O Outro Lado Do Paraíso

O Outro Lado do Paraíso é uma telenovela brasileira criada pela Rede Globo, transmitida inicialmente  de 23 de outubro de 2017 a 11 de maio de 2018 em 172 capítulos, com reexibição do último capítulo em 12 de maio de 2018. Substituiu A Força do Querer e foi substituída por Segundo Sol, sendo a 13.ª “novela das nove” transmitida pela emissora. Escrita por Walcyr Carrasco, com ajuda de Nelson Nadotti, Vinícius Vianna e Márcio Haiduck, conta com direção de André Barros, Henrique Sauer, Pedro Peregrino, Mariana Richard, Fábio Strazzer e Caio Campos. A direção geral é de André Felipe Binder e a direção artística de Mauro Mendonça Filho. Sua trama principal é livremente influenciada no romance O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas.
Conta com as participações de Bianca Bin, Glória Pires, Marieta Severo, Sergio Guizé, Thiago Fragoso, Rafael Cardoso, Fernanda Montenegro e Lima Duarte.
Segundo o autor, a trama é ditada pela lei do retorno e da crença de que um dia a justiça chega para todos, sendo que cedo ou tarde a vida se encarrega de “dar o troco”, e tudo o que se faz um dia se volta contra si mesmo. Temas como violência contra a mulher, machismo, racismo, alcoolismo, homofobia, psicopatia, pedofilia e nanismo também são debatido na novela.

Informação Geral

Formato:  Telenovela
Gênero:  Drama
Duração: 60 minutos
Estado: Finalizada
Criador(es): Walcyr Carrasco
País de origem: Brasil
Idioma original: Português
Diretor(es): André Felipe Binder / Mauro Mendonça Filho
Diretor(es) de criação: Mauro Mendonça Filho
Câmera: Multicâmera
Roteirista(s): Nelson Nadotti / Vinícius Vianna / Márcio Haiduck
Tema de abertura: “Boomerang Blues”, Renato Russo
Localização: Palmas, Tocantins
Emissora original: Rede Globo
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 23 de outubro de 2017 – 11 de maio de 2018
Episódios: 172

Produção

Originalmente a trama se chamaria Prova de Fogo, e teve outros títulos provisórios como Preciosa e Castelo de Vidro. A novela foi apresentada para a direção da emissora no primeiro semestre de 2016 e aprovada em setembro para o horário das nove, recebendo o aval para iniciar a pré-produção. Em 29 de março de 2017 a trama foi definida como O Outro Lado do Paraíso para justificar o percurso tortuoso que os protagonistas teriam que passar em suas vidas em meio às belezas naturais do estado do Tocantins. As gravações iniciaram-se em 1 de agosto, tendo como cenário principal o estado do Tocantins e especialmente o Parque Estadual do Jalapão, onde acontecem os principais eventos da trama.
Em 3 de agosto de 2017 a emissora publicou a sinopse da trama, que foi comparada pela imprensa com a telenovela venezuelana La Dueña, produzida pela rede Venezolana de Televisión em 1984, e seu remake latino-americano La patrona, produzido pela Telemundo em 2013, comparando o fato de a protagonista ser internada numa clínica psiquiátrica pela vilã da trama para afastá-la de sua família. O autor, porém, desconsiderou que fosse uma adaptação, afirmando que não havia se inspirado e que a história tinha apenas o mesmo começo, porém percorreria caminhos diferentes.  Em 26 de agosto, durante entrevista ao jornal O Globo, o diretor de O Outro Lado do Paraíso revelou que a reviravolta que a atriz principal passaria na trama teve como inspiração a franquia de filmes Kill Bill, porém sem a utilização de armas brancas ou mortes, tendo apenas como base o fato a vingança entre mulheres, após um período em que a personagem de Bianca Bin é internada à força.

Abertura da Novela O Outro Lado do Paraíso

Escolha do elenco

Bruna Marquezine foi convidada para interpretar a protagonista Clara, porém recusou por querer se desvencilhar dos papeis de “mocinha”, aceitando o convite para a antagonista de Deus Salve o Rei. Nathalia Dill foi convidada logo depois, mas também recusou alegando que estaria de férias, uma vez que as gravações se iniciariam apenas uma semana após o fim das filmagens de Rock Story, no qual ela fazia dupla jornada ao interpretar gêmeas. Bianca Bin, anteriormente, faria a personagem Domitila de Castro em Novo Mundo, mas acabou preferindo aceitar o convite para protagonizar a trama. Após O Homem Errado, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, ser cancelada, o autor pediu para Sérgio Guizé ser reservado para sua novela, uma vez que os dois já haviam trabalhado juntos em Êta Mundo Bom!. Cauã Reymond, que também estava escalado para O Homem Errado, foi convidado para interpretar Renato, porém o ator também recusou por querer perfis diferenciados dos anteriores – originalmente o personagem era um rapaz afetuoso e integro – e o papel ficou para Rafael Cardoso. Convidada para interpretar Lívia, Carolina Dieckmann preferiu aceitar o papel de Afrodite em O Sétimo Guardião, que originalmente viria após a trama de Walcyr antes de ser adiada. Priscila Fantin foi convidada na sequência, porém acabou sendo trocada pela direção por Grazi Massafera sem explicações.
Patricia Pillar foi convidada para viver Nádia, porém a atriz não simpatizou com o perfil da personagem por tratar o racismo de forma cômica, preferindo o convite para Onde Nascem os Fortes. Maitê Proença também não aceitou o papel por estar em negociação com a RecordTV para viver Maria na telenovela Jesus – a qual não avançou, uma vez que a atriz teria pedido um honorário muito alto e a emissora desistiu. Eliane Giardini foi escolhida para o papel. Ary Fontoura, que estava escalado para viver Natanael, pediu dispensa para dedicar-se à peça teatral Num Lago Dourado, sendo substituído por Juca de Oliveira. Já Laís Pinho, que viveria Adriana, decidiu não renovar o contrato com a emissora e assinar com a RecordTV para um dos papéis centrais de Apocalipse, passando a personagem para Julia Dalavia. Glória Pires chegou a deixar a trama temporariamente em abril após desentendimentos com a produção, porém o fato foi resolvido e a atriz retornou ao elenco. Rodrigo Andrade pediu a produção para interpretar Nick, mas por está fora do país na época da escalação, o ator acabou perdendo o papel para Fábio Lago.

Elenco da Novela

Vazamento de imagens

Em 3 de agosto de 2017, fotos de Rafael Cardoso e Grazi Massafera gravando cena de sexo ao ar livre foram divulgadas na internet pelo fotógrafo Marcelo Belarmino. A cena foi gravada no Mirante do Limpão, em Palmas, e as imagens foram divulgadas numa rede social do fotógrafo. Na época, o portal UOL procurou a Rede Globo para saber das imagens, que não confirmou nem negou se seriam dos atores. Posteriormente, o ator Caio Paduan advertiu os registros feitos e afirmou ser “falta de respeito com o trabalho e com as pessoas”, confirmando que a equipe optou por não falar muito sobre o ocorrido. Consultado pelo site Glamurama, o diretor Mauro Mendonça Filho também optou por não dar declaração por o assunto estar “em uma esfera jurídica da empresa“.O episódio gerou críticas internas a respeito da segurança contra vazamentos nas gravações das obras dramatúrgicas do canal, uma vez que ocorreram vazamentos de cenas da série Nada Será Como Antes. A cena havia sido planejada por Mauro Mendonça e aprovada por Walcyr Carrasco, uma vez que não estava planejada no roteiro. Optou-se pela regravação da mesma, “uma decisão artística sem perda alguma para a trama”, de acordo com comunicado da emissora.

