Mission: Impossible – Ghost Protocol

Mission Impossible: Ghost Protocol Official Trailer #1 – Tom Cruise Movie (2011)

O FMI é fechado quando se vê implicado no bombardeio do Kremlin, fazendo que Ethan Hunt e sua nova equipe tenham que limpar o nome de sua organização.

Mission: Impossible – Ghost Protocol é um filme norte-americano de 2011, dos gêneros ação, aventura, suspense e espionagem, dirigido por Brad Bird e escrito por Josh Appelbaum e André Nemec.

Estrelado por Tom Cruise — reprisando o papel de agente Ethan Hunt —, é o 4.º filme da série Mission: Impossible.

Informações Gerais

Missão Impossível – Operação Fantasma (PRT)
Missão Impossível – Protocolo Fantasma (BRA)

Estados Unidos: 2011
Duração: 133 min
Direção: Brad Bird
Produção: Tom Cruise
J. J. Abrams
Bryan Burk
Produção executiva: Jeffrey Chernov
David Ellison
Paul Schwake
Dana Goldberg
Roteiro Josh Appelbaum
André Nemec
Baseado em: Mission – Impossible,
de Bruce Geller
Elenco: Tom Cruise
Jeremy Renner
Simon Pegg
Paula Patton
Michael Nyqvist
Vladimir Mashkov
Gênero: ação
Música: Michael Giacchino
Direção de fotografia: Robert Elswit
Direção de arte: Jim Bissell
Figurino: Michael Kaplan
Edição: Paul Hirsch
Companhia(s) produtora(s): Skydance Productions
TC Productions
Bad Robot Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Lançamento: Emirados Árabes Unidos 7 de dezembro de 2011 (Estreia em Dubai)
Portugal 15 de dezembro de 2011
Estados Unidos 16 de dezembro de 2011
Brasil 23 de dezembro de 2011
Idioma: inglês
Orçamento: US$ 145 milhões
Receita: US$ 694.713.380

Sinopse

Após um atentado terrorista destruir o Kremlin, o agente Ethan Hunt e sua equipe são responsabilizados, enquanto o presidente dos EUA inicia o “Protocolo Fantasma”; fechando a IMF. Sozinhos, Ethan e sua equipe precisam limpar seus nomes e da organização, enquanto enfrentam um perigoso terrorista que ameaça causar uma guerra nuclear.

Mission Impossible: Ghost Protocol

Em missão em Budapeste para interceptar um mensageiro que trabalhava para uma pessoa de interesse com o codinome “Cobalt”, o agente do FMI Trevor Hanaway é morto por um assassino chamado Moreau. A líder da equipe de Hanaway, Jane Carter, e o recém-promovido agente de campo Benji Dunn extraíram Bogdan, fonte de Ethan Hunt e Hunt de uma prisão em Moscou. Hunt é recrutado para liderar Carter e Dunn para se infiltrar nos arquivos secretos do Kremlin de Moscou e localizar arquivos que identificam Cobalt. No meio da missão, alguém transmite pela frequência do FMI, alertando os russos sobre a equipe de Hunt. Embora Hunt, Dunn e Carter escapem, uma bomba destrói o Kremlin e o agente russo Sidorov acusa Hunt de ser o mentor do ataque.

O FMI extrai Hunt de Moscou. Os russos classificaram o ataque como um ato de guerra não declarado e o presidente dos Estados Unidos ativa o “Protocolo Fantasma”, uma operação de contingência negra que repudia todo o FMI. Hunt e equipe são os culpados pelo ataque, mas terão permissão para escapar da custódia do governo para que possam operar para rastrear Cobalt. Antes que Hunt pudesse escapar, o secretário do FMI é morto pelas forças de segurança russas lideradas por Sidorov, deixando Hunt e o analista de inteligência William Brandt para encontrar sua própria saída. A equipe identifica Cobalt como Kurt Hendricks, um estrategista nuclear russo nascido na Suécia que acredita que os fracos devem morrer para que os fortes sobrevivam, e então planeja iniciar uma guerra nuclear para iniciar o próximo estágio da evolução humana. Hendricks bombardeou o Kremlin e adquiriu um dispositivo de controle de lançamento nuclear russo.

Mission: Impossible – Ghost Protocol – Hospital Scene

O intercâmbio entre Moreau e o braço direito de Hendricks, Wistrom, deve ocorrer no Burj Khalifa em Dubai. Lá, os membros da equipe de Hunt convencem Moreau e Wistrom separadamente de que fizeram a troca um com o outro. No entanto, Moreau identifica Brandt como um agente. Enquanto Hunt persegue Wistrom apenas para perceber que Wistrom é na verdade Hendricks disfarçado enquanto Hendricks escapa com os códigos que Carter detém Moreau. Moreau tenta matar Dunn inexperiente, e Carter a joga pela janela para a morte. Brandt acusa Carter de comprometer a missão de vingança contra Moreau, mas Hunt acusa Brandt de guardar segredos deles, já que ele demonstrou habilidades de luta atípicas de um analista. Enquanto Hunt busca mais informações de Bogdan, Brandt admite que foi designado como segurança para Hunt e sua esposa Julia durante a missão. Julia foi morta por um esquadrão sérvio, o que levou Ethan a persegui-los e matá-los antes que ele fosse capturado pelos russos e enviado para a prisão.

