Leandra Leal

Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva (Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1982) é uma atriz, autora, diretora, produtora e cantora brasileira. Desde 2010, atriz é uma das sócias-fundadoras da “Daza Produções” e em 2016, assumiu o legado de sua família, herdando o Teatro Rival.

Leandra Leal sorrindo

Nome completo: Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva
Pseudônimo(s): Leandra Leal
Nascimento: 8 de setembro de 1982 (38 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade: brasileira
Altura:1,68m
Peso: 59kg
Progenitores: Mãe: Ângela Leal
Cônjuge José Paes de Lira (c. 2003–10)
Filho(a)(s): 1
Ocupação: atriz, autora, diretora, produtora, cantora
Período de atividade: 1990–presente
Prêmios
Melhores do Ano:
2004: Atriz Coadjuvante – Senhora do Destino
Festival de Gramado
2008: Melhor Atriz – Nome Próprio
2013: Melhor Atriz – Éden
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
2015: Melhor Atriz – O Lobo Atrás da Porta
Carreira musical
Período musical 2008–presente
Instagram:@leandraleal
Twitter: @leandraleal

9 Perguntas Secretas com Leandra Leal

Leandra Leal posta foto com a filha, Júlia, e se declara
Leandra Leal posta foto com a filha, Júlia, e se declara

Biografia

É neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal. Filha única, ela perdeu o pai quando tinha 12 anos – o advogado Julio Braz sofreu complicações ligadas ao coração. Desde então, cresceu ao lado da mãe e de seus amigos artistas. Conviveu com figuras como Dias Gomes e Grande Otelo. Assume ter sido influenciada pela mãe na escolha da carreira, pois desde muito pequena conviveu no meio artístico e fascinou-se pela arte de interpretar. Casou-se em 2003 com o cantor pernambucano José Paes de Lira, o Lirinha, com quem terminou em 2010. Seu segundo matrimônio ocorreu com o ativista e gestor cultural Alê Youssef, com quem foi casada de 2010 a 2018. Juntos, após três anos e oito meses na fila de espera, conseguiram, em dezembro de 2016, adotar uma menina, a qual batizaram de Júlia Leal Youssef. A criança nasceu em 2014. Em entrevistas revelou ser consciente das dificuldades enfrentadas em criar uma filha negra na sociedade brasileira, que é racista.

Carreira
1990–99: Primeiros trabalhos

Começou no teatro aos sete anos de idade e na televisão com oito anos, quando participou do último capítulo da novela Pantanal, em que sua mãe também trabalhava. Entre 1994 e 1996 esteve na série juvenil Confissões de Adolescente, da TV Cultura, interpretando Mariana, inicialmente rival da personagem Carol e depois uma de suas melhores amigas. Paralelamente, em 1995, esteve em Explode Coração com a personagem Yanka, uma cigana que se apaixona pelo pretendente de sua irmã mais velha. Foi premiada nacional e internacionalmente, com apenas 13 anos de idade, pela sua interpretação em A Ostra e o Vento, seu primeiro filme, onde contracenou com grandes atores, como Lima Duarte e Fernando Torres. No longa, assumiu o papel de uma menina que se apaixonava pelo vento.

Lázaro Ramos entrevista Leandra Leal | Espelho

Leandra Leal faz revelação ao mostrar clique raro da família no Instagram
Leandra Leal faz revelação ao mostrar clique raro da família no Instagram

Ainda em 1997 participou da primeira fase da novela A Indomada e, no ano seguinte, integrou o elenco de remake da novela Pecado Capital. Já trabalhou com importantes diretores brasileiros, como Walter Lima Jr., Jorge Furtado, Murilo Salles, Paulo Cesar Saraceni, Júlio Bressane, Sérgio Rezende, Moacyr Góes e José Eduardo Belmonte. Aos 18 anos, abriu sua própria produtora, chamada As Três Meninas. Engajada em eventos socioculturais, com as amigas Fernanda Boechat e Lívia Falcão, sócias na produtora, rodou no ano passado um documentário sobre música contemporânea, que ainda está guardado.

2001–11: Amadurecimento e reconhecimento

Em 2000 protagonizou a minissérie A Muralha e co-protagonizou a novela O Cravo e a Rosa, despontando, em ambas, bastante destaque. Em 2002 participou da minissérie Pastores da Noite e, em 2003, esteve presente em uma temporada do infantil Sítio do Pica Pau Amarelo. Filmou três longas – o último foi O Homem que Copiava, de Jorge Furtado e se prepara a rodar Cazuza – O Tempo Não Pára, de Sandra Werneck, como Bebel, melhor amiga do cantor. Também fez parte da terceira temporada da série A Grande Família, como Viviane, namorada de Tuco. Em 2004 ganhou destaque ao interpretar um dos papeis centrais de Senhora do Destino, Claudinha, enteada da antagonista Nazaré que a desmascara aos poucos ao investigar suas mentiras, descobrindo que ela não é mãe de Isabel. No teatro, escreveu, dirigiu e produziu a peça Impressões do meu Quarto, com Bianca Gismonti, em 2005.

