Sam & Cat

Sam & Cat é uma série de televisão americana de comédia de situação criada por Dan Schneider e protagonizada por Jennette McCurdy e Ariana Grande. A produção foi exibida pela primeira vez pelo canal Nickelodeon entre 8 de Junho de 2013 e 17 de Julho de 2014, possuindo uma temporada de 36 episódios. A produção de Sam & Cat se deu pela Nickelodeon Productions em associação com a Schneider’s Bakery e é um spin-off das séries iCarly e Victorious.

O show mostra o que aconteceu na vida de Sam Puckett (Jennette McCurdy) que, após o encerramento de iCarly, viajou com sua moto sem rumo pelo país. Em meio a essa viagem em busca de novos ares, Sam acaba conhecendo Cat Valentine (Ariana Grande) e se tornando sua melhor amiga e colega de quarto. Para se sustentarem e financiar suas aventuras, a dupla começa a trabalhar como babá e a viver diversas aventuras tanto em seu emprego quanto em suas vidas pessoais.

Em 13 de Julho de 2014, a série foi oficialmente cancelada pela Nickelodeon, e seu último episódio foi exibido em 17 de Julho do mesmo ano, dias depois de seu cancelamento. Seu episódio final foi #GettinWiggy, que obteve o índice de 3,4 milhões de telespectadores ligados em seu final. Originalmente, o planejado era para 20 episódios na primeira temporada da série, mas em 11 de julho de 2013, a Nickelodeon dobrou o número para 40 por causa dos bons retornos que a série vinha mostrando. No entanto, apenas 36 foram produzidos, e 35 foram ao ar (dois dos episódios produzidos foram fundidos em um especial único para ir ao ar).

Abertura de Sam & Cat

Informações Gerais

imagem promocional Sam e CatFormato: Sitcom
Gênero: Comédia
Duração: 23 minutos
Estado: Cancelada
Criador(es): Dan Schneider
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: inglês
Diretor(es): Steve Hoefer / Adam Weissman / Dan Frischman / Russ Reinsel / Paul Coy Allen
Produtor(es): Dan Schneider / Ariana Grande / Jennette McCurdy
Produtor(es) executivo(s): Dan Schneider / Warren Bell
Produtor(es) coexecutivos: Jake Farrow / Robin Weiner
Elenco: Jennette McCurdy / Ariana Grande / Cameron Ocasio
Tema de abertura: “Just Fine” por Backhouse Mike
Empresa(s) produtora(s): Schneider’s Bakery / Nickelodeon Productions
Localização: Hollywood, Califórnia
Emissora original: Nickelodeon
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Transmissão original: 8 de junho de 2013 – 17 de julho de 2014
Temporadas: 1
Episódios: 36

Elenco

Elenco Principal

  • Jennette McCurdy / Sam Puckett
  • Ariana Grande / Cat Valentine
  • Cameron Ocasio / Dice Corleone
  • Maree Cheatham / Nona, Senhora Fahrenheit

Elenco Recorrente

  • Zoran Korach / Goomer
  • Emily Skinner / Chloe
  • Griffin Kane / Max
  • Sophia Grace Brownlee / Gwen
  • Rosie McClelland / Ruby
  • Dan Schneider / voz de Tandy
  • Lisa Lillien / voz do Bungle
  • Nick Gore / Randy
  • Ronnie Clark / Herb
  • Steve Lewis / Brody
  • Ryan P. Shrime / Yokvish
  • Victoria Oscar / Bubs Dixon
  • Gillian Iliana Waters / Rita Ronney
  • Joshua Carlon / Oscar
  • Noah Munk / Gibby
  • Danielle Morrow / Nora Dershlit
  • Reed Alexander / Nevel
  • Nathan Kress / Freddie Benson
  • Elizabeth Gillies / Jade
  • Jason Gibbs / Paul
  • Aubrey K. Miller / Ellie

Cômico momento do Cabelo Armado de Sam & Cat

Produção

Episódios e Estreia

No Brasil, a série estreou em 19 de Outubro de 2013, pela Nickelodeon Brasil, logo após a exibição dos Meus Prêmios Nick 2013, com uma prévia que ocorreu durante o programa N-View, em 4 de Outubro de 2013. No início de 2013, o diretor da série havia dito que a estreia de sua obra já seria possível em 23 de Março, após o Kids’ Choice Awards 2013.

