já havia lhe garantido o papel e levado Heller a escrever a personagem de Gordon já com sua caracterização em mente. Escalar Bruce Wayne foi desafiador em parte, porque, como Heller colocou “É um elenco tão importante e teria sido muito perigoso colocar a pessoa errada”, acrescentando que o processo de elenco para Wayne “exigia muita negociação, muitas idas e vindas, para que todos ficassem felizes e confortáveis.”. No início de março de 2014, David Mazouz foi escalado como Bruce Wayne enquanto Camren Bicondova foi escalada como Selina Kyle. Na Chicago Comic & Entertainment Expo de 2014, Jim Cunningham, da DC, disse que Renee Montoya seria uma personagem da série.

Comentários dos atores sobre a evolução de suas personagens

Recepção

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, a primeira temporada de Gotham conseguiu pontuações positivas no geral, com avaliação de 76% destas em meio a 91 avaliações, o que rendeu a esta temporada uma nota média de 6.85/10. O Consenso do site aponta que: “Altos valores de produção, um elenco talentoso, e uma estética apelativa próxima ao dos mitos de Batman ajudam Gotham a superar seus temas ocasionalmente familiares” (tradução livre). No Metacritic, a série alcançou uma nota de 71 em 100, baseada em 34 críticas, o que indica uma média positiva de avaliações.

Diversos outros veículos e críticos manifestaram suas opiniões sobre a série. David Hinckley, do New York Daily News, elogiou o primeiro episódio da série em seus mais diversos âmbitos, sendo a parte cenográfica da série também muito bem falada. Além disso, o crítico elogiou a performance de Harvey Bullock como um elemento que “rouba a cena”. O crítico Chuck Barney, do San Jose Mercury News’ comentou sobre o enredo da série, dizendo que: “divertido, sombrio, temperamental e com um ótimo andamento na primeira hora” (tradução livre), o crítico também teceu elogios a personagem de James Gordon. Matt Brennan, do Indiewire, disse que Gotham possui “o perfeito antídoto para a fadiga dos super-heróis” (tradução livre), elogiando o “claro, influenciado pelo pop estilo, com as paisagens urbanas que parecem ter sido retiradas direto de um quadrinho.” (tradução livre).

A segunda temporada da série seguiu recebendo críticas no geral positivas. No Rotten Tomatoes, vemos que essa temporada possui uma média de 74% de aprovação, com base em 15 críticas, o que deu ao show uma nota média de 6.58/10. O consenso do site aponta que: “Ainda com sua tonalidade contrastante na segunda temporada, Gotham está de volta com foco renovado, se movendo para longe do enredo descontinuado com casos por semana para uma história mais escura, estável e contínua” (tradução livre). O Metacritic deu para esta temporada uma nota de 62 em 100, baseada em 6 críticas, o que basicamente mantém o que foi visto para a primeira temporada, mesmo que com uma leve queda. Para a terceira temporada, no Rotten Tomatoes, a aprovação da serie se mantém, mas a nota média sobe para 6.89/10, tudo isso com base em 9 avaliações.

Em relação a quarta temporada, Gotham recebeu também críticas positivas. No Rotten Tomatoes, a aprovação da temporada foi de 77% com base em 22 avaliações, gerando uma nota média de 7.17/10. O Consenso do site aponta que: “Mesmo com momentos de demasiado sofrimento na narrativa que perpassa o drama, a quarta temporada termina forte, focando na transição de Bruce Wayne no amado herói que a audiência espera.” (tradução livre). A quinta (e última) temporada da série recebeu também críticas positivas no geral, com aprovação de 85% (extremamente alta) baseada em 20 avaliações e nota média de 7.17/10. Para esta última temporada, o site aponta que: “Gohtam termina com um glorioso cada-um-por-si que utiliza da densa quantidade de vilões diferenciados, fazendo um clímax extendido que é ao mesmo tempo maluco e assustador” (tradução livre).

Premiações

Critics’ Choice Television Awards – 2014

Most Exciting New Series / Gotham / Venceu

American Society of Cinematographers – 2015

Episode of a Regular Series / Christopher Norr “Spirit of the Goat” / Indicado
Television Movie, Miniseries or Pilot / David Stockton “Pilot” / Indicado

Art Directors Guild – 2015

One-hour period or fantasy single-camera television series / Doug Kraner “Pilot”, “Selina Kyle”, “Arkham” / Indicado