Exibição

A novela tinha previsão inicial de estréia para meados de 2018, após uma história de Duca Rachid e Thelma Guedes, que tinha o título de O Homem Errado, que marcaria a estréia da dupla no horário nobre, substituindo A Força do Querer em outubro de 2017. Porém, esta foi suspensa por Silvio de Abreu, conduzindo Walcyr Carrasco para meses mais cedo, tendo a sinopse sido entregue em dezembro de 2016. O primeiro teaser da trama foi exibido em 20 de setembro de 2017. O vídeo conta com o conceito “Tudo que vai um dia volta”, acompanhado da canção “Boomerang Blues”, de Renato Russo, que mostra uma modelo arremessando um bumerangue, que atravessa diversos obstáculos até retornar.
A estréia oficial ocorreu em 23 de outubro de 2017, com a classificação de “não recomendada para menores de 12 anos”. Em 13 de dezembro de 2017, a trama foi reclassificada como “não recomendada para menores de 14 anos”.
Em 25 de outubro, no dia de seu terceiro capítulo, a novela não foi ao ar devido à transmissão da votação no plenário do arquivamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

Exibição internacional

Em Portugal, a estréia de O Outro Lado do Paraíso foi confirmada antes de seu lançamento no Brasil, tal qual sua antecessora, A Força do Querer. A estréia ocorreu em 15 de janeiro de 2018. No Uruguai, a telenovela foi exibida pela primeira vez em 14 de janeiro de 2019 no canal Teledoce. Em Moçambique, a telenovela estreou em 11 de março de 2019 no canal STV. No Equador, a telenovela foi lançada em 23 de abril de 2019 no canal Ecuavisa. No El Salvador, a telenovela estreou em 18 de junho de 2019 no canal TCS Canal 6. Na Bolívia, a telenovela estreou em 25 de junho de 2019 no canal Red UNO. No Chile, a telenovela estreou em 3 de julho de 2019 no canal Mega. Em Cuba, a telenovela estreou em 10 de setembro de 2019 pelo canal Cubavisión. Na França, a telenovela estreou pelo canal La Première, em 17 de dezembro de 2019, sob o título de L’envers du Paradis com dublagem em língua francesa. Nos Estados Unidos e Porto Rico, a telenovela estreou em 22 de outubro de 2019 pelo o canal a cabo Pasiones.

Especial

Foi lançado em maio de 2018 pelo serviço de streaming Globoplay um especial intitulado As Vinganças de Clara, apresentando em 10 episódios toda a trajetória da personagem de Bianca Bin para se vingar de seus inimigos.

Conheça as histórias da Novela O Outro Lado do Paraíso

Enredo

Primeira fase

A trama se passa no Tocantins e ambientada no ano de 2007, onde apresenta Clara (Bianca Bin), uma jovem órfã de mãe e inocente quando se trata de assuntos amorosos, que vive com o avô, o dono de bar Josafá (Lima Duarte) na paradisíaca região do Jalapão. Ela se forma professora e passa a dar aulas em um quilombo, onde conhece Gael (Sergio Guizé), um herdeiro de uma família decadente de Palmas, que está de férias na cidade. No mesmo lugar ela também conhece o médico Renato (Rafael Cardoso) que fica perdidamente apaixonado pela moça. Mas Clara apenas o vê como amigo e o rejeita e acaba se entregando a paixão por Gael, que acabará a levando do céu ao inferno.
Após se casar com Gael, Clara já tem que lidar com seu temperamento possessivo e agressivo e na noite de núpcias é estuprada por ele. Clara ainda enfrentará o maior de seus obstáculos para ser feliz: sua sogra Sophia (Marieta Severo). Estrategista, a megera queria acabar com os planos de casamento do filho, mas mudou de idéia ao descobrir que há esmeraldas nas terras de Clara. Sophia enxerga nesta oportunidade a chance de salvar sua família da decadência. Ela finge ser amiga de Clara, apoiando a nora todas as vezes em que Gael se descontrola e explode. Ainda por cima, Sophia é uma péssima mãe, não dá atenção para sua filha, a rebelde e sedutora Lívia (Grazi Massafera) e sente profundo desprezo pela caçula Estela (Juliana Caldas), só por ela sofrer de nanismo.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, vive Beth (Glória Pires) uma mulher bonita, mas muito solitária, já que o marido Henrique (Emílio de Mello) é um diplomata e viaja muito para o exterior. A única companhia de Beth é a filha Adriana, além de seus croquis que ela sempre gostou de desenhar. O poderoso advogado Natanael (Juca de Oliveira), sogro de Beth, odeia a nora por achar que ela não está a altura para ser esposa de seu filho e junto com a interesseira Jô (Bárbara Paz), a ex-namorada de Henrique, planeja destruí-la. Jô contacta o amigo Renan (Marcello Novaes), um empresário do ramo dos tecidos, para seduzir Beth. Jô consegue que os dois passem uma noite juntos e logo após mostram as imagens a Henrique, que acaba perdoando a esposa. Beth sem saber que Jô a odeia, aceita o conselho da mulher de ir e terminar tudo com Renan, que acabou se apaixonando por ela de verdade. Durante uma discussão, Beth empurra Renan acidentalmente e ele se desequilibra e cai da escada, sobre um vidro, morrendo. Um detetive contratado por Natanael, tira fotos do corpo de Renan e Natanael passa a chantagear Beth, exigindo que ela forje sua morte e desapareça para sempre. Beth acaba aceitando a diabólica proposta por pensar que sua filha não merece ser chamada de “filha da assassina” e Natanael elabora uma falsa explosão na lancha da nora. Jô, após a suposta morte de Beth, se casa com Henrique. Com tantos problemas em sua vida, Beth torna-se alcoólatra e ainda perseguida por Natanael, sai do Rio e vai morar em uma vila de pescadores do interior, assumindo o falso nome de Duda.
Ainda em Palmas, trabalha Raquel (Érika Januza), melhor amiga de Clara e moradora do quilombo. Raquel começa a trabalhar como doméstica na casa da madame preconceituosa Nádia (Eliane Giardini), uma mulher fútil que não perde uma chance humilhar a moça por ela ser negra. Raquel acaba se apaixonando por Bruno (Caio Paduan), o filho mais velho de Nádia que desaprova completamente a atitude racista da mãe. Nádia ao descobrir tudo, se junta com seu marido, o juiz corrupto Gustavo (Luís Melo) e os separa, despedindo e humilhando Raquel e fazendo Bruno se envolver com a ginecologista Tônia (Patrícia Elizardo).
No hospital em que Renato trabalha, também está o psiquiatra Samuel (Eriberto Leão), um homossexual enrustido e rígido, que se casa com a bela enfermeira Suzy (Ellen Rocche), para que ninguém descubra sua sexualidade e também para agradar sua mãe, a dona de casa Adneia (Ana Lúcia Torre), que mima o filho e sonha em ter netos.
Enquanto isso, Gael cada vez mais mostra seu ciúme excessivo e após várias agressões, Clara decide se separar, mas desiste depois de descobrir que está grávida. Sophia descobre que nas terras de Josafá há uma mina de esmeraldas desativada, na qual nem ele nem a neta possuem o menor interesse em explorar, após uma tragédia que vitima o pai de Clara e filho de Josafá, Jonas (Eucir de Souza). Sophia, junto a Lívia (que sonha em ser mãe, e fica obcecada pelo filho de Clara) armam um plano para se livrar de Clara, fazendo com que a moça passe a mina para o nome do filho. Chantagista, Sophia, com um laudo psiquiátrico emitido por Samuel, uma denúncia feita pelo delegado corrupto Vinícius (Flávio Tolezani) e uma ordem judicial de Gustavo, consegue a internação de Clara no hospício isolado Santa Justina, em Arraial do Cabo. Logo após a internação de Clara, Sophia consegue a guarda do menino Tomaz e também as minas. Lívia começa a criar o garoto e acaba se envolvendo com Renato, que não para de pensar em Clara. Sophia mente para Gael dizendo que Clara foi embora com outro.
Josafá tem seu bar queimado e suas terras usurpadas por Sophia. Ele vai viver com a amiga de longa data Mercedes (Fernanda Montenegro) e a neta dela Cleo (Giovana Cordeiro), no sítio das duas. Mercedes é uma senhora mística que ouve “vozes de anjos” e sempre teve um grande carinho por Clara. Josafá não consegue entender o sumiço de Clara, mas tem certeza que Sophia é culpada. Sábia, Mercedes avisa-o que Clara está viva e que um dia retornará.

