Mariana Ximenes

Mariana Ximenes relembra carreira e se emociona –  Encontro com Fátima Bernardes

Mariana Ximenes do Prado Nuzzi (São Paulo) é uma atriz e produtora brasileira.

Nome completo: Mariana Ximenes do Prado Nuzzi
Outros nomes: Mari Ximenes
Mari Xi
Nascimento: 26 de abril de 1981 (38 anos)
Naturalidade: São Paulo, SP
Nacionalidade: brasileira
Estatura: 1,65m
Cônjuge: Pedro Buarque de Hollanda (2001–09)
Ocupação: atriz produtora

Período de atividade: 1998–presente

Biografia

Mariana Ximenes do Prado Nuzzi nasceu na cidade de São Paulo em 26 de abril de 1981. É filha da fonoaudióloga cearense Fátima Ximenes do Prado, e do advogado paulista José Nuzzi Neto. Ela cresceu na Vila Mariana, e quando era bebê, seu pai apelidou-a de “Minhoca”, devido ao fato de que não conseguia engatinhar, sempre se arrastando nos cantos da casa.

Com seis anos, fez sua primeira peça de teatro, na escola onde estudava, interpretando a personagem Cinderela do clássico conto de fadas.Suas primeiras aulas de atuação foram no Teatro Escola Célia Helena. Estudou no Colégio Marista Arquidiocesano, onde frequentou da terceira série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, sendo uma aluna dedicada nos estudos, embora o trabalho no começo da carreira tenha prejudicado suas notas no colégio.

Carreira

1998 — 2001: Fascinação, Uga-Uga e A Padroeira

Em 1998, aos dezessete anos, estreou na televisão na telenovela Fascinação do SBT, em que viveu “Emília”, uma jovem mimada que sente ódio da protagonista “Clara” (Regiane Alves), por ela ter se casado com seu pai. Sua personagem também se envolvia com o seminarista Gustavo, interpretado por Caio Blat, seu namorado na época. Em seguida, fez sua estreia na Rede Globo, participando do episódio “Dupla Traição”, do Você Decide, do episódio piloto do seriado Sandy & Junior, e também no cinema, no filme Caminho dos Sonhos, interpretando a personagem Ruth Stern. No ano seguinte, interpretou Celi Montana em Andando nas Nuvens, sua primeira personagem em uma telenovela da Rede Globo, uma noviça que não sabia se fazia os votos e se tornava freira ou se entregava ao amor de Tiago, também vivido por Caio Blat. Também fez uma participação especial na novela Força de um Desejo com a personagem Ângela, fazendo par romântico com Trajano, personagem de seu então namorado André Barros. No entanto, o sucesso viria a acontecer no ano seguinte, com a telenovela Uga Uga. Na trama de Carlos Lombardi, Mariana interpretou a personagem Bionda, que lhe rendeu o prêmio de atriz revelação do programa Domingão do Faustão e popularidade entre as crianças. A marca de brinquedos Estrela tinha um acordo comercial com a Rede Globo e lançou a boneca Susi Uga Uga inspirada na personagem “Bionda”.

Em 2001, fez uma participação no programa Brava Gente, durante o episódio A Sonata, com a personagem Luciana, ao lado de Susana Vieira e Ângelo Antônio. O seu primeiro trabalho com dublagem ocorreu neste ano, interpretando a personagem Sharon Spitz no desenho animado canadense Sorriso Metálico. Fez alguns anúncios para o canal Fox Kids, que exibiu a animação naquele ano. Mais tarde, fez a recatada Izabel de Avelar, na telenovela A Padroeira, e segundo o jornalista Leandro Calixto da TV Press, “mostrou que também tem condições de interpretar uma jovem ingênua”. Naquele ano, também participou de seu segundo filme no cinema, Dias de Nietzsche em Turim, com o papel de Júlia Fino.