Gracie Awards – 2015

Outstanding Drama / Gotham / Venceu

Motion Picture Sound Editors – 2015

TV Short Form Music Score / Ashley Revell “Lovecraft” / Indicado

NAACP Image Awards – 2015

Outstanding Supporting Actress in a Drama Series / Jada Pinkett Smith / Indicado

People’s Choice Awards – 2015

Favorite New TV Drama / Gotham / Indicado
Favorite Actor In A New TV Series / Benjamin McKenzie / Indicado
Favorite Actress In A New TV Series / Jada Pinkett Smith / Indicado

Saturn Awards – 2015

Best Superhero Adaptation Television Series / Gotham / Indicado
Best Performance by a Younger Actor in a Television Series / Camren Bicondova / Indicado

Creative Arts Emmy Awards – 2015

Outstanding Production Design for a Narrative Contemporary or Fantasy Program (One Hour or More) / Doug Kraner “Pilot” / Indicado
Outstanding Costumes for a Contemporary Series, Limited Series or Movie / Lisa Padovani “Under the Knife” / Indicado
Outstanding Sound Editing for a Series / George Haddad “All Happy Families Are Alike” / Indicado
Outstanding Special Visual Effects in a Supporting Role / Thomas Joseph Mahoney “Lovecraft” / Indicado

People’s Choice Awards – 2016

Favorite TV Drama / Gotham / Indicado

Teen Choice Awards – 2016

Choice TV Show: Drama / Gotham / Indicado
Choice TV Actor: Drama / Benjamin McKenzie / Indicado
Choice TV: Villain / Cameron Monaghan / Indicado

Creative Arts Emmy Awards – 2016

Outstanding Cinematography for a Single-Camera Series / Crescenzo Giacomo Notarile “Azrael” / Indicado
Outstanding Sound Editing for a Series / George Haddad “Azrael” / Indicado
Outstanding Stunt Coordination for a Drama Series, Limited Series, or Movie / Norman Douglass / Indicado

Saturn Awards – 2017

Best Superhero Adaptation Television Series / Gotham / Indicado

Teen Choice Awards – 2017

Choice TV Action Show / Gotham / Indicado
Choice TV: Villain / Cory Michael Smith / Indicado

Creative Arts Emmy Awards – 2017

Outstanding Sound Editing for a Series / George Haddad “Destiny Calling” / Indicado
Outstanding Special Visual Effects in a Supporting Role / Thomas Joseph Mahoney “Heavydirtysoul” / Venceu
Outstanding Stunt Coordination for a Drama Series, Limited Series, or Movie / Norman Douglass / Indicado

Saturn Awards – 2018

Best Superhero Adaptation Television Series / Gotham / Indicado
Best Performance by a Younger Actor in a Television Series / David Mazouz / Indicado

Teen Choice Awards – 2018

Choice Action TV Show / Gotham / Indicado
Choice Action TV Actor / David Mazouz / Indicado
Choice TV Villain / Cameron Monaghan / Indicado

Imagens

vilão Ras Gotham
Alexander Siddig em seu papel como Ra’s Al Ghul, um dos grandes vilões da série
Barbara Kean Gotham
Barbara Kean, marcante personagem de Gotham
o executor gotham
Barnes após se transformar no Executor
coringa e bruce gotham
Cena assustadore de Bruce co Jeromeh Valeska
charada e pinguim gotham
Cena de Pinguim e Charada em Gotham
barnes delegado gotham
Delegado Nathaniel Barnes
charada em gotham
Eward Nygma, o Charada de Gotham
alfred mordomo gotham
Famoso mordomo e tutor de Bruce Wayne Alfred Pennyworth
personagens gotham
Imagem com algumas das personagens principais e Gotham
fish mooney gotham
Incrível fish Mooney, uma das grandes figuras da série
selina kyle gotham
Incrível Selina Kyle
gordon e harvey gotham
Jim Gordan e Harvey Bullock, a marcante dupla de detetives da série
theo galavan Gotham
Marcante vilão Theo Galavan
ação bruce e selina gotham
Momento de ação com Bruce Wayne e Selina Kyle em Gotham
harvey bullock gotham
Personagem Harvey Bullock, interpretada por Donal Logue em Gotham
leslie thompkins gotham
Personagem Leslie Thompkins, interpretada pela reconhecida do cinema Morena Baccarin
elenco gotham
Reunião do elenco de Gotham
pinguim gotham
Robin Lord Taylor em seu papel como Oswald Cobblepot, sua atuação de alto nível foi um elemento extremamente importante na série
victor zsasz gotham
Victor Zsasz, um dos capangas de mafiosos recorrente na série
victor fries gotham
Vilão Victor Fries, mais um dos marcantes vilões de Batman que aparecem na série

 

Fontes / Referências: Wikipedia, Wikipedia(eng), Imdb e pesquisa do site Imagoi.