Legends of Tomorrow

DC’s Legends of Tomorrow, ou simplesmente Legends of Tomorrow, é uma série de televisão americana desenvolvida por Greg Berlanti, Marc Guggenheim, Andrew Kreisberg e Phil Klemmer,  sendo estes também produtores executivos da série, somados a Sarah Schechter e Chris Fedak. A incrível série de super-heróis é transmitida pela emissora The CW, e estreou no dia 21 de janeiro de 2016. A série, que tem como base personages dos quadrinhos da DC Comics, é um spin-off das outras duas famosas série de super-heróis Arrow e The Flash, e se passa no mesmo universo. A série foi anunciada no primeiro semestre de 2015, com ordem de 16 episódios para a primeira temporada, que estreou em 21 de janeiro de 2016. A segunda temporada estreou em 13 de outubro de 2016. No Brasil, a série é exibida pela Warner Channel, pela Rede Globo e está diponível na Netflix.

Na história do show, o vilão imortal Vandal Savage está preste a cumprir seu objetivo final de trazer caos e destruição para toda a humanidade no ano de 20166. Em meio a esse caos e quase cataclismo, o Mestre do Tempo Rip Hunter tenta resolver as coisas por conta própria, e coloca em prática seu plano ousado de viajar 150 anos no passado para reunir um seleto grupo de heróis e bandidos com o objetivo de formar uma equipe que consiga derrotar Savage, um dos vilões mais fortes que já apareceu. Enquanto lutam contra essa e outras ameaças que aparecem ao longo das temporadas, esse novo grupo também precisa aprender a ser time e, muito mais que isso, a serem heróis. 

Trailer de Legends of Tomorrow

Informações Gerais

infomações legends of tomorrowFormato: série
Gênero: Super-herói / Ação / Aventura / Drama / Ficção científica / Comédia / Fantasia
Duração: 42–45 minutos
Baseado em: Personagens da DC Comics
Desenvolvedor(es): Greg Berlanti / Marc Guggenheim / Andrew Kreisberg / Phil Klemmer
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: inglês
Produtor(es): Sarah Nicole Jones / Glen Winter / Vladimir Stefoff
Produtor(es) executivo(s): Chris Fedak / Sarah Schechter / Phil Klemmer / Andrew Kreisberg / Marc Guggenheim / Greg Berlanti
Editor(es): Kevin Mock / Andrew Kasch
Cinematografia: David Geddes / Mahlon Todd Williams
Distribuição: Warner Bros. Television Distribution
Elenco: Victor Garber / Brandon Routh / Arthur Darvill / Caity Lotz / Franz Drameh / Ciara Renée / Falk Hentschel / Amy Pemberton / Dominic Purcell / Wentworth Miller / Matt Letscher / Maisie Richardson-Sellers / Nick Zano / Tala Ashe / Keiynan Lonsdale / Jess Macallan / Courtney Ford / Matt Ryan / Ramona Yong
Música: Blake Neely
Empresa(s) produtora(s): Berlanti Productions / DC Entertainment
Localização: Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá
Emissora original: The CW
Formato de exibição: HDTV 1080i
Formato de áudio: Dolby Digital 5.1
Transmissão original: 21 de janeiro de 2016 – presente
Temporadas: 5
Episódios: 82

Elenco

Ator(triz) / Personagem

  • Victor Garber /Martin Stein, Nuclear
  • Brandon Routh / Ray Palmer, Átomo
  • Arthur Darvill / Rip Hunter
  • Caity Lotz / Sara Lance, Canário Branco
  • Franz Drameh / Jefferson “Jax” Jackson, Nuclear
  • Ciara Renée / Kendra Saunders, Mulher-Gavião
  • Falk Hentschel / Carter Hall, Gavião-Negro
  • Amy Pemberton / voz de Gideon
  • Dominic Purcell / Mick Rory, Onda Térmica
  • Wentworth Miller / Leonard Snart, Capitão Frio
  • Matt Letscher / Eobard Thawne, Flash-Reverso
  • Maisie Richardson-Sellers / Amaya Jiwe, Vixen, Charlie
  • Nick Zano / Nate Heywood, Cidadão Gládio
  • Tala Ashe / Zari Tomaz, Zari Tarazi
  • Keiynan Lonsdale / Wally West, Kid Flash
  • Jes Macallan / Ava Sharpe
  • Matt Ryan / John Constantine
  • Courtney Ford / Nora Darhk
  • Ramona Young / Mona Wu
  • Olivia Swann / Astra Logue
  • LaMonica Garrett / Mobius, Anti-Monitor, Mar Novu, Monitor
  • Shayan Sobhian / Behrad Tarazi
  • Adam Tsekhman / Gary Green

