Pocahontas – Filme

Pocahontas é  um filme animado americano de 1995, dos gêneros drama romântico-fantástico-musical, dirigido por Mike Gabriel e Eric Goldberg para a Walt Disney Feature Animation.

Originalmente lançado nos cinemas em 1995 pela Walt Disney Pictures, é o 33.º filme de animação dos estúdios Disney e foi a primeira animação do estúdio inspirada em um personagem real, nesse caso na lenda que cerca a índia norte-americana Pocahontas, que nasceu em 1595 e morreu em 1617.

Dirigido por Mike Gabriel e Eric Goldberg, o filme faz um retrato ficcional do encontro histórico da verdadeira ameríndia chamada Matoaka (apelidada de Pocahontas) com o inglês John Smith e os colonos em Jamestown que chegaram a partir da Virginia Company. O elenco original de voz apresenta Irene Bedard, Mel Gibson, David Ogden Stiers, Russell Means, Christian Bale, Billy Connolly, e Linda Hunt. A trilha sonora foi escrita por Alan Menken, com canções escritas por Menken e o letrista Stephen Schwartz.

Pocahontas foi lançado em 23 de Junho de 1995, e teve uma recepção mista dos críticos, que elogiaram o filme por sua animação e música, mas criticou a história e imprecisão histórica. No entanto, foi um sucesso comercial, arrecadando US $ 346 milhões em bilheterias do mundo todo. Pocahontas recebeu dois Oscar para a sua música: Melhor Trilha Musical ou Comédia e Melhor Canção Original para Colors of the Wind. Um jogo de vídeo baseado no filme foi lançado em diversas plataformas pouco depois da versão teatral e o longa-metragem ganhou uma sequência diretamente em vídeo, intitulado Pocahontas II: Journey to a New World, lançado em 25 de agosto de 1998. O filme nos anos 90 foi acusado de esteriótipos racistas e do “bom selvagem”.

Pocahontas
Pocahontas

Informações Gerais

Origem:Estados Unidos
Ano:1995 Duração: 81 min
Direção: Mike Gabriel
Eric Goldberg
Produção: James Pentecost
Roteiro Carl Binder
Susannah Grant
Philip LaZebnik
Elenco: Irene Bedard
Mel Gibson
David Ogden Stiers
Billy Connolly
Frank Welker
Christian Bale
Linda Hunt
Gênero: drama romântico-fantástico-musical
Música: Alan Menken
Stephen Schwartz
Edição: H. Lee Peterson
Companhia(s) produtora(s): Walt Disney Feature Animation
Walt Disney Pictures
Distribuição: Buena Vista Pictures
Lançamento: Estados Unidos 23 de junho de 1995
Brasil 30 de junho de 1995
Portugal 24 de novembro de 1995
Idioma: inglês
Orçamento: US$ 55 milhões
Receita: US$ 346.079.773

Pocahontas – Trailer

Enredo

Em 1607, um navio de colonos britânicos da Companhia da Virgínia embarca para o “Novo Mundo”. A bordo do navio estão Capitão John Smith e o líder da viagem, o governador Ratcliffe, que acredita que os nativos americanos locais estão escondendo uma vasta coleção de ouro e procura ganhar isso por conta própria. O navio é pego por uma tempestade, e Smith salva um homem do afogamento, um jovem chamado Thomas. Na tribo local no Novo Mundo, Pocahontas, filha de Chefe Powhatan, discute a possibilidade de ela se casar com Kocoum, um bravo guerreiro que ela vê como demasiado “sério” quando em conflito com sua personalidade espirituosa. Chefe Powhatan dá à Pocahontas o colar de sua mãe como um presente. Pocahontas, junto com seus amigos, o glutão guaxinim Meeko e o beija-flor Flit, visitam a Vovó Willow (salgueiro), que em uma conversa espiritual a alerta para a presença dos ingleses.