Além de participar da montagem de Antonio Pedro do clássico nacional Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come, Tartufo, de Tonio Carvalho, e Simpatia, de Renata Melo. Em 2006 integrou o elenco de Zuzu Angel e atuou na novela Páginas da Vida como Sabrina, uma intercambista que retorna na metade da novela para ajudar a revelar o que houve com os gêmeos de sua falecida melhor amiga. No ano seguinte foi Camila, protagonista do filme Nome Próprio, dirigido por Murilo Salles, baseado na obra Máquina de Pinball de Clara Averbuck. Como produtora, realizou vários shows no teatro de sua família — Teatro Rival — como Seu Jorge, Mundo Livre SA, Los Sebosos Postizos, Cordel do Fogo Encantado e Paula Lima. Em 2008 protagonizou remake de Ciranda de Pedra, como Elzinha. No final do ano, estreou na direção do espetáculo teatral Mercadorias e Futuro, com José Paes de Lira.

Império: relembre o romance de Cristina e Vicente

Abertura de Império revela novo nome artístico de Leandra Leal
Abertura de Império revela novo nome artístico de Leandra Leal

Em 2009 foi uma das protagonistas da série Decamerão: A Comédia do Sexo, ao lado de nomes como Deborah Secco, Lázaro Ramos, Daniel de Oliveira e Drica Moraes, entre outros. Em 2010 interpretou Agostina, uma das protagonistas da novela Passione. Em 2011 fez parte do elenco do filme Estamos Juntos, participou do último capítulo da novela Insensato Coração, e participou também de um quadro do Fantástico chamado A História do Amor, no qual ela interpretou 64 personagens diferentes ao lado do ator Daniel de Oliveira.

2012–presente: Protagonistas e trabalhos recentes

Em 2012, estrelou A Sexologista de Floripa, da série As Brasileiras. No mesmo ano, Leandra e Tess Araujo e Isabel Drummond interpretaram empregadas domésticas na série de TV Cheias de Charme. Nessa série de TV, Leandra interpreta a sonhadora Maria Rosario, uma chef que quer se tornar cantora e fanática pelo cantor Fabian interpretado por Ricardo Tozi. Em novelas, ele até cantou algumas canções. Em 2013, morou em Zélia, veterinária, uma das figuras centrais de Saramandaia. Em 2014, interpretou Cristina na novela “Império” de Aguinaldo Silva. Em 2016, foi ao ar na minissérie Justiça, onde interpretou a ambiciosa Kellen, papel que explorou pela primeira vez o lado mais emocional de Leandra. É o carro-chefe do bairro carnavalesco Cordão da Bola Preta.

Aruanas: pela natureza, Luiza (Leandra Leal) encara qualquer desafio

Leandra Leal encanta fãs ao surgir em raros cliques com a filha e o namorado durante as férias
Leandra Leal encanta fãs ao surgir em raros cliques com a filha e o namorado durante as férias

À frente da produtora Daza Cultural, que divide com as amigas Carolina Benjamin e Rita Toledo, rodou três longas na chamada Operação Sônia Silk (O Uivo da Gaita, O Rio nos Pertence e O Fim de uma Era), com mesma equipe e elenco – Leandra e Mariana Ximenes protagonistas – com jovens diretores: Bruno Safadi, Felipe Bragança e Ricardo Pretti. Estreia na direção com o documentário sobre transformistas Divinas Divas, que tem seu nome tirado da peça homônima — que tem uma encenação incluída no filme — estrelada por Rogéria. Parcialmente financiada por crowdfunding, chegou aos cinemas em 2017. Resultado de 400 horas de gravação e anos de preparação, o documentário é um dos pontos altos num ano particularmente especial, como participou, como atriz, de inúmeros filmes – a comédia La Vingança, o terror O Rastro, a cinebiografia Bingo: O Rei das Manhãs e outros. Ainda, prepara uma série sobre adolescentes nos anos 1990, dois outros documentários, um filme de ficção, produz espetáculos no Rival (recentemente encarnou Carmen Miranda na noite do Rebolado) e participa de shows de amigos como Thiago Petit.