Episódios

Temporada: 1 / Episódios: 16 / Estreia: 18 de Fevereiro de 2016 / Termino: 19 de Maio de 2016
Temporada: 2 / Episódios: 17 / Estreia: 13 de Outubro de 2016  / Termino: 4 de Abril de 2017
Temporada: 3 / Episódios: 18 / Estreia: 10 de Outubro de 2017 / Termino: 9 de Abril de 2018
Temporada: 4 / Episódios: 16 / Estreia: 22 de Outubro de 2018 / Termino: 20 de Maio de 2019
Temporada: 5 / Episódios: 16 / Estreia: 14 de Janeiro de 2020 / Termino: 2 de Junho de 2020
Temporada: 6 / Episódios: ? / Estreia: 2 de Maio de 2021  / Termino: Ainda em lançamento

Entrevista com o Elenco de Legends of Tomorrow

Enredo da série

Temporada 1

Na primeira temporada, Rip Hunter, um Mestre do Tempo do ano de 2166, viaja 150 anos no passado e seleciona um time de heróis e bandidos com o objetivo de salvar a humanidade de sua destruição, conquista e completo caos pelo imortal vilão Vandal Savage. O grupo selecionado abre mão de tudo em suas vidas para viajar no tempo e, unidos como um novo time, derrotar esse vilão que ameaça destruir seu futuro como um todo e o tempo em si.

Temporada 2

O time é avisado por Rex Tyler / Homem-Hora que eles morrerão em 1942, em Nova York, sendo que o grupo ignora esse aviso, o que leva Mick a ficar em estase espalhando-se pelo tempo. Para salvá-los, aparece o historiador Nate Heywood/Cidadão Gládio, que só não consegue salvar Rip, o qual fica por mais um curto período perdido. Durante a missão de proteger a linha do tempo, o time conhece a Sociedade de Justiça da América. Quando Rex Tyler é assassinado por Eobard Thawne / Flash Reverso, Amaya Jiwe / Vixen se junta às Lendas. No entanto, o Flash Reverso ganha aliados ao longo do tempo, que incluem Damien Darhk, Malcolm Merlyn, e Leonard Snart, sendo o objetivo final desse maléfico grupo encontrar o poderoso artefato chamado de Lança do Destino para conseguir reescrever a realidade.

Temporada 3

Em Los Angeles, agora alterada, as Lendas encontram Rip, que revela que criou a “Agência do Tempo” para substituir o Conselho. Os agentes da Agência tem como trabalho consertar os “anacronismos” que ocorrerem na linha do tempo, e Rip agora com essa nova forma de manter o universo fora de risco separa o grupo de heróis. Porém, a paz e tranquilidade (e a nostalgia com suas aventuras anteriores) duraria pouco tempo: seis meses depois Mick captura Júlio César e informa Sara, que leva Ray e Nate em uma missão para provar seu valor para a Agência. Entretanto,  é revelado por Rip que eles entregaram a pessoa errada, o que leva a recusa de sua particição e ao retorno dos heróis a sua busca por Júlio César. Nessa procura, agora unidos a Jax e Stein, os heróis roubam o Cavaleiro do Tempo e capturam o verdadeiro César, que é entregue a Rip, o qual lhes dá a missão de entregar César para seu devido local na linha do tempo, o que os leva a viajar de volta para 49 a.C.

Durante o retorno, César rouba o livro de história de Nate e usa esse conhecimento para conquistar o mundo. Devido a esse novo caos temporal, a Agência do Tempo chega para assumir a operação, o que ainda não termina bem, pois a Agente Sharpe acaba capturada, o que faz com que Rip deixe as lendas consertarem o problema temporal. Mais tarde, Rip diz para Sharpe que as Lendas podem ser úteis na neutralização do “Mallus”. Em Zambesi, 1942, Amaya, ainda mais poderosa, ataca um grupo de caçadores furtivos que procuram prejudicar sua aldeia.

Temporada 4

Após matarem o demônio Mallus, as Lendas estão prontas para relaxar até John Constantine informá-los que, em resolver um problema, eles criaram um ainda maior. Ao deicar o tempo desmoronar para conseguir libertar e derrotar Mallus, o grupo acabou causando danos a barreira entre os mundo, que agora amolecida abriu espaço para que diversos “Fugitivos”, criaturas de mitos e contos de fadas, invadissem seu mundo novamente, mesmo após terem sido derrotadas anteriormente por pessoas como Constantine.

