The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é uma série de televisão norte-americana de comédia de situação criada por Chuck Lorre e Bill Prady, que estreou no canal CBS em 24 de setembro de 2007, conta com cinco personagens que vivem em Pasadena: O físico teórico Sheldon Cooper e o físico experimental Leonard Hofstadter, ambos vivendo juntos, partilhando um apartamento e trabalhando no Instituto de Tecnologia da CalifórniaCaltech; Penny, uma garçonete e aspirante a atriz que mais tarde se torna uma representante farmacêutica, e que vive como vizinha de ambos; o engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali, amigos e colegas de trabalho geeks semelhantes e socialmente desajeitados de Leonard e Sheldon. Os hábitos geeks e o intelecto dos quatro rapazes entra em contraste em relação ao efeito cômico com habilidades sociais e senso comum de Penny.

O show é produzido pela Warner Bros. Television em conjunto com a Chuck Lorre Productions. Em agosto de 2009, a sitcom ganhou o prêmio TCA de “melhor série comédia” e Jim Parsons ganhou o prêmio por seu desempenho individual na comédia. Parsons também conquistou quatro Emmy Awards de melhor ator em série de comédia e um Globo de Ouro. Quando a terceira temporada estreou em 21 de setembro de 2009, ela alcançou o patamar de programa de maior audiência da CBS. A série estreou na televisão aberta Brasileira pelo canal SBT no dia 20 de agosto de 2011 deixando de ser exibida neste canal uma semana depois, no dia 27 de agosto de 2011, devido à baixa audiência. Em 12 de novembro de 2012, o SBT estreou a exibição diária de madrugada após Two and a Half Men. Retornou a grade do SBT em 9 de junho de 2018, mas ficou ao ar até 23 de junho de 2018 sendo cancelada mais uma vez por conta da baixa audiência no final da tarde.

Em março de 2014, a emissora americana CBS anunciou a renovação da série por mais três anos, até a décima temporada (2016/2017). A emissora está satisfeita com os altos índices de audiência e pelas críticas positivas que o seriado cômico vem alcançando.

Em agosto de 2015, o presidente da CBS, Glenn Geller afirmou que a série poderá ser renovada para uma 11º temporada, ainda sim, não houve uma confirmação. Em Fevereiro de 2017, foi anunciado de que a série deverá ser renovada para mais duas temporadas, assim, com um possível encerramento da série na 12º temporada

A 12º temporada marcou o fim da série multi-câmera mais longa na história da televisão (junto com Two and a half men). A série se encerrou porque o astro Jim Parsons interprete de Sheldon Cooper estava pronto para se despedir da sitcom de sucesso. A 12º e última temporada estreou na segunda-feira, 24 de setembro, na CBS, antes de passar para o período regular na quinta-feira, 27 de setembro, e encerrou 16 de maio de 2019. Já no Brasil a série estreou domingo, 07 de outubro às 20h no canal pago Warner Channel, e se encerrou domingo, 02 de junho de 2019.

Informações Gerais

the-big-bang-theory-serie-imagoi

Formato: Sitcom
Gênero: Comédia
Duração: 18–22 minutos
Estado: Concluída
Criador(es): Chuck Lorre / Bill Prady
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: Inglês
Diretor(es): Mark Cendrowski
Produtor(es): Faye Oshima Belyeu
Produtor(es) executivo(s): Chuck Lorre / Steven Molaro / Bill Prady / Eric Kaplan
Editor(es): Peter Chakos
Câmera: Multicâmera
Distribuída por: Warner Bros. Television Distribution
Elenco: Johnny Galecki / Jim Parsons /
Kaley Cuoco / Simon Helberg / Kunal Nayyar / Sara Gilbert / Mayim Bialik / Melissa Rauch / Kevin Sussman/ Laura Spencer
Tema de abertura: “The History of Everything” por Barenaked Ladies
Tema de encerramento: “The History of Everything” (instrumental)
Compositor da música-tema: Barenaked Ladies
Empresa(s) de produção: Chuck Lorre Productions / Warner Bros. Television
Emissora de televisão original: CBS
Formato de exibição: 1080i (HDTV)
Formato de áudio: Dolby Digital 5.1
Transmissão original: 24 de setembro de 2007 – 16 de maio de 2019
Nº de temporadas: 12
Nº de episódios: 279
Programas relacionados: Young Sheldon