Cenas da Novela O Outro Lado do Paraíso

Segunda Fase

10 anos se passam mas Clara continua internada na clínica e sofrendo com os maus-tratos no local. Apesar disso, nunca se esqueceu das pessoas que lhe fizeram mal. Sua única amiga é Beatriz (Nathalia Timberg), uma milionária misteriosa que foi internada pela neta Fabiana (Fernanda Rodrigues), que roubou todo o seu dinheiro. No manicômio, a senhora aconselha Clara a não tomar o remédio que lhe dão e lhe ensina a escrever corretamente e a falar francês, além de ensiná-la a se portar com boas maneiras. Durante o tempo de amizade, Beatriz revela para a moça onde escondeu quadros muito valiosos em sua mansão, no Rio de Janeiro.
Renato após um descuido de Sophia, acaba descobrindo onde Clara está e decide ir ajudar seu grande amor. O médico se infiltra no local, e logo após a morte de Beatriz, decide colocar Clara no lugar do corpo da idosa no caixão, com o propósito de que ela consiga sair do local. Instantes depois, o médico avisa a clínica que não gostou de trabalhar ali e, aproveitando a ida do corpo da paciente, irá embora para casa. No entanto, a enfermeira revela que os corpos cujas famílias não tem interesse, são jogados no mar. Renato corre até o local, mas já é tarde demais.
Clara é encontrada por pescadores amigos de Duda que acabam a ajudando. Após o acidente, Clara segue para o Rio de Janeiro. Lá, a moça, com a ajuda da empregada fofoqueira Janete (Daniela Fontan), começa a trabalhar na casa de Fabiana (Fernanda Rodrigues), sofrendo nas mãos da patroa e sendo assediada pelo marido dela. Com as informações passadas por Beatriz ainda em vida, Clara consegue achar os quadros que a senhora passou para o seu nome, pede demissão e procura o advogado Patrick (Thiago Fragoso), sobrinho-neto de Beatriz, que por amor a tia-avó, resolve ajudá-la. A partir daí, graças aos quadros, Clara torna-se uma mulher rica e poderosa. Mudando o visual, ela decide voltar a Palmas, na companhia de Patrick e do guarda-costas, Radú (Thiago Tomé). Clara, que todos acreditavam estar morta, reaparece durante uma festa da alta sociedade e surpreende a todos. A partir daí, ela jura vingança a todos que destruíram sua vida: Sophia, Lívia, Gael, Samuel, Vinícius e Gustavo.
Sophia dirige o garimpo com a ajuda de Gael que agora namora com a médica Aura (Tainá Müller). No garimpo, trabalham o amante de Sophia, Mariano (Juliano Cazarré), Zé Victor (Rafael Losso), Xodó (Anderson Tomazini), e Rato (César Ferrario). Bruno se tornou um delegado e vive em um casamento infeliz com Tônia. Já Nádia comprou o salão Star Beauty onde trabalham os divertidos Nicácio (Fábio Lago), conhecido como Nick, e Marcel (Andy Gercker), – que vivem se implicando -, a desbocada Ivanilda (Telma Souza) e o bonitão Odair (Felipe Titto). Natanael descobre onde Duda está e tenta matá-la, mas ela escapa e vai morar em Pedra Santa, a cidade em que está localizado o garimpo. Lá, ela, junto com as cafetinas Leandra (Mayana Neiva) e D. Caetana (Laura Cardoso), se torna sócia do bordel da cidade onde estão as prostitutas Desirée (Priscila Assum) que sonha em se casar, Karina (Malu Rodrigues) uma jovem que após a falência do pai teve que se prostituir, a atrevida Maíra (Juliane Araújo) e a ambiciosa Vanessa (Fernanda Nizzato). Ainda trabalham lá a cozinheira Zildete (Narjara Turetta) e o ganancioso segurança Laerte (Raphael Viana) que começa uma relação com Duda. Sophia manda, por vergonha, Estela ir morar em Pedra Santa junto com a empregada Rosalinda (Vera Mancini), que diferente de Sophia, vê Estela como uma filha e é sua grande confidente. Lá, a anã conhece o lapidador Juvenal (Anderson Di Rizzi) que se apaixona completamente por ela, mas não é correspondido, pois ela se apaixona pelo misterioso português Amaro (Pedro Carvalho).
Clara junto com Patrick e Renato começa a se vingar. O primeiro alvo é Gael. Clara o testa, e o playboy acaba agredindo e tentando estuprá-la, então Gael por fim é preso por Bruno, e quase morre na prisão. O outro filho de Nádia, Diego (Arthur Aguiar) conhece a bela Melissa (Gabriella Mustafá) que se torna sua namorada, enquanto Laerte descobre todos segredos de Duda.
Clara reencontra Duda e nasce entre elas uma amizade. Mas Duda através do rosário que a mocinha carrega, acaba descobrindo que ela é sua filha perdida do passado, mas decide manter a descoberta em segredo com medo de que ela pense que a mãe é uma oportunista de olho em sua fortuna. No bordel, Laerte descobre que Sophia matou um homem há muito tempo, e chantageia a dona das minas, mas acaba sendo morto a tesouradas. Clara chega no local logo após o crime e encontra o vigia morto. Duda também vê a cena e imagina que a filha matou o homem e para salvá-la decide assumir o crime. Clara pede para Patrick para defender a ex sócia de bordel. Por coincidência do destino, o advogado chama a sua assistente Adriana (Julia Dalavia), a outra filha de Beth. Durante todo o processo, nenhuma das duas desconfiam. No tribunal através do sobrenome, Adriana descobre que Duda é Beth, sua mãe. Mesmo abalada, a advogada continuará a defendendo. Tudo piora quando a promotoria começa a alegar que ela é capaz de matar e usando o segredo do assassinato de Renan. Mas em meio ao julgamento, Renan surpreende todos ao reaparecer vivo. O ex-amante, que a dona do bordel acreditava estar morto, resolve depor a favor de Beth, assim a mulher é inocentada. Após o julgamento Beth revela a Clara que é sua mãe e passa a morar na casa da filha.
Após todos os acontecimentos, Clara retoma com sua vingança. O próximo é Samuel, que vive em um casamento de aparências com Suzy, ele a trai com o motorista Cido (Rafael Zulu). Clara, com a ajuda de Renato, consegue armar um flagra e faz com que Suzy e Adnéia peguem o psiquiatra na cama com Cido. O médico faz de tudo para a esposa não espalhar a notícia para a sociedade e lhe oferece uma grande quantia de dinheiro, mas ela se recusa e o humilha diante da cidade toda.
Em Pedra Santa, Vanessa tenta arrancar dinheiro da Sophia e revela que a viu saindo do local onde o corpo de Laerte foi encontrado, mas a prostituta acaba sendo morta a tesouradas pela megera. Raquel retorna a Palmas agora como uma Juíza, para o ódio de Nádia, que vê Bruno se separar de Tônia para reviver o amor do passado. Nádia manda a ginecologista ir se esconder em Pedra Santa, para evitar a separação. Lá ela conhece Zé Victor e se relaciona com o garimpeiro. Ainda em Pedra Santa, Cleo (Giovana Cordeiro) a neta de Mercedes começa a namorar Mariano, para o ódio de Sophia que arma para que a moça comece a trabalhar no Bordel e o garimpeiro se decepcionar com a mesma. Lívia se separa de Renato e em uma visita a Pedra Santa, conhece Mariano, assim começa uma relação entre os dois.