Trailer da Quarta Temporada de Legends of Tomorrow

Produção

Desenvolvimento

Em janeiro de 2015, o produtor Greg Berlanti afirmou que havia conversas “bem prematuras” sobre um spin-off que teria como foco Ray Palmer / Átomo, personagem de Arrow interpretada por Brandon Routh. Em fevereiro de 2015, foi revelado que uma série derivada, descrita como uma união de super-heróis, estava em discussão pela The CW para uma estreia entre 2015 e 2016. Greg Berlanti, Andrew Kreisberg, Marc Guggenheim e Sarah Schechter seriam produtores executivos. O show teria o foco em várias personagens recorrentes de Arrow e Flah, sendo alguns deles Ray Palmer / Átomo, Leonard Snart / Capitão Frio, interpretado por Wentworth Miller e Martin Stein / Nuclear, interpretado por Victor Garber e Caity Lotz, que interpreta Sara Lance / Canário Branco. Os produtores disseram que outros personagens de Arrow e The Flash poderiam aparecer, e que a série teria “três grandes personagens da DC Comics que nunca apareceram em uma série de televisão”.

Mais informações sobre a produção surgiram a partir de março de 2015, com Stephen Amell, que interpreta Oliver Queen / Arqueiro Verde em Arrow, confirmando que a série iria ao ar entre 2015 e 2016. Andrew Kreisberg afirmou que mais detalhes sobre a natureza da série seriam revelados ao final da terceira temporada de Arrow, especificamente porque Caity Lotz iria aparecer, já que sua personagem, Sara Lance / Canário Branco, havia sido morta no início da terceira temporada. Greg Berlanti também afirmou que havia uma razão particular para a outra metade do Nuclear, Ronnie Raymond, interpretado por Robbie Amell, não ter sido mencionada no anúncio do elenco. Sobre a proposta da série, Greg Berlanti afirmou que o objetivo é torná-la parecida com os episódios que misturam os personagens de Arrow e The Flash. Ele também afirmou que os produtores focariam em “nos certificar que o vilão que nós tenhamos na série também seja distinto… outro grande personagem que ainda não foi usado”. Ainda em março, foi anunciado que Dominic Purcell reprisaria o papel de Mick Rory / Onda Térmica na série, e Blake Neely, compositor das trilhas sonoras de Arrow e The Flash, também iria compor para a série. Ao final do mês, Arthur Darvill foi anunciado como Rip Hunter, um dos personagens da DC Comics nunca antes vistos na televisão, e uma das principais dessa nova série, enquanto Ciara Renée foi anunciada como Kendra Saunders / Mulher-Gavião.

Em abril de 2015, em um artigo para a Variety sobre o MipTV, é dito que o título da série seria Legends of Tomorrow, apesar de, na época, essa informação ainda não ter sido confirmada oficialmente por seus produtores. Ainda no mês de Abril, Franz Drameh foi anunciado como Jefferson Jackson, a nova metade do Nuclear. Em maio de 2015, foi confirmado que Caity Lotz interpretaria a Canário Branco, já que sua personagem havia ressuscitado em Arrow.

Nesse mesmo mês de maio, muitas outras informações vieram a tona, Victor Garber revelou que as filmagens da primeira temporada começariam em agosto de 2015, para estrear em janeiro de 2016. Ele também disse que os responsáveis pela The CW ficaram “impressionados” quando o projeto da série foi mostrado a eles, e que transformaram o projeto em série logo de cara. Em 7 de maio de 2015, a emissora confirmou oficialmente o título oficial da série, “Legends of Tomorrow”, que havia sido revelado cmo uma possibilidade na entrevista citada do mês anterior. Ainda em maio de 2015, Ciara Renée revelou que ela e outros novos membros do elenco apareceriam no episódio final da primeira temporada de The Flash, intitulado “Fast Enough”.