2002 — 2006: A Casa das Sete Mulheres, Chocolate com Pimenta e Cobras & Lagartos

No ano de 2002, fez uma participação no seriado humorístico Os Normais, em A Turma do Didi como “Glorinha” e em Brava Gente no episódio Arioswaldo e o Lobisomem como Branca Luz, ao lado de Murilo Rosa e Tadeu Mello. Ainda neste ano, fez sua terceira participação no cinema, no filme O Invasor, que lhe rendeu o prêmio de Melhor atriz coadjuvante no Festival do Recife e no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro.

Em 2003, interpretou a personagem “Rosário” em A Casa das Sete Mulheres, papel que lhe rendeu o prêmio de melhor par romântico junto com o ator Thiago Fragoso no Prêmio Contigo, história dramática em que sua personagem enlouquece após perder Estêvão, seu grande amor, e morre no capítulo final. Durante este período, fez participação especial no programa Zorra Total e em A Grande Família. Seu próximo papel em telenovelas seria talvez um dos mais importantes em toda sua carreira. “Ana Francisca”, sua primeira protagonista na telenovela Chocolate com Pimenta, no horário das seis. A novela foi um sucesso, e ela teve desempenho elogiado vivendo o papel de uma tradicional heroína romântica. Mariana também participou do filme O Homem do Ano e estrelou o curta Uma Estrela Pra Ioiô em 2003. Em 2004, participou do especial da Rede Globo História de Cama e Mesa, onde viveu “Carolina”.

Em 2005, fez parte do elenco da novela América como a rebelde “Raíssa”. A novela foi muito criticada, mas Mariana foi elogiada pelo jornalista da Folha Online Sérgio Ripardo. Ele disse que América seria lembrada no futuro como a novela de Mariana Ximenes e de Cléo Pires, e a Folha Online afirmou que a personagem “Raíssa” estava ofuscando a personagem principal da trama, “Sol”, vivida por Deborah Secco. Neste ano, interpretou a personagem Weronika Muller no filme Gaijin – Ama-me Como Sou. Também fez o seu segundo trabalho como dubladora, no filme O Galinho Chicken Little, onde fez a voz da personagem Hebe Marreca, conhecida como Pata Feia. Ainda em 2005, fez uma participação em Casseta & Planeta, Urgente! interpretando sua personagem “Raíssa”. Em 2006, foi escalada para interpretar Lilian Gonçalves na minissérie JK. Em Cobras & Lagartos, fez a protagonista “Bel”, que antes seria interpretada por Giovanna Antonelli. Na trama, sua personagem é uma musicista que faz perfumes e ganha a herança do tio falecido, dono de uma empresa fictícia chamada Luxus.

TODAS AS NOVELAS DE MARIANA XIMENES

2007 — 2010: A Favorita e Passione

Depois de Cobras & Lagartos, fez uma participação na telenovela Paraíso Tropical como Sônia, uma jornalista que se torna a nova namorada o personagem Mateus, interpretado por Gustavo Leão. Mariana recusou o papel para interpretar a prostituta “Bebel”, que se tornaria um grande sucesso vivido pela atriz Camila Pitanga. No ano seguinte, interpretou a personagem “Lara Fontini” em A Favorita, uma das protagonistas da trama. A personagem lançou o modismo, entre as mulheres mais jovens, de deixar o sutiã à mostra. Em julho de 2010, é “apresentadora por um dia” do programa Superbonita do canal GNT.

A Clara, de Passione, me marcou muito. Além de ser um personagem muito complexo, que ora era mocinha ora vilã e me demandava muito, foi a primeira vez que contracenei com o Tony Ramos, com a Fernanda Montenegro, a Cleyde Yáconis, o Leonardo Villar. Foi uma personagem que me deu muito em vários sentidos.

No ano de 2010, foi escalada para viver “Clara Medeiros” na telenovela Passione, a primeira vilã da carreira da atriz. Ela se baseou em Bette Davis para poder compor a personagem, assim como algumas vilãs de outras telenovelas brasileiras, como “Nazaré” de Renata Sorrah em Senhora do Destino e “Maria de Fátima” de Gloria Pires em Vale Tudo. A caracterização da personagem também fez algumas mudanças em seu visual, adotando cabelos mais compridos e roupas ousadas.