Clara parte para vingança contra Vinícius. O delegado corrupto é casado com Lorena (Sandra Corveloni) uma mulher acomodada e cega de amor, e nem consegue ver os problemas de sua filha Laura (Bella Piero) uma jovem fechada e tímida que não tem uma boa relação com o padrasto, A moça acaba conhecendo o médico Rafael (Igor Angelkorte) que a apoia e posteriormente eles se casam. Após o casamento ela não consegue ter relações sexuais com o marido e com a ajuda de Clara e Adriana, ela descobre ter sido molestada por Vinícius na infância. Lorena não acredita na filha e prefere acreditar no marido acusado de pedofilia. No tribunal, o delegado tenta negar mais, após o depoimento de uma ex-babá, e outras vítimas ele confessa tudo e humilha Lorena. Ele é condenado e acaba sendo assassinado a facadas na prisão.
Suzy fica grávida de Samuel e volta a morar com ele, junto com Cido e Adnéia. Ela se junta com a ex-sogra para tentar separar Samuel e Cido. O primeiro passo é chamar a ex-namorada de Cido, Irene (Luciana Fernandes), isso faz com que ambos traiam um ao outro pois Samuel começa a se relacionar com Suzy e Cido com Irene.
Clara tenta conquistar o carinho e o amor de Tomaz (Vitor Figueiredo), ele começa a ter uma boa relação com o bisavô Josafá, mas incentivado por Lívia, o garoto continua a rejeitar Clara. Ela então entra com um pedido de guarda, o que deixa Sophia desesperada pois se perder a guarda de Tomaz irá perder junto as minas. Assim ela arma para que o caso da guarda seja julgado por Gustavo, mas o caso vai para Raquel, então ela manda Rato atropelar a juíza. Com Gustavo julgando o caso, a guarda continua com a megera. Raquel após o atropelamento perde o movimento das pernas, mas com os poderes místicos de Mercedes ela se recupera. Logo depois Tônia volta e mente dizendo que está grávida de Bruno (na verdade o filho é de Zé Victor), separando a juíza e o delegado.
Xodó começa a se interessar por Cleo, mas ela o vê somente como cliente. Gael sai da cadeia e decide saber porque é tão agressivo. Com a ajuda de Mercedes ele descobre que era espancado pela mãe na infância. Após isso ele decide mudar, e ajudar Clara. Estela descobre que Amaro estava interessado apenas em seu dinheiro. Já Juvenal começa a namorar Desirée sem saber que ela é prostituta. Rato começa a namorar Leandra, para tentar ir embora com a cafetina. Ele tenta chantagear Sophia, mas é morto a tesouradas. Beth tenta reconquistar o amor de Adriana, mas a moça muito ressentida pelo abandono não a perdoa. A relação das duas fica pior quando Natanael tenta matar Beth, mas antes de conseguir sofre um infarto e morre, assim Adriana pensa que a culpa pela morte de seu avô é da mãe. Beth por causa da tristeza se afunda mais no alcoolismo.
Clara percebe que, para atingir seus objetivos tem que se vingar de Gustavo. Ela descobre que o juiz é sócio misterioso do bordel de Pedra Santa e arma para que Nádia descubra tudo. Em seguida Gustavo é expulso de casa e destituído do cargo de juiz, após Clara e Patrick comprovarem que Gustavo recebia propina de Sophia para sentenciar casos.
Patrick pretende revelar que está apaixonado por Clara, mas a moça acaba aceitando o pedido de casamento de Renato, deixando o advogado desolado. No dia do seu casamento, Clara descobre, graças a seu avô e a Patrick, o verdadeiro caráter de Renato e que o que aconteceu no hospício não foi acidental e sim planejado pelo médico. Mesmo assim ela vai até o altar e dispensa o vilão que vai até sua casa e revela que com a ajuda de Sophia entrou no hospício, matou Beatriz e tentou matar Clara mas que quando viu que ela estava viva e milionária, se aproximou dela para que, caso ela obtivesse sucesso em sua vingança contra a megera ele se casaria com ela e a mataria, assim ficaria com as minas. Patrick se revolta e espanca o médico.
Após isso, Clara vê que o homem certo para ela é Patrick e começa a namorar com o rapaz. Adriana fica muito triste, pois nutre uma paixão pelo advogado. Renato com objetivo de se vingar de Clara viaja para o Rio de Janeiro para conquistar Fabiana (que agora está falida), para recuperar os quadros. Ao chegar em Palmas a ex-rica consegue com que a justiça bloqueie os bens de Clara, alegando que sua avó estava louca e não tinha condições de doar os quadros. Mas no dia da audiência, Patrick leva uma enfermeira do hospício que afirma que Beatriz não estava louca. Assim, Clara consegue sua fortuna de volta.
Aura se alia a Sophia e começa a fingir ser irmã de Clara, para poder tomar o direito de disputa das minas, mas o plano é mal-sucedido. Renato ordena que Laura (que começou a trabalhar no hospital) falsifique o exame de DNA das duas, mas a moça se recusa e a farsa da médica é descoberta. Sophia descobre que Mariano está namorando Lívia, e após revelar a moça que ela não é sua filha de sangue, faz a ameaça de que se a moça não se separar do garimpeiro ela não permitirá que a mesma crie Tomaz.
Chega em Pedra Santa o irmão de Mariano, Johnny (Bruno Montaleone), que mente para o irmão dizendo ser médico. Após Mariano descobrir tudo, o rapaz começa a namorar Maíra e é obrigado pelo irmão a ir trabalhar na mina de esmeraldas. A mina acaba desmoronando e alguns garimpeiros morrem. Gael mostra que mudou e ajuda no salvamento dos homens. Amaro acaba ficando cego e Estela o ajuda a se recuperar. Juvenal descobre que Desirée é prostituta e cancela o casamento. Já, Cleo, após a tragédia, vai embora do bordel e se casa com Xodó.
Mariano tenta fugir com Lívia e Tomaz, mas Sophia descobre tudo e os impede acionando a polícia. Mariano começa investigar o passado de Sophia e acaba descobrindo que ela era prostituta e matou um homem chamado Agenor, seu amante no passado. Ele a chantageia, mas também é morto a tesouradas. Zé Victor vê tudo e ajuda a assassina a enterrar o corpo de Mariano. Xodó acidentalmente acaba também vendo o assassinato, e sai do local sem ser visto.
Zé Victor descobre que Tônia está grávida e vai até a casa de Bruno para revelar que o filho não é do delegado. Assim, Bruno e Raquel reatam o romance. Diego se casa com Melissa, mas não transa com ela por achar que não pode acabar com a pureza dela; a moça não aceita a situação, se separa e vai trabalhar no bordel. Karina que fazia programa com Diego, fica grávida e se casa com o rapaz. Mas quando a criança nasce, descobre-se que ele é negro, assim como a falecida avó de Gustavo. No início, Nádia rejeita o garoto, mas com o tempo passa a amá-lo, incentivando Karina a voltar a morar com os pais e a estudar. Assim, ela se dá conta que fez muito mal a Raquel e pede perdão a juíza.
Adriana descobre um tumor e precisa urgentemente de um transplante. Jô para fingir que gosta, a enteada convence Clara se separar de Patrick por Adriana. Descobre-se que Jô é compatível para doação, mas ela se nega e revela que nunca gostou da enteada e que odeia Henrique. Clara entra novamente com pedido de guarda de Tomaz e a consegue se vingando assim de Lívia.