Todavia, não foi isso que aconteceu, ocorrendo um adiamento realocou a data de lançamento para 8 de junho com 4,2 milhões de telespectadores, a melhor estreia de uma série do canal nos últimos três anos – isso porque outras séries atingiram maiores audiências, como iCarly que obteve 5,7 milhões de telespectadores na sua estreia.É interessante observar que, diferente das outras séries criadas por Dan Schneider, Sam & Cat não tem a música de abertura cantada pelo elenco principal da série – fato que repercutiu na Internet.

No dia 24 de Outubro foi revelado que antigas personagens das séries que foram a base de Sam e Cat (iCarly e Victorious) fariam uma participação especial em um episódio duplo. Também foram apresentadas quem seriam as icônicas personagens envolvidas nesse especial, como  Jade West, Freddie Benson e Robbie Shapiro, interpretados por Elizabeth Gillies, Nathan Kress e Matt Bennett, respectivamente.

Diversos momentos de Cat ao longo dos anos,
tanto em Sam & Cat quanto em Victorious

Apresentação da série

A primeira apresentação de Sam & Cat ocorreu em Agosto de 2012, quando já tinha sido confirmada a finalização de iCarly. Dan Schneider, o criador, sugeriu que Jennette McCurdy e Ariana Grande reprisassem seus papéis de Sam Puckett e Cat Valentine, respectivamente, e que elas se tornassem babás e morassem juntas, ideia que de fato continuou na série.

Um ponto que gerou tanto dúvidas quanto revolta nos fãs foi o cancelamento de Victorious durante a produção de Sam & Cat, o que levou o público pensar que a nova série era culpada do cancelamento. Buscando acalmar os telespectadores e colocar um fim a revolta crescente Dan Schnneider, pouco tempo depois, contou que não havia nada a ver com a série. O piloto foi gravado em setembro do mesmo ano e a série foi logo escolhida para uma primeira temporada em 29 de Novembro do mesmo ano, com as gravações do resto dos episódios da temporada tendo início em  Janeiro de 2013.

Aumento do número de episódios

Após a exibição de quatro episódios, a Nickelodeon dobrou o número de episódios da temporada, que passou de 20 para 40 episódios. As filmagens tiveram seu retorno em setembro de 2013 para a finalização dos outros vinte episódios restantes e, após a exibição de quatro episódios, a Nickelodeon americana tornou a série fixa. Todavia, mesmo com o aumento de episódios ter sido visto como algo positivo, alguns desses novos episódios não conseguiram alcançar uma boa audiência, sendo um exemplo #SecretSafe, o qual obteve apenas 1,9 milhões de telespectadores nos EUA.

Um das causas apontadas para essa falta de telespectadores foi a pouca divulgação por parte do canal, problema que foi contornado e, em Novembro, o episódio #PeezyB atingiu 3 milhões de telespectadores. Esse episódio foi o ponto de partida de um aumento constante de telespectadores e foi superado em Janeiro, quando a série voltou com boa audiência – média de 3,1 milhões de telespectadores e com o episódio #TheKillerTunaJump: #Freddie #Jade #Robbie a série ultrapassou 4 milhões de telespectadores pela segunda vez, sendo a maior audiência da série, batendo o episódio piloto.

Depois do enorme sucesso desse especial, a Nickelodeon resolveu criar mais um episódio especial, que dessa teve a participação especial dos atores Noah Munck, Reed Alexander e Danielle Morrow – que voltaram a interpretar Gibby Gibson, Nevel Papperman e Nora Dershlit, respectivamente, no especial #SuperPsycho que estreou antes do Kids’ Choice Awards 2014. Na semana do Kids’ Choice Awards foi filmado o episódio 36 #GettinWiggy e por algum motivo, este foi o último episódio a ser gravado. A Nickelodeon colocou a produção em hiatos por três meses, e em 2 de Julho confirmou que a série havia sido cancelada e este episódio foi exibido como último episódio da série em 17 de Julho de 2014.

No Brasil, a série foi grandiosamente esperada com muito entusiasmo por parte dos telespectadores da Nickelodeon; tanto é que a série estreou em 19 de Outubro de 2013 logo após a exibição dos Meus Prêmios Nick 2013, como uma forma de atrair audiência, o que não foi muito efetivo. O fim da série foi exibido no Brasil em 20 de Novembro de 2014 e acabou com uma audiência de 3.1 sendo um grande avanço de audiência.