Enredo

Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) e Sheldon Cooper (Jim Parsons) são dois brilhantes físicos que dividem o mesmo apartamento. Suas vidas se complicam quando uma jovem linda, porém pouco inteligente, Penny (Kaley Cuoco), se muda para o apartamento da frente. A chegada de Penny perturbou um pouco Sheldon já que ele prefere passar as noites jogando Klingon Boggle com seus amigos e colegas de trabalho e também cientistas, Howard Wolowitz (Simon Helberg) e Rajesh “Raj” Koothrappali (Kunal Nayyar), sem ligar para Penny. Contudo, Leonard vê em Penny a possibilidade de aprender a interagir com as mulheres e sente que ela é um novo mundo cheio de possibilidades, e quem sabe, do amor. Todos acham que isso é um sonho que nunca se realizará, porém, talvez nesta comédia estas mentes brilhantes possam aprender algumas coisas com uma jovem que trabalha em uma lanchonete chamada Cheesecake Factory. Se tornou famoso o bordão “Bazinga!”, usado por Sheldon quando alguém cai em uma piada sua, fazendo contraste com seu comportamento habitualmente racional.

Produção

O primeiro episódio piloto da série foi desenvolvido para a temporada 2006-2007 da TV e, embora não tenha sido aprovado, foi dada a oportunidade aos seus criadores de revisá-lo e reapresentá-lo. Assim, surgiu o segundo piloto, dirigido por James Burrows, aprovado pela CBS em 14 de maio de 2007. A série estreou em 24 de setembro de 2007.

Em 19 de outubro de 2007, foi selecionada como a primeira comédia dos anos 2007/08. A equipe de produção da série parou as atividades no dia 6 de novembro de 2007 por conta da greve dos roteiristas. Em 14 de fevereiro de 2008, a CBS escolheu a série para uma segunda temporada junto com outras onze para os anos 2008/09. A série voltou a ser transmitida em 17 de março de 2008, um pouco mais tarde e com mais nove novos episódios.

A segunda temporada começou a ser transmitida nos EUA em 22 de setembro de 2008, e a terceira em 21 de setembro de 2009, e a quarta temporada em 23 de setembro de 2010. David Saltzberg, um professor de Física e Astronomia da Universidade da Califórnia, revisa os roteiros e fornece diálogos, equações matemáticas e diagramas utilizados como adereços.

Tema de Abertura

A banda canadense Barenaked Ladies escreveu e gravou a canção tema, “The History of Everything” que descreve o desenvolvimento do universo e as mudanças que a Terra e os seres humanos têm sofrido desde o início dos tempos.

Em 9 de outubro de 2007, a banda gravou uma versão mais longa do tema (1 minuto 45 segundos).

A versão brasileira da abertura é cantada por Sérgio Cantú, que também faz a versão brasileira da voz de Sheldon Cooper.

Soft Kitty

Soft Kitty é uma música infantil de origem inglesa, popularizada por uma aparição em The Big Bang Theory, cantado pelos personagens Sheldon e Penny. “Soft Kitty”, onde é referenciado com a música “Warm Kitty” foram escritos por Edith Newlin.

A música em português está intitulada de “Gatinho Macio, gatinho quentinho, bolinha de pelo”… A musica é cantada para Sheldon, quando não consegue dormir ou está doente. Sheldon também cantou esta música quando Penny havia deslocado o ombro.

Bernadette’s Song

Bernadette’s Song “O som de Bernadette” foi uma música produzidas pelos produtores do programa (The Big Bang Theory). Dentro do enredo, ela foi produzida e cantada por Howard para sua esposa (Bernadette) em comemoração ao seu aniversário de primeiro encontro. Tudo isso ocorre no sexto episódio da sétima temporada de The Big Bang Theory.

