Round 6

Squid game, mais popularmente conhecido como Round 6, é uma série de televisão de drama e thriller sul-coreana transmitida pela Netflix. A produção foi escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk, e sua história tem como base a disputa de diversas pessoas advindas dos mais variados extratos sociais em um misterioso e sanguinário jogo de sobrevivência baseado em uma seleção de brincadeiras infantis, no qual o vencedor tem direito a um prêmio milionário que pode resolve todas as suas dívidas.

Round 6 foi lançado mundialmente em 17 de Setembro de 2021 e teve sua distribuição realizada pela gigantesca rede de streaming Netflix. O programa recebeu críticas geralmente positivas e, em uma semana, foi um dos programas mais assistidos da Netflix em vários mercados regionais. 

Trailer oficial de Round 6

Informações Gerais

promocional informaçõesFormato: série
Gênero: Drama
Duração: 32–63 minutos
Criador(es): Hwang Dong-hyuk
País de origem: Coreia do Sul
Idioma original: coreano
Diretor(es): Hwang Dong-hyuk
Câmera: Multicâmera
Distribuição: Netflix
Roteirista(s): Hwang Dong-hyuk
Elenco: Lee Jung-jae / Park Hae-soo / O Yeong-su / Wi Ha-joon / Jung Ho-yeon / Heo Sung-tae / Anupam Tripathi / Kim Joo-ryoung / Lee Yoo-mi
Composto por: Jung Jae-il
Empresa(s) produtora(s): Siren Pictures Inc.
Emissora original: Netflix
Formato de exibição: 4K (Ultra HD)
Formato de áudio: Dolby Atmos
Transmissão original: 17 de setembro de 2021
Temporadas: 1
Episódios: 9

Elenco

Elenco Principal

Ator(triz) / Personagem

  • Lee Jung-jae / Seong Gi-hun (456)
  • Park Hae-soo / Cho Sang-woo (218)
  • Jung Ho-yeon / Kang Sae-byeok (067)
  • Oh Yeong-su / Oh Il-nam (001)
  • Heo Sung-tae / Jang Deok-su (101)
  • Tripathi Anupam / Abdul Ali (199)
  • Kim Joo-ryoung / Han Mi-nyeo (212)
  • Wi Ha-joon / Hwang Jun-ho
  • Lee Yoo-mi / Ji-Yeong (240)

Elenco Recorrente

Ator(triz) / Personagem

  • Yoo Sung-joo / Byeong-gi (111)
  • Lee Yoo-mi / Ji-yeong (240)
  • Kim Si-hyun / Player 244
  • Lee Sang-hee / Player 017
  • Kim Yun-tae / Player 069
  • Lee Ji-ha / Player 070
  • Kwak Ja-hyoung / Player 278
  • Chris Chan / Player 276
  • Kim Young-ok / mãe do Gi-hu
  • Cho Ah-in / Seong Ga-yeong
  • Kang Mal-geum / Gi-hun
  • Park Hye-jin / mãe de Sang-woo
  • Park Si-wan / Kang Cheol
  • Gong Yoo / recrutador do jogo
  • Lee Byung-hun / The Front Man
  • Lee Jung-jun / Guarda
  • Geoffrey Giuliano / VIP #4

Alguns momentos dos bastidores de Round 6

Episódios

Temporada 1

A primeira temporada de Round 6 foi lançada em sua totalidade no dia 17 de Setembro de 2021, sendo dirigida e escrita por Hwang Dong-Hyuk.

Episódio: 1
Título: Luz vermelha, luz verde
Resumo:
Arruinado
e pronto até mesmo para arriscar sua vida em busca de reascender em sua vida, Gi-hun concorda em participar de um jogo misterioso. Mas, desde o primeiro teste desse estranho jogo, a promessa de dinheiro fácil dá lugar ao horror e ao perigo de perder sua vida.

Episódio: 2
Título: Inferno
Resumo:
Avançando nas missões dadas pelo estranho jogo, o grupo organiza uma votação para decidir se continua ou abandona a aventura. Entretanto, durante esse período de decisão, observamos que a realidade do mundo exterior pode ser tão implacável quanto o jogo que estão submetidos.

Episódio: 3
Título: O Homem com guarda-chuva
Resumo:
Vários jogadores passam para o próximo teste, tão delicioso quanto mortal. Alguns são mais favorecidos do que outros. Jun-ho usa uma falha para conseguir se infiltrar.