O Retorno Triunfal de Clara

Reta final

Começa a vingança contra Sophia. Gael, Clara, Patrick e Bruno armam para pegar Sophia em flagrante. Eles pedem para Caetana ameaçar a dona das minas e marcar um encontro. Como esperado, Sophia tenta assassinar a senhora a tesouradas, mas Bruno, no mesmo instante dá a ordem de prisão. Sophia escapa e se esconde na casa de Renato.
Beth descobre que é compatível com Adriana, mas ela não pode doar o rim, pois é alcoólatra. Desesperada, a mulher acaba sendo ajudada por Clara que descobre o vício da mãe. Depois de descobrir que Mariano morreu, Lívia descobre que pode ter filhos e que está grávida dele. Mercedes e Josafá se casam, e perdoam Caetana que os separaram no passado.
Mariano é encontrado vivo pela Mãe do Quilombo (Zezé Mota), ela cuida do rapaz que acaba sobrevivendo. Sophia se entrega a polícia e o julgamento é marcado. No dia do julgamento, ela descobre que Xodó a viu matando Mariano. Em pânico, ela acaba tendo um AVC e o julgamento é adiado.
Beth, pela filha, e com ajuda de Clara e Patrick, para de beber. Sem que Adriana saiba, ela doa seu rim e salva a vida da advogada. Após a cirurgia, Beth fica muito debilitada e corre risco de morte. Clara então revela a Adriana que quem salvou sua vida foi Beth, assim a moça percebe que a mãe a ama e acaba a perdoando. Nasce a filha de Samuel e Susy. Com o nascimento da garota, Cido se sente excluído da família e o motorista acaba indo embora do apartamento do namorado.
Juvenal perdoa Desirée e remarca o casamento. Amaro volta a enxergar e pede perdão a Estela por ter a enganado, ela aceita e se casa com o português. Sophia se aproveita do adiamento do julgamento e durante sua recuperação, ela ordena de Zé Victor mate Xodó e Caetana. O garimpeiro fracassa ao tentar matar Xodó, pois Mercedes o defende com a ajuda dos “anjos”. Já com Caetana, as prostitutas do bordel a salvam. Leandra começa a namorar Miro (Gustavo Trestini), um milionário viúvo que ao ir ao bordel se apaixona pela cafetina. Jonny começa a se encontrar com a filha do milionário Eloá (Valentina Bulc), traindo e explorando Maíra. Ela descobre tudo, mas ele a humilha e vai embora com a nova namorada. Leandra antes de ir embora com Miro, passa o bordel para Maíra. Odair e Aura se conhecem e começam a namorar.
Renato e Fabiana, para conseguirem o dinheiro de Clara, sequestram Tomaz e pedem uma fortuna como resgate. Gael acaba invadindo o cativeiro, mas é baleado por Renato. Em seguida, o médico tenta fazer Clara como refém, mas Patrick a salva, atirando e matando o sequestrador. O advogado também é baleado, e junto com Gael, é socorrido. Fabiana acaba presa e termina em uma cela.

Final

O julgamento de Sophia é reiniciado. Todos depõem contra a assassina. O advogado de Sophia, Maurício (Paulo Betti), começa a supor que Clara teria matado as vítimas, mas quando a megera está levando a melhor, Mariano aparece no tribunal e revela que Sophia tentou matá-lo. Sem mais argumentos, a vilã confessa tudo que fez e com um laudo psiquiátrico emitido por Samuel, Raquel a condena a ser internada em um hospício, alegando que a mesma é uma psicopata. Assim, finalmente, Clara consegue justiça.
Beth se torna uma estilista renomada, começa a namorar Renan e pode ser feliz ao lado das filhas. Caetana, antes de morrer, pede a bênção de Mercedes que a encaminha à luz. Samuel e Cido reatam e se beijam. Finalmente, Adnéia aceita Cido como seu genro. Já Suzy começa a namorar o Dr. Hélder (Carlos Bonow), colega de trabalho de Samuel. Irene acaba ficando com Radú.
Raquel e Bruno se casam e finamente podem serem felizes. Diego se separa de Karina e reata com Melissa. Laura engravida de Rafael. Zé Victor é preso e Tônia promete esperá-lo com o filho. Gael sai do hospital e é perdoado por Clara; ele viaja para o Rio de Janeiro e conhece Taís (Vanessa Giácomo), uma mulher que é agredida pelo marido. Gael a defende e eles começam a namorar.
Lívia e Mariano se declaram um ao outro e ficam juntos. Mercedes e Josafá tem sua primeira noite de amor, e a vidente ainda passa seu dom para a neta Cleo. Sophia termina seus dias isolada no hospício. Lá, ela pede perdão por tudo que fez a Estela, a única a visitar a mãe, e esta aceita emocionada. Patrick e Clara finalmente se casam e tem sua primeira noite de amor. Tomaz acaba aceitando Clara e pela primeira vez a chama de “mãe”. Vingada, Clara pode finalmente ser feliz ao lado do homem que ama e do filho que sempre quis reencontrar.