Elenco, Personagens Principais e Dubladores versão Brasileira

Johnny Galecki: Leonard Hofstadter / Dublado por: Gustavo Nader
Jim Parsons: Sheldon Cooper / Dublado por: Sérgio Cantú
Kaley Cuoco: Penny / Dublado por: Fernanda Baronne
Simon Helberg: Howard Wolowitz / Dublado por: Manolo Rey
Kunal Nayyar: Rajesh “Raj” Koothrappali / Dublado por: José Leonardo
KevinSussman: Stuart Bloom / Dublado por: Duda Espinoza
Melissa Rauch: Bernadette Rostenkowski-Wolowitz / Dublado por: Christiane Monteiro
Mayim Bialik: Amy Farrah Fowler / Dublado por: Sylvia Salustti
Laura Spencer: Emily Sweeney / Dublado por: Flávia Fontenelle

Episódios

Temporada: 1 / Episódios: 17 / Estréia: 24 de setembro de 2007
Temporada: 2 / Episódios: 23 / Estréia: 22 de setembro de 2008
Temporada: 3 / Episódios: 23 / Estréia: 21 de setembro de 2009
Temporada: 4 / Episódios: 24 / Estréia: 23 de setembro de 2010
Temporada: 5 / Episódios: 24 / Estréia: 22 de setembro de 2011
Temporada: 6 / Episódios: 24 / Estréia: 27 de setembro de 2012
Temporada: 7 / Episódios: 24 / Estréia: 26 de setembro de 2013
Temporada: 8 / Episódios: 24 / Estréia: 22 de setembro de 2014
Temporada: 9 / Episódios: 24 / Estréia: 21 de setembro de 2015
Temporada: 10 / Episódios: 24 / Estréia: 19 de setembro de 2016
Temporada: 11 / Episódios: 24 / Estréia: 25 de setembro de 2017
Temporada: 12 / Episódios: 24 / Estréia: 24 de setembro de 2018

Transmissão no Brasil

“The Big Bang Theory” estreou no dia 20 de agosto de 2011 no SBT. Sua estreia marcou 2 pontos de média (Referentes a São Paulo, sendo que cada ponto equivalia a aproximadamente 60 mil televisores). Saiu do ar uma semana depois de sua estreia. Retornou à grade do SBT, só que agora na madrugada, em 12 de novembro de 2012 e desde então tem superado os índices em comparação à estreia em 2011. No dia 17 de janeiro de 2013, bateu mais um recorde: 4,5 pontos de média (Referente a São Paulo) e chegou a disputar a liderança com a Rede Globo durante boa parte do tempo que estava no ar. O SBT exibiu durante anos os episódios em suas madrugadas, porém a série foi substituída nas madrugadas por programas como o Okay Pessoal, reprises do já extinto Jornal do SBT e posteriormente pelo SBT Notícias.

Em 9 de junho de 2018, o SBT voltou a transmitir a série, a partir das 18:30 nos sábados, a partir da 8ª temporada, inédita na televisão aberta, mas ficou ao ar até 23 de junho de 2018 sendo substituída pela reprise da Escolinha do Golias devido a baixa audiência.

Salário do Elenco

Nas primeiras três temporadas, Galecki, Parsons e Cuoco, as três principais estrelas do show, receberam no máximo $60.000 dólares por episódio. O salário para os três foi de $200.000 por episódio para a quarta temporada. Seu pagamento por episódio aumentou $50.000 adicionais em cada uma das três temporadas seguintes, culminando em $350.000 na sétima temporada. Em setembro de 2013, Bialik e Rauch renegociaram os contratos que eles mantiveram desde que foram apresentados à série em 2010. Em seus contratos antigos, cada um estava fazendo de $20.000 a $30.000 por episódio, enquanto os novos contratos dobraram isso. Começando em $60.000 por episódio, aumentando constantemente para $100.000 dólares até o final do contrato, além de adicionar mais um ano para ambos.