Episódio: 4
Título: Fique com a equipe
Resumo:
Os jogadores formam alianças visando aumentar suas chances de vitória e sobrevivência. Ao cair da noite, ninguém está seguro no dormitório. Para a terceira prova, a equipe de Gi-hun deve pensar estrategicamente.

Episódio: 5
Título: Um Mundo Justo
Resumo:
Gi-hun e sua equipe se revezam para ficar de guarda a noite
toda e garantir a segurança de seu grupo. Os homens mascarados enfrentam problemas em seu próprio campo conspiratório, que não está livre de contestações e rebeliões internas.

Episódio: 6
Título: Ganbu
Resumo:
Os jogadores formam pares para a quarta rodada. Gi-hun enfrenta um dilema que pode custar sua vida, enquanto Sang-woo escolhe se preservar, Sae-byeok se abre.

Episódio: 7
Título: VIPS
Resumo:
Convidados VIP são recebidos com honras nos assentos da primeira fila do show.
A pressão do quinto jogo é tão forte que alguns jogadores desistem e optam por abandonar o jogo.

Episódio: 8
Título: O líder
Resumo:
Antes da última prova, a desconfiança e o nojo reinam entre os finalistas. Jun-ho foge, determinado a revelar o lado negro da competição para todos e desmascarar suas lideranças.

Episódio: 9
Título: Um dia de sorte
Resumo:
A rodada final é um teste igualmente cruel, mas desta vez a conclusão está nas mãos de um jogador. O cérebro do jogo emerge das sombras e finalmente se revela para os participantes.

Gravações de algumas das cenas do perigosos jogos de Round 6

Os famosos Jogos de Round 6

Batatinha Frita 1, 2, 3: No jogo há uma boneca gigante que gira a cabeça e diz Batatinha Frita 1, 2, 3. Depois ela se vira novamente e a qualquer movimento dos participantes ocorre a eliminação com um tiro. Para vencer o desafio os participantes precisam avançar e cruzar em até cinco minutos a linha de chegada que está próximo à boneca.

Colmeia de Açúcar: A colmeia de açúcar é um biscoito feito de açúcar e bicarbonato, em 4 formatos diferentes, estrela, círculo, guarda-chuva e triângulo. Os desafiantes precisam remover esse formato do biscoito sem quebrar ou trincar. Caso não consiga, é eliminado com um tiro.

Cabo de Guerra: No jogo os participantes vão para uma plataforma alta, onde são divididos em 2 grupos, com 10 pessoas cada. Vence o grupo que conseguir puxar mais a corda a seu favor e retirando o adversário da plataforma. O time derrotado fica pendurado e a quando a corda é cortada, morrem na queda.

Bolinhas de Gude: Cada participante possui 10 bolinhas de gude e precisa ganhar as 10 do adversário. Nesse desafio, os participantes poderiam escolher os jogos, como adivinhar se é par ou ímpar e a quantidade de bolas que estão na mão fechada ou a bolinha que atingir a maior distância ao ser lançada. Quem perde as 10 bolinhas é eliminado com um tiro.

Ponte de Cristal: Uma ponte enorme que consiste em dois blocos de vidros: temperado que suporta o peso da pessoa normal e vidro normal que não suporta o peso da pessoa, fazendo com que o participante despenque de altura de 5 andares. Para concluir esse desafio os participantes precisam memorizar os locais que já foram pisados e atravessar para o outro lado da ponte antes que o tempo de 16 minutos acabe.

Jogo da Lula: Nele um adversário é defensor e o outro é atacante. A defesa não pode permitir que o adversário avance até o triângulo pequeno dentro da cabeça da Lula. Para isso, ele precisa retirá-lo do campo ou derrotá-lo na área de combate no corpo da lula.

Algumas curiosidades sobre Round 6

Recepção do público

Round 6 se tornou o primeiro drama coreano a chegar ao topo das 10 paradas de programas de TV semanais mais assistidos da Netflix em todo o mundo. O show conseguiu alcançar a primeira posição em 90 países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Fora da Coreia do Sul, a Netflix não investiu pesadamente na promoção do programa, e sua popularidade foi impulsionada principalmente pelo boca a boca e propagação viral nas redes sociais, a qual foi uma marca singular dessa série. A Vulture também afirmou que a localização generalizada do programa, com legendas em 37 idiomas e versões dubladas em 34 idiomas, ajudou a capturar um público internacional.

Hwang, o criador da série, acredita que a popularidade se devia “à ironia de que adultos desesperados arriscam suas vidas para ganhar um jogo infantil”, bem como à familiaridade e simplicidade dos jogos que permitiam que o programa se concentrasse na caracterização. A diversidade dos personagens que participam dos jogos de Round 6 , vindos de diferentes estilos de vida da classe baixa e média, também ajuda a atrair o público para assistir, pois muitos podem encontrar simpatia em um ou mais dos personagens.