Em janeiro de 2011, Mariana ficou no topo da enquete do site da revista Caras, escolhida como a maior vilã das novelas do ano de 2010, pela sua personagem “Clara” na telenovela Passione. O crítico Flávio Ricco disse que “Mariana Ximenes fez de “Clara” um dos seus melhores trabalhos na TV”. Ela ganhou o Troféu Imprensa como melhor atriz, e concorreu a outros prêmios. O jornalista Miguel Arcanjo Prado disse que “com Clara, a assassina da trama, Mariana Ximenes mostrou porque, mesmo só com 29 anos, faz parte do primeiro time”. Além disso, retornou ao teatro, na peça Os Altruístas, dirigida por Guilherme Weber, depois de nove anos sem se apresentar em peças teatrais.

2011 — 2015: As Brasileiras, Guerra dos Sexos, Joia Rara e filmes

No ano de 2011 devido ao sucesso de sua personagem em Passione, a Rede Globo resolveu deixá-la longe da televisão por algum tempo. Mariana foi uma das produtoras de Um Homem Só. Além de produzir, ela também participa do projeto como atriz. O projeto demorou alguns anos para se realizar, sendo filmado em 2014, com previsão de chegar aos cinemas apenas em 2016. Mariana interpreta a personagem “Josie”, uma funcionária mal humorada de um cemitério de animais que vive uma história de amor com Arnaldo, interpretado por Vladimir Brichta.

Mariana Ximenes em 2012.

Em maio de 2012, participa da série As Brasileiras, protagonista do episódio A Adormecida de Foz do Iguaçu, usando roupas sensuais para a personagem “Liliane”, que é uma mulher recatada durante o dia e após tomar um calmante para o sono, se transforma numa perigosa sedutora. Fez o terceiro trabalho como dubladora no filme 31 Minutos, o Filme, fazendo a voz de Cachirula. Ela também participou da telenovela Guerra dos Sexos como a personagem Juliana, mocinha da trama. Logo depois, fez parte do filme Os Penetras com Eduardo Sterblitch e Marcelo Adnet. Também participou do filme O Gorila do cineasta José Eduardo Belmonte, como a sedutora Cíntia. Em 2013, gravou os filmes O Uivo da Gaita, O Rio nos Pertence e O Fim de Uma Era! feitos por Ricardo Pretti. Entre 2013 e 2014, viveu uma vedete de cabaré na telenovela Joia Rara. Ainda em 2014, fez uma participação no seriado A Grande Família como a chef de caráter duvidoso Lola, e interpretou “Leididai” na série Eu Que Amo Tanto, do Fantástico.

Em 2014, Mariana filmou no Rio Grande do Sul o longa Prova de Coragem, drama baseado no livro Mãos de Cavalo de Daniel de Galera, que também participa como produtora. Estrelou o filme Zoom com Gael García Bernal e Jason Priestley, có-produção do Brasil com o Canadá, onde atua em inglês. e fez uma participação em Quase Memória, longa do diretor Ruy Guerra.

Em 2015 filmou em Portugal O Grande Circo Místico, longa de Cacá Diegues onde vive uma trapezista. Com dedicação total ao cinema, é protagonista e produtora associada da comédia romântica Uma Loucura de Mulher, filme rodado em Brasília, que marca a estreia do diretor Marcus Ligocki Jr. Também há informações que ela teria feito testes para a novela A Regra do Jogo, novela de João Emanuel Carneiro, com quem trabalhou em Cobras & Lagartos e A Favorita, mas em março de 2015 a Rede Globo informou que a atriz Vanessa Giácomo foi a escolhida para o papel.