Governador Ratcliffe tem uma fortaleza construída em uma clareira de floresta, nomeando-a James Town, em homenagem ao rei da Inglaterra, e rapidamente os tripulantes começam a cavar para encontrar o ouro. Smith sai para explorar o “Novo Mundo”, e, eventualmente, encontra Pocahontas. Ligam-se rapidamente, um fascinado pelo mundo do outro. Os dois se apaixonam, contrariando as ordens do chefe Powhatan, para se manter longe dos ingleses, após Kocoum e outros guerreiros se envolverem em uma luta. Enquanto isso, Meeko perturba Percy, cão mimado de Ratcliffe, e torna-se a ruína de sua existência. Pocahontas introduz Smith a Vovó Willow, que evita outros dois tripulantes mandados pelo Ratcliffe, e depois vovó Willow prepara uma partida um dos seus troncos faz com que eles tropecem na partida, e eles cheios de medos, levem uma chicotada nos Traseiros e Fogem, no entanto Smith conta para Pocahontas que logo a noite vão ter um encontro, no entanto, os guerreiros nativos chegam para reunir com o Chefe Powhatan, para derrotarem os Soldados Ingleses, Pocahontas tenta convencer o Seu Pai para não Lutar Com os Ingleses, mas Powhanta diz o contrário e entende o que a filha diz, em Jamestown, John Smith confrota Ratcliffe para não para atacar os índios por causa de ouro e Smith diz que não há ouro, e depois Ratcliffe furioso diz a smith que será julgado de traição e enforcamento. a amiga de Pocahontas ‘Nakoma’ descobre seu relacionamento com Smith e conta para Kocoum. Thomas também segue Smith a mando por Ratcliffe, e tanto ele como Kocoum testemunham o beijo dos dois. Em um ataque de ciúmes,Kocoum ataca e tenta matar Smith, mas é morto por um tiro de Thomas. Chefe Powhatan furioso declara guerra aos tripulantes, e Smith recebe a punicão de ser executado ao nascer do sol.

Thomas adverte os tripulantes sobre a captura de Smith, e Ratcliffe prepara os homens para a batalha como uma desculpa de salvar Smith da tribo e encontrar seu ouro inexistente. Pocahontas vai se consolar com a Vovó Willow, e ela lhe aconselha a seguir seu coração, Meeko interrompe quando aparece com uma bússola que aponta na direção de Smith, levando a seu destino. Ela interrompe com sucesso a execução de Smith, mas Ratcliffe tenta atirar em Chefe Powhatan para começar uma batalha, porém Smith entra na frente tomando a bala. O governador é capturado e preso pelos tripulantes. No final, Smith é forçado a voltar para casa para começar o tratamento devido ao ferimento, deixando Pocahontas e com a bênção de Chefe Powhatan para retornar no futuro.

Elenco

  • Irene Bedard como Pocahontas
  • Mel Gibson como John Smith
  • David Ogden Stiers como Governador Ratcliffe e Wiggins
  • Russell Means como Chefe Powhatan
  • Christian Bale como Thomas
  • Linda Hunt como Vovó Willow
  • Danny Mann como Percy
  • Billy Connolly como Ben
  • Joe Baker como Lon
  • Frank Welker como Flit
  • Michelle St. John como Nakoma
  • James Apaumut Fall como Kocoum
  • Gordon Tootoosis como Kekatan

Pocahontas – Cores Do Vento

Produção

Após o lançamento de The Rescuers Down Under em 1990, o diretor Mike Gabriel queria colaborar com o roteirista Joe Grant em um novo filme, de preferência um épico de grande escala adaptável ao tipo de musical estilo Broadway que a Disney havia recentemente abraçado. Durante o Dia de Ação de Graças, Gabriel chegou a uma ideia: “Eu sabia que queria que fosse uma história de amor e estava pensando que um western podia ser um pouco diferente. Eu pensei sobre Pecos Bill e alguns outros títulos, mas parecia que todos já haviam sido feitos antes. E então o nome Pocahontas me veio à mente e eu fiquei bastante ansioso em relação a ele. Todos conheciam o conto de ela salvando a vida de John Smith e parecia um modo natural de contar a história sobre dois mundos conflitantes separados tentando entender um ao outro.”

O presidente da Walt Disney Feature Animation, Peter Schneider, aprovaram a ideia e a fundiram com uma versão animada da história de Romeu e Julieta que estava sendo cogitada no estúdio. Schneider declarou que “nós estávamos particularmente interessados em explorar o tema de que se não aprendermos a viver uns com os outros, nos destruiremos”.

Após Beauty and the Beast ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, o diretor do departamento de animação, Jeffrey Katzenberg, resolveu fazer com que Pocahontas se encaixasse às suas ambições de repetir o feito. O filme foi estruturado como uma história séria e madura, com animais mudos e exclusão de grande parte dos momentos cômicos.

Em 1992, após acabar seu trabalho supervisionando a animação do Gênio de Aladdin, Eric Goldberg se uniu a Mike Gabriel como codiretor de Pocahontas.Os produtores em seguida foram pesquisar o ambiente onde a história se passaria, visitando Jamestown e a reserva indígena Pamunkey.