Recepção na Coréia do Sul e suas apropriações

Trabalhando de forma mais aprofundada o contexto Sul-coreano, é interessante observar que a popularidade de Round 6 foi tão grande que levou a um aumento no tráfego de rede que fez a SK Broadband entrar com um processo contra a Netflix, buscando indenização monetária para pagar pelo aumento do uso da banda larga e custos de manutenção associados ao programa. Além disso, um dos números presentes no programa é um número que de fato existia, o que levou o portador deste a receber até 4.000 ligações por dia de pessoas, várias das quais (curiosamente) desejavam jogar uma versão real do jogo.

A influência da série foi tão grande que teve repercussões até mesmo nas eleições presidenciais do país pois o programa foi apresentado antes da eleição presidencial de 2022 na Coreia do Sul. Devido a isso, vários dos candidatos começaram a usar algumas das imagens de Round 6 em seus anúncios políticos e desafiar os oponentes para jogos semelhantes, bem como usar os temas do programa relacionado à disparidade econômica como parte de sua plataforma política.

Pouco depois do lançamento do programa, os usuários das redes sociais adaptaram alguns dos jogos apresentados em Round 6 como desafios da Internet, incluindo o primeiro jogo “Red Light, Green Light” e o segundo jogo de biscoitos honeycomb. Essa ideia se estendeu ao famoso jogo Roblox, onde foram criados vários jogos baseados em um ou mais dos desafios de Round 6. Os vendedores coreanos de dalgona, o doce favo de mel apresentado no segundo jogo, encontraram um aumento significativo nas vendas após o lançamento do programa.

Um pouco mais da personalidade dos atores e atrizes de Round 6

Recepção por parte da crítica

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, a primeira temporada tem um índice de aprovação de 94% calculado com base em 33 comentários dos críticos que é seguido do consenso: “A brutalidade inflexível do Squid Game não é para os fracos de coração, mas comentários sociais afiados e um núcleo surpreendentemente terno manterão os espectadores grudados na tela – mesmo que seja enquanto assistem entre os dedos.”.  Já no agregador Metacritic, com base em 35 opiniões de críticos que escrevem em maioria para a imprensa tradicional, tem uma média aritmética ponderada de 78 entre 100, com a indicação de “revisões geralmente favoráveis”.

Isabela Boscov disse que devido a data de lançamento da série ela fala (metaforicamente) do “medo da ruína financeira” e “a sensação de inutilidade que as pessoas podem ter hoje em dia com o local de trabalho”, e acrescentou, “outro aspecto mais importante dessa série é essa cultura do tudo pode ser assistido, essa cultura do reality, por mais humilhante, desmoralizante, ou absurdo que ele seja”.

Imagens

personagens principais R6
Algumas da principais personagens de Round 6
boneca R6
Famosa boneca de um dos jogos da série. Diversas réplicas aparcerem com propraganda em muitos lugares do mundo, como na Avenida Paulista
número 212 R6
Han Mi-nyeo, a número 212
poster coreano R6
Imagem promocional em coreano da série
um dos jogos R6
Jogadores em meio a mais uma das disputas
Jogo ponte R6
Jogo da ponte de vidro de Round 6
jogo biscoito R6
Jogo do biscoito de Round 6
Kang atriz R6
Atriz Kang Sae-byeok em seu papel, esgotada em um dos momentos da série
Lee ator Round 6
Lee Jung-jae, uma das principais personagens da série
Lider R6
Liderança do jogo
fiscais R6
Mais implacáveis fiscais dos jogos da série
Reunião jogadores R6
Mais uma das reuniões com os diversos participantes
convite jogo R6
O assustador convite para os jogos
Oh personagem R6
Oh Il-nam, mais uma das marcantes personagens da produção
ficais 2 R6
Os misteriosos fiscais do jogos
Park em jogo R6
Park Hae-soo em um dos jogos
Jogadores indo a jogos R6
Participantes partindo para mais um dos misteriosos jogos
Abdul personagem R6
Tripathi Anupam em seu papel como Abdul Ali
Wi ha Joon ator R6
Um dos momentos de Wi Ha-joon atuando em Round 6
Por trás das câmeras R6
Um pouco do por trás das câmeras de Round 6

 

 

Fontes/ Referências: Wikipédia, Imdb e pesquisa do site Imagoi.