Unbreakable Kimmy Schmidt

Unbreakable Kimmy Schmidt é uma série aclamada de comédia norte-americana, considerada o verdadeiro marco inicial do segundo milênio. feita pela Netflix, criada e desenvolvida por Tina Fey e Robert Carlock, que são também os produtores executivos, juntamente com David Miner. A sua estreia foi em 2015 no canal de televisão National Broadcasting Company (NBC). Estrelada por Ellie Kemper e Tituss Burgess, o seu enredo centra-se numa mulher que é sequestrada por um pastor maluco e aprisionada num bunker durante 15 anos e após ser resgatada, recomeçando a sua vida na Cidade de Nova Iorque.

A série estreou no dia 6 de março de 2015 na Netflix e foi renovado para a segunda temporada.

Em 15 de abril de 2016, a série retorna na sua segunda temporada. Em 19 de maio de 2017 retorno a serie para terceira temporada. Em 13 de junho de 2017, a série foi renovada para uma quarta temporada, com os primeiros 6 episódios estreando em 30 de maio de 2018. A quarta temporada foi a última da série.

Informações Gerais

unbreakable-kimmy-schmidt-netflix-imagoi

Formato: Sitcom
Gênero: Comédia
Duração: 22 minutos-53 minutos
Estado: Finalizado
Criador(es): Tina Fey / Robert Carlock
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: Inglês
Diretor(es): Robert Carlock
Produtor(es): Robert Carlock
Produtor(es) executivo(s): Tina Fey / Robert Carlock / David Miner
Câmera: Câmera única
Guionista(s): Tina Fey
Elenco: Ellie Kemper / Tituss Burgess / Carol Kane / Jane Krakowski / Ki Hong Lee
Tema de abertura: “Unbreakable” por The Gregory Brothers e Mike Britt
Música: Jeff Richmond
Empresa(s) produtora(s): Universal Television / Little Stranger, Inc.
Localização: Fire Island, Nova Iorque
Emissora original: Netflix
Formato de exibição: 1080p (HDTV) / 4K (Ultra HD)
Formato de áudio: Dolby Digital Plus 5.1 com faixa em inglês de serviço de vídeo descritivo
Transmissão original: 6 de março de 2015 – 25 de janeiro de 2019
Temporadas: 4
Episódios: 51

Antecedentes e Desenvolvimento

Na manhã de 10 de Maio de 2012, foi reportado pela National Broadcasting Company (NBC) através de um comunicado de imprensa que a série de televisão 30 Rock — criada e estrelada por Fey, que também era produtora executiva e argumentista juntamente com Carlock — havia sido renovada para uma temporada final composta por 13 episódios que iria ser transmitida na temporada televisiva de 2012-13. “Nós achamos que o mundo de Tina Fey e achamos que ela é um génio da comédia. Nós esperámos que ela tenha um lar na NBC nos anos futuros”, comentou Robert Greenblat, o presidente da divisão de entretenimento da NBC. Em Setembro do mesmo ano, antes da estreia da sétima temporada de 30 Rock, Fey assinou um contrato de quatro anos com a Universal Television.

Ela tem sido a pedra angular da emissora pelos últimos dez anos e não havia maneira de nós a deixarmos escapar. É uma medição da nossa estima por ela como uma argumentista, atriz e produtora.

— Robert Greenblatt, Presidente da divisão de Entretenimento da NBC

A 13 de Agosto de 2013, foi reportado que a argumentista Colleen McGuinness, com quem Fey já trabalhou em 30 Rock, estava a desenvolver uma comédia a ser transmitida pela NBC. Três dias depois, foi noticiado que Matt Hubbard, que também trabalhou em 30 Rock, havia vendido uma série para a emissora. Fey e Carlock foram selecionados pela NBC para serem os produtores executivos de ambos seriados. O projeto de Hubbard, cujo enredo centra-se numa universidade para mulheres que começa a aceitar homens pela primeira vez na história, recebeu luz verde nos fins de Dezembro do mesmo ano, sendo confirmada a direção e produção executiva de Pamela Fryman. Contudo, a 31 de Outubro, a rede de televisão encomendou treze episódios de uma série de televisão estrelada por Ellie Kemper que tinha sido desenvolvida e apresentada por Fey e Carlock, após um pedido feito pelos executivos da rede às duas personalidades. O enredo da mesma gira em torno de numa mulher que foge de um culto do dia do juízo final e recomeça a sua vida na Cidade de Nova Iorque.Tina e Robert, que cimentaram a sua parceria em 30 Rock, criaram uma nova comédia para nós que é audaciosa, emocional e inteligente”, disse Greenblat. A dupla iria escrever os argumentos dos episódios e ainda produzir executivamente com David Miner, o que indicava que os projetos de McGuiness e Hubbard haviam sido rejeitados.