Algumas cenas testes de animação chegaram a ser feitas e até mesmo seu design foi finalizado. O personagem acabou sendo deixado de lado e substituído por Meeko, o guaxinim, animal que permitiria um humor menos exagerado e cujas expressões seriam mais bem captadas em pantomima.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos produtores do filme foi a falta de informação sobre a veracidade de diversos eventos que cercam a história de Pocahontas. Até o maior acontecimento do filme, o de Pocahontas salvando a vida de John Smith, causa alguma controvérsia entre os historiadores que debatem se o fato realmente aconteceu ou não.

Segundo o produtor James Pentecost, Se os próprios historiadores não conseguem concordar, nós sentimos que tínhamos certa licença do que é conhecido do folclore para criar a história.

Música

Pocahontas: An Original Walt Disney Records Soundtrack é a trilha sonora original do filme. Foi lançada nos Estados Unidos em 30 de maio de 1995 e foi produzida por Alan Menken e Stephen Schwartz.

Uma das músicas mais conhecidas dessa trilha é “If I Never Knew You” que foi cantada em dueto por Jon Secada e Shanice. Essa canção possui uma versão brasileira chamada de “Se eu Não Te Encontrasse”, cantada também por Secada só que desta vez em dueto com a cantora baiana Daniela Mercury. Outra canção bastante conhecida é “Colors of the Wind” que é cantada nos créditos finais do filme por Vanessa Williams. Essa canção possui uma versão brasileira chamada de “Cores do Vento”, cantada também pela cantora baiana.

Pocahontas (Trilha Sonora)

Pocahontas: An Original Walt Disney Records Soundtrack é uma trilha sonora do filme de animação da Disney Pocahontas. Contém canções compostas por Alan Menken & Stephen Schwartz, conduzida por David Friedman, com as vozes de Judy Kuhn, Mel Gibson, Linda Hunt, Jim Cummings, David Ogden Stiers, entre outros e com singles por Jon Secada & Shanice, e Vanessa Williams. O álbum da trilha sonora alcançou a primeira posição na parada da Billboard 200.

A canção “Colors of the Wind” venceu a categoria de melhor canção original no Oscar e Globo de Ouro.No Grammy Award de 1996 foi premiada na categoria Best Song Written Specifically for a Motion Picture or for Television. Alcançou a #4 posição na Billboard Hot 100 da Billboard americana. A canção ganhou o certificado de disco de ouro através da Recording Industry Association of America.

“Colors of the Wind” ganhou uma versão pop em português interpretada por Daniela Mercury, que foi lançada como single para promover o filme no Brasil.

Trilha sonora de Vários Artistas
Lançamento: 30 de maio de 1995
Gravação: 1994 – 1995
Gênero(s): Trilha Sonora
Duração: 55:08
Gravadora(s): Walt Disney Records
Produção: Alan Menken & Stephen Schwartz

Pocahontas – Bárbaros

Produção

A música da trilha sonora de Pocahontas tem uma das maiores e mais complexas partituras já escritas para um filme de animação da Disney. É o quarto filme de animação da Disney a ter sua trilha sonora composta por Alan Menken. Ele já havia trabalhado com o letrista Howard Ashman, que morreu antes da realização de Pocahontas. Ele começou a trabalhar com Stephen Schwartz, que se tornou o letrista da trilha sonora.

Stephen Schwartz foi recomendado a Alan por pessoas da Disney Animation Studios. Em um documentário da trilha sonora, Alan diz que depois de pensar nisso, ele percebeu que o estilo de Stephen seria perfeito para a música do filme por causa de sua escrita, que é uma brilhante combinação de teatro, folk e clássico. Alan disse: “Eu realmente senti que ele e eu seríamos capazes de encontrar uma voz única para nós dois, e nós fizemos”. A primeira música que eles escreveram juntos foi “Colors of the Wind”. De acordo com Jim Pentecost, o produtor do filme, a emoção das letras e da música para “Colors of the Wind” foi muito poderoso e definiu o filme e sobre o que seria. A música foi escrita nos estágios iniciais do desenvolvimento da história. Jim Pentecost disse: “Quando Stephen veio com o título ‘Cores do Vento’ e desenvolveu sua letra, ajudou muito a nos dizer o que este filme deveria ser.”