Em 2018, viaja pra Amazônia para gravar Aruanas, série de investigação ambiental protagonizada por ela, Taís Araújo e Débora Falabella. A história acompanha três amigas que formam a ONG Aruana e vão investigar a ação de uma mineradora na Floresta Amazônica.

Em 2020, é lançado o filme Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil, com direção de Carol Benjamin e produção de Leandra Leal.

CARREIRA NAS NOVELAS, com Leandra Leal.

Leandra Leal, Paolla Oliveira e Emanuelle Araújo apoiam campanha para ajudar bloco carnavalesco centenário
Leandra Leal, Paolla Oliveira e Emanuelle Araújo apoiam campanha para ajudar bloco carnavalesco centenário

Filmografia

Televisão

1990: Pantanal/ Maria Marruá Leôncio / Episódio: “10 de dezembro”
1991: A História de Ana Raio e Zé Trovão/ Kátia Episódio: “13 de fevereiro”
1994–96: Confissões de Adolescente / Mariana
1995: Explode Coração / Yanka Sbano
1996: Você Decide / Laura / Episódio: “Um Mundo Cão”
1997: A Indomada / Lúcia Helena de Mendonça (jovem) / Episódios: “17–24 de fevereiro”
1997–98: Globo Ciência / Apresentadora
1998: Você Decide / Flávia/ Episódio: “Seria Trágico, Se não Fosse Cômico”
Mulher / Lilian Episódio: “Repulsa”
Pecado Capital Clarelis Batista
2000: A Muralha / Beatriz Ataíde Olinto
O Cravo e a Rosa / Bianca Batista das Neves
Brava Gente / Margarida / Episódio: “Lira Paulistana”
2002: Pastores da Noite / Otália
Copas de Mel / Vitória Episódio: “1992”
2003: Sítio do Picapau Amarelo / Guinevere/ Episódio: “A Lenda do Rei Arthur”
2003–04: A Grande Família / Viviane Vidal (Vivi) Temporadas 3–4
2004: Um Só Coração / Úrsula Schmidt da Silva (Ucha)
Senhora do Destino / Maria Cláudia Tedesco (Claudinha)
2006: Páginas da Vida/ Sabrina Marcondes
2007–08: Cine Conhecimento/ Apresentadora
2008: Ciranda de Pedra / Elza Carmelo Cassini (Elzinha)
2009: Decamerão: A Comédia do Sexo/ Isabel
2010: Passione/ Agostina Mattoli
2011: Insensato Coração /Adriana/ Episódio: “19 de agosto”
A História do Amor / Vários personagens
2012: As Brasileiras / Rosa Maria/ Episódio: “A Sexóloga de Floripa”
Cheias de Charme/ Maria do Rosário Monteiro da Silva
2013: Saramandaia / Zélia Tavares Vilar
2014: Império/ Cristina Bastos de Medeiros
2015: Babilônia / Ela mesma / Episódio: “12 de agosto”
2016: Justiça/ Kellen Aparecida
2019
presente: Aruanas / Luíza Laes
2020: Mulheres Fantásticas / Narradora / Episódio: “Maria Baderna”

Cinema

1997: A Ostra e o Vento / Marcela
1999: O Viajante / Sinhá
2000: O Maior / Curta-metragem
2001: Dias de Nietzsche em Turim / Irene Fino
2003: O Homem que Copiava / Sílvia
2004: Cazuza – O Tempo Não Pára / Bebel Gilberto
2006: Zuzu Angel / Sônia
2007: Nome Próprio / Camila
2009: Se Nada Mais Der Certo / Georgina
Insolação / Liuba
My Favorite Things / Ana / Curta-metragem
2011: Estamos Juntos / Carmem
2012: Boca / Silvia
2013: Bonitinha, mas Ordinária Ritinha
Éden / Karine
O Uivo da Gaita Luana/ também produtora
O Rio nos Pertence! / Marina/ também produtora
O Lobo atrás da Porta / Rosa
Mato sem Cachorro/ Zoé
2014: O Fim de uma Era / também produtora
2015: Chatô, o Rei do Brasil / Lola Abranches
2016: La Vingança / Júlia
Precisamos falar com os homens?
Uma jornada pela igualdade de gênero /Narração/ Documentário
2017: Love Film Festival / Luzia
O Rastro Leila
Bingo: O Rei das Manhãs / Lúcia
2018: O Homem que Falava com Borboletas/ Manuela / também produtora
2020: Alemão 2 / Policial Freitas

Videoclipes

2013: Tianastácia /”Love Love”
2016: Matheus VK /”La Malemolência”