Na temporada sete, Galecki, Parsons e Cuoco também receberam 0,25% do dinheiro de back-end da série. Antes da produção ter começado na oitava temporada, os três mais Helberg e Nayyar, examinaram a renegociação de novos contratos, com Galecki, Parsons e Cuoco buscando cerca de $1 milhão por episódio, além de mais dinheiro back-end. Os contratos foram assinados no início de agosto de 2014, dando aos três protagonistas da série cerca de $1 milhão de dólares por episódio por três anos, com a possibilidade de se estender por um quarto ano. As promoções também incluem peças maiores do show, bônus de assinatura, ofertas de produção e avanços para o back-end. Helberg e Nayyar também conseguiram renegociar seus contratos, dando-lhes um pagamento por episódio no “intervalo de seis dígitos”, acima de $100.000 por episódio que receberam nos anos anteriores. A dupla, que procurava ter um salário parecido com Parsons, Galecki e Cuoco, assinou seus contratos após o estúdio e os produtores ameaçaram escrever os personagens da série se um acordo não pudesse ser alcançado antes do início da produção na temporada oito. Na 10º temporada, Helberg e Nayyar atingiram a paridade de $1 milhão por episódio com Parsons, Galecki e Cuoco, devido a uma cláusula em seus negócios assinada em 2014.

Em março de 2017, os principais membros do elenco (Galecki, Parsons, Cuoco, Helberg e Nayyar) concordaram em um corte salarial de 10% para permitir que Bialik e Rauch aumentassem seus ganhos. Isso fez com que Galecki, Parsons, Cuoco, Helberg e Nayyar recebessem cerca de $900.000 por episódio, com Parsons, Galecki e Helberg também recebendo negócios gerais com a Warner Bros. Television. No final de abril, Bialik e Rauch assinaram o contrato para ganhar $500.000 dólares por episódio, cada uma, com os negócios também incluindo um componente de desenvolvimento separado para ambas as atrizes. O elenco de The Big Bang Theory está nas lista dos atores mais bem pagos da TV americana. Na 12ª temporada, última do programa, Johnny Galecki, Jim Parsons, Kaley Cuoco, Kunal Nayyar e Simon Helberg voltaram a receber $1 milhão por episódio. Melissa Rauch e Mayim Bialik receberam $425.000 por episódio.

Prêmios e Indicações

Ano / Prêmio / Categoria/ Indicação

2008: Prêmios EWwy
Melhor Ator em Série de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Melhor Atriz em Série de Comédia: Kaley Cuoco (Indicado)
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2009: Emmy Awards
Melhor Ator em Série de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Atriz Convidada em Série de Comédia: Christine Baranski (Indicado)
Direção de Arte com Multi-Câmera para uma Série: Chuck Lorre (Indicado)

2009: TCA Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)
Atuação Individual em uma Série: Jim Parsons (VENCEU)

2009: Satellite Awards
Melhor Comédia ou Musical em Série: Chuck Lorre (Indicado)
Melhor Ator de Comédia ou Musical em Série: Jim Parsons (Indicado)

2009: American Film Institute
Os 10 Melhores Programas de TV do Ano: Chuck Lorre (VENCEU)

2009: Prêmios EWwy
Melhor Atriz em Série de Comédia: Kaley Cuoco (VENCEU)
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2010: People’s Choice Awards
Programa Favorito de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (Indicado)

2010: TCA Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
Atuação Individual em uma Série: Jim Parsons (Indicado)

2010: Teen Choice Awards
Programa Favorito de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
Ator de TV: Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Atriz de TV: Comédia: Kaley Cuoco (Indicado)
Melhor Atuação: Masculina: Johnny Galecki (Indicado)
Melhor Atuação: Masculina: Simon Helberg (Indicado)

2010: Emmy Awards
Direção de Arte de Série: Chuck Lorre (Indicado)
Melhor Maquiagem em uma Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
Melhor Ator em Série de Comédia: Jim Parsons (VENCEU)
Atriz Convidada em Série de Comédia: Christine Baranski (Indicado)
Melhor Direção em uma Série: Chuck Lorre (Indicado)

2010: Prêmios EWwy
Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia: Kunal Nayyar (Indicado)
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)

2011: Golden Globe Awards
Melhor Série – Musical ou Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
Melhor Ator – Musical ou Comédia: Jim Parsons (VENCEU)

2011: People’s Choice Awards
Programa de TV Favorito: Chuck Lorre (Indicado)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (Indicado)

2011: Teen Choice Awards
TV: Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
TV: Ator de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
TV: Atriz de Comédia: Kaley Cuoco (Indicado)

2011: Emmy Awards
Melhor Ator em Série de Comédia: Johnny Galecki (Indicado)
Melhor Ator em Série de Comédia: Jim Parsons (VENCEU)
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2012: Golden Globe Awards
Melhor Ator – Musical ou Comédia: Johnny Galecki (Indicado)