2016—presente: Haja Coração, Supermax e novos trabalhos

Entre maio e novembro de 2016, Mariana protagonizou Haja Coração, releitura de Sassaricando, grande sucesso de Sílvio de Abreu, vivendo a inesquecível Tancinha, papel que foi de Cláudia Raia na trama de 1987. A atriz também interpretou um dos principais papéis de Supermax, série de terror da Globo, onde viveu a misteriosa Bruna. Em dezembro, filmou uma participação no longa Restô e lançou o filme de animação Sing – Quem Canta Seus Males Espanta, que dubla a personagem Rosita. Recentemente, gravou o longa D.P.A – O Filme, vivendo a vilã Bibi da Capa Preta. Está envolvida em muitos projetos para o cinema, incluindo o papel de protagonista de “Minhas Duas Meninas”, filme baseado no livro de Tetê Ribeiro, um projeto em parceria entre o Brasil, Portugal e França sobre a Princesa Isabel, além de estar cotada para viver a apresentadora Hebe Camargo em um musical e/ou um filme sobre sua vida. Gravou com o cantor carioca Yann a música “Love” para o primeiro álbum do artista, intitulado “Entre o Fim e o Recomeço Vol. I”.Na TV, em 2019, logo em janeiro atua na minissérie Se eu Fechar os Olhos Agora. Está também no elenco da segunda temporada de Ilha de Ferro, como Olivia, par de Cauã Reymond. Em outubro, protagoniza com Emilio Dantas, a telenovela das 18h, Nos Tempos do Imperador no papel de Luísa Margarida de Barros Portugal, a Condessa de Barral.

Mariana começou a carreira fazendo comerciais, como por exemplo, uma das primeiras propagandas da marca Assolan, e uma campanha para a ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã), todas nos anos 90. No ano de 2008, foi convidada para ser garota-propaganda da Risqué em comerciais sobre os esmaltes da empresa, e fez várias campanhas para a marca até 2013. Com Marisol Ribeiro, ela estrelou comerciais para a Johnson & Johnson. Também foi garota propaganda das sandálias Havaianas, juntamente com o ator Rodrigo Lombardi. Com a Positivo Informática, estrelou campanhas durante alguns anos. Também foi garota propaganda dos cartões Bradesco. Na Avon, foi capa da revista juntamente com Giselle Itié e Sheron Menezes, também estrelando em comerciais. Foi a garota propaganda da linha de absorvente Always da Procter & Gamble. Se tornou a nova garota propaganda da Seda em 2011, estrelando o comercial Seda Pro-Natural. Também foi estrela da campanha de verão da Arezzo. Em 2013, estrelou uma campanha com o ator Reynaldo Gianecchini para a marca Cavalera.

Vida pessoal

O primeiro relacionamento de Mariana foi com o rapaz que lhe deu seu primeiro beijo. Ela tinha treze anos, enquanto ele era quatro anos mais velho. O namoro durou um ano e alguns meses. Aos quinze anos, ela iniciou um romance com o ator Caio Blat, que conheceu em gravações de comerciais, em que os dois faziam um casal. O relacionamento durou três anos, quando ela tinha dezoito, mas ambos continuaram amigos. Logo depois, ela engatou uma relação com o ator André Barros, que durou um ano e meio. Curiosamente, Mariana fez uma participação no último capítulo de Força de um desejo, interpretando uma jovem por quem o personagem de André se apaixona. Após o fim do relacionamento, Mariana Ximenes e André Barros também continuaram amigos.

Com apenas vinte anos casou-se com o empresário e produtor de cinema Pedro Buarque de Hollanda, quinze anos mais velho. O relacionamento durou oito anos, e eles anunciaram a separação em outubro de 2009. Cerca de nove meses após o fim do casamento, a atriz foi flagrada em Búzios (RJ) com o empresário Santiago Bebianno, mas o namoro chegou ao fim cinco meses depois.

Em 2011 começou a namorar o publicitário Lucas Mello, com quem ficou por dois anos. Na época que estavam juntos, foi dito que os dois pensavam em casar e ter filhos. Em outubro de 2014, a atriz assumiu namoro com o empresário italiano Filippo Adorno, que é formado pela Universidade de Columbia e dirige uma grande empresa imobiliária de São Paulo. A relação chegou ao fim em 2017, quase três anos depois.