Vozes originais como Tina e Robert não surgem com tanta frequência e nós queríamo-los no ar o mais rápido possível. E tê-los a trabalhar com Ellie Kemper — quem vimos crescer em The Office desde atriz convidada até atriz principal — põe todo o pacote bem misturado. Nós sentimo-nos abençoados por estar em trabalho com esta equipa criativa em algo tão engraçado, único e recebedor-de-atenção

— Jennifer Salke, presidente da NBC Entertainment, a expressar a sua gratidão por trabalhar novamente com Fey e Carlock

A 11 de Maio de 2014 foram publicados os trailers promocionais para a programação da NBC da temporada televisiva. O trailer, narrado por Fey, o que levantou algumas suspeitas da média se ela iria ou não integrar o elenco do seriado, Unbreakable Kimmy Schmidt foi o único de uma série de midseason a ser divulgado com esta antecedência. Cinco dias depois, a emissora divulgou a sua programação para a primeira metade da temporada de 2013-14, na qual Unbreakable Kimmy Schmidt não estava inclusa.

Em 2015 a Netflix adquiriu a série, que estreou no dia 6 de março de 2015 com 13 episódios em sua primeira temporada. Um dos seus episódios envolveu a produtora executiva e roteirista Tina Fey numa polêmica de racismo sobre americanos descendentes de indígenas.

Elenco e Personagens Principais

Ellie Kemper como Kimberly “Kimmy” Schmidt
Tituss Burgess como Titus Andromedon / Ronald Wilkerson
Carol Kane como Lillian Kaushtupper
Jane Krakowski como Jacqueline White

Elenco e Personagens Coadjuvantes

Sara Chase como Cyndee Pokorny
Lauren Adams como Gretchen Chalker
Sol Miranda como Donna Maria Nuñes
Dylan Gelula como Xanthippe Lannister Voorhees
Jon Hamm como Reverendo Richard Wayne Gary Wayne
Mike Britt como Walter Bankston
Mike Carlsen como Mike Politano
Gil Birmingham como Virgil White
Sheri Foster como Fern White
Amy Sedaris como Mimi Kanasis
Fred Armisen como Robert “Bobby” Durst
Anna Camp como Deirdre Robespierre
Tanner Flood como Buckley Voorhees
James Monroe Iglehart como Coriolanus Burt
Chris Northrop como Charlie Chapado
Julie Tice-Bubolz como Yuko
Ki Hong Lee como Dong “Pal” Nguyen
John Ellison Conlee como Rick
Suzan Perry como Sonja
Brandon Jones como Brandon Yeagley
Adam Campbell como Logan Beekman
Andy Ridings como Charles
Susanna Guzman como Vera
Tim Blake Nelson como Randy
Jason Kravits como Gary Dubbin
Jerry Minor como Chris
Tina Fey como Marcia
Tina Fey como Andrea Bayden
Kenan Thompson como Roland Peacock
Josh Charles como Duke Snyder
David Cross como Russ Snyder
Billy Magnussen como Russ Snyder
Doug Plaut como Terry
Daveed Diggs como Perry
Peter Riegert como Artie Goodman
Judah Friedlander como Gordy