Painel de Legends of Tomorrow na Comic Con

Filmagem

Em maio de 2015, Garber revelou que as filmagens começariam em agosto de 2015, sendo a previsão de estreia em janeiro de 2016. A série fez uma apresentação para a vitrine inicial da rede, que foi filmada ao longo de uma noite e dirigida por Dermott Downs, veterano diretor que trabalhou inclusive nas séries que deram a base para Legends of Tomorrow: Arrow e The Flash. As filmagens da série começaram em 9 de setembro de 2015, em Vancouver, Colúmbia Britânica. O diretor/produtor Glen Winter discutiu em uma entrevista em janeiro de 2016 com a Comic Book Resources o processo de filmagem dos principais elementos do piloto da série:  “A nova faceta de Legends era que não havia nenhum ator nº 1 na folha de chamadas. Existem sete ou oito pistas. Para mim, essa foi a parte intimidadora. Eu não estava tão preocupado com a ação e o tom como estava em discutir todas essas personalidades e descobrir como elas funcionam juntas. Ou como filmar uma cena com oito pessoas no Waverider, dia após dia.”

Ele afirmou o estilo de filmagem em série no estúdio, em vez de filmar predominantemente no palco, como muitas vezes ocorre: “Como é típico em qualquer piloto, na maioria das vezes você filma mais na locação. Como você não sabe necessariamente se vai assistir a um show, eles não querem investir muito dinheiro na infraestrutura, então você acaba gravando mais na locação. O único estúdio que foi construído foi o da Waverider. Dito isto, porque sabíamos que havia uma pique para o show, não era um piloto convencional. Todos os recursos de construção foram para o Waverider. Isso continua na série. Eu não acho que eles tendem a construir muito. Eu acho que eles tendem a adaptar locais, porque há muitas viagens no tempo e tantas épocas a serem criadas.”

Exibição

Legends of Tomorrow estreou nos Estados Unidos em 21 de janeiro de 2016,  sendo sua primeira temporada formada por 16 episódios. Seu lançamento em outros locais do globo ocorreu alguns meses depois, sendo que, na Austrália, a série foi lançada com apenas um dia de atraso em relação a datada de lançamento nos EUA. Sua exibição no Reino Unido teve início no dia 3 de Março de 2016.

Recepção

O episódio piloto da série recebeu avaliações positivas devido ao potencial que foi apresentado. Russ Burlingame, do ComicBook.com, elogiou dizendo que: “A série oferece um piloto nítido e agradável que é sem dúvida o mais atraente e divertido de todos os shows atuais de super-heróis”. Jesse Schedeen, da IGN, deu a primeira parte do episódio piloto a nota de 7,7/10, elogiando o “escopo épico”, a “dinâmica dos personagem divertidos” e o desempenho de Arthur Darvill, e deu à segunda parte do piloto uma nota de 8,4/10, dizendo que “melhorou seu segundo episódio graças à grande dinâmica dos personagens e à ação de super-heróis”.

No entanto, a avaliação dada pelo site Rotten Tomatoes para a série contrasta com essas visões positivas apresentadas. Com um índice de apenas 65% de aprovação dos críticos e classificação média de 6,42/10 baseado em 36 comentários. O site disse: “Efeitos extravagantes, nostalgia dos quadrinhos e um elenco atraente ajudam a mantê-lo à tona, mas Legends of Tomorrow sofre com um elenco sobrecarregado de personagens que contribuem para uma tela perturbadora e lotada.”. O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu uma pontuação de 58/100 com base em comentários de 22 críticos, o que indica “críticas mistas ou médias”.

Já para a segunda temporada, observamos uma subida da classificação da produção no Rotten Tomatoes, com um índice de 88% de aprovação dos críticos, com uma classificação média de 6,97/10, baseado em 10 comentários. O site disse: “Embora a narrativa permaneça ambiciosa demais, Legends of Tomorrow desfruta de um arco criativo mais livre com a remoção de personagens problemáticos”.

A terceira temporada da série segue com um alto índice de 88% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, e com uma classificação média de 7,95/10 baseado em 15 comentários. O site disse: “Legends of Tomorrow clareia o tom em sua terceira temporada, destacando enredos aventureiros e um senso de humor distinto”. Enquanto o IGN atribuiu à temporada uma classificação de aprovação de 8,1/10, afirmando: “Quando Legends of Tomorrow funciona, é facilmente um dos melhores shows de super-heróis da televisão (se não os shows em geral) Infelizmente, embora a terceira temporada tenha atingido alguns picos impressionantes, também nos deu algumas das parcelas mais fracas da série. sua incapacidade de criar um conflito digno desse elenco de heróis desajustados e que lança uma sombra que permanecerá quando a série voltar para a quarta temporada”.