Desde abril de 2018 está namorando o músico Felipe Fernandes. O casal assumiu publicamente o namoro no início de 2019.

Filmografia

Televisão

1998: Fascinação  / Emília Gouveia
1998: Você Decide/ Valéria  /  Episódio: “Dupla Traição”
1998:  Sandy & Junior  /  Vicky  /   Especial de fim de ano
1999:  Andando nas Nuvens  /   Celina Montana (Celi)
2000:  Força de um Desejo  /  Ângela  /   Episódio: “28 de janeiro”
2000:  Uga Uga /  Bionda Cristina Arruda Prado
2001:  Brava Gente  /  Luciana  /  Episódio: “A Sonata”
2001:  A Padroeira  /  Izabel de Avelar
2002:  A Turma do Didi  /  Glorinha  /  Episódio: “10 de novembro”
2002:  Os Normais  /  Sônia  /  Episódio: “Acima do Normal”
2002:  Brava Gente  /  Branca Luz  /  Episódio: “Arioswaldo e o Lobisomem”
2003:  A Casa das Sete Mulheres  /  Rosário Gonçalves da Silva Ferreira
2003:  Especial Chico Anysio  /   Jornalista  /  Episódio: “4 de maio”
2003:  A Grande Família  /  Ana Nicole  /   Episódio: “Essa é pra Casar!”
2003:  Chocolate com Pimenta  /  Ana Francisca Mariano da Silva (Aninha)
2004:  Histórias de Cama & Mesa  /  Carolina  /  Especial de fim de ano
2005:  América  /  Raíssa Pamplona Lopes Prado
2005:  Casseta & Planeta, Urgente!  /  Raíssa Episódio: “15 de novembro”
2006:  JK  /  Lílian Gonçalves
2006: Cobras & Lagartos  /  Maria Isabel Gonçalves Pasquim (Bel)
2007:  Paraíso Tropical  /  Sônia Silva Weissman  /  Episódio: “27–28 de setembro”
2008:  A Favorita  /  Lara Pereira Fontini
2009:  Superbonita  /  Apresentadora  /  convidada Episódio: “19 de agosto”
2010:  Passione  /  Clara Miranda Medeiros
2012:  As Brasileiras  /  Liliane  /  Episódio: “A Adormecida de Foz do Iguaçu”
2012:  Guerra dos Sexos  /  Juliana de Alcântara Pereira Barreto
2013:  Joia Rara  /  Aurora Lincoln
2014:  A Mulher da Sua Vida  /  Mulher Episódio: “30 de março”
2014:  A Grande Família  /  Lola Ferrara  /  Episódio: “Um Hóspede do Barulho”
2014:  Eu Que Amo Tanto  /  Leididai de Oliveira Fontes  /  Episódio: “Leididai”
2016:  Haja Coração  /  Constância Rigoni Di Marino (Tancinha)
2016: Supermax  /   Bruna Sabino
2017:  Cidade Proibida  /  Suzana  /  Episódio: “Caso Suzana”
2018:  Se Eu Fechar os Olhos Agora  /  Adalgisa Bastos
2019:  Ilha de Ferro  /  Drª. Olívia Mossen  /  Temporada 2
2020:  Nos Tempos do Imperador  /  Luísa Margarida de Barros -Condessa de Barral