Cenas da Novela O Outro Lado do Paraíso

Elenco

  • Bianca Bin – Clara
  • Glória Pires – Beth (Elizabeth) / Duda (Maria Eduarda)
  • Marieta Severo – Sophia Montserrat
  • Sérgio Guizé – Gael
  • Thiago Fragoso – Patrick
  • Rafael Cardoso – Renato
  • Fernanda Montenegro – Mercedes
  • Lima Duarte – Josafá
  • Grazi Massafera – Lívia
  • Juliano Cazarré – Mariano
  • Eliane Giardini – Nádia
  • Luís Melo – Gustavo Nogueira
  • Caio Paduan – Bruno
  • Érika Januza – Raquel
  • Laura Cardoso – Caetana
  • Mayana Neiva – Leandra
  • Julia Dalavia – Adriana
  • Eriberto Leão – Dr. Samuel
  • Rafael Zulu – Aparecido (Cido)
  • Ana Lúcia Torre – Adnéia
  • Ellen Roche – Suzy
  • Flávio Tolezani – Delegado Vinícius
  • Sandra Corveloni – Lorena
  • Bella Piero – Laura
  • Igor Angelkorte – Dr. Rafael
  • Fernanda Rodrigues – Fabiana
  • Juliana Caldas – Estela
  • Vera Mancini – Rosalinda
  • Juca de Oliveira – Natanael
  • Emílio de Mello – Henrique
  • Bárbara Paz – Joana (Jô)
  • Marcello Novaes – Renan
  • Giovana Cordeiro – Cleonice(Cleo)
  • Anderson Tomazini – Xodó
  • Zezé Motta – Otacília Formiga (Mãe do Quilombo)
  • Fábio Lago – Nicácio (Nick)
  • Andy Gercker – Marcel
  • Telma Souza – Ivanilda
  • Felipe Titto – Odair
  • Tainá Müller – Drª. Aura
  • César Ferrario – Rato
  • Rafael Losso – Zé Victor
  • Patrícia Elizardo – Drª. Antônia (Tônia)
  • Pedro Carvalho – Amaro
  • Anderson Di Rizzi – Juvenal
  • Priscila Assum – Desirée / Cândida
  • Arthur Aguiar – Diego
  • Gabriella Mustafá – Melissa
  • Malu Rodrigues – Karina
  • Bruno Montaleone – João (Johnny)
  • Alejandro Claveaux – Nicolau
  • Narjara Turetta – Zildete
  • Juliane Araújo – Maíra
  • Daniela Fontan – Janete
  • Sérgio Fonta – Amaral
  • Luciana Fernandes – Irene
  • Thiago Thomé – Radu
  • Alexandre Rodrigues – Valdo

Participações Especiais

  • Nathalia Timberg – Beatriz de Sá Junqueira
  • Raphael Viana – Laerte Rodrigues
  • Fernanda Nizzato – Vanessa Moreira
  • Paulo Betti – Dr. Maurício Gomes
  • Vanessa Giácomo – Taís
  • Ernani Moraes – Dr. Antero Louzada
  • Charles Fricks – Promotor Abel Quaresma
  • Bel Kutner – Diva Santos
  • Denise Milfont – Helenita de Sousa Tavares
  • Eucir de Souza – Jonas Tavares
  • Déo Garcez – Delegado Martinho Vieira
  • Ilva Niño – Sebastiana Almeida (Tiana)
  • Chandelly Braz – Aline Montserrat
  • Arthur Kohl – Pai de Aline
  • Kiko Pissolato – Marido de Taís
  • Francisco Carvalho – Eliseu
  • Bela Carrijo – Alzira
  • Alexandre Zacchia – Presidiário
  • Guilherme Duarte – Roberto
  • Genézio de Barros – Raul
  • Ana Barroso – Isabel
  • Lucas Pimenta – Cícero
  • Vitor Figueiredo – Tomaz
  • Juliana Lohmann – Jovem assassinada no lugar de Duda
  • Bernadeth Lyzio – Mulher acusada de tráfico de drogas
  • Carlos Bonow – Dr. Helder
  • Carlos Fonte Boa – Frentista
  • Hélio Ribeiro – Milton
  • Mariana Mendonça – Sheila
  • Melise Maia – Rosane
  • Gustavo Trestini – Miro
  • Valentina Bulc – Eloá
  • Joca Andreazza – Aldo Ribeiro
  • Juan Alba – Norival
  • Daniela Carvalho – Soraia
  • Rodrigo Veronese – Ronaldo
  • Gláucio Gomes – Danilo
  • David Herman – Mr. Lawrence
  • Paulo Carvalho – Macedo–
  • Hossen Minussi – Lindomar
  • Andrea Dantas – Noêmia (assistente social)
  • Ademir Emboeva – Tenório
  • Ravel Cabral – Everton
  • Alex Teix – Zeca
  • Alexandre Mafati – Estevão
  • João Cunha – Inácio
  • Rafaela Amado – Maria Fernanda
  • Letícia Lobo – Ingrid
  • Samir Murad – Diretor do hospício Santa Justina
  • Marília Martins – Dr.ª Hermínia Santos Silva
  • Patrícia Selonk – Dr.ª Nalva
  • Gustavo Ottoni – Álvaro
  • Wagner Brandi – Saulo
  • Cláudio Andrade – Ademir
  • Raquel Fabbri – Estilista
  • Yaçanã Martins – Silvana
  • Aldino Brito – Evilásio
  • André Junqueira – Manoel Serrafino (Mané)
  • Betto Marque – Tainha
  • Fábio Verini – Nestor
  • Antônia Quintaes – Munda
  • Katiuscia Rodrigues – Bia
  • Rayane Amaral – Tina
  • Carolina Helena – Noeli
  • Karen Coelho – Sophia (jovem)
  • Arianne Botelho – Beth (jovem)
  • Lara Cariello – Adriana (criança)
  • Bruna Guimarães – Cleo (criança)
  • Luisa Bastos – Laura (criança)
  • Bruna Viola – Ela mesma
  • Simone & Simaria – Elas mesmas
  • Wesley Safadão – Ele mesmo
  • Narcisa Tamborindeguy – Ela mesma
  • Milton Cunha – Ele mesmo
  • Ângela Bismarchi – Ela mesma
  • Lucy Alves – Ela mesma
  • Pabllo Vittar – Ele mesmo
  • Ana Furtado – Ela mesma
  • Dudu Bertholini – Ele mesmo
  • Fafá de Belém – Ela mesma
  • Fernanda Motta – Ela mesma
  • Gleici Damasceno – Ela mesma
  • Lilian Pacce – Ela mesma

Músicas

 

Capa: Bianca Bin e Sérgio Guizé como Clara e Gael
Lançamento: 10 de novembro de 2017
Gênero:  MPB
Formato:  CD Download Digital
Gravadora:  Som Livre

 

 