Alan Menken e Stephen Schwartz juntaram-se e foram capazes de criar esta trilha sonora com base em coisas que sentiram fortemente e encontraram uma forma de expressar através da música. No vídeo documental da trilha sonora, Stephen falou sobre como eles sabiam o que queriam dizer através da música e retratavam quem era Pocahontas, e eles conseguiram encontrar as partes de si mesmas que se encontraram com o personagem de Pocahontas para criar a música para o filme.

Lista de faixas

Todas as letras escritas por Stephen Schwartz, todas as músicas compostas por Alan Menken.

Pocahontas: An Original Walt Disney Records Soundtrack

Nº  / Título Intérprete(s) /  Duração
1. “The Virginia Company”  / Chorus /  1:30
2. “Ship At Sea”  / Alan Menken  / 2:34
3. “The Virginia Company (Reprise)”  / Chorus & Mel Gibson  / 0:35
4. “Steady As the Beating Drum” /  Chorus /  1:46
5. “Steady As the Beating Drum (Reprise)”  / Chorus  / 0:45
6. “Just Around the Riverbend” /  Judy Kuhn /  2:27
7. “Grandmother Willow”  / Menken /  1:27
8. “Listen With Your Heart (Part 1)”  / Bobbi Page & Linda Hunt /  1:12
9. “Mine, Mine, Mine” /  David Ogden Stiers & Gibson /  3:05
10. “Listen With Your Heart (Part 2)” / Page & Hunt  / 2:46
11. “Colors of the Wind” /  Kuh / n 3:34
12. “Savages (Part 1)”  / Ogden Stiers, Jim Cummings & Chorus  / 1:43
13. “Savages (Part 2)”  / Kuhn, Ogden Stiers, Cummings & Chorus /  2:15
14. “I’ll Never See Him Again”  / Menken /  1:55
15. “Pocahontas”  / Menken /  1:22
16. “Council Meeting” /  Menken  / 1:11
17. “Percy’s Bath”  / Menken /  0:51
18. “River’s Edge”  / Menken /  1:27
19. “Skirmish” /  Menken /  2:02
20. “Getting Acquainted” /  Menken /  1:30
21. “Ratcliffe’s Plan” /  Menken /  1:47
22. “Picking Corn” /  Menken /  0:55
23. “The Warriors Arrive” /  Menken /  1:23
24. “John Smith Sneaks Out” /  Menken /  1:14
25. “Execution” /  Menken  / 1:34
26. “Farewell”  / Menken  / 4:47
27. “Colors of the Wind (End Title)”  / Vanessa Williams /  4:17
28. “If I Never Knew You (End Title)”  / Jon Secada & Shanice /  4:13
Duração total:
55:08

Disco 2 (Walt Disney Records: The Legacy Collection)

Nº  / Título Intérprete(s)  / Duração
1. “If I Never Knew You” /  Mel Gibson & Judy Kuhn /  3:21
2. “Thomas Reports”  / Alan Menken /  0:45
3. “Savages” /  David Ogden Stiers, Jim Cummings, Kuhn, and Chorus /  3:58
4. “Execution” /  Menken /  1:37
5. “Now’s Our Chance”  / Menken /  1:06
6. “Farewell”  / Menken /  5:08
7. “If I Never Knew You (Love Theme)” /  Jon Secada & Shanice /  4:14
8. “Colors of the Wind (End Title)” /  Vanessa Williams  / 4:20
9. “Epiphany / Savages (Part 2) (Alternate version)” /  Menken  / 2:02
10. “Just Around the Riverbend (Demo)” /  Menken /  5:29
11. “If I Never Knew You (Demo)”  / Menken /  3:10
12. “Different Drummer (Demo)”  / Menken /  3:55
13. “First to Dance (Demo)”  / Menken  / 4:40
14. “In the Middle of the River (Demo)”  / Menken /  4:10
Duração total:
47:49

Edição Brasileira

Pocahontas Em Português (Uma Trilha Sonora Original da Walt Disney Records) foi lançada no Brasil em 1995 e relançada em 1999. Telmo Perle Münch foi o responsável pelas traduções das canções.

Todas as letras escritas por Stephen Schwartz, todas as músicas compostas por Alan Menken.