Cinema

1998:  Caminho dos Sonhos  /  Ruth Stern
2000:  O Barato é Ser Careta  /  Curta-metragem
2001:  Dias de Nietzsche em Turim  /  Júlia Fino
2002: O Invasor  /  Marina
2003: O Homem do Ano  /  Gabriela
2003: Uma Estrela Pra Ioiô Ioiô  /  Curta-metragem
2005:  Gaijin – Ama-me Como Sou  /  Weronika Muller
2006:  A Máquina  /  Karina
2006:  Muito Gelo e Dois Dedos D’Água  /  Roberta
2008:  Miragem em Abismo  /  Ela mesma  /  Curta-metragem
2008:  A Mulher do Meu Amigo  /  Renata
2009:  Bela Noite para Voar  /  Maria Lúcia (Princesa)
2009:  Hotel Atlântico  /  Diana
2010:  Quincas Berro D’Água  /  Vanda Cunha
2011:  Tela Andreia  /  Curta-metragem
2012:  Os Penetras  /  Laura
2012:  O Gorila  /  Cíntia
2013:  A Serpente Que Dança Mulher  /  Curta-metragem
2013:  O Uivo da Gaita  /  Antônia
2013:  O Rio nos Pertence!  /  Irmã de Marina
2014:  O Fim de Uma Era  /  Mulher
2014:  Para Sempre Teu, Caio F.  /  Ela mesma  /  Documentário
2015:  Quase Memória  /  Maria
2016:  Zoom  /  Michelle
2016:  Prova de Coragem  /  Adri
2016:  Uma Loucura de Mulher  /  Lúcia Pimenta
2016:  Um Homem Só  /  Josie
2017:  Os Penetras 2 – Quem Dá Mais?  /  Laura
2017:  D.P.A – O Filme  /  Bibi da Capa Preta
2017:  Gosto se Discute  /  Ela mesma
2017:  Oitavo – Filme  /  A Sonhadora  /  Curta-metragem
2018:  Todos os Paulos do Mundo  /  Ela mesma  /  Documentário
2018:  O Grande Circo Místico  /  Margarete
2020:  L.O.C.A  /  Manuela

Dublagem

2001: Sorriso Metálico  /  Sharon Spitz
2005: O Galinho Chicken Little  /  Hebe Marreca, a Pata Feia
2012: 31 Minutos, o Filme  /  Cachirula
2016:  Sing – Quem Canta Seus Males Espanta  /  Rosita

Videoclipes

1997:  Dr. Sin  /  “Futebol, Mulher & Rock n’ Roll”
1999:  Los Hermanos  /  “Anna Júlia”
2003:  Lulu Santos  /  “Já É'”
2012:  Junio Barreto  /  “Passione”
2014:  Lulu Santos  /  “Luiz Maurício”
2018:  Gilberto Gil  /  “Lia e Deia”

Teatro

1999:   Auto de Natal  /  Maria
2000:  A Rosa Tatuada  /  Rosa
2000:  Paixão de Cristo  /  Maria
2000:  Os Lusíadas  /  Maria
2005:  O que diz Molero?  /  Investigadora
2006:  Justine Recompensada  /  Justine
2007:  Senhora dos Afogados  /  Vera Barreto Leite
2011:  Os Altruístas  /  Sydney