2012: People’s Choice Awards
Série de TV: Chuck Lorre (Indicado)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Atriz Favorita de Comédia: Kaley Cuoco (Indicado)

2012: Prêmios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em uma Série: Chuck Lorre (Indicado)

2012: Kerrang! Awards
Melhor Série de TV: Chuck Lorre (Indicado)

2012: CBS Fan Awards
Melhor Episódio Episódio: “The Recombination Hypothesis” (VENCEU)
Melhor Bordão: “Bazinga” (VENCEU)
Momento Favorito: Episódio “The Transporter Malfunction” (VENCEU)
Melhor Pausa Dramática: Episódio “The Friendship Contraction” (VENCEU)

2012: Teen Choice Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2012: TCA Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
Atuação Individual em uma Série: Jim Parsons (VENCEU)

2012: Emmy Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)
Melhor Ator em uma Série de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Melhor Atriz em uma Série de Comédia: Mayim Bialik (Indicado)
Melhor Edição em Série de Comédia: Peter Chakos (Indicado)
Melhor Direção Técnica em uma Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2012: Satellite Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)
Melhor Ator em uma Série de Comédia: Johnny Galecki (VENCEU)
Melhor Ator em uma Série de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Melhor Atriz em uma Série de Comédia: Kaley Cuoco (VENCEU)
Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série de Comédia: Mayim Bialik (Indicado)

2013: People’s Choice Awards
Programa de Comédia Favorito: Chuck Lorre (VENCEU)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Atriz Favorita de Comédia: Kaley Cuoco (Indicado)

2013: 1nd Annual Fan Choice Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)

2013: Screen Actors Guild Awards
Melhor Ator de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Melhor Elenco em Série de Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2013: Golden Globe Awards
Melhor Ator – Musical ou Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Melhor Série – Musical ou Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2013: America Award
Melhor Direção em uma Série de Comédia: Mark Cendrowski – Episódio: “The Date Night Variable” (Indicado)

2013: National Television Awards
Melhor Comédia: Chuck Lorre (Indicado)

2014: Teen Choice Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)
Melhor Ator de Comédia: Jim Parsons (VENCEU)
Melhor Atriz de Comédia: Kaley Cuoco (Indicado)

2014: Critics’ Choice Television Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)
Melhor Ator de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Melhor Ator Coadjuvante de Comédia: Simon Helberg (VENCEU)
Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia: Kaley Cuoco (VENCEU)
Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia: Melissa Rauch (Indicado)

2014: Meus Prêmios Nick
Personagem Favorito: Sheldon Cooper (Indicado)

2014: People’s Choice Awards
Programa de Comédia Favorito: Chuck Lorre (VENCEU)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Atriz Favorita de Comédia: Kaley Cuoco (VENCEU)

2014: 2nd Annual Fan Choice Awards
Melhor Série de Comédia: Chuck Lorre (VENCEU)

2015: Emmy Awards
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia: Mayim Bialik (Indicado)

2015: People’s Choice Awards
Melhor Série de Comédia: The Big Bang Theory (VENCEU)
Melhor Série de TV: The Big Bang Theory (VENCEU)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (Indicado)
Atriz Favorita de Comédia: Kaley Cuoco (VENCEU)

2016: People’s Choice Awards
Melhor Série de Comédia: The Big Bang Theory (VENCEU)
Melhor Série de TV: The Big Bang Theory (VENCEU)
Ator Favorito de Comédia: Jim Parsons (VENCEU)
Ator Favorito de Comédia: Johnny Galecki (Indicado)
Atriz Favorita de Comédia: Kaley Cuoco (VENCEU)

Finalização

No dia 22 de agosto de 2018, a CBS e o canal Warner Bros anunciaram que a série seria encerrada em sua 12º temporada, sendo finalizada em Maio de 2019. No Brasil, a 12º temporada foi transmitida pela Warner Channel. No dia 16 de Maio foi transmitido o último episódio na CBS. No Brasil, o último episódio foi transmitido dia 02 de Junho pelo canal pago Warner Channel Brasil.

Trailers / Entrevistas e Vídeos

Fonte / Referências: Wikipedia, IMDB, além da pesquisa do site Imagoi