  1. “Boomerang Blues” – Renato Russo
  2. “Who Do You Love” – George Thorogood
  3. “I Don’t Wanna Talk About It” – Fernanda Takai
  4. “Vou Te Encontrar” – Paulo Miklos
  5. “Triste, Louca ou Má” – Francisco, el Hombre feat. Labaq, Helena Maria, Salma Jo & Renata Essis
  6. “K.O.” – Pabllo Vittar
  7. “Crystalised” – The XX
  8. “Na Real” – Jammil
  9. “Ai de Mim” – OutroEu Part. Esp.: Sandy
  10. “Você Não Sabe (Quero Ver)” – Bruna Viola
  11. “Bilu Bilu” – Pablo
  12. “Hold On” – Alabama Shakes
  13. “O Caçador de Esmeralda” – João Bosco
  14. “Morro Velho” – Elis Regina
  15. “Clube da Esquina N.º 2 – Instrumental” – Milton Nascimento

Volume 2

 

 

Lançamento – 20 de fevereiro de 2018
Gênero(s) – Pop / rock
Formato(s) – CD Download Digital
Gravadora(s) – Som Livre

 

 

  1. “Blaze of Glory” – Bon Jovi
  2. “Que Yo Te Vea” – Roberto Carlos
  3. “Aliança” – Tribalistas
  4. “Weird Fishes / Arpeggi” – Radiohead
  5. “From The Beginning” – Emerson, Lake & Palmer
  6. Smother” – Daughter
  7. Complicated” – Eric Silver
  8. Eu Quero Sempre Mais (Somebody Like You)” – João Gabriel
  9. Abrigo” – Roberta Campos
  10. Bicho Feio” – Renato Teixeira & Almir Sater
  11. Garoto de Aluguel” – Leonardo
  12. La Gozadera” – Gente de Zona Feat. Marc Anthony
  13. That Smell” – Lynyrd Skynyrd
  14. Did You Hear The Rain?” – George Ezra
  15. Cold Feet” – Fink
  16. “Amuleto” – Tiê
  17. Tocando Em Frente” – Anavitória

Instrumental

O álbum com as músicas instrumentais da novela foi lançado somente em formato digital, e chamado de O Outro Lado do Paraíso – Música Original de João Paulo Mendonça, Rafael Langoni, Victor Pozas e Pedro Guedes, Volume 1, embora nem um outro álbum do tipo tenha sido lançado, até o momento, pelos produtores da novela.

Faixas

  1. Balada Bruta — João Paulo Mendonça
  2. Lindas Crianças — João Paulo Mendonça
  3. Valse — João Paulo Mendonça, Rafael Langoni
  4. Mondovox2 — João Paulo Mendonça, Doriana Mendes
  5. Clarinha Água — João Paulo Mendonça
  6. Kismet — Victor Pozas, Rafael Langoni
  7. Bunitim Caipira — Christiaan Oyens, João Paulo Mendonça
  8. Jalapezilton — João Paulo Mendonça
  9. Dunas de Areia — João Paulo Mendonça
  10. Gravidade — João Paulo Mendonça, Rafael Langoni
  11. Fábula Jalapinha — João Paulo Mendonça
  12. Jalabinho Amando — João Paulo Mendonça
  13. Paraíso — Victor Pozas, Rafael Langoni
  14. Mondovox6 — João Paulo Mendonça, Doriana Mendes
  15. Menino Simples — João Paulo Mendonça
  16. Intro — Pedro Guedes, Rafael Langoni
  17. JalapãoBruto1 — João Paulo Mendonça
  18. Moda Jalapinha — João Paulo Mendonça
  19. Pedrinha Lascada — João Paulo Mendonça
  20. Esmeraldas — Pedro Guedes, Delia Fisher
  21. Cachoeirinha — João Paulo Mendonça
  22. Oud Oud — Pedro Guedes, Rafael Langoni
  23. Curumizim Bravo — João Paulo Mendonça
  24. Repete 6 Vezes — João Paulo Mendonça, Rafael Langoni
  25. Gente Pura — João Paulo Mendonça
  26. Poente — Victor Pozas, Rafael Langoni
  27. Namoradinho — Victor Pozas, João Paulo Mendonça
  28. Muleksons — João Paulo Mendonça, Du Machado
  29. Repete 6 Vezes (Extended) — João Paulo Mendonça, Rafael Langoni
  30. Veredinha Estreita — Christiaan Oyens, João Paulo Mendonça

Outras canções

O Outro Lado do Paraíso contou ainda com as seguintes canções:

  • “Amor a Perder da Vista”, Lucy Alves
  • “Abro La Ventana”, Lhasa de Sela
  • A Vida Continua“, Chal
  • “Bajo El Agua”, Manuel Medrano
  • “Con Toda a Palabra“, Lhasa de Sela
  • “Cuando Te Veo”, ChockQuibTown
  • “Jeito de Mato”, Paula Fernandes
  • Moda da Pinga(Marvada Pinga)“, Bruna Viola
  • Quieta no Meu Canto”, Diana Aguilar
  • The Weight”, The Band
  • “Um Gosto de Sol”, Milton Nascimento
  • “Your Armies”, Barbara Ohana