Lista de faixas

Nº  / Título /  Intérprete(s)  / Duração
1. “A Companhia Virginia” /  Coro /  1:30
2. “Barco em Alto Mar” /  Alan Menken  / 2:35
3. “A Companhia Virginia (Reprise)” /  Coro & Marcelo Coutinho /  0:36
4. “No Compasso de um Tambor”  / Coro /  1:46
5. “No Compasso de um Tambor (Reprise)”  / Isaac Bardavid & Coro /  0:46
6. “Logo Após a Curva do Rio” /  Kika Tristão /  2:28
7. “Avó Willow” /  Menken /  1:28
8. “Ouça o Seu Coração I”  / Selma Lopes & Lilly Abreu /  1:13
9. “Meu, Meu, Meu”  / Maurício Luz, Pedro Lopez, Coutinho & Coro  / 3:06
10. “Ouça o Seu Coração II” /  Lopes & Abreu  / 2:47
11. “Cores do Vento”  / Tristão /  3:35
12. “Bárbaros (Parte 1)” /  Luz, Isaac Bardavid, Lopez & Coro /  1:44
13. “Bárbaros (Parte 2)” /  Luz, Bardavid, Tristão & Coro /  2:15
14. “Nunca Mais o Verei”  / Menken  / 1:55
15. “Pocahontas”  / Menken /  1:23
16. “Conselho de Guerra” /  Menken /  1:12
17. “O Banho de Percy” /  Menken /  0:51
18. “Na Beira do Rio”  / Menken  / 1:28
19. “Escaramuça” / Menken /  2:03
20. “Mostre-me seu Mundo”  / Menken /  1:31
21. “O Plano de Ratcliffe”  / Menken /  1:48
22. “No Milharal” /  Menken /  0:55
23. “Os Guerreiros”  / Menken /  1:23
24. “Encontro Secreto”  / Menken  / 1:15
25. “A Execução” /  Menken /  1:34
26. “Despedida” /  Menken /  4:46
27. “Cores do Vento (Tema Principal)”  / Daniela Mercury /  4:02
28. “Se Eu Não Te Encontrasse (Tema Principal)”  / Jon Secada & Mercury /  4:14
Duração total:
56:06

Pocahontas – Lá Na Curva

Edição Portuguesa

Lista de faixas

Nº /  Título  / Intérprete(s)  / Duração
1. “Virginia Companhia” /  Coro /  1:29
2. “Navio no Mar” /  Alan Menken /  2:34
3. “Virginia Companhia (Repetição)” /  Coro & Miguel Ângelo /  0:32
4. “Ao Compasso do Tambor (Títulos de Crédito)”  / Coro  / 1:48
5. “Ao Compasso do Tambor (Repetição)”  / Coro /  0:45
6. “Depois do Rio o Que é Que Vem?” /  Susana Félix  / 2:28
7. “Avó Willow” /  Menken  / 1:27
8. “Ouve o Coração (Parte 1)”  / Anna Paula /  1:17
9. “Cavem, Cavem, Cavem”  / Maurício Luz, Miguel Ângelo & Coro  / 3:02
10. “Ouve o Coração (Parte 2)”  / Anna Paula /  2:45
11. “Quantas Cores o Vento Tem”  / Félix  / 3:35
12. “Bárbaros (Parte 1)”  / Luz, Fernando Luís & Coro /  1:44
13. “Bárbaros (Parte 2)”  / Félix, Luz, Luís & Coro /  2:16
14. “Não o Tomarei a Ver”  / Menken /  1:55
15. “Pocahontas”  / Menken  / 1:23
16. “Reunião de Conselho”  / Menken  / 1:12
17. “O Banho de Percy”  / Menken /  0:51
18. “A Beira do Rio”  / Menken /  1:28
19. “A Escaramuça”  / Menken /  2:03
20. “Conhecendo-se”  / Menken /  1:31
21. “O Plano de Ratcliffe” /  Menken /  1:47
22. “A Colheita do Milho” /  Menken  / 0:55
23. “A Chegada dos Guerreiros” /  Menken / 1:23
24. “A Escapadela de John Smith”  / Menken  / 1:15
25. “A Execução”  / Menken /  1:34
26. “Adeus”  / Menken /  4:48
27. “As Cores do Vento”  / Félix  / 3:35
28. “Se Eu Não Te Encontrasse (Créditos Finais)” /  Jon Secada & Mercury /  4:14
Duração total:
55:32

Desempenho Comercial

Paradas Semanais

Parada musical (1995)  / Melhor posição
Estados Unidos Billboard  200 /  1

Certificações

País /  Certificação  / Vendas/Cópias
Estados Unidos (RIAA) / 3× Platina /  3.000.000

Lançamento

Pocahontas foi lançado nos Estados Unidos em 23 de Junho de 1995; no Brasil em 7 de Julho de 1995 e em Portugal dia 24 de Novembro do mesmo ano.