Bogdan e seu primo traficante de armas informam Hunt que Hendricks estará em Mumbai. Hendricks facilitou a venda de um extinto satélite militar soviético ao empresário indiano de telecomunicações Brij Nath (Anil Kapoor), que poderia ser usado para transmitir a ordem de disparar um míssil. Enquanto Brandt e Dunn se infiltram na sala do servidor para colocar o satélite offline, Carter faz com que Nath revele o código de cancelamento do satélite. Mas Hendricks antecipou o plano de Hunt e desligou os servidores de Nath antes de enviar um sinal de uma torre de transmissão de televisão para um submarino nuclear russo no Pacífico. O submarino atira em San Francisco. Hunt persegue Hendricks e o dispositivo de lançamento enquanto os outros membros da equipe tentam colocar a estação de transmissão online novamente. Hunt e Hendricks lutam pelo dispositivo de controle de lançamento antes que Hendricks pule para a morte com ele para garantir o lançamento. Dunn mata Wistrom, permitindo que Brandt restaure a energia para a estação e permitindo que Hunt desative o míssil. Ele é confrontado por Sidorov, que vê que Hunt parou o míssil, provando que o FMI é inocente no bombardeio do Kremlin.

A equipe se reunirá novamente semanas depois. Hunt atribui a eles novas atribuições. Brandt se recusa a aceitar a missão, mas Hunt revela que a morte de Julia foi encenada, pois ele sabia que não poderia protegê-la e usou sua morte como pretexto para se infiltrar em uma prisão russa e se aproximar de Bogdan, uma fonte do FMI sobre Hendricks. Aliviado de sua culpa, Brandt aceita sua missão enquanto Hunt observa Julia de longe. Eles sorriem antes de ele partir para sua próxima missão.

Léa Seydoux – Mission Impossible Ghost Protocol

Elenco

  • Tom Cruise como Ethan Hunt
  • Jeremy Renner como William Brandt
  • Simon Pegg como Benjamin “Benji” Dunn
  • Paula Patton como Jane Carter
  • Michael Nyqvist como Kurt Hendricks
  • Anil Kapoor como Brij Nath
  • Vladimir Mashkov como Anatoly Sidirov
  • Josh Holloway como Trevor Hanaway
  • Léa Seydoux como Sabine Moreau
  • Tom Wilkinson como Secretário da Força-Tarefa MI.

Produção

O filme foi originalmente anunciado com o título provisório de Mission: Impossible 4, e o codinome “Aries” foi usado durante a pré-produção. Em agosto de 2010, considerações para o título não incluiam Mission: Impossible IV, que acreditou-se ser porque o estúdio não queria especificar o termo “Mission: Impossible” nesse filme da franquia, que a Variety comparou com o segundo filme da trilogia Batman de Christopher Nolan, intitulado simplesmente The Dark Knight.

As filmagens começaram em 30 de setembro de 2010. Locações incluíam Dubai, Praga, Moscou, Bangalore e Vancouver. Tom Cruise realizou suas cenas de ação do lado de fora do Burj Khalifa sem a ajuda de dublês. O filme foi parcialmente filmado com câmeras IMAX, que são aproximadamente 30 minutos da duração total do filme. Brad Bird insistiu para que o filme fosse filmado em IMAX e não em 3D, já que ele achava que o primeiro formato oferecia uma maior imersão devido a sua qualidade de imagem maior, que é projetado em uma tela maior, sem a necessidade de óculos especiais.

missão impossivel protocolo fantasma – cena secretário

Recepção da crítica

O filme foi geralmente bem recebido pelos críticos especializados. O Rotten Tomatoes calculou uma média de 93% de aprovação, baseado em 192 resenhas recolhidas, das quais 179 foram consideradas positivas e 13, negativas. Segundo o site, o consenso seria que o filmes é “elegante”, possui um “ritmo acelerado” e foi considerado “um entretenimento de grande orçamento que realmente deu certo”. Por comparação, o Metacritic deu ao filme uma média de 73/100, com base em 38 resenhas.

Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, deu ao filme 3,5 de um máximo de 4 estrelas, dizendo que ele é “um thriller excelente com sequências de ação que funcionam como um tipo de poesia do gênero”. Philippa Hawker, do The Sydney Morning Herald, o avaliou com três estrelas em um máximo de cinco, e afirmou que ele é “ridiculamente improvável, mas também bastante divertido”. Segundo Owen Gleiberman, do Entertainment Weekly, o filme “é cheio de cenas estimulantes e maravilhosas ao mesmo tempo; elas são mostradas de um jeito tão seguro e casual que se tornam engraçadas, também. […] Ghost Protocol é movimentado e explosivo, mas também um thriller extremamente inteligente”.

Sequência

Em dezembro de 2011, Simon Pegg deu a entender que ele e Tom Cruise estavam interessados em retornar em um quinto filme Missão: Impossível. A Paramount também foi relatada estando interessada em produzir rapidamente o quinto filme, devido ao grande sucesso de Protocolo Fantasma. Bird declarou que provavelmente não retornaria para dirigir um quinto filme, mas Tom Cruise estava confirmado. Em agosto de 2013 foi confirmado que Christopher McQuarrie dirigiria Mission Impossible 5. As filmagens iniciais ocorreram em fevereiro de 2014 em Londres. O lançamento foi marcado pela Paramount Pictures para 31 de julho de 2015.

Mission: Impossible 4 – Ghost Protocol | Burj Khalifa Scene

Fotos

A chegada da Paula Patton e Tom Cruise na festa
cenas do filme
cenas com tom cruise
gravação com tom Cruise no filme missão impossível 2011
gravação
tom cruise

 

Jeremy Renner e Tom Cruise em Missão impossível
cenas do filme
cenas do filme missão impossível
cena no carro com secretário
missão impossível – ghost protocol
tom cruise me missão impossível
Paula Patton na festa
Tom cruise – The Gardian
jeremy renner
Jane Carter
cenas do filme
Lea Seydoux em missão impossível
cenas da luta
Paula Patton

ReferênciasWikipediaImdb e pesquisa do site Imagoi.