Teatro

1994: Eles, Elas e Nós
1999:Tiro de Misericórdia
Alice
2002: Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come / Mocinha
2003–04: Tartufo / Mariana
2004–05: Impressões do Meu Quarto / Alice (direção/autora)
2007–08: Simpatia / Várias personagens
2009: Vestido de Noiva / Alaíde
2011: ObsCena / Cantora / Performance
2016–18: Rival Rebolado / Carmem Miranda
2018: PI – Panorâmica Insana / Várias personagens

Parte Técnica
Outros

2000: Concertos para a Juventude / Produtora / Evento beneficente
2001: Produtora 3meninas / Produtora / Shows no Rio e São Paulo
2005: Na Veia / Diretora / Clipe para banda Cordel do Fogo Encantado
2007: Mercadorias e Futuro / Diretora /Espetáculo teatral
Produtora Daza Filmes

Produtora Daza Filmes

2011: Sushi/ Diretora / Clipe para Tulipa Ruiz
2013: Studio SP / Diretora /Documentário
Operação Sônia Silk / Produtora / Três longas
2014: Aquele Abraço / Diretora/Roteirista / Curta-metragem
2015: A Vida pela Frente / Diretora / Série
2017: Divinas Divas / Diretora/ Documentário
Capoeira, Um Passo a Dois / Produtora / Documentário
2019: As Mil Mulheres Produtora / Documentário
Fico te devendo uma carta sobre o Brasil / Produtora Documentário

Discografia
Como artista convidada

2008: “Certeza” 3 Na Massa / Na Confraria das Sedutoras

Videoclipes

“Vida de Empreguete” / 2012
“Nosso Brilho”

Trilha sonora

Em novembro de 2012, foi lançado o DVD “Os Grandes Sucessos Musicais da Novela Cheias De Charme”, contendo canções gravadas pelas protagonistas, além de participações do elenco da novela e cantores convidados. Além de participar do DVD, Leandra gravou para o Roberto Carlos Especial de 2012, onde cantou junto a outras atrizes e ao cantor.

2012: “Vida de Empreguete” (com Taís Araújo e Isabelle Drummond) DVD: Os Grandes Sucessos Musicais
da Novela Cheias De Charme
“Marias Brasileiras” (com Taís Araújo e Isabelle Drummond)
“Forró das Curicas” (com Taís Araújo e Isabelle Drummond)
“Nosso Brilho” (com Taís Araújo e Isabelle Drummond)
“Chá Lá Lá” (com Taís Araújo e Isabelle Drummond)
“Lê Lê Lê ” (com Taís Araújo e Isabelle Drummond, part. João Neto & Frederico)
“Ex My Love” (com Taís Araújo, Isabelle Drummond, Cláudia Abreu e Ricardo Tozzi)
“Vou Matar Esse Amor Dentro de Mim” (com Ricardo Tozzi)
“Minha Sorte (Amor sem Fim)” – faixa bônus
“Só Me Vejo Contigo ” (com Ricardo Tozzi) – faixa bônus
“É Meu, É Meu, É Meu” (com Taís Araújo, Isabelle Drummond, Roberto Carlos, Cláudia Abreu e Titina Medeiros) Criança Esperança 2012