Trailer da sexta temporada de Legends of Tomorrow

Universo compartilhado da DC

Como já foi apontado, Legends of Tomorrow está diretamente ligado com outras série do Universo Compartilhado da DC, sendo iclusive vários de seus personagens apresentados em Flash ou Arrow antes de aparecer na série. Em maio de 2015, Renée fez uma participação especial no episódio final da primeira temporada de The Flash, “Rápido o Suficiente”, e depois apareceu na segunda temporada do programa em novembro de 2015. Em julho de 2015, Guggenheim revelou que a ressurreição de Sara Lance aconteceria nos primeiros episódios da quarta temporada de Arrow, com os eventos dos oitavos episódios de Arrow e The Flash – que eram um evento crossover – sendo usados como preludio para introduzir outros personagens de Legends of Tomorrow. Franz Drameh foi apresentado como a nova outra metade de Nuclear no quarto episódio da segunda temporada de The Flash. Crump, Hentschel e James estreiam nos episódios crossover da segunda temporada de The Flash e da quarta temporada de Arrow. Em novembro de 2016, o elenco de Legends of Tomorrow apareceu em The Flash e Arrow como parte do crossover de três partes “Invasão!”; os episódios de crossover também tiveram aparições de Melissa Benoist, reprisando seu papel como Kara Danvers / Supergirl da série de TV Supergirl.

Prêmios e indicações

Saturn Awards – 2016

Best Superhero Adaption Television Serie / Legends of Tomorrow / Indicado

The Joey Awards – 2016

Young Actor in a TV Series Featured Role 6–10 Years / Glen Gordon / Venceu
Young Actor in an Action TV Series Guest Starring/Principal Role / Aiden Longworth / Indicado
Young Actor in an Action TV Series Guest Starring/Principal Role / Cory Gruter-Andrew / Indicado
Young Actor in an Action TV Series Guest Starring/Principal Role / Mitchell Kummen / Venceu
Young Actor in a TV Series Recurring Role 6–9 Years / Kiefer O’Reilly / Venceu

Leo Awards – 2017

Best Direction in a Dramatic Series / David Geddes / Indicado
Best Visual Effects in a Dramatic Series / Armen V. Kevorkian, Meagan Condito, Rick Ramirez, Andranik Taranyan, James Rorick / Indicado
Best Sound in a Dramatic Series / Kristian Bailey / Venceu

Saturn Awards – 2018

Best Superhero Adaptation Television Series / Legends of Tomorrow / Indicado

Teen Choice Awards – 2018

Choice TV Actress: Action / Caity Lotz / Indicado

Teen Choice Awards – 2019

Choice TV Show: Action / Legends of Tomorrow / Indicado
Choice TV Actor: Action / Brandon Routh / Indicado

Saturn Awards – 2019

Best Superhero Television Series / Legends of Tomorrow / Indicado

Imagens

Flash reverso, um dos vilões que aparecem em Legends of Tomorrow
combrate em legends of tomorrow
Um dos incríveis conflitos da série
Sara Lance legends of tomorrow
Sara Lance, a Canário Branco, umad as personagens pricipais de Legends of Tomorrow que também aparece em Arrow
parte nuclear legends of tomorrow
Personagem Martin Stein, ou Nuclear
Rip Hunter de Legends of tomorrow
Mestre do Tempo Rip Hunter
Onda térmica de Legends of tomorrow
Marcante personagem Onda Térmica
cena legends of tomorrrow
Mais uma das cenas de Legends of Tomorrow
John constantine Legends of tomorrow
John Constantine, mais uma das importantes persnagens de Legends of Tomorrow
outra metade de nuclear legends of tomorrrow
Jax, a outra parte de Nuclear que é revelada em Legends of Tomorrow
átomo legends of tomorrow
Incrível personagem Átomo, interpretado por Brandon Routh
cena de unão legends of tomorrow
Incrível cena de união em Legends of Tomorrow
promocional personagens legends of tomorrow
Imagem promocional com diversas personagens de Legends of Tomorrow
personagens universo dc
Diversas personagens do universo da DC em um dos cross-overs
mulher gavião legends of tomorrow
Comparação entre a mulher-gavião da série e das HQs
cena local afastado legends of tomorrow
Cena me local afastado de Legends of Tomorrow
cena de legends of tomorrow
Cena de Legends of Tomorrow
gavião negro legends of tomorrow
Carter Hall, o Gavião Negro
capitão frio personagem série legends of tomorrow
Capitão Frio, um dos heróis de Legends of Tomorrow
capitão frio legends of tomorrow
Capitão Frio em combate na série
Amy perperbemton legends of tomorrow
Amy Pemberton, a qual faz a voz e Gideon em Legends of Tomorrow

 

 

Fontes / Referências: Wikipedia, Imdb e pesquisa do site Imagoi.