Prêmios & indicações

1999 :  Prêmio Qualidade Brasil  /  Atriz Revelação  /  Andando nas Nuvens  /  Venceu
1999:   Prêmio Magnífico  /  Atriz Revelação /  Andando nas Nuvens  /  Venceu
2000:  Melhores do Ano  /  Atriz Revelação  /  Uga Uga  /  Venceu
2000:  Prêmio Qualidade Brasil  /  Melhor Atriz  /  Uga Uga  /  Venceu
2000:  Meus Prêmios Nick  /  Melhor Atriz  /  Uga Uga  /  Venceu
2002:  Festival do Recife  /  Melhor Atriz Coadjuvante  /  O Invasor  /  Venceu
2002:  Passista Trophy  /  Melhor Atriz Coadjuvante /  O Invasor  /  Venceu
2002:  Prêmio Qualidade Brasil  /  Melhor Atriz Coadjuvante  /  O Invasor  /  Venceu
2003:  Grande Prêmio do Cinema Brasileiro  /  Melhor Atriz Coadjuvante  /  O Invasor  /  Venceu
2004:  Prêmio Contigo! de TV Melhor/ Par Romântico (com Fragoso) /A Casa das Sete Mulheres/ Venceu
2004:  Prêmio Contigo! de TV Melhor  /  Atriz de Novela  /  Chocolate com Pimenta  /  Indicado
2005:  FestCine Goiânia  /  Melhor Atriz  /  A Máquina  /  Venceu
2005:  Capricho Awards  /  Melhor Atriz  /  América  /  Venceu
2006:  Meus Prêmios Nick  /  Atriz Favorita  /  Cobras & Lagartos  /  Venceu
2006:  Capricho Awards  /  Atriz Nacional /  Cobras & Lagartos  / Venceu
2006:  Prêmio Qualidade Brasil  /  Melhor Atriz  /  A Máquina  /  Indicado
2007:  Prêmio Contigo! de Cinema Nacional  /  Melhor Atriz Coadjuvante (popular)  /  Venceu
2007:  Prêmio Contigo! de Cinema Nacional  /  Melhor Atriz Coadjuvante (júri)  /  Indicado
2007:  Prêmio Qualidade Brasil  /  Melhor Atriz de Cinema  /  Muito Gelo e Dois Dedos d’Água  /  Indicado
2009:  Melhores do Ano  /  Melhor Atriz  /  A Favorita  /  Indicado
2009:  Troféu Imprensa  /  Melhor Atriz  /  A Favorita  /  Indicado
2009:  Troféu Internet  /  Melhor Atriz/  A Favorita    /  Indicado
2009:  Prêmio Contigo! de TV  /  Atriz de Novela/  A Favorita    /  Indicado
2010:  Prêmio Contigo! de Cinema Nacional  /  Melhor Atriz Coadjuvante  /  Hotel Atlântico  /  Indicado
2010:  4º Prêmio Quem  /  Melhor Atriz de Cinema  /  Quincas Berro D’Água  /  Venceu
2010:  4º Prêmio Quem  /  Melhor Atriz de TV  /  Passione  /  Indicado
2010:  Veja Cariocas do Ano  /  Melhor Atriz   /  Passione  /  Venceu
2010:  Prêmio Minha Novela  /  Melhor Atriz  /  Passione  /  Venceu
2010:  Prêmio Extra de Televisão  /  Melhor Atriz  /  Passione  /  Indicado
2011:  Troféu Imprensa  /  Melhor Atriz  /  Passione  /  Venceu
2011:  Troféu Internet  /  Melhor Atriz  /  Passione  /  Venceu
2011:  Melhores do Ano  /  Melhor Atriz  /  Passione  /  Indicado
2011:  Prêmio Contigo! de TV  /  Atriz de Novela  /  Passione  /  Indicado
2011:  Prêmio Jovem Brasileiro  /  Melhor Atriz de Teatro  /  Os Altruístas  /  Venceu
2013:  Prêmio Contigo! de TV  /  Atriz de Novela  /  Guerra dos Sexos  /  Indicado
2015:  Festival de Gramado  /  Melhor Atriz  /  Um Homem Só  /  Venceu
2017:  Troféu Internet  /  Melhor Atriz de Novela  /  Haja Coração  /  Indicado
2017:  10º Prêmio Quem  /  Melhor Atriz de TV /  Haja Coração  /  Indicado
2018:  Prêmio Dandara  /  Ela mesma Reconhecimento  /  Venceu

Fotos:

Como Lara de A Favorita
Como Lara de A Favorita
Nos bastidores do filme A Turma da Monica
Nos bastidores do filme A Turma da Monica
Mariana Ximenes
Mariana Ximenes
Mariana Ximenes como Tancinha de Haja Coração
Mariana Ximenes como Tancinha de Haja Coração
Mariana Ximenes com Malvino Salvador
Mariana Ximenes com Malvino Salvador
Mariana Ximenes com Giovana Antonelli
Mariana Ximenes com Giovana Antonelli
Interpretando Raissa da novela America
Interpretando Raissa da novela America
Como Aninha de Chocolate com Pimenta
Como Aninha de Chocolate com Pimenta
Com o Louro José
Com o Louro José

 

Fonte: Wikepedia e IMDB Além da Pesquisa Site Imagoi