Prêmios e indicações

1997: Biarritz International Festival of Latin American Cinema/ Melhor Atriz / A Ostra e o Vento / Venceu
Prêmio Estação Unibanco Melhor Atriz Revelação / Venceu
1998: Festival de Cinema Brasileiro de Miami / Melhor Atriz Venceu
Troféu APCA: Melhor Atriz Revelação / Venceu
Festival de Cinema e Vídeo de Natal / Melhor Atriz / Venceu
Festival de Cinema e Vídeo de Recife / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Sesc de Cinema / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro Melhor Atriz Indicada
2003: Prêmio Qualidade Brasil / Melhor Atriz / O Homem Que Copiava Indicada
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Indicada
2005: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz Coadjuvante / Cazuza – O Tempo não Pára /Indicada
Prêmio Qualidade Brasil/ Melhor Atriz Coadjuvante/ Senhora do Destino / Venceu
Prêmio Melhores do Ano / Melhor Atriz Coadjuvante /Venceu
Prêmio Contigo! de TV / Melhor Atriz Coadjuvante / Venceu
2008: Prêmio Quem de Televisão / Melhor Atriz / Ciranda de Pedra/ Indicada
Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Coadjuvante / Indicada
Festival de Cinema de Gramado / Melhor Atriz / Nome Próprio Venceu
Prêmio:Qualidade Brasil / Melhor Atriz / Indicada
2009: Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa/ Melhor Atriz/ Venceu
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Indicada
Prêmio ACIE de Cinema / Melhor Atriz / Indicada
Festiva de Cinema SESC/ Melhor Atriz / Venceu
2010: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz Coadjuvante / Se Nada Mais Der Certo / Indicada
Prêmio Faz Diferença – O Globo / Personalidade do Ano / Ela mesma / Venceu
2011: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz Coadjuvante / Insolação / Indicada
Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema / Melhor Atriz Coadjuvante / Venceu
Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá / Melhor Atriz / Estamos Juntos / Venceu
Festival de Cinema e Vídeo de Natal / Melhor Atriz / Venceu
Cine PE / Melhor Atriz / Venceu
2012: Festival Internacional de Cinema de Toronto / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema / Melhor Atriz / Venceu
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Indicada
Prêmio Contigo! de Cinema / Melhor Atriz / Indicada
Prêmio Quem de Televisão / Melhor Atriz Cheias de Charme / Indicada
Meus Prêmios Nick / Atriz Favorita / Indicada
Prêmio Contigo! de TV / Melhor Atriz de Novela / Indicada
Festival do Rio / Melhor Atriz / Éden / Venceu
2013: Festival de Cinema de Gramado / Melhor Atriz / Venceu
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz Coadjuvante / Boca do Lixo / Venceu
Festival de Cinema de Lisboa / Melhor Atriz / Bonitinha, mas Ordinária / Venceu
Festival do Rio/ Melhor Atriz / O Lobo atrás da Porta / Venceu
2014: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Mato sem Cachorro / Indicada
Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix / Melhor Atriz / O Lobo atrás da Porta / Venceu
Mostra de Cinema Latino-Americano de Lérida / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Venceu
Festival de Cinema de Lima/ Melhor Atriz / Venceu
Festival de Marseilles / Melhor Atriz / Venceu
2015: Festiva de Cinema SESC / Melhor Atriz (júri) / Venceu
Melhor Atriz (voto popular) / Venceu
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema / Melhor Atriz / Venceu
Prêmio Platino Melhor Atriz / Indicada
Prêmio Contigo! de TV / Melhor Atriz / Império / Indicada
2016: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Atriz Coadjuvante / Chatô, o Rei do Brasil / Indicada
Prêmio Extra de Televisão / Melhor Atriz Coadjuvante / Justiça Indicada
Troféu UOL TV e Famosos / Melhor Atriz / Indicada
Festival do Rio / Melhor Documentário (voto popular) / Divinas Divas / Venceu
Prêmio LGBT Felix / Venceu
Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro / Melhor Direção/ Venceu
Melhor Filme / Venceu
2017: Festival South by Southwest / Melhor Filme (voto popular) / Venceu
Mostra de Cinema de Tiradentes /Homenagem / Conjunto da obra / Venceu
2018: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro / Melhor Documentário / Divinas Divas / Venceu
Melhor Roteiro Original/ Indicada
Melhor Atriz / Bingo: O Rei das Manhãs / Indicada
12º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema e TV/Melhor Atriz / Indicada
Prêmio Aplauso Brasil / Melhor Elenco / PI – Panorâmica Insana / Indicada

 

Leandra Leal sobre mega hair para 'Império': "incomoda"
Leandra Leal sobre mega hair para ‘Império’: “incomoda”
Leandra Leal: o treino intenso e a massagem detox por trás do novo corpo da atriz
Leandra Leal: o treino intenso e a massagem detox por trás do novo corpo da atriz
Leandra Leal assume teatro de 82 anos da família: “É uma missão”
Leandra Leal assume teatro de 82 anos da família: “É uma missão”

 

Leandra Leal e Adriana Esteves em cena da ‘A Indomada’. Novela começou a ser exibida originalmente há exatos 20 anos
Leandra Leal e Adriana Esteves em cena da ‘A Indomada’. Novela começou a ser exibida originalmente há exatos 20 anos
Leandra Leal vive heroína romântica de "Império", sua primeira protagonista da faixa das 21 horas
Leandra Leal vive heroína romântica de “Império”, sua primeira protagonista da faixa das 21 horas
Leandra Leal posta foto rara com o namorado cineasta: "Meu amor"
Leandra Leal posta foto rara com o namorado cineasta: “Meu amor”
O segredo do corpão de Leandra Leal em ‘Justiça’
O segredo do corpão de Leandra Leal em ‘Justiça’
Leandra Leal celebra 8 anos de casada com Alê Youssef: 'Depois, a vida toda'
Leandra Leal celebra 8 anos de casada com Alê Youssef: ‘Depois, a vida toda’

Fontes: Wikipédia, IMDB, além da pesquisa no site imagoi.