Entrevista com Marieta Severo

Repercussão

Audiência

Em seu primeiro capítulo, a novela registrou média de 35 pontos em São Paulo. No segundo capítulo, a trama marcou 33 pontos em São Paulo, dois pontos a menos que a estreia.
Durante sua primeira fase, a trama passou a registrar médias entre 30 e 29 pontos em grande parte de seus capítulos. No dia 7 de novembro a novela cravou 28 pontos. Com esse fato, em sua segunda semana no ar, a novela chegou a perder o posto de programa mais visto da Rede Globo, chegando a empatar com o Jornal Nacional no PTN com 27,5 pontos, a trama também sofreu queda em sua média semanal, caindo de 29,7 para 28,4 pontos.
Seu menor índice foi de 24 pontos registrado em 28 de outubro.
Aos poucos a novela foi recuperando o público com ajustes no enredo e no dia 27 de novembro a novela bate seu primeiro recorde chegando aos 36 pontos de média com a estreia da segunda fase.  Já no dia seguinte (28 de novembro) a novela cravou 39 pontos com a cena da fuga de Clara (Bianca Bin);Manteve o mesmo recorde nos dias 29 e 30 de novembro.
No dia 11 de dezembro bateu mais um recorde marcando 40 pontos de média, com a cena em que Clara se torna milionária. No dia seguinte bate mais um recorde marcando 42 pontos. Com a volta triunfal de Clara, no dia 14 de dezembro a novela marca novamente os 42,2 pontos de média.
Segundo Mauricio Stycer, crítico do site UOL, a guinada de audiência da trama é inédita na história recente da Globo. Somente Senhora do Destino em seus momentos finais teve ascensão semelhante, com um acréscimo de 7 pontos na média de audiência em comparação à semana anterior. A trama de Walcyr Carrasco obteve entre os dias 11, 12 e 14 de dezembro números superiores a 40 pontos no IBOPE.
No dia 14 de dezembro, a novela bateu um recorde isolado de um dia da semana em específico. A oitava quinta-feira da novela registrou a maior audiência em telenovelas das nove desde 2006, recorde de mais de uma década. O capítulo registrou média de 42 pontos, que foi maior que a de Avenida Brasil, considerada fenômeno. A última vez em que uma trama havia ultrapassado essa marca foi quando Páginas da Vida registrou 51 pontos em sua oitava quinta.
No dia 11 de janeiro bateu mais um recorde marcando 42,5 pontos com a cena em que Suzy (Ellen Rocche) flagra Samuel (Eriberto Leão) no flat com Cido (Rafael Zulu). No dia 23 de janeiro bateu mais um recorde cravando 43 pontos com a cena em que Adriana (Julia Dalavia) revela ao júri que é filha de Duda (Glória Pires) durante o julgamento da ex-dona de bordel e o assassinato de Vanessa (Fernanda Nizzato) a tesouradas realizado por Sophia (Marieta Severo).
No dia 29 de janeiro a novela atingiu 44 pontos com a cena da morte de Natanael (Juca de Oliveira).
No dia 20 de fevereiro, a novela bateu mais um recorde, ao cravar 46 pontos com o julgamento e prisão de Vinícius (Flávio Tolezani). Voltou a marcar 46 pontos no dia 17 de abril com a cena da vitória de Clara sobre Fabiana (Fernanda Rodrigues) no tribunal, além da cena em que Nádia (Eliane Giardini) se redime de todo o mal que fez a juíza Raquel (Erika Januza). Volta a repetir o mesmo recorde pela terceira vez seguida em pleno feriado no dia 1.° de maio com a cena em que Sophia passa mal durante seu depoimento na delegacia;
Logo em sua última semana a novela registrou 48 pontos no dia 7 de maio com o começo do plano de resgate de Tomaz (Vitor Figueiredo).No dia seguinte (8 de maio), seguiu com o mesmo índice de 48 pontos com a exibição do beijo entre Samuel (Eriberto Leão) e Cido (Rafael Zulu) e a invasão de Gael (Sérgio Guizé) ao cativeiro do filho. Seu penúltimo capítulo exibido em 10 de maio, registrou os mesmos 48 pontos de média em São Paulo e bateu recorde no Rio de Janeiro marcando 49 pontos, com as cenas da reaparição de Mariano (Juliano Cazarré) em meio ao julgamento de Sophia.
O último capítulo registrou média de 48 pontos, com picos de 52 e share de 67% com o desfecho da história em São Paulo, índice esse considerado 2 pontos abaixo do último capítulo de sua antecessora A Força do Querer que registrou 50 pontos.
Mas, mesmo assim a novela superou a trama anterior (A Força do Querer) na média geral fechando com 38 pontos, elevando em 2 pontos a média do principal horário de novelas da Rede Globo se tornando mais um fenômeno, além de se tornar a terceira novela mais assistida da década, sendo superada em décimos por Avenida Brasil Fina Estampa;

Laura e Clara denunciam o Padrasto

Controvérsias

Abordagem médica

O Outro Lado do Paraíso recebeu diversas críticas negativas quanto a abordagem de diversas questões médicas. Logo no início da trama, durante a cena em que Clara (Bianca Bin) é internada através de uma armação de Sophia (Marieta Severo), a personagem é submetida a choques elétricos fazendo com que a Sociedade Brasileira de Psiquiatria se manifestasse alegando que a cena mostra uma grande repercussão negativa no tratamento nas clínicas e que na verdade é feito em hospitais, sob anestesia com monitoramento eletrocardiológico.
A segunda questão que foi abordada de maneira inadequada foi o fato de uma advogada em formação de “coach” realizar hipnose para tratar um trauma de abuso sexual, no qual a personagem Laura (Bella Piero) acaba descobrindo que foi abusada sexualmente pelo padrasto na infância. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a hipnose “deve ser executada por médicos, odontólogos e psicólogos, em suas estritas áreas de atuação”.
Já a próxima crítica se trata da “Amamentação Cruzada” feita através da personagem Suzy (Ellen Roche). De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a prática da amamentação compartilhada pode oferecer risco de transmissão de doenças como o caso da HIV por exemplo. A recomendação dos pediatras seria que se caso o bebê receba o leite materno, o recomendável é que o alimento seja oriundo de uma doação através do banco de leite materno. O último caso é o fato de um Cisto teria virado um câncer, através de um diagnóstico em que a personagem Adriana (Julia Dalavia) teria cálculo renal e um suposto cisto. Observando a cena a Sociedade Brasileira de Nefrologia divulgou uma carta sobre erros na suspeita, diagnóstico e tratamento do câncer renal da personagem.

Homossexualidade

A trama também ganhou fortes críticas nas redes sociais por conta da forma em que a homossexualidade do personagem Samuel (Eriberto Leão) é tratada, através de sua sexualidade ser exposta durante seu momento íntimo através de um plano de vingança de Clara. Após a descoberta, o personagem é humilhado em seu local de trabalho pelos seus colegas, gerando assim grande indignação tanto nas redes sociais, como em sites de opinião, no caso do bloco Gente do IG. Já o crítico de televisão da UOL Maurício Stycer, criticou duramente a cena alegando que a homossexualidade foi trata na novela como uma comédia estilo pastelão, além de colocar o tema junto com outros já abordados na novela na lista dos “Dez erros imperdoáveis“.

Prêmios e indicações

2018 – Prêmio Nelson Rodrigues

  • Melhor Tema Abordado – Bella Piero

2018 – Melhores do Ano

  • Ator de Novela – Sérgio Guizé
  • Atriz Revelação – Bella Piero
  • Personagem do Ano – Fernanda Montenegro / Marieta Severo

2018 – Prêmio Extra de Televisão

  • Melhor Ator – Rafael Cardoso
  • Tema de Novela – “K.O.”, Pabllo Vittar

2019 – Troféu Imprensa

  • Melhor Novela – Walcyr Carrasco

Fotos da Novela

o outro lado
Sofia e Mariano em Cenas da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Nádia e Odair Personagens da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Fabiana – Personagem da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Laura e Rafael – Personagens da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Adriana ( Julia Dalavia )
o outro lado
Laura e Vinícius – Personagens da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outrolado
Mariano – Personagem da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Renato, Clara e Gael – Personagens da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Caio Paduan – Bruno
o outro lado
Arthur Aguiar e Gabriela Mustafá
o outro lado
Bianca Bin – Protagonista da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Glória Pires e Bianca Bin – Personagens da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outrolado
Sophia ( Marieta Severo ) com Clara ( Bianca Bin), Josafá ( Lima Duarte ) e Gael ( Sergio Guizé)
o outro lado
Estela – Personagem da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outrolado
Fernanda Montenegro e Lima Duarte
o outro lado
Ivanilda – Personagem da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outrolado
Laura – Vinícius e Lorena
o outro lado
Lívia – Grazi Massafera
o outro lado
Suzy e Samuel – Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Julgamento do Vinícius – Novela O Outro Lado do Paraíso
o outrollado
Duda, Josafá e Sofia – Personagens da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Garotas de Programa da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
Xodó = Personagem da Novela O Outro Lado do Paraíso
o outro lado
O outro lado do paraíso – NÁDIA (Eliane Giardini) e RAQUEL (Erika Januza)
o outro lado do paraíso
Bárbara Paz – O Outro Lado do Paraíso

 

Fontes / Referências: WikipediaIMDB, além da pesquisa do site Imagoi.