Em VHS, Pocahontas foi lançado no Brasil pela Abril Vídeo em 10 de Abril de 1996. Seu primeiro DVD foi lançado em 2000 junto com sua sequência; outro DVD foi lançado em 2005 em comemoração ao aniversário de 10 anos do longa. Também foi lançado em abril de 2012 seu primeiro Disney Blu-ray acompanhado de sua sequência Pocahontas 2 – Viagem a um Novo Mundo numa ”Coleção com 2 filmes”, sendo os 2 filmes em 1 disco e relançado em Disney DVD. Sua sequência também foi relançada em Disney DVD.

Bilheteria

O filme foi um sucesso de bilheteria e, segundo o site Box Office Mojo, arrecadou $141,579,773 nos Estados Unidos e $346,079,773 mundialmente.

Recepção

Pocahontas recebeu críticas mistas ou positivas dos críticos. No Rotten Tomatoes o filme possui uma aprovação de 56%, o consenso dos críticos no site é esse: “Pocahontas soa bem, e tem momentos de beleza surpreendente, mas é em grande parte um esforço brando, sem inspiração, com enredo desigual e uma infeliz falta de diversão.Os descendentes da tribo de Powathan, através do chefe Roy Cavalo Louco, demonstraram indignação diante das declarações de Roy Disney, que afirmou que o filme era “responsável, bem apurado e respeitável”, afirmando que “Nós, da Nação Powhatan, discordamos das afirmações de Disney. O filme apresenta uma visão distorcida que vai muito além da história original. Nossas ofertas para ajudar a Disney em aspectos culturais e históricos foram rejeitadas. Tentamos fazer com que a Disney corrigisse os erros ideológicos e históricos do filme, mas fomos ignorados”.

Outras mídias

Video Game

Um jogo baseado no filme, com o mesmo nome, foi lançado em Mega Drive no dia 1 de Janeiro de 1996, ele foi desenvolvido pela Funcom em conjunto com a Disney. Outro lançamento de jogo ocorreu, desta vez para Game Boy da Nitendo e Playstation 1, no dia 10 de Junho de 1996. Neste mesmo período encontrava-se em desenvolvimento uma versão para Super Nintendo, que acabou sendo cancelada.

No jogo, o jogador assume a posição de Pocahontas e de Meeko, mudando de um para o outro tentando ultrapassar vários obstáculos, com a ajuda de Flit. Pelo percurso, enquanto Pocahontas, o jogador vai adquirindo novas habilidades de vários espíritos animais, ao ajudá-los. O jogo, como a maioria dos jogos baseados em filmes, segue o enredo do mesmo, mas com algumas variações em certas situações.

Sequência

Pocahontas II: Journey to a New World é a sequência de Pocahontas, ela foi lançada diretamente em VHS e DVD no ano de 1998.

Prêmios e Indicações

Oscar 1996  / Melhor canção original Alan Menken, Stephen Schwartz (“Colors of the Wind”) /  Venceu
Oscar 1996 / Melhor trilha sonora original Alan Menken, Stphen Schwartz  / Venceu
Globo de Ouro 1996 / Melhor canção original Alan Menken, Stephen Schwartz (“Colors of the Wind”)  / Venceu
Globo de Ouro 1996 / Melhor trilha sonora Alan Menken, Stephen Schwartz  / Indicado

Fotos:

Avó Willow
Avó Willow
Chefe Powhatan com os indios
Chefe Powhatan com os indios
Chefe Powhatan e Kocoum
Chefe Powhatan e Kocoum
Chefe Powhatan
Chefe Powhatan
Flit e Pocahontas
Flit e Pocahontas
Flit
Flit
Governador Ratcliffe
Governador Ratcliffe
John Smith e Pocahontas
John Smith e Pocahontas
John Smith
John Smith
Kocoum
Kocoum
Meeko e Pocahontas
Meeko e Pocahontas
Meeko
Meeko
Nakoma
Nakoma
Pocahontas com Avó Willow
Pocahontas com Avó Willow
Pocahontas e John Smith
Pocahontas e John Smith
Pocahontas e Nakoma
Pocahontas e Nakoma
Pocahontas,John Smith e os animais
Pocahontas,John Smith e os animais
Pocahontas
Pocahontas
Thomas
Thomas

Referências:Wikipédia,IMDB além do site Imagoi.