Mais um dos melhores momentos de Sam & Cat

Cancelamento

Em 13 de Março de 2014, na reunião inicial com os anunciantes da Nickelodeon, o presidente da programação do canal, Russell Hicks, declarou que Sam & Cat tinha sido renovada para uma segunda temporada e o criador e produtor da série, Dan Schneider afirmou que seriam 20 episódios. No entanto, naquele mês, outras fontes do canal afirmaram que a decisão de renovação ainda não tinha sido tomada definitivamente, levando a diversos rumores de cancelamento, depois que a Nickelodeon colocou as gravações da série em hiatos por três meses em 2 de Abril de 2014. Depois de 33 episódios, a Nick lançou uma promo anunciando os novos episódios. Em 13 de Julho de 2014, após um hiatos de três meses, a série foi oficialmente cancelada pela Nickelodeon, com apenas 36 episódios produzidos.

Em Janeiro de 2014, antes de ser cancelada, a série foi adquirida pelo canal aberto SBT, porém, a mesma acabou sendo engavetada, e sendo exibida três anos depois, entre 24 de Julho a 13 de Outubro de 2017, dentro do programa Bom Dia & Cia, sendo substituída por The Thundermans e Henry Danger. A série estava sendo exibida pelo SBT aos sábados, na faixa das 12h00, porém, atualmente, a série está sendo exibida pela emissora de segunda a sexta, na faixa das 14h15, substituindo Henry Danger.

Episódio em que Sam e Cat ficam presas

Prêmios 

2014 – Nickelodeon Kids’ Choice Awards

Favorite TV Show / Sam & Cat / Venceu
Favorite TV Actress / Ariana Grande / Vencedora
Favorite TV Actress / Jennette McCurdy / Indicada

2014 – Teen Choice Awards

Choice Comedy TV Show / Sam & Cat / Indicado

2014 – Kids’ Choice Awards Mexico

Programa Internacional Favorito / Sam & Cat / Venceu

2014 – Kids’ Choice Awards Colombia

Programa Internacional Favorito / Sam & Cat / Indicado

2014 – Kids’Choice Awards Argentina

Programa Internacional Favorito / Sam & Cat / Indicado

2014 – Meus Prêmios Nick

Série de TV Favorita / Sam & Cat / Venceu

2020 – Meus Prêmios Nick

Programa da Nick Favorito / Sam & Cat / Indicado

Imagens

Antes e depois Sophia Grace
Antes e depois de Sophia Grace, atriz que interpretava a pequena Gwen
ariana grande antes e depois
Ariana Grande em Sam & Cat e nos dias atuais
Dice Corleone hoje em dia
Cameron Ocasio, que interpretou Dice Corleone, depois da série
dia de trabalho Sam e Cat
Cat em mais um dia animado como babá
Cena Sam e Cat
Cena de Sam e Cat
Ellie personagem Sam e Cat
Ellie, personagem interpretada por Aubrey K. Miller
Griffin Kane antes e depois
Griffin Kane antes e depois
San e Cat en oremiações
Jennette Mccurdy e Ariana Grande em uma das premiações da série
Maree Cheatham Senhora Farenheit
Maree Cheatham, a Senhora Fahrenheit de Sam e Cat
episódio sam e cat unidas
Mais um episódio com as duas atrizes principais unidas
Dice personagem
Personagem Dice Corleone
Rosie atriz ruby hoje
Rosie McClelland, atriz que interpretava Ruby, nos dias atuais
Ryan P Shrime ator Sam e cat
Ryan P. Shrime, ator que interpreta Yokvish em Sam & Cat
Sam e Cat trabalhando
Sam e Cat em mais um dia comum de trabalho
Sam e Cat juntas
Sam e Cat Unidas na série
Sam e Randy
Sam e o pequeno Randy
Sam indo lutar
Sam se preparando para sua luta, como chegou a esse ponto Só assistindo a série para descobrir
Sam e cat principais
San e Cat, as personagens principais da série
episódio especial elenco
Elenco do espisódio especial de Sam e Cat
Sam em iCarly
Sam em iCarly, série que deu início a personagem

 

 

Fontes/ referências: wikipédia, Imdb e pesquisa do site Imagoi.