Escolha do Elenco

Ellie Kemper foi a primeira a ser escolhida para a série, sendo que ela ocupa o papel da protagonista e personagem-título Kimmy Schmidt. A 2 de Março de 2014, foi anunciado que Tituss Burgess, que fazia participações especiais recorrentes em 30 Rock, iria também ser uma das personagens principais do seriado. Ele foi escolhido para interpretar Titus, “um cantor talentoso homossexual que fala pelos cotovelos e nunca conseguiu estrelar em um espetáculo da Broadway, trabalhando como um robot na Times Square.” A 12 de Maio, Jane Krakowski foi confirmada como a nova adição ao elenco do seriado, para interpretar uma “mãe rica que vive no Upper West Side que contrata Kimmy para ser a sua ama”. Krakowski, que era uma das atrizes principais de 30 Rock, foi rapidamente escolhida por Fey para integrar o elenco da série, após um projeto dela, intitulado Dead Boss, ser rejeitado pela Fox Broadcasting Company. No episódio piloto, a sua personagem aparece apenas em uma cena, então essa cena foi regravada e inclusa no trailer promocional para a estreia da série. O mesmo fenómeno havia acontecido com Krakowski em 30 Rock.

Dublagem Brasileira

Estúdio: Delart
Direção: Mariângela Cantú
Tradução: Danielle Ribeiro

Personagem / Dublador(a)

Kimmy / Mariana Torres
Titus / Mario Jorge Andrade
Jacqueline / Mônica Rossi
Mikey / Léo Rabelo
Roger / Nando Sierpe
Lillian / Maria da Penha
Paige / Cláudia Ricart
Grace / Patrícia Garcia
Josie / Tônia Mesquita
Donald / Carlos Gesteira
Perry / Renan Freitas
Yuko 3000 / Evie Saide
Charlie / Mário Monjardim
Duke / Duda Espinoza

Enredo

O enredo de Unbreakable Kimmy Schmidt foi escrito por Carlock e Fey com Kemper em mente. “Isso levou-nos a uma variedade de destinos – ‘[talvez] ela seja alguém que acaba de acordar de um coma’. Nós queríamos centralizar tudo nela, usar um pouco do modelo do The Mary Tyler Moore Show da rapariga na cidade grande. Nós pensamos: ‘Tudo bem. Como é que fazemos ela voltar a todas as experiências que uma pessoa devia ter quando completasse 30 anos de idade?’ E então conversámos bastante sobre uma variedade de coisas diferentes.”Carlock também admitiu que esta série é baseada em Girls, devido ao seu conceito de “estou aqui, e sou nova, e não sei o que vou fazer com a minha vida”.

Premissa

O enredo de Unbreakable Kimmy Schmidt foca-se em uma jovem, Kimmy Schmidt (interpretada por Ellie Kemper), que abandona uma seita que crê que o juízo final está a aproximar-se, na qual ela viveu por quinze anos, e vai viver em Fire Island, Nova Iorque, onde deseja renovar o seu relacionamento com o seu pai e encontrar um novo lar e começar uma família.

Prêmios e Indicações

2015: Primetime Emmy Awards
Melhor Série de Comédia (Indicado)

2015: PrimetimeEmmyAwards
Melhor Ator Coadjuvante de Comédia: Tituss Burgess (Indicado)

2015: Primetime Emmy Awards
Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia: Jane Krakowski (Indicado)

2016: Primetime Emmy Awards
Melhor Série de Comédia (Indicado)

2016: Primetime Emmy Awards
Melhor Atriz de Comédia: Ellie Kemper (Indicado)

2016: Primetime Emmy Awards
Melhor Ator Coadjuvante de Comédia: Tituss Burgess (Indicado)

2017: Primetime Emmy Awards
Melhor Série de Comédia (Indicado)

2017: Primetime Emmy Awards
Melhor Atriz de Comédia: Ellie Kemper (Indicado)

2017: Primetime Emmy Awards
Melhor Ator Coadjuvante de Comédia: Tituss Burgess (Indicado)

2018: Primetime Emmy Awards
Melhor Série de Comédia (Indicado)

2018: Primetime Emmy Awards
Melhor Ator Coadjuvante de Comédia: Tituss Burgess (Indicado)

Trailers / Entrevistas e Vídeos

Fonte / Referências: Wikipedia, IMDB, além da pesquisa do site Imagoi